PDA

Ver Versão Completa : Atacama em julho



gmilani
29/04/2010, 01:29
Bao, amigos, em julho próximo, estarei indo eu e a patroa fazer o atacama, ja fui e garanto que e tranquilo, meu esquema e o mais simples possivel, cortando custos dormindo em campings, ou mesmo no veiculo, claro as vezes rola um hotel ; cabana, desde que acessivel $$ , nao temos frescuras, nem roteiros que nao podem ser modificados no meio da viagem, tbm dias a mais ou a menos, podem aparecer!!


a ideia é alguma coisa em torno de 10-12 dias....podendo ser mais ou menos ( ja fiz em 7 dias, mas achei pouco)

amigos companheiros serão bem vindos, lembrando da nossa simplicidade, sempre!!!!

vou de troller, de barraca, com cx de cozinha...... curtindo do meu jeito!!!
vou acampar no meio do deserto pelo menos uma noite, quero ver o ceu no lugar mais propicio do mundo!!!

vamos ao vale da lua, da morte, geisers el tatio, laguna verde, vamos ao pacifico, e outras coisas mais!!!

faz frio, se alguem quizer acompanhar nao esqueça do saco de dormir para temp negativas, e apetrechos!!!! a noite pode fazer -10 e de dia +35, isto no mesmo DIA kkkkkk

fica o convite

abraços

Alexandre Souto
29/04/2010, 01:39
Bela viagem que fará amigo, tenho pensamentos de um dia partir numa desta.

Divirtam-se!!!!

Grande abraço!!!

Luccas
29/04/2010, 10:56
Milani vc. pesquisou quanto à época (Julho) se não há problemas (neve) para travessia dos Andes? tbm quanto à passagem nas aduanas? pelo google earth percebe-se filas intermináveis de carros e caminhões; De qualquer forma não desanime pois deve ser maravilhosa a viagem;

Guilherme Cordeiro
29/04/2010, 11:29
Bom dia!!

Boa viagem pra ti. Um dia vou precisar de suas informações, porque ainda quero fazer essa viagem.
Divirta-se

Abraços..

Guilherme

Patolino
29/04/2010, 13:15
GMilanesa!!! Me leva junto!!!?
Tem coragem? :putz::putz::concordo:

Estou louco para ir, mas infelizmente, o carrinho não está em condições, e acho que não vou conseguir me liberar para ir em julho...

Mas quando eu estiver disponível, vou te encher o saco para ir comigo!!! Assim boas risadas não faltarão!!!

Com certeza nos encontraremos antes, mas desde já, desejo uma mega viagem, regada a muitas aventuras!!!! :dance::dance:

Não esqueça das fotos e dos relatos para os que aqui ficam :pipoca::pipoca:

Abração!!!!

Luiz Castilho
01/05/2010, 23:19
Bao, amigos, em julho próximo, estarei indo eu e a patroa fazer o atacama, ja fui e garanto que e tranquilo, meu esquema e o mais simples possivel, cortando custos dormindo em campings, ou mesmo no veiculo, claro as vezes rola um hotel ; cabana, desde que acessivel $$ , nao temos frescuras, nem roteiros que nao podem ser modificados no meio da viagem, tbm dias a mais ou a menos, podem aparecer!!


a ideia é alguma coisa em torno de 10-12 dias....podendo ser mais ou menos ( ja fiz em 7 dias, mas achei pouco)

amigos companheiros serão bem vindos, lembrando da nossa simplicidade, sempre!!!!

vou de troller, de barraca, com cx de cozinha...... curtindo do meu jeito!!!
vou acampar no meio do deserto pelo menos uma noite, quero ver o ceu no lugar mais propicio do mundo!!!

vamos ao vale da lua, da morte, geisers el tatio, laguna verde, vamos ao pacifico, e outras coisas mais!!!

faz frio, se alguem quizer acompanhar nao esqueça do saco de dormir para temp negativas, e apetrechos!!!! a noite pode fazer -10 e de dia +35, isto no mesmo DIA kkkkkk

fica o convite

abraços

Caro Milani

Você fala em 10/12 dias para a viagem toda ou só ida?
Partindo de SP?
Também terei uns dias em julho mas estou programando a Chapada Diamantina. Achava que o Atacama exigia muito mais dias. De qualquer forma vou com filhos e acho que o Atacama nesse esquema inverno é meio puxado pra molecada.

