Conectar

Ver Versão Completa : BF-161 Parafuso rachou o cabeçote, e agora?????

LUC
26/04/2010, 08:38
PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem :dance:. Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso :parede:.
O que fazer agora??? alguém já passou por isso???
Dos 24 parafusos, 23 ficou bala!!! será que terei problemas com isso????
Me ajudem, por favor!!!

Abraços,

Segue foto com detalhe da quebra...

Elmer_Jeep
26/04/2010, 09:38
Já vi vários assim, não tem problema.

Sobre o aperto, na tabela que tenho o torque mínimo é de 8,10kg e o máximo 9,50kg.

70lbs/pé vai ser igual a 9,67kg e se ultrapassou isso pode ter ocasionado a rachadura.

[]'s

Rafaminc
26/04/2010, 13:13
PessoALL, tive a alguns dias atrás a junta do cabeçote queimada (motor BF161), resolvi trocá-la então, juntamente com os parafusos, pois estes estavam bem velhos.
Dei aperto de 70 lbs/pé em todos os parafusos, seguindo a sequência do manual. Depois coloquei para funcionar, e funcionou muito bem, diga-se de passagem :dance:. Com o motor quente, retirei os balanceiros e reapertei, novamente em 70 lbs/pé (tudo isso com aux de torquímetro).
Daí minha surpresa em um dos parafusos: o cabeçote quebrou, bem no olhal do parafuso :parede:.
Me ajudem, por favor!!!

Abraços,

Se não começar a vazar muita água, toca assim... No meu caso, espanei a rosca 2 parafusos para frente do seu, e mesmo sem o aperto nescessário a junta continua boa já fazem 2 anos, só pinga uma gotinha de água lá de vez enquando..
Quando vc for retirar o cabeçote denovo, manda soldar esse olhal. É só usar solda usinável para fefo que fica novo. As varetas são bem caras, mas depois vc pode retrabalhar a solda excedente sem problemas.
:concordo:

LUC
26/04/2010, 18:26
Elmer / Rafa, obrigado pelas dicas. Quando me deparei com este problema, quase tive um infarto, mas depois do que vocês relataram, me acalmei mais!!! É sempre bom poder contar com a experiência dos amigos dete fórum. Valeu, abraços!!!

edgar
27/04/2010, 08:16
Bom dia !

Não teria sido falta das arruelas nos parafusos ? Ou no BF não vai arruela ? As vezes a cabeça do parafusos esfrega com tanta força contra o ferro fundido do bloco que engripa numa pontinha e ai racha.
Sempre vi com arruela e ainda colocar uma gotinha de oleo entre a arruela e o bloco e entre a arruela e a cabeça do parafuso, assim o torque vai para o parafuso e não é "comido" pelo atrito entre a cabeça do parafuso e o bloco.

Rafaminc
27/04/2010, 11:05
Edgar, se não me engano é sem arruela mesmo. Colocando-se arruela neste cabeçote, o torque deve mudar devido ao melhor deslizamento entre os materiais e deve aumentar o risco de vazamento pela arruela, visto que algumas roscas no bloco ficam dentro das galerias de refrigeração e a água sobe até a cabeça.
Agora tem que olhar como é o encosto na cabeça sextavada do parafuso novo, para que as pontas da cabeça não cravem no fefo e estourem a carcaça como vc falou.
Não posso afirmar, mas acredito que os parafusos originais possuam um pequeno rebaixe na parte interna da cabeça para evitar esse problema.

LUC
27/04/2010, 14:52
Edgar e Rafa, no cabeçote não vai arruela devido a classe do parafuso (10.9 ou G8), pois as arruelas lisas comuns são dúcteis demais para este tipo de torque e aí acabaríamos "esmagando" a arruela contra o bloco, ocasionando um afruxamento constante. Pelo que observei nos novos parafusos, foi um pequeno resalto abaixo do sextavado, copiando um formato de arruela, porém muito menor.
Mas retirando o uso ou não de arruela, certamente este atrito das bordas do sextavado contra o bloco contribui bastante para que ele acabe quebranmdo sim!!!!

