PDA

Ver Versão Completa : Isolamento Termo Acustico



Afajoses
26/04/2010, 20:35
To vendo opções para colocar no assoalho do carro para melhorar tanto calor interno quanto diminuir ruidos, alguem conhece esse produto ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141364318-manta-liquida-impermeabilizante-galo-12kg-lancamento-_JM



:concordo::concordo::concordo::concordo:

Crasher
26/04/2010, 22:03
Falae afajoses, entao cara eu acredito que como isolamento acustico e imperbealizaçao vai funcionar agora como isolamento termico eu nao sei nao acho que pode melhorar alguma coisa na aplicaçao residencial agora automotiva nao sei nao em

se chegar a usar posta ai o resultado

Ricardo Passoni
26/04/2010, 23:08
Tem aquela manta asfaltica com revestimento metalico externo vai bem pra caramba , mas é meio chata para colar , tem que dar uma marteladas de leve , mas o resultado é bom , não esquenta dentro do carro , se vc colocar no tunel do Niva internamente ja vai sentir uma melhora.:concordo:
Abraços

Crasher
27/04/2010, 06:41
O calor no Niva voce pode resolver boa parte dele comprando um TERMALTAPE e enrolar o coletor de escape e uma parte do cano de escape, isso isola o calor e melhora o fluxo de saida dos gazes e a manta asfaltica com aluminio tem um problema o certo é aplicala com maçarico pois se els nao ficar bem colada no assoalho 100%, pode entrar umidade entre a manta e o assoalho e apodrecer com facilidade, pois a umidade fica entre ela e o assoalho eu sei pois o meu estava assim e quando comecei a raspar a manta antiga achei varios pontos de acumulo de umidade embaixo da manta e alguns pontos de ferrugem avançado

Abraço

CesarCowboy
27/04/2010, 08:06
Olá Camaradas!

Sobre o problema de aquecimento interno, troquei uma idéia com o Sr. Bacelar. Ele me indicou colocar por dentro do tunel uma "chapa" de alumínio.
Andei observando e já constatei que o Ford KA e o Renault Scenic possuem esta proteção. É uma lata bem fina.
Agora preciso fazer as devidas medições e procurar alguns veículos em desmanche rsrsrsrsrsr.

Abçs

César
Jundiai - SP

glausians
27/04/2010, 13:23
To vendo opções para colocar no assoalho do carro para melhorar tanto calor interno quanto diminuir ruidos, alguem conhece esse produto ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141364318-manta-liquida-impermeabilizante-galo-12kg-lancamento-_JM



Este produto ai parece fazer a mesma função que o famoso Bate Pedra, ou emborrachamento.
Apenas com uma diferença, o Bate pedra foi feito para metais, enquanto este ai é feito para concreto.
Portanto, são aplicações totalmente diferentes.

Posso dizer por experiencia própria que o Bate Pedra diminui muito o barulho, e age como isolante térmico, mas não é o que existe de melhor.
Há outras soluções que são melhores que esse bate pedra, uma por exemplo é a manta asfaltica (deve ser muito bem colocada, pois como nosso amigo Crasher falou, pode infiltrar agua e apodrecer o assoalho).

Só a titulo de curiosidade, existe dois tipos de emborrachamento para chapas metalicas, uma a base de agua, e outro a base de solventes (thinner). O mais indicado é o a base de solventes, pois o a base de gasolina não pode ser aplicado diretamente na chapa.

micross
27/04/2010, 18:14
Cara, meu Niva tava com o isolamento original, mas encharcado de água e cheirando mau.

Tirei tudo, removi a ferrugem e coloquei bate pedra, o resultado ficou muito bom. Não é aquelas coisas para isolamento térmico/acústico, mas é barato, facilita a limpeza do carro e evita acumulo de água e pó.

BACALHAU
27/04/2010, 18:19
Esse assunto é tão antigo quanto o primeiro NIVA que chegou na Repúblicas das Bananas, país tropical (des)governado por Ali-Lulá e seus 40 ministros.
Muitas soluções já foram discutidas e, ao que eu saiba, nenhum resultado satisfatório foi relatado.
Quem sabe se com a chegada de novos camaradas, novas idéias surjam.
Vale a pena dar uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1081&highlight=fornalha
Eu mesmo já andei dando :shock: meus pitacos mas, devido a falta de tempo (leia-se $$$) ainda não coloquei em prática. :parede:

A saber:

- Parede corta-fogo (lado do motor), tunel (lado do câmbio). Isolamento termo-acústico. Uma camada de cortiça emborrachada mais uma fina chapa de aço inox.
A cortiça, além de excelente isolante térmico também é adequada como barreira acústica. A lâmina inox servirá de proteção mecânica à cortiça e, por ser espelhada, refletirá a radiação térmica.
http://www.casadacortica.com.br/
http://www.corticeirapaulista.com.br/produtos.html
http://www.inoxmaia.com.br/chapas.htm
http://www.metalica.com.br/chapa-de-aco-inox (http://www.inoxmaia.com.br/chapas.htm)

- Escapamento. Isolamento térmico. Recoberto em toda a sua extensão, incluindo coletor de descarga, por termotape.
http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO
http://www.fotos-carros.com/acessorios/termotape-para-reter-calor-dos-gases.html
http://lista.mercadolivre.com.br/termotape

- Parede corta-fogo (lado do habitáculo), teto (entre a chapa e a forração), interior das portas e túnel (lado do habitáculo). Isolamento termo-acústico. Manta de espuma de polietileno com o lado aluminizado voltado em direção da fonte de calor (chapa)
http://www.joongbo.com.br/subcobertura.asp

- Laterais traseiras e porta-malas (interior). Isolamento termo-acústico. Espuma expansiva de poliuretano.
http://www.aphox.com.br/index.asp?centro=produto.asp&produto=523

- Assoalho (interior). Ainda não cheguei a uma conclusão. Pode se usada a manta de espuma de polietileno, porém, não tem resistência mecânica para resistir ao peso e à movimentação dos ocupantes do veículo, ainda que seja colocada debaixo dos tapetes. Será achatada e/ou rasgada.

NA MINHA OPINIÃO:

- O uso do feltro não é indicado porque se molhar vai acelerar a corrosão além de perfumar o interior do NIVA com a agradável fragrância de "cachorro peludo molhado nº 17", da Channil. :putz:
Antes que alguém diga que não vai fazer trilha e nem atravessar riachos, para molhar basta passar por ruas alagadas (fato cada vez mais comum nas nossas cidades) ou, durante uma chuva forte, infiltrar pela borracha do pára-brisas, portas, quebra-ventos e outros orifícios :shock: (coisas mais que comuns em nossos NIVAs).
Esse feltro, ainda que tenha um dos lados aluminizado, é perigoso se usado no compartimento do motor. Já li neste Fórum, relato de ter incendiado em uma trilha. (não lembro o tópico)

- A tal chapa de alumínio, mencionada pelo Cowboy, não resiste nem nos carrinhos que circulam pelo asfalto. Em um NIVA...
A idéia é interessante, uma vez que a função dela seria a de refletir a radiação térmica do escapamento, mas, basta uma pequena pancada, um leve amassado, provocado até pelo jato d'água durante a lavagem que, se não cair, vai ficar encostando no escapamento ou no assoalho e aí, com a trepidação, o NIVeiro irá achar o barulho "original" do NIVA uma canção de ninar, se comparado à zoada que a chapa vai fazer.

