Ver Versão Completa : Samurai Esquentando
Lucas Jardim
25/04/2010, 10:48
Bom vamos começar a saga, primeiro quando comprei ele não esquentada ,nem na areia nem no asfalto e etc , depois comprei pneus 225/70/15 e ele continuou normal. Depois que os mesmo acabaran troquei por pneus fate do mesmo tamanho ,mas depois fui descobrir que esse pneu era 6 lonas ou seja ele e mais pesado, então o carro fica esquentando tanto na areia quanto em viajens , mas na cidade o ponteiro de temperatura fica la embaixo.
O que eu fiz : Mandei fazer uma limpeza no radiador , coloquei todo tipo de aditivo, até tirei a parte de cima do motor pra fazer um limpeza porque o mecanico disse que poderia estar muito sujo e tals, mas o carro continua esquentando e não sei mas o que fazer!! :shock::shock:
Abraços:concordo::concordo:
rogeriomasih
25/04/2010, 20:27
Vc acha que pode ter relação com o peso dos pneus?
Bom...eu não acredito nisso, mas se essa é tua suspeita, troca os pneus com algum amigo e testa. Assim vc vai poder tirar essa dúvida.
rogeriomasih
25/04/2010, 20:29
O meu palpite é válvula termostática. Vc já substituiu?
Qual o ano e km do teu carro?
Lucas,
Hipótese 1:
Se o teu samurai é usado em trilhas, principalmente com lama, a probabilidade ser radiador sujo externamente é grande. Barbada de resolver, saca ele fora e limpa tu mesmo com bastante vazão de água é baixa pressão pra não amassar as aletas.
Hipótese 2:
Fluido de refrigeração de baixa qualidade ou na proporção errada. Faz uma limpeza e coloca produto de boa qualidade a 50%.
Hipótese 3:
Acoplamento viscoso da hélice do radiador no fim da vida e não gira a hélice o suficiente para trocar calor. Troque o acoplamento (alguns fixam em definitivo).
Hipótese 4:
Tampa do radiador detonada não suporta a pressão do sistema e deixa sair água pelo reservatório de expansão. Troque a tampa por uma nova de 0,9 bar. Existem várias similares em qualquer autopeças.
Hipótese 5:
Radiador estragado perdendo fluido. Tente conserto ou troca por um similar nacional.
Hipótese 6:
Junta do cabeçote queimada deixando passar gases quentes da combustão para as galerias de passagem de líquido refrigerante. Trocar junta e aplainar cabeçote, se necessário.
Este assunto já foi bem explorado aqui no fórum. O básico é tu observar bem todos os detalhes como perda de água e etc.
O meu samuca só esquenta quando o radiador está sujo de lama! E olha que aqui em Porto Alegre e região no verão é a "filial do inferno", de tanto calor
que faz, além dos congestionamentos no trânsito
abs
Maurício
rogeriomasih
26/04/2010, 10:55
Acho que o carro dele não está perdendo água, confere?
Além disso, ele afirma que "O que eu fiz : Mandei fazer uma limpeza no radiador , coloquei todo tipo de aditivo, até tirei a parte de cima do motor pra fazer um limpeza porque o mecanico disse que poderia estar muito sujo e tals[...]"
Assim sendo, eu apostaria nas seguintes hipóteses:
(MUITO) Hipótese 3:
Acoplamento viscoso da hélice do radiador no fim da vida e não gira a hélice o suficiente para trocar calor. Troque o acoplamento (alguns fixam em definitivo).
(MAIS OU MENOS) Hipótese 4:
Tampa do radiador detonada não suporta a pressão do sistema e deixa sair água pelo reservatório de expansão. Troque a tampa por uma nova de 0,9 bar. Existem várias similares em qualquer autopeças.
Ainda volto a insistir na válvula termostática.
Lucas Jardim
26/04/2010, 20:28
Bom todas essas hipoteses eu observei:
1- Não faço trilha em lama por isso acho muito pouco provavel.
2-Eu ja coloquei todos o tipos de aditivos na proporção correta e não funciona.
3-Eu deixei definitivo.
4-Já troquei a tampa.
5-Já tirei e observei, mas não tinha nenhum furo.(Estou pesando seriamente em colocar um de chevete).
6-Tambem ja fis isso a junta não tava queimada.
Lucas Jardim
26/04/2010, 20:32
Acho que o carro dele não está perdendo água, confere?
Além disso, ele afirma que "O que eu fiz : Mandei fazer uma limpeza no radiador , coloquei todo tipo de aditivo, até tirei a parte de cima do motor pra fazer um limpeza porque o mecanico disse que poderia estar muito sujo e tals[...]"
