PDA

Ver Versão Completa : Gaiola 4x2 com motor de opala



fascalli
23/04/2010, 19:32
Olá a todos!!
Tem um tempo que eu visito esse forum, pois me interesso muito pelo assunto. Agora chegou a hora deu ter uma gaiola também, por isso iniciei esse tópico para receber alguma ajudo dos senhores..
Vamos lá....

Tenho um opala 1976 que vai servir de doador, li muitos topicos aqui que alguns desaprova (e alguns aprova tb) o uso do mesmo, mas como já o possuo e não terei grana pra comprar outro carro, será esse mesmo. Quero faze-lo todo tubolar desde o chassis, agora que vem minhas dúvidas:
1) Qual caixa usar para eu colocar o motor atrás (quais peças irei precisar);
2) Eu posso aproveitar mais peças do opala, tipo suspensão, direção ou outras..?
3) Tenho o documento do opala, eu poderia andar com a gaiola rebocada em um outro carro na cidade?
4) Quais tubos usar quantos metros de tubo vai ser preciso?

Desculpe tantas perguntas, espero que possam me responder!!

Ps. 1: Alguem aqui usa motor de opala?
Ps. 2: Achei para comprar os tubos (NOVOS) de 2" com 3 mm ou 4 mm por R$ 2,70 o kilo, sairia mais ou menos R$ 60,00 na barra de 6 m, está próximo doque os senhores pagam em suas cidades?

Obrigado a todos!!
Fábio :concordo:

edoara
23/04/2010, 19:58
fascali, realmente um desafio e tanto que vc propõe, pense nisso a longo prazo pois terá que estudar bem principalmente pelo fator peso sua suspensão terá que ser muito bem elaborada e se pensar em $$$ esqueça pois a brincadeira é um LEGO quanto mais mexe mais aparece coisa pra fazer. quanto aos tubos pelo que propõe acho que é por aí mesmo o preço aqui é este tbm.
Desejo boa sorte na empreita e como disse a longo prazo vc estuda melhor o que fazer e dilui os custos ....rsrsrsrs

fascalli
23/04/2010, 20:10
olá Edoara, vc está se referindo ao peso do motor?
Quanto ao tempo, não tenho pressa....agora os $$$ estou com baixo orçamentos...rsrsrs

Alberto K
23/04/2010, 20:23
Olá!

Também estou nesta fase: começo do projeto com muitas dúvidas!
Acredito que ficará muito legal....
Estive na Venezuela em 1994/95, e lá para se fazer um motor de fusca era muito caro. O que faziam? (e ainda fazem...): uma flange e colocam outro motor, mais ou menos o que é feito por aqui colocando o motor AP em Chevete, Niva, etc....Eu vi pelo menos 3 opções de motores rodando em Kombi e Fuscas: um V6 semelhante ao da Ranger, um 4 em linha Renault 2.3l, e um 2l Fiat. Fiquei sabendo de um cara que tinha um fusca com um V8 350 Chevrolet!!!!! mas esse eu não vi......
o que voce pode fazer é colocar o cambio do fusca, e adaptar o motor via flange, não é complicado.....
outra opção seria utilizar seu motor e cambio, e um diferencial do Omega ligado logo após o cambio, sem cardã. E depois fazer uma suspensão de bandejas (duplo A). Ficaria com uma disposição semelhante ao utilizado nas réplicas de Porsche Spyder 550. O mais complicado seria a questão do trambulador/alavanca de cambio......
Abraços e nos mantenha informados de seus avanços...
Alberto
11 8433-6111

fascalli
23/04/2010, 20:43
Olá!

Também estou nesta fase: começo do projeto com muitas dúvidas!
Acredito que ficará muito legal....
Estive na Venezuela em 1994/95, e lá para se fazer um motor de fusca era muito caro. O que faziam? (e ainda fazem...): uma flange e colocam outro motor, mais ou menos o que é feito por aqui colocando o motor AP em Chevete, Niva, etc....Eu vi pelo menos 3 opções de motores rodando em Kombi e Fuscas: um V6 semelhante ao da Ranger, um 4 em linha Renault 2.3l, e um 2l Fiat. Fiquei sabendo de um cara que tinha um fusca com um V8 350 Chevrolet!!!!! mas esse eu não vi......
o que voce pode fazer é colocar o cambio do fusca, e adaptar o motor via flange, não é complicado.....
outra opção seria utilizar seu motor e cambio, e um diferencial do Omega ligado logo após o cambio, sem cardã. E depois fazer uma suspensão de bandejas (duplo A). Ficaria com uma disposição semelhante ao utilizado nas réplicas de Porsche Spyder 550. O mais complicado seria a questão do trambulador/alavanca de cambio......
Abraços e nos mantenha informados de seus avanços...
Alberto
11 8433-6111
Muito obrigado Alberto, já vejo um início!!
Esse esquema do diferencial do omega...ele é acoplado direto sem adaptadores ?