- Em relação à manta asfáltica, estou esperando alguém que a tenha colocado e tenha enfrentado calor com ela (carro parado por algumas horas em estacionamento descoberto com os vidros fechados sob o sol de verão no RJ serve :twisted:) diga que não ficou tudo melequento e fedendo a piche. :pipoca:

Flugêncio
27/04/2010, 20:05
- Em relação à manta asfáltica, estou esperando alguém que a tenha colocado e tenha enfrentado calor com ela (carro parado por algumas horas em estacionamento descoberto com os vidros fechados sob o sol de verão no RJ serve :twisted:) diga que não ficou tudo melequento e fedendo a piche. :pipoca:

Bacalhau,

Depois que o cabra fizer todo este trabalho de isolamento, o Niva será uma nave espacial :mrgreen:

Em relação a manta asfáltica, tinha no Niva Cangaceiro a Viapol sem alumínio. Era colocada ( não colada) no assoalho e túnel, com os tapetes de borracha e proteção por cima (túnel) , moldou-se direitinho no Niva.

O Niva ficava exposto ao sol diariamente por horas, e posso afirmar que nunca ficou melequento, e nem tinha cheiro de piche. :concordo:

BACALHAU
27/04/2010, 20:38
"Cumpade", você conhece o sol do sertão.
Tenho que minimizar a entrada de calor e poeira (você também sabe como são as carroçais na época da estiagem) e a saída da frescura. :shock:
Eu explico: o AC do "Pangaré" já está aguardando a instalação.

CesarCowboy
28/04/2010, 09:40
Realmente o Sr. tem razão. Pelo que vi, as "latas" isolantes dos outros veículos são bem fraquinhas (vagabundas mesmo:evil:).

Mas achei muito interessante o Termotape para o escapamento, ainda mais no meu caso que utilizo o motor AP e o escapamento passa bem próximo ao motor de arranque.

Abçs

Afajoses
28/04/2010, 11:36
Eu já estava certo de colocar a manta asfaltica, mas esse produto me pareceu mais facil de ser colocado e pelo que li de funcionamento bem parecido com a manta asfaltica, estou tentando descobrir o fabricante para obter maiores detalhes...

Bacalhau,

Descupe a ignorancia... :parede: mas onde e como vc pretende usar aquela Espuma expansiva de poliuretano, achei interessante mas não consegui visualizar seu uso:shock:


:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

BACALHAU
28/04/2010, 14:59
... mas onde e como vc pretende usar aquela Espuma expansiva de poliuretano, achei interessante mas não consegui visualizar seu uso:shock:


:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:


Meu caro, você já retirou a forração das laterais traseiras e tampa do porta-malas, p.ex.?
Ali existe um vão cheio de, no mínimo, poeira (terceira imagem, abaixo). Funciona também como caixa de ressonância, amplificando os ruídos que vêm da parte inferior do carro (escapamento, atrito das rodas no chão, ...).
Ao preencher esse espaço com a tal expuma, pretendo minimizar esses sons além de formar um barreira térmica.
Outro lugar que pode ser preechido com essa espuma é aquele vão que fica atrás das caixas das rodas dianteiras.
Mais um ponto importante que merece atenção é aquele vão que existe abaixo do pára-brisas, dentro do compartimento do motor, acima da parede corta-fogo. O calor do cofre do motor é conduzido para as bases das colunas laterais do pára-brisas e daí para dentro do carro. (primeira e segunda imagem, abaixo)

micross
28/04/2010, 16:27
Bacalhau, gostei da idéia da espuma nesses espaços ocos da carroceria, acredito que vai reduzir bem o barulho e o peso é insignificante, além de ser anti-chama.

Eu já tinha pensado em por uma espuma ali, mas fiquei com receio de acumular muita poeira.


Fico no aguardo dos resultados.

cesar_am
28/04/2010, 17:21
O melhor isolamento térmico esta na figura abaixo...:mrgreen:

Ainda bem que aqui no sul, devido ao clima mais ameno durante o ano, este problema não é tão relevante em nossos Nivas..:dance:

Isolamento acústico...:pensativo:.. pra que...:discordo:...assim não iremos escutar quando algo se quebrar ...:mrgreen:

Afajoses
28/04/2010, 18:26
Meu caro, você já retirou a forração das laterais traseiras e tampa do porta-malas, p.ex.?
Ali existe um vão cheio de, no mínimo, poeira (terceira imagem, abaixo). Funciona também como caixa de ressonância, amplificando os ruídos que vêm da parte inferior do carro (escapamento, atrito das rodas no chão, ...).
Ao preencher esse espaço com a tal expuma, pretendo minimizar esses sons além de formar um barreira térmica.
Outro lugar que pode ser preechido com essa espuma é aquele vão que fica atrás das caixas das rodas dianteiras.
Mais um ponto importante que merece atenção é aquele vão que existe abaixo do pára-brisas, dentro do compartimento do motor, acima da parede corta-fogo. O calor do cofre do motor é conduzido para as bases das colunas laterais do pára-brisas e daí para dentro do carro. (primeira e segunda imagem, abaixo)


Agora eu "intindi".... :palmas:

agora é ter uma ideia de quantas latas vai gastar pra começar a juntar o din din...:shock:


:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Afajoses
28/04/2010, 18:36
Achei o Site do fabricante :

www.mset.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.mset.com.br)

e um manual

BACALHAU
28/04/2010, 18:39
Segundo o fabricante, a lata Espuma Expansiva 500 tem o rendimento de até 30 litros de espuma curada e a 750, 42 litros.

Aconselho a consultar outros fabricantes. Pode haver uma variação de quantidade/preço.

Peter
28/04/2010, 19:06
Senhores não quero demove-los da ideia de colocar espuma de poliuretano nos vãos livres,pois eu particularmente tambem acho uma soluçao razoavel,tanto que ja havia sido aplicada nos antigos SP-2.

Eu tive um SP-2 e o reformei todinho como estou fazendo com o meu Niva.

Esse SP-2 tinha pontos de ferrugem no vinco dos paralamas traseiros.Fui fuçar por dentro e o que encontrei....espuma de poliuretano.

Raspei toda a espuma,e por baixo dela encontrei o foco de ferrugem na parte interna do paralama.Não me perguntem como se criou este foco,mas provavelmente por condensação de umidade que a espuma não deixava sair.

Desisti de colocar no Niva,além do problema citado nao veremos mais o que esta acontecendo por baixo da espuma de poliuretano.

Vi a minha patroa enchendo uns bonecos que ela faz com uma espuma,fibra de poliester.Dei uma verificada e preenchi os vãos com esta.
Resultados ainda desconhecidos no meu Niva pois ainda esta parado.

