Conectar

Ver Versão Completa : Ranger com chassis empenado

Bizzarro
26/04/2010, 15:54
Fala povo!!!
Aparentemente minha ranger esta com o chassis empenado, vistra de traz ela esta torcida, com a traseira esquerda mais baixa.
Algeum pode me indicar uma boa oficina em Porto Alegre q eu possa verificar isso e se confirmado efeturar o serviço?

Abraço a todos!

RGamaJr_4x4
26/04/2010, 16:24
Cara, acho meio dificil ter empenado o chassis da Ranger. Mais provável que sejam os feixes de molas ou amortecedores.

Dê uma conferida nisso.

Daniel.Shimomoto
26/04/2010, 18:57
Cara, acho meio dificil ter empenado o chassis da Ranger. Mais provável que sejam os feixes de molas ou amortecedores.

Dê uma conferida nisso.

X2!!!

Barras de torção mal reguladas também. Um alinhador chegou a 'condenar' o alinhamento do chassis da minha Ranger e na verdade eram as buchas de bandeja e barras de torção mal reguladas.

Abs!!!

Edintruder
26/04/2010, 19:04
Eixo corrido no feixe também pode dar essa impressão. Bem no suporte dos feixes de molas, o chassis recebe uma emenda, confere os rebites desse emenda, pois embora seja uma coisa muito resistente, pode ter afrouxado algum rebite.

adams
26/04/2010, 19:47
Regule primeiro as barras de torção.
So depois verifique possiveis alterações na suspenção traseira (feiches).
Por ultimo o chassis.

DieselPower
26/04/2010, 20:51
Ano passado, a Sr5 ficou com um lado da traseira mais baixa que o outro.
Primeira coisa que fizemos foi leva-la ao moleiro, arqueamos o lado mais baixo e continuou torta...
Foi quando percebemos que o suporte da barra de torção do lado esquerdo havia quebrado e estava solto do chassi.
Depois de soldado o suporte e re-arqueados os feixes de molas traseiros na medida original, tudo voltou ao normal.

Falando em feixes de molas,
Esta mesma Sr5 ultimamente esta "sentando" mesmo carregada com pouco peso. A alguns anos, mesmo com 600 ou 700 kg ela ficava alta, hoje com 200 kg ela já está sentada...
Acredito que estão cansadas. Não sei se irá adinantar arquear, pois se estiverem cansadas irão seder com pouco tempo... Estou em dúvida de coloco molas novas, ou coloco mais molas, ou uma contra mola...

mauro cesar trannin
26/04/2010, 21:47
Fala povo!!!
Aparentemente minha ranger esta com o chassis empenado, vistra de traz ela esta torcida, com a traseira esquerda mais baixa.
Algeum pode me indicar uma boa oficina em Porto Alegre q eu possa verificar isso e se confirmado efeturar o serviço?

Abraço a todos!
De posse de um macaco hidráulico levante a parte esquerda,se for chassis mesmo suspensa ela continuará torta,más se for suspenção,imediatamente ela vai ficar alinhada.Se for o chassis a tampa traseira dificilmente fecha ou abre com facilidade,ela fica saliente na parte superior.Se for chassis leve em uma oficina de caminhões daquelas que desempenam chassis que é serviço garantido,nada de ficar assustado.O que aconteceu?Você bateu ou deu alguma pegada fora de estrada?Sem algum acidente,por si só não acontece esta tortura.:???::???::???:

Edintruder
26/04/2010, 22:00
O Mauro tocou em um ponto chave, se o chassis estiver torto, a carroceria também fica desalinhada.

Bizzarro
26/04/2010, 22:17
Pois a carroceira esta desalinhada. Olhando de traz a caçamba esta desalinada com a cabine. A cabine ta reta mas a caçamba ta caida na esquerda.Na tampa traseira tem uma fresta maior na direita doq na esquerda. A porta do motorista tem q bate forte pra fechar . Comprei ela a um aano e vi q em uma pancada forte na parte inferior, no conjugado(acho q é esse o nome), q fica enre as balanças. Tive q mexer no setor e o cara não conseguiu alcançar o parafuso do setor por aqueles furos do conjugado, pq ele ta torto. Vo posta uma foto amanhã se puder.
Ta dando problema na lataria, o painel da frente, do cofre do motor ta trincando do lado do motorista, rente ao paralama. Vou tirar umas fotos q fica melhor pra visualizar.

