PDA

Ver Versão Completa : Aos amigos que tem GM 4c em CJ



Yuster Leonardo
21/08/2003, 19:04
Senhores boa noite,

Depois da aula do Monge neste fim de semana vou abrir minha caixa 3m original.

Mas já estou pensando lá na frente, o MOTOR :shock: Que mais cedo ou mais tarde chega a vez dele.

A grande questão é : Eu não precisaria de um 4.1 MPFI :shock: sinceramente é muito para mim, sem duvida um motorzão :twisted: mas não se trata apenas nas L$ 1.500 do motor o problema é que não para por ai o$$ gastos, colocando este motor vou ter que trabalhar susp., cambio, diferencial,Deep-tec aqui, ali.... :shock: $ :shock: $ :cry:

Sendo assim,eu não precisando de tanta cavalaria :lol: e querendo algo mais $imples, estou entre o GM 4c com caixa Willys ou GM 4c com clarck 3m ou a configuração original retificando assim meu BF e minha caixa.

Gostaria muito de ajuda no sentido de informações do GM para que eu possa comparar e me decidir, gostaria de saber sobre consumo, desempenho e esquemas utilizados nas adptações :?: :?:

Eu ate gosto do Bf, mas tem a velha novela bebe, é antigo, demora a deslanchar ,etc..., mas este pelo menos eu conheço pois uso, já o GM 4c não tenho nem ideia como ele é.

Nas minhas opções não coloquei clarck 4 / 5 pois já vai entrar nos $$$ novamente, ouvi dizer que o 5m tá + - L$ 1.600, mas adp. Deep-tec L$650,00 +-, diferencial, etc, etc :cry: por esta razão vou ficar com 3m Willys ou Clarck :wink: .

Qualquer informação ou ajuda sera bem vinda :wink:

Monge mais uma vez obrigado pelo paso a paso, :shock: que aula velho!! :shock:

T+

Giovani
22/08/2003, 00:27
Sendo assim,eu não precisando de tanta cavalaria :lol: e querendo algo mais $imples, estou entre o GM 4c com caixa Willys ou GM 4c com clarck 3m ou a configuração original retificando assim meu BF e minha caixa.

:D Fala Yuster!

:D O pessoal aqui sabe que não sou fã do GM 4cil., pois na trilha prefiro o BF-161, mas em se tratando de economia e confiabilidade, é uma boa opção. Só ponha um câmbio Clark, se fôr de 4 ou 5 marchas. Senão fique com o câmbio Willys. É mais do que suficiente para esse motor.
:D Já andei muito com um Jeep com esse motor, na cidade é muito bom. Na trilha não gostei, mas há controvérsias... :lol: Fala aí que anda com essa naba... :P
[]'s

Pavani
22/08/2003, 10:36
Giovani.... O que vc achou desse motor na trilha?!?
Muito fraco?!? QUal foi o motivo de vc não gostar desse motor?!?
Abraço....
Pavani

Yuster Leonardo
22/08/2003, 14:05
Fala Giovani 8)

O grande problema é:

Mandei um e- para um cara que teve GM4c na sua viatura com cambio original, o cara foi ate o Chile :shock:

Mas ele me disse que o consumo fica em torno de 6,5 a 7 :shock: :cry: :x

O meu BF faz 7,2 na pista, com estes dados não estou vendo muita vantagem em fazer a troca, para mim só seria vantagem perder a originalidade se fosse para ganhar em economia, pois um bom torque o BF tem :wink: não é um 4.1 :twisted: mas para mim tá beleza :wink:

Já ate pensei no AP mas pelo que pesquisei o que vou ganhar em economia vou perder em torque, não sei se compensa :roll:

Tá f... achar a combinação certa, mas vou tentando!!

T+

Marcelo
22/08/2003, 14:51
Yuster,

Tem o motor do Maverick 6cc. São 3.000 cilindradas que geram um pouco mais de CVs e Torque que o BF. :lol:
Possui um desenho idêntico ao BF, com isso, é tirar um e colocar outro. :wink:
As peças são fáceis de achar - não tanto quanto um motor do Opala - e preços acessíveis.
Não precisa mexer em nada no câmbio/reduzida. :P

Para quem não quer fazer muitas alterações no Jeep é uma alternativa.
Estude também essa possibilidade. 8)

[s]

Yuster Leonardo
22/08/2003, 15:25
Fala Marcelo!!! 8)

Cara diga lá uma coisa, e seu consumo qual é, o desempenho sei que é bom mais gostaria MUITO de saber sobre o seu consumo :?:

No aguardo de RESPOSTAS ANIMADORAS :lol:

T+

Marcelo
22/08/2003, 15:59
Yuster,

Não sei ao certo o consumo desse motor... :oops: vou ficar te devendo essa. Mas não deve ser muito diferente do BF-161. :roll:

Sei que há usuários do Fórum que utilizam esse motor. :lol:

Alguém sabe :?: :?:

[s]

Giovani
22/08/2003, 20:05
Giovani.... O que vc achou desse motor na trilha?!?
Muito fraco?!? QUal foi o motivo de vc não gostar desse motor?!?

:D Fala Pavani e PessoALL!

:D Achei o motor fraco... Uso no meu jeep o motor 3.000 do Maverick, [e muito forte, mas o consumo é assombroso: 4,5 Km/l. Só que uso pneus Frontiera 750x16, e bloqueio 100% na traseira...
:D Se o seu motor faz 7,2 Km/l, tá bom demais... Demais pra ser verdade! Confira que relacao de diferencial vc tem, deve ser uma mais longa que a original. Que pneus vc usa? Street?
[]`s

Yuster Leonardo
22/08/2003, 20:19
E ai Giovani,

Sim meus pneus são street com rodas da F-1000, esta media 7,2 É PISTA, na cidade com certeza ele bebe um pouco mais, dentro da media...

T+

fpandur
23/08/2003, 11:42
Yuster

Bem, assim como o Giovani é suspeito de falar (mal) do GM-151 :lol: :lol: :lol: :lol: eu sou suspeito de falar (bem) deste motor ... :D

Andei cerca de 10 anos com o BF-161 original do meu Jeep. Depois da reforma (no Jeep, não no motor), continuei andando com ele, fazendo na média 5 Km/lt de gasolina na cidade. Na trilha, uns 4 a 4,5 Km/lt. Isto com pneus 33" e diferencial 43x8.

Ocorre que aqui a "oferta" de trilhas é pouca, logo a gente sempre está indo p/ eventos de outras cidades da região, chegando até um raio de 250 Km. Além disto, uso o Jeep como 2º carro da família durante a semana. Sendo assim, precisava de uma viatura um pouco mais "esperta" em estradas e que se possível, consumisse menos na cidade. Acabei optando pelo GM 4cc e coloquei um modelo original a álccol. Nessa configuração, este motor tem 19,2 Kgf/m de torque, contra 18 do BF-161. Sem contar que as especificações do BF são pela norma SAE, que fornece o valor bruto e os do GM é ABNT, valor líquido, mas isso são ooooutros 500 ... :roll:

Andei cerca de 1 ano com este motor e câmbio original 3 marchas (1ª seca) e recentemente instalei um câmbio Clarck 4 marchas, além da troca dos diferenciais.

Resumindo a conversa toda: o Jeep continua fazendo 5 Km/lt na cidade e 4 a 4,5 na trilha, porém AGORA É NO ALCOOL :wink:
Na estrada, faz entre 6 e 6,5. E isto rodando com pneus 33" .... :)


Quanto a ser fraco ou forte em trilhas, os números não mentem ... :roll:
Em termos práticos, o motor tem força (bom p/ trilha) aliada a elasticidade p/ manter velocidade (bom p/ estradas). Claro que não chega a ser um AP, que é um motor beeem mais elástico e de alto giro.

Quanto a peças, você acha em qualquer esquina, a custo baixo (quando comparado ao BF-161).

Bem, daria p/ falar muito mais sobre o assunto. Se quiser saber algo mais específico, escreva. Dê uma pesquisada também no forum, que em outras mensagens isto já foi discutido, inclusive enviei também mensagens com outras informações/impressões.

Abraços

Leandro
25/08/2003, 15:36
Ola pessoALL :D .
Não temos nada a reclamar desse motor. O motor (pelo menos o nosso) anda muito bem, tanto na cidade quanto na trilha, e levando em conta q Rural é bem mais pesada q os Jeeps :? . Bom, ele é um pouco mais fraco q o BF161, mas achamos q não precisamos mais do q isso. Bom é isso.

obs: não vou poder estar tão frequente no fórum :cry: , qualquer coisa, se demorar pra responder a pergunta de alguém, tentarei responde-la, mas só não sei quando :? .

[ ]s feliz com o 4cil :D e mais distante do fórum :(

Leandro
25/08/2003, 20:43
Esqueci de falar :oops: . Estamos com o cambio 4m da F75 e o motor é a gasolina :) . IMHO, foi uma ótima escolha esse motor, pois além de ter quase as mesmas especificações do BF161, é bem mais leve e menor. 8) Na Rural, sobra um palmo da onde o radiador está instalado até o local onde ele era originalmente :shock: .
E o motor anda muito bem mesmo. É claro :? , só trocamos ele, quando o BF ja estava com o bico aberto :( , mas como ja disse, valeu a pena :lol: .
[ ]s

Adriano Braga
26/08/2003, 10:37
Yuster!!!

O Cara do Willys que foi para o Chile com um GM4cc sou eu. Esqueci de comentar uma coisa. O Meu Willys fez média de 6 a 7 na estrada com pneus 33, duas estepes, 3 bambonas de 20L de combusível, 2 pessoas e a caçamba atolada de coisas (mochilas, comida, bambonas de água, medicamentos, caixas de ferramentas e peças sobresalentes, barracas e acessórios para camping e tudo mais!!! Pensando assim até que não bebia tanto!!!! o motorzinho aguentou muito bem o trnco de 9000km sendo 1300 de estradas não pavimentadas e de má conservação!!!


Abraços

monge
27/08/2003, 00:56
Fala Gente... :D

Eu tava meio por fora deste tópico, mas quando entrei hoje vi que estava bom. :D

Yuster, eu uso o motor 3.000 do Maverick também, se nãome engano dos 462 usuários cadastrados aqui, só o Giovani e eu usamos este motor. :D

Na época que eu estava com uma relação longa, meu jeep chegava a fazer 6,5 a 7 km no asfalto e em velocidade cruzeiro.

Depois que troquei pra uma relação mais curta, ainda não fiz as medições, mas acredito que tenha caído pra uns 5 km/l... só notei que está bebendo mais do que antes. :shock:

É um bom motor, não tenho nada a reclamar dele. Nunca me deixou na mão, sobe de giro rápido, tem torque e é elástico.

Mas tem hora que penso que é meio mosca branca... pois nunca vi mais ninguém com este motor, além do Giovani.

[]'s

Eugênio

andretomasi
27/08/2003, 03:11
Ae Giovani!