Detalhes do produto http://www.feltrossantafe.com.br/index.asp?Fuseaction=Produtos&ParentID=59&Menu=25&SubM=83&ProductID=91

Crasher
28/04/2010, 19:28
Meu caro, você já retirou a forração das laterais traseiras e tampa do porta-malas, p.ex.?
Ali existe um vão cheio de, no mínimo, poeira (terceira imagem, abaixo). Funciona também como caixa de ressonância, amplificando os ruídos que vêm da parte inferior do carro (escapamento, atrito das rodas no chão, ...).
Ao preencher esse espaço com a tal expuma, pretendo minimizar esses sons além de formar um barreira térmica.
Outro lugar que pode ser preechido com essa espuma é aquele vão que fica atrás das caixas das rodas dianteiras.
Mais um ponto importante que merece atenção é aquele vão que existe abaixo do pára-brisas, dentro do compartimento do motor, acima da parede corta-fogo. O calor do cofre do motor é conduzido para as bases das colunas laterais do pára-brisas e daí para dentro do carro. (primeira e segunda imagem, abaixo)

Fala grande bacalhau, entao referente a essa espuma acho furada viu, porque no meu niva tinha e foi isso que causou os podres pois ela absorve a agua igual a uma esponja mesmo e fica umida , quando comecei a tirar a ëspuma espansiva" ela estava fedendo a podre e totalmente umida e olha que o niva uqe comprei estava a 6 meses parado. voce ja fez esse teste de retençao de umidade?

Abraço!!!!!:lol:

BACALHAU
28/04/2010, 20:14
Concordo com vocês, Peter e Ricardo.
Colocar essa espuma em uma estrutura comprometida com furos e ferrugem, é dar um tiro no pé.
Mas, se a lataria estiver íntegra, tratada e protegida, não houver furos que possibilitem a entrada de umidade, não tem problema.
Mesmo sem espuma, se houver entrada de água nesses locais de difícil acesso e sem ventilação, vai apodrecer da mesma forma.
O Pangaré vai estar com esses locais "vedados" de forma que não entre água nem por baixo e nem por cima, além disso, antes dessa espuma a lataria nesses vãos e o assoalho serão emborrachados.
Peter, o que acontece, utilizando essa fibra de poliéster, se ela molhar? Não vai ficar úmida e fedendo a podre? É auto-extinguível?
Para evitar a absorção de umidade, nos carros com a chapa comprometida, podem ser utilizados sacos plásticos (sacos de lixo são bons para isso) que seriam colocados vazios nos vãos e depois cheios (inflados) com a espuma. Eles se amoldam ao espaço vazio e mantêm a espuma isolada da umidade.

BACALHAU
28/04/2010, 20:46
Mais informações.

Do link http://www.advancequimica.com.br/detalhes.php?id=54&departamento=11&subdepartamento=4, destaco:

"Na Indústria Automotiva e Náutica pode ser utilizada para preenchimento e vedação das cavidades de divisórias e paredes, reparos de baús de alumínio, painéis e suporte de instrumentos e para tunning."

Maiores detalhes nos anexos abaixo.

Tchê 4x4
28/04/2010, 20:54
Na minha Rural depois de muito pesquisar eu coloquei a manta asfaltica por dentro, na parede corta fogo e assoalho da frente. O serviço é meio chato de fazer, primeiramente tem que limpar bem a area, tirar os moldes e depois aplicar com maçarico. Depois de tudo bem fixado pintei a manta da cor original da camionete e o acabamento ficou melhor que o esperado.

No meu caso o resultado foi muito bom, pois além de diminuir 90% o calor causado pelo motor e caixa do Nissan que são de aluminio tbm diminuiu consideravelmente o barulho. O serviço foi feito a + ou - 2 anos e até agora nenhum vestígio de soltar.

Logo vou fazer funiliaria e pretendo colocar a espuma de poliuretano por dentro dos forros, nos paralamas e cantos traseiros, fechando de vez qualquer buraquinho...

BACALHAU
28/04/2010, 21:05
Valeu, Tchê.
Estou pensando em usar essa manta asfática no assoalho, após a proteção anticorrosiva e um emborrachamento. Quem sabe na parede corta-fogo também.
Você a usou no cofre do motor ou do lado interno?
Meu único receio, a despeito do depoimento do "cumpade" Flugêncio, é o comportamento da mesma sob o calor intenso, aqui no sertão. Será que não vai ficar "melequenta"?

Tchê 4x4
28/04/2010, 21:18
Valeu, Tchê.
Estou pensando em usar essa manta asfática no assoalho, após a proteção anticorrosiva e um emborrachamento. Quem sabe na parede corta-fogo também.
Você a usou no cofre do motor ou do lado interno?
Meu único receio, a despeito do depoimento do "cumpade" Flugêncio, é o comportamento da mesma sob o calor intenso, aqui no sertão. Será que não vai ficar "melequenta"?

Bacalhau, como disse eu usei na parte interna, por dentro da cabine, na parede corta-fogo e no assoalho dianteiro.

Quanto a descolar, se for bem aplicada acredito que não solte não, pois já peguei muito calorão, tanto na cidade como em passeios por praias, com sol direto e quase 40 graus e não "melecou" nada. Acredito que seja tbm em função de ter pintado a mesma após aplicado, sei lá...

Peter
28/04/2010, 21:23
Bacalhau,quanto as suas perguntas fico lhe devendo uma resposta,pois foi colocada agora e so o tempo dira.

Crasher
02/05/2010, 19:21
Entao estou exatamente nesta fase de reforma do Gambazao, e tenho muitas duvidas, uso ou nao espuma que espande ou nao?, o carro esta sem entrada alguma de agua para dentro pois todas as chapas trocadas foi tratada e passado anti ruido na parte interna das chapas tudo feito do geito certo e vedado, e acho que vou colocar manta com aluminio no carro todo por dentro. sera? parado e com duvidas!

Abraço

BACALHAU
02/05/2010, 22:24
Ricardo, se "o carro esta sem entrada alguma de agua para dentro pois todas as chapas trocadas foi tratada e passado anti ruido na parte interna das chapas tudo feito do geito certo e vedado", qual é a dúvida em usar a espuma espansiva?
Se você leu os links que postei acima, viu que essa espuma é usada na industria automotiva.
Após "encher" os vãos mencionados, você pode ainda colar um plástico na parte interna da lataria, antes de colocar a forração interna, de modo semelhante ao que é usado entre a forração das portas e o vão onde fica o mecanismo de elevação dos vidros.

BACALHAU
02/05/2010, 23:42
Pessoall, como tem a ver com a tentativa de diminuir a temperatura do NIVA, neste caso, no cofre do motor, pergunto: Allguém sabe identificar os itens em destaque nas fotor abaixo?
De que veículos são originários, onde encontrar, ...
Na minha opinião, acho que deveriam ter sido colocados mais para trás (mais próximo ao pára-brisas), a fim de ter uma eficiência maior na exaustão do calor do cofre do motor.
Desde já, agradeço as respostas.

Caramba, o Fórum não está aceitando o upload das imagens. :parede:

BACALHAU
02/05/2010, 23:48
Agora foi. :mrgreen: :dance:

Crasher
03/05/2010, 06:53
a da primeira foto me parece a saida de ar do kadet só que invertida , o lado direito no esquerdo e vice e versa,? do segundo eu nao sei nao, no meu esta colocado aquele dos caminhoes volvo, pra mim fica certinho.

