Conectar

Ver Versão Completa : TR4 ou outro?

NheGui
26/04/2010, 15:32
Eu e meu pai queremos comprar um 4x4 no final do ano, como um carro de fim de semana, para pequenas viagens e trilhas. Em primeiro plano, estava a Pajero TR4. Em segundo plano tem muitos: Grand Vitara (ou Tracker), Sportage, Jimny, Jeep Willys, Explorer, Pathfinder, Cherokee, Rural, Samurai e Vitara, Terios, etc. mas cada um destes tem um ponto negativo em nossa relação.

Os requisitos básicos:
*valor máximo +ou- 30.000
*ano 2000 pra cima
*não muito grande
*não necessitar grandes alterações
*carro seguro para viagens
etc.

O carro será usado (por enquanto) para trilhas leves, pois somos iniciantes e nunca tivemos um 4x4.

Aguardo respostas. :cool:

NheGui
28/04/2010, 17:58
Nenhuma resposta???

AACL
28/04/2010, 18:36
Não posso falar dos outros carros, só da TR4:

Os requisitos básicos:

Se eu fosse vc pensaria em pagar um pouco mais e comprarummodelo flex, pois a autonomia é bem maior com o tanque de 72l. Senão pense em pegar a versão Long Range (tanque maior e mais completa)

*ano 2000 pra cima

*não muito grande

A TR4 tem um ótimo porta malas. Parece pequeno, mas se vc tirar aquela porcaria de tampa que vem de fábrica vc ganha todo o espaço até o teto. Dá pra carregar uma porção de coisas nele. Já coloquei mala de três mulheres mais a minha mais as tralhas (cx ferramente, cabo, lanterna, cx isopor etc) pra 4 dias e não falou espaço.

Não necessitar grandes alterações

Para a TR4 eu recomendaria colocar os protetores de carter e câmbio (pq os de fábrica são uma piada e não vem com protetor de câmbio o que é outra piada). Um bagageiro tipo cesta sempre vai bem, ainda mais se vai usa rpra acampar, pescar, etc.

Carro seguro para viagens - viajei 7mil km (SP x Mendoza AR x SP) no final do ano com ela e não tenho do que reclamar. Já rodei no todal 43mil km e gosto muito do carro.

Abs

Lindóia

fernandotf
29/04/2010, 09:16
Eu e meu pai queremos comprar um 4x4 no final do ano, como um carro de fim de semana, para pequenas viagens e trilhas. Em primeiro plano, estava a Pajero TR4. Em segundo plano tem muitos: Grand Vitara (ou Tracker), Sportage, Jimny, Jeep Willys, Explorer, Pathfinder, Cherokee, Rural, Samurai e Vitara, Terios, etc. mas cada um destes tem um ponto negativo em nossa relação.
Os requisitos básicos:
*ano 2000 pra cima
*não muito grande
*não necessitar grandes alterações
*carro seguro para viagens
etc.
O carro será usado (por enquanto) para trilhas leves, pois somos iniciantes e nunca tivemos um 4x4.
Aguardo respostas. :cool:

Dê uma procurada no Fórum que tem bastante informações a respeito...

Tive uma TR4 2003/2004, e agora estou com um 2009. O carro é show de bola... nunca tive problemas, e sempre participei de MMS, faço viagens e trilhas leves, além de ser o carro do dia a dia.

Vendi a minha 2003/2004, automática + couro, na faixa dos 32 mil, tinha 90 mil kilometros e o carro estava zerado! Procure com calma que tem bastante TR4 de madame que nunca pisou em terra.

Por fim, leve em consideração a dica do AACL: ou pegue a versão flex, ou a Long Range... o taque de 51 litros das antigas é pequeno... eu tinha que parar no posto a cada 350km...

Nilo
29/04/2010, 14:53
(A TR4 tem um ótimo porta malas. Parece pequeno, mas se vc tirar aquela porcaria de tampa que vem de fábrica vc ganha todo o espaço até o teto. Dá pra carregar uma porção de coisas nele. ) como disse AACL

:dance: Corretíssimo :palmas: a minha tampa está jogada la no armario de casa.

Annibal
29/04/2010, 22:16
Tenho um TR4 2008 flex automático há pouco mais que quatro meses e estou surpreendido positivamente com a viatura, pelo menos até agora só alegria. Alguns reclamam do carro, entre outras coisas, que é beberrão. Neste aspecto não concordo. O meu faz 5,5 no álcool em circuito urbano e 7,5 na estrada a 100/110 km/h. O Fiesta da minha mulher, 2006, flex, 1.6, faz 6,5 no álcool na cidade. Na estrada não sei, nunca viajei com ele. Comparando os dois carros a diferença é brutal. Não sei no futuro, mas, volto a repetir, até aqui estou satisfeito com o “bicho”.

Saudações 4x4

leojaz
29/04/2010, 23:34
Concordo com todos e mais:
A minha é 05/05 aut, tanque pequeno que realmente incomoda, na cidade faço 7,5km/l (+-300km) e na estrada faço 10km/l andando a 100km/h (2500rpm).
O espaço traseiro não é agradável para adultos.
Não alterei nada na minha, esta com 60milKM, só revisão normal.
Agora o que realmente faz falta é uma luz no painel ou alerta sonoro que informa que o farol esta ligado!!!

dpegado
30/04/2010, 14:24
O tanque de combustivel do TR4 gasolina (até o ano de 2006) tem 43 litros ou algo muito próximo disso. O manual diz que tem 51~53 mas é mentira. Várias pessoas que tem o carro sabem disso que estou falando.

Gostaria de saber do pessoal que tem o TR4 FLEX qual a capacidade real do tanque? E quanto fica na prática a autonomia do TR4 FLEX usando gasolina tanto no uso misto quanto apenas na estrada.

Abçs

fernandotf
01/05/2010, 09:40
O tanque de combustivel do TR4 gasolina (até o ano de 2006) tem 43 litros ou algo muito próximo disso. O manual diz que tem 51~53 mas é mentira. Várias pessoas que tem o carro sabem disso que estou falando.
Gostaria de saber do pessoal que tem o TR4 FLEX qual a capacidade real do tanque? E quanto fica na prática a autonomia do TR4 FLEX usando gasolina tanto no uso misto quanto apenas na estrada.
Abçs

dpegado, o seu tanque devia estar amassado ou o pescador desregulado... já coloquei 45l na minha antiga 2003/2004.

Já na miha Flex 2009, o máximo que coloquei foi 62l... teoricamente tinha mais 10l...

Respondendo a sua pergunta quanto a autonomia, no Alcool, geralmente abasteço a cada 400km (as vezes, preciso encher com 350), e na gasolina, uns 500 (ou 450 se ficar no uso urbano).

dpegado
03/05/2010, 13:33
dpegado, o seu tanque devia estar amassado ou o pescador desregulado... já coloquei 45l na minha antiga 2003/2004.

Já na miha Flex 2009, o máximo que coloquei foi 62l... teoricamente tinha mais 10l...

Respondendo a sua pergunta quanto a autonomia, no Alcool, geralmente abasteço a cada 400km (as vezes, preciso encher com 350), e na gasolina, uns 500 (ou 450 se ficar no uso urbano).

Tb imaginei que estivesse resrregulado tb Fernando, mas vi aqui no fórum mesmo uma galera que reafirma que o tanque da TR4 até 2006 não tem os 53 litros que o manual diz. Enfim o negócio é que a autonomia é uma piada.

Ja no Flex ou no Long Range fica satisfatório pelo menos, algo em torno de 500km de autonomia acho o minino razoável. Bom mesmo é algo em torno de 700km ou mais de autonomia... mas pra estes nossos carros é muito dificil de ter algo assim.

Cadü Smith
04/05/2010, 19:21
Caro NheGui

Olha, eu gosto muito da mitsubishi, sou fã mesmo, desde as pajeronas antigas de quando o Rally Dakkar era no deserto de verdade...

Mas tenho que dar a mão à palmatória, acabei comprando um Suzuki Vitara 97, motor 2.0 V6 24v mpfi... o fato de ser 6 cilindors em V me surpreendeu pelo desempenho, e o carro como um todo é bem resistente, sem deixar de ser bem mais confortável que qualquer outro 4x4 do mesmo ano e tamanho/peso.
O tanque tem por volta de 60L , rodando na estrada, quando ele era todo original, fazia 450 a 500 Km de estrada PLANA, dirigindo bem maneiro, 110 no máximo, trocando as marchas certinho, etc
Agora já era, coloquei suspensão, pneu parrudo, etc (vide assinatura) Tá bebendo bem a criança. E ainda falta coisa. Bloqueios ARB, redução de coroa & pinhão, mais proteções, snorkel e vedações...

De mecânica é mais complicado encontrar peças, mas ter manutenção super cara é lenda. Tendo um pouco de paciência, consegue-se as peças certas e com bom preço. E por falar em valores, comprei o meu 2 anos atrás,e paguei caro, 25mil cruzeiros, mas fui premiado com um carro praticamente zero km... nada pra fazer mesmo na época.
Defendo a idéia de você e seu pai começarem investindo em um Suzuki Vitara, por ser um carro bem barato, muito confiável, assim como os TR4 de madames, tb tá cheio de Vitarinhas que nunca pisaram na terra, eu conheço pelo menos 3 !!! Tem uma moça muito gente boa, uma professora de cursinho vendendo o Vitara dela, é um 3portas, 1.6 16v, se não me engano é conversível, e branco, todo original, carro zero km, nunca usou 4x4 ou reduzida... ano 97 ou 98, não sei....
se vcs não tem experiência, comecem por este modelo da suzuki, que além de várias autorizdas que atendem esses modelos, também tem muita oficina e mecânico especializado aqui em SP. Fuçando no fórum vc descobre. Além disso, todas as adaptações, kits de upgrades, concertos e manutenções, são bem mais baratas em um Vitara (OU Gran Vitara I !!!) que em um TR4 seja qual for o ano. Confiabilidade dos carros da Suzuki comprovadíssima tb. Dá uma pesquisada lá na área da Suzuki e comprove vc mesmo hehehe..

sem querer puxar a brasa pra minha sardinha, mas já puxando.. heheheh

Grande abraço

AACL
04/05/2010, 20:03

Abçs

Cara,

Eu já coloquei 67 litros na minha (Flex 2008/2009) e a luz da reserva já estava piscando no modo intermitente. Então eu acho que deve ter mesmo os 72 l declarados no manual.