Só comentando sobre o BF: Quando comprei o meu, depois de revisar o motor, rodei 700km em dois dias com ele, contadinhos, e marcando todas as abastecidas e os km rodados, e calculamos uma média de 7,5 a 8 km/l.. então, lendo seus comentários aqui, pensei que alguma coisa deve estar fora do normal.. tipo, ele deve estar com uma relação mais longa, certo? E tem alguma outra coisa que pode ter sido modificada pra melhorar o consumo, mas piorando o desempenho "no barro"?? Se tiver, já dou uma olhada pra mexer antes de remontar ele..
O motor é o BF; ele tá com pneus mud, mas na época que fiz os cálculos ele tava com uns scorpion street, de 31".. e veio vazio, só com o peso do motorista, até a capota foi arrancada e jogada fora :lol: :lol:

[ ]´s espantados :shock:

Adriano Braga
27/08/2003, 08:18
Me diga uma coisa keko...qdo trocaste de pneu colocaste uns 33? vc aferiu o velocímetro...pq um pneu com maior perímetro altera completamente a km indicada. Isso altera tbm o seu cálculo de consumo. A princesinha usava um pneu 700x16 e agora está com 33" ela marca aproximadamente 15% a mais no velocímetro!!!!
O Ideal é ter um totem e fazer uma relação correta e se basear nele para cálculo. Só que custa 300lts :?

Abraço

Marcelo
27/08/2003, 11:38
Monge e Gionvani (ou alguém que utilize o motor 3.000 do Maverick),

Apenas por curiosidade... :oops:

Como é a reposição de peças desse motor? Fáceis de encontrar, preços acesíveis :?:

Ainda não tenho a menor intenção de trocar de motor (o meu BF ainda tem muito fôlego e está redondinho :lol: ), mas é bom saber pra me preparar quando precisar trocar. :roll: :shock:

A propósito, vale a pena trocar o BF pelo 3.000 do Maverick quando ele abrir o bico :?: :?:

[s] motorizados,

andretomasi
27/08/2003, 12:33
Me diga uma coisa keko...qdo trocaste de pneu colocaste uns 33? vc aferiu o velocímetro...pq um pneu com maior perímetro altera completamente a km indicada. Isso altera tbm o seu cálculo de consumo. A princesinha usava um pneu 700x16 e agora está com 33" ela marca aproximadamente 15% a mais no velocímetro!!!!
O Ideal é ter um totem e fazer uma relação correta e se basear nele para cálculo. Só que custa 300lts :?


Fala Adriano!

Coloquei 33, mas só agora na reforma, ele ainda não foi montado de novo depois que eu fiz essa viagem, e o velocímetro vou ter que aferir, mas como comprei um novo, ia ter que aferir de qualquer jeito.. Na época em que fizemos esses cálculos, viajamos com o cj e uma Courier seguindo ele, pra eventuais "emergências" pois o cj era recém comprado, e os cálculos foram feitos com a kilometragem marcada pela courier, que ta certinha...

[ ]´s

monge
27/08/2003, 12:44
Fala Gente... :D

Marcelo eu nunca precisei trocar 1 parafuso do meu motor, então não sei se acha peças pra ele. O Giovani deve saber melhor que eu. :D :D

Agora que vou trocar o disco de embreagem, e estou achando que o disco que o BF 161 serve. :roll:

[]'s

Eugênio

Marcelo
27/08/2003, 20:07
Monge,

É bom saber... :lol: afinal é um motor mais fácil de colocar no Jeep do que o 6cc do Opala. :lol: :lol:

Obrigado e abraços,

Giovani
27/08/2003, 20:19
Ae Giovani!
.. tipo, ele deve estar com uma relação mais longa, certo? E tem alguma outra coisa que pode ter sido modificada pra melhorar o consumo, mas piorando o desempenho "no barro"??

:D Grande Keko!

:D Além da relação, podem ter mexido no carburador, diminuindo os esguichos. Andando na boa vc não percebe, mas na hora de fazer força, ele vai falhar... Confira o carburador. Numa boa oficina vc encontra as tabelas com todas as medidas originais, compare com o que tem nele. :wink:
[]'s

Giovani
27/08/2003, 20:28
Como é a reposição de peças desse motor? Fáceis de encontrar, preços acesíveis :?:
A propósito, vale a pena trocar o BF pelo 3.000 do Maverick quando ele abrir o bico :?: :?:

:D Grande Marcelo!

:D Muitas peças são do BF-161, como pistões, anéis, válvulas... Então, não é das piores. Sofri para encontrar um virabrequim, quando reformei ele, mas não é sempre que se precisa de um... :wink: Quer dizer, sofri para achar um bom e no preço que eu queria pagar... :lol: :lol:
:D Vale à pena trocar sim! Primeiro porque é "Plug&Play", ou seja tira um e põe o outro, sem mexer em nada! Segundo, a potência é boa demais... :D E aumenta uns 4 Kgf/m de torque. Parece pouco, mas na trilha vc "sente" a diferença!!! :wink:
[]'s

Marcelo
28/08/2003, 20:07
Beleza Giovani,

Bem como imaginei. 8) Pelos número que tinha visto desse motor, já tinha suspeitado disso. :lol:

'brigão pelas dicas,

Epiro
28/08/2003, 20:57
Giovani, para colocar o motor Ford 3000 tem que trocar o câmbio ou o original aguenta ?

Outra coisa, o motor tem seis canecos em linha, ou em V ?

Valeu.

Giovani
28/08/2003, 21:28
Giovani, para colocar o motor Ford 3000 tem que trocar o câmbio ou o original aguenta ?
Outra coisa, o motor tem seis canecos em linha, ou em V ?

:D Grande Epiro!

:D Não precisa mexer em nada, como já disse, é "Plug&Play". Tira um e põe o outro. :wink:
:D É 6cil. em linha como o BF-161, original.
[]'s

Epiro
29/08/2003, 00:32
Valeu. :D

du
29/08/2003, 11:32
Pessoal,

Embora não seja o assunto principal, para os que estão com problemas de velocímetro por causa de troca de pneus, deem um pulo neste site, coloque a configuração do pneu original e do pneu que está usando, vai obter os cálculos da diferença.


http://www.miata.net/garage/tirecalc.html

Abraços Du.

monge
30/08/2003, 22:08
Fala Gente... :D

Ontem andei num CJ5 com motor 4 cc do opala pela primeira vez. :D

Sinceramente? Achei xoxo pra caramba. :x :shock: Vai ser ruim assim lá longe... longe mesmo, de preferência atolado até o santo antonio. :x :D

Não gostei mesmo, o jeep demora pra responder não tem força. Credo mesmo. :(

O motor segundo o dono do jeep tá reguladinho, já é CDI, não usa platinado, velas novas, cabos novos, carburador novo, mas o jeep não tem força... :( Só esguelando pra ele andar... ah nem... :(

Sou muito mais meu motor 3.000. :D Pode ser gastador o que for, mas responde na hora, e sem ter que esguelar. :D

[]'s decepcionado com o motor 4 cc do opala.

Giovani
30/08/2003, 22:30
Ontem andei num CJ5 com motor 4 cc do opala pela primeira vez. :D

Sinceramente? Achei xoxo pra caramba. :x :shock: Vai ser ruim assim lá longe... longe mesmo, de preferência atolado até o santo antonio. :x :D

Sou muito mais meu motor 3.000.

:D Grande Eugênio!!!!!

:D Oba!!!! Finalmente!!! Não estou mais sozinho... :lol: :lol:
:D Achei que era só eu que achava o GM 4cil. "brocha"... :lol:
:D Números são números, mas que até um BF-161 vai melhor na trilha, ah isso vai!!!! :D Se trocar por um 3000 então, nem se fala!!!! :twisted:
[]'s felizes com meu 3000!!!!

monge
30/08/2003, 23:40
E æ Giovani.... :D :D

Agora vc pode contar comigo pra poder malhar este motor até que ele seja totalmente extinto.... :D :D :D :D :D

[]'s

Eugênio

andretomasi
31/08/2003, 17:10
Que inveja de vocês dois... :lol: :lol: mas me aguardem, ainda vou achar um 3000 pra trocar pelo meu BF! :lol: :evil: :twisted:

[ ]´s

Giovani
31/08/2003, 17:37
Que inveja de vocês dois... :lol: :lol: mas me aguardem, ainda vou achar um 3000 pra trocar pelo meu BF! :lol: :evil: :twisted:

:D Grande Keko!!!

:D O Kipper, lá de Três de Maio, tinha 3 motores ano passado... Foi lá que comprei o virabrequim. Só que na negociação ($$$), o cara é f... :wink:
[]'s

andretomasi
01/09/2003, 00:30
Fala Giovani!

Pois é, conheço a fera :lol: :lol: :lol: , andei pesquisando peças com eles quando comecei a montar o cj.. nem se comprasse um monte de peças ele iria diminuir o gasto.. foi aí que descobri a PS aí na tua terrinha, que era um "pouco" mais barato, e principalmente por já lidar com jipes e saber o que eu preciso.. por sinal o du me ofereceu um V6 4.0 da Ranger, que tô até hoje babando pra comprar... mas até juntar $$$ pra criança... ainda vem adaptações, etc... :cry: :cry: ...
Mas se aparece um 3000 meio "baratim", vendo minha bateria, o computador, bicicleta, celular, mesa de desenho e o que tiver sobrando lá em casa :lol: :lol: :lol:
[ ]´s ainda 2.6

monge
01/09/2003, 13:17
Fala Gente... :D

Só para constar e puxar sardinha pro nosso lado viu Giovani... :D :D

Este final de semana fui dar uma volta no meu jeep com seu potente motor 3000. Pedi para um amigo me acompanhar numa silverado para ver quando eu estava fazendo. :D

O combinado foi que eu atingiria uma certa velocidade, a que eu achasse segura para anar no jeep, estabilizaria e ele iria olhar no velocimetro da silverado. :D

Quando achei a velocidade ideal, estava a 95 km/h com caixa de 3 marchas, relação 8/43 e pneus 31". :D

E ainda tinha mais pra andar, mas como o combinado era achar uma velocidade segura, não ensisti mais.

Fiquei feliz por saber que as velocidades que eu considerava seguras estão numa média maior do que eu imaginava.

[]'s feliz com meu motor 3.000

Eugênio

Cícero Franco
01/09/2003, 14:14
Tem que se aferir o velocímetro cf o pneu. A Potranca, qdo o velocímetro está marcando 80 km/h está cerca de 100. Uns 20 km/h é uma boa diferença.
[]s

EduardoLang
01/09/2003, 15:10
Pois é galera!!!!

Olha ei aqui otraveizzzzzzzzzzz!!!!!!

então galera, estive um pouco afastado aqui do forum por questões tenicas!!!! Mas já estou de volta!!!

então, meu CJ (1969) também está equipado com um 3.000 do maveco ! ! ! Cara ele anda que é uma beleza ! ! ! ! !

Uso pneus 750 x 16 mas não sei a relação do diferencial, só sei que ele anda pra cachorro, daqueles de corrida sabe ! ! ! rs rs rs rs rs...)