Abraço

Crasher
03/05/2010, 07:15
entao bacalhau meu medo é num futuro entende, retirar estas espumas mas vou fazer a aplicaçao com saco plastico como citado , assim fica melhor e num futuro nao molha a espuma.

vou comprar hj a espuma e posto as fotos depois do serviço

abraço

Crasher
03/05/2010, 13:18
entao galera,
Eu comprei um Anti ruido de uma lata amarela (ANDESIL) e achei uma otima opçao para um tratamento anti ruido das chapas internas, ele é feito com base asfaltica só que tem uma secagem apos 24 hrs e endurece, ja tinha utilizado o mesmo por dentro das chapas que foram trocadas no Gambazao e agora decidi utilizar uma camada em todo o assoalho e laterais ele é muito mais grosso que o bate pedra tendo que ser aplicado com pincel ou mesmo com a utilizaçao de espatula, tem uma aderencia muito grande a chapa e apos sua secagem fica bem duro e nao tem problema de melecar no sol, pois ele tem uma secagem muito boa, utilizei tambem na parte de de bairo das caixas de ar e na parte de baixo do asoalho do portamalas, me pareceu uma boa opçao.
Alguem ja utilizou esse produto? e o melhor de tudo custa 6,50r$ a lata ( uma lata eu consegui fazer todo o assoalho do portamalas como tambem toda parte interna trazeira(cantos).

abraços

BACALHAU
03/05/2010, 14:38
Ricardo, o nome é esse mesmo, ANDESIL?
Pesquisei na internet e não achei nada.
Qual é o fabricante (site)?
Tem como colocar umas fotos da lata e do produto?

Crasher
03/05/2010, 17:40
entao bacalhau, o funileiro chamou de andecil ou andesil, a lata é amarela e nao esta escrito nome do produto apenas ANTI-RUIDO, olha eu gostei tanto do produto que vou aplicar na parte de baixo do assoalho de ponta a ponta, fica um pouco grossa mais realmente só de bater o dedo voce ja percebe a diferença do som da onde nao tem o produto, ele é utilizado para fazer vedaçoes tambem, amanha eu bato uma foto da lata e posto !

Abraço

Crasher
03/05/2010, 17:45
http://www.luarrepresentacoes.com.br/produto.php?cod_produto=351473


essa é a da 3m , deve ser muito mais caro a que eu estou usando é 6.50 a lata
vou bater uma foto pra voce amanha

Abraço

BACALHAU
03/05/2010, 18:47
Ahhhhhh...
Agora sim.
Antes você não tinha falado que o nome havia sido "dito" pelo funileiro.
Não usei o "dicionário de ingreis" correto. :twisted:

Under seal (também undersil) ou, em uma tradução aproximada, base selante.
"Underseal" é marca registrada da 3M e, de um modo semelhante à lã de aço "Bom Bril", virou sinônimo de produtos semelhantes.

Existem várias marcas (e vários preços) para esse produto, além, é claro, da qualidade que varia de um para outro.
Existem também dois tipos quanto ao diluente. Um tipo dilue-se com água, outro tipo com solvente (geralmente usam gasolina). Seu uso já é consagrado na proteção de assoalhos de carros.
Eu já pretendo usar este produto: http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaAdesivos/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14C7_nid=W86229X455beL NR1671H9Rgl (http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaAdesivos/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14C7_nid=W86229X455beL NR1671H9Rgl)em todo o assoalho (interno e externo), além das caixas de ar, cofre do motor e pára-lamas.
Outros produtos de qualidade para trabalhos automotivos podem ser vistos em http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/3MnaOficina/

Para esta marca (3M), a qualidade vale cada centavo pago a mais. Depois do investimento e trabalho que tive até agora, compensa investir em qualidade.

Crasher
03/05/2010, 19:02
pior que o funileiro escreveu em um papel "andesil" e o fulano da loja me deu uma lata amarela 6.50R$ a lata de 1kg, rsrs. isso é a mão de obra especializada, então Bacalhau pra mim era novidade, e gostei do produto, você ja teve alguma experiencia com o mesmo??

[]"

BACALHAU
03/05/2010, 20:38
Ricardo, usei uma vez em uma Quantum.
Não é assim à "prova de bala", não. Um pedra ou outra pancada, tira o material no ponto de impacto.
Outra coisa que você deve ter em mente é que esse produto não protege da ferrugem. Ou seja, nada de passar na chapa "nua". O correto deve ser: Wash Primer ou outro fosfatizante, Fundo PU ou Nitro, Bate Pedra e por último tinta (se quiser).

Agora, acabei de lembrar de uma experiência interessante eu fiz há cerca de um ano com este produto: http://brascola.com.br/produtos-detalhes.php?id=659
Um cara usou para passar em uma D20 (não vi a aplicação) e o que sobrou ficou na lata e endureceu um pouco, ficando uma pasta grossa. Esse produto só pode ser diluído com um solvente apropriado (Cossolvente B-21), seja lá que diabo for isso. Eu tentei diluir uma pequena quantidade com gasolina e também com solvente. O resultado foi que o produto desagregou, ficando uma espécie de pó no fundo. Tem que usar o solvente indicado pelo fabricante, principalmente se quiser aplicar com pistola, o que, segundo a minha opinião, é o mais indicado, tanto para um melhor acabamento quanto para uma melhor penetração :shock: em pontos de difícil acesso.
Então, continuando a experiência, peguei uma espátula e passei o produto em uma chapa de 1/4" que estava em um canto. O troço gruda melhor que chiclete no alfalto quente em sola de sapato :evil:.
Devido a estar bastante viscoso ficou uma camada grossa.
Depois que secou fui ver se saía fácil. :parede: :parede: :parede:
Só consegui algum resultado com uma esmerilhadeira e, mesmo assim, se precisasse limpar totalmente a chapa (um quadrado de 20X20 cm), estaria ferrado.
Em todo os casos, é aconselhável um contato com o fabricante explicando a necessidade. Com certeza haverá uma indicação de qual produto é o mais adequado e qual a melhor forma de aplicação. A indústria evolui constantemente e novos e melhores produtos são lançados, mas, a maioria dos "profissionais" não se atualiza e continuam usando os mesmos produtos de 30 ou 50 anos. Se você perguntar se o cara conhece "Brascoved W-238" ou ele vai dizer que não ou então vai dizer que o produto que ele usa é melhor, pelo simples fato de poder lavar o pincel em água, sem ter que ir à loja para comprar o solvente. Pura preguiça.

Crasher
03/05/2010, 20:48
entao esse underseal da 3m esta escrito anti corrosivo, no meu caso todas as partes utilizado o anti ruido antes foi passado PCF um fosfatizante que depois de seco serve como fundo, espero que nao me arrependa depois pois agora do tanque de combustivel para traz ja esta aplicado por cima do pcf


vamos ver no que da .

abraço

cesar_am
04/05/2010, 11:30
Colaborando...:concordo:
3M

Underseal – Revestimento Anti-ruído


Propriedades:
• É um composto asfáltico.
• Diminui o efeito da trepidação, sela e fixa porcas e parafusos, evita a
ferrugem e ruídos produzidos pela vibração das chapas da carroceria.
• Promove uma proteção contra corrosão e abrasão.
• Possui características anti-térmica e anti-acústica.
• Indicado para aplicação à pincel, podendo ser diluído para uma
aplicação à pistola.
• Não escorre quando aplicado à superfícies verticais.
• Forma um filme contínuo resistente à água.


Dados Técnicos:
Cor : preta.
Base : asfalto.
Consistência : pasta macia.
Sólidos : 78% mínimo.
Solvente : nafta.
Peso Específico : 1,25 a 1,35 g/cm3.
Secagem ao toque: 40 minutos.
Secagem total : 24 horas.
Rendimento : 7,5 m2 / litro (para uma camada de 1 mm de espessura)
Embalagem : lata com 1kg
lata com 4 kg


Aplicações:
• É indicado para ser aplicado em partes internas de automóveis, ônibus,
caminhões, traillers e outros equipamentos de transporte, tais como
pára-lamas, porta-malas, portas, chassis, assoalhos, caixa de roda, etc.
• Pode ser aplicado em revestimentos de estruturas de aço de baixa liga,
paredes externas dos dutos de sistemas de ventilação e ar
condicionado, paredes internas e tetos de construções metálicas préfabricadas.


