PDA

Ver Versão Completa : Jalapão -dez 2010 - quem gostaria de ir ?



EricoPulter
25/04/2010, 18:47
A finalidade deste tópico organizar uma viagem ao Jalapão, iniciar o planejamento para tal aventura ( tenho interesse de esticar a viagem até Jericoacoara CE ).

A data de partida de SP é 27/dez/2010 podendo ser alterarda, os ajustes devem ser feitos de forma que todos possam participar.

O roteiro também está aberto, será elaborado com a possibilidade de ser feito total ou parcial, dependendo da disponibilidade de cada um .

Já possuo algumas informações para início do planejamento, como: mapas, arquivos para GPS, pontos turísticos, locais para pernoitar entre outros.....

abraços

jeisonk
26/04/2010, 11:43
Erico, acredito que no outro tópico aberto sobre Jalapão 2010 seja mais fácil conseguir montar um comboio.

Dá uma olhada lá: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66819&page=11

Abs

EricoPulter
26/04/2010, 12:33
Ola !

O Guilherme abril o tópico para realizar a viagem em Julho de 2010, nesta época não tenho como ir neste grupo. Para não misturar as informações, da viagem deles em Julho com a viagem que pretendo fazer no fim do ano, acabei abrindo um novo tópico, qual a sua opnião ?

Abraço
Erico

jeisonk
26/04/2010, 12:49
Blz, entendi.
Faz o seguinte, deixa uma mensagem lá com o link desse novo tópico, assim todos que estão rodando por lá tem conhecimento deste.

Abraços

EricoPulter
26/04/2010, 17:59
Ok.... vou fazer isto. Valeu, e obrigado.

Abraço

Guilherme Cordeiro
27/04/2010, 10:32
Ola !

O Guilherme abril o tópico para realizar a viagem em Julho de 2010, nesta época não tenho como ir neste grupo. Para não misturar as informações, da viagem deles em Julho com a viagem que pretendo fazer no fim do ano, acabei abrindo um novo tópico, qual a sua opnião ?

Abraço
Erico



Td bem...vc nao vai em julho de 2010?

Abraço

Guilherme

EricoPulter
28/04/2010, 08:00
Tudo bem... !

Guilherme

Meu período de férias começa em 27/12/2010, em julho não poderei ir.
Eu preparei um roteiro da viagem, se você quizer posso te enviar, saindo de SP, passando pelo Jalapão e finalizando em Jericoacoara. Me passe seu e-mail.... !

Abraço
Erico

Guilherme Cordeiro
28/04/2010, 21:30
Tudo bem... !

Guilherme

Meu período de férias começa em 27/12/2010, em julho não poderei ir.
Eu preparei um roteiro da viagem, se você quizer posso te enviar, saindo de SP, passando pelo Jalapão e finalizando em Jericoacoara. Me passe seu e-mail.... !

Abraço
Erico

Valeu camarada!!!

Meu e-mail é guilhermeacordeiro@hotmail.com

Quando voltar da viagem vou postar aqui algumas fotos se puder é claro, relatarei as dificuldades e tambem os acertos. Acredito ser util pra vc e outros futuros viajantes.

Abraços

Guilherme

Fxavier
26/05/2010, 19:48
Valeu camarada!!!

Meu e-mail é guilhermeacordeiro@hotmail.com

Quando voltar da viagem vou postar aqui algumas fotos se puder é claro, relatarei as dificuldades e tambem os acertos. Acredito ser util pra vc e outros futuros viajantes.

Abraços

Guilherme
Caro forista, de qtos dias aproximadamente é o plano deste passeio...

EricoPulter
01/06/2010, 12:31
Caro Xavier

Eu dividi a viagem em três etapas:


a primeira, é partindo de SP, viagem até o Jalapão e realizar os roteiros dos pontos turísticos. Este período compreende 6 dias ( +- 2380 KM ).
a segunda seria o deslocamento do Jalapão até Jericoacoacora mais os roteiros dos pontos turísticos, duração de 7 dias ( +- 1760 Km )
a terceira etapa seria o retorno para SP, ainda não fechei e percurso exato, mas acredito que a duração seja de 4 à 5 dias ( +- 3800 Km ), podendo alterar conforme sugestões de paradas e locais de interesse de cada um.
Cada interessado pode realizar a viagem total ou parcial dependendo da disponibilidade de cada um. Fique à vontade para perguntar e/ou sugerir.

