PDA

Ver Versão Completa : Projeto F-75 - O Início de um sonho - Sugestões!



megadeth
25/02/2005, 20:56
Olá amigos.

Estou querendo "ressuscitar" uma F-75, comprando o chassis com documentação e a partir daí montar meu antigo sonho sobre rodas, e enfim dar uma parceira para o meu CJ5, e enfim liberá-lo para apenas trilhas... :D
O objetivo da F-75 será cidade (dia-a-dia), portanto, já decidi que deverá ser uma 4x2 e o motor (aceito sugestões) deverá ser o Perkins Diesel (a economia/manutenção será fator decisivo na escolha). Penso também em um câmbio 5 marchas (Clark é um sonho, mas a $ complica... :( ) para eventuais viagens longas.
Assim como o jeep, encontro lataria de F-75 em fibra? Qual o valor em média? Queria também dar uma encurtada nela, e vejo que alguns fazem isso em 30 até 60 cm, e no meu caso seria mais pela estética mesmo, quanto me recomendariam? É muita dor de cabeça?
Como desejo começar o projeto do zero mesmo, então seria mais simples de fazer minhas babaquices do que se fosse uma F-75 pronta e apenas necessitando de reforma, correto?
De suspensão, creio q a original já me bastaria... mas como os demais ítens, aceito sugestões!
Gostaria de saber sobre os vossos projetos incluindo qualquer coisa sobre esta beleza de veículo e espero estar me juntando muito em breve aos "F-75zeiros" :lol: :lol:

Grande abraço!

Caio

du
26/02/2005, 20:41
Caio,

Viu esta que está a venda aqui no Fórum ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7896

Uma 4x2 muito bonita.

Abraços Du.

megadeth
28/02/2005, 11:27
Grande Du...

Pois é, até estou negociando com ele, mas o meu plano é uma à diesel e 5 marchas, e no valor q ele pede (não que não vale) fica inviável pegar do jeito q está e depois transformar do jeito que eu quero, saca?

Mas valeu a força...

... e no aguardo de uma luz de alguém daqui ainda sobre as minhas questões iniciais... :( :D

[]s

Cowboy
28/02/2005, 13:27
Olá, Mega. Você encontrará peças de carroceria na Agromotor (em fibra), e a caçamba na "aspickupsantigas.com.br". Tenho um 4203 da Perkins intalado na minha e é maravilhoso esquecer do custo de reabastecimento. Melhor que gás natural (antes era a gás). Tenha alguns cuidados na adaptação p/ que ela não vibre muito. de resto é só alegria.
Boa sorte!

maikkel
28/02/2005, 13:29
Olah Megadeth, se estah procurando uma Corroceria sei onde tem uma em lata em muito bom estado para venda.

Att. Maikel

megadeth
28/02/2005, 14:58
Fala aê Cowboy...

Po, melhor q o gás? Caramba... além da manutenção ser quase zero né?
Conte-me um pouco mais da história deste motor que vc colocou no seu brinquedo! Se tiver fotos então... demorô!! :lol: :lol:

Então Maikel... pode até ser mas estou em Osasco/SP e fica complicado trazer né? Ainda nem comprei o chassis... mas não deixa de ser uma opção! Aguardemos...

Valeu a força pessoal!

[]s

Cícero Franco
28/02/2005, 15:06
Pelo que eu sei, o Perkins vibra muito. A Potranca tem um Maxion 2.5 com câmbio 5 marchas da Sprinter. Troquei tb a relação para uma longa. Ficou blz!!! Motor a diesel é outra coisa! Depois tu não quer saber mais de motor ciclo Otto (gasolina, álcool, etc.)..

[]s

megadeth
28/02/2005, 15:56
Grande Cícero!

É mesmo? Pois é uma possibilidade sim! E vou te confessar uma coisa: a Potranca e a Azulinha do Loras são os modelos que eu espelho pra montar o meu brinquedo!
Um motor Maxion como o seu sai por qtas lt$? Na verdade, o powertrain que vc tem na Potranca é muito caro?

[]s

Cícero Franco
28/02/2005, 16:21
Bem, eu comprei ele por 5 mil e mais o câmbio por 2 mil. Documentado, tudo certinho. Pelo que sei, foi uma barbada imperdível. Comprei de particular. Outros motores semelhantes que vi em desmanches não saiam por menos de 8 mil. Claro, tem que ver o estado geral do motor. A documentação, que é fundamental, se tem ou não os acessórios e tudo o mais. Se tu rodas bastante, vale a pena, pois estou com um consumo de algo como 14 km/l de diesel, rodando a 100 - 120 km/h. Antes rodava na melhor das hipóteses com 5 km/l de gasolina, rodando no máximo a 80 km/h. Não tem comparação!

