Conectar

Ver Versão Completa : Motor MWM com caixa da Toyota

Ismar Leal Machado
27/04/2010, 21:13
Amigos alguém poderia me dizer quais as modificações eu terei que fazer par adaptar uma caixa de toyota 5 marchas num motor MWM?

Casa da transmissão4x4
27/04/2010, 22:08
Amigo sei que não e dificil, tem que usar a capa seca da C-20 e mudar a furação da capa seca com o cambio. Vamos esperar alguem relatar mais algum detalhe.

RogérioNunes
29/04/2010, 20:59
Amigo Ismar, qual a configuração atualmente? Qual cambio/Capa seca?
Se já não estiver usando, terá que trocar a capa seca pela da C20 alterando um furo se não me engano,trocar o disco de embreagem pelo da Band,usa-se o mesmo platô da S10, reposicionar travessa, redimensionar e modificar as pontas dos cardãs uma vez que a cruzeta/flange da band são diferentes, adequar suportes/acionamento do cabo de embreagem, se não for hidráulica.

Amigos alguém poderia me dizer quais as modificações eu terei que fazer par adaptar uma caixa de toyota 5 marchas num motor MWM?

Ismar Leal Machado
30/04/2010, 10:42
a dúvida maior é justamente quanto ao disco de embreagem, porque a estria do eixo da caixa da toyota é fina. me disseram que eu deveria trocar somente o miolo do disco de embreagem, mas se dá para colocar o disco da band, no platô da S10 então meus problemas estão resolvido. É isto mesmo?

Ismar Leal Machado
05/05/2010, 18:14
será que vou ter que alongar a nave central por causa da flange? alguem pode ajudar?
pode passar um número que eu possa falar por telefone?

Ismar Leal Machado
13/06/2010, 22:30
amigos eu fiz a adaptação do motor MWM em uma caixa de toyota band 5 marchas. Eu não coloquei flange porque se assim eu fizesse teria que alongar a ponta da nave central, assim optei por cortar na capa seca. Ocorreu que o carro ficou como se estivesse com a embreagem acionado porque o colar da embreagem não recua o suficiente, devido a saliência que tem na caixa da toyota. diante deste quadro o que posso fazer? existe um colar de algum outro carro mais estreito que compense esta diferença?
ajuda ai pessoal por favor....vi em algum lugar aqui no forum que tem um cara do paraná se naõ me engano que já fez esta adaptação mas não consigo mais encontrar...

RogérioNunes
14/06/2010, 16:29
Ismar, manda fazer uma flange só pra recuar um pouco o câmbio o suficiente pra folgar o rolamento(colar) da embreagem, creio que uma chapa de 3/16 será suficiente e caso a ponta do piloto(nave aí na sua região) recuar muito é só mudar a posição do rolamento pra compensar...jeito tem e fácil pra resolver isso...e aproveita e muda de mecânico/adaptador se tiver outra opção.
abraço!

amigos eu fiz a adaptação do motor MWM em uma caixa de toyota band 5 marchas. Eu não coloquei flange porque se assim eu fizesse teria que alongar a ponta da nave central, assim optei por cortar na capa seca. Ocorreu que o carro ficou como se estivesse com a embreagem acionado porque o colar da embreagem não recua o suficiente, devido a saliência que tem na caixa da toyota. diante deste quadro o que posso fazer? existe um colar de algum outro carro mais estreito que compense esta diferença?
ajuda ai pessoal por favor....vi em algum lugar aqui no forum que tem um cara do paraná se naõ me engano que já fez esta adaptação mas não consigo mais encontrar...

Ismar Leal Machado
14/06/2010, 16:51
Mudar de mecânico será difícil..rss não tem opção...
a unica solução que você vê é esta? trocar por um colar mais fino não tem jeito né?

o rolamento pode vir para frente. eu não sabia disto, imaginei que tivesse uma posição fixa..

RogérioNunes
14/06/2010, 17:04
Não vejo outra solução, se tiver apoio no alojamento ele pode recuar um pouco sim se houver necessidade.Um colar mais fino acho que será difícil de encontrar.Qual colar está usando?Aproveita se for fazer a chapa manda cortar no formato do câmbio sem abrir a parte de baixo como fez na capa seca, ela servirá de reforço pra capa seca.
O rolamento tem uma posição fixa qdo todo conjunto de embreagem/piloto é original.

PS: Sugerí a espessura da chapa de 3/16 como referência.O correto seria afastar o cambio para obter a dimensão necessária.

