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Ver Versão Completa : Sprint-2.8, NGD-3.0, GM-4.1 ??



Guilherme H. Arns
24/04/2010, 19:41
Qual é o melhor motor para um CJ5?

- MWM 2.8 transversal

- Ranger 3.0 diasel

- Opala 4.1 6cc

obs: essa pergunta é referente ao desempenho do motor nas trilhas, manutenção, e custo.:mrgreen:

Zepi
24/04/2010, 21:23
que motor é esse? mwm2.8 transversal????????

Abraço

guilhermeabreu
25/04/2010, 11:03
que motor é esse? mwm2.8 transversal????????

Abraço

ZEPI

Aredito que ele quiz dizer , COLOCADO NA POSIÇÃO TRANSVERSAL , mas nunca ouví falar a este respeito .

Mas respondendo a pergunta do meu xará , NA MINHA OPINIÃO O MWM 2.8 turbo/intercooler .

Guilherme H. Arns
25/04/2010, 17:15
valeo pesoal!

Zepi
25/04/2010, 17:45
ZEPI

Aredito que ele quiz dizer , COLOCADO NA POSIÇÃO TRANSVERSAL , mas nunca ouví falar a este respeito .

Mas respondendo a pergunta do meu xará , NA MINHA OPINIÃO O MWM 2.8 turbo/intercooler .



Amigo, foi uma hironia...
É claro que ele deve ter se referido ao mwm sprint da"INTERNACIONAL"!!!!!


Abraço

Elmer_Jeep
25/04/2010, 22:42
O mais simples e barato de adaptar, manter e consertar sem dúvida é o 4.1.

Se eu fizesse um CJ somente para trilha usaria este motor com certeza.

[]'s

Campi
26/04/2010, 07:49
O dia que eu juntar uma grana e for trocar de motor concerteza eu boto logo um MWM 2.8 Turbo diesel Intercooler. Prefiro motores que trabalham com alto torque em baixas rotações.

KitiU.
26/04/2010, 11:10
Caro Guilherme,

O desempenho do motor em trilha pode variar de piloto para motorista! de uma tocada agressiva a um conservador!!!

Todas opções citas vão muito bem na trilha, porém a diferenca é grande quando se fala em custos!

Os motores diesel tem mautenção mais cara que o 4.1 sem falar no custo de aquisição/adaptação que é bem mais elevado! Porém o diesel quase não da mautenção!

Se o jeep é só pra trilha, acredito não compensar o investimento no diesel... agora se for usar bastante na cidade ai sim vala a pena!

Mauricio Rotta
26/04/2010, 14:36
O motor MWM Sprint 2.8 não é tããão torcudo assim em baixa rotação... não vejo ele muito mais torcudo efetivamente do que um GM 4.1, pelo fato dele ser turbo ele sempre precisa de turbina cheia e isso quer dizer o que? Resposta: Rotação alta, é claro que qdo estou falando em alta rotação pra esse motor estou me referindo a superiores a 2.000 rpm. Mas levando-se em consideração q o giro máximo q se consegue é de na faixa de 3/3,5mil rpm 2.000 já se pode considerar uma rotação média pra esse motor.

Motor torcudo em baixa é Perkins Q20b, MWM d-229 e etc, mas esses são muito pesados pra colocar no Jeep, ja ouvi neguinho dizendo por aqui que o Q20b fica ótimo no jeep, eu duvido, pode até ficar bom mas aí teremos que rever o sentido das palavras 'bom' e 'porcaria'.

Resumindo, eu ficaria sempre com o GM 4.1 ou então já que é pra chutar o pau da barraca ficaria mesmo com o V6 vortec, aliás to de olho em uma Blazer apreendida pela Policia Federal aqui na região cheiinha de contrabando que loguinho vai pra leilão...

Motor V6 vortec... cambio... diferencial... freios... direção...bancos... hummmmm.... isso sugere alguma coisa a algum amigo jeepeiro?

Zepi
27/04/2010, 16:37
Maurício, já viu a curva de torque dos dois motores?

Os 6cc "top"( que não são todos) chegam a ter 31kgmf a 2000 rpm
Já o mwm sprint que "não é muito torcudo" como vc disse, adquire aproximadamente 34kgmf em 1800 rpm...
O mwm pesa 200 kg, é moderno, não dá manutenção e o que dá(filtros etc) não acho tão caro assim em conta da economia que gera!
Se for uma carro feito pra andar 50km de trilha no final de semana tudo bem...um 6cc é ótimo mesmo.
Agora se o carro vai viajar...acho que 13~14 km/l de DIESEL é bem compensador...
Já tive a rural a gasolina e tenho um gol injetado e vou dizer, enchi o saco de ficar empenhado em razão de bobina, rotor , tampa, distribuidor, alternador etc.
Agora com a rural no aperto ando sem alternador e bateria se for o caso!!!!

Essa é minha opinião, adoro motor de opala, mas como Elmer falou se fosse só para trilhas com certeza!Ou ainda pegaria um injetado que já é superior!!!