Quanto a autonomia vai varia da forma de usar o carro. A minha na estrada faz 7,5km/l com gasolina, andando nos 4.500/5.000 giros. Se andar nos 3.500 giros a média já sobe pra 8,5km/l. Já cheguei a fazer 10km/l rodando no Uruguai com gasolina uruguaia anadndo a 100km/h, carro com três pessoas, bagagem e ar ligado. Lá é tudo plano.

Ida e volta a mendoza, 7.000km, gastei 950l de gasolina.

Por isso eu considero a média dela em 7.5km/l para o meu uso o que me dá uma autonomia de 540km pra abastecer com segurança. Confesso que já andei uns 600km mas fiquei meio na tensão de achar u mposto. Odeio tanque vazio!

Sempre na estrada. Ar ligado, eventualmente 4x4 9chuva e estrada de terra seca ou molhada).

Abs

Lindóia

dpegado
06/05/2010, 15:02
Cara,

Eu já coloquei 67 litros na minha (Flex 2008/2009) e a luz da reserva já estava piscando no modo intermitente. Então eu acho que deve ter mesmo os 72 l declarados no manual.

Quanto a autonomia vai varia da forma de usar o carro. A minha na estrada faz 7,5km/l com gasolina, andando nos 4.500/5.000 giros. Se andar nos 3.500 giros a média já sobe pra 8,5km/l. Já cheguei a fazer 10km/l rodando no Uruguai com gasolina uruguaia anadndo a 100km/h, carro com três pessoas, bagagem e ar ligado. Lá é tudo plano.

Ida e volta a mendoza, 7.000km, gastei 950l de gasolina.

Por isso eu considero a média dela em 7.5km/l para o meu uso o que me dá uma autonomia de 540km pra abastecer com segurança. Confesso que já andei uns 600km mas fiquei meio na tensão de achar u mposto. Odeio tanque vazio!

Sempre na estrada. Ar ligado, eventualmente 4x4 9chuva e estrada de terra seca ou molhada).

Abs

Lindóia

Valeu Lindóia pelas infos. Com 500km+ de autonomia é muito satisfatório para uso cotidiano. Agora os 250~300km do TR4 antes de 2006 é que enche o saco.

NheGui
06/05/2010, 19:14
Caro NheGui

Olha, eu gosto muito da mitsubishi, sou fã mesmo, desde as pajeronas antigas de quando o Rally Dakkar era no deserto de verdade...

Mas tenho que dar a mão à palmatória, acabei comprando um Suzuki Vitara 97, motor 2.0 V6 24v mpfi... o fato de ser 6 cilindors em V me surpreendeu pelo desempenho, e o carro como um todo é bem resistente, sem deixar de ser bem mais confortável que qualquer outro 4x4 do mesmo ano e tamanho/peso.
O tanque tem por volta de 60L , rodando na estrada, quando ele era todo original, fazia 450 a 500 Km de estrada PLANA, dirigindo bem maneiro, 110 no máximo, trocando as marchas certinho, etc
Agora já era, coloquei suspensão, pneu parrudo, etc (vide assinatura) Tá bebendo bem a criança. E ainda falta coisa. Bloqueios ARB, redução de coroa & pinhão, mais proteções, snorkel e vedações...

De mecânica é mais complicado encontrar peças, mas ter manutenção super cara é lenda. Tendo um pouco de paciência, consegue-se as peças certas e com bom preço. E por falar em valores, comprei o meu 2 anos atrás,e paguei caro, 25mil cruzeiros, mas fui premiado com um carro praticamente zero km... nada pra fazer mesmo na época.
Defendo a idéia de você e seu pai começarem investindo em um Suzuki Vitara, por ser um carro bem barato, muito confiável, assim como os TR4 de madames, tb tá cheio de Vitarinhas que nunca pisaram na terra, eu conheço pelo menos 3 !!! Tem uma moça muito gente boa, uma professora de cursinho vendendo o Vitara dela, é um 3portas, 1.6 16v, se não me engano é conversível, e branco, todo original, carro zero km, nunca usou 4x4 ou reduzida... ano 97 ou 98, não sei....
se vcs não tem experiência, comecem por este modelo da suzuki, que além de várias autorizdas que atendem esses modelos, também tem muita oficina e mecânico especializado aqui em SP. Fuçando no fórum vc descobre. Além disso, todas as adaptações, kits de upgrades, concertos e manutenções, são bem mais baratas em um Vitara (OU Gran Vitara I !!!) que em um TR4 seja qual for o ano. Confiabilidade dos carros da Suzuki comprovadíssima tb. Dá uma pesquisada lá na área da Suzuki e comprove vc mesmo hehehe..

sem querer puxar a brasa pra minha sardinha, mas já puxando.. heheheh

Grande abraço

Poisé Cadü... acho que vai ser Suzuki mesmo, variando o ano dependendo de $$$$. Aqui no RS tem uma Vitara V6 1997 por 19.000. parece estar bem inteira, mas infelizmente, vamos comprar só no final do ano:neutral:

NheGui
08/05/2010, 16:43
Vale mais a pena uma Pajero io ou uma GV, sendo as duas do mesmo ano?

NheGui
09/05/2010, 12:38
Acabaram as respostas??????

TarsoDL
10/05/2010, 17:05
To na mesma duvida, ou pego uma tr4 2004 por uns 38mil ou uma parati 2009...

custo beneficio???? qual delas?

abraços

Annibal
11/05/2010, 22:02
TR4 ou Parati? Você está naquela de quem não sabe se casa (casamento) ou compra uma bicicleta. Dois carros completamente diferentes. Tudo depende do uso que você vai dar à viatura.

Saudações 4x4

Queiroz
12/05/2010, 17:40
Grand Vitara ou TR4/IO...
As duas opções lhe deixarão com boa opção de conforto x offroad x confiabilidade.
Tenho uma PAJERO IO 2000, e estou bem satisfeito.
Já tive samurai, niva e jpx(diesel), com bom desempenho off road e com desconforto.
A IO/TR4 tem fama de beberrão, mais acho o consumo bem condizente com um veículo (gasolina) 4x4 com redução e bloqueio, e com conforto de um carro de passeio.
Consumo cidade vai de 5 a 8 km/lt, e estrada de 8 a 11km/lt, dependendo do local e jeito de dirigir.
Quando fui comprar, queria um veículo 4x4, alto, não muito grande, e cheguei a a olhar a tracker / grand vitara, mais optei pelo mitsubishi, pois em Goiás tem muita mit rodando, além de ser mais alto que o GV.
Cheguei a olhar os diesel, mais o custo benefício me fez escolher o menor investimento no veículo a gasosa, além de diminuir despesas com seguro e risco de roubo/assaltos.
Boa sorte!

Cadü Smith
12/05/2010, 19:32
Vale mais a pena uma Pajero io ou uma GV, sendo as duas do mesmo ano?

fiquei longe por uns dias ...

então, a Pajero IO não recomendo não, e pode perguntar pra qualquer mecânico que entende de 4x4 e jipes. É furada, um excelente 4x4 pra estradinha de terra em mal estado, no máximo. a falta de um chassi robusto torna-se um problema crônico nesse carro pra quem quer fazer trilhas moderadas e eventualmente mais pesadas. a IO é monobloco, que é uma carroceria estrutural, sem chassi, e tudo vai preso nessa estrutura, desde suspensão, motor, câmbio, eixos, até os vidros e adesivos, a alma do carro é essa estrutura, o problema é que a torção frequente do monobloco causa quase que sempre, TRINCAS no material,:putz: é uma fadiga de causa natural pela torção da chapa que compõe o monobloco,e não adianta soldar, vai trincar bem ao lado da solda, isso ocorre pq na soldagem, e mesmo pelo esforço de torções, o material da chapa perde força, destempera, daí é jogar no lixo, ou usar só na cidade mesmo ...:sad::sad::sad:

O GV, não tenho certeza, precisa confirmação:pensativo:, acredito que seja monobloco com semi-chassi, que é o seguinte, o mesmo monobloco montado sobre uma estrutura mais resistente, que se parece um chassi, mas não percorre todo o carro, é só p/ fixação da suspensão e eixos, e esse conjunto, fixado ao monobloco, garantindo maior resistência, conforto e possibilidade de reparos, mas ainda sofre um pouco com torções, mas bem menos que o monobloco puro. E além disso, tem bastante diferença entre um IO e uma TR4, só tem aparência semelhantes. A TR4 é muitíssimo mais evoluída e robusta, é só perguntar pra quem usa na trilha, mas acho tudo muito caro nas Mitsubishi's todas ... é uma pena... um dia terei condições .

Pra trilha o ideal mesmo é um carro com chassi, que são 2 trilhos "paralelos" atravessando o carro de ponta a ponta, onde se fixa praticamente tudo no carro, a célula da cabine, os painéis da carroceria, motor, câmbio, suspensão, eixos, etc, TUDO de mecânica vai fixado no chassi, o que garante maior resistência ainda, sendo que a maior torção será absorvida pelo chassi, e não pela carroceria do carro. a desvantagem disso é o maior peso e consequente maior instabilidade on-road, mas nos carros mais modernos a suspensão corrige essa instabilidade.