Instruções de
Uso:
1. Proteja as partes onde não será aplicado o produto.
2. Sobre a superfície isenta de qualquer material contaminante, aplique o
produto com auxílio de um pincel ou uma espátula.
3. Para pulverização o produto pode ser diluído com nafta ou gasolina e
aplicado com pistola de pressão entre 50 e 70 psi, distante da
superfície entre 20 e 30cm.
4. NÃO FAÇA A DILUIÇÃO COM THINNER. Uma espessura de
2mm promove uma proteção satisfatória


Cuidados:
• As superfícies devem estar limpas e secas, isentas de óleos, graxas,
poeira e umidade.
• Como o solvente deste produto é volátil e inflamável, o produtuo deve
ser aplicado e armazenado em áreas bem ventiladas e isentas de fontes
de calor e ignição.
• Após aplicação limpe os equipamentos com nafta ou gasolina.
• Recomenda-se lixar as superfícies para uma melhor adesão.
• Partes móveis não devem ser revestidas.
• Não se recomenda aplicação de tintas automotivas sobre o produto.
Caso seja necessáiro a aplicação de tintas automotivas sobre o produto
utilize o Revestimento Protetro Texturizado (RPT) ou
Emborrachamento Automotivo 3M.
• Não deve ser aplicado em superfícies que ficarão submersas ou
superfícies onde possa ocorrer estanqueidade de água por longos
períodos.


Armazenamento:
• Este produto deve ser armazenado em sua embalagem original,
hermeticamente fechado, em locais secos e frescos, a uma temperatura
entre 15ºC e 25ºC.
• Nas condições acima a validade do produto será de 1 ano.


Nota:

Este boletim técnico poderá ser alterado sem aviso prévio.


Para maiores informações, favor entrar em contato com o Serviço Técnico de Autos.




Mercados da Reparação Automotiva

3M do Brasil Ltda.

Fone: (19) 3838 7000
Via Anhanguera, Km. 110
Cx. Postal: 123 Campinas SP
CEP: 13001-970
LINHA ABERTA
Fone: 0800 13 2333
Informações
Consulte o Serviço Técnico de Autos
Fone: 0800 013 23 33
Fax: (19) 3838 7686

Crasher
04/05/2010, 15:46
Depois que descobri que o produto tinha tambem da 3m resolvi comprar uma lata da 3m para poder ver a diferença do paralelo que eu tinha comprado, olha a cara é igual, o cheiro é igual, a forma de aplicar é igual e por incrivel que pareça a secagem é igual, entao acho que vou voltar para o de 6.50R$ pois pagar 32R$ em uma lata de 900gramas somente se fosse bem melhor o 3m, fiz um teste hj cedo apliquei em uma chapa de 30 cm x 15cm metade de 3m e a outra metade do generico (meltech) agora vou deixar 24hrs e amanha falo oresultado e a diferença entre os dois, tanto na remoçao quanto no acabamento e tambem na secagem

abraços

BACALHAU
04/05/2010, 20:39
Em resposta a consulta feita por e-mail à 3M do Brasil a repeito das nossas necessidades de proteção do NIVAs, recebi a seguinte resposta:

"Prezado Sr. G. Morhua, bom dia!

Agradecemos a preferência pela 3M do Brasil.
Atualmente, comercializamos o Vedador de Carroceria e o R.P.T.
(Revestimento Protetor Texturizado) que são utilizados para as seguintes aplicações:
Vedador de Carroceria: é indicado para a vedação e calafetação de fendas em chapas metálicas e de dobras de juntas rebitadas, soldadas ou parafusadas, nas mais diversas áreas de carroceria, tais como porta-malas e assoalhos, compartimento do motor, caixas de rodas etc.
R.P.T. (Revestimento Protetor Texturizado) que é indicado para aplicação em partes internas e externas de automóveis, ônibus, caminhões, traillers e outros equipamentos de transporte, sujeitas à batidas de pedra e constante impregnação de graxa e resíduos de asfalto, tais como, partes internas e externas dos páralamas, saias dianteiras e traseiras, caixas de ar e laterais inferiores do veículo. Segue os dados tecnicos dos produtos para seu conhecimento e análise."

micross
04/05/2010, 21:52
Muito interessante esse RPT, alguém já tem idéia do preço?

será que tem uma boa eficiência contra ruídos e temperatura?

Afajoses
04/05/2010, 22:43
Depois que descobri que o produto tinha tambem da 3m resolvi comprar uma lata da 3m para poder ver a diferença do paralelo que eu tinha comprado, olha a cara é igual, o cheiro é igual, a forma de aplicar é igual e por incrivel que pareça a secagem é igual, entao acho que vou voltar para o de 6.50R$ pois pagar 32R$ em uma lata de 900gramas somente se fosse bem melhor o 3m, fiz um teste hj cedo apliquei em uma chapa de 30 cm x 15cm metade de 3m e a outra metade do generico (meltech) agora vou deixar 24hrs e amanha falo oresultado e a diferença entre os dois, tanto na remoçao quanto no acabamento e tambem na secagem

abraços


Vou ficar no aguardo...

:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Crasher
05/05/2010, 21:30
Bom retomando o teste hoje fui tirar os produtos e para falar a verdade o produto generico estava mais duro do que o 3m, a resistencia a retirada foi a mesma mesmo raspando com uma espatula fica bem dificil e nao sai tudo, na minha opinião os dois estao aprovadissimos, ja comecei o revestimento da parte interna dos paralamas trazeiros e interno das caixas de roda trazeira dai ja aproveitei e passei nas travessas internas onde fica preso o canister e a lateral de acabamento para evitar o barulho das laterais, antes de aplicar eu raspei o revestimento antigo que tinha, boa parte era original ainda, limpei todo o residuo que ficou grudado, usei gasolina para o serviso , sobre a manta asfaltica é bem melhor que o tiner, depois apliquei P.C.F em todo interior nao pintado, assoalho todo e parte da parede corta fogo, depois com um pincel e uma espatula plastica(aquelas de aplicar massa plastica) pois assim o acabamento da massa anti-ruido fica bem melhor, e o pincel para passar nas junçoes das chapas


espero ter ajudado com minha esperiencia, agora o resultado só o tempo vai revelar, agora estou em duvida no que utilizar no teto, sera que utilizo a mesma massa??


abraço

Afajoses
06/05/2010, 17:19
Crasher,

Então vc passou o under seal e depois colocou a manta asfaltica, foi isso ?

Crasher
06/05/2010, 18:46
ainda nao apliquei a manta e acho que nao vai ser necessario, eu raspei todo o revestimento antigo e deixei na chapa, depois eu apliquei o P.C.F um fosfatizante muito bom, depois de secar o pcf, estou aplicando o "underseal" ou como o funileiro falou "andesil" e ja comprei mais uma lata do paralelo hj pois nao achei diferença nenhuma somente o valor.