Assim sendo, eu apostaria nas seguintes hipóteses:
(MUITO) Hipótese 3:
(MAIS OU MENOS) Hipótese 4:
Ainda volto a insistir na válvula termostática.
Tambem acho que não e ela pois ja a tirei, e meu samurai e 95 e esta com 62.000 KM (não tenho muita certeza mas acho que e verdadeira esta quilometragem)
Bem,
Agora temos que ter certeza que os instrumentos estão medindo corretamente!
Tu utilizas o marcador original do painel? Experimenta trocar o sensor de temperatura da água. O que alimenta o painel e não o da injeção.
Antes de gastar pede emprestado o de algum amigo.
Sei lá... , pode ser!
abs
Ja deu um olhada na bomba d'agua?
Pode ser o que o nosso amigo aí falou.. aquela batatinha que mostra a temperatura no painel, fica em baixo da valvula termostatica ( na carcaça)
Ve se não ta dando mau contato..
Faloou
rogeriomasih
26/04/2010, 22:44
Tambem acho que não e ela pois ja a tirei, e meu samurai e 95 e esta com 62.000 KM (não tenho muita certeza mas acho que e verdadeira esta quilometragem)
Será que o problema não é exatamente isso?
pq não experimenta instalar uma nova?
Não é tão cara e vc vai pode ter certeza. Salvo engano, vc pode usar a do Uno.
Alguém pode confirmar essa informação?
Marvin_CPS
26/04/2010, 23:08
Valvula termostatica do Uno/Elba/Premio - NR WALER: 4091,82.
Usar um anel de vedação de gol ap por cima!
To usando no meu a pelo menos 6 meses e tá bala!
Mas tem q ser essa referencia que a abertura é em 82°C igual a original!
Abs
rogeriomasih
26/04/2010, 23:19
Tem idéia do preço?
Ricardo Passoni
26/04/2010, 23:35
Se custar menos de R$ 50,00 ja adaptada vale a pena , mas pq se ela nova custa R$ 70,00 e é P&P??
link
http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=00004308
Abraços
rogeriomasih
27/04/2010, 00:36
Bom todas essas hipoteses eu observei:
[...] 3-Eu deixei definitivo.
Acho que ele já tentou essa alternativa...:pensativo:
Marvin_CPS
27/04/2010, 13:18
Rogerio, qdo coloquei a valvula do undo devo ter pago uns R$40,00 + MO com o mecanico. Fiz com ele pra aproveitar o pacote pois já tava mexendo em varias outras coisas!
Mas com certeza em loja de auto peças deve sair mais barato! E é bem fácil de instalar em casa.
Lucas Jardim
27/04/2010, 15:27
Eu ja usei a valvula termostatica do uno e ele esquentava mais ainda. Eu tenho uma hipótese que o radiador pode esta muito velho , pois quando eu fiz uma limpeza nele a tempertura melhorou consideravelmente , e tambem vou dar uma olhada no sensor da temperatura, e na bomba d'agua
Abraços:concordo::concordo:
Daniel Engelbrecht
27/04/2010, 16:34
Pra quem não souber, a válvula termostática da D-10, motor perkins, serve perfeitamente. Abre na mesma temperatura e não precisa de adaptação.
Marvin_CPS
28/04/2010, 00:06
Lucas, estranho vc mencionar q o samuca esquantava mais qdo usava a valvula do uno. Fiz umas pesquisas na net na epoca, e o fabricante declarava abertura a 82°C, semelhante a do samuca.... E comparando visualmente ambas valvulas abertas, o fluxo de passagem pela abertura é semelhante tb!
Qdo colocou valvula original resolveu seu problema?!
Pois o meu esquentava msm sem valvula.. só resolvi mexendo em radiador, cabeçote (não q precisava, mais por garantia, etc...)
Lucas Jardim
28/04/2010, 14:04
Lucas, estranho vc mencionar q o samuca esquantava mais qdo usava a valvula do uno. Fiz umas pesquisas na net na epoca, e o fabricante declarava abertura a 82°C, semelhante a do samuca.... E comparando visualmente ambas valvulas abertas, o fluxo de passagem pela abertura é semelhante tb!
Qdo colocou valvula original resolveu seu problema?!
Pois o meu esquentava msm sem valvula.. só resolvi mexendo em radiador, cabeçote (não q precisava, mais por garantia, etc...)