Os vitarinhas todos, assim como os samurais, tem sistema de chassi, durabilidade e resistência garantidos. :concordo:

espero ter esclarecido à tempo.

Se for comprar esse V6 mesmo, fica esperto com a corrente de comando ( não é correia dentada não, é corrente e vai dentro do motor, tem que abrir, e tudo sai caro, por isso fique ligado ) e seus tensores. O kit de corrente e agregados necessários sai caro, compre original, pois o modelo paralelo é fraco, quebra e dá PT no motor mesmo, rasga o cabeçote, estora tudo. Não use essa corrente de segunda linha, é muito arriscado.
Veja se o antigo dono fez alguma retífica no motor, câmbio e caixas de tranferencia. troca de óleo pra esse motor é igual hemodiálise, chegou o prazo, tem que fazer, sob risco de perda. Tem que ser correto.
É uma pena, mas esse modelo V6 além de raro em qualquer estado, mais difícil ainda encontrar em bom estado, geralmente pelo motor mais potente, o pessoal acaba abusando mais do coitado.

grande abraço

Annibal
12/05/2010, 19:53
fiquei longe por uns dias ...

então, a Pajero IO não recomendo não, e pode perguntar pra qualquer mecânico que entende de 4x4 e jipes. É furada, um excelente 4x4 pra estradinha de terra em mal estado, no máximo. a falta de um chassi robusto torna-se um problema crônico nesse carro pra quem quer fazer trilhas moderadas e eventualmente mais pesadas. a IO é monobloco, que é uma carroceria estrutural, sem chassi, e tudo vai preso nessa estrutura, desde suspensão, motor, câmbio, eixos, até os vidros e adesivos, a alma do carro é essa estrutura, o problema é que a torção frequente do monobloco causa quase que sempre, TRINCAS no material,:putz: é uma fadiga de causa natural pela torção da chapa que compõe o monobloco,e não adianta soldar, vai trincar bem ao lado da solda, isso ocorre pq na soldagem, e mesmo pelo esforço de torções, o material da chapa perde força, destempera, daí é jogar no lixo, ou usar só na cidade mesmo ...:sad::sad::sad:

O GV, não tenho certeza, precisa confirmação:pensativo:, acredito que seja monobloco com semi-chassi, que é o seguinte, o mesmo monobloco montado sobre uma estrutura mais resistente, que se parece um chassi, mas não percorre todo o carro, é só p/ fixação da suspensão e eixos, e esse conjunto, fixado ao monobloco, garantindo maior resistência, conforto e possibilidade de reparos, mas ainda sofre um pouco com torções, mas bem menos que o monobloco puro. E além disso, tem bastante diferença entre um IO e uma TR4, só tem aparência semelhantes. A TR4 é muitíssimo mais evoluída e robusta, é só perguntar pra quem usa na trilha, mas acho tudo muito caro nas Mitsubishi's todas ... é uma pena... um dia terei condições .

Pra trilha o ideal mesmo é um carro com chassi, que são 2 trilhos "paralelos" atravessando o carro de ponta a ponta, onde se fixa praticamente tudo no carro, a célula da cabine, os painéis da carroceria, motor, câmbio, suspensão, eixos, etc, TUDO de mecânica vai fixado no chassi, o que garante maior resistência ainda, sendo que a maior torção será absorvida pelo chassi, e não pela carroceria do carro. a desvantagem disso é o maior peso e consequente maior instabilidade on-road, mas nos carros mais modernos a suspensão corrige essa instabilidade.

Os vitarinhas todos, assim como os samurais, tem sistema de chassi, durabilidade e resistência garantidos. :concordo:

espero ter esclarecido à tempo.

Se for comprar esse V6 mesmo, fica esperto com a corrente de comando ( não é correia dentada não, é corrente e vai dentro do motor, tem que abrir, e tudo sai caro, por isso fique ligado ) e seus tensores. O kit de corrente e agregados necessários sai caro, compre original, pois o modelo paralelo é fraco, quebra e dá PT no motor mesmo, rasga o cabeçote, estora tudo. Não use essa corrente de segunda linha, é muito arriscado.
Veja se o antigo dono fez alguma retífica no motor, câmbio e caixas de tranferencia. troca de óleo pra esse motor é igual hemodiálise, chegou o prazo, tem que fazer, sob risco de perda. Tem que ser correto.
É uma pena, mas esse modelo V6 além de raro em qualquer estado, mais difícil ainda encontrar em bom estado, geralmente pelo motor mais potente, o pessoal acaba abusando mais do coitado.

grande abraço

Concordo com tudo o que você falou sobre as vantagens do chassi sobre o monobloco no "off road" e desvantagens no "on road". Só ressalto a forma de contrução da TR4, não posso falar da IO porque não sei se sua plataforma é igual à da TR4. A TR4, que é uma evolução da IO, tem chassi integrado ao monobloco, que é diferente do semi chassi. Na TR4 a resistência estrutural é muito superior à de um veículo com semi chassi e similar à de um veículo com chassi tipo trilhos, e, tem a dirigibilidade de um carro montado em monobloco.

Saudações 4x4

Mantiqueira
12/05/2010, 20:03
Fala Cadu Smith , gostei da aula a respeito da diferença estrutural (chassis e monobloco).E o que vc me diz da pagerinho GLS B 3.5 v6 com relação a suspenção e aspectos gerais?Aguenta trilha mesmo?

Kappa GB
12/05/2010, 22:40
Então a TR4, no caso a 2010, aguenta qualquer tipo de porrada do uso urbano?
Digo uso urbano pq é 99,9% do meu uso e quero pegar uma dessas pq estou de saco cheio dos buracos, ficar andando devagar por causa deles etc e tal, fico judiando do azera e quero parar com isso pegando uma TR4 pro dia a dia.

E usando ela sem dó, estilo sovietico mesmo, fica perdendo alinhamento ou qualquer outra coisa com suspensão? Isso no uso urbano!

Só pra ilustrar, pra mim qualquer coisa no minimo igual a minha kia grand besta 2005 em termos de resistencia, já pode ser considerado um tanque de guerra, o uso dela é 110% sovietico e hj com 89 mil km eu ainda não precisei trocar NADA da suspensão, nunca perde alinhamento nem nada, é incrivel!

Se a TR4 2010 for nesse mesmo estilo, me animo novamente a pegar uma.

Valew!

[]'s
Paulo

Cadü Smith
15/05/2010, 22:53
Bom, a pajero GLS-B é uma lenda.. na minha opinião, a melhor e mais bela pajero que a Mit já produziu. É boa, mas não é um tanque de guerra, nenhum SUV é. E se for, acaba virando jipe durão e instável. O melhor mesmo é experimentar o máximo de opções e escolher pela melhor pra vc. Eu particularmente gosto dos carros japoneses, principalmente Nissan e Toyota.

Eu tb não conheço a construção da TR4, principalmente da 2010, não posso dizer nada. Só acredito que a melhor solução é chassi/carroceria, pois entre um chassi e uma carroceria existem os pontos de ancoragem da carroceria, que se movimentam e se acomodam, permitindo uma torção do conjunto sem tanto stress de material da carroceria, que é bem mais fraco que um chassi. O inconveniente é que com o tempo, esse pontos de fixação, que tem calços de borracha, e essa desgasta e enfraquece, e o carro fica mais barulhento, mas sem perigo .

A verdade é uma só. Observe TODOS os veículos off-road ditos "sérios", e mesmo os mais renomados e tradicionais como o Jeep Wrangler e o Defender, vem sendo constantemente automatizados e remodelados, levando sempre em consideração muitíssimo maior o conforto e aparência, e o desempenho off-road ocupando posição secundária, senão terciária nos novos projetos.
Não sei pq acontece isso.
Mas não costumo confiar em carro muito novo no sentido de resistência e confiabilidade. Prefiro algo mais primitivo e confiável talvez..
uma fogueira ao invés do microondas, pois vc acende em qualquer lugar.

grande abraço

Kappa GB
16/05/2010, 14:01
Entendo, a besta por exemplo é monobloco e aparentemente não deixa de ser resistente por isso, alias ela tem uma resistencia a torção bem grande, fica facil de perceber isso na entrada da minha garagem que parece ter sido desenvolvida pra torcer os carros, em alguns vc consegue ouvir ele se torcendo todo, com a besta apesar de ter uma distancia entre eixos absurdamente maior e em conseqüência disso ser mais suscetível a torções vc acaba não percebendo grandes coisas.

Uma coisa que esqueci de falar ai em cima, quero um carro resistente mas não precisa durar pra sempre, eu costumo trocar de carro todo ano, no maximo a cada 2 anos, então aguentando isso sem dar um pingo de enchimento de saco tá bom.
A besta é excessão, tenho ela desde que peguei 0km em 2005 e nem penso em trocar, a não ser por uma besta 2010, mas como não tem eu fico com a minha que adoro demais!

Sabe aquele carro que vc chega e fala assim, putz vamos pra "pqp"! Com que carro sera que vamos? Ah vamos com a besta pq ela vai e volta de boa! haha
Nunca tive um carro que confiasse tanto assim!

[]´s
Paulo

glauberlobo
16/05/2010, 14:12
Concordo com tudo o que você falou sobre as vantagens do chassi sobre o monobloco no "off road" e desvantagens no "on road". Só ressalto a forma de contrução da TR4, não posso falar da IO porque não sei se sua plataforma é igual à da TR4. A TR4, que é uma evolução da IO, tem chassi integrado ao monobloco, que é diferente do semi chassi. Na TR4 a resistência estrutural é muito superior à de um veículo com semi chassi e similar à de um veículo com chassi tipo trilhos, e, tem a dirigibilidade de um carro montado em monobloco.

