PDA

Ver Versão Completa : SObre engesas da Rota



MaGao
28/04/2010, 10:22
Galera,

sempre vi os videos dos engesas da rota.

alguem sabe as configurações daqueles carros?

tipo, motor, caixa de marcha, caixa de transferencia, eixos, calços, molas, amortecedores..


eles usam pneus 37..38" e andam por tudo que é lugar.. viajam.. e etc..
aparentemente sem quebras..

Alguem sabe algo a respeito?

Abraços,

OBS.: Sonhando com uns pneus 35/36/37/38 hehe =)

Eduardo Velo
28/04/2010, 11:41
Não sei que eixos usam , mas não é bem assim como vc pensa , sempre que vou lá tem um deles em manutenção , é manutenção constante ...

Mazinho
28/04/2010, 11:46
Galera,

sempre vi os videos dos engesas da rota.

alguem sabe as configurações daqueles carros?

tipo, motor, caixa de marcha, caixa de transferencia, eixos, calços, molas, amortecedores..


eles usam pneus 37..38" e andam por tudo que é lugar.. viajam.. e etc..
aparentemente sem quebras..

Alguem sabe algo a respeito?

Abraços,

OBS.: Sonhando com uns pneus 35/36/37/38 hehe =)


Eduardo VeloNão sei que eixos usam , mas não é bem assim como vc pensa , sempre que vou lá tem um deles em manutenção , é manutenção constante ... Assim como disse o Eduardo , tem quebras sim
eu já presenciei eles no PUMA em atibaia onde um engesa do grupo deles com pneus Mudzila 35¨ moeu o diferencial dianteiro .:lol:

Kim
28/04/2010, 11:48
É isso ai Eduardo Velo!

Nas viaturas 4x4 que sempre são exigidas, tanto em trilhas, quanto em expedições, deve-se ter um cuidado maior.

Sempre com manutenção preventiva, para não ficarmos no meio do caminho, podendo causar transtornos aos demais do grupo, ou ao transito.

Abraços.

Kim.

MaGao
28/04/2010, 11:57
Comentei pq eu vejo eles fazendo viagens para fora do brasil, lençois maranhenses..

e pra fazer esse trajeto todo com aqueles pneus.. aparentam serem seguros..

acho que vo me contentar com os 35".. hehe
afinal "acho" que com eixo de rural na frente + dana44 atraz com flutuantes.. eles aguetam..

que acham? =)

Abraços,

Eduardo Velo
28/04/2010, 12:19
Eixo de Rural usa o mesmo cubo e o mesmo rolamento do eixo de engesa Dana 30 original , só muda a furação ... não se iluda com eixos flutuantes , são mais seguros pq a roda não vai sair dando tchau , mas os rolamentos e semi eixos sofrem desgaste e tem que ter manutenção tb ...
Sou suspeito pra falar pq nem os 33" mud consegui deixar rodando no meu , era troca de rolamento , buchas , pivos constantemente ... talvez eu não tenha tanta sorte ... rs

abs ... Edu

MaGao
28/04/2010, 13:32
Eduardo,

aff eu uso manga de eixo de toyota..

eu vejo nego usando pneus 35 em rural original..

uso pneus 33" e pelo menos agora não to tendo problemas.. nenhuma folga.. nenhum pivo e etc.. e to viajando e usando carro dia a dia.. e fazendo alguns passeios hehe

Abraços,

Luca
28/04/2010, 18:10
... alguem sabe as configurações daqueles carros? tipo, motor, caixa de marcha, caixa de transferencia, eixos, calços, molas, amortecedores.. MaGao,
Não sei de qual Dana é a caixa de satélites, mas os eixos são Toyota ou Willys. Nunca vi nada diferente por lá não. Podem até não quebrar na trilha mas, como disse o Edú Velo, tão sempre com algo consertando.
Eu nunca vi milagre acontecer.
[]´s

Gustavo Engeseiro
28/04/2010, 18:56
Os Engesas da Rota usam , a maioria , motor MWM Sprint 2.8 , Cambio Clark 5M , Caixa de Tranferencia Toyota , eixos Dana 60 Tras. e 44 Dianteiro , Molas que eles mesmo fazem , originais , porem maiores , e amortecedores Rancho.

Quanto as pneus , eles usam 35/36/37/38 , e , que eu saiba , é dificil quebrar algo , eu uso 35 no meu Engesa , e até agora , nenhum problema.