As baras de torção eu leantei no maximo e continou na mesma. Antes estava dificil de visualisar o desalinhamento pq uma barra tava levantado no maximo e a outra no minimo. Esperto o vendedor né!!

Jera
26/04/2010, 22:42
bem....pelo jeito seu carro ja foi batido.......ou recuperado de sinistro.
se der, passa ela pra frente e pega outra.

Ricardo Passoni
26/04/2010, 23:18
So de pensar em todo o custo envolvido para fazer um alinhamento correto do chassis , tudo mais , vai ficar de cabelo branco , vende e compra um outra sem os problemas citados
abraços
:mrgreen:

DieselPower
26/04/2010, 23:38
Infelizmente já tivemos que fazer uma vez em uma S-10.
Custou 8 K latas!

Guilherme A. Araújo
26/04/2010, 23:45
Com certeza é a Mola Mestra quebrada, pode conferir que é isso!!!
Nao é bada de chassi, carro batido, nem nada.
A minha tbm já quebrou as molas varias vezes, pode ter certeza que é isso!!!

Abraço

Bizzarro
27/04/2010, 13:22
Dei uma olhada nas molas e parece tudo em ordem. medi a distancia da parte de cima do pneu até o paralama. no lado esquerdo o penu fica uns 3cm mais perto do para lama do que o do lado direito, ou seja, esta arriado. A caçamba ta alinhado com a cabine ao contrario doq eu pensava, a tampa traseira tb ta alinnhada com a caçamba.

anivaldo
12/05/2010, 20:40
Incrível... estava cismado com minha SR5 que estava com a traseira esquerda mais... a dianteira estava alinhada... pensei que fosse mola... esta semana, após o arqueamento a diferença continuou. Voltei no moleiro.

Após algumas considerações, sugeriu que a diferença estivesse no chassi. Mesmo assim, após retrabalhar no lado "mais" baixo. Quase nivelou a traseira.

Aí, já com a pulga nas orelhas, percebi que na traseira tem uma lado mais baixo (tipo 1 dedinho). Já na dianteira, o lado inverso ficou mais baixo (1 dedo).

Ainda não sei onde está a diferença, mas amanhã vou a uma empresa que faz alinhamento técnico de chassi ver se acho uma resposta.

Moisés S.M
13/05/2010, 09:56
Aproveitando q o assunto,pesso ajuda pra tirar uma duvida,um vez atolei a Ranger e ela ficou meio torcida,cabine virada pra direita e caçamba pra esquerda,até ai td blz..uns dias dpois notei q um lado da caçamba ficava mais proximo da cabine q o outro lado hehe,qq eu fiz????ficou desalinhada??ou só foi a caçamba q saiu um pouco do lugar??

mauro cesar trannin
13/05/2010, 18:22
Incrível... estava cismado com minha SR5 que estava com a traseira esquerda mais... a dianteira estava alinhada... pensei que fosse mola... esta semana, após o arqueamento a diferença continuou. Voltei no moleiro.

Após algumas considerações, sugeriu que a diferença estivesse no chassi. Mesmo assim, após retrabalhar no lado "mais" baixo. Quase nivelou a traseira.

Aí, já com a pulga nas orelhas, percebi que na traseira tem uma lado mais baixo (tipo 1 dedinho). Já na dianteira, o lado inverso ficou mais baixo (1 dedo).

Ainda não sei onde está a diferença, mas amanhã vou a uma empresa que faz alinhamento técnico de chassi ver se acho uma resposta.
Isto pode ser que a torção dianteira não esteja parelha,tente levantar o lado dianteiro que está arreado que provavelmente a traseira vai se igualar.:palmas::palmas::palmas:

nilson-custodio
27/05/2011, 13:29
Boa tarde!
Sou novo aqui, o seguinte vi o tópico e como estou passando por uma experiência parecida resolvi pedir compartilhar e também pedir alguns conselhos.