Abraço

BACALHAU
07/05/2010, 21:25
Meu amigo, por um acaso você não tem uma maquininha digital (pode ser daquelas pebinhas) ou um celular com câmera para tirar umas fotinhas? :mrgreen:
Gostaria de ver a "lambança" que você está fazendo. :roll:

fsoaresi
08/05/2010, 01:07
Vamos ver se entendi, uma opção boa seria:
TERMALTAPE e enrolar o coletor de escape e uma parte do cano de escape;
Bate pedra por baixo do assoalho;
Manta (adesivada de 1mm ou a fogo de 3mm?) por dentro - isolante térmico e acústico;

Pode ser?

Alguém sabe estimar quanto sairia isto? Estou na fase final de lanternagem e início de pintura, o momento certo. Se não tiver grana, qual a prioridade?

Abs

Crasher
08/05/2010, 11:10
na minha opniao o pricipal ja que esta terminando a reforma é se preucupar com a vedaçao e isolamento da carcaça antes de aplicar o bate pedra por baixo do carro, lave o carro por baixo xom algum tipo de desengraxante para pode ter uma fixaçao boa do produto, aplique massa anti ruido em junçoes de chapas na parte de baixo antes de aplicar camadas de bate pedra. assim vedara alguma possivel entrada de agua entre as chapas , aplique algumas maos de bate pedra por toda parte de baixo do nivao, depois uma camada de pouco mais de 1mm de massa anti ruido, ou underseal 3m ou melflex anti ruido (as duas testadas) apos isso eu vou dar uma mao de bate pedra na parte de dentro tambem e depois pintar tudo da cor do carro, o thermo tape cuidado pois existem varias marcas no mercado e tbm varias espessuras, na loja Crestana & Crestana , nao fazendo marketing mas costumava comprar peças para meus carro de arrancada lá, eles tem uma otima fita (use luvas pois o material causa coceira e irritaçao).

se nao parar pelo menos 50% do calor, (ai poe fogo)

a massa anti ruido galao custa em media 22 reais da melflex
ou 900gr por 6.50 reais

o bate pedra comprei maxxiruber 16.50reais 900gr

acho o menor investimento na lanternagem

abraço

fsoaresi
15/05/2010, 01:49
A propriedade do undersil é similar ao batepedra?
Se for, pq usar os dois?

christian govastki
18/05/2010, 14:07
Prezados, aproveitando um carnaval, arranquei todo e qualquer material na parte interna (massa anti-ruido, neutrol, aquela manta de sisal e muita sujeira), raspei até chegar na chapa, passei PFC em tudo (duas ou três vezes), depois dilui bem a massa anti-ruido da Maxi Rubber e passei umas dez camadas (bem ralas até ela formar uma camada de mais ou menos 5 mm) depois pintei tudo com na cor original do meu Niva (no caso azul). Diminuiu barbaridade o ruído e o calor. O PFC é com certeza o melhor produto do mercado, muito superior aos outros, é caro mais resolve. Eu tentei passar a massa com espátula mas ficou uma caca... diluida funciona melhor e fica bem lisa, o que facilita na hora de limpar o carro. PS. Cuidado com os tampões de borracha, se passar por cima depois não sai e se deixar os buracos abertos depois o tampão não encaixa.

glausians
18/05/2010, 23:50
Olá pessoal. Como também estou reformando meu niva, e no momento estou refazendo o assoalho, digo que não utilizo mais esses produtos conversores de ferrugem em primer, pois estes apenas agem sobre a ferrugem, e não em outros pontos.
Eu vi isso acontecer em meu niva, passei no assoalho inteiro um desses produtos, que não lembro a marca, e depois passei underseal por cima.
Quando raspei tudo, tava la a ferrugem novamente...:parede: :parede: :parede:
Agora estou usando apenas o washprimer, que funciona que é uma maravilha.
Passo o washprimer na lata, mesmo em cima de ferrugem, pois ele é um fundo fosfatizante que auxilia na aderencia de tinta, e depois aplico o underseal...
Já fiz testes com os dois produtos, e realmente aconselho a usar o washprimer...

fsoaresi
19/05/2010, 01:22
Falei com 2 lanterneiros e basicamente disseram o mesmo: que o Undersil é um produto ultrapassado, enquanto o bate-pedra é mais (caro) eficiente. Confere?
Vou usar dentro e fora do meu NIVA.
Abs

glausians
19/05/2010, 07:56
Falei com 2 lanterneiros e basicamente disseram o mesmo: que o Undersil é um produto ultrapassado, enquanto o bate-pedra é mais (caro) eficiente. Confere?
Abs

Existem dois produtos no mercado para essa finalidade, um deles é o Bate-pedra, ou batida de pedra (nome depende da marca), e a massa anti-ruído (famoso underseal).
A base de funcionamento deles é a mesma, proteção contra batidas de pedra, isolamento acustico, e tbm térmico.
A diferença entre eles é o solvente.
O bate-pedra utiliza como solvente a agua, enquanto a massa anti-ruído utiliza como solvete a gasolina, ou thinner.
O bate-pedra vc pode pintar por cima sem ocorrer mudança na cor, enquanto o anti-ruído alterará a cor, ainda mais se for uma cor clara.
O acabamento do bate-pedra é muito melhor, e sua aplicação muito mais facil, enquanto o anti-ruído é um pouco mais dificil de aplicar e tbm deixa um acabamento mais feio.
Talvez por isso os latoeiros achem o anti-ruído ultrapassado...

Eu particularmente prefiro o anti-ruído, ainda mais que quando utilizo ele, aplico com uma pistola especial para aplicação de massa anti-ruído.
O acabamento fica excelente, texturizado.

christian govastki
19/05/2010, 11:12
Glausians... Eu usei um outro destes conversores, acho que da Mactra, na geladeira aqui de casa e não funcionou, formou um tipo de gel por cima, uma caca... O PCF (este é o nome correto) é da Quimatic, este funciona sim, tanto que em alguns pontos onde a pintura estava "lascada" eu passei o PCF e não pintei, e continuaram depois de um bom tempo (mais de um ano) exatamente do mesmo jeito, ou seja, a ferrugem foi convertida em uma camada preta e não progrediu. Mas (tem sempre um mas), nos lugares onde haviam ataques maiores eu retirei todo o excesso de ferrugem de forma que a chapa ficasse o mínimo possível oxidada, para o produto funcionar melhor. Sinceramente, não acreditei naquela conversa de que não precisava de preparação nenhuma.

BACALHAU
19/05/2010, 12:13
PCF é apenas uma marca para o "Primer Convertedor de Ferrugem".
Existem outros nomes para o mesmo produto.
O que ele faz é transformar o óxido de ferro (ferrugem) em sulfato ferroso. Este é inerte e forma uma camada que não deixa a ferrugem progredir.
Por ser diluível em água, não adianta passar apenas este produto. Tem que proteger a chapa (tinta, verniz, ...) de forma que esta não tenha contato com o oxigênio (oxidante). Se o local tratado com o "convertedor de ferrugem" for molhado ou tenha a camada de sulfato ferroso removida ou arranhada por água ou abrasão, a ferrugem volta.
Se a camada de ferrugem for espessa o ideal é passar uma escova de aço para retirar apenas as partes soltas. Tem muita gente que lixa até deixar a superfície da chapa totalmente limpa. Isto está errado. O "convertedor de ferrugem " age em cima da ferrugem e não do ferro. Ele não serve para proteger a chapa limpa.