Marcelo, voce viu o motor do meu CJ é aquele lá ! ! ! ! Quanto à peças de reposição, nunca tive problemas em encontrá-las o único inciveniente é sempre estamos nas mão de algumas lojas especializadas ou desmanches do ramo....... tirando isso é tranquilo. Antes eu tiva o velho e bom BF 161 (2,6) só tirei ele devido a problemas com as sedes de válvulas e daí fiz uma troca com o mecânico no 3.000. A diferença de um para o outro é animal ! ! ! ! O consumo não é muito diferente não.

Esta questão de consumo, é muito relativa pois está diretamente relacionada com a situação mecânica de seu conjunto todo e a forma de se dirigir. Então não levo em consideração a questão do consumo e sim a questão de desempenho e torque. Nunca tive problemas com este motor!!!!! Funciona que é uma beleza ! ! ! !

Forte abraço a todos ! ! ! !


SDS

Marcelo
01/09/2003, 15:50
Pessoal,

Já decidi... meu próximo motor é um 3000 do Maveco, sem sombra de dúvida. :lol:
Sonhava com um 4.1 GM, mas depois de ter lido as inúmeras adaptações a serem feitas (chassis, troca de câmbio, reduzida, parede corta-fogo etc) abandonei a idéia. :cry: :cry:
Como falei, meu BF ainda tem muito gás, mas quando precisar trocar, não vou pensar duas vezes. :wink:

Aliás, queria pedir uma opinião do'cês...
Meu câmbio de 3 marchas teve um problema na trilha (encavalou a primeira marcha), abrimos a tampa das alavancas e cara que me ajudou viu que meu câmbio estava montado errado (obra do meu ex-mecânico), resumindo, fiquei sem a primeira sincronizada. :cry:
Agora vou ter que dar um jeito no bicho. Vale à pena investir nesse câmbio, ou seria melhor colocar um 4 marchas? Ouvi dizer que o 4 marchas é mais frágil que o 3, é verdade? :?: :?:
Pensei num clarck, mas só nas adaptações que tenho que fazer (flanges, cardãs, mão-de-obra), dá pra trocar de motor, e como minha idéia é colocar um 3000 e não um 4.1 acho que seria desperdiço de recursos... :roll:

O que acham? :roll: Dicas são bem-vindas... :lol: :idea:
[s] sem saber o que fazer com meu câmbio,

Giovani
01/09/2003, 22:27
Vale à pena investir nesse câmbio, ou seria melhor colocar um 4 marchas? Ouvi dizer que o 4 marchas é mais frágil que o 3, é verdade? :?: :?:

:D Grande Marcelo!!!

:D Mais fraco o KCT! São iguais!!! Claro que vale investir nele, ainda mais se no futuro vier o 3000!
Essa de ser mais fraco é pura lorota!!!! Se vc desmontar os 2 e olhar todas as peças verá que não existe diferença! :wink:
[]'s

Marcelo
02/09/2003, 09:33
Giovani,

É muito bom saber disso... :lol: :lol: :lol:
Vou atrá de um câmbio desses. 8)

'brigadão pelas dicas, :P

[s] já sabendo o que fazer com o câmbio,

Pedro Bachir
06/09/2003, 21:01
E ae Giovani?

Sem querer discordar do mestre, mas já discordando, a minha F- 75 ja teve o 4 marchas(a duas semanas atrás), e o meu jeep tem o 3 marchas com primeira seca, a cx 4 marchas, eu tinha que abrir 1 vez por ano, e a três machas do jeep eu nunca precisei abrir e já estou com o jeep a 20 anos e a F- 75 a 19. :D

Eu acho que a cx 3 marchas é melhor. :D

[O]'s traumatizados

flw

monge
06/09/2003, 21:55
Fala Gente... :D

Hoje finalmente pude me "descabaçar" de engesa. Finalmente andei num que está aqui na minha cidade. 4cc a alcool. O cara é de São Paulo, faz parte do comando da mantiqueira acho... é um engesa azul com BF's 33". :D Tá lindo o carro, ainda mais que aqui na minha cidade ninguém nunca viu e nem sabia que existia, a não ser eu lógico.hehehehehe :D

Nem com a primeira sulper ultra puxa reduzida do engesa eu deixei de achar o motor XOXO. :cry:

Que isso gente??? Como podem colocar este motor em jeep? Não é possível. Não sei o 6cc se dá diferença, mas o 4cc não quero nem de graça pra mim. nem pra colocar em buggy, gaiola, ou outro carrinho levinho.

[]'s de 3.000 e feliz!!!! :D :D :D

Eugênio

Giovani
06/09/2003, 22:53
Sem querer discordar do mestre, mas já discordando, a minha F- 75 ja teve o 4 marchas(a duas semanas atrás), e o meu jeep tem o 3 marchas com primeira seca, a cx 4 marchas, eu tinha que abrir 1 vez por ano, e a três machas do jeep eu nunca precisei abrir e já estou com o jeep a 20 anos e a F- 75 a 19. :D
Eu acho que a cx 3 marchas é melhor. :D

:D Grande Pedro!!!

:D Discordar é preciso... :lol: Vamos ver: porquê vc tinha que abrir? O que acontecia?
:D Quanto à cx 3 marchas, com 1ª seca. Bom, sendo a 1ª e a ré sem sincronizadores, só restam 2 para sofrerem desgaste. Somando à isso a "maneira" como se troca de marchas, vc terá uma durabilidade maior, com certeza. MAS... no momento que sua caixa 4 estiver em ordem e, houver um "correto" uso dela, trocando as marchas sem raspar toda hora, vc não terá problemas com ela! E se tiver, será com os sincronizadores, que custam 10 pila... :wink: E terá um escalonamento melhor das marchas... :wink:
:D Uso esse câmbio desde que comprei o Jeep, à 8 anos. Revisei na mesma semana em que comprei. Depois disso só abri 2 vezes. Uma para trocar o sincronizador da 1ª marcha e outra para trocar a engrenagem da ré. Motivo: a embreagem! Por preguiça mesmo eu não acertava a regulagem dela, então às vezes raspava na hora de engatar a 1ª e ré.
Esse câmbio veio original no Jeep, com o motor OHC 2.3 da Ford. Troquei pelo 6cil. 3000. Depois que o 6 canecos abriu o bico, pus o AP 2.0. Reformei e voltei a instalar o 6 canecos... Tudo sem trocar o câmbio!!!!! :wink:
[]'s

Pedro Bachir
07/09/2003, 12:37
E ae Giovani? :D


Tem sempre que trocar carretel, sincronizados, e engrenagens.

A mais ou menos 2 anosmeu pai perdeu a paciência e colocou tudo novo nela, carretel, todas as engrenagens, sincronizadores, etc. A brincadeira ficou em mais de 2000lts :shock: agora esse ano tive que abrir para trocar a engrenagem da segunda e a + ou - 2 semanas atraz tive que abrir de novo achando que era apenas o sincronizados que estavam ruíns, quando abri tinha um monte de dentes quebrados das engrenagens da 2 e 1, o carretel, e os sincronizados. Ai que eu criei vergonhanacara e coloquei a C- 10 3 marchas. :(

Se fosse a maneira de dirigir, vc não acha que a do jeep tb ja teria quebrado, pois meu pai dirige do mesmo jeito os dois :D

flw

Giovani
07/09/2003, 13:26
Tem sempre que trocar carretel, sincronizados, e engrenagens.
Ai que eu criei vergonhanacara e coloquei a C- 10 3 marchas. :(

Se fosse a maneira de dirigir, vc não acha que a do jeep tb ja teria quebrado, pois meu pai dirige do mesmo jeito os dois :D

:D Grande Pedro!!!

:D Câmbio da C-10??? Eu falava do Willys 3 marchas... Esse não tem nem comparação... :shock: Aí é ouuuuuutra história... :wink:
:D Quanto às quebras... Quem era o mecânico??? Montagem mal feita também causa as quebras. Outra coisa: se foram trocadas todas as peças da caixa (2.000 :shock: :shock: ), também pode ser isso... Parece brincadeira mas, peças novas de carros antigos não são um "primor" de qualidade... Depois de quebrar 2 cruzetas novas, das pontas de eixo dianteiras, me conveci disso. Hoje tenho as pontas de eixo com cruzetas usadas, mas originais, de um jeep ano 70 e pouco... Nunca mais tive problemas... :wink:
[]'s

Pedro Bachir
07/09/2003, 20:27
E ae?

Eu não me expressei direito :D

Eu quis dizer que a maneira que ele dirige o jeep é da mesma maneira que dirige a F- 75 :lol:

flw

Leoni
07/09/2003, 21:49
Monge, Giovani e Pessoal

Meu veinho tá com um :shock: Ford 2.3 gas e câmbio da F100 (acho) 4 marchas. Apesar de fumar pra kct e guspir óleo, registrei junto com meu 1o carro e sem força o motor 60 km/h, no alfasto, não botei o danado na terra pois o motor não está ok.

De todo geito precisarei fazer o motor e gostaria de passar para álcool. Tava pensando :?: :( em ir para um GM 4c - Álcool. Alguém conhece este motor a álcool e onde posso encotrar um manual técnico para convertê-lo ?

Abraços

Leoni

Marcelo
07/09/2003, 21:54
Quanto às quebras... Quem era o mecânico??? Montagem mal feita também causa as quebras.
Isso o Giovani tem razão...

Quando aconteceu o problema no meu câmbio (conforme descrevi acima), o cara que me ajudou na trilha viu - logo de cara - que o câmbio tinha sido montado errado :cry: :evil: :cry: (obra do mecânico que mexeu nele e nunca mais vai colocar a mão no meu Jeep novamente :evil: ) e as molas dos macaquinhos eram de péssima qualidade... :cry: :x

[s]

Pedro Bachir
08/09/2003, 13:18
:D Grande Pedro!!!


:D Quanto às quebras... Quem era o mecânico??? Montagem mal feita também causa as quebras. Outra coisa: se foram trocadas todas as peças da caixa (2.000 :shock: :shock: ), também pode ser isso... Parece brincadeira mas, peças novas de carros antigos não são um "primor" de qualidade... Depois de quebrar 2 cruzetas novas, das pontas de eixo dianteiras, me conveci disso. Hoje tenho as pontas de eixo com cruzetas usadas, mas originais, de um jeep ano 70 e pouco... Nunca mais tive problemas... :wink:
[]'s


E ae Giovani?

Tá certo, o meu cunhado é mecanico e andou dando uma olhada na cx e disse que tinha sincronizado sem trava(rodava junto com a engrenagem e não adiantava nada.), rolamento ao contrario, a cx estava chaia de gambiarras :evil: :evil: :evil: . Ele disse que o mecanico montou tudo errado mesmo, fdp!!!

[]'s nervosos com o mexanico ruim!!!