Abraços

Mauricio Rotta
27/04/2010, 18:33
Zepi

Pois é, os números estão aí mesmo, mas eu sempre teimo com eles... acho estranho esse negócio de torque, não sei se não entendo muito bem da coisa... acho q deve ser isso.

Mas eu tenho uma Silverado Turbo Diesel MWM Sprint 6cil 4.2, q basicamente é o mesmo motor MWM 2.8 só que com o "acréscimo" de dois cilindros a mais, e eu tinha também uma F1000 com motor d-229 e uma D20 com Q20b, e o motor da silverado mesmo sendo muito mais potente sempre me parece meio chocho em baixos giros necessitando sempre de estar com a turbina cheia pra ficar esperto, se comparado com o d229 e o Q20b, meu comentário foi em cima disso, baseado nas minhas experiencias.

É claro que um motor diesel é muito superior em resistencia do q qualquer motor otto, e disso sou consciente e fanático por motores diesel, só quis dizer q pra um Cj talvez os motores diesel sejam meio pesadoes e exijam modificações de responsa na estrutura do veiculo, eu continuo firme na minha opinião, em CJ meu sonho é um v6 vortecão!

Pra viajar com conforto e segurança: aí sim diesel neles! Mas não em um CJ e sim em uma viatura mais espaçosa, Rural? Pois é... talvez!

Reiterando que essas são as minhas opiniões particulares baseadas na minha experiencia!

Abraços!

Matheus Gandini
27/04/2010, 19:17
Zepi

Pois é, os números estão aí mesmo, mas eu sempre teimo com eles... acho estranho esse negócio de torque, não sei se não entendo muito bem da coisa... acho q deve ser isso.

Mas eu tenho uma Silverado Turbo Diesel MWM Sprint 6cil 4.2, q basicamente é o mesmo motor MWM 2.8 só que com o "acréscimo" de dois cilindros a mais, e eu tinha também uma F1000 com motor d-229 e uma D20 com Q20b, e o motor da silverado mesmo sendo muito mais potente sempre me parece meio chocho em baixos giros necessitando sempre de estar com a turbina cheia pra ficar esperto, se comparado com o d229 e o Q20b, meu comentário foi em cima disso, baseado nas minhas experiencias.

É claro que um motor diesel é muito superior em resistencia do q qualquer motor otto, e disso sou consciente e fanático por motores diesel, só quis dizer q pra um Cj talvez os motores diesel sejam meio pesadoes e exijam modificações de responsa na estrutura do veiculo, eu continuo firme na minha opinião, em CJ meu sonho é um v6 vortecão!

Pra viajar com conforto e segurança: aí sim diesel neles! Mas não em um CJ e sim em uma viatura mais espaçosa, Rural? Pois é... talvez!

Reiterando que essas são as minhas opiniões particulares baseadas na minha experiencia!

Abraços!
Mauricio....
nos jah tinhamos uma silverado, uma d20 e uma F1000.....todas com os mesmos motores que vooc citou nas que tinha...
silverado...put@ motor, tanto é que meu pai se arrepende até hoje de ter vendidoo.....com ela faziamos loukuras que vooc nem imagina....puxamos até uma D20 com u Q20B num morro accima cheiaaaaaa até em ciima de frutas e caixas...ela nao conseguiu subir o morro por falta di força...dae u dono dela meio burrao (que nao éramos nós:D) quebrou ela nao sei de que jeito e nem seei onde...mas como ele era nosso vizinho....buscamos uma corda no sitio do meu paai...e lah vamos nois...botamos a silverado a puxar a d20 carregadissima morro aciima....meu pai bateeu 3M num morro aciima...o motor tava em 2000 giros...nessa média...nunca aciima de 2100....qnt a d20, ela foi pau pra toda obra....ia pra lah e pra ca...mas nao se comparava ao Sprint 6cc....e a F1000 era uma com motor mwm 229-4 TD....meu pai logo a vendeu..pqe ela nao respondia direito...e como ele gosta de coisa que responde na hora...ele vendeu-a....


mas essa é uma discussao que nunca tera fiim e ninguem vai estar com a razao...

pra um CJ se for só pra trilhas.....eu nem de 6cc du opala ia...ia de 4.1 MPFI....mas nos motores a gasolina tem mts desvantagens...como bobina...distribuição e mais coisas elétricas...que tudo tmq ser vedado..enqnt no diesel...nao precisa di nada...se for passar em alagados..só se preocupe com snorkel...enqnt que no gasolina...se preocupe com snorkel, distribuição e mais os itens que citeei..


fica aki meu pitaco....
nao defendendo ningueem....

abrass

[]'s turbinados:D

Mauricio Rotta
28/04/2010, 12:01
concordo plenamente

rubensx
28/04/2010, 13:49
Tá eu venho fazer o meio termo ehehueuh

Olha não sou adepto ao diesel, somente para viaturas que fazem ou irão fazer expedições pela america do sul toda algo asism, e atualmente pelo preço que se paga no diesel não compensa se a intensão é economia...