Abraço

Flávio Henrique
16/07/2010, 22:01
olá, não deu pra ir em julho, agora estou querendo no dia 03 de janeiro, em dezembro fica muito dificil pra mim, tem festa da familia no final do ano. Eurico qualquer coisa me mande uma MP. estou querendo ir com um grupo.

EricoPulter
18/07/2010, 14:08
Flávio

Ainda não consegui montar um grupo, por emquanto ninguém deu um OK.... qualquer novidade eu te comunico.

Abraço

Flávio Henrique
18/07/2010, 14:18
blz, Eurico estou livre no mÊs de janeiro, pronto pra qualquer parada, estou querendo me juntar ao grupo pra viajar, pra qualquer lugar desse mundão.

Mirim
18/07/2010, 18:05
vai dar certinho.
fechamos em dois carros.
vamos desembolando ateh lah pra gente tomar umas.
abração aee

Guilherme Cordeiro
30/07/2010, 10:12
Valeu camarada!!!

Meu e-mail é guilhermeacordeiro@hotmail.com

Quando voltar da viagem vou postar aqui algumas fotos se puder é claro, relatarei as dificuldades e tambem os acertos. Acredito ser util pra vc e outros futuros viajantes.

Abraços

Guilherme


Breve relato da viagem que foi inexplicável.

Primeiro dia de viagem14/07/2010 - quarta, de Ubá para Goiania, dormi em Campos Altos, dia 15 dormi na casa do Alfosne. No dia 16 saimos de Goiania por volta das 13:00h para Gurupi 500 e poucos KM, dormimos no Hotel Mutucão.
Dia 17 encontramos com alguns dos demais da expedição e fomos para Palmas, de lá almoçamos e Novo Acordo. Lá chegando por volta das 16:00h. Nadamos no rio do sono, e depois fomos para uma pousada em frentre a um posto de gasolina, porque ainda faltava um da expedição, que chegou por volta das meia noite.
dia 18 fomos pra São Félix, onde conhecemos um fervedouro muito bom, mas nao comparado com o tradicional. De lá fomos com a intenção de chegar a Cachoeira da Formiga, mas como nao pode mais acampar, voltamos e ficamos no acamapamento do sr Vicente, muito bom, simples, mas para quem tá no meio do nada, muito bom..rsss.
Dia 19 ficamos na Cachoeira da Formiga de águas maravilhosas, meio morna, sei lá..tudo muito bonito. Nesse dia a tarde visitamos o povoado de Mumbuca e Fervedouro. Foi muito bom. Voltamos para o acampamento e fizemos a janta.
Dia 20 deslocamos para Mateiros e de lá para acampamento na Fazenda Progresso, (Sr Antônio) velho meio ranzinza. Mas com jeito dá pra levar...rssss..Alfonse que o diga.
Dia 21 - ficamos nesse acampamento, alguns foram para o Mirante, preferi ficar nas águs gostosas do Rio Novo. Enchi meu colchão inflável e desci umas duas corredeiras, foi muito bom. A tarde fui nas dunas. Tudo isso muito bonito.
Dia 22 - desmontamos acampamento e fomos para a Cachoeira da Velha, fizemos almoço e a tarde fomos embora. Esse foi o último atrativo a ser visitado pela turma. A turma muito ligada, todo mundo se ajudava, era tudo compartilhado, foi um entrosamento que nunca vi em um grupo formado e com culturas e costumes diferentes, mas onde imperou o respeito, a cordialidade, a camaradagem, o espírito de grupo. No meu caso, fui pra Ponte Alta do Tocantins, dormiram quase todos lá, ficou apenas o Alfonse na Cachoeira da Velha e no outro dia fui pra Chapada dos Veadeiros com Dilemon, Jyoti, Danilo e Walace. Ficamos dois dias na Chapada, fui pra Brasília junto com o Danilo e Dilemon, conheci Brasilia e voltei depois de 14 dias de andanças por esse imenso e lindo Brasil.