Mudar de mecânico será difícil..rss não tem opção...
a unica solução que você vê é esta? trocar por um colar mais fino não tem jeito né?

o rolamento pode vir para frente. eu não sabia disto, imaginei que tivesse uma posição fixa..

Ismar Leal Machado
14/06/2010, 19:12
Roger estou usando o colar da D20. Creio que vou fazer o que você disse mesmo. Colocar uma flange na medida necessária e se for o caso afastar o rolamento e se não der eu alongo a ponta do eixo da nave central..
obrigado Roger.

Ismar Leal Machado
26/06/2010, 13:59
amigos coloquei a flange mas o problema persiste. Um mecânico me disse que certamente o disco de embreagem estaria encostando no volante do motor, porque o disco da Band tem as molas no centro e no da S10 não. Então resolvi colocar umas arruelas no platô para tentar afastar o disco mas mesmo assim não foi suficiente, creio que vou ter que cortar a nave central e colocar a ponta do eixo com a estria grossa que dá no disco da S10. Estou cansado de tirar e colocar a caixa que tem um peso de doido... Se alguém tiver uma outra solução e fico no aguardo..
agradeço a quem puder ajudar...

Ismar Leal Machado
28/06/2010, 18:54
estou pensando numa possibilidade. Vi em alguns tópicos de quem fez esta adaptação e todos foram unânimes em dizer que não necessita trocar a nave central. Talvez o problema da minha adaptação seja o fato de eu ter mantido o mesmo tamanho da guia da nave central e esta ponta pode estar precionado o disco de embreagem mantendo o carro como se estivesse com o pedal de embreagem acionado. Vou verificar o tamanho da guia que estava anteriormente e fazer um teste...

Ismar Leal Machado
29/06/2010, 20:57
Roger veja ai as fotos. a foto 7502 é o lado que está para o volante do motor ok?

Ismar Leal Machado
30/06/2010, 11:38
pessoal para a adaptação dar certo tem que corta mesmo a nave central e trocar a ponta por estria mais grossa porque o disco de embreagem da toyota bandeirante pega nos parafusos que segura o volante do motor.
Esta é a conclusão depois de colocar e tirar a caixa por 3 vezes...

Denilsom
09/07/2010, 14:53
Aproveitando o topico algum colega saberia me dizer ou onde encontro a tabela de relaçao das marchas do câmbio de 5M da toyota
Grato

Casa da transmissão4x4
09/07/2010, 21:17
Aproveitando o topico algum colega saberia me dizer ou onde encontro a tabela de relaçao das marchas do câmbio de 5M da toyota
Grato

Relações dos cambio 3,4 e 5 machas. :concordo:

1º -2,757......2º- 1,691...... 3º - 1,000.......... RÉ- 3,676

1º- 4,843....... 2º- 2,619.......... 3º-1,516....... 4º 1,000........ RÉ- 4,843

1º- 4,925......... 2º- 2,643.............. 3º- 1,519........... 4º-1,000............. 5º-0,8596......... RÉ- 4,925

Casa da transmissão4x4
09/07/2010, 21:27
pessoal para a adaptação dar certo tem que corta mesmo a nave central e trocar a ponta por estria mais grossa porque o disco de embreagem da toyota bandeirante pega nos parafusos que segura o volante do motor.
Esta é a conclusão depois de colocar e tirar a caixa por 3 vezes...

Ismar vc solucionou o problema ??? Porque vc não cortou o eixo piloto da band e colocou o da gm ??

Denilsom
12/07/2010, 16:33
Relações dos cambio 3,4 e 5 machas. :concordo:

1º -2,757......2º- 1,691...... 3º - 1,000.......... RÉ- 3,676

1º- 4,843....... 2º- 2,619.......... 3º-1,516....... 4º 1,000........ RÉ- 4,843

1º- 4,925......... 2º- 2,643.............. 3º- 1,519........... 4º-1,000............. 5º-0,8596......... RÉ- 4,925

Danilo obrig pela resposta é que uso um clark 4m com motor Maxiom HS ai to pensando em colocar um de 5 da band ai quero coparar a relaçao
Abraço

fabiano caxias
12/07/2010, 18:35
Ola Denilson,tudo tranquilo?
Não sei em questão de relação,mas se voce tem o hsd por que nao coloca cx e redução original dele?
Ficaria com o conjunto todo original sem enjambres,e se bobear ate a mesma relação de diferencial.
O maximo q tens a fazer é dar um tombo na reduzida de s10 (q é barbadissimo) e virar o pescador de oleo dela.
Ou não tem nada a ver com oq voce quer?hehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59467&page=7 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59467&page=7)