Pergunta do dia valendo um chiclete semi-novo: O que vai acontecer se aplicar em cima da camada de ferrugem convertida em sulfato ferroso um produto que usa água como solvente?

Dinola
19/05/2010, 14:10
PCF é apenas uma marca para o "Primer Convertedor de Ferrugem".
Existem outros nomes para o mesmo produto.
O que ele faz é transformar o óxido de ferro (ferrugem) em sulfato ferroso. Este é inerte e forma uma camada que não deixa a ferrugem progredir.
Por ser diluível em água, não adianta passar apenas este produto. Tem que proteger a chapa (tinta, verniz, ...) de forma que esta não tenha contato com o oxigênio (oxidante). Se o local tratado com o "convertedor de ferrugem" for molhado ou tenha a camada de sulfato ferroso removida ou arranhada por água ou abrasão, a ferrugem volta.
Se a camada de ferrugem for espessa o ideal é passar uma escova de aço para retirar apenas as partes soltas. Tem muita gente que lixa até deixar a superfície da chapa totalmente limpa. Isto está errado. O "convertedor de ferrugem " age em cima da ferrugem e não do ferro. Ele não serve para proteger a chapa limpa.

Pergunta do dia valendo um chiclete semi-novo: O que vai acontecer se aplicar em cima da camada de ferrugem convertida em sulfato ferroso um produto que usa água como solvente?


Não participo de aulas de química há uns 28 anos. Mas acho que desta mistura deve nascer um chupacabras ! :shock:

cesar_am
19/05/2010, 16:20
......Pergunta do dia valendo um chiclete semi-novo: O que vai acontecer se aplicar em cima da camada de ferrugem convertida em sulfato ferroso um produto que usa água como solvente?



Realmente a química esta presente em nosso dia a dia ...

Vamos começar pelo começo....

Ferrugem :

Na formação da ferrugem ocorre a oxidação do ferro(presente...e bastante..em nossos NIVAS) e a redução do oxigênio (presente no ar que respiramos e tb na água).

Então surge a equação da formação da ferrugem :

2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (óxido de ferro)

PCF :

Pelo que entendi , este produto, faria uma espécie de decapagem, visando a remoção da ferrugem, através da formação de um sal, o sulfato ferroso.

Neste caso ele deve promover, quando aplicado sobre a ferrugem, uma reação de óxidos básicos(óxido de ferro) com óxidos ácidos (óxido de enxofre). Para que ocorra a formação de sulfato ferroso (FeSO4), creio que este Primer deva conter enxofre.

Esta seria a reação : FeO (ferrugem) + SO3 (Primer) = FeSO4

Agora a grande questão ???? :pensativo:

Na minha opinião, seria interessante aplicar o Primer e depois remover esta camada de sulfato ferroso que se formou , pois este sal em contato com a água.....:?: :?: :?:

Veja no que vai dar : FeSO4 + H2O = Fe + H2SO4 + ½ O2 ..... Pirohidrólise... :putz:

H2SO4 = Acido Sulfúrico.... :putz: :putz::mrgreen: :odedo:

emilioleonardo
23/05/2010, 00:55
Pergunta do dia valendo um chiclete semi-novo: O que vai acontecer se aplicar em cima da camada de ferrugem convertida em sulfato ferroso um produto que usa água como solvente?

Bacalhau! Por favor, responda!!! To curioso!!!

cesar_am
23/05/2010, 10:31
Bacalhau! Por favor, responda!!! To curioso!!!

:pensativo: :pensativo:

Emilio, aquilo que eu postei acima , não é brincadeira...:discordo:

Apenas o rapaz que fez o questionamento , ainda não se manifestou...:pensativo:

Edintruder
23/05/2010, 10:51
Embora seja um produto até eficiente, não sei se dá para confiar cegamente nele. eu sempre passo esses convertedores, depois de algumas horas eu passo uma escova de aço, pois na reação, se solta muita porcaria ainda. Passo o convertedor novamente e após a secagem eu pinto por cima.
Até hoje tem ficado bão!

Edintruder
23/05/2010, 11:24
Embora seja um produto até eficiente, não sei se dá para confiar cegamente nele. eu sempre passo esses convertedores, depois de algumas horas eu passo uma escova de aço, pois na reação, se solta muita porcaria ainda. Passo o convertedor novamente e após a secagem eu pinto por cima.
Até hoje tem ficado bão!

BACALHAU
23/05/2010, 12:13
César, depois dessa aula de química eu vou ter que pagar uma caixa de pirulitos. :mrgreen: Valeu. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Emílio, os dois gaúchos acima já responderam.:concordo:
O PCF e similares não protegem a chapa. Se você aplicar esse produto e não "isolar" a chapa do contato com a água (oxigênio), ela vai enferrujar de novo.
O "covertedor de ferrugem" serve para evitar que você tenha que remover toda a ferrugem, deixando a chapa limpa antes de pintar, pois se pintar em cima da ferrugem, mesmo que seja uma quantidade mínima, ela vai continuar a corroer a chapa por baixo da tinta que você aplicar. Como o "convertedor de ferrugem" transforma a ferrugem, ele a está eliminando. O que não pode é ficar material solto, por isso o Edintruder passa a escova de aço após para remover partículas soltas, o que também deve ser feito antes de passar o "convertedor", caso a camada de corrosão seja muito espessa. Esse processo é bem menos trabalhoso do que lixar toda a chapa para deixá-la totalmente limpa.
Existe também um tinta que permite pintar diretamente em cima da ferrugem, desde que não existam camadas soltas. (http://www.tintascoral.com.br/do/products/details?productCode=2141)

Veja também (http://www.tintascoral.com.br/imprensa/releases/2005/release6_2005.shtml)

fsoaresi
26/06/2010, 00:52
Depois do produto para ferrugem, do "zarcão", do Bate-pedra, e primeira demão de pintura.
Falta ainda decidir o forro.
Pensei em algo só na frente para ajudar a isolar o calor, e resistente a água (??). Cogitei manta, mas, me parece complicado aplicar.


Falei com 2 lanterneiros e basicamente disseram o mesmo: que o Undersil é um produto ultrapassado, enquanto o bate-pedra é mais (caro) eficiente. Confere?
Vou usar dentro e fora do meu NIVA.
Abs

MRaizer
26/06/2010, 12:32
Não sei qual a diferença do underseal e do batido de pedra. Só sei que tem muito lanterneiro que não prepara direito a chapa antes de aplica-los. Dai pinta ferrugem por baixo e, como o acabamento desses produtos é "enrugadinho" fica mais difícil identificar o começo de uma nova ferrugem.
A solução? Fique em cima do cabra...

Ah, ficando na parte do isolamento acústico:
Comprei os últimos 1,5m de manta Armoflex 13mm que tinha no estoque da Clima-Rio. Já encomendei um rolo (1200 x 90 cm) mas eles demoram e segunda estarei embarcando... Portanto, quem for do Rio e quizer, fale com o Cleber (tel: 30786100) para ele aumentar a encomenda ou tenta a fábrica, parece que fica em São Paulo...
Abraços!