Saudações 4x4

Até onde sei, a IO e a TR4 são a mesma coisa, monobloco sob chassi, não há diferença, toda a parte baixa e suspensão são exatamente iguais (até as 2006/2007 se não me engano ... daí pra frente não sei se mudou a suspensão), o que mudou da IO pra TR4 foram molas, amortecedores e pneus. Hoje a minha IO está com molas, amortecedores e pneus da TR4, sem problemas. Troquei todas as buchas da suspensão traseira e buchas das barras estabilizadoras direto pela da TR4.

Cadü Smith
18/05/2010, 13:36
Pro tipo de estrutura do carro que são os nossos 4x4, ser monobloco ou chassi faz toda diferença, isso é imutável e inegável. Claro que em um carro que se assemelha a um vagão, a coisa é diferente, a distribuição de peso é diferente, a estrutura é mais equilibrada, é outra geometria, não dá pra comparar um veículo de carga e passageiros como a besta e a kombi, com um SUV. Se for analizar, esse carros besta, kombi, tem estrutura semelhante a um tubo, que já é naturalmente bem resistente, colocar um chassi num carro desses é burrice pq aumenta muito o peso. e sem falar que, são carros pra carga, bem maior que a TR4, IO, Vitara, GV, TK... e até as FULL. A kombi e a besta suportam muito mais peso, sua construção monobloco é naturalmente muito mais robusta pra aguentar o uso diário e com carga máxima, é outra idéia de carro.
Eu falo com conhecimento de causa, pois já tive jipe monobloco, e foi uma tristeza, vendi pra uma revenda qualquer, e pobre do dono seguinte, pegou uma bomba, e olha que eu cuidava direito, mas não aguentou não... claro que não era um Mitsubishi, e sim um Lada.. hehehehe
Sem preconceitos, hein... mas nunca mais olhei pra jipe monobloco da mesma maneira. É óbvio que um monobloco nunca durarará o mesmo que uma cabine por cima de trilhos, ainda mais fazendo trilha. Bom, meu vitara tem mais de 10 anos, anda bem e é equilibrado, no asfalto e na trilha, sem abuso. Só tá meio barulhento, buracos da cidade ...

[]

Cadü Smith
18/05/2010, 14:03
Glauber, a TR4 é muito mais robusta, opinião de mecânico de oficina de trilha, amigo meu.. Perdeu 2 Mit IO, não aguentou fazer trilha no fds e trabalho urbano durante a semana.:parede::parede::parede:
Preparou uma TR4 06, pra rally de velocidade, ficou animal, :twisted::twisted::twisted: dá coceira no pé de acelerar, linda... não tenho fotos.. hehehe
Esse detalhe do chassi embutido faz a diferença, e não sei se todas as IO são assim mesmo, ou construídas com as mesmas especificações de material que a TR4.. pode não parecer, mas esses detalhes fazem a diferença, como fazem pra kombi e besta, que são monobloco apenas, e aguentam bem o tranco com muito peso no lombo. é isso.
clareou ? :concordo:

[]

drbart
18/05/2010, 22:16
Cadu , a TR4 2010 é monocoque com chassi integrado. A rigor o monocoque é o mesmo monobloco? Entao ela teria
os ''dois tilhos paralelos '' atravessando o carro ponto a ponta? E o monocoque se fixaria neles? Motor , cambio, suspensao etc estariam fixados no monocoque? Desculpe a minha falta de informacao mesmo, é que eu só tenho esclarecida em minha mente a estrututa tipo chassi....

Glauber, a TR4 é muito mais robusta, opinião de mecânico de oficina de trilha, amigo meu.. Perdeu 2 Mit IO, não aguentou fazer trilha no fds e trabalho urbano durante a semana.:parede::parede::parede:
Preparou uma TR4 06, pra rally de velocidade, ficou animal, :twisted::twisted::twisted: dá coceira no pé de acelerar, linda... não tenho fotos.. hehehe
Esse detalhe do chassi embutido faz a diferença, e não sei se todas as IO são assim mesmo, ou construídas com as mesmas especificações de material que a TR4.. pode não parecer, mas esses detalhes fazem a diferença, como fazem pra kombi e besta, que são monobloco apenas, e aguentam bem o tranco com muito peso no lombo. é isso.

[]

Bargiela
19/05/2010, 12:43

[]

Cadu,

Desculpe, mas a parte estrutural da TR4 é a MESMA da IO. Basta ir a ferro velho e ver os dois carros cortados.

Se teu amigo perdeu 2 IO. Não muda nada. Tem que estudar pq estes 2 IOs quebraram.

Só acredito vendo :dance:

Abs

Cadü Smith
19/05/2010, 16:13
Cadu,

Desculpe, mas a parte estrutural da TR4 é a MESMA da IO. Basta ir a ferro velho e ver os dois carros cortados.

Se teu amigo perdeu 2 IO. Não muda nada. Tem que estudar pq estes 2 IOs quebraram.

Só acredito vendo :dance:

Abs

olhaí, vivendo e aprendendo !! Bom, se são mesmo o mesmo carro mesmo, pq a IO não deu certo como a TR4 ? Puro erro de MKT com a IO ? estranho isso ..:pensativo:...

Eu jurava que era diferente, confesso que fiquei um pouco decepcionado ... Achava que a TR4 até 2009 tinha chassi. É paranóia mesmo. Tem gente que prefere scotch, eu prefiro bourbon. os dois são whisky, mas um é desse jeito, outro é daquele outro jeito. Os 2 são jipes bons, mas um é assim, o outro, assado.
Tenho bronca de carro sem chassi, essa é a verdade, passei por maus lençóis com um jipe sem, e gato escaldado tem medo dágua fria ..
Só mudarei minha opinião talvez, se daqui a 14 anos, que é a idade do meu Vitara hoje. Se daqui a 14 anos tiver bastante TR4 rodando em ótimas condições, daí darei o braço a torcer... começou em 2004, não foi ? Em 2018 , se ainda houver humanidade, veremos... hheheehehee
:palmas:

[]

Cadü Smith
19/05/2010, 16:19
O amigo lá destruiu 2 IO pq é dono de oficina... heheheheheh
ele não tem dó dos jipes dele, nunca teve. Precisava ver o que ele fazia com um coitado de um niva, no começo da oficina... parecia gaúcho pilotando gaiola, o kamikaze brasileiro, talvez por isso os 2 IO se demitiram do cargo.. hehe

e talvez por isso ele tenha preparado muito bem dessa vez o TR4...:pensativo:

[]

Cadü Smith
19/05/2010, 16:28
DrBart, só olhando um de perto pra saber... então eu recomendo vc ir em uma oficina autorizada da Mit e conversar se possível diretamente com os mecânicos, pedir pra dar uma olhada no carro, e não tenha vergonha, vai perguntando o que vc pensar.
da 2010 não faço idéia... mas gostei deles acabarem com aquela dupla de faróis redondos horrível. Nunca entendi o que tentaram fazer... copiar o modelo de pajero da categoria acima, a Full ? sei lá, achei feio, e mudaram de novo, pra melhor. Só acho q tem muito plástico em volta, tb não sou fã, apesar do meu vitara ter esses plásticos. atrapalha e sai caro concertar.
SE QUEBRAR UMA PEÇA DE PLÁSTICO TIPO PARACHOQUES, GUARDE TODOS OS CACOS ! EXISTEM OFICINAS ESPECIALIZADAS QUE REPARAM ESSE TIPO DE MATERIAL PLÁSTICO, COM ACABAMENTO ! EM SÃO PAULO E OUTROS GRANDES CENTROS ! NÃO GASTE DINHEIRO À TOA !!!

[]

NheGui
20/05/2010, 20:32
Eu acho que vai ser um Samurai mesmo.

Ele é barato, robusto, barato, bom na trinlha e barato. :)

A grana ta limitada a uns 20.000, nesta grana o samuca é o melhor certo???

Aguardo respostas

NheGui
20/05/2010, 20:34
Eu acho que vai ser um Samurai mesmo.

Ele é barato, robusto, barato, bom na trinlha e barato. :)

A grana ta limitada a uns 20.000, nesta grana o samuca é o melhor certo???

Aguardo respostas

Aqui em Porto Alegre tem um Samurai Metal 1997 aparentemente original por R$18.000 (ou R$21.800 cada anuncio diz uma coisa) e acho que vou vê-la neste Sábado. Por este preço, vale?

Cadü Smith
21/05/2010, 10:36
Bom, aí então eu recomendo vc mudar de categoria, dá uma pesquisada na área de Suzuki aqui do fórum, pergunta pro pessoal por lá que te informa melhor essas coisas...

abç

drbart
24/05/2010, 21:16
Cadü, eu acho que vc estava certo ao afirmar que a IO e a TR4 nao sao o mesmo carro. Estava pesquisando sobre aquele questionamento que lhe fiz sobre o monocoque com chassi integrado e achei uma reportagem da quatro rodas de setembro 2002, logo quando a recem lancadaTR4 substitui a IO. Veja o que foi falado:

''A favor do equilíbrio concorreu também a nova estrutura de carroceria. O TR4 possui o que a Mitsubishi chama de "chassi integrado ao monobloco". É um recurso presente no Pajero Full que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. O TR4 tem monobloco, mas apresenta uma estrutura reforçada, na dianteira, onde estão ancorados o motor, a transmissão e a suspensão dianteira. Dessa forma, o monobloco é poupado de parte dos esforços, sem a necessidade de uma base tão pesada quanto um chassi inteiriço. "

Também em relacao a suspensao veja o que eles falaram:

''A suspensão do Pajero TR4 também merece destaque. O sistema - que é McPherson, na dianteira, e Multi-link, na traseira -, suportou todos aqueles pulos, amortecendo a queda do veículo com suavidade, e garantiu conforto de sedã ao utilitário esportivo, na estrada. Quem conhece o comportamento do Pajero iO não faz idéia de quanto a suspensão do modelo melhorou. Comparado a seus rivais, como o Suzuki Vitara e o Toyota RAV4, o Pajero iO era mais duro ao rodar no asfalto. Os engenheiros da Mitsubishi fizeram um belo trabalho. Segundo o diretor industrial da empresa, Luiz Rosenfeld, o projeto da suspensão do TR4 levou 18 meses de desenvolvimento.''