No Jalapão ficamos seis dias, mas se pudesse poderia ter ficado mais, tem locais maravilhosos pra curtir no mínimo uns tres dias em cada.
Quanto as dificuldades, acredito ser dentro do esperado pra um deserto. Não vá sozinho e sem um carro 4x4 com corda de no mínimo de 6 metros, nao tem jeito de andar nos atoleiros de poeira e areia com carro sem tração nas quatro. Alguns buracos brutos. Atrativos distantes, então você deve acampar para evitar deslocamentos de 60 a 70 Km de volta da cidade ao atrativo, isso pra economizar tempo. As cidades tem pousadas, simples, mas que dá pra ficar numa boa. Sempre leve repelente, protetotes solares, bonés ou chapéus, boas câmeras de fotografia, caixas com gelo, bom GPS, uma mini geladeira para ter no carro, barraca, fogão de duas bocas, fogareiro, álcool, carne no gelo para o churrasco, água de boa qualidade em garrafas pet, alguém que saiba fazer um grude no final dos passeios, porque dá uma fome danada.
Combustível, ande sempre de tanque cheio, porque em Mateiros tem diesel mas o preço é 2,38 o litro. Leve combustivel reserva.
Foi um experiência incrivel, acredito que quem gosta de aventuras, vai adorar.

Espero ter contribuido com alguma coisa.

Qualquer dúvida, pode me mandar e-mail para guilhermeacordeiro@hotmail.com (guilhermeacordeiro@hotmail.com).

Abraços.

Guilherme (Ubá - MG)

diegoBH
27/10/2010, 09:04
Erico,

Estou programando com um amigo uma expedição deste tipo. Estamos escolhendo entre o Jalapão e a Chapada Diamantina.

O meu dia de partida deverá ser dia 27/12 também, mas de toda forma terei menos tempo que você e se for ao Jalapão teremos que voltar de lá, ao invés de ir a Jeri. Terei +- 10 dias.

Assim que tiver uma definição melhor aviso aqui no forum.

Abraços e boa sorte.

DiegoBH

Roberto Vas
03/11/2010, 23:39
Sou iniciante no 4x4, mas cheio de disposicao pra enfrentar as trilhas.
Tenho um Jimny 2010, sem modificacoes.
Moro em Brasilia e estarei em SP, em dez/2010.
Tenho disponibilidade a partir de 26/12 e to afim de ir pro Jalapao.

No caso, eu iria SP-Jalapao e, depois, voltaria pra Brasilia.
Sera que estou dando passo maior que a perna? Ou da pra encarar?

Mkaye
10/11/2010, 10:37
Tópico assinado !
Também estou livre em dezembro e parte de janeiro.
Gostaria de me juntar a algum grupo durante o periodo.
Deixei mensagem no topico da transamazonica e agora neste aqui.
Conheço a região do Jalapão (tenho um amigo que mora em Novo Acordo e tem fazenda em Mateiros).
Também já estive em Jeri, Camocim, Delta Parnaiba...

meu email: mauriciokaye@terra.com.br

abs !!!

LeandroCHT
16/11/2010, 00:08
Pessoal estou combinando de ir para o Jalapão com minha noiva no inicio de Janeiro 2011, dia\02 ou 03, antes disto não posso combinei com minha familia de passar o natal e reveillon. Se tiver alguém querendo ir por volta desta data dá um toque para combinarmos de irmos juntos.


olá, não deu pra ir em julho, agora estou querendo no dia 03 de janeiro, em dezembro fica muito dificil pra mim, tem festa da familia no final do ano. Eurico qualquer coisa me mande uma MP. estou querendo ir com um grupo.

Jaqueline Rizzato
16/11/2010, 11:04
Olá!!
Eu e meu namorado estamos programando de ir pro jalapão dia 31/12! Queriamos companhia!!

