Ver Versão Completa : S4T PLus nao liga quando to inclinado com a frente do motor pra cima
Galera,
estou com o seguinte problema no engesa..
ele nao liga inclinado com a frente pra cima.. de ré funciona normalmente..
o rapaz pediu pra ver a vavula de retorno.. eu pedi pra o mecanico verificar.. de acordo com ele está OK. Troquei todos os filtros.. limpei peneira da bomba alimentadora.. melhorou.. o carro ligou algumas vezes depois de solar por uns 5 segundos.. depois de umas 10 partidas assim.. ele nao ligou mais..
Ai fiz o teste.. ponho inclinado com o carro funcionando.. normal normal..
desligo ele inclinado e ligo fodeu.. nao liga.. ai desço pro plano imediatamente ele liga..
o mecanico falou que pode ser cabeçote da bomba injetora.. isso procede?
o carro funciona normalmente.. nao fumaça.. so quando enfia o pe esguelando ai ele fumaça.. preto 100% preto..
nao ta consumindo muito.. ta fazendo 10km/l dentro da cidade.. fez uns 12km/l na estrada..
realmente poder ser o cabeçote ?
tem como testar de alguma forma que eu possa fazer em casa.. essa tal de vavula de retorno?
Desculpa as milhoes de dúvidas.. mais é que fiquei seriamente preocudo.. se eu trocar e não ficar bom.. ai vo ficar com muita raiva..
Abraços,
rodrigo camper
24/04/2010, 16:32
Antes de mais nada troque a valvula de retorno, ela fica na entrada de oleo na bomba.
zenzen 4x4
24/04/2010, 18:07
A minha fazia mesma coisa,só pegava no plano,não deu outra:tive q trocar o cabeçote da Injetora,ele não segura o diesel,deixa voltar pro tanque.
Rodrigo Ielpo Bastos
24/04/2010, 21:25
sera que seu pescador do tanque nao esta muito pra traz. ja tentou com tanque cheio pra var se da certo?
guilhermeabreu
24/04/2010, 23:43
Minha SW4 qdo esta com o tanque com 5a 10 litros tb não pega qdo esta com a frente pra cima , antigamente pegava em qualquer posição , ha +- 2 anos pra cá ficou assim , não procurei ver , SÓ NÃO DEIXO O TANQUE FICAR MUITO VAZIO , não sei ainda o que é .
Pode ser o pescador ou o cabeçote da bomba injetora .
Viu como consegui não ajudar nada ??????
Rodrigo_camper
vo trocar.. vo ver onde acho.. antes de trocar o cabeçote da bomba
Zenzen
vo primeiro trocar a vavula de retorno pra testar.. se não der vo trocar o cabeçote.. alguem sabe o preço de um cabeçote pra esse motor?
Rodrigo Bastos
Sim.. tanque cheio tbm faz.. =(
Guilherme
gui o meu problema é que mesmo com o tanque cheio faz.. ai ja viu.. não posso desligar o carro inclinado.. e isso nas dunas etc que ando fica quase que imprescindível.
alguem sabe quanto custa essa vavula de retorno ou o cabeçote da bomba?
Abraços,
guilhermeabreu
25/04/2010, 09:53
Rodrigo_camper
vo trocar.. vo ver onde acho.. antes de trocar o cabeçote da bomba
Zenzen
vo primeiro trocar a vavula de retorno pra testar.. se não der vo trocar o cabeçote.. alguem sabe o preço de um cabeçote pra esse motor?
Rodrigo Bastos
Sim.. tanque cheio tbm faz.. =(
Guilherme
gui o meu problema é que mesmo com o tanque cheio faz.. ai ja viu.. não posso desligar o carro inclinado.. e isso nas dunas etc que ando fica quase que imprescindível.
alguem sabe quanto custa essa vavula de retorno ou o cabeçote da bomba?
Abraços,
É MAGAOZINHO
Mexeu em bomba injetora , pode preparar o lombo que a porrada é arrumada , deve ser mais de R$1.000,00 .
INFELIZMENTE , mas não sei o preço .
Cabeçote da bomba injetora.
Vou relatar o problema que passei com o cabeçote de uma bomba injetora CAV rotativa.
Com o tempo de uso, e também desuso, criou folga nos componentes do cabeçote.
Digo desuso, pois ficar parado por um longo período, pode ocasionar corrosão por oxidação/ferrugem.
O trator não pegava na primeira partida do dia, tinha que fazer cheirinho, afogar, tranco, qualquer coisa, pois somente na partida não pegava, e quando pegava, saia uma fumaça branca que parecia que iria sair os anéis de pistão junto.
Depois de quente, sem problema.
Até que um dia, faleceu!
Arrumei a bomba, troca do cabeçote.
Hoje funciona que é relogio!!!!!
E olha que coloquei um cabeçote recon!!!!