Julio Rebello
01/05/2010, 01:38
Edgar e Rafa, no cabeçote não vai arruela devido a classe do parafuso (10.9 ou G8), pois as arruelas lisas comuns são dúcteis demais para este tipo de torque e aí acabaríamos "esmagando" a arruela contra o bloco, ocasionando um afruxamento constante. Pelo que observei nos novos parafusos, foi um pequeno resalto abaixo do sextavado, copiando um formato de arruela, porém muito menor.
Mas retirando o uso ou não de arruela, certamente este atrito das bordas do sextavado contra o bloco contribui bastante para que ele acabe quebranmdo sim!!!!

É comum a troca dos parafusos?
Como e onde faço o pedido/compra, ou seja, a especificação desse parafuso do cabeçote?
O colega falou em "10.9", isso é o material?

Me dêem um help pra não fazer besteira:parede:

Sds4x4,
Julio

LUC
01/05/2010, 20:55
É comum a troca dos parafusos?
Como e onde faço o pedido/compra, ou seja, a especificação desse parafuso do cabeçote?
O colega falou em "10.9", isso é o material?

Me dêem um help pra não fazer besteira:parede:

Sds4x4,
Julio

Olá Julio, não é necessário fazer a troca dos parafusos sempre que for desmontar o cabeçote por algum outro motivo, a não ser se este estiverem muito velhos e principalmente com sinais de alongamento no corpo (isso vc mesmo pode avaliar verificando se há uma redução da seção / afinamento do corpo do parafuso). Se houver troque por novos, pois estes já foram tracionados por apertos desnecessários em outras épocas. Avalie também a rosca se esta tudo certo, sem tricas e/ou filetes gastos ou oxidados demais.

Para o BF161 os parafusos são: 24 peças 7/16-14 x 4 (diametro 7/16 pol, 14 fios por pol, comprimento 4 pol).

A Classe deve ser no mínimo 10.9 devido à tração que o parafuso sofre. Que é o que interessa para nós, um parafuso que não "estique" tão fácil, de forma a soltar o cabeçote com os aquecimentos decorrentes do motor.

Sobre a classe, segue o que significa, conforme norma DIN-ISO 898 - Classe 10.9:

10
1040 N/mm² mínimo de resistência a tração
.9
90% da tração = limite de escoamento de 936 N/ mm²

Estes parafusos não são tão fáceis de encontrar, mas em algumas lojas de parafusos sempr tem um vendedor interessado em procurar, até porquê não são tão baratos (média de R$100,00 o jogo).

Lembre-se, depois de abrir o motor, aperte os parafusos na sequencia certa e no torque correto, coloque para aquecer e reaperte novamente seguindo os mesmos passos.

Espero ter lhe ajudado:concordo:. Abraço

CJ 60
02/05/2010, 01:02
Estes parafusos não são tão fáceis de encontrar, mas em algumas lojas de parafusos sempr tem um vendedor interessado em procurar, até porquê não são tão baratos (média de R$100,00 o jogo).

Espero ter lhe ajudado:concordo:. Abraço

Pedindo no balcão realmente é dificil.. precisei de 2 parafusos meia polegada maior para poder prender o suporte da DH no meu Jeep, dificil a loja que tem pronta entrega pois alem de tudo a medida é em polegada e atualmente não se usa mais, consegui encomendar aqui numa casa de parafusos, paguei 12,00 reais cada um.

Julio Rebello
02/05/2010, 12:47
Pedindo no balcão realmente é dificil.. precisei de 2 parafusos meia polegada maior para poder prender o suporte da DH no meu Jeep, dificil a loja que tem pronta entrega pois alem de tudo a medida é em polegada e atualmente não se usa mais, consegui encomendar aqui numa casa de parafusos, paguei 12,00 reais cada um.

Tem uma loja de parafusos aqui em Niteroi que costuma ter bastante coisa, mas como o colega disse, é cada vez mais difícil encontrar qq material em polegadas. amanhã vou dar uma procurada nesses parafusos e,se encontrar beleza, mas se não vão esses mesmo.

Sds4x4,
Julio

Julio Rebello
03/05/2010, 12:39
Encontrei essa orientação quanto à classificação dos parafusos:

"O que significa 8.8, 10.9 e 12.9. Quais as diferenças entre eles? Essa numeração representa a classe de resistência que o parafuso possui.