Abs

gram
02/05/2010, 00:13
Milani,
Estou indo para NOA e Atacama com o XTerra no começo de junho, saindo de Sampa. Nada de camping, mas talvez a gente encontra na estrada !

Graham

gmilani
02/05/2010, 13:31
Caro Milani

Você fala em 10/12 dias para a viagem toda ou só ida?
Partindo de SP?
Também terei uns dias em julho mas estou programando a Chapada Diamantina. Achava que o Atacama exigia muito mais dias. De qualquer forma vou com filhos e acho que o Atacama nesse esquema inverno é meio puxado pra molecada.

Abs

Ola Luiz

10/12 dias , será toda a viajem, de americana, são 3500km aprox. fui de ranger em setembro/2008, e fiz em 7 dias toda a viajem, foi tipo um bate e volta, sai de noite daqui, cheguei cedo em foz, fiz a carta verde na magna seguros, fiz umas comprinhas no PY e toquei até posadas AR, onde dormi e sai cedo...... depis toquei direto até Jujuy e acidentalmente iniciei a subida da cordilheira de madrugada (coisa que queria fazer com luz do dia, claro!!!) ai dei uma dormidinha no carro mesmo na frente da policia em vulcan ( ou el vulcan, nao me lembro o nome exato), bem cedinho sai de vulcan e continuei subindo a cordilheira, fazendo Susques e depois o passo Jama.. chegando em San Pedro de Atacama a tarde.

Fiquei em SPA por 3 dias, andando pelo vale da morte, vale da lua, Geisers del tatio (peguei - 15 graus as 4 horas da manha :oops:) apenas nao fui ao pacifico e a laguna verde (que é pertinho), fui eu e minha mae de 60 anos ( kkkkk) e por compromissos tive que voltar no mesmo esquema "direto"...

fui sem nenhum planejamento, apenas com um GPS recem adquirido no PY, (adquirido na mesma viajem, só com os mapas que vieram nele) e sem nemhum equipamento extra, NENHUM mesmo kkkk, e graças a deus, deu tudo certo!!

agora quero voltar com minha mulher, e com mais tempo, NÃO existe nehuma dificuldade pra fazer esta viagem, NÃO necessita de veiculo 4x4, mas claro que pode ajudar em situaçoes mais hard!!!, ou aqueles caminhos mais dificeis!!

agora quero ir ao pacifico, a laguna verde, quem sabe fazer o salar de yuni (???) e por ai vai...

nao gosto de nada muito planejado, comigo é mais na raça kkkkkk dando vontade iremos mais pra frente, mais pra cima... sei lá!!!

tbm ja fui pra Ushuaia... e de montana, acampando eu e a patroa!!! show, acampei na neve.... tudo meio improvisado, e muito gostoso, no nosso meio de pensar, o que nunca pode faltar é agua, comida, abrigo, e dinheiro... do resto, damos um jeitinho!!!

gmilani
02/05/2010, 13:52
Milani,
Estou indo para NOA e Atacama com o XTerra no começo de junho, saindo de Sampa. Nada de camping, mas talvez a gente encontra na estrada !

Graham


Ola amigo, que bom , quem sabe a gente se encontra pelo mundão afora!!!!

estarei com um troller AMARELO, bem discreto kkkkk eu e a patroa, se nos ver, da um toque!!!, será um prazer!!

a unica dica que lhe dou, é sobre o abastecimento, o mais critico é de Susques pra frente, pois são uns 300km ou mais sem combustivel, então fique atento a isso, abasteça em susques, e antes em SS de jujuy, fora isso, tudo é tranquilo. ( o consumo do veiculo tbm aumentara pra subir a cordilheira).

Uma coisa que muita gente reclama, é do mau da altitude, coisa que nem eu nem minha mae sentimos, subimos fumando e conversando normalmente, mas cada pessoa é diferente, por isso fique atento, agora o carro sentiu bem e tive que subir bem devagar a cordilheira, pois não há quase oxigenio, e o carro perde muita força, tendo que subir em 3.a ou as vezes em 2.a marcha!!!! a turbina gira muito e faz muito barulho assobiando, e o carro solta muita fumaça quando exigido. Motores eletronicos se dao melhores, pois podem controlar a mistura ar/combustivel, coisa que a minha ranger nao possuia!!!

