PDA

Ver Versão Completa : Carburador de Opala

Yuri Rodrigues
28/04/2010, 13:26
Olá Pessoal

Por favor, preciso de uma orientação !
Tenho um CJ5 , com motor de Opala 4 cilindros, o carburador que esta instalado é um 446 bi-jet , pergunto, valeria a pena substituir este por um outro carburador/coletor modelo simples? Existe muita diferença de consumo entre o primeiro com o segundo que justifique a troca:pensativo: ?

Obrigado

Abraços

Yuri

fendrich
28/04/2010, 14:34
Yuri,

Algum tempo atrás tivemos uma conversa sobre esse assunto sobre carburadores simples/duplo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72537&page=3

Nos últimos posts da página 3 e também na página 4...

Eduardo

Yuri Rodrigues
28/04/2010, 15:02
Yuri,

Algum tempo atrás tivemos uma conversa sobre esse assunto sobre carburadores simples/duplo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72537&page=3

Nos últimos posts da página 3 e também na página 4...

Eduardo

Prezado Eduardo:concordo:

Obrigado pelas informações !
Porem este carburador que citei é o 446 Bi-jet , ele injeta em qualquer situação pelos dois "bicos" , e não o outro modelo, que apenas o segundo estágio é acionado quando solicitado ( media ou alta rotação ) pelo fato do 446 de trabalhar direto com os dois bicos , me pareçe ser este, mais gastão que o de corpo simples :pensativo:!

Abraços

Yuri

Jacimar
28/04/2010, 15:29
Prezado Eduardo:concordo:

Porem este carburador que citei é o 446 Bi-jet , ele injeta em qualquer situação pelos dois "bicos" , e não o outro modelo, que apenas o segundo estágio é acionado quando solicitado ( media ou alta rotação ) pelo fato do 446 de trabalhar direto com os dois bicos , me pareçe ser este, mais gastão que o de corpo simples :pensativo:!

Abraços

Yuri

Boa tarde prezado ! o 446 é um carburador voltado para desempenho, como dizem os Opaleiros "cavalo anda, cavalo bebe" , não sei se vale a pena, pois 0 446 é sonho de consumo de muita gente . . . boa sorte !

Yuri Rodrigues
28/04/2010, 16:17
Boa tarde prezado ! o 446 é um carburador voltado para desempenho, como dizem os Opaleiros "cavalo anda, cavalo bebe" , não sei se vale a pena, pois 0 446 é sonho de consumo de muita gente . . . boa sorte !

Prezado Jacimar:concordo:

Boa Tarde

Porem , o que eu gostaria de saber na verdade é se o carburador que tenho 446 Bi-jet, consome muito mais que o simples ! Pois como esta em um motor de Opala 4 cilindros e meu CJ5 esta com o cambio 3 marchas & caixa reduzida , não vou ter velocidade ,torque...:stop:gostaria sim de economia !:D

Abraços

Yuri

André Luiz Rossetim
28/04/2010, 18:34
Prezado Jacimar:concordo:

Boa Tarde

Porem , o que eu gostaria de saber na verdade é se o carburador que tenho 446 Bi-jet, consome muito mais que o simples ! Pois como esta em um motor de Opala 4 cilindros e meu CJ5 esta com o cambio 3 marchas & caixa reduzida , não vou ter velocidade ,torque...:stop:gostaria sim de economia !:D

Abraços

Yuri

Economia e 4x4 não convivem, e torque é o sonho de qualquer jipeiro.

Se quizer economia investe (se já não investiu) em distribuição eletronica, e passo pro alcool (eu fiz isso e gostei muito).

O fato de seu carburador ser Bi-jet, significa (acho eu) que enquanto vc pissa no acelerador existem dois esguichos, mas somente enquanto vc esta pisando, depois ele trabalha com qualquer carburador duplo de dois estagios (imagino).

Acho que um sistema desses apenas melhora o rendimento do carburador, havendo melhor quiema e maior economia. Possibilitando o uso de glicleus maiores caso seu desejo seja maior potencia.

Vc já tem um otimo carburador, e se estiver gastando muito apenas regula ele (diminui um pouco os glicleus, etc). Um carburador mais simples certamente vai ter rendimento inferior, e vc vai perder muito em performance se comparado com o que vai sentir no bolso.