Flw :)

Giovani
08/09/2003, 23:21
Tá certo, o meu cunhado é mecanico e andou dando uma olhada na cx e disse que tinha sincronizado sem trava(rodava junto com a engrenagem e não adiantava nada.), rolamento ao contrario, a cx estava chaia de gambiarras :evil: :evil: :evil: . Ele disse que o mecanico montou tudo errado mesmo, fdp!!!

:D Grande Pedro!!

:D Tá vendo?!?!?! :shock: Depois é o câmbio que não presta... :roll:
[]'s

Pedro Bachir
14/09/2003, 17:35
E ae?
:)
Pois é!!! :oops: :oops: :oops:

Flw

Mauro B.
15/09/2003, 00:12
Fala pessoal !!! :D

Existem dois tipos diferentes de caixas 4m que foram utilizadas entre Jeep's, Rurais, F-75 e Maverick. As caixas 4m utilizadas nesses veículos são diferentes dependendo do motor. Os veículos que usavam motor 4cil (OHC) usavam uma caixa, enquanto os que usavam motores 6cil (BF-161 e 3000) usavam outra. :wink:

A caixa que se diz que é 'fraca' é a 4m dos veículos que usavam motor 4cil, e a que é mais 'forte' é a dos veículos que usavam motor 6cil. Logo, quando falamos em caixa de 4m, devemos nos referir se é a "do 4cil" ou a "do 6cil"! :shock:

Para interesse geral, abaixo as relações de marchas dessas caixas!

Todas as Rurais e F-75 com motor 6cil (BF-161 ou 3000) e cambio de 4 marchas, e todos os
Maverick 6cil,..., sairam com a seguinte relação de marchas:

1° - 2,991 : 1
2° - 1,992 : 1
3° - 1,390 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 3,544 : 1

Todas as Rurais, F-75, Jeep e Maverick com motor 4cil (OHC),...,
saíram com a seguinte relação de marchas:

1° - 3,569 : 1
2° - 2,378 : 1
3° - 1,531 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 4,229 : 1

[]'s

ramil2007
19/09/2003, 21:25
Olá friends,

Aproveitando esse assunto, gostaria de saber que relação de diferencial é a melhor escolha para trilhas?

Grato...

Ramil

Giovani
19/09/2003, 21:32
Olá friends,

Aproveitando esse assunto, gostaria de saber que relação de diferencial é a melhor escolha para trilhas?

:D Grande Ramil!!!

:D Depende do resto! Motor, câmbio, medida do pneu... :wink:
:D Bom, considerando que seja um original, só existem 2 opções. A mais curta e mais indicada é a 8/43. Se quiser um bom desempenho na trilha, mas com um pouco mais de velocidade na estrada, use a 9/44. Outras mais longas, só com motores grandes, 4.1, 4.9, V6, V8... :wink:
[]'s

ramil2007
20/09/2003, 08:12
Desculpe...

Havia esquecido desse "pequeno", detalhe!

Bom enfin, futuramente terei um motor 4 cilindros 2.5 á alcool(queixas desse motor?), com pneus frontieira 750-16, com suspenção original e amortecedors provavelmente ou OMP amortecedor mecânico, ou rancho rs9000, estou para decidir.

Valeu...

walter.andreis
20/09/2003, 10:58
...e amortecedors provavelmente ou OMP amortecedor mecânico, ou rancho rs9000, estou para decidir....

Ramil,
Pelos amortecedores citados, você quer algo realmente bom no CJ, certo?
Se for isso, inclua os amortecedores Bilstein Série 5150, que pelo lí ontem no site www.pirate4x4.com são melhores que os Ranchos RS9000.
Eu também estava pensando em utilizar os RS9000X, mas depois do que li ontem, estou preferindo os Bilstein 5150...
O único problema é que o distribuidor Bilstein aqui no BR não atende o K7 do telefone, pra sabermos o preço... :evil:
OFF-Limits Motorsports LTDA
Fone: (0xx31) 3391-5700.
(0xx31) 3391-5546 -> Cai direto no FAX.


[]'s sem comissão.

Giovani
21/09/2003, 00:29
Bom enfin, futuramente terei um motor 4 cilindros 2.5 á alcool(queixas desse motor?), com pneus frontieira 750-16, com suspenção original e amortecedors provavelmente ou OMP amortecedor mecânico, ou rancho rs9000, estou para decidir.

:D Grande Ramil!!!

:D Nessa configuração, use a 8/43 se vc quiser ter o melhor desempenho possível nas trilhas. O pneu Frontiera 750 x 16, equivale à 33". Quanto maior o pneu, menor deve ser a relação. :wink:
:D Quanto ao motor, é só olhar nas páginas anteriores, nesse mesmo tópico... :o
[]'s

Pedro Bachir
21/09/2003, 19:53
Todas as Rurais e F-75 com motor 6cil (BF-161 ou 3000) e cambio de 4 marchas, e todos os
Maverick 6cil,..., sairam com a seguinte relação de marchas:

1° - 2,991 : 1
2° - 1,992 : 1
3° - 1,390 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 3,544 : 1

Todas as Rurais, F-75, Jeep e Maverick com motor 4cil (OHC),...,
saíram com a seguinte relação de marchas:

1° - 3,569 : 1
2° - 2,378 : 1
3° - 1,531 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 4,229 : 1

[]'s

E ae?

Essas relações não estão trocadas não? Pois a cx que estava na minha F-75 era a do 4 cil e a primeira era fraquinha fraquinha, qualquer coisinha tinha que colocar reduzida.

Onde vc consequiu as relações da 4 marchas do 4 cil?

flw

ramil2007
21/09/2003, 22:05
Olá novamente amigos,

Meu eu ainda estou com uma puta dúvida de motor para meu Jeepão, estou em dúvida entre esse 3000 do maverick e um 4 cilindros 2,5 a alcool, que encontrei retíficado bonitinho para colocar no meu Jeep...

Estou com essa dúvida frenetica, antes era entre o 4.1 e o 2.5, mas agora entrou o 3000 e desisti do 4.1 do opalão...Sei que é muito difícil achar esse motor 3000 do maverick, nunca encontrei ele...

Me deem uma ajuda, quero saber se o 4 a alcool é tão ruim como falam, meu uso é mais trilha, tenho um pneu 750-16, clark 5 marchas(encostada), amortecedores novos...me deem uma luz....



Abraços...

Ramil

Mauro B.
21/09/2003, 22:57
Essas relações não estão trocadas não? Pois a cx que estava na minha F-75 era a do 4 cil e a primeira era fraquinha fraquinha, qualquer coisinha tinha que colocar reduzida.
Onde vc consequiu as relações da 4 marchas do 4 cil?
Oi Pedro! :D

Não, as relações não estão trocadas! 8)
Eu pesquizei em vários sites, para ver se coincidiam, o foi o que realmente aconteceu. Vc tbm pode fazer isso para confirmar :P
Mas é de se esperar que a 1° marcha seja mais curta em veículos que tenham um motor mais fraco (OHC)... talvez tenha alguma história mal-contada na "origem" dessa caixa que estava na sua F-75... :shock:

Dei uma pequena procurada e achei esses dois sites...mas tem vários outros que tem as relações de marcha! :wink:
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm
http://www.brasil.terravista.pt/PraiaBrava/1412/Maveauto4p.html

Espero ter ajudado! :D

[]'s

fpandur
22/09/2003, 08:36
Olá Ramil !

Bem, eu tenho um GM 4cil 90, original álcool. Utilizo meu Jeep em trilhas, cidade e estradas. O que você especificamente quer saber ? Você comentou que esse motor é ruim em trilhas ? De onde você tirou essa idéia .... :lol:

Abraços

ramil2007
22/09/2003, 10:54
Olá Flávio Pandur,

tudo bem?

Então, eu nunca vi esse motor em ação, eu me baseio segundos comentarios desse site, muitos falam que esse motor é xoxo nas trilhas, ai eu estou com uma puta indecisão com isso, me falaram que o 3000 do maverick é show de bola, mas é dificil de encontrar esse motor para venda...

Eu estava vendo um 4 cilindros totalmente retificado, novinho com 10 km rodados, a alcool, o q vc acha?

Me de numeros e pros e contras....

Valew

Ramil

Fábio
22/09/2003, 13:55
Ramil,

O motor 4cc do Opala não tem nada de xoxo! Este é sim, um dos motores mais flexíveis que conheço: Bom em cidade, bom na estrada e bom em trilhas.

O Ford 3000 também é muito bom... Em trilhas. Além do que o consumo é violento! Muito mais do que um BF 161. Se ainda assim estiver atrás de um desses, ligue para o Guto: 11-9902-7927. Ele estava queimando um exemplar!

[]´s

ramil2007
23/09/2003, 00:31
Valeu fio,

Mto grato pelas dicas, mas desisti desse motor 3000 do Maveco...

valew..

fpandur
23/09/2003, 18:37
O Fábio já resumiu bem a situação. Como disse antes, com a configuração do meu Jeep consigo utilizar ele no dia-a-dia na cidade, posso viajar 300 Km p/ um evento, faço a trilha e volto com ele rodando ... No ano passado rodei nas férias 2700 Km com ele, levando toda a família (patroa e molecada) e neste ano vamos repetir a dose. Tudo isso viajando à velocidade de 100-110 Km/h com o motor entre 2700 a 2900 RPM ... 8) O consumo em estrada está em 6 Km/lt, mas no álcool, o que se convertido p/ valores a gasolina, equivale a uns 12 Km/lt.
Precisa de mais ?!! :wink: Pelo menos p/ mim, está do jeito que quero ...

Claro, não é só o motor que proporciona isso. É todo um conjunto, incluindo câmbio, diferenciais e pneus.

Mas voltando ao motor, dê uma pesquisada no Forum. Eu mesmo já escrevi bastante sobre o GM-151 a álcool, inclusive fornecendo números de potência e torque. O único "senão" é que em dias mais frios, se não tiver injeção de gasolina, não pega nem com reza brava ! Mas isso é fácil de resolver. Comprei um sistema original do Opala (reservatório e motorzinho) usado por LT$ 40,00 + uns LT$ 10,00 do botão p/ acionar no painel.

Nisso, pelo que pude perceber, o AP é show. Por aqui tem um colega que tem um AP 2.0 convertido p/ álcool e pega muuuito mais fácil. Só precisa injetar gas. quando está muuuito frio.

Não sei quanto estão pedindo neste motor que estás vendo. Lembre-se também que não é só o motor. Terá que fazer adaptação do câmbio com o motor. É você mesmo que irá fazer ? Se for, fica bem mais barata a "brincadeira" ... :)

Ah, você comentou que tem uma Clarck 5 marchas parada. Se for GM, então é um abraço ! O câmbio irá acoplar perfeitamente na caixa seca (basta utilizar a da C-20). Você utiliza todo o sistema original da embreagem também, incluindo aí o disco de embreagem de 11". 8)
Você já viu o tamanho deste disco comparado ao do Jeep ? :lol:

Aí, é só comprar um kit de adaptação p/ acoplar o câmbio na reduzida Willys.
É exatamente essa instalação que tenho, com a diferença que meu câmbio é o 4 marchas da C-20 .