MRaizer
26/06/2010, 12:48
Neste mesmo tópico, só que lá atrás, foi feita a comparação do batido-de-pedra e do Underseal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73454&page=5

fsoaresi
27/06/2010, 02:12
Consultei direto a VEDAPLIK (já ouviu falar?), eles tem a de 3mm, aplicada a fogo, e a de 1mm adesivada, que disseram ser suficiente para o meu propósito de isolar o calor.
Acha q 1,5m é suficiente? Quanto pagou?
Quanto a comparação do bate-pedra e undersil, tirei as minhas duvidas e optei pelo bate-pedra.
Tenho acompanhado de 15 em 15 dias o serviço e visto outros carros que estavam na frente, fiquei com boa impressão do processo. Acho que tem sempre que avaliar o sujeito, e uma dose de confiança. Depois coloco fotos das etapas.
Abs


Não sei qual a diferença do underseal e do batido de pedra. Só sei que tem muito lanterneiro que não prepara direito a chapa antes de aplica-los. Dai pinta ferrugem por baixo e, como o acabamento desses produtos é "enrugadinho" fica mais difícil identificar o começo de uma nova ferrugem.
A solução? Fique em cima do cabra...

Ah, ficando na parte do isolamento acústico:
Comprei os últimos 1,5m de manta Armoflex 13mm que tinha no estoque da Clima-Rio. Já encomendei um rolo (1200 x 90 cm) mas eles demoram e segunda estarei embarcando... Portanto, quem for do Rio e quizer, fale com o Cleber (tel: 30786100) para ele aumentar a encomenda ou tenta a fábrica, parece que fica em São Paulo...
Abraços!

MOLOKO+
27/06/2010, 12:20
Não sei qual a diferença do underseal e do batido de pedra. Só sei que tem muito lanterneiro que não prepara direito a chapa antes de aplica-los. Dai pinta ferrugem por baixo e, como o acabamento desses produtos é "enrugadinho" fica mais difícil identificar o começo de uma nova ferrugem.
A solução? Fique em cima do cabra...

Ah, ficando na parte do isolamento acústico:
Comprei os últimos 1,5m de manta Armoflex 13mm que tinha no estoque da Clima-Rio. Já encomendei um rolo (1200 x 90 cm) mas eles demoram e segunda estarei embarcando... Portanto, quem for do Rio e quizer, fale com o Cleber (tel: 30786100) para ele aumentar a encomenda ou tenta a fábrica, parece que fica em São Paulo...
Abraços!.
Segue link da fabrica de Armaflex e afins www.armacell.com.br. Este vou usar por.dentro no meu projeto :10 ou13 mm produto de USO industrial naval etc termo acustico tem uma lista de distribuidores por estados SDS Pedro

MRaizer
29/06/2010, 03:30
.
Segue link da fabrica de Armaflex e afins www.armacell.com.br (http://www.armacell.com.br). Este vou usar por.dentro no meu projeto :10 ou13 mm produto de USO industrial naval etc termo acustico tem uma lista de distribuidores por estados SDS Pedro

Na época eu não encontei de 10mm, somente de 13mm... Acho que não deve dar muita diferença de um para o outro na nossa aplicação. Veja só se não fica mais fino que o forro original... Só para o tapete não ficar "folgado". Aliás, falando nisso: Refiz a tapeçaria do meu com borracha de 2mm. Pura estupidez, a de 1mm é suficiente e muito mais fácil de trabalhar. Mas fica maravilhoso de limpar, tudo lizinho...

fsoaresi
10/07/2010, 20:53
1,5m de manta não é pouco? Ou colocará só na parte frontal?
Estou tentando falar com os fornecedores listados no site que o MOLOKO postou, mas, sem sucesso até o momento. Tenho de estar com a manta neste sábado. Quanto pagou?
A idéia de revestir o escapamento me parece boa tb, afim de reduzir o calor dentro.

Abs


Não sei qual a diferença do underseal e do batido de pedra. Só sei que tem muito lanterneiro que não prepara direito a chapa antes de aplica-los. Dai pinta ferrugem por baixo e, como o acabamento desses produtos é "enrugadinho" fica mais difícil identificar o começo de uma nova ferrugem.
A solução? Fique em cima do cabra...

Ah, ficando na parte do isolamento acústico:
Comprei os últimos 1,5m de manta Armoflex 13mm que tinha no estoque da Clima-Rio. Já encomendei um rolo (1200 x 90 cm) mas eles demoram e segunda estarei embarcando... Portanto, quem for do Rio e quizer, fale com o Cleber (tel: 30786100) para ele aumentar a encomenda ou tenta a fábrica, parece que fica em São Paulo...
Abraços!

Afajoses
14/08/2010, 12:07
Pessoal,

Finalmente criei coragem para descascar o niva e começar a fazer o fundo, o carro já esta sem painel bancos e o cilindro de GNV , alguem tem alguma novidade nesse assunto ? To pensando em deixar o niva na chapa passar o Primer antiferrugem e depois o Underseal ( uma camada grossa ) o que vc's acham será que resolve ?

em breve fotos....
:concordo::concordo::concordo:

MRaizer
14/08/2010, 19:22
1,5m de manta não é pouco? Ou colocará só na parte frontal?
Estou tentando falar com os fornecedores listados no site que o MOLOKO postou, mas, sem sucesso até o momento. Tenho de estar com a manta neste sábado. Quanto pagou?
A idéia de revestir o escapamento me parece boa tb, afim de reduzir o calor dentro.

Abs

Pouquíssimo. Só que falta pouco no meu carro e farei o fundo do porta-malas de EVA mesmo (que inclusive aguenta melhor o peso). :parede:

fsoaresi
05/09/2010, 00:02
O serviço de lanternagem no meu já esta acabando, está com o Bate-pedra (me convenci que é melhor do que o Undersil, foi feito todo o trabalho de preparação antes de aplicar o bate-pedra) e manta, ela é um pouco mais grossa que a MRaizer. Depois posto minha opinião.
Abs

BACALHAU
05/09/2010, 11:09
http://bitumensheets.blogspot.com/

MRaizer
09/09/2010, 14:55
Legal a sequência de fotos mas no caso de jipes, não gosto da idéia desses cobertores no fundo. Acaba acumulando água...
Quanto à manta que usei no meu, então Sr. peixe, chegou a amostra?
Abraço!

BACALHAU
09/09/2010, 15:36
...
Quanto à manta que usei no meu, então Sr. peixe, chegou a amostra?
Abraço!

Então, meu caro, até agora "nada". :mrgreen:
Estou com o "Félix" sendo desmontado completamente para pintura geral. Precisava resolver logo isso.
Entrei em contato com o representante da Armacell, aqui no Ceará.
O cara só me falou que a manta Armaflex HT é importada é caríssima e que ele acha que só por encomenda é que se consegue comprar. Que aqui no Brasil só são fabricados os "tubos".
Ou seja, fiquei na mesma.

Me diga por e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com) para que endereço você mandou.

Um abraço.

MRaizer
10/09/2010, 00:02
Então, meu caro, até agora "nada". :mrgreen:
Estou com o "Félix" sendo desmontado completamente para pintura geral. Precisava resolver logo isso.
Entrei em contato com o representante da Armacell, aqui no Ceará.
O cara só me falou que a manta Armaflex HT é importada é caríssima e que ele acha que só por encomenda é que se consegue comprar. Que aqui no Brasil só são fabricados os "tubos".
Ou seja, fiquei na mesma.

Me diga por e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com) para que endereço você mandou.

Um abraço.

Enviei para uma caixa postal, explico num email que acabei de (tentar) enviar. :mrgreen:
Abraço!

BACALHAU
10/09/2010, 09:05
E-mail recebido e respondido. :concordo: