PDA

Ver Versão Completa : Niva na Areia



jiuliano
23/04/2010, 10:31
Amigos Niveiros, fiz minha primeira trilha com o Niva agora dia 21/04 e foi muito legal. O Niva foi muito valente durante os obstáculos, lama, agua, buracos e subidas mas chegando na praia tínhamos um trecho de 5 km na areia sendo que 4,5 km eram uma mistura de terra e areia ai o Niva foi na boa, estava saindo muito de lado, ai liguei o bloqueio e ele firmou melhor, importante citar que estou usando um pneu militar que já tinha me deixado com medo de encarar a areia, mas fui assim mesmo, nos 500 m metros faltantes a areia era muito fofa e o Niva não conseguiu passar de forma alguma, tive que ser rebocado por esse trecho. Como era minha primeira trilha, cometi alguns erros que agora fico pensando, na hora que entrei na areia fofa só estava com o bloqueio ligado em nenhum momento liguei a reduzida (Nervoso com a situação nem pensei nisso).
Vamos a duvida, o vilão da historia pode ter sido o tipo de pneu ou a reduzida desligada? Não vou colocar o piloto nessa como foi minha primeira trilha acho que tenho um desconto.


Vejam a foto do momento do reboque. assim da para ver o terreno e o meu pneu. Clique Aqui (http://www.flickr.com/photos/47724012@N07/4545827432/)

abraços!!!

Afajoses
23/04/2010, 20:17
Fala Jiuliano !

Cara aqui quando se fala de trilha só meia duzia ( quanda tem isso tudo :shock: ) se manifesta....

Bem sou novato tambem tanto em trilhas como em Niva, mas acho que o fator principal deve ter sido os pneus... os militares são finos e na areia quanto mais largo os pneus melhor, o bloqueio ajuda mas acho que a reduzida não deve ter feito muita diferença, pois acho que uma boa velocidade ajuda na flutação do carro (disso em relação a reduzida eu não tenho muita certeza não...:putz:)

Vamos esperar alguem mais experiente para falar... ate agora só fiz trilha em terra e lama, com meus pneus nem chego perto de areia...

shuther4x4
23/04/2010, 20:39
Com certeza a largura dos pneus influencia muito na areia.
Tem alguns que defendem baixar a calibragem para aumentar a área de contato quando em areia. Mas isso depende do seu pneu, e dependendo quase não vai ganhar nada de área e ainda corre o risco de deixar o carro instável quando sair da areia ou destalonar e rasgar se pegar pedras.
Na areia é importante manter a velocidade relativamente constante e um pouco embalado (quanto mais finos os pneus, maior a sua média devido a essa limitação) e o carro no pé (com torque - motor cheio). Isso é importante pois se precisar acelerar um pouco ele não vai ficar rateando e correr o risco de afundar e se tira o pé ele já força no freio motor, diminuindo a chance de freiar e afundar na areia. A reduzida pode até ser usada, mas vai ter de ficar entre quarta e quinta e geralmente as quintas são mais fracas (parte mecânica). Então nessa situação evite a reduzida.
Mas isso tudo de nada vale se você não meter a cara!!!! com o tempo você vai conhecendo sua viatura e já sabe em que marcha ela vai passar por tal obstáculo e se precisa de reduzida, bloqueio ou não.
Boas trilhas!

rafaelfernandez
23/04/2010, 22:11
O segredo de andar na areia fofa é pressao baixa nos pneus(tanto que os buggies andam assim)... de 15 a 10 libras. A reduzida ajuda a nao queimar embreagem e tambem alivia a carga no conjunto motor/cambio.

[]´s
Rafael

Adonay
23/04/2010, 22:30
Se o motor for original com certeza eu colocaria bloqueio + reduzida e com pé no fundo, a questão não é alta velocidade e sim, velocidade constante. Se for sem reduzida o motor pode ir perdendo a força e consequentemente a velocidade. para exemplificar:

http://www.youtube.com/watch?v=TvJwD-0fgwk

shuther4x4
23/04/2010, 22:48
Se o motor for original com certeza eu colocaria bloqueio + reduzida e com pé no fundo, a questão não é alta velocidade e sim, velocidade constante. Se for sem reduzida o motor pode ir perdendo a força e consequentemente a velocidade. para exemplificar:


Diferente do terreno do 1º post:shock:.
Para sair dessa situação que vc postou, reduzida com certeza:concordo:. E no seu caso não tem problema de cavar, pois a areia (terrão) provavelmente é só superficial.
abraços.