Possuo uma Frontier SE 2011, e com apenas 8 mil km e a mais ou menos 60 dias me envolvi em um acidente, aquaplanagem rodei na pista e bati no guard rail. Acionei o seguro até ai tudo bem, deixei o carro na Concessionária Renauto Japan na minha cidade Goiânia, me enrolaram durante esses 60 dias alegando falta de peças devido ao tsunami no japão.
Após terminarem funilaria e pintura mandaram olhar a parte mecânica trocaram toda a suspensão, pensando eu que iriam me entregar na quarta 25 de maio.
Mas recebi uma ligação da Consultora Carolina e a mesma pediu para que eu comparecesse a concessionária chegando lá fui informado que a suspeita de que o chassi está empenado nem cheguei andar no carro.
Minha pergunta: Após todo este procedimento, ao informar a seguradora, sobre o chassi empenado a mesma irá me indenizar ou terei que esperar para desempenar o chassi? Como nunca passei por nenhuma experiência assim gostaria de pedir uma ajuda a todos.

Loras
27/05/2011, 13:51
IMHO, chassis empenado = PT.

Eu exigira reembolso integral. Carro 2011, menos de 06 meses, 8mil km.

Leia as cláusulas de sua apólice com cuidado.

Abs.

BRAVOECONOVEMBER
27/05/2011, 14:20
X2
Justo, sinistro com carro novo assim é outro carro novo e pronto. Leia a apólice consulte seu corretor.

nilson-custodio
27/05/2011, 14:47
Valeu pelas informações entrei em contato concessionária estão providenciando o laudo a ser apresentado a seguradora.
Assim, que estiver pronto entrarei em contato com meu corretor e posteriormente espero receber a grana da seguradora.
Mas o que me ocorre ainda é o seguinte como será a indenização vista que já foi gasto uma grana considerável na funilaria, pintura e até mesmo parte mecânica. Na hora de receber o seguro será integral ou terá abatimento? pois ficaria 5 mil ainda a serem pagos por mim na concessionária se estivesse tudo ok com o chassi.

Edintruder
27/05/2011, 22:30
A opção de trocar a picape é melhor do que recuperar, porém se o chassis for retirado e passar por um alinhamento a laser, ficará como novo.

Deivid/silveira
27/05/2011, 22:48
Bizzarro...

O negócio é o seguinte, dá uma passada ali na Boelter Av Fernando Ferrari perto da faixa, fala com o Julio.

Depois tu relata o que ouve com a ranjola.

Abraço

Everton Forsthofer
28/05/2011, 14:29
Nilson, quem errou nesta história foi o vistoriador da seguradora que autorizou arrumar sem verificar que o chassis estava empenado.

Eu nesta situação não iria querer ficar com um carro desempenado. Eu iria exigir o que está no contrato, seja o carro novo e/ou a indenização, pois o empeno de chassi é perda total.

Lembre-se também que em caso de PT não existe pagamento de franquia. Precione o seu corretor, e caso a seguradora complique, arrume um advogado para auxiliar na pressão, porque se tá no contrato qualquer um ganha a causa (o problema é só o tempo, pois a justiça é lerda).

Outro aspecto importante nestes casos é jamais levar em concessionária, pois estas sempre vão querer arrumar o carro. Pense em quanto eles vão ganhar em peças e m-d-o, e ainda por cima, sempre terceirizam o serviço de lata. Portanto, leve em uma oficina da sua confiança, onde sabes que o serviço será de primeira. Eu aprendi está lição no osso.

Boa sorte, e nos mantenha informado no fórum.

Pianna
29/05/2011, 13:29
Caros colegas! Tenho uma ranger 2005 e que tb está com o mesmo problema: o lado esquerdo da caçamba esta mais baixo, cerca de 2cm em relação ao para-lama. Fui verificar se a parte dianteira tinha o mesmo problema, mas esta com a mesma medida nos dois lados.Então medi a cabina e a parte da frente da caçamba em relação ao solo e as medidas são iguais nos dois lados. É somente a parte de trás, e olhando vc vê que é um pouco mais caido só nesta ponta. As portas e a tampa traseira fecham normais. Ela nunca foi batida. O que pode ser? Será que não pode ser uma regulagem da caçamba com o chassis, se é que deve ter?

Edintruder
29/05/2011, 23:24
Pianna, isso é normal nas Rangers, pois o tanque é na esquerda e normalmente o motorista anda sozinho que vai também na esqerda, dessa maneira a suspensão na esquerda sofre mais a ação do peso que na direita. Com tanque cheio, até uma Ranger 0Km tem essa diferença no lado direito para o esquerdo.