Mais não havia o problema de inclinações.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
25/04/2010, 10:43
TEM COISAS QUE ACONTECEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAI ENTENDER
Minha SW4 apresentou um problema dificílimo de descobrir , pq o problema só dava de vez em qdo , relatei este problema no tópico da TOYOTA , mas ninguem conseguiu esclarecer e o problema foi embora sozinho , era o seguinte : de vez em qdo pela manhã o motor não pegava como se tivesse entrado ar , eu bombeava na bombinha em cima do filtro aí retirava o ar e pegava , achei que era retorno de diesel pelo cabeçote do filtro , comprei um cabeçote original R$520,00 , eu mesmo troquei em casa e no dia seguinte a mesma coisa , JOGUEI R$520,00 NO LIXO , PUTS .
Pensei em levar a bomba pro bombista e preparei pra porrada$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ , só que com uns 15 depois começou a espaçar mais o problema e com uns 3 meses acabou o problema , não acontece mais , VAI ENTENDER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kim,
mais o meu pega normal.. so não quando inclina.. no mais ele funciona normalmente.. passo o fim de semana todo sem ligar o carro.. na segunda pela manhã toco na chave o carro pega.. de prima.. não tenho problemas em pegar.. agora quando inclina.. tem hora que pega tem hora que não pega.. so que ta mais constante não pegar agora.. =/
vo levar em um bombista pra verificar.. se for ja troco.. isso de ta com dificuldades em ligar inclinado é foidz.. fazendo trilha se apagar o motor com ele inclinado adeus.. =/
Guilherme
pois é vai entender.. =/ o meu medo é exatamente esse.. gastar no cabeçote e não resolver.. ai vai ser foidz!
Caro MaGao!
O problema está no solenoide que desliga o motor.
Aquele que fica na parte trazeira da BI.
Mais o problema não é o solenoide que estácom problema, mais sim a fiação ou algum contato.
A F4000 do meu concunhado o deixou na estrada, me ligou!
Já havia sangrado, colocado óleo diesel, retirado filtro...
Bem, quando cheguei, ele me passou tudo o que tinha feito.
De posse dos dados, comecei uma investigação, e acabei descobrido, que alguém havia cortado o fio do solenoide, para provavelmente colocar um corta ignição, e conectou mau os fios, que se soltaram com o tempo.
Fio conectado, motor funcionando!!!!
Então, quando não pegar, peça auxílio a outra pessoa.
Abra o capô, e vá escutar a solenoide, e peça para outra pessoa somente ligar a chave (sem partida), a solenoide fará um barulho tipo "tec" baixinho na BI.
Se não fizer, será fiação.
Abraços.
Kim.
Kim,
Mais pq pega ele no plano? e so inclinado..
eu tava penssando com meu tico e teco..
vavula de retorno.. assim que eu inclino ele nao pega.. instantaneamente.. quando desço pro plano tbm.. funciona instantaneo.. se fosse essa vavula não demoraria a pegar?
ai to meio q descartando isso..
quanto a esse dado que vc me passou.. vo analisar amanhã mesmo.. porém se fosse elétrico pq somente quando inclina ? e detalhe.. eu subo barranco de 45graus e nao morre o carro.. somente nao liga se desligado hehe..
Abraços,
Quando inclina, a carroceria sede e leva o chicote.
Quando gira a chave o motor chacoalha, podendo agravar a falta de contato.
observe essa possibilidade, pode ser somente o soquete que prende à solenoide.
Kim,
se for isso.. ja ta pago umas grades de cerveja a beira mar!!!!! so avisar :P
Abraços,
guilhermeabreu
25/04/2010, 20:03
KIM
Com todo respeito , não acho que seja problema de mal contato , pois mal contato as vezes da e as vezes não da , no caso do MAGAO é sempre só qdo inclina .
Se fosse mal contato , qdo o carro esta andando trepida e cortaria o combustível ou se ele inclinasse funcionando daria o tal do mal contato e o carro morreria pq a solenóide fecharia o combustível , meu parecer .
Cabelo F1
25/04/2010, 20:34
TEM COISAS QUE ACONTECEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAI ENTENDER
Minha SW4 apresentou um problema dificílimo de descobrir , pq o problema só dava de vez em qdo , relatei este problema no tópico da TOYOTA , mas ninguem conseguiu esclarecer e o problema foi embora sozinho , era o seguinte : de vez em qdo pela manhã o motor não pegava como se tivesse entrado ar , eu bombeava na bombinha em cima do filtro aí retirava o ar e pegava , achei que era retorno de diesel pelo cabeçote do filtro , comprei um cabeçote original R$520,00 , eu mesmo troquei em casa e no dia seguinte a mesma coisa , JOGUEI R$520,00 NO LIXO , PUTS .
Pensei em levar a bomba pro bombista e preparei pra porrada$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ , só que com uns 15 depois começou a espaçar mais o problema e com uns 3 meses acabou o problema , não acontece mais , VAI ENTENDER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grande Guilherme!,
Voce nao esta sozinho nesta, minha Engesa ficou 3 anos parada, (Restauração) sempre rodava o motor neste periodo, rodava parado, quando acabei a restauração e comecei a "rodar", não pegava mais, quando esquentava dava entrada de ar, foi foda!! ,levei nos manos que conhecia muito Maxion, troquei todos filtros manqueiras, decantador...., funcionou 1 semana e voltou todos os sintomas. Emputecido levei para um bombista, ficou Show de bola por 1 mes, apos esta data o carro não pegava mais frio. Depois +/- 25 dias parado, resolvi ligar, não enterndi, ligou na primeira, após este acontecido, nunca mais deu problema.
LENDAS URBANAS
Cabelo F1
zenzen 4x4
25/04/2010, 20:41
Faça um teste bem simples:
Tire o cano q vem do tanque ,na entrada da Injetora;
Pegue uma manga ,ou tubo, de silicone q se encaixa na entrada da Injetora,e liga este tubo no cano q vem do tanque;
Funcione o carro,e coloque ele numa subida(daquelas q ele não quer pegar),desligue o carro, e observe se o diesel não retorna para o tanque,se retornar é 100% certo que é o cabeçote da bomba injetora.
Fizemos este teste na minha D 20 , e não deu outra; CABEÇOTE.
Troquei o Cabeçote e nunca mais deu problema.
Abraços!
Eduardo Velo
25/04/2010, 21:08
Como a gente ta longe dos motores de vcs , só da pra ficar na imaginação do que pode ser ...
Do Doctor parece ser a valv. solenóide de partida que tava com algum problema de travar de vez em qdo , pode não ser , mas é característico de solenóide ficar bloqueada por sujeira e qdo mexe em alguma coisa ela resolve abrir ...
Do Magao não pode ser pescador que não pega diesel pq ia entrar ar no sistema ... pode tb ser a valv. solenóide que pode estar agarrando fechada qdo fica inclinada ... tenta by-passar a solenóide e ver se pega inclinado ...
guilhermeabreu
25/04/2010, 23:35
Grande Guilherme!,
Voce nao esta sozinho nesta, minha Engesa ficou 3 anos parada, (Restauração) sempre rodava o motor neste periodo, rodava parado, quando acabei a restauração e comecei a "rodar", não pegava mais, quando esquentava dava entrada de ar, foi foda!! ,levei nos manos que conhecia muito Maxion, troquei todos filtros manqueiras, decantador...., funcionou 1 semana e voltou todos os sintomas. Emputecido levei para um bombista, ficou Show de bola por 1 mes, apos esta data o carro não pegava mais frio. Depois +/- 25 dias parado, resolvi ligar, não enterndi, ligou na primeira, após este acontecido, nunca mais deu problema.
LENDAS URBANAS
Cabelo F1
CABELO F1
LENDAS URBANAS
Interessante de como vai aparecendo coisas extranhas .
Amigo esta sumido daqui , esta por onde que não vejo mais suas postagens .
ABRAÇÃO
Como a gente ta longe dos motores de vcs , só da pra ficar na imaginação do que pode ser ...
Do Doctor parece ser a valv. solenóide de partida que tava com algum problema de travar de vez em qdo , pode não ser , mas é característico de solenóide ficar bloqueada por sujeira e qdo mexe em alguma coisa ela resolve abrir ...
Do Magao não pode ser pescador que não pega diesel pq ia entrar ar no sistema ... pode tb ser a valv. solenóide que pode estar agarrando fechada qdo fica inclinada ... tenta by-passar a solenóide e ver se pega inclinado ...
Boa!!!!!
Liga diretamante à bateria, lembrando que para desligar o motor, somente desligando o by.
Valeu Edu!
primeiro teste que vou fazer.. ou melhor.. comprei uma bomba auxiliadora nova! zerada.. vo trocar pra testar...
hj de meio dia eu faço isso..
Abraços,
MaGao,
Probleminha complicado, principalmente pra tentar ajudar a resolver sem estar vendo como ocorre.... Mas vamos lá:
#Com quanto de inclinação ele ocorre?(tente dizer mais ou menos quanto a roda dianteira está mais alta para a gente ter uma idéia)
#O problema ocorre com o motor frio somente ou tanto faz? (cabeçote normalmente provoca dificuldades de partida a frio quando começa a ficar ruim....)
#Se o Engesa está inclinado e não pega, se voltar a posição horizontal ele volta a pegar?
#Não existe nenhuma marca, por menor que seja, de vazamento de diesel? Por onde vaza diesel também entra ar, em quantidade bem maior..... Cuidado com os filtros, já peguei muitos casos de anéis de vedação do filtro fora do lugar e/ou conexões com anéis danificados, e aí acontece isso mesmo.
Se tudo está ok na tubulação, filtros, conexões da bomba, RETORNO DOS BICOS, etc... o que pode ser feito, como experiência, é colocar o retorno de diesel no tanque como o tubo de sucção, imerso no combustível até o fundo do tanque. Isso normalmente resolve.
[]'s
A Leoni
Leoni,
subida da garagem faz.. tipo seu eu por o pneu em cima de uma calçada de altura normal do meio fio.. ele nao pega..
pode ser quente.. frio.. qualquer momento.. ele não pega..
quando desce e fica na horizontal por completo.. pega de PRIMA.
Exisita um retorno do diesel com a mangueira estourada.. eu tirei e o mecanico retirou o ar do sistema.. limpamos tudo e ficou na mesma..
comprei a bomba auxiliadora NOVA. vo trocar agora a noite.. amanhã eu posto o resultado..
Abraços,
MaGao,
Só mais uma pergunta, quanto tempo voce tem que ficar parado nessa posição, ou é parou não liga mais?
Tente colocar o retorno que vai para o tanque em uma garrafa, só para testar, com a ponta da mangueira submersa no diesel e aproveite para ver se ficam saindo muitas bolhas com o motor funcionando....
E aproveita pra passar num pai de santo, que a coisa tá complicada mesmo......
Abraços,
Leoni
Eriksom Teixeira Lima
26/04/2010, 15:24
comprei a bomba auxiliadora NOVA
Para que você precisa dela?
Já tive Camper com S4TPlus e nunca precisei disso. Um amigo tem uma M-38, o filho dele um Engesa, nenhum dos dois usa.
Elimine-a do circuito e teste se o defeito continua.
Eriksom
Para que você precisa dela?
Já tive Camper com S4TPlus e nunca precisei disso. Um amigo tem uma M-38, o filho dele um Engesa, nenhum dos dois usa.
Elimine-a do circuito e teste se o defeito continua.
Eriksom
blz vo testar..
Eriksom/MaGao,
A bomba alimentadora não é obrigatória nesses motores, mas ajuda, principalmente quando se usam mais filtros que os originais (desde que esteja boa, é claro....).
Muitas vezes, quando não se utiliza essa bomba, ocorre perda de potência em altas cargas/rotações pois falta diesel na bomba injetora (a bomba injetora tem uma bombinha que faz o mesmo serviço, só que com o desgaste ela acaba perdendo pressão e começa a faltar diesel, sem contar que o avanço do ponto de injeção é controlado pela pressão desta bombinha.....) enfim, a bomba alimentadora acaba sempre ajudando, nem que seja pra facilitar a "sangria" de ar do sistema.
E MaGao, já que voce comprou uma nova, não tem porque não usar.
[]'s
Leoni,
sim sim.. falta 30minutos pra mim ir trocar e ver se resolve.. =)
Abraços,
Bom galera,
troquei a bomb auxiliar.. NAO LIGA!
pulei o borbulhador.. NAO LIGA!
faz o estalo que o Kim falou.. tec..
nao encontramos vazamentos..
como estava muito tarde e escuro.. não deu para ligar o pedaço de silicone direto na bomba.. pra ver se o diesel retorna dela.. mais fizemos de tudo! e nada..
a performace do carro melhorou 100%.. depois q troquei a bomba auxiliar.. ta andando muitooo mais hehe..
mais não liga quando inclina.. =/
Deixa eu te fazer perguntas.
Como que faz o estalo?
Girando a chave ou com o jamp?
Se for com a chave ligada e fez o jamp estalou, então pode ser ai o problema.
Experimentou tentar a partida, não funcionar, jampear e dar a partida novamente?
Poderia me responder como fez?
Kim,
fiz o teste se a selenoide da BI estava disparando.. quando virava a chave com o carro inclinado.. está..
o carro sola sola sola.. e não liga.. como se tivesse com entrada de ar..
falei com uma autorizada aqui e ele informou que esse sintoma é palheta da bomba injetora danificada..
vo levar em uma autorizada da bosh pra fazer o teste com ela fora do carro.. e trocar as palhetas caso forem elas mesmo..
Abraços,
Ah e o jump fiz da bomba aux pra a injetora.. foi jump do combustivel para eliminar o borbulhador..
Eduardo Velo
27/04/2010, 17:05
Magao , tenta balançar a vtr e dar partida qdo inclinada , pra tentar mexer na palheta da bomba ... pode até ser que a palheta agarre qdo inclina , mas é bom ter certeza pq se for é 1 conto só pra abrir pra pra ver ...
abs ... Edu
Daniel Lima
27/04/2010, 22:08
Magao,
desculpe se vou falar algo que ja foi citado, mas experimenta dar uma olhada na Válvula de Retorno da bomba injetora. ela costuma dar sintomas iguais a esse que vc citou. abraços e parabéns pela viatura.
Magao , tenta balançar a vtr e dar partida qdo inclinada , pra tentar mexer na palheta da bomba ... pode até ser que a palheta agarre qdo inclina , mas é bom ter certeza pq se for é 1 conto só pra abrir pra pra ver ...
abs ... Edu
hmm não testei balançando.. vo testar..
quanto a abrir.. a autorizada bosch falou que não cobra nada para dar orçamento.. ai depois do orçamento agente resolve =)
Abraços,
Magao,
desculpe se vou falar algo que ja foi citado, mas experimenta dar uma olhada na Válvula de Retorno da bomba injetora. ela costuma dar sintomas iguais a esse que vc citou. abraços e parabéns pela viatura.
Rapaz.. de acordo com o mecanico está OK.. eu troquei a bomba aux. somente e sai trocando mangueiras de combustivel para ver se não era entrada de ar..
vo la hj novamente ver isso..
Abraços,
Rodrigo Ielpo Bastos
29/04/2010, 17:42
E ai MaGao noticias do seu problema estou curioso com caso desse motor
Rodrigo Bastos
RogérioNunes
29/04/2010, 20:32
Também estou muito curioso, nunca ví nem ouví falar nada sobre defeito desse tipo.Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
E ai MaGao noticias do seu problema estou curioso com caso desse motor
Rodrigo Bastos
Troller-a-vista
29/04/2010, 21:43
amigo vou te dar uma ideia...
isso era comum no perkins, como o s4t era um perkins melhorado e o plus melhorado mais ainda talvez tenha isso tb, e um amigo que tem o plus disse que ja aconteceu com ele tb.
tem um fiozinho, normalmente azul ou verde que sai debaixo do motor, perto da caixa ..
esse fiozinho de vez em qdo parte e ai apaga o motor, nao liga é um inferno, nego troca o motor inteiro pra perceber que é o maldito fio, as vezes é esse fiozinho, pode estar com mal contato, partindo, encostando em algo sei la. procura por ele!
espero que se nao for isso, resolva logo e poste aqui eheheh
infelizmente nao me lembro pra que que serve o tal fiozinho (é bem fino, tipo de um fio domestico de energia pouca coisa mais fino) e onde ele se encaixa... mas esse motor quase nao tem fios, epoca que motor era ferro e aco, nao plastico e fios...
Eriksom Teixeira Lima
30/04/2010, 07:55
infelizmente nao me lembro pra que que serve o tal fiozinho
será que serve para ligar a válvula solenóide? :shock:
será aquele citado nas mensagens de 11 a 15:?: e depois nas 18, 19 e 20 8)
Com certeza, não resolverá se olharmos o manual sobre calibragem correta de pneus :twisted:
Sexta feira, 30 de abril, acordei de ótimo humor :mrgreen:
Eriksom
Pessoal,
ja verifiquei de tudo e troquei a bomba de combustivel.. ainda não toquei na BI. continua o problema..
esse fio azul foi verificador de primeira.. hehe meu mecanico disse q era isso ... mais não era.. =(
Falei com autorizada bosch.. tão falando que é a palheta da BI.. vo ainda parar o carro pra da uma olhada..
Assim que tiver noticias eu posto..
Abraços,
Galera,
engesa dando entrada de ar o tempo todo.. não chega a não pegar.. mais demora pacas e ainda assim fica sem força e morrendo na baixa..
ai eu abro os bicos volta ao normal.. ando um pouco paft denovo..
e notei que ta fumaçando mais que o normal.. meio embranquecido de inicio.. mais quando enfia o pé não fuma.. so na baixa..
alguem tem alguma dica? mecanico ta insistindo dizendo que eh cabeçote da BI..
cabeçote da BI da entrada de ar?
Abraços,
guilhermeabreu
14/05/2010, 21:22
AMIGO MAGAO
Já estou ficando sem paciencia com esta bomba injetora , FAZ UM FAVOR , LEVA SEU ENGESA NUM BOMBISTA DE CONFIANÇA , SE PREPARA PRA PANCADA $$$$$$$$$$$$$$$ E TERÁ SEU PROBLEMA RESOLVIDO EM DEFINITIVO .
Do jeito que esta vc vai gastando , vai gastando , vai gastando , vai gastando , até ficar mais caro do que uma bomba injetora nova , VAI POR MIM .
ABRAÇÃO
O meu está igual, qualquer balanço dá entrada de ar e o filtro de combustível enchendo de água... vou mandar tirar o tanque e limpar... muita água na tanque...
AMIGO MAGAO
Já estou ficando sem paciencia com esta bomba injetora , FAZ UM FAVOR , LEVA SEU ENGESA NUM BOMBISTA DE CONFIANÇA , SE PREPARA PRA PANCADA $$$$$$$$$$$$$$$ E TERÁ SEU PROBLEMA RESOLVIDO EM DEFINITIVO .
Do jeito que esta vc vai gastando , vai gastando , vai gastando , vai gastando , até ficar mais caro do que uma bomba injetora nova , VAI POR MIM .
ABRAÇÃO
Guilherme,
PAUUUUU! levei na autorizada bosh.. 1900 latinhas..
segue a lista:
01. Corpo distribuidor 12mm 4cl. - R$ 737,80
02. Pistão Variador do Avanço - R$ 107,90
03. Disco de Ressaltos 4cil. R$ 345,06
04. Rolete (04 unidades) R$ 23,10
05. Arrastador Cruzeta VE R$ 261,61
06. Bujão Roscado VE R$ 19,90
07. Jogo de Aneis de Vedação R$ 52,72
08. Parafuso de Retorno VE OUT 0,55mm R$ 18,48
09 Bomba de Palheta 20mm. R$ 177,17
Total: R$ 1813,10
Mão de Obra: R$ 140
Total: R$ 1.953,10
Agora vai.. mais fio.. foidz
quanto é uma bomba injetora nova dessa alguem sabe?
Abraços,
O meu está igual, qualquer balanço dá entrada de ar e o filtro de combustível enchendo de água... vou mandar tirar o tanque e limpar... muita água na tanque...
Va por mim.. limpe seu tanque.. troque os filtros todos.. oleos.. antes que fique igual ao meu.. ai la vem a porrada!
Abraços,
guilhermeabreu
15/05/2010, 15:58
Guilherme,
segue a lista:
Abraços,
AMIGO MAGAO
Acho que bomba injetora nova varia de R$3.500,00 a R$8.000,00 , mas a sua deve ser uma das mais baratas , MAS VC FEZ O CERTO , depois conta pra gente como ficou o funcionamento .
ABRAÇÃO
Alberto.Oliveira
15/05/2010, 18:15
JOÃO,
Dependendo da bomba, é um bocado de dinheiro. Faça a retifica dela e esqueça isso de por nova. Não vale a pena pelo preço.
[]'s
Guilherme,
segue a lista:
Abraços,
JOÃO,
Dependendo da bomba, é um bocado de dinheiro. Faça a retifica dela e esqueça isso de por nova. Não vale a pena pelo preço.
[]'s
Sim sim.. o cara falou que custa na faixa de 7mil aquela bomba.. ai nem fodendo hehe o cara disse que é besteira por bomba nova.. os componentes vão desgastar por conta do diesel fodido que vem com agua desses postos..
ele disse que vo me surpreender com o carro depois que por certinho denovo a bomba.. tava muito travada..
Abraços,
Isso é verdade!!!!
Fica outro funcionamento!!!!
Acho que já postei algo sobre o funcionamento!
Até o rendimento é outro!
Kim tem um caninho que faz o controle da marcha lenta/alta.. eu esqueci o nome.. ele tava travado que so saiu no martelo.. eu pegou outra bomba la. vc empurra com o dedo.. ele vai evolta sem problemas.. imagina!!!
Pistão de variador do avanço.. esse ai.. hehe foda..
Vamo ver agora.. se o bixo ja andava feio um kpta.. hehehe imagina agora!!!
MaGao!
Esse jipe andava pouco, certo?
Pois os problemas que citou, ocorrem.
Mais ocorrem com frequencia maior em motores que funcinam pouco, principalmente em trabalho.
O diesel nacional, tem uam característica péssima, hidro...(alguma coisa), que água devido à % de álcool adicionada, penso eu.
Então, quando fica muito tempo parado, enferruja tudo, perdendo assim o revenimento das peças e consequantemente, o desgaste.
Por aqui, quando o pessoal vai parar um veículo a diesel por um longo período (isso e programado, como em casos de viagem), colocase um litro de óleo de motor em 1/2 tanque de com., roda ate chegar perto da reserva, então enche o tanque e, ai sim pára.
O tanque cheio, é para não ocorrer de suar o tanque e criar água.
Mais já tá pronto??
MaGao!
Esse jipe andava pouco, certo?
Pois os problemas que citou, ocorrem.
Mais ocorrem com frequencia maior em motores que funcinam pouco, principalmente em trabalho.
O diesel nacional, tem uam característica péssima, hidro...(alguma coisa), que água devido à % de álcool adicionada, penso eu.
Então, quando fica muito tempo parado, enferruja tudo, perdendo assim o revenimento das peças e consequantemente, o desgaste.
Por aqui, quando o pessoal vai parar um veículo a diesel por um longo período (isso e programado, como em casos de viagem), colocase um litro de óleo de motor em 1/2 tanque de com., roda ate chegar perto da reserva, então enche o tanque e, ai sim pára.
O tanque cheio, é para não ocorrer de suar o tanque e criar água.
Mais já tá pronto??
Kim.,
esse engesa foi montado em 2005.. motor comprado zero km em 2005.. tenho nota dele.. de la pra ca o dono so usou para fazer trilhas.. somente só.. ele diz não ter 30mil km rodados..
maioria do tempo ele ficava parado.. era carro so de trilha.. de 15 em 15 dias.. que fazia uma trilha passeio e encostava.. sempre assim..
quando abri a bomba injetora notei que foi algo no diesel que fodeu com certas partes.. o cromado tinha saido ficando meio que enferrujado.. ai ja viu... fode tudo..
ainda não está pronto.. so la pra terça feira.. a autorizada aqui é cheia d+.. tinha uns 20 carros la.. hehe
eu tbm pedi para tirar os bicos e por na maquina teste para verificar tbm.. ja que to fazendo serviço vamos fazer de tudo caso precise.
eu mando noticias assim que tiver uma resposta..
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
17/05/2010, 00:17
Kim
pelo que me explicaram, o diesel brasileiro (aquele da bacia de campos) possui alto teor de enxofre, o que envenena o ar. Para retirar o enxofre eles fazem um processo chamado hidrogenação (ou nome semelhante) para retirar o enxofre. Não sou químico, mas pelo que entendi eles adicionam um átomo de Hidrogênio e ele retira o enxofre. Vagamente lembro que um hidrocarboneto é alguma coisa como CH4 ou combinações sucessivas de C e H, com alguns penduricalhos 8-)
no diesel não se adiciona alcool, pelo menos igual ao da gasolina, pois como o ciclo é diesel não funcionaria (ou detonaria, literalmente, o motor)
agora, quanto a água, realmente há impurezas que podem surgir dentro do próprio tanque, uma vez que até 4% do ar é água. Ou seja, se ela condensa, se mistura com o diesel, e deveria ser separado dele no filtro, o qual, vez por outra, deve ser sangrado (preciso fazer isso no troller :putz: )
de qualquer forma, o enxofre no diesel é corrosivo, ainda mais se ficar parado lá dentro da bomba, por longos períodos :concordo:
economista lembrando aulas de química ou reproduzindo conversas de trabalho com engenheiros petroquímicos, melhor vocês ignorarem esse trecho :mrgreen:
Abraços
Eriksom
Galera,
problema RESOLVIDO!!!!!! agora pode ta em pé que pega.. e outra coisa.. eu to até nervoso em acelerar o bixo.. meu deus.. ta andanndoooooooooooooooooooooooooo d++++++ hehehe eu tava com um carro de motorzao que não andava.. agora sim ANDAAAA!!!!!!
como eu sai de um samurai 1.3 69cv para o engesa.. da forma que tava andava muitoooo hehehe mais agora sai de um s4t plus com problema de bomba.. para um s4t plus regulado e 100%.. deus do ceú.. anda d+! estou com um novo engesa!!! heheh
vo tirar as fotos das peças que foram trocadas e o estado delas pra vcs verem..
Abraços,
de um cara 2x mais feliz kekeke
Francesco Carbone
18/05/2010, 11:22
Galera,
problema RESOLVIDO!!!!!! agora pode ta em pé que pega.. e outra coisa.. eu to até nervoso em acelerar o bixo.. meu deus.. ta andanndoooooooooooooooooooooooooo d++++++ hehehe eu tava com um carro de motorzao que não andava.. agora sim ANDAAAA!!!!!!
como eu sai de um samurai 1.3 69cv para o engesa.. da forma que tava andava muitoooo hehehe mais agora sai de um s4t plus com problema de bomba.. para um s4t plus regulado e 100%.. deus do ceú.. anda d+! estou com um novo engesa!!! heheh
Abraços,
Bom dia Engeseiros.
Que bom que resolveu o problema.
Devemos ficar atentos com esse problema por causa da qualidade do diesel. Podemos tomar alguns cuidados como muitos já relataram aqui.
No meu caso ( MWM 2.8) coloquei um filtro Racor usado nos caminhoes VW 18-310 Titan. Esse filtro é um separador de água e está montado antes do filtro original. Quando fui pro maranhão em 2008, esgotava esse filtro todo dia, e saia muita água devido a péssima qualidade do diesel de lá. Com o diesel daqui de SP, faço isso 1 vez por mês. Outra mania que tenho é de colocar, de tempos em tempos, 1 litro de óleo de motor SAE 40 no tanque, principalmente quando vou viajar, onde a rotação do motor trabalha em + ou - 3.000 RPM. Acredito que isso ajuda a lubrificar os elementos da bomba em rotações elevadas. Outro detalhe é sempre de tanque cheio para evitar de criar água e só usar diesel comum ( no caso de tanque de ferro ), pq o aditivado tem em sua carga de aditivos, o tal detergente que falam que serve pra limpar a bomba e os bicos. Porém limpa também o tanque, que se for de ferro e estiver com aquela ferrugem, essa ferrugem vai ficar em suspenção no diesel e vai pra linha e o que o filtro não segurar , vai pra bomba, sendo abrasivo para os componentes da bomba, reduzindo a vida útil da mesma. Quanto aos aditivos exixtentes no mercado, coloquei semana passada o XP3, mas ainda não tenho opinião formada sobre esse produto. Apenas sei que ele quebra as moléculas de água.
Espero ter ajudado...
Abraços
Bom dia Engeseiros.
Que bom que resolveu o problema.
Devemos ficar atentos com esse problema por causa da qualidade do diesel. Podemos tomar alguns cuidados como muitos já relataram aqui.
No meu caso ( MWM 2.8) coloquei um filtro Racor usado nos caminhoes VW 18-310 Titan. Esse filtro é um separador de água e está montado antes do filtro original. Quando fui pro maranhão em 2008, esgotava esse filtro todo dia, e saia muita água devido a péssima qualidade do diesel de lá. Com o diesel daqui de SP, faço isso 1 vez por mês. Outra mania que tenho é de colocar, de tempos em tempos, 1 litro de óleo de motor SAE 40 no tanque, principalmente quando vou viajar, onde a rotação do motor trabalha em + ou - 3.000 RPM. Acredito que isso ajuda a lubrificar os elementos da bomba em rotações elevadas. Outro detalhe é sempre de tanque cheio para evitar de criar água e só usar diesel comum ( no caso de tanque de ferro ), pq o aditivado tem em sua carga de aditivos, o tal detergente que falam que serve pra limpar a bomba e os bicos. Porém limpa também o tanque, que se for de ferro e estiver com aquela ferrugem, essa ferrugem vai ficar em suspenção no diesel e vai pra linha e o que o filtro não segurar , vai pra bomba, sendo abrasivo para os componentes da bomba, reduzindo a vida útil da mesma. Quanto aos aditivos exixtentes no mercado, coloquei semana passada o XP3, mas ainda não tenho opinião formada sobre esse produto. Apenas sei que ele quebra as moléculas de água.
Espero ter ajudado...
Abraços
Concordo plenamente com suas palavras!:concordo:
Na minha opiniao, o óleo ajuda na lubrificação das peças móveis do sistema de alimentaçao, bem como os anéis.
Na minha ranger, volta e meia, coloco um litro de querosene no álcool pata lubrificar os bicos!
Abraços.
Kim.
Francesco Carbone
18/05/2010, 12:29
Concordo plenamente com suas palavras!:concordo:
Na minha opiniao, o óleo ajuda na lubrificação das peças móveis do sistema de alimentaçao, bem como os anéis.
Na minha ranger, volta e meia, coloco um litro de querosene no álcool pata lubrificar os bicos!
Abraços.
Kim.
Kim.
Acredito que o querosene pode ressecar borrachas e vedações e até "limpar" os elementos e componente móveis da bomba deixando-os sem lubrificação. A idéia de usar óleo de motor SAE 40 é justamente lubrificar esses componentes.Já ouvi dizer que alguns caminhoneiros usam óleo ATF ( do sistema hidráulico de direção e alguns câmbios), mas ele é bem mais caro. E na queima não produz aumento de fumaça pq a quantidade não é grande ( 1 litro para 1 tanque).
Já no motor, coloco 1 litro de Bradhal B-12 para motores diesel, pois como ando com relação curta (9x44), a pressão de turbina anda alta ( 0,6 bar em 2.800/3.000 RPM) e qualquer balançada de pé ela bate 1,3KG. Assim protejo o eixo da turbina.
Abraços
Kim.
Acredito que o querosene pode ressecar borrachas e vedações e até "limpar" os elementos e componente móveis da bomba deixando-os sem lubrificação. A idéia de usar óleo de motor SAE 40 é justamente lubrificar esses componentes.Já ouvi dizer que alguns caminhoneiros usam óleo ATF ( do sistema hidráulico de direção e alguns câmbios), mas ele é bem mais caro. E na queima não produz aumento de fumaça pq a quantidade não é grande ( 1 litro para 1 tanque).
Já no motor, coloco 1 litro de Bradhal B-12 para motores diesel, pois como ando com relação curta (9x44), a pressão de turbina anda alta ( 0,6 bar em 2.800/3.000 RPM) e qualquer balançada de pé ela bate 1,3KG. Assim protejo o eixo da turbina.
Abraços
Opa Francesco!
Também sou fã do Bardhal!
Podem falar o que quiser, eu coloco desde 0km.
A Ranger, o Gol, O ex-Brancão, o trator, o compressor de ar.
Usa lubrificação de óleo automotivo, tem bardhal!!!!
Abraços.
Kim.
quando fui trocar o oleo/filtros do carro.. eles queria por oleo ATF no tanque para limpar.. eu não acreditei.. e não deixei.. mais diante dos relatos vamos ver!
so sei que meu carro ta outro.. eu tava de carroça.. agora to de possante kkkkkkkk
Rodrigo Ielpo Bastos
18/05/2010, 16:50
esse engesa pode chamar viver a vida porque a novela deles acabou quase junta. Que bom que resolveu
Rodrigo Bastos
Que bom que resolveu, agora é curtir a máquina...
E eu com o engesão no meca... limpa tanque, troca filtros, troca tubulação de combustível, troca bomba auxiliar, etc.... tudo entupido com muuuuita sujeira, argh!!
Abraço.
guilhermeabreu
19/05/2010, 02:13
Galera,
Abraços,
PARABENS MAGAO
Foi como falei , nada como uma revisão completa na bomba injetora , tenho esta experiencia comigo que carro díesel não aporrinha nunca , A NÃO SER QDO A BOMBA ESTA RUIM .
Eu coloco MOLIKOTE A2 nos meus motores ha 8 anos , é só alegria .
Sim.. vo procurar qual aditivo por.. pq aqui diesel é um lixo.. la na autorizada tinha umas 20 l200.. triton, outdoor.. todas 2007.. 2008.. com problema na bomba.. ai arriaram um tanque de uma meu deus.. muita agua no fundo =/
é brasill.... =(