Isso é o que eu sei.

guilhermeabreu
28/04/2010, 19:25
PESSOAL

Infelizmente o que eu gostataria de fazer é ÍMPOSSÍVEL ,

MAS SE TIVESSE JEITO GOSTARIA QUE ESTE PESSOAL QUE USA 35 , 37 , 38 andasse comigo durante 1 mes só , fazendo tudo que faço andando do jeito que eu ando , SÓ POR CURIOSIDADE .

Aí sim eu teria uma noção da resistencia que tanto falam por aí .


Já relatei um milhão de vezes como meu ENGESA andava e ficava ringindo tudo na frente qdo tinha os PEQUENINOS 33" , imagina 35 , 37 e os gigantes 38" .

Estou com o EDU VELO , acho que a maneira que eu ando deve ser muito parecida com a dele . Com a gente , nada aguenta qdo se tem PNEUS 33 OU MAIORES ainda mais com rodas de tala 10" e off-set -44 como era o meu caso .

Ricardo Passoni
28/04/2010, 20:29
Conheço alguns da Rota 4x4 e as viaturas quebram e dão manutenção pq eles fazem uma trilhas que vou falar , são pesadas , a maioria tem MWM, cambio ate de D40 , cx de reduçaõ de Toy e os eixos trocados por outros
Abraços

inacio
28/04/2010, 20:55
[QUOTE=Ricardo Passoni;1150271]Conheço alguns da Rota 4x4 e as viaturas quebram e dão manutenção pq eles fazem uma trilhas que vou falar , são pesadas , a maioria tem MWM, cambio ate de D40 , cx de reduçaõ de Toy e os eixos trocados por outros
Abraços


puxa saco

JOÃO R.
28/04/2010, 22:04
Poxa senhores, pelo que eu estou entendendo das minhas leituras infinitas, tudo depende de objetivo, é físico e óbvio ou vice-versa que o desgaste é maior com conjunto maior, porém com visual mais apurado, agora quem trabalha com o carro, tem que pegar estrada e entrar em um estacionamento, não deverá colocar 38".
Como podem ver, estou comprando um engesa e vou precisar coloocar pneus, aí pensei, tenho outro carro (Dodge 2500 CS)para viagens, tenho uma Tornado que uso no trabalho, moro numa cidade pequena, não vou rodar grandes distâncias diariamente com o jipe.... logo: 35". Cheguei a conclusão que cada um tem que ter o "velho" bom senso para escolher os pneus....
Abraços.

MaGao
29/04/2010, 08:23
Pois é..

Gui acho que o problema eram as rodas com offset -44.. pq aqui na cidade todos os engesas tem 33.. e fazer trilha bagaceira mesmo... nunca vi um trocando um rolamento..

o meu carro o antigo dono so usava pra trilhas.. era exclusivo para isso.. e verifiquei todos os rolamentos estão OK.

agora as rodas do pessoal aqui são BBS offset -25 tala 8" .. igual ao meu..


Quanto a pneus grandes.. claro que força o conjunto mais.. mais eu não uso carro para trilha pesada ou bagaceira.. afinal eu tenho consciencia que é o meu unico carro .. dia-a-dia.

mais o que ta me balançando é o valor.. tenho pneu 35" novos que custam 50 reais a mais que os 33.. po foda isso.. sem contar o que eu vo ganhar em beneficio.. vão livre.. crucial para o que eu faço e pneus maiores para areia.. mais balão.. melhor desempenho..

questão de manutenção eu to em cima SEMPRE.. isso desde que tinha meu samurai.. todo mes to no mecanico para verificar rolamentos e algumas anomalias caso apareçam..

o meu medo é ficar pisando em casca de ovo.. ah vo subir uma ladeira escorregadia.. tem q dar rotação para limpar.. paft quebra.. zzzz isso é foda..

la na fazenda dos meus pais tem muita ladeira escorregadia.. de samurai eu subia me escorando pelas beiras.. eheh não tinha rotação pq não tinha força suficiente.. era punk.. de engesa meter uma terceira e pisar paft.. to la em cima ehhe

por mais que eu leia.. não consiguo tirar essa dúvida.. o que aguenta? eu vejo muita rural e f75 de pneus 35.. fazendo horrores.. pondo pra moer.. muito mesmo.. eu vejo chega dar arrepio.. nunca vo fazer isso com meu carro! so se for emergência.


Abraços,

MaGao
29/04/2010, 08:24
Os Engesas da Rota usam , a maioria , motor MWM Sprint 2.8 , Cambio Clark 5M , Caixa de Tranferencia Toyota , eixos Dana 60 Tras. e 44 Dianteiro , Molas que eles mesmo fazem , originais , porem maiores , e amortecedores Rancho.

Quanto as pneus , eles usam 35/36/37/38 , e , que eu saiba , é dificil quebrar algo , eu uso 35 no meu Engesa , e até agora , nenhum problema.

Isso é o que eu sei.



Gustavo,

certeza que atraz é dana 60? eu vejo os videos e acho o diff traseiro original na maioria dos casos..

vc usa 35 nos eixos originais com flutuantes?

Abraços,

Francesco Carbone
29/04/2010, 12:51
Boas......
Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

Espero ter ajudado

abraços

Eduardo Velo
29/04/2010, 13:42
Francesco , vc é o cara que a gente tava procurando pra responder umas questões ...
Como vc disse , tem que saber tocar vtr , como é essa tocada ???
Com pneus 35 " não podemos dar arrancadas , trancos , até aí td bem , como vc dirige no asfalto ?? mantém o giro ou a velocidade ??

O problema que eu tinha com os 33" MUD eram os desgastes nos rolamentos , além de outras peças que duravam muito pouco tempo ... nos rolamentos apareciam estrias longitudinais , provavelmente causado pelo epaçamento nos gomos do MUD pq com os 31" AT nunca mais aconteceu ... detalhe , todos os rolamentos que eram trocados tinham as mesmas características e duaravam uns 2 ou 3 meses , a gaiola e os roletes tb danificavam ... como vcs fazem pra evitar isso ??? tem algum rolamento mais largo ??? usam o mesmo cubo ?? e terminais e cruzetas ?? como fazem pra não danificar ?? usam de algum caminhão ?? e as buchas , tem algum material específico que aguenta mais que os PUs ??

abs ... Edu

MaGao
29/04/2010, 14:06
Boas......
Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

Espero ter ajudado

abraços

Francesco

Então a minha dúvida mesmo é se por pneus 35" em eixo dana44 original engesa + flutuantes + eixo dianteiro rural dana44 canela grossa aguentam sem causar quebras frequentes..
Não uso meu carro para fazer nem 1/10 do que vcs fazem nessas trilhas que tem os videos no youtube..
Uso ele no Dia a Dia e mais passeios em areia com trilha leve/media..

Vlw

Abraços,

tecnica
30/04/2010, 11:38
Eixo de Rural usa o mesmo cubo e o mesmo rolamento do eixo de engesa Dana 30 original , só muda a furação ... não se iluda com eixos flutuantes , são mais seguros pq a roda não vai sair dando tchau , mas os rolamentos e semi eixos sofrem desgaste e tem que ter manutenção tb ...
Sou suspeito pra falar pq nem os 33" mud consegui deixar rodando no meu , era troca de rolamento , buchas , pivos constantemente ... talvez eu não tenha tanta sorte ... rs

abs ... Edu

Entao... na ultima vez que eu fui a Rota, conversando com o Igor, ele me falou que usou 35" com o D30 por muito tempo, sem quebra. Talvez só ele tem sorte, pq muita gente reclama de quebra do D30 com coisa maior que 33.

Edu, nao acho que vc seja azarado, mas o Jordania+Perkins beira as 3Ton.... um pancadão desses no eixo dianteiro.... qdo o pneu agarra de repente, muito mais peso aplicado no eixo e sem como dissipar a inercia de todo o conjunto. As "alavancas" causadas pelas rodas maiores tendo que aguentar mais peso.

Os Engesa da Rota sao visualmente bombados, mas em termos de peso, acho que nao sao muito mais do que a maioria dos FI e FII diesel. O MWM tem um pouco mais de peso que o GM 6 caneco.

Ricardo Passoni
30/04/2010, 12:17
[QUOTE=Ricardo Passoni;1150271]Conheço alguns da Rota 4x4 e as viaturas quebram e dão manutenção pq eles fazem uma trilhas que vou falar , são pesadas , a maioria tem MWM, cambio ate de D40 , cx de reduçaõ de Toy e os eixos trocados por outros
Abraços


puxa saco

Inacio passa lá R São Leoncio para bater um papo , mala!:odedo:
Valeu:mrgreen::mrgreen:

Francesco Carbone
30/04/2010, 14:53
Caros Engeseiros.