Denilsom
13/07/2010, 13:46
[QUOTE=fabiano vitara caxias;1207218]Ola Denilson,tudo tranquilo?
Não sei em questão de relação,mas se voce tem o hsd por que nao coloca cx e redução original dele?
Ficaria com o conjunto todo original sem enjambres,e se bobear ate a mesma relação de diferencial.
O maximo q tens a fazer é dar um tombo na reduzida de s10 (q é barbadissimo) e virar o pescador de oleo dela.
Ou não tem nada a ver com oq voce quer?hehe

Colega me enteressei no que disse,queria colocar a cx com a reduzida da s10 mas teria que trocar de lado a bola do diferencial dianteiro, essa te tombar a reduzida para sair o cardãn do lado direito sera facil, se puder me explicar melhor, meu diferencial e 47/11 mesmo relaçao das s10.
Grato

fabiano caxias
13/07/2010, 22:53
Entao ta mais facil do q parece hehe
Pra mim ,mil vezes virar a reduzida da s10 doque virar a bola do diferencial,isso de mecher em eixo ...sei la ,é muita segurança em risco.
A reduçao da s 10 é facil virar,com um bom mecanico não tem erro.
Eu vendi um conjunto motor hsd,cx e reduçao de s10 pra adaptar em um f75 e um mecanico amigo meu adptou,com a reduçao virada,ficou perfeito.
Com a vantagem de nao mexer em eixo e nao precizar fazer flange ou mudar entalhado,alem de embreage e tal.
Sei la,fica original né.

Davi Gonçalves
06/10/2010, 21:37
Não sei se vou ajudar, mas vou relatar o q fiz na minha.
A minha f75 esta com motor de silverado 4.1mpfi e cambio de toyota 5 marchas, pois se não me engano a caixa seca é a mesma.
Unir a caixa de cambio com a caixa seca foi o mais facil pois a furação quase bate, o que fiz, eu preenchi um os furos q não batiam com latão e mandei fresar a capa seca p nao deixar nada torto marquei e refurei, até ai perfeito.
Embreagem, eu guardei um disco velho da toyota do meu sitio de qdo trocou, ai peguei o disco de toyota e levei nessas casas onde recondiciona embreagem, e pedi p recondicionar na medida do da silverado.
E na ponta do eixo piloto onde encosta no motor se ñ me engano foi colocado um rolamento se não me engano do cambio do chevete só p não dar folga.
Ficou perfeito o serviço.

Abraços

Casa da transmissão4x4
31/07/2011, 14:32
Roger veja ai as fotos. a foto 7502 é o lado que está para o volante do motor ok?

Ismar só recapitulando : você usou o disco de embreagem da s-10 e colocou o miolo do disco da toyota bandeirantes ? E a capa seca, serviu direitinho no cambio da toyota, ou alem do corte na capa seca você teve que fazer uma flange afastando o cambio ?

Ismar Leal Machado
31/07/2011, 16:32
Ismar só recapitulando : você usou o disco de embreagem da s-10 e colocou o miolo do disco da toyota bandeirantes ? E a capa seca, serviu direitinho no cambio da toyota, ou alem do corte na capa seca você teve que fazer uma flange afastando o cambio ?

Amigo a solução foi a seguinte:
cortei a ponta do eixo e substitui por uma com flange do motor MWM.
quanto a capa seca a furação é praticamente a mesma mas é necessário fazer uma refuração, no caso na flange de 2 cm; que é o distanciamento correto para a embreagem funcionar.
Tudo muito simples, posso dizer que é quase uma questão matemática.
Digo isto porque com a caixa no chão e a capa seca na mão fica visível o que se tem que fazer. Os 2cm que me referi é exatamente a medida que tem a saliência na parte da caixa da toyota.
Espero ter ajudado.

Casa da transmissão4x4
31/07/2011, 17:41
Amigo a solução foi a seguinte:
cortei a ponta do eixo e substitui por uma com flange do motor MWM.
quanto a capa seca a furação é praticamente a mesma mas é necessário fazer uma refuração, no caso na flange de 2 cm; que é o distanciamento correto para a embreagem funcionar.
Tudo muito simples, posso dizer que é quase uma questão matemática.
Digo isto porque com a caixa no chão e a capa seca na mão fica visível o que se tem que fazer. Os 2cm que me referi é exatamente a medida que tem a saliência na parte da caixa da toyota.
Espero ter ajudado.