Jeanilson
16/11/2010, 14:34
Breve relato da viagem que foi inexplicável.
(...)
Combustível, ande sempre de tanque cheio, porque em Mateiros tem diesel mas o preço é 2,38 o litro. Leve combustivel reserva.
Foi um experiência incrivel, acredito que quem gosta de aventuras, vai adorar.

Espero ter contribuido com alguma coisa.

Qualquer dúvida, pode me mandar e-mail para guilhermeacordeiro@hotmail.com (guilhermeacordeiro@hotmail.com).

Abraços.

Guilherme (Ubá - MG)
Guilherme e demais que possam me ajudar,

Também estou planejando ir ao Jalapão com um grupo de Brasília, só que seria no início de dezembro.

Gostaria de saber como anda a questão do combustível por lá, se já está fácil de conseguir ou se continua raro em certos locais.

Não é nem pela questão do preço (afinal quem sai na chuva é para se molhar :mrgreen:), mas da disponibilidade. Qual seria a maior distância que teria que percorrer entre dois postos? O posto em Mateiros está funcionando normal?

Estou pretendendo ir com um veículo a gasolina.

[]'s

Guilherme Cordeiro
17/11/2010, 21:44
[QUOTE=Jeanilson;1305510]Guilherme e demais que possam me ajudar,

Também estou planejando ir ao Jalapão com um grupo de Brasília, só que seria no início de dezembro.

Gostaria de saber como anda a questão do combustível por lá, se já está fácil de conseguir ou se continua raro em certos locais.

Não é nem pela questão do preço (afinal quem sai na chuva é para se molhar :mrgreen:), mas da disponibilidade. Qual seria a maior distância que teria que percorrer entre dois postos? O posto em Mateiros está funcionando normal?

Estou pretendendo ir com um veículo a gasolina.


Amigo,

Se você for de fazer todo o Jalapão, desde Ponte Alta até Novo Acordo serão 710 KM, isso considerando as entradas em vários atrativos. Se for fazer em partes, nao fazendo o entorno, a maior distancia seria, Ponte Alta/Mateiros, disntancia a percorrer em estrada de 160km, mas considerando entrada para cachoeira da velha, Dunas, fazenda progresso e outros atrativos, que devem ser visitados, esse percurso vai aumentar consideravelmente. Mas nada que supere os 350 km, entao vc abastacendo em Ponte Alta, procure se informar se tem combustível em Mateiros, porque nessa época chove muito, entao nao tenho como te falar sobre abastecimento de combustível nesse lugares que sao longes demais e estradas pra caminhão tanque quase intransponíveis. Questão de se informar em Ponte Alta. Mas leve um galão reserva de 20l, talvez te ajude muito. Vá com dois carros a mais. Cuidado com as travessias de pequenos alagados nessa época, devido a chuva e as cabeceiras dos córregos serem grandes, pode passar água em determinado momento de chuva fora do normal e colocar em risco sua travessia, entao nao se arrisque. Chove bem nesse período, mas deve ser gostoso viajar com esse tempo por lá, pq fui em julho/2010, um calor infernal, poeira de atolar carro, entao vc imagina o que passei. Mas valeu a pena. Sugiro ler relatos de viagens desse período que vocês desejam viajar. Mas terão o melhor parte do Jalapão pra ser visitado, que é essa parte debaixo, Ponte Alta até Cachoeira da Formiga, Fervedouro, Povoado de Mumbuca. O mais, desejo-lhes boa viagem.

Abraços

Guilherme

Mkaye
17/11/2010, 22:47
Olá,

Sem querer polemizar...
Existem muitos mitos e lendas sobre o Jalapão que não são mais compativeis com a realidade atual.

Fui para o Jalapão dez 2009
Sai do Rio aprox dia 18 dez.

Tenho um amigo que mora em Novo acordo e tem fazenda em Mateiros.