Quanto a durabilidade dos rolamentos dianteiros, existe a possibilidade de usar um rolamento mais largo, mas é preciso fazer um retrabalho onde o mesmo fica alojado. No meu caso os rolamentos são originais da Engesa e a durabilidade é a mesma dos rolamentos mais largos. Acredito que deve ser algum "penalt" na montagem, tipo de graxa ou ajuste. Quando falam que os rolamentos duram de 2 a 3 meses, fica dificil saber quantos km rodaram. No meu caso, numa viagem pro Uruguai, fiz apenas revisão dos rolamentos com troca de graxa e ajuste ( eles já eram usados) e cai na estrada rodando pouco mais de 4.000 km na viagem toda. Na volta, apenas conferi folgas. Estão montados até hj.Mês passado, conferi folga novamente e constatei que os mesmos estão começamdo a ficar "quadrados" e que precisam ser trocados na próxima revisão.
Quanto ao eixo de Rural na dianteira, já tivemos problemas com a durabilidade do eixo como um todo, pois a Engesa é mas pesada que a Rural e esses eixos empenam muito fácil. No meu caso o eixo é da Engesa, apenas com a bola 30 trocada por 44 (eixos feitos pela Rota).
Quanto a tocada, ela deve ser a mais suave possível, porém sem ter dó de acelerar. Nunca quebrei uma ponta de eixo, mesmo pq uso flutuante da Enfer . O grande segredo é fazer o conjunto todo se movimentar para depois elevar o giro. Assim , eliminamos todas as folgas do "trem de força" ( embreagem, volante, engrenagens do câmbio e transferência, cruzetas, coroa e pinhão, planetárias) eliminando possíveis quebras. Não dá pra queimar pneu 37" no asfalto seco com uma Engesa de quase 2.400kg. Quando acontecem quebras, 99% das vezes foi por condução indevida ou trancos.Com a manutenção preventiva e revisões constantes fica fácil detectar o desgaste das peças e evitar surpresas desagradáveis Outra dica é usar peças de boa qualidade e de marcas confiáveis.
Quanto ao Inácio, ele já me conhece e também já andou numa Engesa da Equipe Rota 4x4, quando precisou de socorro no Buraco do Camel.

Abraços a todos

Eduardo Velo
30/04/2010, 21:37
Infelizmente não foi gato na montagem nem uso de graxa ou peças de má qualidade , mesmo pq não foi só uma vez ... gostaria que fosse um desses motivos ... é daqueles casos sem explicação ... rsrs ... rodava uns 2000 km em 2 ou 3 meses ... um pouco de trilha , e muita estrada ... ja cheguei a pegar um par de timken falso com marcação original " reformado " e consegui trocar mesmo depois de estourado ... sempre dou pre carga no rolamento e nos munhões qdo ajusto , não tem como montar errado ... se montasse errado estourava mesmo com os 31" , o que não ocorre ...

Meu engesa pesa em torno de 3 ton. , mas só o que tem a mais do Fase 3 original é a capota de fibra = 120 kg e minhas ferramentas e sobressalentes , uns 120 kg tb , peso 77 kg ,então está entro do limite de carga = 500 kg , se a Engesa projetou corretamente os eixos pelo peso não deveria ter problemas ... mas só não tenho problemas qdo uso 31" , pq se usar 33" detona muita coisa ...

Embora seja tudo físico , parece que discutimos o sexo dos anjos ... rsrs ...não vamos chegar numa conclusão definitiva sobre o que aguenta ou não pneus grandes ...

Já pensei muito nisso e vou apelar , vai ser tudo de F250 4x4 , menos o motor , o Perkins é imbatível ... se tivessemos uns Broncos por aqui igual da foto , seria uma boa pedida de eixos ...


abs ... Edu

guilhermeabreu
30/04/2010, 23:18
Pois é..

Gui acho que o problema eram as rodas com offset -44.. pq aqui na cidade todos os engesas tem 33.. e fazer trilha bagaceira mesmo... nunca vi um trocando um rolamento..

o meu carro o antigo dono so usava pra trilhas.. era exclusivo para isso.. e verifiquei todos os rolamentos estão OK.

agora as rodas do pessoal aqui são BBS offset -25 tala 8" .. igual ao meu..