Bom, em relacao a suspensao as alteracoes que foram feitas na TR4 2010, já deixaram bem melhor, mais macio, em relacao a 2008, imagino comparado a IO. Agora só resta saber se esse monocoque é a rigor o mesmo monobloco, se for na TR4 2010 teria a mesma estrutura da corroceria.

olhaí, vivendo e aprendendo !! Bom, se são mesmo o mesmo carro mesmo, pq a IO não deu certo como a TR4 ? Puro erro de MKT com a IO ? estranho isso ..:pensativo:...

Eu jurava que era diferente, confesso que fiquei um pouco decepcionado ... Achava que a TR4 até 2009 tinha chassi. É paranóia mesmo. Tem gente que prefere scotch, eu prefiro bourbon. os dois são whisky, mas um é desse jeito, outro é daquele outro jeito. Os 2 são jipes bons, mas um é assim, o outro, assado.
Tenho bronca de carro sem chassi, essa é a verdade, passei por maus lençóis com um jipe sem, e gato escaldado tem medo dágua fria ..
Só mudarei minha opinião talvez, se daqui a 14 anos, que é a idade do meu Vitara hoje. Se daqui a 14 anos tiver bastante TR4 rodando em ótimas condições, daí darei o braço a torcer... começou em 2004, não foi ? Em 2018 , se ainda houver humanidade, veremos... hheheehehee
:palmas:

[]

glauberlobo
24/05/2010, 21:42
Cadü, eu acho que vc estava certo ao afirmar que a IO e a TR4 nao sao o mesmo carro. Estava pesquisando sobre aquele questionamento que lhe fiz sobre o monocoque com chassi integrado e achei uma reportagem da quatro rodas de setembro 2002, logo quando a recem lancadaTR4 substitui a IO. Veja o que foi falado:

''A suspensão do Pajero TR4 também merece destaque. O sistema - que é McPherson, na dianteira, e Multi-link, na traseira -, suportou todos aqueles pulos, amortecendo a queda do veículo com suavidade, e garantiu conforto de sedã ao utilitário esportivo, na estrada. Quem conhece o comportamento do Pajero iO não faz idéia de quanto a suspensão do modelo melhorou. Comparado a seus rivais, como o Suzuki Vitara e o Toyota RAV4, o Pajero iO era mais duro ao rodar no asfalto. Os engenheiros da Mitsubishi fizeram um belo trabalho. Segundo o diretor industrial da empresa, Luiz Rosenfeld, o projeto da suspensão do TR4 levou 18 meses de desenvolvimento.''

Bom, em relacao a suspensao as alteracoes que foram feitas na TR4 2010, já deixaram bem melhor, mais macio, em relacao a 2008, imagino comparado a IO. Agora só resta saber se esse monocoque é a rigor o mesmo monobloco, se for na TR4 2010 teria a mesma estrutura da corroceria.

É como disse no post anterior, o que mudou na suspensão foram as molas e os amortecedores que foram recalibrados, somente isso.

No próprio texto que você cita, fala isso:

"O resultado foi um conjunto de molas e amortecedores afinados com as condições de rodagem brasileiras e novo jogo de pneus. No lugar dos 215/65 R16, entraram os 225/70 R16."

Se você procurar as especificações da IO que o mesmo fabricado em outros mercados mas com nomes diferente (pinin, io e etc..) verá que não tem mágica, mas sim, uma facelift da Souza Ramos para adequar o carro ao gosto do mercado brasileiro, tirando o novo motor e a recalibragem da suspensão, nada mais mudou, claro o acabamento interno piorou com materiais "tropicalizados".

Ambas são monobloco sob chassi, isso é fato.

Outro artigo sobre elas:

http://www2.uol.com.br/bestcars/guia2/pajero-1.htm

"Em 2001 o iO passou por uma ligeira reestilização, ganhando faróis com
novo arranjo interno, grade e pára-choques redesenhados, além de um
defletor sobre a tampa traseira. Passou a adotar o sobrenome SE. Foi
esta última versão que deu origem ao iO nacional, que chegou um ano
depois com o nome de Pajero TR4. Mais alguns retoques foram
providenciados para o jipe, produzido pela MMC em Catalão, Goiás. A
grade ganhou uma tela no lugar das aletas horizontais e o capô ficou
mais alto na seção central.
Na parte mecânica, a empresa brasileira ajustou a suspensão a nossas
condições de solo e adotou um motor 2,0-litros de 131 cv. Câmbios e
transmissão continuaram iguais. Internamente, nada foi mudado, mas a
bolsa inflável frontal para o passageiro e os freios com ABS foram
eliminados da versão com câmbio manual, sendo de série somente com o
automático. "

glauberlobo
24/05/2010, 21:49
Quanto a estrutura de ambas (IO e TR4), veja este site, mostra os códigos das partes:

http://www.akadia.ru/_pages/mitsubishi/index.php?st=50&l=bWFya2V0PT1nZW5lcmFsfHxjb2RlPT0zM0p8fG1vZGVsPT1I NzZXfHxjbGFzcz09R1JYVkwxRkJ8fHBuYz09MzR8fHN1Yj09MD EwfHxhMj09OTQwNjF8fGltZz09MTE2MDIyMC01MDAxOTYuanBn

Achei bem legal para quem precisa dos códigos das peças.

Mais informações sobre a IO:

"The front axle on both models is an automatic freewheeling type that allows four-wheel drive to be selected at speeds up to 100 km/h, and the five-door model is fitted with a limited slip rear differential as standard.

Power assisted front disc brakes coupled to rear drums and a pressure control valve, provide the iO's basic but adequate stopping power.

McPherson struts and coil springs with radius rods and an anti-roll bar form the front suspension, while the rear is a five-link trailing arm set-up with coil springs on a solid axle. Mitsubishi claim to have engineered the suspension to give the best compromise between off-road and on-road comfort. Power assisted rack and pinion steering is standard on all models.

The iO does not have a full chassis, but is based on a monocoque body shell where all body members, floor panels, turret and door pillars are integrally welded together. The impact absorbing zones that are built into the front and rear of the body, plus a driver's airbag and adjustable anchor points on the front seatbelts, form its major safety features. Fire retardant materials are used throughout the interior of the cabin. Passenger airbags are not available for the iO. An electronic engine immobiliser and a keyless entry system are the main security components giving the iO a theft rating of 76."

Fonte:
http://www.mynrma.com.au/cps/rde/xchg/mynrma/hs.xsl/mitsubishi_pajero_1999_car_review.htm

Mais:
"Unlike most larger four-wheel drives which feature a rugged ladder chassis, iO utilises monocoque construction with car-like front and rear crumple zones. Two sizeable chassis rails form part of the floor pan and run the length of the vehicle giving it a solid platform.

Suspension consists of McPherson struts with coil springs up front and a five-link rigid rear axle with coil springs. Long suspension travel ensures off-road efficiency. The suspension soaks up corrugations and pot holes with no sign of the vehicle deviating from a straight line. The ride is smooth, supple and confident on most surfaces. However, the rear suspension does have a tendency to bottom out on larger bumps with four adults on board.

Some critics have labelled the 1.8-litre engine as not up to the task. But when tested, the iO - with fuel consumption around 10 litres/100km - did everything with relative ease. Its off-road ability certainly makes up for any perceived lack of power."

Fonte:

http://www.policejournalsa.org.au/9910/26a.html

Bargiela
25/05/2010, 00:43
Quanto a estrutura de ambas (IO e TR4), veja este site, mostra os códigos das partes:

http://www.akadia.ru/_pages/mitsubishi/index.php?st=50&l=bWFya2V0PT1nZW5lcmFsfHxjb2RlPT0zM0p8fG1vZGVsPT1I NzZXfHxjbGFzcz09R1JYVkwxRkJ8fHBuYz09MzR8fHN1Yj09MD EwfHxhMj09OTQwNjF8fGltZz09MTE2MDIyMC01MDAxOTYuanBn

Achei bem legal para quem precisa dos códigos das peças.

Mais informações sobre a IO:

"The front axle on both models is an automatic freewheeling type that allows four-wheel drive to be selected at speeds up to 100 km/h, and the five-door model is fitted with a limited slip rear differential as standard.

Power assisted front disc brakes coupled to rear drums and a pressure control valve, provide the iO's basic but adequate stopping power.

McPherson struts and coil springs with radius rods and an anti-roll bar form the front suspension, while the rear is a five-link trailing arm set-up with coil springs on a solid axle. Mitsubishi claim to have engineered the suspension to give the best compromise between off-road and on-road comfort. Power assisted rack and pinion steering is standard on all models.

The iO does not have a full chassis, but is based on a monocoque body shell where all body members, floor panels, turret and door pillars are integrally welded together. The impact absorbing zones that are built into the front and rear of the body, plus a driver's airbag and adjustable anchor points on the front seatbelts, form its major safety features. Fire retardant materials are used throughout the interior of the cabin. Passenger airbags are not available for the iO. An electronic engine immobiliser and a keyless entry system are the main security components giving the iO a theft rating of 76."

Fonte:
http://www.mynrma.com.au/cps/rde/xchg/mynrma/hs.xsl/mitsubishi_pajero_1999_car_review.htm

Mais:
"Unlike most larger four-wheel drives which feature a rugged ladder chassis, iO utilises monocoque construction with car-like front and rear crumple zones. Two sizeable chassis rails form part of the floor pan and run the length of the vehicle giving it a solid platform.