Pianna
30/05/2011, 11:43
Pianna, isso é normal nas Rangers, pois o tanque é na esquerda e normalmente o motorista anda sozinho que vai também na esqerda, dessa maneira a suspensão na esquerda sofre mais a ação do peso que na direita. Com tanque cheio, até uma Ranger 0Km tem essa diferença no lado direito para o esquerdo.

E deve ser isso mesmo, pois ela está com o tanque quase cheio. Valeu pela informação!

chajurk
02/07/2011, 21:35
tenho uma ranger 95 e a cabine esta mais baixa do que a caçamba do lado direito o q pode ser? vi que tem quatro buchas que a sustenta no chassis será que trocando as buchas volta ao normal?

vieira912
03/07/2011, 16:21
tenho uma ranger 95 e a cabine esta mais baixa do que a caçamba do lado direito o q pode ser? vi que tem quatro buchas que a sustenta no chassis será que trocando as buchas volta ao normal?

Sim Charjuck no geral a troca das buchas resolvem este problema até mais.

PauloLimited
03/07/2011, 16:40

x2, a L200 Sport tb aconteçe a mesma coisa, més passado tive q levantar os feixe de mola da L200, por dica do alinhador deixei o lado do motorista mais alto, quando está de tanque cheio fica reto, quando num tama diferença é muito pouca.

chajurk
03/07/2011, 18:47
valeu por me ajudar, mas vc sabe me diser se isso é muito dificil de fazer ou consigo sozinho?

Eduardo Alemão
14/04/2015, 18:32
Estou com esse mesmo problema: Ranger com lado esquero da caçamba (lado do motora) pendendo um pouco..... Me parece caso de alinhar chassis com cyborg. Primeiro orçamento: 3.500,00

zanottao
14/04/2015, 19:27
Estou com esse mesmo problema: Ranger com lado esquero da caçamba (lado do motora) pendendo um pouco..... Me parece caso de alinhar chassis com cyborg. Primeiro orçamento: 3.500,00

Acho q não e caso disso não, da uma olhada nas molas traseiras, podem estar mais baixas, por causa do tanque de combustivel q fica desse lado, o peso do motorista, acho muito dificil emprenar, a minha faz isso pelas circunstancias q te, falei onde vc mora em poa ?

Eduardo Alemão
14/04/2015, 19:39
Moro na Ipiranga perto do Bourbon.

Na real comprei a Ranger XLS (4x2) (e to tri satisfeito) sabendo que ela tinha tomado uma "batidinha". Um farol mais novo que o outro, pequenos sinais de pintura no cofre do motor, essas coisas. Aí acontece que não tá pegando alinhamento..... e ai essa da caçamba pendendo pro lado (mesmo lado onde ocorreu a batida do dono anterior). Já fui num posto de molas e o cara falou que pode ser calço da caçamba, mas não creio. Acho que o certo é meter num cyborg mesmo e seguir a vida. Só preciso de mais uns orçamentos, 3.500 é dureza.....

zanottao
15/04/2015, 09:14
Moro na Ipiranga perto do Bourbon.

Na real comprei a Ranger XLS (4x2) (e to tri satisfeito) sabendo que ela tinha tomado uma "batidinha". Um farol mais novo que o outro, pequenos sinais de pintura no cofre do motor, essas coisas. Aí acontece que não tá pegando alinhamento..... e ai essa da caçamba pendendo pro lado (mesmo lado onde ocorreu a batida do dono anterior). Já fui num posto de molas e o cara falou que pode ser calço da caçamba, mas não creio. Acho que o certo é meter num cyborg mesmo e seguir a vida. Só preciso de mais uns orçamentos, 3.500 é dureza.....

Eduardo, leva em um cara em que eu arrumo meu carro, e na ultracar diesel, trabalham com suspa e tudo de caminhao, e na av da cavalhada 3862, fala com o Vinicius ou Osvaldo, fala que foi a paulista da explorer que te falou para ir la, tenta ver, quem sabe ne

Eduardo Alemão
15/04/2015, 19:09
Eduardo, leva em um cara em que eu arrumo meu carro, e na ultracar diesel, trabalham com suspa e tudo de caminhao, e na av da cavalhada 3862, fala com o Vinicius ou Osvaldo, fala que foi a paulista da explorer que te falou para ir la, tenta ver, quem sabe ne

Joia, vou passar lá pra tentar uma segunda opinião !