Quanto a pneus grandes.. claro que força o conjunto mais.. mais eu não uso carro para trilha pesada ou bagaceira.. afinal eu tenho consciencia que é o meu unico carro .. dia-a-dia.

mais o que ta me balançando é o valor.. tenho pneu 35" novos que custam 50 reais a mais que os 33.. po foda isso.. sem contar o que eu vo ganhar em beneficio.. vão livre.. crucial para o que eu faço e pneus maiores para areia.. mais balão.. melhor desempenho..

questão de manutenção eu to em cima SEMPRE.. isso desde que tinha meu samurai.. todo mes to no mecanico para verificar rolamentos e algumas anomalias caso apareçam..

o meu medo é ficar pisando em casca de ovo.. ah vo subir uma ladeira escorregadia.. tem q dar rotação para limpar.. paft quebra.. zzzz isso é foda..

la na fazenda dos meus pais tem muita ladeira escorregadia.. de samurai eu subia me escorando pelas beiras.. eheh não tinha rotação pq não tinha força suficiente.. era punk.. de engesa meter uma terceira e pisar paft.. to la em cima ehhe

por mais que eu leia.. não consiguo tirar essa dúvida.. o que aguenta? eu vejo muita rural e f75 de pneus 35.. fazendo horrores.. pondo pra moer.. muito mesmo.. eu vejo chega dar arrepio.. nunca vo fazer isso com meu carro! so se for emergência.


Abraços,

AMIGO MAGAO

É ísto mesmo , certinho o que vc falou , vejo que esta por dentro das coisas .

Hoje tenho rodas 16" MANGELS DRAGON tala de 8" e oof set de +25 e pneus 265x75x16 mas as rodas BINNO BBS DE 10" E OFF SET -44 eu vendí e comorei 4 rodas BINNO BBS de 8" com off set que acho que seja - 25 como as suas , hoje os pneus 33" que ainda tenho ,vou acabar de gastá-los nesta roda , pois acho esta roa muito bonita , foi a maior sorte minha conseguir encontrar elas e comprei até por um preço bem razoável .

guilhermeabreu
30/04/2010, 23:20
Boas......
Sou integrante da equipe rota 4x4 e vou tentar esclarecer algumas duvidas.
O nosso objetivo é ter um jeep que tenha um ótimo desempenho em trilhas pesadas, bem como poder se deslocar até essas trilhas. Temos como objetivo também expediçoes e viagens longas.
Partindo desse princípio, encontramos no jeep engesa, um veículo confortável e facil de receber adaptaçoes. Porém todas as adaptaçoes e alteraçoes sao cuidadosamente estudadas para oferecer a maior resistencia, durabilidade e segurança.
O grande segredo de tudo isso é uma boa adaptaçao, uma boa manutençao preventiva, saber os limites do jeep, ter boa noçao de conduçao tanto em trilhas como asfalto.
Quando dizem que sempre tem uma engesa da equipe em manutençao, é pq geralmente estamos fazendo manutençao preventiva devido a uma futura viagem ou expediçao, ou ainda a volta de uma trilha pesada. Acontece também de a viatura estar recebendo algum "up-grade", pois é sabido por todos que as engesas da equipe rota estao longe de serem originais.
Quebras acontecem, e geralmente por uso de maneira errada ou por falta de manutençao, coisa que ninguém está imune.

Espero ter ajudado

abraços

FRANCESCO CARBONE

É um relato muito real e muito bem esclarecido . As manutenções preventivas é para ísto mesmo , e que tem um ENGESA esta sempre procurando modifoicar alguma coisa , veja mesmo a minha saga .

rodrigo camper
04/05/2010, 18:32
Infelizmente não foi gato na montagem nem uso de graxa ou peças de má qualidade , mesmo pq não foi só uma vez ... gostaria que fosse um desses motivos ... é daqueles casos sem explicação ... rsrs ... rodava uns 2000 km em 2 ou 3 meses ... um pouco de trilha , e muita estrada ... ja cheguei a pegar um par de timken falso com marcação original " reformado " e consegui trocar mesmo depois de estourado ... sempre dou pre carga no rolamento e nos munhões qdo ajusto , não tem como montar errado ... se montasse errado estourava mesmo com os 31" , o que não ocorre ...



abs ... Edu

Caro edu.

Talvéz vc esteja pecando na hora de apertar os rolamentos, eles não devem ficar muito apertados e nem muito soltos, sei que vc teve saber disso, mais fica ai o Feed Back.

Os meus já estão nos 2º jogos de BF 33 All Teran e ainda intactos.

Sobre os carros da Rota.


Estive na rota a alguns mêses e os caras fizeram um booK de tanto que tiraram fotos do sistema de duas alavancas no cambio de Toyota que tenho na minha Camper.


E vi um Engesa com eixo de Toyota feitos na Rota, de dava até (dó) do dono, de tanto que os caster estava negativo.