P/ finalizar, quase tudo isto que falei também dá p/ fazer com o AP (menos a embreagem de 11" ...). Porém nesse caso, você deve considerar que é um motor de alto giro e portanto, você tem que dirigir de modo diferente, p/ usar tudo que o motor tem. Além disso, terá que gastar com 2 kits de adaptação: motor-câmbio e câmbio-reduzida. No caso do GM, apenas 1 kit resolve ... :wink:

Abraços

Pavani
23/09/2003, 19:00
Flávio...
Quanto vc gastou nessa brincadeira?!?
Abraço....
Pavani

ramil2007
24/09/2003, 00:23
Olá,

Na verdade não sou eu quem vai adaptar essa brincadeira, e sim a deep tec 4x4, não sei se vc conhece, mas me falaram muito bem dessa mecânica e eles me passaram um "orçamentozinho", que consta em:

-Mão de obra adaptação do motor=R$1000
-Mão de obra adapt. cambio=600
-kit deeptec=638
-pedaleira suspensa c/ servo freio=850
-reforma geral do chassi c/ reforço=1500
-adaptação direção de santana=700
-parte eletrica completa - chaves=900
-desmontar e montar carroceria=600
+motor que eu comprei + clark 5 marchas
-4 cil á alcool retificado c/ garantia=1200
-caixa=1500

O q acha dos preços?

Falta ainda a carroceria que será de fibra=3900 (pintada).

Valew

andretomasi
24/09/2003, 00:56
Ramil,
Sobre os preços;
Não sei se todos concordam comigo, mas achei meio salgado o preço.. se estou bem de cálculo, vai dar mais ou menos R$ 9.488,00 :shock: certo?
Isso dá perto do total que eu vou gastar com o cj, incluindo a compra dele próprio.
Não sou a pessoa ideal pra te responder sobre algumas coisas, mas acho que, sobre isso:

- 850 pela pedaleira e servo-freio acho meio exorbitante.. gastei menos de 150 com ela completa..
- adaptação da direção, não sei se inclui aí as peças, mas comprei por 180 o setor, mais 100 da coluna e volante..
- 600 pra desmontar e montar a carroceria.. acho que já que ele vai ser desmontado pra mexer nas outras partes e seria necessário desmontar de qualquer jeito, não precisa ser tão caro..

Não sei a opinião dos outros, mas minha experiência própria é de que os gastos com toda a mão de obra (exceto as peças) ficou em 2500.. incluindo adaptar direção, desmontar e montar tudo, funilaria e pintura, adaptar pedaleira, freio a disco, consertos nos eixos, cardans, suspensão, etc..e mil detalhes que inventei de fazer no cj.. mas tem que levar em conta que conheço o mecânico.. a parte elétrica vai de brinde por conta de outro amigo :lol: .. os pneus consegui trocar num negócio com outro amigo.. e por aí vai..
O que eu quero dizer, é que acho que negociando bem dá pra baratear esses custos aí, IMHO.. :oops:

[ ]´s

monge
24/09/2003, 01:01
Fala Gente... :D

Que isso? isso são preços praticados??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Vc está louco se vai fazer todos os serviços com ele, ou então vc foi o ganhador dos 36 milhões de reais da mega sena acumulada aquena vez???? :shock: :D :D

Com todo este dinheiro do orçamento vc pode comprar:

:arrow: trEco Sport :roll:
:arrow: Band's :P
:arrow: CJ's preparadíssimos :twisted:
:arrow: JPXoxos :P
:arrow: Kilos e mais kilos de nivas :P
:arrow: Toneladas de vitaras e samurais :P
:arrow: Troller a gasolina :)
:arrow: E mais alguns que nem faço idéia....

Sai fora destes caras...

[]'s horrorisado com os preços...

Eugênio

fpandur
24/09/2003, 08:40
Caracas !! Já sabia da fama da DeepTec, mas eles se superaram heim ?!! :shock:

900,00 p/ fazer uma elétrica ??!! Sem contar os outros itens. Realmente, acho que está muito acima do preço normalmente praticado. Veja bem, eu disse ACHO, pois não estou em Sampa e além disso, eu que faço sempre tudo no meu Jeep.

Pavani, com relação aos custos: eu gastei 800,00 no motor, que era de um Opala 90. Isso comprado de uma loja com nota fiscal e motor com procedência (era de uma viatura da PM ...). A partir de 90, os motores Opala sofreram várias modificações, como utilização do carbura 3E, pistões mais leves, retentor no lugar da gaxeta, etc. Esse é o motor que o pessoal chama de "moderno".
O câmbio comprei já com o kit Deeptec. Era de um colega daqui que estava tirando da Camper p/ instalar o sistema da Toyota, pois a reduzida Willys não estava aguentando o motor 4.1 e o pé dele ... :roll:
Paguei 1000,00 no conjunto, mas dividido em 6x .... :wink:
Os diferenciais sairam por uns R$ 300,00 o par de relações.
Fora os detalhes, como suportes, parafusos, etc, que não dá p/ saber ao certo, mas pode colocar mais uns R$ 300,00.

Isto não foi feito tudo de uma vez. Primeiro eu troquei o motor e rodei quase 1 ano com o câmbio/diferenciais originais. Depois surgiu a oportunidade do câmbio e aí que troquei ele e diferenciais. Ah, não gastei nada de mão-de-obra, pois eu que fiz tudo. :wink: Não sei dizer quanto ficaria a mais se fosse pagar p/ o mexânico fazer ...

Abraços

Thiago Rodeghel
24/09/2003, 20:27
CARAMBA RAMIL :shock: :shock:

Vc só deve estar brincando com a gente :lol: :lol:

A Deep Tec te passou esse orçamento :shock: :?

Sai fora :!: :!:

Com todas essas lata$$$ Bom :roll: , terminava de colocar meu AP com cambio clark 5m, direção do santana, pedaleiras e servo freio, injeção eletrônica, freio a disco nas 4 e mão de obra... 8)

E ainda sobrava umas lata$, para convidar a galera do site para uma churrascada só para comemorar :!: :!: :wink:

Uma dica é compre todas as peças antes de montar, procure com calma :wink: Pesquise bem :D Assim vc já terá todas as peças, pagando somente mão de obra.

Parte elétrica, vá a um auto-eletrico de sua confiança :D . Se seu motor é carburado, vc só irá fazer um novo chicote para o seu CJ :D Vai salvar com certeza várias lata$ :lol: 8) Mesma coisa vale para a carroceria de fibra, compre, depois procure uma excelente Auto-estufa :wink:

No final diversas lata$ serão economizadas.... 8) :lol:
Procure outras oficinas para adaptação :D

Falou :lol: :lol:

ramil2007
24/09/2003, 21:24
Valew galera...

Vou pesquisar mais um poquinho...

Vou tentar a Josewall4x4..

Falows

ramil2007
24/09/2003, 22:03
Olhem a diferença de preços...
Essa é a ZeZo 4x4, esta certo que ela fica meio longe de casa, mas compensa bem mais, mas não sei tbm qual o serviço deles...

Thiago;

Não se assuste coma diferença entre os kits de direção desse e do outro e
mail, e que esse é para motor opala 4 cilindros, por isso tem essa
diferença.
Mão de Obra Mecanica Motor R$ 400,00
Mão de Obra Mecanica Caixa R$ 150,00
Mão de Obra Mecanica Chassis R$ 250,00
Mão de Obra Mecanica Direção R$ 120,00
Kit Direção Completo Gol R$ 425,00 (à vista)
Carroceria de Fibra Completa R$ 1.800,00
Mão de Obra Carroceria Fibra R$ 260,00 - Colocação
Faltando mão de Obra de Torno + Flange para caixa cambio
Mão de obra eletrica (sem peças) R$ 250,00

Qualquer dúvida estou á disposição!

Um Abraço!
Endrigo Macedo
Zezo 4x4 ltda
(41)256-4999

Aguardamos uma confirmação do pedido!

Valew


ramil

ramil2007
24/09/2003, 22:14
Olhem a adaptação de um 6 cilindros 4.1 no jeep...
Josewall4x4:
01 câmbio 4 marchas revisado R$ 1300,00
01 flange do entalhado do câmbio 4 marchas R$ 415,00
01 motor 6CC da C20 completo no estado R$ 1500,00
01 platô de embreagem C20 R$ 165,00
01 disco de embreagem C20 R$ 150,00
01 Rolamento de embreagem C20 R$ 42,00
01 Garfo de embreagem da C20 R$ 20,00
01 Balancim de embreagem da C20 R$ 100,00
Modificações dos cardans - valor aproximado pq é serviço que não é feito por nós R$ 240,00
01 Radiador p/ adaptação - valor aproximado pq tem serviço que não é feito por nós R$ 330,00
01 direção do maverick instalada R$ 650,00
01 pedaleira suspensa com servo freio R$ 560,00
01 lata da cx seca R$ 30,00
01 cartezinho da cx seca R$ 40,00
01 jg de calços de carroceria 1 1/2 pol. de poliuretano R$ 200,00
Adaptação dos calços da carroceira R$ 350,00
01 jg parafuso e arruela da carroceira R$ 40,00
01 Adaptação do motor e câmbio R$ 1300,00
01 Caixa seca da C20 R$ 100,00
01 Volante do motor da C20 R$ 130,00
01 Motor de partida da C20 R$ 180,00
01 pedal do acelerador R$ 20,00
02 mangueiras do radiador R$ (+ ou -) R$ 30,00

Total R$ 7892,00


E ae o que acharam desses preços?


Falows

Thiago Rodeghel
24/09/2003, 22:19
Olhem a diferença de preços...
Essa é a ZeZo 4x4, esta certo que ela fica meio longe de casa, mas compensa bem mais, mas não sei tbm qual o serviço deles...

Thiago;

Não se assuste coma diferença entre os kits de direção desse e do outro e
mail, e que esse é para motor opala 4 cilindros, por isso tem essa
diferença.
Mão de Obra Mecanica Motor R$ 400,00
Mão de Obra Mecanica Caixa R$ 150,00
Mão de Obra Mecanica Chassis R$ 250,00
Mão de Obra Mecanica Direção R$ 120,00
Kit Direção Completo Gol R$ 425,00 (à vista)
Carroceria de Fibra Completa R$ 1.800,00
Mão de Obra Carroceria Fibra R$ 260,00 - Colocação
Faltando mão de Obra de Torno + Flange para caixa cambio
Mão de obra eletrica (sem peças) R$ 250,00



Valew


ramil

Fala Ramil :D
Com certeza já melhorou e muito as Lt$ :D

Mas mesmo assim vc consegue economizar mais lt$ :roll:

Uma caixa de direção hidráulica VW, é bem mais barato q essa mecânica deles. Por 150,00 Lt$ no máximo já está bem pago...