KitiU.
28/04/2010, 18:51
Dae Yuri,

Não sei exatamente qual o consumo do Weber 446, mas se o seu interesse não é desempenho como Jacimar citou, e sim o consumo, acredito que o Weber 228 seria a melhor opção para você, pois é um carburador que equipava originalmente os motores 4cc da linha opala em alguns anos/modelos.

rodrigo.hoffman
28/04/2010, 19:59
O 446 como vc mesmo disse é um Bi-jet e com certeza gasta mais combustivel que os outros.. O funcionamento dele e diferente de um carburador de dois estágios, pelo fato de as duas borboletas estarem no mesmo eixo.. Assim qd vc acelera ele abre as duas ao mesmo tempo.. Num carburador de 2 estagios isso nao acontece, pois o 2 estagio só abre qd se necessita de mais potencia.. Sendo assim ele se torna mais economico em baixas rotações, mas se apertar o pé com vontade ele tb gasta.. A troca e possível e para o Opala poderia ser um H34.. Agora tem que ver se vale a pena trocar.. Derrepente vc vai ter mão de obra e custo fazendo a substituição e vai perder torque e no final das contas ganhar 1Km/l :pensativo:??

[ ]'s

Jacimar
29/04/2010, 07:25
O 446 como vc mesmo disse é um Bi-jet e com certeza gasta mais combustivel que os outros.. O funcionamento dele e diferente de um carburador de dois estágios, pelo fato de as duas borboletas estarem no mesmo eixo.. Assim qd vc acelera ele abre as duas ao mesmo tempo.. Num carburador de 2 estagios isso nao acontece, pois o 2 estagio só abre qd se necessita de mais potencia.. Sendo assim ele se torna mais economico em baixas rotações, mas se apertar o pé com vontade ele tb gasta.. A troca e possível e para o Opala poderia ser um H34.. Agora tem que ver se vale a pena trocar.. Derrepente vc vai ter mão de obra e custo fazendo a substituição e vai perder torque e no final das contas ganhar 1Km/l :pensativo:??

[ ]'s

Bom dia prezados ! lembrei de mais um detalhe, tem que trocar o coletor de admissao tambem, pois, a furacao de entrada e fixacao sao diferentes, como a substituicao eh de um carburador grande para um pequeno - talvez - seja possivel fazer uma flange adaptadora . . . um abraco !

nino-ed
29/04/2010, 14:14
Muda muito o desempenho do jipe..(logico que o carburador de 2 estagio vai andar mais)....mas em questão de desempenho em trilhas qual seria o mais adequado.

Sei que cada um tem um gosto... e tem um "PÉ" diferente. Estou na duvida sobre qual carburador usar ...pensando em deslocamento e na trilha

rodrigo.hoffman
29/04/2010, 15:15
Carburadores de corpo simples são melhores em baixas rotações.. Os de corpo duplo são melhores em regimes mais elevados.. Bom exemplo disso é o OHC, que no jeep vinha com H40 (simples) e no Maverick com o H34 (corpo duplo)

Eu prefiro o de corpo simples, ja que na trilha se precisa mais torque em baixa..

[ ]´s

nino-ed
29/04/2010, 17:25
Carburadores de corpo simples são melhores em baixas rotações.. Os de corpo duplo são melhores em regimes mais elevados.. Bom exemplo disso é o OHC, que no jeep vinha com H40 (simples) e no Maverick com o H34 (corpo duplo)

Eu prefiro o de corpo simples, ja que na trilha se precisa mais torque em baixa..

[ ]´s
Uma explicação simples e pratica... Jeep com Maveco

Tem uma explicação basica do PORQUE ...que os de corpo simples são melhores em baixa rotação.........
O de corpo duplo é logico... abre o segundo estagio e....bora

Mas pensando aqui (leigo)...o simple "joga" gasolina direto....o de corpo duplo... tambem vai jogar gasolina do mesmo jeito ...no 1º estagio??

Aprendendo com o Forum...

André Luiz Rossetim
30/04/2010, 17:31
Uma explicação simples e pratica... Jeep com Maveco

Tem uma explicação basica do PORQUE ...que os de corpo simples são melhores em baixa rotação.........
O de corpo duplo é logico... abre o segundo estagio e....bora

Mas pensando aqui (leigo)...o simple "joga" gasolina direto....o de corpo duplo... tambem vai jogar gasolina do mesmo jeito ...no 1º estagio??

Aprendendo com o Forum...

Acredito eu e isto tenha algo a ver com o tamanho dos venturis, qto menor o venturi, maior a restrição à admissão de ar, num carburador de corpo unico o diametro do venturi é maior facilitando a entrada de ar, como num corpo duplo temos duas borboletas, esta entrada de ar é somente ampliada a partir a abertura do segundo estágio. mas...não tenho certeza.

Yuri Rodrigues
30/04/2010, 18:03
Agradeço, a Todos pelas informações e dicas !
De fato , o carburador que tenho ( 446 Bi-jet ) esta legal , a viatura esta já com ignição eletrônica , o consumo deve ser pouca coisa acima que com o carburador corpo simples, acredito que não vale a pena o investimento para ganhar 1 ou 2 kilometros ha mais !

Abraços

Valeu Pessoal