O segredo e conhecer a maquina que tem na mão, e uma boa manutenção preventiva, só isso.

Mais mesmo assim, tem algumas baixas vc pode ter certeza disso!!!

Eduardo Velo
04/05/2010, 20:30
Rodrigo , posso te garantir que não era aperto nem de menos , nem de mais ... não é só vc que anda tranquilo com os 33" , tem um monte de engesas e campers por aqui que andam com 33" e 35" , mas no meu F3 não funciona ... e demorou pra cair a ficha , pq pra mim era impossível ser os 33" que danificavam os componentes , mas foi só colocar os 31" pra nunca mais ter problemas ... se fizermos conta fica pior ainda , é só 1" a mais no raio , que é o que conta pra efeito de momento , como pode fazer tanta diferença ... ??? mas pra mim faz ...

abs ... Edu

MaGao
05/05/2010, 08:16
Rodrigo , posso te garantir que não era aperto nem de menos , nem de mais ... não é só vc que anda tranquilo com os 33" , tem um monte de engesas e campers por aqui que andam com 33" e 35" , mas no meu F3 não funciona ... e demorou pra cair a ficha , pq pra mim era impossível ser os 33" que danificavam os componentes , mas foi só colocar os 31" pra nunca mais ter problemas ... se fizermos conta fica pior ainda , é só 1" a mais no raio , que é o que conta pra efeito de momento , como pode fazer tanta diferença ... ??? mas pra mim faz ...

abs ... Edu

muitissimo estranho isso.. ja tentou investigar mais a fundo? tipo se o rolamento por exemplo não ta milimetricamente folgado onde se pega? sei la.. acho muito estranho isso..

Eduardo Velo
05/05/2010, 09:26
muitissimo estranho isso.. ja tentou investigar mais a fundo? tipo se o rolamento por exemplo não ta milimetricamente folgado onde se pega? sei la.. acho muito estranho isso..

É que não pode focar só rolameto , se fosse só um par que desse problema .... mas todos os trocentos que usei ... e tb se fosse só rolamento ... , mas iam precocemente terminais , pivô , buchas , amortecedores , foram 3 cruzetas de direção , 2 trocas de coroa e pinhão tras. , muitas trocas de cx satelite tras. ... com 31" não quebra mais nada ... já vai pra 5 anos de uso sem problemas ...

Toda man. preventiva tinha que trocar tudo , agora só desmonto e monto novamente ... troco graxa de rolamento , das cruzetas , ajusto munhão sempre com pouca folga ...
meu engesa parece carrinho de rolemã com esses pneus , mas prefiro assim que ficar mexendo nele o tempo todo ... rs

MaGao
05/05/2010, 09:52
hmm,

Estranho.. to com o meu a pouco tempo.. mais ta tranquilo não tenho problemas com os 33".. e ja vi trocentos usando aqui e nada d+.. vai entender.. =)

Eduardo Velo
05/05/2010, 10:21
Magao , não tenho a menor pretensão de deixar vc ou qqer um pensando que não pode usar pneuzão , só estou querendo dizer que pro meu Fase 3 , com suas 3 ton. não é qqer trem de arraste que aguentar pneuzão , quer ver outra coisa estranha , uso freios originais , campana de ACD10/20 na tras. , burro mestre de gol e pinças de Kombi na diant. , não tenho o menor problema de frenagem ... nem com os 33" tinha problema ,e freio é o calcanhar de aquiles dos engesas , vai entender ...

MaGao
05/05/2010, 13:25
Magao , não tenho a menor pretensão de deixar vc ou qqer um pensando que não pode usar pneuzão , só estou querendo dizer que pro meu Fase 3 , com suas 3 ton. não é qqer trem de arraste que aguentar pneuzão , quer ver outra coisa estranha , uso freios originais , campana de ACD10/20 na tras. , burro mestre de gol e pinças de Kombi na diant. , não tenho o menor problema de frenagem ... nem com os 33" tinha problema ,e freio é o calcanhar de aquiles dos engesas , vai entender ...


Sim sim Eduardo.. eu entendo perfeitamente.. so achei estranho e fiquei imaginando o que poderia ter ocorrido.. gosto de tentar a saber o poruqe das coisas..

eu uso quase igual a vc.. so que pinças de S10 + disco de f1000 atraz uso disco de ducato + pinças de gol.. se segurar o pe trava tudo hehee da cambalhota como se diz por aqui..

não tenho problemas com os freios de meu engesa.. =)

Abraços,

julhos
08/05/2010, 02:41
Alguém saberia me informar qual é o nome ou código da cor que eles utilizam?