Suspension consists of McPherson struts with coil springs up front and a five-link rigid rear axle with coil springs. Long suspension travel ensures off-road efficiency. The suspension soaks up corrugations and pot holes with no sign of the vehicle deviating from a straight line. The ride is smooth, supple and confident on most surfaces. However, the rear suspension does have a tendency to bottom out on larger bumps with four adults on board.

Some critics have labelled the 1.8-litre engine as not up to the task. But when tested, the iO - with fuel consumption around 10 litres/100km - did everything with relative ease. Its off-road ability certainly makes up for any perceived lack of power."

Fonte:

http://www.policejournalsa.org.au/9910/26a.html

Valeu Glauber,

Drbart não conheço um carro montado na SR, que tenha alterações significativas no projeto de chassis/monobloco.

E novamente digo de que até o ultimo modelo( excluindo a 2010), da IO para TR4 mudou o motor 4G93 para 4G94, amortecedores,pneus , programação flex no ECU, e outras besteiras, como trocar o farol puta resistente da IO para o trinca trinca nacional, correia importada boa por uma nacional que apita mais que juiz comprado, RETIRADA DE AIRBAG de passageiro, e trocaram outras tranqueiras sem valor.

PS: Cada dia mais to de olho em pegar uma 2010, achei o facelift mt bom!

Não se enganem com a SR.Comprem sabendo que é o mesmo carro, com alguns cavalos a mais o que o torna mais beberrão , e com uma cara nova.
Que eu gosto de chamar de "tapa no boneco" hehehe

abs a tds, :concordo:

Cadü Smith
27/05/2010, 14:30
... Estava pesquisando sobre aquele questionamento que lhe fiz sobre o monocoque com chassi integrado e achei uma reportagem da quatro rodas de setembro 2002, logo quando a recem lancadaTR4 substitui a IO. Veja o que foi falado:

''A favor do equilíbrio concorreu também a nova estrutura de carroceria. O TR4 possui o que a Mitsubishi chama de "chassi integrado ao monobloco". É um recurso presente no Pajero Full que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. O TR4 ( E NÃO A iO ) tem monobloco, mas apresenta uma estrutura reforçada, na dianteira, onde estão ancorados o motor, a transmissão e a suspensão dianteira. Dessa forma, o monobloco é poupado de parte dos esforços, sem a necessidade de uma base tão pesada quanto um chassi inteiriço. "

...

Bom, eu prefiro confiar numa publicação séria, comprovada como a 4rodas do que esses links citando informação apenas da IO, não vi nada da TR4. Além do que o site, que é uma lista bem mal feita e nada mais, está em russo. Eu não confio em russo, por já ter sido dono de um Niva provavelmente.
E pra quem acha que a 4rodas é porcaria e escreve o que a fábrica manda, pergunta então pra mecânico e engenheiro acostumado a mexer nesses carros, é muito fácil sanar essa dúvida, basta abrir os olhos.. heheheh
:shock::shock::shock::shock::shock:

na verdade, desses todos, o melhor mesmo é o VITARA, SUZUKI, é bom, barato, resistente, economico, leve, bom desempenho on e off road, tem vários kits prontos pra eles, de suspensão, redução de marchas, etc. e claro, tudo isso em um SUZUKI é bem mais barato que em um MITSUBISHI, não tem comparação . hahaha
:odedo::odedo::odedo:

Cadü Smith
27/05/2010, 14:42
Nada pessoal contra a fábrica e montadoras Mit, mas NUNCA na vida eu vi um IO inteiro, rodando sem fazer barulho, sem ser gastão e de parco desempenho, e TODOS eles, principalmente os daqui da região Sul de SP, onde tem muito morro, ladeira, sobe desce torce-torce, todos esses com problema de porta torta, deslocada, batendo seco, etc, pq desalinha o "chassi", como dizem os menos informados do assunto, justamente por ser monobloco puro. Pajero IO na trilha então, só vi um ou outro, tudo depenado, dá pra ver que o carro não foi feito praquilo...
Quem compara os 2 carros, quem usa bastante, roda cidade, etrada e trilha, nota que são anos-luz de diferença entre um carro e outro, isso na engenharia, o que não é qualquer olho ou braço destreinado que capta. verdade tem q ser dita

Bargiela
27/05/2010, 19:55
Nada pessoal contra a fábrica e montadoras Mit, mas NUNCA na vida eu vi um IO inteiro, rodando sem fazer barulho, sem ser gastão e de parco desempenho, e TODOS eles, principalmente os daqui da região Sul de SP, onde tem muito morro, ladeira, sobe desce torce-torce, todos esses com problema de porta torta, deslocada, batendo seco, etc, pq desalinha o "chassi", como dizem os menos informados do assunto, justamente por ser monobloco puro. Pajero IO na trilha então, só vi um ou outro, tudo depenado, dá pra ver que o carro não foi feito praquilo...
Quem compara os 2 carros, quem usa bastante, roda cidade, etrada e trilha, nota que são anos-luz de diferença entre um carro e outro, isso na engenharia, o que não é qualquer olho ou braço destreinado que capta. verdade tem q ser dita

Realmente cadu,

Concordo , procure um mecanico ou engenheiro que intenda de Mit.
Que ele vai te responder!

abs

Gustavo Bahia
28/05/2010, 15:01
Dessas opcoes o melhor seria a TR4!
Porem quanto ao consumo cuidado, bebe muito!!!
Nunca vi nenhuma fazer mais do que 450km com um tanque!!
Tenho uma 2007 e uma 2010!!! Bebem muito.
Acho que a mitsubishi tem sociedade com a Petrobras porque nunca vi beber tanta gasolina!!!hahahah
Sds.

Renatopami
28/05/2010, 20:59
Por ser 4x4 com reduzida a TR4 poderia ter motor diesel???
Iria vender bem,não?:pensativo:
ABRAÇOS!!!!!

drbart
28/05/2010, 21:15
ABRAÇOS!!!!!

Eu já fiz essa mesma pergunta na concessionaria da Mitsubishi e eles disserram que além de ser 4x4 com reduzida outras especificacoes sao exigidas como peso do carro, que a TR4 nao se enquadra. Ele até comparou com o Troller que nao é pickup mas é a diesel por causa dessas outras exigencias como peso e outras lá......

uvantuil
29/05/2010, 18:22

Vc sabe dizer sobre o gran vitara/tracker desempenho, preços, autonomia, conforto para 4 pessoas
Motorista: com 1.60 e 70 kg (eu)
Carona Frente: Noiva com 1,75 e 90 kg
CARONAS TRAS: SOGRO E SOGRA (1,70 e 1,60).

algo posterio a 2001

Pneus recomendado para quem usa um vitara/tracker/ gran vitara em circuito 50%50% e outro jogo tipo 70 80 (asfalto)

Pretensão para o carro... unico carro... e poder praticar uns passeios off... (tipo estradas vicinais.. .de interior do interior do rj... hoteis fazendas, reservas ecologicas) quem sabe um expedição aqui ou acola....)
agradeço....
penso num tacker... ou tr4 por hora mas aceito outras recomendações...

GWC
30/05/2010, 15:01
a Pajero IO não recomendo não, e pode perguntar pra qualquer mecânico que entende de 4x4 e jipes. É furada, um excelente 4x4 pra estradinha de terra em mal estado, no máximo. a falta de um chassi robusto torna-se um problema crônico nesse carro pra quem quer fazer trilhas moderadas e eventualmente mais pesadas. a IO é monobloco, que é uma carroceria estrutural, sem chassi,

Olá para todos ontem a noite li praticamente tópico todo, pois estou interessado em adquirir meu primeiro 4X4, e o pajero tr4 ou IO são minhas opções, entretanto fiquei na duvida a respeito da afirmação acima citada, o IO não possui sub chassis assim como a TR4?

Obrigado a todos

glauberlobo
30/05/2010, 20:39
São exatamente iguais.

Procure por imagens da partes de baixo de ambos e compare, se possível, levante os dois modelos e veja o que difere, nada!
:pipoca:

Conheço os dois modelos muito bem por ter possuído ambos.

Bargiela
30/05/2010, 21:22
Olá para todos ontem a noite li praticamente tópico todo, pois estou interessado em adquirir meu primeiro 4X4, e o pajero tr4 ou IO são minhas opções, entretanto fiquei na duvida a respeito da afirmação acima citada, o IO não possui sub chassis assim como a TR4?

Obrigado a todos

Amigo,

É o mesmo carro, pode ver por baixo, ver cortado em ferro velho. Pode tirar RAIO-X filho.

Vc pegando uma IO, e coloca a suspensao da TR4.
É o mesmo carro, com 14cv a menos.
E mesmo sem esses 14cv, o que não chega a atrapalhar o desempenho.( abaixo descrito na reportagem teste )

Dados fornecidos pela Mitsubishi Motors Do Brasil:

O Mitsubishi Pajero Pinin é um mini SUV produzido pela Mitsubishi Motors desde 15 de Junho de 1998, na carroçaria de três portas, e 24 de Agosto de 1998 como uma carroçaria de cinco portas. "Pinin" nome derivado do italiano "Para mim". Foi exportado como Montero iO, e para a Europa como Pajero Pinin, Shogun Pinin ou simplesmente Pinin, desenhado pela Pininfarina e que construiu na sua fábrica perto de Turim, Itália. Foi também produzido no Brasil como Pajero TR4 desde 2002 sob licença. O brasileiro TR4 tem sido desde Julho de 2007 o primeiros de quatro rodas motrizes flexível de combustível, rodando em uma combinação de gasolina, álcool ou uma combinação dos dois. Em Setembro de 2009, a Pajero TR4 sofreu uma grande reestilização no Brasil, apesar de aparentar ser um veículo novo, ainda herda a base do modelo original do Pajero Pinin.