8.8

8
800 N/mm² mínimo de resistência a tração
.8
80% da tração = limite de escoamento de 640 N/ mm²

10.9

10
1040 N/mm² mínimo de resistência a tração
.9
90% da tração = limite de escoamento de 936 N/ mm²

12.9

12
1220 N/mm² mínimo de resistência a tração
.9
90% da tração = limite de escoamento de 1098 N/ mm²

As diferenças são;
Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será a sua ductilidade, porém menor será a sua capacidade de gerar força.
Quanto maior for a classe de resistência do parafuso, menor será a sua ductilidade, porém maior será a sua capacidade de gerar força.

Luciano - CJ5
24/07/2012, 13:24
:parede:Pessoal, reativando um pouco o tópico. Onde posso encontrar os parafusos sextavados 7/16-14 x 4 classe 10.9? Tentei em vários lugares mas sem sucesso. Alguém teria algum contato ou site onde posso encontrar os mesmos? Só falta eles para eu fechar o meu motor....

Julio Rebello
24/07/2012, 14:08
:parede:Pessoal, reativando um pouco o tópico. Onde posso encontrar os parafusos sextavados 7/16-14 x 4 classe 10.9? Tentei em vários lugares mas sem sucesso. Alguém teria algum contato ou site onde posso encontrar os mesmos? Só falta eles para eu fechar o meu motor....

Meu camarada,
ligue paras as lojas de são paulo ou entre em oficinas de jeep. Tipo Oficina do Chapeu-Niteroi. Em lojas, eu busquei tb quando precisei e não encontrei.
Outra opção é o E-bay, mas tem que garimpar e o tempo de envio pode chegar aos 40 dias.

HenriqueRS
24/07/2012, 15:18

Tudo bom? To tendo problemas com os parafusos do cabeçote do meu Jeep também, os parafusos originais parafusam um pouco mais que 5/16" dentro do bloco, resultado: 2 parafusos começaram a espanar a rosca do bloco durante o aperto. Cotei na loja Pombão Parafusos, parafusos 7/16 rosca grossa com 5" de comprimento, ao invés das 4" originais, 12.9 e cabeça sextavado. Ia me custar 28 reais a peça :eek:, ai abandonei a ideia, mas só levaria 3 dias pra fazerem (teria que fazer por encomenda, por isso tão caro). Acho que tu consegue bem mais barato em algum desmanche ou algo assim, mas se te interessar o site deles é o seguinte:

bem vindo a comercio de retentores e parafusos pombao fixadores para moveis em latao em inox para plasticos fendados allen para telhas dry wall para construcao civil linha agricola (http://www.pombao.com.br/)

O que vou fazer agora é usar os parafusos originais e embuchar o bloco com o corpo de um parafuso allen (12.9) de 1/2" ou 9/16", com um furo com rosca 7/16" no centro. Espero que funcione :rolleyes:.

Boa sorte

Humberto Barbosa
24/07/2012, 20:44
Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto

gmr66
24/07/2012, 23:01
Luc,
Passei por isso hoje e já estava desanimado. Resolvi trocar a junta do meu Bf184 e no reaperto a quente(10 kl, segundo a embalagem da sabó) um dos alojamentos simplesmente quebrou, diferentemente do seu que apenas rachou!!! Mas olhando os posts fiquei um pouco mais tranquilo!!!
Um grande abraço a todos

Me ajudem, por favor!!!

Abraços,

CJ 60
24/07/2012, 23:02
Minha historia foi parecida.. com a adaptação da DH, o suporte utiliza 2 parafusos do começo do lbloco ou seja ficaram curtos, eu encomendei numa casa de parafusos 2 com 1 pol maior e resolveu o problema, (sim parafusos de aço na espec do q o cabeçote precisava) nao sei se a sorte é q temmos aki na cidade uma fábrica de parafusos entao ficou mais facil..

abç

Julio Rebello
25/07/2012, 00:43
Meu camarada,
ligue paras as lojas de são paulo ou entre em oficinas de jeep. Tipo Oficina do Chapeu-Niteroi. Em lojas, eu busquei tb quando precisei e não encontrei.
Outra opção é o E-bay, mas tem que garimpar e o tempo de envio pode chegar aos 40 dias.

cara, tenta fazr a coisa certa da primeira vez pra não te dar mais dor de kbça no futuro.
Vc tem como conseguir esse parafuso, sem precisar fazer bacalhau.
Pelo menos eu fiz assim...