Desde já um grande abraço a todos,

JC...

Kim
08/05/2010, 11:56
O código seria muito interessante!!!

To no quase aqui com a pintura!!!

Mais uns 60 dias!!! rsrsrs

FernandoRisso
13/05/2010, 21:36
Curiosidade, os engesas da rota tem bloqueio?

Pode ser esse o motivo das quebras serem menores, o q eu duvido, mas td bem.

[]'s de um ex-engeseiro

MaGao
15/05/2010, 21:54
Curiosidade, os engesas da rota tem bloqueio?

Pode ser esse o motivo das quebras serem menores, o q eu duvido, mas td bem.

[]'s de um ex-engeseiro


rapaz.. acho que todos tem.. ou pelo menos maioria.. pelos videos deles no CAMEL.. sempre os pneus estão tracionando.. todos..

quanto a quebras.. bixo eu vejo cada cara fazendo cada barbaridade com os jeeps.. que ate pensso que eu so pé de pluma.. ehhe

Abraços,

Gustavo Engeseiro
16/05/2010, 16:58
Gustavo,

certeza que atraz é dana 60? eu vejo os videos e acho o diff traseiro original na maioria dos casos..

vc usa 35 nos eixos originais com flutuantes?

Abraços,

MaGao,
Não tenho certeza não , eu ouvi dizer que eles usavam Dana 60 atras.Agora não sei.


Eu uso 35" com eixo flutuante traseiro Dana 44 e o dianteiro original.
O meu Engesa por enquanto não tem bloqueio.


Nenhum problema , e olha que eu já fui para o Jalapão , e voltamos rodando desde Maranhão , até São Paulo , e já fiz trilhas pesadas , com o Rio do Ouro e Entra e Sai etc...Até agora , nada.


Abraços .

Gustavo Engeseiro
16/05/2010, 17:18
Segue algumas fotos do Bruttu's.:pipoca:

1-Trilha do Rio do Ouro/SP
2-Rio do Ouro também...
3-Trilha do Entra e Sai/SP
4-Entra e Sai de novo...
5-Aqui é uma foto dele , ainda limpo , e com as rodas ainda cinzas...E com pneu pretinho!!!:oops:

Abs.

guilhermeabreu
16/05/2010, 19:58
GUSTAVO BERNARDINI

Lindo seu ENGESA linda as fotos , PARABENS pela viatura

MaGao
17/05/2010, 08:37
Segue algumas fotos do Bruttu's.:pipoca:

1-Trilha do Rio do Ouro/SP
2-Rio do Ouro também...
3-Trilha do Entra e Sai/SP
4-Entra e Sai de novo...
5-Aqui é uma foto dele , ainda limpo , e com as rodas ainda cinzas...E com pneu pretinho!!!:oops:

Abs.


Seu engesa é praticamente igual ao meu.. externo..

me diz.. qual a altura dos teus calços.. e quais molas esta usando? e amortecedores tbm..

Abraços,

Francesco Carbone
17/05/2010, 10:43
Segue algumas fotos do Bruttu's.:pipoca:

1-Trilha do Rio do Ouro/SP
2-Rio do Ouro também...
3-Trilha do Entra e Sai/SP
4-Entra e Sai de novo...
5-Aqui é uma foto dele , ainda limpo , e com as rodas ainda cinzas...E com pneu pretinho!!!:oops:

Abs.


Bela Engesa.....Muito bem tratada.....E pelo pouco que sei, vc já andou bastante com a "Joinha", né?
Paranéns.....

Abraços

Francesco Carbone
17/05/2010, 14:29
MaGao,
Não tenho certeza não , eu ouvi dizer que eles usavam Dana 60 atras.Agora não sei.


Eu uso 35" com eixo flutuante traseiro Dana 44 e o dianteiro original.
O meu Engesa por enquanto não tem bloqueio.


Nenhum problema , e olha que eu já fui para o Jalapão , e voltamos rodando desde Maranhão , até São Paulo , e já fiz trilhas pesadas , com o Rio do Ouro e Entra e Sai etc...Até agora , nada.


Abraços .

Boa tarde Engeseiros.