Leonardo Raffi
23/04/2010, 23:03
Se saiu muito bem...lama, agua, buracos e subidas e mistura de terra e areia...
tem q deixar os colegas puxar um pouco pois se não não convidam mais...he...he...he
Na minha opiniao foi a largura dos peneus.... sabe q não existe pneu ideal para tudo... se for muito bom de areia como largo de mais tipo 35"(não é seu caso pois a principio nao cabe no niva.. deve ir até 265 talvez nao sei se daria 31") voltando se fosse 35" careca é nota 10 para areia... e 0 para barro e subida...se for 265 dinatorque sera otimo para barro e se não acelerar ou seja se nao patinar vai bem na areia... por isso o uso da reduzida e velocicdade constante(ligeira mas constante) e arrancada suave para nao afundar...
repito para primeira trilha parabens...
se tiver fotos...abraços

QUOTE=jiuliano;1146223]Amigos Niveiros, fiz minha primeira trilha com o Niva agora dia 21/04 e foi muito legal. O Niva foi muito valente durante os obstáculos, lama, agua, buracos e subidas mas chegando na praia tínhamos um trecho de 5 km na areia sendo que 4,5 km eram uma mistura de terra e areia ai o Niva foi na boa, estava saindo muito de lado, ai liguei o bloqueio e ele firmou melhor, importante citar que estou usando um pneu militar que já tinha me deixado com medo de encarar a areia, mas fui assim mesmo, nos 500 m metros faltantes a areia era muito fofa e o Niva não conseguiu passar de forma alguma, tive que ser rebocado por esse trecho. Como era minha primeira trilha, cometi alguns erros que agora fico pensando, na hora que entrei na areia fofa só estava com o bloqueio ligado em nenhum momento liguei a reduzida (Nervoso com a situação nem pensei nisso).
Vamos a duvida, o vilão da historia pode ter sido o tipo de pneu ou a reduzida desligada? Não vou colocar o piloto nessa como foi minha primeira trilha acho que tenho um desconto.


Vejam a foto do momento do reboque. assim da para ver o terreno e o meu pneu. Clique Aqui (http://www.flickr.com/photos/47724012@N07/4545827432/)

abraços!!![/QUOTE]

jiuliano
24/04/2010, 01:23
Valeu pelas dicas.
Agora fica o desafio de romper aquele trecho de areia.
Leonardo, vou postar alguns videos só tenho que editá-los primeiro.

abraços

Crasher
24/04/2010, 01:48
Amigo direçao na areia implica em plataforma larga e velocidade constante ou seja seus pneus militares mesmo se baixar a pressao nao sao ideais para transpor areia fofa se fosse uns pneus 215/75 ou /80 com 10 ou 12 libras e a reduzida sempre para nao fritar a embreagem e nao deixar o carro perder o giro até parar pois depois que para é outra historia.

Boa sorte na proxima e nao ponha pneus muito largos no niva para nao detonar com tudo , na minha opniao 215 no maximo 225 ja estao de bom tamanho

abraço

JUCA DO NIVA
25/04/2010, 13:38
Por aqui costumo usar baixa calibragem, reduzida, bloqueio e muito motor com força constante
Os pneus do meu Niva é 205 x 75

http://www.youtube.com/watch?v=S5dsu7AI7bA

http://www.youtube.com/watch?v=2B3CBsQ4jnk

http://www.youtube.com/watch?v=YYbRz64q3D4

Pablo.pinto2007
25/04/2010, 17:34
O segredo de se andar na areia, se chama pneu com calibragem correta... não adianta o cara vir de L-200 veloz na areia com pneu cheio, ele vai garrar se enterrar todo...
Tenho um CJ-3A, possuo os pneus militares (iguais aos do niva original), e já andei na areia com eles, o problema desse pneu é que você coloca 6 libras nele e nem bucho ele faz, ou seja, ele não aumenta tanto a área de contato com o solo, mas ajuda bastante... depois adquiri uns aros de F-1000 e comprei uns pneus 265/70 R15 originais da frontier, bem carecas... andava na areia às vezes sem baixar... mas aqui e acolá garrava, baixava pra 10 libras e andava normalmente, muitas vezes até de 4x2... hoje possuo um jogo de Oligator's, pneus bastante biscoitudos... senti muita diferença na areia, principalmente pra subir dunas... pois o pneu garra demais na areia... a solução baixar ainda mais, portanto quando saio pra brincar nas dunas utilizo 8 libras, às vezes até 7 ou 6... dependendo do estado da areia, se tiver muito mexido...
Então é isso... pneu largo, baixa pressão, e se anda até de 4x2, afinal buggy não tem tração, e anda com 8 libras.
O niva como é tração integral, eu não sei como funciona... talvez seja melhor bloquear toda vez que andar na areia...

Abraços!