Boa sorte!!!

HenriqueRS
26/07/2012, 16:30
Henrique, se for igual ao do BF161, só encontrei na Agromotor. R$9,00 cada. Comprei 24 essa semana. Segundo o vendedor, são originais. Os que tinham na Jipebrás estavam com problema na rosca eles iam pedir um lote novo. O preço é o mesmo. Parabéns pela reforma do seu Jeep. Vi no tópico do forum Frota4x4. Abraço, Humberto

Pois é, acho que são iguais sim, só que no meu caso o problema não foram os parafusos que cederam, aparentemente ainda estão bons. O que cedeu foi a rosca do bloco, que começou a espanar em 2 parafusos antes das 65lbft, parei de apertar antes de espanar completamente. Desapertei na sequencia inversa e removi os parafusos que começaram a espanar. A rosca deles continua boa, só pode ter sido a do bloco (até porque o parafuso é de aço e o bloco é de ferro fundido, mais fraco).
Aí minha idéia foi usar parafusos mais compridos, de 5" ao invés de 4", que pegassem mais rosca do bloco, que tem a maioria dos furos passantes com rosca até o final. Não tinham esses parafusos, e eles teriam que ser feitos por encomenda, por isso tão caro

Mas valeu a dica, não sabia que ainda vendiam parafusos específicos pro cabeçote dos Jeeps :concordo:

HenriqueRS
26/07/2012, 16:38
Outra coisa, queria a opinião de vocês: botei uma junta nova no cabeçote antes de começar a montagem. Apertei praticamente todos os parafusos até o torque especificado (menos os 2 que espanaram, que chegaram nas 60lbft), mas agora vou ter que tirar o cabeçote de novo para consertar esse problema. Será que condenei a junta e tenho que usar outra para remontar depois ou posso montar com ela de novo? Minha preocupação é que agora ela ta esmagada e se remontar com ela não haja vedação, será que daria problema?

Fabiano Cararo
14/08/2012, 22:04
Boa noite Henrique.

Estou com o mesmo problema na minha rural, minha tentativa está sendo colocar dois prissioneiros com a cola loctite, terminei agora o serviço, vou deixar um tempo de cura de 24h, amanha vou chamar no aperto, caso venha a dar certo posto aqui.

Vlw.

HenriqueRS
15/08/2012, 10:09
Putz, esqueci de postar como resolvi o problema :parede:Malz
Bom, na verdade os parafusos originais do Hurricane 4 não tem 4", tem um pouco mais, 4 5/16" ou algo assim. Os parafusos originais do motor do meu Jeep estavam com a rosca da ponta corroida, aí já pegavam pouco no bloco, passaram a pegar menos ainda, resultado espanaram 6 roscas do bloco (reapertei os parafusos com o torque máximo antes de levar na tornearia, pra, se estourasse mais um, eu não ter que levar o bloco de novo).
Ok, levei o bloco pra lá e descobri que é um problema frequente nesses motores antigos e inclusive eles já tinham as buchas prontas pra colocar no bloco, inclusive com um batente pra não rosquear mais depois de instaladas, só tinha que fazer o furo interno 7/16".
Depois de embuchado, levei o bloco pra casa e tentei remontar. Deu problema de novo. Espanou a parte de cima da bucha, o parafuso tava muito curto... Já louco da vida, decidi gastar um pouco mais e poupar dor de cabeça futura, encomendei os parafusos na Pombão Parafusos. Não evitei a dor de cabeça :putz:porque os parafusos vieram errados e eu tive que levar eles de volta. Depois recebi os parafusos re-usinados e aí o acabamento ficou uma m3rd@, pois já tinham dado o tratamento térmico no aço. Mas mesmo assim, consegui dar o aperto e os parafusos aguentaram perfeitamente.

Como o parafuso que eu tava usando antes era muito curto, eu nem precisei trocar a bucha que espanou, porque não chegou a danificar muito a rosca, e ainda consegui dar o aperto que precisava.

No fim, eu usei a mesma junta. Conversei com alguns mecânicos e todos concordaram que não seria necessário trocar a junta, até porque eu não tinha chegado no aperto final, que é dado depois do motor aquecer.