Bom o Opala 6 é um motor excelente, se for o mpfi da silverado ou omega 4.1 é maravilhosos mesmo, porémmmm

O peso que vc ganha no jeep (falando de CJ mesmo) com todos os reforços decorrentes que vc terá de fazer, eu sou mais comrpar um motor de Blazer 4cc colocar um supercharger se vc sente falta de força e blz...

Galera, existe reduzida justamente pra isso, tudo depende do que vc quer fazer...
é um pusta exagero nego colocar um mwm diesel ou mesmo um opala 6cc num jeep que só anda de pneus 31 ou 33 polegadas de pneus, faz trilhas médias e tem um cambio de chevette e o resto todo original sem um eixo traseiro flutuante e peças reforçadas

Precisa haver um meio termo, sempre antes de qualquer adaptação dessas pese o custo beneficio e o OBJETIVO dela... vc quer o que??? Potência na rua? na trilha? pra que quer tanto torque insano?
Torque é ótimo, lindo maravilhoso, mas tem de pensar em TRANSFERIR esse torque para o chão, com pneus que vão corresponder ao terreno que vc quer, com eixos resistentes suficiente, cruzetas, cardans, cambio... e depois disso vem freios, caixa de direção e por ai vai...

Existe aqui no forum um texto do Bill sobre o quantos KGFM (torque) vc tem quando usa a reduzida do jeep e o que realmente vai pro chão, vc vai se assustar e repensar se precisa mesmo de tanto torque ou não...
Dou o exemplo que o proprio carro de RC do bill vai usar o motor SUBARU boxer 4cc 2.3... oras... se Rock Crawling que vc tem de ter um troque ABSURDO é usado um motor que nem tanto torque tem... porque será?

Não que seja o mais coreto, ou a única verdade só estou aqui colocando o contra-ponto para todo mundo re-pensar antes de exagerar na dose...


A maioria dos jeeps CJ se beneficia mais do peso reduzido (exemplo as bandeirantes sofrem com peso) motor de opala 4cc que tem uma relação de peso, torque e potencia boa, um cambio de chevete e uma reduzida willys, acima disso aconselho (ver se o marcel equipeminas4x4 ainda fabrica) o kit de redução mais forte da MKrawler e se quiser mais força, mete um EATON M-45 (supercharger) no motor de opala e seja feliz...

Falando de CJ ok?
Mas chegando a conclusão, mesmo se fosse pra passeios longos eu iria de 4.1 se for opnar, diesel no final tá tão caro quanto a gasolina e tem muita ranger maxxion ai fazendo 7 a 8km/l ai num vale a pena e é xoxo na hora do "vamo vê"

fendrich
28/04/2010, 14:40
Rubens,

querendo "economia de combustível", qual motor você acha ser o mais indicado? uso meu CJ mais em cidade...



Eduardo

rubensx
28/04/2010, 15:03
Rubens,

querendo "economia de combustível", qual motor você acha ser o mais indicado? uso meu CJ mais em cidade...



Eduardo

Ah cara economia em jeep é algo meio utópico né... mas acredito eu que se é só pra cidade (claro mantendo os dotes offroads e etc) motor da S10 o 2.2 ou 2.4 (se for flex melhor)...

Acredito eu (porque já é injetado e tudo)


Se vc quer economia e ter peças bem baratas vai de AP injetado...

ai num tem erro... mas eu particularmente (mas ai é por gosto não por calculos nem nada) não gosto do ap... Só em carros de passeio, tive um voyage sport que era animal, mas em jeep num rola

fendrich
28/04/2010, 15:10
É que eu tenho um opala 4cc gasolina, e uma das minhas vontades é passar prá alcool...

Obrigado pelas dicas!


Eduardo

Pablo.pinto2007
05/05/2010, 17:38
Botando o nariz onde não sou chamado!
Uso o AP, carburado, a álcool... e sinceramente essa coisa de torque é complicado... todos sabemos que AP não tem torque bom em baixa, mas pra se andar na cidade, na estrada às vezes falta um pouco de torque, mas nada que uma 4ª marcha não resolva, na beira da praia também falta torque, devido a resistência contínua da areia de praia, mesmo com os pneus baixos... mas na trilha de lama, não senti falta nenhuma de torque, até por que para vencer os obstáculos que enfrentamos por aqui, uma segunda reduzida resolve de sobra, sem necessidade de 1ª, 1ª mesmo só pra puxar os colegas atolados...
Então é como o colega falou acima... torque é algo que com a reduzida a história muda... totalmente... e é pra isso que existe a bendita... senão não seria um Jeep.... que "sobe até em coqueiro / parede".

É isso... às vezes sinto falta de um torquezinho... é onde penso que o motor ideal para o meu modelo que é leve até demais, por ser de fibra e não tem muitos acessórios, seria o AP 1.9 TDI eletrônico, que desenvolve um bom torque, economia de combustível, e a adaptação seria mamão com açucar, visto que seria tirar um e colocar o outro, mecanicamente falando.
O grande problema seria as peças e o próprio motor pra achar! Ah! E o preço! Está se pagando num AP 1.9 TDI o preço de um MWM 2.8 absurdo!

Abraços!