Flávio Cadore
23/04/2010, 21:46
Boa essa de colocar o diferencial do Omega perto da caixa, outra dica...tem o Duplo A prontinho lá meu tópico, gaiola com motor central, acho que não precisa nem alterar as medidas...
Esse probleminha da alavanca de marchas é fácil resolver, o pessoal já fez...se não me engano o cara da Máquina Blue fez na caixa do Chevete.
Espero que esse motor não seja 6cc e que vc entenda de mecânica...$$$ estica daqui, puxa dalí e a coisa vai...
Boa sorte!

fascalli
23/04/2010, 22:05
Boa essa de colocar o diferencial do Omega perto da caixa, outra dica...tem o Duplo A prontinho lá meu tópico, gaiola com motor central, acho que não precisa nem alterar as medidas...
Esse probleminha da alavanca de marchas é fácil resolver, o pessoal já fez...se não me engano o cara da Máquina Blue fez na caixa do Chevete.
Espero que esse motor não seja 6cc e que vc entenda de mecânica...$$$ estica daqui, puxa dalí e a coisa vai...
Boa sorte!
Olá Flávio o motor é 4 cilindros...obrigado pelas dicas...

Diegojk
23/04/2010, 22:15
Os tubos são de 1 e 1/4'' por 3mm de espessura , boa sorte !!!

Alberto K
24/04/2010, 01:24
Olá
Fascali, eu não fiz isso, são só idéias....mas o pouco que sei de mecanica é só fazer uma ligação entre a "saida" do câmbio a "entrada" do diferencial. Não haverá movimentos laterais, é só deixar tudo muito bem alinhado e apoiado em coxins. Talvez tenha alguma união de borracha (linha industrial), ou uma simples luva seja o suficiente. O pessoal do fórum poderá dar mais informações e dicas. Como disse antes, são só projetos e idéias. Até tinha arrumado um diferencial de Omega há uns anos, mas logo depois casei, ai já viu..... lá se vão 10 anos e só agora estou retomando isso.....Arrumei uma suspensão dianteira de Variant II, e amanhã, se tudo der certo, darei uma limpada nela pra ver a situação.... depois comprarei uns tubos e começarei a dar forma a essas idéias, pois estão me atormentando a cabeça, querendo sair......
O Flavio Cadore! Você poderia me passar mais informações sobre o duplo A, como dimensões, medidas, angulos.....fico no aguardo.....
Abraços à todos e conto com o apoio de todos para poder concretizar meu sonho......
Alberto Kaatz
albertokaatz@yahoo.com.br
11/8433-6111

Flávio Cadore
24/04/2010, 01:59
Alberto e Fascalli, dêem uma olhada no meu tópico que tem mais informações, para montar o Duplo A é fácil, as balanças foram feitas para facilitar a montagem e instalação.
Qualquer dúvida é só falar,OK.

O diferencial do Omega pode ser unido com o borrachão do Niva ou dependendo da instalação até uma bucha de metal pode resolver.

Alberto K
24/04/2010, 02:11
Olá Flavio!
Tá "corujando" tbem?
Estou dando uma olhada no seu tópico, porém não estou conseguindo abrir nenhum arquivo postado! Não sei o que está ocorrendo com meu micro....mas amanhã darei uma limpada nele....se não conseguir ainda assim te comunico e veremos outra forma de abrir....
Grato pelo apoio....
A tempo: como ela ficou para andar? Pergunto isso pois ví uns artigos sobre suspensão que diziam que tem umas medidas/angulos críticos, os quais deixariam até dificil de se conduzir o veiculo. Existe uma relação entre os comprimentos dos braços superior e inferior, angulos entre os "As", etc. mas eram só comentários ,nada de concreto......
no aguardo
Alberto