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Ver Versão Completa : Rotação do Motor SW4



TINO
26/04/2010, 12:12
Qual a RPM normal do motor da SW4 1KZT 1999, com o ar ligado e desligado

jeisonk
26/04/2010, 12:33
Sinistro :pensativo:

Depende de quanto apertar o pé no acelerador :lol::lol::lol:

Tirando as brincadeiras, você quer a rotação em marcha lenta, ou a 80km/h em 5ª, ou a 120km/h, ou outra qualquer?

Em marcha lenta, segundo informativo Toyota, as normas do Conama pedem 700 (+/-50) rpm para o 1KZT-e.

Abs

LeoZon
28/04/2010, 06:55
Tino,

A minha na lenta fica em 800 giros. Quando aciono o botão do AR sobe para 1000 giros, e fica alternando entre 1000 e 800 a medida que o compressor é acioando.

TINO
28/04/2010, 08:48
Ok! A minha gira entre 800 à 900 em marcha lenta... acho que tá normal então...

joaodopet
30/04/2010, 01:07
Olha, temos uma com motor 3L, e pelo que sei, na lenta(idle) é para ficar por volta dos 750RPM, por aí.
Quando liga o ar, não sei se tá certo, mas a gente regulou pra manter a mesma rotação, aí quando liga o ar, com o carro parado, por exemplo, nem sente nada. Fica estranho o ar ligado e o carro acelerando e desacelerando(por causa do compressor) toda hora.

Caio Rivetti
30/04/2010, 14:53
O correto é o carro manter o mesmo giro quando o ar liga e desliga. O mecanismo é acionado a vacuo e tem regulagem para que não se altere o giro.

LeoZon
01/05/2010, 10:22
O correto é o carro manter o mesmo giro quando o ar liga e desliga. O mecanismo é acionado a vacuo e tem regulagem para que não se altere o giro.

A regulagem de fábrica é que se altere a rotação sim, pois não se tem a ventoinha separada do radiador do A/C, ou seja, quem faz a ventilação do radiador do A/C é a própria ventoinha do motor. Por isso é que ele aumenta de rotação, pois os 750rpm da lenta são insuficientes para refrigerar o motor + manter a eficiência correta do A/C.

Funciona mantendo a mesma rotação? Sim, funciona, mas o A/C não vai refrigerar como deveria.

Caio Rivetti
03/05/2010, 09:38
Na minha o Ar sempre esfriou em marcha lenta, e saiu da fabrica com a regulagem para que não se altere a rotação.
Acho pouco provavel que o ar não refrigere com a ventoinha a 750rpm, mas sim com 1000rpm.
Na realidade esse atuador existe porque quando o compressor do AC é ligado com o carro em marcha lenta ocorreria uma diminuição do rpm, devido ao motor ter que usar potencia para girar o compressor, e para que o motor não trabalhe abaixo da marcha lente indicada pela fabrica, o atuador acelera para que ela permaneça na mesma.
Caso ela tivesse que ser elevada, constaria no manual do proprietario, marcha lenta sem AC, e marcha lenta com AC.

TINO
03/05/2010, 10:43
Onde fica este atuador, e como faço pra regular. Tbem acho estranho esta oscilação... na minha opinião acredito que deveria ser rotação contínua...

joaodopet
03/05/2010, 10:55
Na nossa SW4 tem o ventilador do AC separado, fica atrás da grade da frente, e quando liga o botão do AC ele já liga junto.

DaniloIvens
03/05/2010, 23:26
Vou dar uma olhada na Jubiracilda e logo logo posto a resposta. Abraço.

Caio Rivetti
04/05/2010, 14:49
O atuador fica proximo a bomba injetora, é uma pecinha onde chegam uma mangueira fininha que sai do AC, e dessa pecinha sai uma haste que acelera a bomba injetora, nela tem um parafuso para regulagem.

TINO
05/05/2010, 09:05
Perfeito!!!!... encontrei o autuador. Com o ar ligado, regulei o parafuso até chegar em torno de 750 rpm em marcha lenta... agora ficou perfeito, mesmo com o ar ligado a rotação não oscila e o ar funciona normalmente!!!

DaniloIvens
07/05/2010, 01:56
A jubiracilda faz 900 rpm em idle com ar, caindo 50 rpm com ar desligado. Esta queda seria normal? Lembrando que o ar é digital, logo o compressor e sua intensidade é acionado por ele.

wolfofsea
09/06/2010, 20:07
Possuo uma 98 desde OK e sempre aumentou o giro qdo ligo o ar, vai de 750 para 900. Portanto não vejo por que se preocupar. Abs

fgibin
10/06/2010, 11:00
O meu Nerone também. Passa de 750 para 850/900 quando liga o compressor de ar.
Nunca achei estranho, todos os carros com ar têm este dispositivo e o mesmo comportamento.
As vezes incomoda nas descidas usando o freio motor porque o carro ganha velocidade de improviso, mas já me acostumei e não vou mexer não...

jeisonk
10/06/2010, 11:32
Meu carro usa o 1KZT-E e não muda em nada a rotação quando ligo o ar.

[]'s

Alixandru
20/11/2015, 23:28
Boa noite amigos! Só reativando o tópico pra tirar uma pequena dúvida. Minha sw4 2001/2002 motor 1kzt-e apresenta rotação de 900rpm quando ligo de manhã cedo, depois de esquentar um pouco ela cais pra uns 750rpm (Não percebo muita alteração com o ar ligado). Isso é normal ou existe alguma coisa que devo verificar?