Cowboy
28/02/2005, 16:42
Fala, Mega. O motor que uso realmente vibra muito, o Cícero tem toda razão, mas tem suas vantagens. Como você não vai usar o carro p/ off pesado, não irá sentir a deficiência desse motor, que é principálmente a sua potência reduzida se comparada ao seu peso, e seu giro extremamente baixo. Contudo, irá se deliciar com um motor que consome realmente muuuuito pouco, e que não dá manutenção. Não possui correias, o desgaste é muito pequeno pelo seu regime de giro baixo, mancais, casquilhos, pistões, bielas, tudo SUPER dimencionados!
O motor é realmente pesado e requer alguns cuidados p/ ser instalado, sobretudo p/ que não danifique chassi e carroceria, com sua vibração.
Esse motor equipou algumas F-75 e Jeeps, na década de 60, pela Willys.
P/ diminuir a vibração, coloquei os calços de motor da D-10 (as primeiras também usavam esse propulsor) e tambem tive de mudar todos os calços da transmissão e carroceria. Na carroceria usei os calços do motor do Opala (ficaram ótimos - 7,00$ cada) e na caixa retirei a sola de pneu que havia lá e coloquei um par de coxins semelhantes aos do opala, mas de menor tamanho. O carro está macio...
Não podemos esperar grande desempenho desse propulsor, mas o que eu procurava era força, economia e principalmente confiabilidade. Isso eu consegui!
Porque não o Q-20-B? Preço! Não estava disposto a pagar 4000$ quando consegui o meu por 1800$. Tive alguns gastos extras, p/ deixar o motor como eu queria. Troquei a bomba por uma de maior curso e economia (a minha era agrícola), mandei revisar todo o motor, etc... mas isso eu tambem faria com qualquer outro motor escolhido, logo não computo isso na diferença de preço. O 4-203 é usado ainda em algumas máquinas agrícolas, empilhadeiras, tratores, etc. com poucas mudanças. É muito mais fácil comprar um motor desses em bom estado e por baixíssimo preço, do que qualquer outro motor a Díesel, sem contar que ele NÃO quebra! Não deve ser turbinado, pois seu projeto não previu tais regimes de operação, diminuindo dramaticamente sua vida útil. P/ pensar em turbina, melhor comprar um Q20-B, ou outro mais moderno.
É um motor p/ uso pacato, como se fosse um caminhão. Respeite as poucas limitações desse propulsor e ele lhe dará muitas alegrias. Caso você goste de esticar as marchas, parta p/ outro.
Infelizmente não tenho máquina digital, mas vou tentar tirar umas fotos tentar escaneá-las com algum amigo. Temo demorar.
Tenha em mente que o torque vai aumentar e a velocidade final vai cair muito. Tive de colocar a relação do Maverick V-8, nos dois eixos.
Reforcei o chassis, também. Talvêz a minha adaptação seja a mais póbre de todo o forum, não se compara ao que Cícero (Graaande Cícero), Bill, Wallace & cia fazem em seus veículos, mas o meu objetivo foi alcançado a um custo agradável.
O meu conselho é: saiba primeiro qual é o seu objetivo.
Boa sorte!

megadeth
28/02/2005, 17:04
Pois é Cowboy, realmente eu não vou usar pra off-road nenhum, o intuito é realmente eu liberar o meu CJ pro off-road mais punk e usar a F-75 pra cidade, apenas dia-a-dia e esporadicamente estrada, além de puxar o CJ pra trilha.
Não gosto de ficar esticando marchas não, mas uma viajem mantendo 100/120 km/h como o Cícero disse realmente é algo que almejo.
Como pretendo iniciar do zero mesmo, é bom tem estas dicas sobre calços e até mesmo suspensão, para que fique o mais macio possível e evite manutenção por desgaste devido à trepidação.
O objetivo é: economia e manutenção baixa. Mas sem perder o charme de um clássico como a nossa pickup/rural em questão!!! :D
Quanto ao barulho (não conheço motor diesel que não berre! :D ) vcs tomaram alguma providência como manta no cofre do motor ou algo assim?

[]s amigos! :)

Cícero Franco
28/02/2005, 17:44
Eu pretendo botar manta asfástica tanto no cofre quanto no interior. Não fiz ainda por absoluta falta de grana!

Cowboy
28/02/2005, 18:17
Também não resolvi esse problema, que realmente incomoda. Ainda vou fazer toda a forração do carro, oportunidade em que devo "resolver" esse problema.
Cícero nunca usei manta asfáltica em cofre de motor. Será que não vai deformar ou mesmo derreter???
Curioso...

Cícero Franco
28/02/2005, 18:25
Pode derreter, desde que grude na lata!!!! :lol:

Eu já vi instalada e sem problemas....

[]s

du
28/02/2005, 20:11
Mega, Pessoal,

Pelo que andei lendo por aí. Não seria mais fácil acertar a documentação diesel para 4x4 ?

Abraços Du.

Cowboy
01/03/2005, 07:06
Correto.

du
01/03/2005, 07:37
Megadeth,

Acho que deve mudar o rumo da procura, para uma 4x4, e lembre-se de olhar o documento, tem que estar escrito 4x4 lá.

Abraços Du.

megadeth
01/03/2005, 10:15
Fala galera!

Mas Du, porque uma 4x4? Acho q a 4x2 já satisfaria minha necessidade... ou só a 4x4 pode ter em seu documento o "diesel"?

[]s

Cícero Franco
01/03/2005, 10:27
Só pode ser a diesel camionete que transporte mais de 1000 kg ou veículos 4x4 tipo jipe.

megadeth
01/03/2005, 10:31
Ah tá... não sabia deste detalhe...

Bem, nem iria utilizar pra fazer off, mas ter como opção em caso de necessidade é sempre bom né?
Estou com um "kit" de chassis/documentação/diferenciais/cardã de uma 4x2. Seria muito complicado alterar isso depois? Digo, tanto em termos de mecânica (que não creio ser complicado) quanto em termos de documentação (acho que neste caso a coisa fica meio salgada... :x ).

[]s