QQ coisa é só pergunta, ainda lembro bem as coisas por lá, boa viagem e sempre ande com comida, agua e abrigo (saco de dormir, barraca), pois pode acontecer de ter que pernoitar em algum lugar deserto, ai é bom estar preparado!!!

pode fazer, no mesmo dia, 30 graus positivos, e a noite 10 graus.... NEGATIVOS!!!!

tbm nao esqueça de adicionar o aditivo anticongelante no radiador, exagere na dose, por exemplo se o fabricante recomenda (pro BRASIL) colocar 30% de aditivo, coloque 50%, pra nao ter problema de congelamento, e se a coisa piorar (frio extremo) tampe o radiador com um papelão, deixando uma pequena area para a passagem do ar, o tamanho da passagem de ar deve garantir deixar o motor com uma temperatura normal de funcionamento, vc vai regulando o papelao até o motor conseguir esquentar, pra trabalhar em uma faixa "normal"... mas isso só fiz em usuhuaia, no atacama não precisei, mas fica aqui a dica!!!

gram
04/05/2010, 14:34
Obrigado pelas dicas ! Já andei bastante na Eurpoa com temperaturas negativas, então estou +/- preparado para isso.

Pretendo entrar no Chile pelo Passo Sico, saindo de S.A. de los Cobres e não passando pelo Susques, mas acho o que você falou sobre combustivel ainda vale.

Tenho uma pergunta sobre aditivo (anti-congelante) para diesel. É facil de encontrar lá, ou você usa uma mistura kerosene ?

Abraço

Graham

gmilani
07/05/2010, 14:41
Obrigado pelas dicas ! Já andei bastante na Eurpoa com temperaturas negativas, então estou +/- preparado para isso.

Pretendo entrar no Chile pelo Passo Sico, saindo de S.A. de los Cobres e não passando pelo Susques, mas acho o que você falou sobre combustivel ainda vale.

Tenho uma pergunta sobre aditivo (anti-congelante) para diesel. É facil de encontrar lá, ou você usa uma mistura kerosene ?

Abraço

Graham
Amigo, eu nao tive problemas com congelamento de diesel, todo o diesel por lá ja vem com anticongelante, e como todo dia faz calor, nao tive e tbm nao vi ninguem reclamar disso, o unico lugar que me indicaram nao desligar a viatura (só carros a diesel) foi nos geisers del tatio(tbm (tbm estava -15), onde todos os microonibus e vans nao desligam seus motores, e fui advertido por locais que deveria fazer o mesmo!!!!

acho que uns 5-10% de kerosene nao deve fazer mal nenhum, alem de aumentar bem o ponto de congelamento do diesel.

agora em julho deverá estar mais frio ainda, o mais importante, na minha opiniao, é fazer o mesmo que os moradores locais fazem... eu vou perguntar o que fazer por lá, pois nunca fui com carro a diesel para temperaturas tao baixas, mas acho que o bom e velho kerosene, resolve

abraço e vamos nos falando

gram
08/05/2010, 10:19
Olhando seu programa acho que você não vai ter esse problema de deixar o carro paradao :)

Graham

Rafaeugenio
19/06/2010, 14:01
Bom dia galera,

entao estou pensando em sair de sampa la pelo dia 09 ou 10 de julho estou pensando em tocar direto para Foz atravessar para argentina, tocar até Corrientes, tocando até Salta, e subir a cordilheira por la...

Milani, vc como ja foi outras vezes, quero fazer um roteiro de 10 a 12
dias... e assim sei mto pouco sobre essa viagem... pensei no salar, laguna verde, os vales e oq mais tem nessa rota? de Laguna Verde até o pacifico tem mtos KM??
vc tem algum mapa para GPS??
Obrigado!!!

Robram
19/06/2010, 19:25
Mapa para GPS garmin, projeto Mapear, mapas de varios paises da America do Sul, mas pricipalmente Argentina e Chile, completo com pois: hoteis, postos de gasolina, aduanas, etc...
Esta versao é para ser instalada com o mapsource:
Mapear versao 9
http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=183

Existem outros mapas:
Conosur versao 10.1
http://www.gps.com.ar/ConoSur101.exe

Estes mapas sao gratuitos nao é necessario comprar nenhuma licenca.
fontes:
http://www.proyectomapear.com.ar/
http://www.gps.com.ar/

Dependendo do modelo do seu gps, vc pode instalar os 2 mapas, mas deve usar um de cada vez, fazendo a selecao do mapa nas configuracoes.