Só quem já fez esse serviço sabe o medo que dá apertar esses parafusos, hahaha :concordo:

Quanto aos prisioneiros, é uma boa idéia, vai resolver o problema da fragilidade da rosca do bloco e também não precisa mais se preocupar com água subindo por esses parafusos. Eu até pensei em colocar prisioneiros também, mas ai, como todos os parafusos estavam críticos, eu teria que por em todos, e ai acho que complica a montagem (se tiver algum deles levemente desalinhado já era) e a desmontagem (como aconteceu num Hurricane 4 que desmontei, tinha 1 prisioneiro, acho que apertaram demais a porca, sei la, só sei que formou rebarbas no furo do cabeçote e travou no prisioneiro, pra puxar o cabeçote pra fora eu tive que usar um pé de cabra como alavanca. Uma arruela deve resolver esse problema).

Boa sorte ai, poste novidades :concordo:

Fabiano Cararo
16/08/2012, 00:01
Blza Henrique.

Que bom q vc conseguiu, a minha experiencia ñ deu certo, a cola não secou, acho que foi o desengraxante que passei para limpar a rosca do bloco que estava com graxa, limpei novamente hoje, dele cola e vamos ver se vai agora.

Vc falou em umas buchas , onde conseguiu? Sou de Sapucaia, se for em porto posso comprar, vc me indica ?

Tem que estar com bloco fora para instalar, ou só o cabeçote já resolve ?

Se puder responder fico agradecido.

Vlw.

HenriqueRS
16/08/2012, 08:19
Blza Henrique.

Que bom q vc conseguiu, a minha experiencia ñ deu certo, a cola não secou, acho que foi o desengraxante que passei para limpar a rosca do bloco que estava com graxa, limpei novamente hoje, dele cola e vamos ver se vai agora.

Vc falou em umas buchas , onde conseguiu? Sou de Sapucaia, se for em porto posso comprar, vc me indica ?

Tem que estar com bloco fora para instalar, ou só o cabeçote já resolve ?

Se puder responder fico agradecido.

Vlw.

Bah, pena que não secou :putz: Tomara que agora funcione :concordo:

Na verdade não comprei as buchas, eu levei o bloco na tornearia e eles tinham elas prontas, num saquinho fechado, só faltava fazer o furo interno. Eu fui na tornearia Mors, em Lajeado, são muito bons no que fazem :concordo:
Mas acredito que essas buchas sejam peças bem comuns, inclusive acho que, no caso, seria muito mais viável encontrar uma tornearia aí em Sapucaia, porque daí eles finalizam as buchas na tornearia e podem ir até tua casa pra instalá-las no bloco do motor, dá pra fazer com o bloco no lugar.

É um serviço fácil de fazer, primeiro tem que abrir o furo na bucha, aí o ideal é usar o torno pra ficar bem centrado. Depois tem que fazer a rosca interna nesse furo, no caso do Hurricane 4cc: 7/16", rosca grossa, acho que no BF também é.
Pra instalar as buchas no motor também não é difícil. É só abrir um pouco mais o furo que foi espanado, passar o macho pra fazer uma nova rosca (igual a rosca externa da bucha) e, depois, parafusar a bucha no lugar usando trava química. No meu motor foram usadas buchas com rosca externa de 1/2". A parede da bucha ficou fina, mas, em compensação, quase não tirou material do bloco.

Outra coisa, já que já vai estar com as ferramentas a mão, pede pra passarem o macho nas roscas que ainda tão boas, pra limpar elas. Com o tempo a sujeira e, principalmente, oxidação vão grudando na rosca e quando for dar o aperto no cabeçote o parafuso acaba travando na ferrugem, e não aperta o cabeçote como deve.

Fiz um esquema de como é a bucha. Dá pra ver que ela tem uma cabeça chanfrada, ela serve de batente, assim, depois de rosqueada, não tem risco do aperto no parafuso acabar rosqueando a bucha.
364836
O único problema é que essa cabeça fica um pouco pra fora depois de parafusada, aí tem que aplainar na lima ou, melhor, alargar um pouco o início do furo que foi feito no bloco antes de parafusá-la, com uma broca um pouco mais grossa, fazendo uma sede pra essa parte. Aí fica perfeito :concordo:

Boa sorte :concordo:

Denis Takashi
16/08/2012, 10:51
Bah, pena que não secou :putz: Tomara que agora funcione :concordo:

Na verdade não comprei as buchas, eu levei o bloco na tornearia e eles tinham elas prontas, num saquinho fechado, só faltava fazer o furo interno. Eu fui na tornearia Mors, em Lajeado, são muito bons no que fazem :concordo:
Mas acredito que essas buchas sejam peças bem comuns, inclusive acho que, no caso, seria muito mais viável encontrar uma tornearia aí em Sapucaia, porque daí eles finalizam as buchas na tornearia e podem ir até tua casa pra instalá-las no bloco do motor, dá pra fazer com o bloco no lugar.