E lembrando destaques como estes da PROPRIA REVISTA 4 RODAS:

O Pajero iO pesava 1330 quilos, enquanto o TR4 pesa 1345 quilos. Na pista de Limeira, o desempenho do TR4 foi próximo ao do iO, avaliado em junho de 1999. Na ocasião, o iO fez de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos, retomou de 40 a 100 km/h em 28,2 segundos e obteve as médias de 7,2 km/l no consumo urbano e 9,2 no rodoviário. Agora, o TR4 acelerou de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos, retomou de 40 a 100 km/h em 27,7 e ficou com as médias de 6,8 e 9,5 km/l, respectivamente.

ABs:parede:

Marcão pqdt
31/05/2010, 11:12
Pessoal antes de falar que TR4 bebe, deveriam compará-la com outros 4x4 a gasolina ou flex, o meu faz 5,6 km/l de alcool na cidade e acho que está muito bom, pois o carro me leva onde outros não levam. Agora se querem comparar com carros de passeio tudo bem, conversem com os donos de Pálio Wekend ou até mesmo o novo Fork Focus GLX (está na reportabem do uol) consomem a mesma coisa e nem sonham em ir onde uma TR4 vai.

Cadü Smith
31/05/2010, 13:55
ABRAÇOS!!!!!

Por lei, é permitido trocar o motor por outro a diesel. Tá correto, basta ter a 4x4 e reduzida. Com certeza um Niva pesa bem menos que uma TR4 seja qual for o ano e modelo, e a lei permite essa mudança, tem gente que faz, o difícil é encontrar um motor confiável e melhor em todos os aspectos, que caiba lá e seja barato. Não tem, a não ser o da Kombi, uma porcaria, e o VW ap 1.9 TDi , esse é do Golf mexicano e custa caro adquirir e mantê-lo .

PORÉM, acha mesmo que seria interessante pros ricos empresários da Mitsubishi ? Qual categoria eles começam a eoferecer motor diesel? é um modelo bem mais caro. Colocar um motor diesel no TR4 que já é bom acabaria matando as categorias superiores e bem mais caras. Pra que comprar uma Pajero Full diesel se eu posso comprar um TR4 diesel que é mais barato e melhor de trilha ? (mais leve, manutenção mais barata, menor enrosco em trilhas, mais fácil de estacionar, manobrar e dirigir nas grandes cidades, etc ) Esse lance do peso parece mais lorota, como o pessoal da Suzuki tb faz comigo, esse pessoal não é confiável, infelizmente. Não tem idéia do que é uma trilha leve, média e pesada, e noções básicas de mecânica extremamente frágeis. Se perguntar sobre um mínimo detalhe mais aprofundado, o cara se perde, é sempre assim, daí acaba falando uma abobrinha, e eu saio quase sempre decepcionado dessas " Redes Autorizadas" de importados.
No fundo, cara, é tudo dinheiro . . . Não tem muito o que fazer, a não ser tomar uma iniciativa particular, nesse caso, de comprar um TR4 mais antigo com motor zuado, e trocar por um Diesel mais moderno.

Tem um maluco que adaptou um motor MWM 2.8 TDi Sprint em um GM Tracker ( idêntico ao Suzuki GV 1ª geração) . O carro virou um jato, e extremamente econômico. autonomia de mais de 600KM !!! Não sei se no caso da TR4 aguentaria o peso desse motor ...:pensativo:
MAS, pra ter uma idéia, aquele motor VW ap 1.9 TDi ( o " i " é de intercooler.. :twisted::twisted::twisted: ) gera um potência de 115 CV, podendo chegar a 140 CV !!! E excelente torque em baixas rotações. Porém é um motor que muito pouca gente conhece pra mexer. Pra ter uma idéia, os novos GV diesel, ( que não vieram e nem sei se virão pro Brasil ) usam um motor turboalimentado interculado, de mesma cilindrada, 1900 cc, e olha o tamanho do carro !!!
aí o link do fórum dessa transformação, o autor da obra de arte ( No Tracker ) é o Sr Afonso Carlos, gente boníssima, muito solícito e profissional, faz várias adaptações de motores e câmbios, experiências de sucesso !!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57151&highlight=Tracker

[]'s

Cadü Smith
31/05/2010, 13:57
A TR4 bebe bem sim, mas não são todas, as mais novas flex são um pouco mais econômicas, além de terem o tanque maior, aumentando a autonomia, que no fundo, é o que interessa de fato .
e de todos esses aí, o que mais bebe é o meu ... :putz: $

Cadü Smith
31/05/2010, 14:27
Bom, então é o mesmo carro, definitivamente !!! To surpreso.
e todos a quem perguntei até então, enganaram-me... de propósito ? não sei ... Quem sabe ? hehehe
Mas pq tão mais caro se é o mesmo carro ? Que mancada ... eu sempre tive essa impressão, que o TR4 era bem mais parrudo que o IOIÔ ... hehehe
se eu tivesse um TR4, valeria mais a pena comprar peças do TR4 mesmo ou do IO ? qual sai mais barata ? e a mão de obra.. interessante saber disso .. a IO vem c bloqueio e tudo o mais tb ?

[]

Bargiela
31/05/2010, 17:59
Bom, então é o mesmo carro, definitivamente !!! To surpreso.
e todos a quem perguntei até então, enganaram-me... de propósito ? não sei ... Quem sabe ? hehehe
Mas pq tão mais caro se é o mesmo carro ? Que mancada ... eu sempre tive essa impressão, que o TR4 era bem mais parrudo que o IOIÔ ... hehehe
se eu tivesse um TR4, valeria mais a pena comprar peças do TR4 mesmo ou do IO ? qual sai mais barata ? e a mão de obra.. interessante saber disso .. a IO vem c bloqueio e tudo o mais tb ?

[]

Cadu,

Vale sim a pena comprar as peças da tr4, a grande maioria é igual para os dois carros e as peças nacionais são mais baratas.
Mas outras como correia dentada, velas, e cabo de velas, prefiro importar( ebay ), sai mais barato que a nacional e qualidade nem se fala a diferença.

Sobre "a IO vem c bloqueio e tudo o mais tb ?" . Sim alem do mais, que o bloqueio e tudo isso até hj é importado do japão da mesma fabrica que fabricou os "IOIO" fraco que vc diz. Ahhh o motor da TR4, de 2003 a 2010 vem de lá tbm.

A SR não fabrica essas caixas e motores no brasil, somente monta.

Abs,

Marcelo-HPE
31/05/2010, 18:27
Aqui em Porto Alegre tem um Samurai Metal 1997 aparentemente original por R$18.000 (ou R$21.800 cada anuncio diz uma coisa) e acho que vou vê-la neste Sábado. Por este preço, vale?
Se For comprar um Samuca , compre um com um motor AP adaptado , estes são os melhores .

Marcelo-HPE
31/05/2010, 18:59
Vc sabe dizer sobre o gran vitara/tracker desempenho, preços, autonomia, conforto para 4 pessoas
Motorista: com 1.60 e 70 kg (eu)
Carona Frente: Noiva com 1,75 e 90 kg
CARONAS TRAS: SOGRO E SOGRA (1,70 e 1,60).

algo posterio a 2001

Pneus recomendado para quem usa um vitara/tracker/ gran vitara em circuito 50%50% e outro jogo tipo 70 80 (asfalto)

Pretensão para o carro... unico carro... e poder praticar uns passeios off... (tipo estradas vicinais.. .de interior do interior do rj... hoteis fazendas, reservas ecologicas) quem sabe um expedição aqui ou acola....)
agradeço....
penso num tacker... ou tr4 por hora mas aceito outras recomendações...
Meu Amigo vc tá preoculpado com a sogra !!!!!!
Quando dou carona a minha sogra .. ela vai na caçamba , por cima das mimhas pranchas de desatolagem e no meio da poeira !!!
Brincadeira !!!! hehee
Tanto Pajero TR4 ou Vitara /tracker , vc estará bem servido , só que Vitara é mais baixinho ,o fundo arrasta mais em certas estradas castigadas principalmente em facões, o TR4 é mais alto, originalmente cabe pneus maiores , não sei o Vitara .
Não entendo isso um carro off-road com altura de ecosport .

Cadü Smith
02/06/2010, 16:15
...
Tanto Pajero TR4 ou Vitara /tracker , vc estará bem servido , só que Vitara é mais baixinho ,o fundo arrasta mais em certas estradas castigadas principalmente em facões, o TR4 é mais alto, originalmente cabe pneus maiores , não sei o Vitara .
Não entendo isso um carro off-road com altura de ecosport .

A questão é que os Vitaras são jipes mais antigos, saiu até 98 acho, quando chegaram os 1ºs GranVitara chegaram. Eram um pouco mais altos, e equipados agora com rodas de 16" nos motores 2.0 . Nessa época, os carros mais altos dos mercados todos eram as picapes americanas como as Dodge, as últimas D-20, a serem substituídas pela Silverado, se comparar com esses carros originais, o Vitarinha original não fazia feio.

Para os padrões de jipe e trilhas de hoje, já é baixo, assim como as picapes da mesma época .. e até algumas de hoje mesmo. O pessoal usa pneu e suspensão absurdos pra cavar bem a trilha, e vários trechos e caminhos inteiros acabam virando exclusividade de alguns poucos afortunados e despreocupados... o que mais chateia é o cara c uma puta máquina infernal, imbatível, atravessar os obstáculos c o pé embaixo cavando tudo até o osso, ta certo isso ?
e qdo pneu 35" ficar pequeno, vai colocar o q ? compra logo um trator que vale mais a pena e pode alugar e ganhar dinheiro c ele ainda. Q amolação q é trilha arregaçada. F*** todo o planejamento, o carro, a paciencia, o bolso ...
Não acho legal proibir, acho muito loco, jipão de pneu grande, mas tem que ter noção, usar o necessário, pensar um pouco nos outros, não é corrida, não é piso de asfalto, não pise fundo !!!