Edintruder
16/04/2015, 09:42
Eduardo, se a tampa fechar certinha, e as frestas da tampa estiverem retinhas, isso não é empeno de chassis.
É muito fácil errar e bagunçar o esquadro do chassis.

Antes de fazer o serviço, posta umas fotos para podermos te auxiliar melhor. Eu tive Ranger por 5 anos e aprendi muitos macetes delas.
Tira umas fotos desse "pendendo". Muitas vezes o alinhamento pode ser por falta do kit de ajuste da cambagem, empeno das mangas de eixo dianteiro ou diferença de regulagem de altura da dianteira. Os alinhadores NUNCA ajustam a altura da Ranger antes de tentar alinhar. Infelizmente o pessoal não tenta aprender os detalhes de cada veículo antes de pôr a mão e começar a entortar ou condenar peças desnecessariamente.

Outra coisa, para alinhar o chassis, busca uma oficina que tem os guias a laser. Não confia em trenas e olhos.

Eduardo Alemão
16/04/2015, 16:45
Eduardo, se a tampa fechar certinha, e as frestas da tampa estiverem retinhas, isso não é empeno de chassis.
É muito fácil errar e bagunçar o esquadro do chassis.

Tampa abre bem. Seguem fotos. Creio porém que existe uma pequena diferença no espaço caçamba\cabine entre os lados direito e esquerdo....

Vou fazer uma foto da traseira dela assim que puder.

499183

499184

499185

499186

Edintruder
16/04/2015, 18:05
Eduardo! A caçamba ou a cabine estão apenas desalinhadas sobre o chassis. Não tem nada de empenado nisso aí.
Por isso que eu digo, tem muito picareta no mundo arrancando grada dos desavisados! Guarda bem as oficinas que olharam a tua ranger e estavam te vendendo um serviço de forma desonesta! Nunca mais volta nessas oficinas! São verdadeiros bandidos!
Para descobrir se é cabine ou caçamba, basta medir os pára-lamas até o chassis, na frente e atrás. Na minha f1000 a cabine está 1,5cm para a esquerda na parte de trás. Vou acertar somente no dia que trocar os coxins novamente.

Para alinhar basta afrouxar a caçamba ou a cabine (depende o que for) e empurrar para os lados até ficar alinhadinha. Depois é reapertar de novo e está como nova! Quer dizer, nova nova vem bem alinhadinha como esperas...

Eduardo Alemão
16/04/2015, 22:35
Eduardo!

No detalhe :

499207

Edintruder
16/04/2015, 22:54
Eduardo, aperta mais s parafusos dos coxins da cabine que a cabine abaixa mais e alinha com a caçamba.
Não tem mistério.

zanottao
17/04/2015, 12:55
No detalhe :

499207

E isso mesmo q o Edintruder falou, reaperta e reposiciona pra ver, ou pode ser calço estourado, ai e so trocar

Edintruder
17/04/2015, 16:17
O Zanottao falou algo que não me lembrei. Se os calços do lado direito estiverem ruins o lado esquerdo fica mais alto mesmo.

Eduardo Alemão
17/04/2015, 20:35
Valeu rapaziada. Mas pelo que vi não tem calço não, é direto caçamba no chassis. Correto? To meio perdido, e meu TOC aumentando com essa caçamba caída.

ADVOGADONLINE
18/04/2015, 15:31
Assinando...

Edintruder
18/04/2015, 18:46
Sim, a caçamba vai montada direto no chassis. Busca um chapeador que alinha isso para ti. Mecanicos qe trabalham com picapes também fazem esse ajuste.

marcos_utfpr
25/09/2021, 18:56
Desenterrando aqui...
Quando se solta os parafusos que prendem a cabine no chassis é possível empurrar sozinho pra fazer alinhamento? A minha limited cabine dupla 2006 está com a frente ligeiramente mais pra esquerda. Fiz medições e se eu empurrar 1cm pra direita fica certinho. Percebo TB que a atrás da roda dianteira do lado fica mais sujo, por conta do desalinhamento o pneu fica meio que pra fora e joga barro. Pergunto pq levei no latoeiro e disseram que é um peso desgraçado e precisa do Cyborg, fiquei meio assim!
Obrigado, abraço!