Rodei direto do Rio até Alto Paraiso de Goias
Dormi em Alto Paraiso e segui para São Jorge na manha seguinte.
Passei uns 3 ou 4 dias na Chapada dos Veadeiros
Vale dar a volta no Parque por fora (estrada de terra) até Cavalcante
Esse deslocamento dura quase o dia todo levando em conta paradas para foto, bate papo, comida, etc.
Durma em Cavalcante e visite a cachoeira Santa Barbara no dia seguinte. (acho que esta dica esta em todos os posts)

Voltando ao assunto Jalapão...

Entrei por Novo Acordo para sair por Ponte Alta.
Fiz Novo Acordo - São Felix - Mateiros (pernoite) - Ponte Alta
A estrada estava melhor do que muito asfalto !!!
Rodei com o troller a 80/100km/h tranquilo..chegou a ser decepcionante.

Nao caiu uma gota de chuva, e mesmo que tivesse caido nao seria facil destruir aquela estrada de terra.

Pelo caminho vi dezenas de carros de passeio

As estradas que ligam a principal até as atrações podem estar em estado pior, mas mesmo assim na ocasião que fui...estava mto tranquilo.

No ultimo dia quando eu estava voltando choveu um pouco e percebi alguns pequenos trechos de lama de fácil transposição.
Encontrei um crossfox com 2 mulheres do interior de São Paulo...tranquilas...indo para Mateiros.

Combustivel FACIL em Ponte Alta, Novo Acordo, Mateiros !!!!!!
Levei o galão e não usei.

Minha opinião é:
Muito provavelmente vai dar tudo certo e tudo vai correr tranquilamente porém é sempre bom estar preparado para qualquer situação adversa.
Melhor sobrar do que faltar.
Não deixe de levar:
- barraca de camping (mesmo que nao va acampar)
- saco de dormir
- travesseiro
- ponto de luz / lanterna
- capa de chuva / guarda chuva
- muito repelente (e misturas magicas para afastar os mosquitos)
- fogareiro portatil e uns 3 ou 4 refis de gas
- miojo, enlatados, etc..
- Agua potavel
- galão de combustivel, 1 funil e uma mangueira.
- algumas peças basicas do carro para emergencias
- ferramentas basicas.
- kit de remedios basicos e primeiros socorros
- step em boas condições (levar 1 camara de ar mesmo que o pneu nao use)
- compressor de ar portatil
- MUITA DISPOSIÇÃO e ESPIRITO DE AVENTURA !
- etc...

Jalapão é lindo e todas as atrações valem a pena.

Bom Passeio pra galera ai !!

Abs !

Inner
21/11/2010, 18:01
Tudo bem... !

Guilherme

Meu período de férias começa em 27/12/2010, em julho não poderei ir.
Eu preparei um roteiro da viagem, se você quizer posso te enviar, saindo de SP, passando pelo Jalapão e finalizando em Jericoacoara. Me passe seu e-mail.... !

Abraço
Erico

Érico tudo bem posso pegar uma carona nesse roteiro:mrgreen:, se puder me envie também, estarei indo para o Jalapão em abril de 2011 com vinte dias de férias, quem sabe não estico até Jeri onde já não vou há algum tempo. Um abraço Inner. mlopes1013@gmail.com ou mlsouza.sbrj@infraero.gov.br

NGDaniel
28/11/2010, 19:39
Caro Xavier

Eu dividi a viagem em três etapas:


a primeira, é partindo de SP, viagem até o Jalapão e realizar os roteiros dos pontos turísticos. Este período compreende 6 dias ( +- 2380 KM ).
a segunda seria o deslocamento do Jalapão até Jericoacoacora mais os roteiros dos pontos turísticos, duração de 7 dias ( +- 1760 Km )
a terceira etapa seria o retorno para SP, ainda não fechei e percurso exato, mas acredito que a duração seja de 4 à 5 dias ( +- 3800 Km ), podendo alterar conforme sugestões de paradas e locais de interesse de cada um.

Cada interessado pode realizar a viagem total ou parcial dependendo da disponibilidade de cada um. Fique à vontade para perguntar e/ou sugerir.

Abraço


Opa..

Estou estudando Jalapão em Janeiro (ou abril) tambem... ingresso na turma de pretendentes..