Bom, mas falando do carro, pra Levantar um Vitara sai barato, as proteções principais debaixo do carro tb não são tão caras, comprar as maiores e mais fortes disponíveis é recomendável. e se mesmo depois disso ficar baixo, não precisa se preocupar em acelerar um pouco mais e ir deslizando pelo facão... um sistema de bloqueio de diferencial (pelo menos traseiro) ajuda MUITO, o carro torna-se outro, e é um investimento caro e sério. Com esse recurso e as proteções, o curso de suspensão não influencia em quase nada. Não gosto de mudar muito o que é original do carro, e uma suspensão nova não obteria a mesma confiança. Meu carro tem calços 2" nas molas e os acertos todos, mais os pneus maiores e ganhei quase 5 polegadas a mais de altura livre do solo.8-)

abç []

Marcelo-HPE
02/06/2010, 16:33
Fala Cadu !! passei por isso em castelhanos I.B . a Minha picape com pneus 32" e lift de 1,5" parecia uma saveiro rebaixada dentro do facão .
Coisa feia mesmo ....
Abs .

Cadü Smith
08/06/2010, 17:05
Por isso desisti de ir pra lá... prefiro ficar com o carro inteiro e descobrir lugares pra eu ir com ele sem destruir... sem destruir muito pelo menos, e tentar manter em sigilo, pra não se acabar.
é um saco cavar trechos e trechos de facão na base da enxada e picareta

Rogerreror
30/07/2010, 13:11
Olá Galera estou começando no mundo dos 4X4 agora...Ja li muita coisa referente aos Suzuki carro que sempre foi minha paixão, atualmente Samuca zero Km só os Jimny's 2010 HR ......Porem nessa ultima semana surgiu uma grana $$$$$ inesperada onde a minha possibilidade de compra aumentou, colocando na lista de escolha a nova TR4 2010.......Grande duvida pois agora o bicho pegou...
Eita duvida cruel............ lendo o Forum não achei uma comparação entre essas duas viaturas se tiver gostaria de ler.
Eu li aqui e achei bem interessante foi o assunto do chassis da TR4 2010 estrutura monocoque com chassi integrado. Mas tudo que vire de informação destas duas viaturas será bem vinda
Um abraço
Roger
:dance:

Queiroz
30/07/2010, 13:33
São dois bons 4x4...
O Jimny é bem menor, menos potente, mais econômico, bem mais econômico.
O TR4, além de ser flex, é bem maior e potente, maior capacidade de carga, e portanto, tem consumo maior, muito maior. hehehe
Já tive samurais, e agora uma pajero IO.
Troquei por pajero pois o samurai não me atendia quanto a desempenho, capacidade de carga, espaço e conforto.
No meu caso gosto de pescarias, e o samurai não aguenta carregar ou puxar uma canoa e motor, além de pouco espaço para carga, baixo desempenho e conforto. Na estrada de chão era sofrível!
Tudo depende de como quer utilizar a viatura...
...Viagens longas ou curtas, trilhas ou passeios, tamanho da famiilia ou da tralha, etc, etc. etc...
Boa sorte com seu novo veículo!

misifio
30/07/2010, 14:36
Olá Galera estou começando no mundo dos 4X4 agora...Ja li muita coisa referente aos Suzuki carro que sempre foi minha paixão, atualmente Samuca zero Km só os Jimny's 2010 HR ......Porem nessa ultima semana surgiu uma grana $$$$$ inesperada onde a minha possibilidade de compra aumentou, colocando na lista de escolha a nova TR4 2010.......Grande duvida pois agora o bicho pegou...
Eita duvida cruel............ lendo o Forum não achei uma comparação entre essas duas viaturas se tiver gostaria de ler.
Eu li aqui e achei bem interessante foi o assunto do chassis da TR4 2010 estrutura monocoque com chassi integrado. Mas tudo que vire de informação destas duas viaturas será bem vinda
Um abraço
Roger
:dance:

OPA!!! Essa discussão muito me interessa.... Estou na mesmíssima dúvida que vc.

Rogerreror
30/07/2010, 16:02
São dois bons 4x4...
O Jimny é bem menor, menos potente, mais econômico, bem mais econômico.
O TR4, além de ser flex, é bem maior e potente, maior capacidade de carga, e portanto, tem consumo maior, muito maior. hehehe
Já tive samurais, e agora uma pajero IO.
Troquei por pajero pois o samurai não me atendia quanto a desempenho, capacidade de carga, espaço e conforto.
No meu caso gosto de pescarias, e o samurai não aguenta carregar ou puxar uma canoa e motor, além de pouco espaço para carga, baixo desempenho e conforto. Na estrada de chão era sofrível!
Tudo depende de como quer utilizar a viatura...
...Viagens longas ou curtas, trilhas ou passeios, tamanho da famiilia ou da tralha, etc, etc. etc...
Boa sorte com seu novo veículo!

Ola Queiroz muito bom :concordo:.... Misifio venha voce também fazer parte do grupo dos indecisos, minha esposa fala que a vida e facil a gente e que dificulta hehehehe...
O perfil do Queiroz se assemelha ao meu......viagens com estradas ruins típicas de sitio, talvez uma poça de água mais profunda e um pouco mais de barro...
Mas o que eu realmente quero fazer, em se falando de trilhas fortes, penso em ir para Castelhanos na Ilha Bela Litoral de S. Sebastião S.P... Dizem que o Jimny original e baixo para a empreitada só com pneus mais agressivos e mais altos 225 ou 235...... Mas não ouvi falarem nada a respeito das TR4. Será que da para encara a trilha de castelhanos com uma TR4 Original !

Fiz uma busca dos prós e contras entre TR4 x Jimny

TR4 : consumo de gasolina de gente grande, confortável, macio no asfalto, maior espaço interno (em relação ao Jimny) carro de presença, dando-lhe um status de “chique”, potencia do motor compatível com o carro, e o suficiente.

Jimny: Apertado na frete e a traz, pula bem igual a um pogoboll, econômico, pouco visado e menos conhecido entre os meliantes. Potencia do motor compatível com o carro, e o suficiente.

Pois bem
Quem quiser e poder engordar essa lista será um prazer em ler
Toda informação e bem vinda.
Grato
Roger

Annibal
30/07/2010, 17:13
Vá de TR4 que você não se arrepende.

arlei_vitara
02/08/2010, 15:34
Aqui a comparação é meio "injusta"...........são dois 4x4 fundamentalmente diferentes.

O Jimny é um jipe. Ponto. Pouco espaço, zero porta-malas, enorme potencial para trilha pesada desde que é claro com alguma preparação.
A TR4 como sabemos é um SUV, um utilitario compacto. Vai bem no dia a dia, vai bem na terra, na areia, na trilha leve. Com alguma preparação acredito que encare trilhas mais fortes. Nunca vi TR4 preparada ao extremo, em trilha pesada.
A proposito, tenho Vitara que se encaixa exatamente no mesmo nicho da TR4, e quase certo que meu próximo jipe será uma TR4.

Normio
02/08/2010, 22:21
Sem dúvida, por ser menor, entre-eixos mais curtos , o jimmy se sai melhor no off-road (ainda tem a versão HR , melhorando a sua altura livre de solo e os seus angulos).

O TR4 sem dúvida se sai melhor no on-road ( espaço, conforto, etc) mas também não deixa a desejar no off-road.

Ai depende do seu uso, caso for utilizar na cidade e para trilhas +- pesadas como o mencionou, vá de TR4. Mas se for utilizar pouco para a cidade e encarar trilhas difícies , vá de Jimmy, além de que é + fácil de transformar em um "monstrinho do off-road".

Leve em conta o consumo, Jimmy é muito economico, ao contrario do TR4.

R1C4rdo
02/08/2010, 22:59
Olá Rogerreor,
Além das opiniões acima citadas, o consumo deve ser considerado. À não ser que isso não seja um problema para você.
Se vc der uma pequisada aqui no fórum vai encontrar informações de consumo da TR4, que na minha opinião é beeeeem ingrato (+/- 6km/l).
O Jimny por ter um motor 1.3l é bem mais econômico.
Se tiver oportunidade de realizar um test drive, experimente os dois.
Independente da decisão, qualquer escolha vai ser uma boa escolha, desde que tenha tomado ciente.
Abraço e boa sorte na procura.

AACL
03/08/2010, 18:18
Eu vejo a comparação Jymmi x TR4 como a comparação Palio x Idea ou Corsa x Astra ou Fiesta x Focus ou alguma coisa do tipo.

Se for pra usar no off road, eu acho que vale a pena comprar um ou outro (Jymmi x TR4). Se não for usar no off road, acho que nenhum dos dois vale a pena. Tem SUVs de verdade pelo mesmo preço da TR4 e tem carros econômicos e com mais espaço que o Jymmi no mercado.

Agora, entre um e outro vai depender de quanto vc quer gastar e de quanto conforto vc vai querer. Os dois carros vão te levar pros mesmo lugares. A TR4 com mais conforto e o Jimmy com mais economia e talvez com mais facilidade em alguns trechos realmente off road.

Abs

Lindóia

Normio
04/08/2010, 12:38
Leva o GVIII, com 82 mil ja consegue levar completo ( cambio automatico, abs+ebd, duplo airbag, 4x4 integral, bloqueada e reduzida, air condicionado digital e entre outros).

O TR4 completo sai por 75k se nao me engano, e vale a pena gastar mais para levar o GVIII que é um carro muito mais confortável que o TR4.