O mapear é muito completo, ajuda e muito a andar nas cidades, a achar hoteis, etc...

Boa viagem, o Atacama é muito bacana, um pouco caro, mas tem muitas opcoes de restaurantes e hoteis, hostels...

gmilani
19/06/2010, 20:09
Mapa para GPS garmin, projeto Mapear, mapas de varios paises da America do Sul, mas pricipalmente Argentina e Chile, completo com pois: hoteis, postos de gasolina, aduanas, etc...
Esta versao é para ser instalada com o mapsource:
Mapear versao 9
http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=183

Existem outros mapas:
Conosur versao 10.1
http://www.gps.com.ar/ConoSur101.exe

Estes mapas sao gratuitos nao é necessario comprar nenhuma licenca.
fontes:
http://www.proyectomapear.com.ar/
http://www.gps.com.ar/

Dependendo do modelo do seu gps, vc pode instalar os 2 mapas, mas deve usar um de cada vez, fazendo a selecao do mapa nas configuracoes.

O mapear é muito completo, ajuda e muito a andar nas cidades, a achar hoteis, etc...

Boa viagem, o Atacama é muito bacana, um pouco caro, mas tem muitas opcoes de restaurantes e hoteis, hostels...


X2!!!

é exatamente isto! compre um GARMIN (tem que ser garmin ok (ou algum que rode um programa garmin) e instala os mapas do MAPEAR argentino.. é muito completo e atualizado e inclui chile e bolivia(???)

eu fiz em 7 dias... achei um pouco apertado mas 10 dias já é possivel aproveitar bem por lá...

informações tem aos montes... não sei o que lhe agrada, pois SPA (san pedro de atacama) em sí ... uns 2/3 dias ja dá pra conhecer bem... o pacifico não é longe.. 100/150km (chutometro)... no google eart ou maps da pra ter uma idea bem mais precisa ok...
realmete SPA é caro (nivel brasil ou um pouco mais!!)... mas dá pra ir tranquilamente.... pra almoçar em spa tem um restaurante BBB... que os comerciantes locais comem... é junto ao campo de futebol ... em 2008 pagava 1200 pesos........ coisa de 4 reais (na epoca).. arroz papas.... pollo.. salada e a cozinha era bem limpinha tente procurar por lá.. fica bem de frente a galeria de artesanato..

eu só fui uma vez.... e quase sem tempo kkkk... os Geisers tbm achei bacana mas faz MUITOOOOOO frio de madrugada (peguei -15 as 5:30 da manha)..depois esquenta e fica normal (15 graus positivos)
do mais é uma trip tranquila. recomendo que suba a cordilheira de dia (claro!!) muito bonito MESMO.... e cuidado com animais na pista tem muita lhama/alpaca/vicunha e ate raposa cruzando as vias!!!
e lembre-se dos poliças;;;; argentinos... na provincia de entre rios... muito provavelmente vai morrer uma graninha... pague e nao esquente.. ja no chile suborno=cadeia.. nunca tente subornar ninguem!!!!

gram
23/06/2010, 18:07
[QUOTE=gmilani;1157138]Amigo, eu nao tive problemas com congelamento de diesel, todo o diesel por lá ja vem com anticongelante, e como todo dia faz calor, nao tive e tbm nao vi ninguem reclamar disso, o unico lugar que me indicaram nao desligar a viatura (só carros a diesel) foi nos geisers del tatio(tbm (tbm estava -15), onde todos os microonibus e vans nao desligam seus motores, e fui advertido por locais que deveria fazer o mesmo!!!!

acho que uns 5-10% de kerosene nao deve fazer mal nenhum, alem de aumentar bem o ponto de congelamento do diesel.

Acabei de voltar de 18 dias em NOA e Atacama, posso confirmar que diesel Argentino nao sempre tem anticongelante, pelo menos o que eu comprei em Cachi na RN 40 nao tinha, o carro nao ligou o dia seguinte em SA de los Cobres. Com certeza vale a pena adicionar kerosene. Fora disso, uma viagem fantastica. Pegamos temperaturas de 12 negativo nos geysers, segui a dica de deixar o motor ligado, mesmo assim tinha gelo formando no carro.

Boa viagem pra voce

Graham