Quanto ao tipo de motor para direção naum entendi o q vc quis dizer :( :?: Vc pode instalar a do Opala com outro motor, ou AP com motor opala, e vice versa. :D

Mas foi o q eu disse, compraria primeiro as peças, depois procuraria alguém para fazer o serviço... 8) É o q eu estou fazendo atualmente :wink:

[s] econômicos

Marcelo
24/09/2003, 23:26
compraria primeiro as peças, depois procuraria alguém para fazer o serviço...

Ramil,
Siga essa dica...

Pra v ter uma idéia, um dia estava fazendo orçamento pra pedaleira
suspensas e me cobraram L$ 90 só pelas pedaleiras :? . Sendo que custa umas L$ 20 em qualquer desmanche. :evil:
Se você comprar as pedaleiras (usadas), hidrovácuo (usado) e cilindro mestre (novo) vai gastar umas L$ 100, com mais L$ 250 de mão-de-obra (já pesquisei) você já economiza muitas latinhas. :wink: E por ai vai... :P

[s] alertados,

monge
25/09/2003, 00:45
Fala Gente... :D

É tudo louco!!!!

Como conseguem gastar tanto por tanta coisa que não custa nem a metade dos preços. :x

Só pra endoidar, um amigo acabou de adaptar a caixa do santana no jeep dele. Pagou 60 reais pela caixa NOVA, ZERO, NA CAIXA!!! :D

Ou eu sou muito miserável ou vcs estão com muito dinheiro... :D :D :D

[]'s de cabelo em pé com os preços de todo mundo... oua... toc... toc... toc...

Eugênio

ramil2007
25/09/2003, 20:49
Olá galera,

Vcs podem me dizer onde eu encontro em São Paulo, essas peças e qual o preço?

-servo freio e pedaleira suspensa
-cambio clark 5 marchas(Tenho um para comprar por 1800 com nota fiscal revisadinho), mas queria pagar menos...
-No motor eu não vou economizar, vou comprar um 4 cilindros 2,5 alcool totalmente retificado, com garantia de serviço por 1300, mas se alguem souber de algum em Sampa que esteja retificado e zerado, me comunique
-freio a disco traseiro
-carroceria de fibra
-caixa de direção volkswagem zerada
-calços de carroceria, o mais duro que tiver.
-onde fazer a parte elétrica?
-Que embreagem eu coloco nesse motor?quanto ela sairia?

O que vcs acham, eu já tenho uma caixa de direção do maverick, zerada, acham que vale a pena?ou é melhor a do santana, fora a estética...dirigibilidade...

Muito obrigado pela ajuda que vcs estão me dando...

Virei fã desse site...


Valew


Ramil

Marcelo
26/09/2003, 08:38
Ramil,

Não sei onde pode encontrar todos esses itens, mais ai vai alguns: :roll:

- Koga-koga (6120-1000) :shock:
Tem um dos melhores preços e muita coisa, mas só pra carros "normais"

- Piradiesel (3207-5717) :shock:
Trabalha com câmbios, inclusive Clarks e Willys, não sei se é o melhor preço, mas são revisados e dão garantia

- Os calços de PU você pode encontrar na Garra4x4 (www.garra4x4.com.br) e no Português4x4 (www.portugues4x4.com.br)

- As peças usadas você deve encontrar na Av. do Cursino e na Ricardo Jafet, com paciência e muita garimpada você encontra muita coisa. :roll: Mas procure saber o preço das peças novas antes de ir lá, :roll: tem muita gente cobrando mais caro que novo, ou pouca coisa mais barato. :evil: :evil:

- A parte elétrica qualquer auto-elétrico faz, não precisa ser especialista em Jipe :P

- A carroceria você encontra na Agromotor (www.agromotor.com.br) - a melhor que tem. :P

Quanto a caixa de direção, faz uma pesquisa no site e tire suas próprias conclusões. :wink:

[s] indicados,

andretomasi
26/09/2003, 08:45
Ramil, onde não sei pois não sou daí, mas os preços, sugiro:



-servo freio e pedaleira suspensa --> no máximo 150 tudo
-calços de carroceria, o mais duro que tiver. --> de poliuretano, deve ta em torno dos 110, 120 reais

O que vcs acham, eu já tenho uma caixa de direção do maverick, zerada, acham que vale a pena?ou é melhor a do santana, fora a estética...dirigibilidade... eu optaria pela do santana..


[ ]´s

Thiago Rodeghel
26/09/2003, 10:21
Fala Ramil :D

O preço desse câmbio Clark 5m tá bem puxado :shock:
Tudo bem q ele seja revisado :roll: , mas vc encontra mais barato :D

Se não me engano esse preço é na NP Auto Diesel, tô certo :? Quando estava atrás de um desses, liguei para eles e me passaram esse mesmo preço... :shock:

Em desmanches aqui em São Bernardo, a média era de 1200,00, o q já era caro :shock: . Mas vc mesmo pode revisar o cambio em casa ou um mecânico pode fazer isso para vc :wink:

Paguei 500,00 no câmbio CL2215A (5m da C20 1996) e sem revisar. Abri o bicho e troquei anéis, sincronizados, rolamentos e calços. Foram mais 260,00 lt$, mas tudo comprado peças originais GM :shock: , é caro, sem dúvida, mas não quero colocar peças paralelas, para depois daqui 1 ano ter de descer o cambio com algum tipo de problema :wink: :D

Total do Cambio 760,00 Lt$ :D :lol:

[s] Revisados :lol:

ramil2007
26/09/2003, 13:52
Ae galera,

Muito obrigado pelas dicas, vou começar a correr atrás das peças e começar a pensar mais antes de fazer as coisas...

Vou comprar tudo separadamente, como vcs falaram...
O câmbio, vou comprar e ver se sou capaz de fazer a revisão, mas onde eu encontro peças originas do câmbio?

Valew mesmo por tudo q vcs me indicaram e pelas dicas tbm...irei abrir mais o olho...

Valeu


Ramil

ramil2007
26/09/2003, 13:57
Oi eu denovo...

Essa caroceria que me informaram é bem resistente?
Quantos cm de espessura?
E mais uma perguntinha a todos, onde eu posso vender peças?
-caixa de câmbio 3 marchas
-motor véio
-caxa seca
-carburador novo 228
-alternador
-carter
-carroceria sem assoalho, de resto zero.
-...peças em geral...

valeu novamente...

Ramil

Eduardo Chaves
26/09/2003, 16:01
Ramil,

Pode anunciar aqui no site mesmo...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewforum.php?f=16

[]'s...

ramil2007
26/09/2003, 19:46
Valeu

Eduardo

Não tinha visto que tinha seção de classificados...

Falows

Thiago Rodeghel
26/09/2003, 22:52
Ae galera,


Vou comprar tudo separadamente, como vcs falaram...
O câmbio, vou comprar e ver se sou capaz de fazer a revisão, mas onde eu encontro peças originas do câmbio?


Valeu


Ramil

Fala aí Ramil :D

Se for do Clark 5m da C20, ou qualquer outro modelo de cambio GM, pode ir na Accioly :wink: São peças originais da GM :D
Em Sampa:
Alameda Barão de Limeira,191/201 ( fica ao lado da Jipebrás :wink: )
Tel:33528800

Zona Leste
Av. Sapopemba,2384
Tel:69655244

Em Santo André
Av. Dom Pedro I, 1854
Tel:44530839

Em Londrina - PR
R. Luiz Dias,64
Tel: (43) 3233030

Belê, Falou :lol:

mattheus
29/09/2003, 11:39
Ae Ramil,

quanto a sua pergunta de onde posso vender, dá um pulinho no portuga, lá eles compram tudo quanto é tranqueira de jipe, pagam pouco :evil: , mas é dinheiro rápido :lol: .
Se você não estiver com pressa use o classificado aqui do fórum, vale a pena

Ae pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém tem as especificações do motor cinza (não é o moderno) do opala a alcool.
Se tiverem me mandem

[]´s

Mattheus

Cícero Franco
29/09/2003, 11:42
Cinza é a cor ou o que sobrou do motor???
:lol: :lol: :lol: :lol:

mattheus
29/09/2003, 13:06
Ae Cicero

Por enquanto é a cor, mas assim que tiver no lugar sei o que vai significar o cinza 8) .

[]´s acizentadas

Mattheus

ramil2007
29/09/2003, 15:47
Olá,

Aproveitando a pergunta do Matheus, estou para comprar um motor 4 cilindros do opala 2,5 a alcool ano 87, mas o dono fez toda a retífica dele e me dá a garantia, ele disse que fez a modificação para que fique igual aos modernos do opala, disse que não vaza nenhum óleo, é possível ele ter feito essa modificação?E quais suas especificações?

Muito grato...

Cícero Franco
29/09/2003, 15:56
Aí está!

Ficha do GM 2.5L Alcool - Carb Duplo


Número de cilindros: 4 em linha
Número de mancais principais: 5
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Diâmetro interno do cilindro: 101,6 mm
Curso do embolo: 76,2 mm
Taxa de compressão: 11:01
Cilindrada: 2,474 L
Rotação da marcha-lenta: 750 – 800 rpm
Potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) 65 kW (88 CV) a 4.000 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR-5484) 190 N.m (19,4 kgfm) a 2.500 rpm
Velas R.42 x LS-11
Folga nas Velas (1,0 – 1,1 mm)
Ovalização e conicidade máx. dos cilindros: 0,127 mm
Folga entre pontas dos anéis de compressão: 0,25 – 0,51 mm
Folga dos êmbolos (saia) nos cilindros: 0,026 – 0,052 mm



[]s

fpandur
30/09/2003, 14:16
Os motores até 89 tinha gaxeta (ou graxeta, sei lá ...) :lol: . Então vaza na saída do volante do motor. A partir de 90 os motores "modernos" passaram a sair com retentor. Mas não é só essa a diferença: pistões mais leves, carburador 3E, filtro de ar com aquecimento e outras "cositas" p/ melhorar a performance e economia deste motor.

Ah, se dá p/ modificar um motor com gaxeta p/ usar com retentor ? Não sei .... sinto muito... :oops: :roll:

Abraços, de GM-151 90 álcool

ramil2007
05/10/2003, 17:21
E ae blz?

Bom então vc recomenda muito mais os modernos do q os mais velhinho, há pessoas que dizem q os mais velhos são mais potentes, há fundamentos que comprevam?



"Decidindo que motor comprar"


Valew

Ramil

Sergio Antunes
05/10/2003, 17:59
Olá, Pessoal.

Também tenho vontade de trocar o motor. No meu caso eu gostaria de um motor mais potente de modo que pudesse manter a força e ao mesmo tempo poder andar em uma estrada numa velocidade que seja decente.
Não me preocupo tanto com o consumo, já que não pretendo fazer do jeep um carro de uso diário, mas não estou disposto e nem em condições de gastar muita grana em um motor mpfi. Gosto do 4.1 da gm, mas confesso que tenho uma paixão pelos V8 ( fazer um hot jeep hehehe). Será que fica muito complicado colocar um V8, adaptar um cambio de 4 ou 5 marchas etc. E peças??? será que ainda se acha peças para eles????