De começo ei usava a valvula original então ele começou a esquentar então troquei pela do uno, mas continuou esquentando, e tirei e deixei sem valvula mas ele continua esquentando, acho que é o radiador que já deu o que tinha de dar.
Não rode sem Vavula Termostatica..
verifique o seu radiador.. e também a ventuinha..
Abraços,
Marvin_CPS
28/04/2010, 16:38
Lucas, concordo com o Magao. Não ande sem a valvula não!
Mas vai atras do radiador, ou da bomba d´agua, coisas do tipo.... Eu demorei mas resolvi o meu!
Alias uma dica pra quem reformar o radiador original do samuca e quiser trocar a ventoinha. Pode usar a ventoinha com defletor adaptada do astra ou vectra (modelos mais novos, >06). Fica coisa de louco!
Não vejo nenhum problema em andar sem a valvula termostatica.. ando a mais de 3 anos sem a mesma e não tem problema NENHUM.. alias.. Só impede de você ferver o seu motor por causa de uma valvula trancada..
Claro que no inverno ele vai demorar um pouco a mais para esquentar.. mas não existe nenhum problema..
Valeeu..
Joao Baeta
28/04/2010, 23:09
Não vejo nenhum problema em andar sem a valvula termostatica.. ando a mais de 3 anos sem a mesma e não tem problema NENHUM.. alias.. Só impede de você ferver o seu motor por causa de uma valvula trancada..
Claro que no inverno ele vai demorar um pouco a mais para esquentar.. mas não existe nenhum problema..
Valeeu..
:arrow:Maicon,
Andar sem VT... desgasta mais o motor..... Passa beber mais.... Melhor colocar... Se forcar o motor... Ele "ameaca" e eleva a temperatura do motor...Tome mt cuidado!
Antes o Azul estava sem VT.... E mesmo assim esquentava... Botei VT estabilizou... Troquei o radiador... Botei o do Chevette... Troquei o calco do motor que um deles estava quebrado...!
No GVTD.... Qnd fiz o motor... Colocaram VT com 7 furos na borda... E trabalhava frio e passava a beber mais... Troquei o VT.... O carro passou a beber bem menos... Trabalhando melhor! :concordo:
JEFFCATUNDA
28/04/2010, 23:59
:arrow:Maicon,
Andar sem VT... desgasta mais o motor..... Passa beber mais.... Melhor colocar... Se forcar o motor... Ele "ameaca" e eleva a temperatura do motor...Tome mt cuidado!
Antes o Azul estava sem VT.... E mesmo assim esquentava... Botei VT estabilizou... Troquei o radiador... Botei o do Chevette... Troquei o calco do motor que um deles estava quebrado...!
No GVTD.... Qnd fiz o motor... Colocaram VT com 7 furos na borda... E trabalhava frio e passava a beber mais... Troquei o VT.... O carro passou a beber bem menos... Trabalhando melhor! :concordo:
Baeta, o calço quebrado esquenta o motor?
Joao Baeta
29/04/2010, 00:16
Baeta, o calço quebrado esquenta o motor?
:arrow:Jeff,
no meu Samurai.... Um dos calco estava quebrado pois o motor se movimentava e a hélice acabava tocando o radiador e deixava a marca..... Já troquei o radiador do Chevette pela 2 vez....
E agora esta certo!!!!!!
JEFFCATUNDA
29/04/2010, 00:41
Lucas, concordo com o Magao. Não ande sem a valvula não!
Mas vai atras do radiador, ou da bomba d´agua, coisas do tipo.... Eu demorei mas resolvi o meu!
Alias uma dica pra quem reformar o radiador original do samuca e quiser trocar a ventoinha. Pode usar a ventoinha com defletor adaptada do astra ou vectra (modelos mais novos, >06). Fica coisa de louco!
eSSA VENTOINHA COM defletor que você fala tem acoplamento viscoso???
E é melhor em que em relação a original?
Valeeu..
Se existe a VT é pra ser usada.. ela estabiliza a temperatura que o carro tem que operar. Expecificação do engenheiro da fabrica.
sem a VT o motor não chega na temperatura ideal de trabalho.. então o carro fica mais beberão pq.. a injeção fica penssando que o motor ta frio.. então ela injeta mais combustivel..
teu carro deve ta trabalhando acelerado.. acima de 1000 giros..
verifica isso..
ela existe e é pra ser usada.. então se é usada e o carro esquenta.. pode ir atraz que tem problema no arrefecimento.
Ah.. outro detalhe é que o oleo tem q ta em uma temperatura estimada e a agua tem q acompanhar essa temperatura.. para não gerar atrito desnecessário causando maior desgaste no motor..