klemba
04/10/2021, 09:01
Desenterrando aqui...
Quando se solta os parafusos que prendem a cabine no chassis é possível empurrar sozinho pra fazer alinhamento? A minha limited cabine dupla 2006 está com a frente ligeiramente mais pra esquerda. Fiz medições e se eu empurrar 1cm pra direita fica certinho. Percebo TB que a atrás da roda dianteira do lado fica mais sujo, por conta do desalinhamento o pneu fica meio que pra fora e joga barro. Pergunto pq levei no latoeiro e disseram que é um peso desgraçado e precisa do Cyborg, fiquei meio assim!
Obrigado, abraço!

consegue empurrar na mão sim, o problema maior é conseguir soltar todos os parafusos, visto que pode ter algum que tenha oxidado e esteja travado, mais soltando todos eles vc consegue empurrar/deslizar no limite da folga dos parafusos

paulorl
15/08/2022, 08:40
Esse topico veio bem a calhar! Tenho uma ranger dupla 2013, e tenho notado o lado esquerdo traseiro mais baixo. Já cheguei a medir 2,5cm mais baixo que o direito, porém ontem em casa, eles estava iguais. Hoje no trabalho, o esquerdo está 1cm mais baixo. Ou seja, aparentemente é o local onde estou parando que não é totalmente plano e está influenciando, OU, está com alguma torção ou algo do tipo ocorrendo?

Só como comentário, quando a comprei, também coloquei uma multimidia de 2DIN pesada no painel, e dava rangidos pra caramba (na reta, em curvas, em oscilações de asfalto, não tinha uma situação específica, era a qualquer momento), isso me incomodou alguns anos, desmontei mil vezes a moldura central pra tentar colocar feltros, espumas, etc e nunca consegui tirar o ruido. Agora coloquei essas centrais da china, 2DIN mas fininha e leve, o barulho sumiu. Comentei isso porque pode ser que o painel dentro dela estivesse torcendo e causando o chiado chato, ou pode ser também simplesmente a qualidade ruim da moldura central aliada ao excesso de peso da central multimidia.

De repente tem alguma fragilidade que causa a torção do chassis e influencia nisso tudo. Por outro lado, já li em fóruns de fora do Brasil MUITA gente falando da diferença de altura nas picapes da ford, inclusive em F150. Em um desses sites comentaram que a ford disse que até 1 polegada é considerado "normal", mas não sei a veracidade da informação.

Dicas?

rossetto
15/08/2022, 10:21
Esse topico veio bem a calhar! Tenho uma ranger dupla 2013, e tenho notado o lado esquerdo traseiro mais baixo. Já cheguei a medir 2,5cm mais baixo que o direito, porém ontem em casa, eles estava iguais. Hoje no trabalho, o esquerdo está 1cm mais baixo. Ou seja, aparentemente é o local onde estou parando que não é totalmente plano e está influenciando, OU, está com alguma torção ou algo do tipo ocorrendo?

Só como comentário, quando a comprei, também coloquei uma multimidia de 2DIN pesada no painel, e dava rangidos pra caramba (na reta, em curvas, em oscilações de asfalto, não tinha uma situação específica, era a qualquer momento), isso me incomodou alguns anos, desmontei mil vezes a moldura central pra tentar colocar feltros, espumas, etc e nunca consegui tirar o ruido. Agora coloquei essas centrais da china, 2DIN mas fininha e leve, o barulho sumiu. Comentei isso porque pode ser que o painel dentro dela estivesse torcendo e causando o chiado chato, ou pode ser também simplesmente a qualidade ruim da moldura central aliada ao excesso de peso da central multimidia.

De repente tem alguma fragilidade que causa a torção do chassis e influencia nisso tudo. Por outro lado, já li em fóruns de fora do Brasil MUITA gente falando da diferença de altura nas picapes da ford, inclusive em F150. Em um desses sites comentaram que a ford disse que até 1 polegada é considerado "normal", mas não sei a veracidade da informação.

Dicas?

Primeira coisa verificar toda parte da suspensão, 90% das vezes é isso, amortecedor cansado geralmente.