Abraços.

Sergio Antunes.

monge
05/10/2003, 18:06
Fala Gente... :D

Até pelo contrário... os motores mais velhos do jeep tinha æ 85cv mais ou menos... hoje qualquer carro mil já está na faixa dos 75cv...

É tecnologia... os mais velhos por serem mais simples, acabam ficando mais práticos pras trilhas...

Mas o novos nào deixam nada a desejar...

[]'s

Eugênio

andretomasi
05/10/2003, 19:59
Sérgio,

Dá uma olhadinha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=364&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=v8+302+cj

[ ]´s ainda F6 hehe

Terada
05/10/2003, 22:18
Ramil

Por favor desconsidere a opção Deep Tec que te enviei na outra mensagem pelo jeito vc já fez um orçaaaaaaammmeeennnto lá, já fiz alguns serviços lá mas foram pequenas coisas, atualmente tento fazer tudo eu mesmo, tenho essa configuração que vc quer de power train, motor opala 4c-91(moderno) cambio clarck 5 marchas e troquei meus diferenciais pelos modernos (9x44), cx de santana e elétrica feita em casa , se resolver encarar a reforma e precisar de uma força é só gritar.

[]´s
Terada
cj-5/58

ramil2007
05/10/2003, 23:50
E ae Terada,
Blz?
Eu já resolvi fazer a reforma, o q ainda não resolvi é onde vou encostar a tranqueira, pelas dicas que me forneceram nesses últimos meses, esta claro que vou comprar todas as peças por fora...O motor acho que vou buscar amanha em Itaquera...

Estou começando a encarar as mudanças, mas sinceramente não confiei em ninguem o bastante para encostar o jeepão...

O q vc me diz?

Ramil

ramil2007
05/10/2003, 23:52
Esqueci de mencionar confio muito no josewall...

walter.andreis
06/10/2003, 21:21
os motores mais velhos do jeep tinha æ 85cv mais ou menos... hoje qualquer carro mil já está na faixa dos 75cv...

É tecnologia... os mais velhos por serem mais simples, acabam ficando mais práticos pras trilhas...


Então pode-se dizer que o motor original que estava no meu CJ é simplíssimo??? :D 60HP!!!! :twisted: :twisted:
[]´s

Terada
06/10/2003, 22:27
Ramil

Acho que tanto a Deep Tec quanto o Josewal são exceletes oficinas, que trabalham há bastante tempo com jeeps (isso é muito importante). Tem tb a Ponto Quatro da Eliana que é bem conceituada (11)5625-1323.

O importante é que se estipule um prazo para término do serviço e que esse prazo não fique muito longe do prometido , sei que é impossivel determinar com exatidão isso, mas uma boa oficina consegue trabalhar com organização (assim é a Deep Tec as vezes é até um pouco chato vc ligar e eles dizerem que não podem pegar o seu serviço , que tem que ser agendado, mas se vc esperar vera que o prazo estipulado é cumprido). Te digo isso porque já tive muita dor de cabeça com isso (acho que muitos já tiveram) coloquei o jeep em uma oficina que desmontou ele todo e prometeu me entregar em 6 meses, acabou ficando 14 meses, eu tinha que ir fiscalizar o serviço porque eles passavam todos os serviços menores na frente (sede de dinheiro).

Resumindo tive que mandar um guincho tirar o jeep de lá inacabado.

As vezes o barato sai caro. Por isso procure vários orçamentos e principalmente referências sobre as oficinas, pois "Mexânicos" tem vários por ai.

[]´s
Sem comissão

Terada
CJ-5/58

ramil2007
06/10/2003, 22:34
Valeu pelas dicas Terada....

andretomasi
07/10/2003, 00:30
Te digo isso porque já tive muita dor de cabeça com isso (acho que muitos já tiveram) coloquei o jeep em uma oficina que desmontou ele todo e prometeu me entregar em 6 meses, acabou ficando 14 meses, eu tinha que ir fiscalizar o serviço porque eles passavam todos os serviços menores na frente (sede de dinheiro).

Terada e Ramil,

É exatamente a minha situação agora :? ..
O jipe foi pra oficina em Fevereiro..
Promessa :arrow: até Junho
Resultado :arrow: até agora lá, nem tá pronta a mecânica e falta fazer a lataria inteira
Mas nem me estresso.. já me acostumei a esperar :lol:

[ ]´s ansiosos

walter.andreis
07/10/2003, 00:41
Te digo isso porque já tive muita dor de cabeça com isso (acho que muitos já tiveram) coloquei o jeep em uma oficina que desmontou ele todo e prometeu me entregar em 6 meses, acabou ficando 14 meses, eu tinha que ir fiscalizar o serviço porque eles passavam todos os serviços menores na frente (sede de dinheiro).

Terada e Ramil,

É exatamente a minha situação agora :? ..
O jipe foi pra oficina em Fevereiro..
Promessa :arrow: até Junho
Resultado :arrow: até agora lá, nem tá pronta a mecânica e falta fazer a lataria inteira
Mas nem me estresso.. já me acostumei a esperar :lol:

[ ]´s ansiosos

Daeee pessoal.. pensei q era só eu que passava por isso!!! :x

A oficina onde estava meu CJ tinha me prometido entregar em 2 meses, e já fazem 4 meses e faltava um monte (o cara passava os serviços na frente também)... até que eu me estressei, cheguei na oficina (que fica em outra cidade) e em meia hora coloquei tudo as coisas dentro do CJ, coloquei um cambão improvisado, e levei embora pra outra oficina aki na minha cidade... pelo menos o carinha aqui fica quase 24hrs em cima do CJ, vai receber só quando me entregar, e faz tudo do jeito que eu quero... :wink:
Olhem no meu album pessoal que até tem umas fotos de como ele estava, e amanha vou postar uma de quando eu trouxe ele embora...

[]´s fugindo de mexânicos sem palavra...

monge
12/12/2003, 14:12
Fala Gente... :D

Como todos sabem, não sou muito fã deste motor. :(

Mas estou aqui agora pra elogiar, e não malhar. :D

Andei num jeep de um amigo, que acabou de instalar o GM 4C. :shock:

O jeep dele tá um foguetinho pra andar. :shock: Fiquei impressionado. :shock:

Mas o jeep é um 54, pneus originais, sem nada... não tem estepe, extintor, nada... quase nem tem banco pra sentar :D :D E tinha o motor original até hoje. :shock: :shock:

Mas que tá andando horror tá... :D :D

Estou começando a rever meus conceitos :oops: :P :) :D

[]'s incrédulos :roll:

dptucunduva
12/12/2003, 14:40
Mas estou aqui agora pra elogiar, e não malhar. :D
Andei num jeep de um amigo, que acabou de instalar o GM 4C. :shock:
O jeep dele tá um foguetinho pra andar. :shock: Fiquei impressionado. :shock:


Agora vc faz o seguinte... :wink:

Pega um motor de opala 4cil, mas a álcool, com taxa de 11:1, coloca um carburador do maverick 4 canecos gasolina, que tem venturi 25% maior que o do opala, e coloca pra rodar na gasolina.....

Imagina o tanto que vai andar....

Anda muuuuuuito. Mas também é muuuuuuuuito difícil de acertar a mistura.... Eu tô quaaaaase conseguindo, mas ainda não tá 100%. Ainda dá um pouco de excesso. Tô instalando um hallmeter pra acertar de vez.

Resumindo, sou muito fã dos motors GM. Só não uso um 250 pque acho muito peso prum 51.

Pedro Bachir
14/12/2003, 22:04
E ae???

:) o motor do opala anda mais que o do jeep pq é um mtr de um regime de rotações mais elevadas que o do jeep, ele anda mais mas tem menos força.

Eu não acho ruim esse mtr, em trilhas eu acho melhor que o 4 do maveco, e que o AP.

flw :D

caj
19/12/2003, 10:57
caros amigos
alguém já colocou motor de ômega de 4 cil, 2.2 gasolina com 28 mkgf a 2800 rpm e 116 cv num jipe? daria para por um câmbio de opala 5m com este motor?
grato

caj
19/12/2003, 10:58
na mensagem anterior errei no torque: é 20 mkgf a 2800 rpm

Pedro Bachir
20/12/2003, 21:43
e ae??? :)

eu nunca ví mas parece ser um mtr bom pra jeep, bem torcudo.

flw kara :)

Thiago Rodeghel
20/12/2003, 21:58
na mensagem anterior errei no torque: é 20 mkgf a 2800 rpm

Esse motor deve ser os da antiga S10/Blazer 4c, q eram 2.2 :shock: , e tbm alguns Vectras :wink:

[s]

Marcelo
20/12/2003, 22:06
Caj,

IMHO, o problema desse motor 2.2 é o regime de rotação. :? :?

O torque aparece numa rotação muito alta (2.800 rpm) o que não é aconselhável nas trilhas. :? Não tem muita vantagem pro BF, que despeja 18 Kgfm aos 2.000 rpm. :cry:

Talvez não seja o ideal para off-road. :roll: :roll: :roll:

[s] torqueados,

Terada
20/12/2003, 22:35
Galera

O aparecimento do torque em uma determinada rotação não tem há ver com o tamanho do volante do motor (quanto maior o volante o torque aparece com menos rotações?)

Quando coloquei o motor do opala, coloquei o volante do motor da C-20 que é bem maior que do opala, pois me disseram que o torque apareceria em menos rotações.

Nesse caso o motor do opala não seria um motor mais apto as trilhas?

[]´s
Terada
cj-5/58

Giovani
21/12/2003, 00:49
O aparecimento do torque em uma determinada rotação não tem há ver com o tamanho do volante do motor (quanto maior o volante o torque aparece com menos rotações?)

Quando coloquei o motor do opala, coloquei o volante do motor da C-20 que é bem maior que do opala, pois me disseram que o torque apareceria em menos rotações.

Nesse caso o motor do opala não seria um motor mais apto as trilhas?

:D Grande Terada!!!

:D Tem tudo à ver! Quanto mais pesado fôr, menor o giro e maior o torque. À qual motor do opala vc se refere? 4 ou 6 cil.? Se for o 6, é como vc falou, colocando o volante da C-20, ganha torque em baixa rotação. Já o do Opala mesmo, gira alto e tem menos torque... O 4 cil. é outra história, nem vale comentar... :lol:
:D Aqui no RS tem uns Jeep's com motor 2.2 e câmbio da S-10 à gasolina. São uns demônios... :twisted: O bom rendimento se deve ao conjunto, motor + câmbio e uma relação de diferencial apropriada ao cj. mecânico e pneus. Por ter uma 1ª marcha reduzida, esse câmbio é ideal para uso off-road, assim como o volante que é mais pesado que o do Ômega 4 cil. :wink:
:D Uma regra genérica: tudo que vier de uma pick-up, é mais adequado ao off-road, do que peças de carro de passeio... :wink:
[]'s

haundrich
09/03/2004, 23:35
Os motores até 89 tinha gaxeta (ou graxeta, sei lá ...) :lol: . Então vaza na saída do volante do motor. A partir de 90 os motores "modernos" passaram a sair com retentor. Mas não é só essa a diferença: pistões mais leves, carburador 3E, filtro de ar com aquecimento e outras "cositas" p/ melhorar a performance e economia deste motor.