É um serviço fácil de fazer, primeiro tem que abrir o furo na bucha, aí o ideal é usar o torno pra ficar bem centrado. Depois tem que fazer a rosca interna nesse furo, no caso do Hurricane 4cc: 7/16", rosca grossa, acho que no BF também é.
Pra instalar as buchas no motor também não é difícil. É só abrir um pouco mais o furo que foi espanado, passar o macho pra fazer uma nova rosca (igual a rosca externa da bucha) e, depois, parafusar a bucha no lugar usando trava química. No meu motor foram usadas buchas com rosca externa de 1/2". A parede da bucha ficou fina, mas, em compensação, quase não tirou material do bloco.

Outra coisa, já que já vai estar com as ferramentas a mão, pede pra passarem o macho nas roscas que ainda tão boas, pra limpar elas. Com o tempo a sujeira e, principalmente, oxidação vão grudando na rosca e quando for dar o aperto no cabeçote o parafuso acaba travando na ferrugem, e não aperta o cabeçote como deve.

Fiz um esquema de como é a bucha. Dá pra ver que ela tem uma cabeça chanfrada, ela serve de batente, assim, depois de rosqueada, não tem risco do aperto no parafuso acabar rosqueando a bucha.
364836
O único problema é que essa cabeça fica um pouco pra fora depois de parafusada, aí tem que aplainar na lima ou, melhor, alargar um pouco o início do furo que foi feito no bloco antes de parafusá-la, com uma broca um pouco mais grossa, fazendo uma sede pra essa parte. Aí fica perfeito :concordo:

Boa sorte :concordo:

Henrique,

Não sei se quando voce fez o serviço no bloco do seu motor, chegou a cogitar a hipotese de usar o " Helicoil", acredito que seja mais fácil do que abrir o furo, roscar e etc, resta saber se ele aguentaria o torque, o calor, a corrosão e a fadiga que seria submetido

Pelo que eu vi, tem na medida de 7/16" ... o dificil é achar onde tem pra vender e se tem como a empresa disponibilizar o ferramental .

Pra quem não conhece :

Reparo de rosca com HELICOIL® plus (http://www.bollhoff.com.br/pt/br/elementos-de-fixacao/elementos-de-fixacao-especiais/tecnologia-em-roscas/reparo-de-rosca-com-helicoil.php)

()´s

HenriqueRS
16/08/2012, 11:32
Henrique,

Não sei se quando voce fez o serviço no bloco do seu motor, chegou a cogitar a hipotese de usar o " Helicoil", acredito que seja mais fácil do que abrir o furo, roscar e etc, resta saber se ele aguentaria o torque, o calor, a corrosão e a fadiga que seria submetido

Pelo que eu vi, tem na medida de 7/16" ... o dificil é achar onde tem pra vender e se tem como a empresa disponibilizar o ferramental .

Pra quem não conhece :

Reparo de rosca com HELICOIL® plus (http://www.bollhoff.com.br/pt/br/elementos-de-fixacao/elementos-de-fixacao-especiais/tecnologia-em-roscas/reparo-de-rosca-com-helicoil.php)

()´s

Sim, sim, os caras lá da tornearia falaram que daria pra fazer, mas eles não tinham disponível.
Por outro lado, eu também não queria instalar helicoil por causa do post do Elmer no seguinte tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/52633-parafuso-cabecote-rosca-espanada-no-bloco-bf.html

Diz que esse reparo é designado pra peças de alumínio, onde a "molinha" consegue se ancorar melhor. Aí não tem perigo do parafuso tirar ela do lugar (fazer ela rosquear mais, ou algo assim) durante o aperto.

Fabiano Cararo
16/08/2012, 23:50
Henrique.

Obrigado pelas dicas, acho que vou fazer assim como vc fez.

Vlw