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Ver Versão Completa : Problemas no câmbio... C-10 3m



Thiago Serpa
27/02/2005, 09:37
Pessoal!!! Seguinte... Esse foi meu primeiro final de semana com o PINGO...
No primeiro dia andando, o câmbio (c-10 3 marchas) estava uma beleza.. No segundo dia começou uma de arranhas a primeira e a ré, que persiste desde então.. além da segunda e da terceira engatarem com dificuldade.

Observando o comportamento do carro, percebi que depois de engatada a primeira ou a ré (com muita dificuldade e alguns arranhões), mesmo com a embreagem acionada até o fundo o jeep ainda se movimenta, beeeem devagarzinho...

No caso da 2ª e 3ª, pra engatar a marcha é só dar uma acelerada pra "dar o tempo" e engatar tranquilo..

Acredito que meu problema seja na embreagem... Ela aceita regulagem de algum tipo? Como fazer? Se não tiver regulagem, qual o tamanho do prejuízo?!

O pingo tem motor GM 151 e cambio da C-10! Valeu pessoal!!

Eduardo Velo
27/02/2005, 10:59
Parece ser regulagem da embreagem , a não ser que o garfo esteja empenado ...
Tenta dar mais folga na embreagem . SE continuar , tira a tampa da capa seca , pede pra alguém pisar na pedal e observa o comportamento do garfo .

[]s...

Edintruder
27/02/2005, 11:02
Thiago, o curso do pedal está no fundo? Se sim dá para regular, basta procurar a haste ou cabo do acionador da embreagem e apertar até os pedais do freio e embreagem ficarem no mesmo nível. Se não é possível que o platô esteja quebrado. É fácil sentir o platô quebrado pois fica um perfeito efeito de mola no pedal e o curso é normal, mas apresenta dificuldades nos engates, principalmente nos primeiros onde o carro está parado. Com o motor desligado o engate tem que ser normal, pois se mesmo assim for difícil engatar a marcha daí o problema é na caixa mesmo!

Thiago Serpa
27/02/2005, 11:15
O que eu mais estranhei foi o fato de que no primeiro dia tava sem problemas.. vou dar uma olhada hj a tarde, mas acho que não deve ser o garfo..

Também estou com um pequeno vazamento de óleo na caixa de marchas... o jeep ficou parado muito tempo, daí quando volta a andar já viu né..
Como ainda não vou levar ao meca, (ele vai ficar no estaleiro fazendo a capota por uns 10 dias) estava pensando em completar eu mesmo o nível de necessário..
Como posso fazer isso?
Onde fica a tampa?

o mesmo para os diferenciais, como posso ver o nível e completar o óleo caso necessário?

Eduardo Velo
27/02/2005, 12:49
Nível do câmbio - usa uma chave de soquete (Catraca) de quadrado femea de 1/2" pra sacar o bujão e completa por ali , SAE 90 GL 4 ...
Diferencial - tira o bujão da tampa , quadrado macho , e completa , se faz muito tempo que vc não verifica o óleo do diferencial e já que ele vai ficar parado , é melhor tira a tampa e inspecionar , depois coloca a tamap e completa o óleo , SAE 90 GL 5 ...

[]s...

Thiago Serpa
02/03/2005, 22:47
Olá pessoal!! Dispobremô a Kombis!! :D
Bastou uma regulagem na embreagem (até agora não entendi como ela desregulou :? ) que fivou zero de novo!! O vazamento era aquele retentor atrás da flange que prende o cardan na T-case. O anterior foi colocado meio torto, comeu inteiro com as primeiras voltas... :shock: :cry:
Agora o PINGO tá na tapeçaria colocando capota (feita sob medida)... :P andar de novo, só daqui uns 15 dias :(

Edintruder
03/03/2005, 08:39
Se desregula com o desgaste do rolamento disco e platô. O conjunto a medida que vai sendo acionado vai ficando mais fino e o pedal vai ficando com o curso mais baixo.

Thiago Serpa
03/03/2005, 13:27
Mas isso ocorreu com pouco mais de 100 km rodados... acho que foi barbeiragem na hora de adpatar...

Edintruder
06/03/2005, 11:46
Então tem alguma coisa errada, pois isso deveria ocorrer em 15000 km e não em 100 Km. O que o mecânico que instalou a embreagem diz? Se a regulagem se desfizer e o parafuso se deslocar é uma coisa simples que até um pouco de tinta no parafuso resolve, mas se a cada regulagem o parafuso muda de posição, logo em seguida não haverá mas curso para regulagem indicando que existe algo grave no conjunto de embreagem. Desde o garfo de acionamento rachado até rolamento ou platô com defeito.