Não andamos com eixos Dana 60.
A configuração é eixo traseiro Dana 44 original do Fase I para deixar o cardã alinhado com a saída da transferência de Toyota, bloqueio da Enfer 75 % e kit flutuante da Enfer. Na dianteira eixo original ( tubo, suportes, munhões) apenas com a bola trocada pelo Dana 44, também com bloqueio da Enfer 75%. Acho que já falei sobre o uso de eixos de rural na dianteira que são mais fracos em termos de capacidade de carga e empenam fácil. O correto para a dianteira é só trocar a bola pelo Dana 44, aproveitando os tubos e parte de fixação.
Já testei alguns bloqueios e cheguei a conclusão que o da Enfer apresenta melhor custo x benefício, pois não estrala, não quebra nada e deixa uma condução igual a diferencial aberto quando se anda em ruas, estradas, ou se faz uma curva. Todos os bloqueios vão bem quando se usa pneu pequeno ( até 33" ) .Acima disso os fabricantes não dão garantia e colocam a culpa nos pneus grandes. Já os da Enfer tem garantia mesmo com pneus grandes.
Quanto a trilhas, estamos pensando em fazer o Buraco do Camel provavelmente no mês que vem. Alguém do fórum gostaria de se juntar a nós????? A diversão e o churrasco estão garantidos garantido....

Abraços

MaGao
17/05/2010, 14:55
Diante do relato do nosso amigo.. vo de 35" sem pena de ser felix =)

Se o da Rural não aguentar.. ai agente poem um outro hehe =) esse da rota =)

=)

Gustavo Engeseiro
18/05/2010, 01:50
Seu engesa é praticamente igual ao meu.. externo..

me diz.. qual a altura dos teus calços.. e quais molas esta usando? e amortecedores tbm..

Abraços,

Opa , o calço dele é de 8cm , o que ainda é pequeno para um Engesa , as molas são do Engesa mesmo reforçadas , modelo militar , e Amortecedores Rancho 9000.

Abraços.


Bela Engesa.....Muito bem tratada.....E pelo pouco que sei, vc já andou bastante com a "Joinha", né?
Paranéns.....

Abraços

Opa , fala Francesco!

Esse Engesa já está na familia!

Já andei muito com ele sim , muitas trilhas enquanto era gasolina , e agora diesel , as aventuras continuam :mrgreen:, primeira expedição com ele e já fui para o Jalapão.

Esse jeep é 10.

Eu comprei ele a uns mais ou menos 8 anos , do nosso falecido amigo João Pagels.

Ele sempre foi muito bem cuidado , e sempre continuará sendo!!

Abraços.

Francesco Carbone
20/05/2010, 12:17
CHURRASTRILHA EQUIPE ROTA 4X4......

Convidamos a todos para sabado 29/05, participar do churrasco na Pedra Rachada na Serra da Cantareira. E depois sempre rola uma trilha notura no Pinheirinho.

Concentração..........a partir das 16:00hs
Local......................Sede da Rota 4x4 ( Rua São Leôncio, 16)
Saída ....................17:30hs

OBS. : Cada participante deverá levar sua bebida preferida.
Na concentração saberemos ao certo o número de pessoas presentes para o rateiro e prepararo do churrasco.

Abraços

Francesco - Equipe Rota 4x4

paje_tapuya
28/05/2010, 19:15
CHURRASTRILHA EQUIPE ROTA 4X4......

Convidamos a todos para sabado 29/05, participar do churrasco na Pedra Rachada na Serra da Cantareira. E depois sempre rola uma trilha notura no Pinheirinho.

Concentração..........a partir das 16:00hs
Local......................Sede da Rota 4x4 ( Rua São Leôncio, 16)
Saída ....................17:30hs

OBS. : Cada participante deverá levar sua bebida preferida.
Na concentração saberemos ao certo o número de pessoas presentes para o rateiro e prepararo do churrasco.

Abraços

Francesco - Equipe Rota 4x4

Tô ficando fissurado com esses detalhes que vcs estão discutindo. Pena que até agora não teve jeito de eu colocar uma t-case de band ou de jota no Hulk. Mas breve eu vou fazer isso e quem sabe não pinto por aí num churrastrilha desses...
Abração a todos!

fpc3
12/11/2012, 00:09
Engesas acabaram na rota, os trollersos substituiram

Walter da Camper
12/11/2012, 08:29
Para a oficina é mais vantajoso do ponto de vista comercial, já que a quantidade de Trollers no mercado é muito superior à de Engesas.

Espero que continuem prestando serviços e vendendo peças para Engesa, embora os integrantes da equipe tenham migrado para outra marca.