Abraços,
Marvin_CPS
29/04/2010, 22:56
Jeff, a ventoinha é elétrica, e não mecanica...Mas não vejo inconvenientes em ser eletrica. Pp por ser uma ventoinha com tecnologia mais nova acaba tendo uma blindagem melhor contra agua, além de apresentar uma rotação maior que a original, logo resfria mais e mais rápido o sistema!
JEFFCATUNDA
30/04/2010, 01:56
Jeff, a ventoinha é elétrica, e não mecanica...Mas não vejo inconvenientes em ser eletrica. Pp por ser uma ventoinha com tecnologia mais nova acaba tendo uma blindagem melhor contra agua, além de apresentar uma rotação maior que a original, logo resfria mais e mais rápido o sistema!
Cara, e como é feita a colocação da mesma, tem esquema por aqui?
Ja li relatos de Troller 3.0 com essas...
Perguntei sobre o acoplamento, se é viscoso ou não, por conta da passagem em rios... Tem que desligar nesses casos?
Marvin_CPS
30/04/2010, 10:11
Jeff, ainda não vi nenhum esquema no site não!
No meu samuca fiz adaptação com o meu mecanico msm! Depois posso tirar umas fotos e postar aqui!
Mas é simples.... É cortar os braços plasticos (deixando a caixa da ventoinha do tamanho da caixa do radiador do samuca), rebaixar lateralmente a capa do defletor em +/- 10mm (pra não raspar na polia da bomba d'agua) e adaptar suporte de fixação no radiador!
Posso estar falando besteira, mas que eu saiba motor elétrico não tem acoplamento viscoso. O conjunto de pás é ligado direto no eixo do motor.
E o ideal é usar sim uma chave pra desligar antes de passar na agua, mais por segurança em não enroscar nada na pás do que em molhar o motor, q é blindado!
novaes.gustavo
01/08/2013, 19:39
Como travar a junta viscosa ruim ? levei meu samura hj na oficina de radiadores e eles disseram não ser possível soldar devído ao material não pegar solda... eles sugeriram adaptar uma nova ventoinha elétrica com acionamento na tal de cebolinha ... alguém me ajude !!!!
Césaramg4x4
01/08/2013, 22:54
Novaes boa noite eu ja travei uma ventuinha viscosa do samurai de um amigo meu o processo e facil se você tiver uma afinidade com a mecânica, retire a ventuinha do carro remova a helice de plastico e retire os parafusos da parte viscosa remova a tampa vai vasar um pouco de oleo que fica dentro do viscoso retire o oleo arume carpete ou borracha eu prefiro carperte coloque envolta da engrenagem e por cima dela e feche a tampa aperte os parafusos e teste para ver se o eixo esta travado se estiver termine de montar a helice e coloque no lugar.
novaes.gustavo
01/08/2013, 23:26
O cara tentou colocar a peça fora de helice e abrir com a philips , porém não deu , mas será que com bastante WB não solta , como descolar os parafusos ??s seria a minha solução mais economica , mas e a longo prazo? invisto ja na adaptação elétrica ou travo a ruim e mais pra frente ponho uma peça desse difícil de achar e bem carinha , a oficina disse q com uma ventoinha talvez do corrola antigo ou astra 16v , iriam testar o espaço uns R$350 400..
Césaramg4x4
03/08/2013, 05:22
Novaes bom dia tenta tirar com uma furadeira e uma broca te aconcelho uma furadeira de bancada com uma broca menor que o parafuso fure ele e retire os pedaços do parafusos velhos com um alicate. outra dica que descobri conversando com ums amigos de Itaperuna uma cidade perto da minha onde o pessoal tem bastante suzuki e fazer um furo vazando toda a parte de aluminio no meio entre a borda e o eixo e colocar um parafuso com porca auto travante fica a dica.
novaes.gustavo
03/08/2013, 10:22
Adaptei a ventuinha da montana ficou bom a hélice pega quase toda area do radiador, porém agora está sumindo a água do radiador.. andei umas 3 horinhas com ele quado vi apareceu o check engine ele começou a vibrar em marcha lenta, e depois esquentou , ja parei , olhei esperei esfriar e qdo abri a tampa do radiador, pedi a mangueira da casa em frente do local que estava e enchi bem o radiador, acho q estava vazio..... e agora, uma semana com esse samurai tentando por ele de pé , arruma um trem aparece outro !!mas é isso ai , vou até ficar bom ! mas alguém me ajuda ai !