Thiago Serpa
06/03/2005, 11:55
Vou poder responder o estado do conjunto apenas na semana que vem... o jeep tá no estaleiro, fazendo capota, fica pronto só na outra semana... :(
Muito obrigado pela atenção, assim que puder respondo.

Thiago Serpa
11/04/2005, 21:46
Bom.. problema resolvido, era a regulagem da embreagem mesmo.. agora tem um novo... tá vazando óleo, os retentores da T-case são novos, o vazamento parece ser na caixa de cambio mesmo (c-10), o que devo verificar...? O meca falou que vai precisar descer a caixa :( pra ver... tem algo que possa ser observado antes disso td?

Mas o vazamento é grande gente... sem sacanagem... pinga bastante, o óleo baixou pra kct...

Alexandre Targino
06/10/2005, 10:29
Thiago Serpa, Thiago, venho tendo problema de vazamento no câmbio a um bom tempo, inclusive abri um tópico sobre isso onde estamos tentando encontrar uma solução :pensativo:
Segue abaixo meu relato no tópico: (seria bom vc acompanhar este topico) p/ ver se te ajuda em algo....só sei que o vazamento pelo câmbio já esta me tirando do sério! :evil:
Troquei o câmbio do CJ (Motor BF161) 3 marchas 1º seca, por um câmbio de 04 marchas o qual apresentou vazamento de óleo ...

Na base do visual tentei identificar o vazamento, na base da tentativa e do erro, troquei o feltro e o chicote do velocímetro (o vazamento aparentava ser nele).....só que nada resolvido o câmbio continuava vazando e MUITO , a ponto de SECAR a caixa......e tbem "enganchar" a 3º marcha...

Depois de várias tentativas de diminuir o vazamento e de várias latas de óleo e de várias "enganchadas" de marcha:roll: ...decidi levar num especialista em câmbio, que trocou algumas engrenagens, retentor, feltro e deichou o câmbio muito bom!!!

Só que depois de 6 meses o câmbio voltou a apresentar vazamento só que não na qtde anterior depois de 3 dias na garagem parado apresentou uma mancha no chão de mais ou menos 20 cm de diâmetro...

Diante do exposto e de diversas afirmações que já escutei de que: "não existe Jeep CJ que não vaze óleo", pergunto: ATÉ QUE PONTO É NORMAL O VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA? SE É QUE É NORMAL...COMO FAÇO PARA DIMNUIR O VAZAMENTO

Ronaldo B.
06/10/2005, 11:09
Diante do exposto e de diversas afirmações que já escutei de que: "não existe Jeep CJ que não vaze óleo", pergunto: ATÉ QUE PONTO É NORMAL O VAZAMENTO DE ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA? SE É QUE É NORMAL...COMO FAÇO PARA DIMNUIR O VAZAMENTO

Alexandre,

O que eu acho que não existe é mecânico competente, tá ficando quase impossível achar algum que presta ou que assuma a responsabilidade pelas merd@s que fazem, mas de cara o que eu posso te dizer é que se quem falou isso foi um mecânico, então já troca de mecânico, porque o problema tá aí e não no câmbio.

[]´s

Luciano de Castro
06/10/2005, 13:45
Thiago,
Estou usando esse câmbio, e também tive problema de regulagem de embreagem. Hoje estou achando ótimo :palmas:
Uso motor GM 151, capa seca de C20 adaptada p/ garfo do opala, câmbio de C10 3m, disco de S10 que fica perfeito no volante do opala. é essa a sua configuração?
Como já tem tempo que vc não toca mais no assunto, fico pensando se resolveu o problema ou se desistiu do jipe...
Dê notícias.
Lula

JeanCP
08/10/2013, 12:14
Thiago,
Estou usando esse câmbio, e também tive problema de regulagem de embreagem. Hoje estou achando ótimo :palmas:
Uso motor GM 151, capa seca de C20 adaptada p/ garfo do opala, câmbio de C10 3m, disco de S10 que fica perfeito no volante do opala. é essa a sua configuração?
Como já tem tempo que vc não toca mais no assunto, fico pensando se resolveu o problema ou se desistiu do jipe...
Dê notícias.
Lula

Lula, tenho esta mesma configuração no meu CJ, o disco que vocÊ trocou seria da S10 de qual ano?