Ah, se dá p/ modificar um motor com gaxeta p/ usar com retentor ? Não sei .... sinto muito... :oops: :roll:

Abraços, de GM-151 90 álcool

Caro Flávio Xará e pessoal

Não posso te confirmar se dá para retificar o virabrequim do 151-S para usar retentor.
Mas o que o pessoal anda fazendo é dar um "risco" de torno, de modo semelhante a uma rosca, só que no sentido contrário ao sentido da rotação, BEM de leve. Desta maneira, com este risco bem de leve, faz com que o óleo que encosta na gaxeta acabe voltando para dentro, quando o motor em regime. É como se estivesse bombeando o óleo para dentro. E aeh o vazamento para. Só talvez não elimine o pequeno "batismo"de óleo que este GM no chão da garagem de um dia para o outro...
Trê pinguinhos de óleo não faz mal para ninguém... he he he

Sobre motores, eu começo a pensar que se trata de religião...
Religião dos fanáticos por BF161, dos Hurricane, dos GM 151-S, dos 4.1, dos APs... dos V8... e por aeh vai.. he he he

Eu sou suspeito, mas antes de massacrar o 151-S da gm, tenho algumas considerações.
1. Difícil alguém saber regular CORRETAMENTE este motor. Só fiquei contente quando conheci em 86 o Pedro Lecheta, de Cascavel, mecânico e ex-piloto de stock-car opala.
2. O pessoal que acha que é fácil regular esse motor normalmente o deixa fraco e beberrão. E nunca respeitam as especificações do bura. E a diferença é muita. Um mecânico bom mexeu no brosol e o nosso SS-4 - 1976, a 110km/l fazia 8km/l de gasolina e xôxo nas ultrapassagens. O Mecânico de cascavel aferiu o carburador e o deixou fazendo quase 12 Km/l a 110-120km/h. e ficou esperto, "ergue" a dianteira para ultrapassar..

E ao consumo de motores, se fala em relação de transmissão e pneus, mas sempre falta o dado VELOCIDADE. Meu ex-willy (saudades) podia fazer 8km/L a 60 km/h e 5km/L a 90km/h.

[ ]'motorizados

Flávio

Marcos ET
10/03/2004, 15:01
Giovani e ALL, agora fiquei em dúvida...

Pensei que valores de Torque e potência fossem obtidos a partir da configuração do motor, como diâmetro X curso de pistões e desenho do cabeçote pra mim, volante maior facilita a transferência do Torque para o câmbio, assim, nao é o torque que aumenta, ele é melhor aproveitado (nao fica queimando embreagem devido a menor área de atrito)

Torque é medido em Kgf/m ou seja, quantos Kg este eixo conseguiria levantar (a partir do centro de rotação) se este peso estivesse a um metro de distância do ponto de rotação...

desta forma, quanto maior é o curso do pistão, significa que a alavanca no virabrequim é maior (pois o diâmetro de giro do mancal da biela e maior) e, sendo a força da explosão da câmara a "mesma" (tecnicamente), o torque tende a aumentar... (falando de uma maneira simplista)

um exemplo disso é o "pequeno" curso do motor Continetal 442... parece que a câmara de combustão nem tem fundo! o motor gera só 50HP mas o torque........... ou memo o AP e o AE um foi "desenhado" pra render mais em alta (AP) e o outro mais em baixa (AE).... ou mesmo o motor GM151 frente ao AP.....

[]'s confusos novamente...

Marcos ET
10/03/2004, 15:17
[quote=Flávio Pandur]
Eu sou suspeito, mas antes de massacrar o 151-S da gm, tenho algumas considerações.
1. Difícil alguém saber regular CORRETAMENTE este motor. Só fiquei contente quando conheci em 86 o Pedro Lecheta, de Cascavel, mecânico e ex-piloto de stock-car opala.
2. O pessoal que acha que é fácil regular esse motor normalmente o deixa fraco e beberrão. E nunca respeitam as especificações do bura. E a diferença é muita. Um mecânico bom mexeu no brosol e o nosso SS-4 - 1976, a 110km/l fazia 8km/l de gasolina e xôxo nas ultrapassagens. O Mecânico de cascavel aferiu o carburador e o deixou fazendo quase 12 Km/l a 110-120km/h. e ficou esperto, "ergue" a dianteira para ultrapassar..

E ao consumo de motores, se fala em relação de transmissão e pneus, mas sempre falta o dado VELOCIDADE. Meu ex-willy (saudades) podia fazer 8km/L a 60 km/h e 5km/L a 90km/h.

[ ]'motorizados

Flávio




Pois eh haundrich, vc pode passar a "manha" de regular este motor?? oq ele fez??

[]'s aguardando instruções!

haundrich
10/03/2004, 17:38
Marcus

Como escrevi, essa regulagem do Pedro Lecheta foi em 86. Faz muito tempo.
Além da limpeza e calibração do bura, lembro que o que me chamou a atenção foi a técnica do "ouvido" dele. Sem precisar andar para testar com o carro, o fera diz.."- Está pronto e estará fazendo perto de 11 km/l"

E então era só continuar a viagem para confirmar.. he hehe

[ ]'s regulados

Flávio

Giovani
10/03/2004, 23:37
Giovani e ALL, agora fiquei em dúvida...

Pensei que valores de Torque e potência fossem obtidos a partir da configuração do motor, como diâmetro X curso de pistões e desenho do cabeçote pra mim, volante maior facilita a transferência do Torque para o câmbio, assim, nao é o torque que aumenta, ele é melhor aproveitado (nao fica queimando embreagem devido a menor área de atrito)

:D Grande Marcos!!!

:D A área de atrito não muda... O diâmetro do volante é o mesmo, o que muda é a expessura. Logo ele pode ficar mais pesado ou mais leve. Pesado ganha em torque, perde potência. Leve perde torque, ganha potência. Motores diesel e motores de pick-ups têm os volantes mais pesados, o que aumenta o torque, necessário para mover as cargas.
:arrow: Já os novos motores MWM e Internacional 2.5 e 2.8 (Ranger e S-10) têm um desempenho similar à um motor à gasolina. Nesses motores, o volante é bem mais leve do que num Perkins ou MB-608, por exemplo.
:D Não sei explicar isso "cientificamente", mas é assim que funciona, claro que outras coisas também mudam nos motores, como comando de válvulas, módulos (nos motores IE), etc...
[]'s

haundrich
11/03/2004, 09:22
Marcos
A questão de que o torque e a potência estão diretamente ligados a curso x pistão está correta. E claro, existe outras melhorias que se faz na dinâmica dos gases para se obter maior eficiência/rendimento.

O uso do volante no virabrequim , dentre outros fatores, é necessário para que o virabrequim acumule energia cinética suficiente para que , depois de uma explosão de um cilindro, tenha força para poder comprimir o próximo cilindro com a mistura, "no embalo".. he he he.

Imagine um motor de um cilindro só. Sem um peso ou volante, fica impraticável manter ele funcionando na lenta. Se não parar na hora, no máximo se consegue uma lenta irregular e vibração por todo lado nos coxins.

Partindo disso, os fabricantes determinam o "peso" do volante, pois isso determina a rotação de marcha lenta x conforto x desempenho.

Um volante de peso grande deixa o motor com funcionamento macio, só que tem a desvantagem que é a demora para subir de giro. Ex. Carros de luxo. E de quebra, acaba-se melhorando o torque na lenta. Mas não aquelas coisas..

Um volante de peso pequeno é usado nos carros de competição, onde o peso do volante é aliviado até o máximo possível, uma vez que rotação de marcha lentas nestes bólidos é artigo de luxo. he he he

[ ]'s embalados
Flávio

Pedro Bachir
14/03/2004, 19:27
E ae??? :D

Bem que eu tava vendo aquele rally WRC, na AXN, e eu vi um carro em marcha lenta, era mó estranha, parecia que não firmava a lenta direito. :D

flw :)

Marcos ET
15/03/2004, 02:15
Giovani e haundrich, endendo oq vcs falaram

haundrich, é isso mesmo, colocando um volante maior, a inércia do bixo faz com que o motor fique mais macio e o cilindro use esta energia cinética pra encher a camara e comprimir a mistura, como nos motores diesel que a compressao é muito mais alta, necessitando de mais energia cinética pra comprimir o ar, por isso o volante mais pesado! se for muito leve, o peso somente do virabrequim nao "dá conta" de fazer o motor comprimir os gases e ele pode até parar. MAS... a troca destes volantes em um mesmo motor nao antra na minha cabeça de "ETeimoso" :twisted: :twisted: pois a meu ver, só muda a vibração do motor e a velocidade que ele acelera e desacelera, mesmo em marcha lenta, só tem torque enquanto houver inércia, que acaba logo logo, sendo a única fonte de energia do motor os pistões, e a relação de diâmetro (menor) e curso (maior) que giram o vira, um volante mais pesado só trás a impressao de um motor mais forte, acelerando e tirando o pé da embreagem rapidamente, assim temos a força do motor, somada a inércia do volante, isso pra mim nao é aumento de torque...~

[]'s ousados, sem querer ir contra os dizeres de nosso "mestre" Giovani, apenas nao consigo "ver" onde o torque aparece, mas... como diz o ditado: "NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA".... :lol:

haundrich
15/03/2004, 09:42
Marcos

Exatamente isso que vc escreveu. Vc chegou no ponto. Alteração do volante não implica diretamente no torque x potência em regime. Somente para a marcha lenta e atenuar algumas vibrações.

Posso estar errado no que vou escrever agora, mas, com o volante mais pesado, acaba sendo necessário regular o giclê da lenta do bura. Acaba gastando um pouquinho mais na lenta do que com volante leve, em compensação, acaba trazendo um pouquinho mais de torque para fazer aquelas manobrinhas na marcha lenta ..Mas isso se deve a uma entrada maior de gasolina na lenta...

Acima de 900 - 1200 RPM (dependendo do motor), quase some a influência do volante sobre o motor. E aeh entra a curva pot/torque versus rotação. E é só alegria... he he he

[ ]'s
Flávio

Giovani
15/03/2004, 20:16
Quando comprei o meu, depois de revisar o motor, rodei 700km em dois dias com ele, contadinhos, e marcando todas as abastecidas e os km rodados, e calculamos uma média de 7,5 a 8 km/l.. então, lendo seus comentários aqui, pensei que alguma coisa deve estar fora do normal.. tipo, ele deve estar com uma relação mais longa, certo?


:D Grande Keko!!!

:D Tudo têm influência... Onde vc rodou, tipo de pneu, carga no jeep, relação, velocidade, etc... Eu diria que vc estava rodando em "condições ideais" para o baixo consumo... :wink:
[]'s