Esse eixo que você se refere e o eixo piloto, você cortou um eixo piloto da GM (S-10,d-20,c-20 ou d10) e emendou no eixo piloto do cambio da toyota ! E na capa seca você fez uma flange de chapa para distanciar o cambio da capa seca da c-20, e ao mesmo tempo moldar a parte da frente do cambio da toyota, e isso mesmo ? Só mais uma pergunta : o eixo piloto você teve que alongar ?
Desde já eu agradeço.

Danilo.

Ismar Leal Machado
01/08/2011, 16:48
Eu não sei como você chama se eixo piloto mas é o eixo que sai da caixa para em direção ao motor ou seja o que receberá o disco de embreagem ok?
Eu não cortei um eixo Gm o que fiz foi comprar esta ponteira numa loja de peça e fazer a substituição pelo eixo da caixa da Toyota.
Isto mesmo a flange é de dois centimetro. Como eu distanciei a caixa da capa seca, terei que compensar isto ao soldar o eixo da Gm entendeu? . Para verificar isto na prática basta colocar a capa seca sobre a caixa de marcha da toyota e verá o quanto tem que compensar. imaginado que a ponta tem que entrar no volante do motor juntamente como um pequeno rolamento que se não me engano é o mesmo do alternador de carro, para evitar vibrações.
Vale resaltar ainda que o serviço de substituição da ponta da toyota por um da GM tem que ser feito por um torneiro capacitado porque o eixo tem que fica super alinhado ok? sem considerar que, tem um procedimento de destemperamento da peça para depois fazer a soldagem, mas isto é um assunsto para o profissional da área.
Na Flange terá que fazer a moldura da parte saliente da caixa da toyota. Basta retirar aquela peça e fazer um molde de papel e depois mandar bronca cortando com maçarico e dando um acabamento.
Eu devia ter tirado fotos do processo mas me esqueci, se eu for fazer algum serviço na caixa e tiro esta fotos e posto aqui ok?
Espero ter ajudado? dúvidas podem mandar um e-mail : ismarlm@hotmail.com

Em tempo quero convidar a todos a participar do 2º ENCONTRO NACIONAL DE RURAL E F-75 VEJA NO TÓPICO EVENTO OK?

Casa da transmissão4x4
01/08/2011, 17:31
Eu não sei como você chama se eixo piloto mas é o eixo que sai da caixa para em direção ao motor ou seja o que receberá o disco de embreagem ok?
Eu não cortei um eixo Gm o que fiz foi comprar esta ponteira numa loja de peça e fazer a substituição pelo eixo da caixa da Toyota.
Isto mesmo a flange é de dois centimetro. Como eu distanciei a caixa da capa seca, terei que compensar isto ao soldar o eixo da Gm entendeu? . Para verificar isto na prática basta colocar a capa seca sobre a caixa de marcha da toyota e verá o quanto tem que compensar. imaginado que a ponta tem que entrar no volante do motor juntamente como um pequeno rolamento que se não me engano é o mesmo do alternador de carro, para evitar vibrações.
Vale resaltar ainda que o serviço de substituição da ponta da toyota por um da GM tem que ser feito por um torneiro capacitado porque o eixo tem que fica super alinhado ok? sem considerar que, tem um procedimento de destemperamento da peça para depois fazer a soldagem, mas isto é um assunsto para o profissional da área.
Na Flange terá que fazer a moldura da parte saliente da caixa da toyota. Basta retirar aquela peça e fazer um molde de papel e depois mandar bronca cortando com maçarico e dando um acabamento.
Eu devia ter tirado fotos do processo mas me esqueci, se eu for fazer algum serviço na caixa e tiro esta fotos e posto aqui ok?
Espero ter ajudado? dúvidas podem mandar um e-mail : ismarlm@hotmail.com

Em tempo quero convidar a todos a participar do 2º ENCONTRO NACIONAL DE RURAL E F-75 VEJA NO TÓPICO EVENTO OK?

Ok, e isso mesmo que eu tinha imaginado que você tinha feito. Sobre o eixo piloto e bom fazer solda o mais longe da engrenagem que vai presa no eixo piloto !
Veleu pela ajuda, e precisando e só pedir !