PDA

Ver Versão Completa : Perguntas de um recem chegado



Leoformiga
22/04/2010, 22:43
Olá pessoal, Me chamo Leonardo Formiga e sou novo no mundo 4x4 e iniciei os trabalhos numa Lada Niva 90 modelo 91. Ela ta toda original e esta bem inteirinha, mas me assustei com o consumo (ta fazendo 5 na média) e quando peguei um trecho neste feriado aonde tive que fazer muita subida íngreme ela fez 4,4 km/l.... é normal isso?

Outro detalhe que gostaria de comentar (perguntar) aos niveiros... Em um pedaço bem íngreme, ela meio que (faltou gasolina) para subir, mesmo estando com uns 20 litros no tanque no momento... Isso é nomal? tem alguma manha para ela?

Mais uma pergunta, na volta da trilha peguei um congestionamento na estrada e depois de muito vai e vem o motor começou a esquentar... Parei no acostamento, dei um tempo para ela e depois que o transito fluiu ela resfriou novamente... Isso é normal também? Se precisar colocar um motor DIESEL nela, o que voces me recomendariam? Vale a pena?

Se alguem quiser explicar melhor algum detalhe pode me mandar e-mails e anexos para leonardo@euromarmi.com.br também além de aqui no fórum.

thgteixeira
23/04/2010, 01:36
Leo;

Seja Bem-Vindo!

Vamos por partes:

1º - Possuo um Niva 1990, o consumo dele na estrada fica entre 10 e 11km/l. O Niva não é um carro econômico se comparado a um carro comum, mas é um carro até que bem razoável em matéria de economia se comparado a outros 4x4. A Dica para melhorar o consumo é: Verificar os pneus que você está usando, ver se os freios estão bem regulados e se não estão "pegando", uma boa geral no carburador, e se possível, até uma eventual troca - importar um carburador original não sai tão caro como alguns imaginam, verificar mangueiras e filtro de ar. Com todos estes e mais alguns itens em dia, é bem possível que o consumo melhore.

2º - Nas Subidas, isso acontece com uma certa frequência com alguns Nivas. O que alguns costumam fazer, é instalar um desborbulhador, que resolve o caso. Não tenho certeza e algum colega pode responder melhor, mas esse problema se dá pelo acúmulo de ar dentro do tanque de gasolina, que acaba formando bolsões - recomendo a você dar uma olhada no cânister, nas mangueirinhas de respiro e na válvula do cânister.

3º - O Sistema mecânico de arrefecimento do Niva não é dos mais eficientes, mas tem como funcionar bem: Mantenha o radiador limpo, dê uma boa geral nele em uma casa de radiadores. Verifique se a ventoinha mecânica possui a coifa plástica que a envolve e que possibilita o direcionamento total da ventilação, é uma peça plástica que fica encaixada no aro da ventoinha, verifique as mangueiras, o estado do reservatório de expansão (mantenha limpo, para limpar o recipiente, retire-o do cofre do motor, desconecte a mangueira, jogue um pouco de areia com água e sacuda bem, faça aquele "coquetel", e depois lave novamente. Ácido muriático também costuma ser usado pois não ataca o plástico), e também verifique o estado da válvula termostática - é importante ter ela em ordem.

Vai encontrar a solução para muitas de suas dúvidas aqui no fórum, pesquisando por tópicos referentes. Muita coisa já está escrita, é só buscar. Eu sou novato, mas temos aqui verdadeiros "oráculos" em relação aos Nivas, aguarde que a minha resposta terá bons acrescimos ainda.

Em tempo: Dê mais uma chance ao motor original, uma adaptação de motor diesel lhe trará um custo alto, uma mudança brusca na mecânica, e problemas com a documentação do motor.

Grande abraço!

Leoformiga
23/04/2010, 15:41
Obrigado pela resposta companheiro. Vou seguir suas instruções e ficar mais ligado no fórum.

Vou também dar mais uma chance ao motor Original.

Valeu a dica!

Afajoses
23/04/2010, 20:43
Leo,

Só dando uma acrescentada ao que o thgteixeira falou : da uma olhada e veja se a tampa do radiador do seu carro é original pois no meu quando eu peguei estava com problema de aquecimento e fazendo uma limpeza do Radiador trocando o liquido de arrefecimento e principalmente trocando a TAMPA melhorou bastante... (mas so ficou 100% quando e coloquei uma ventuinha adicional )

tem bastante coisa aqui no forum sobre isso !

thgteixeira
23/04/2010, 21:28
Leo,

Só dando uma acrescentada ao que o thgteixeira falou : da uma olhada e veja se a tampa do radiador do seu carro é original pois no meu quando eu peguei estava com problema de aquecimento e fazendo uma limpeza do Radiador trocando o liquido de arrefecimento e principalmente trocando a TAMPA melhorou bastante... (mas so ficou 100% quando e coloquei uma ventuinha adicional )

tem bastante coisa aqui no forum sobre isso !

Boa André! Tinha esquecido dessa mesmo! :concordo:

Leoformiga
24/04/2010, 12:45
Opa,

Interessante isso da ventoinha adicional... Como posso fazer isso?

Voce poderia me dizer como voce fez para eu poder copiar seu esquema que deu certo?

O meu mecanico me comentou que na lenta ela tem dificuldades mesmo para resfriar o motor... Como posso adaptar mais uma ventoinha?

Afajoses
25/04/2010, 20:26
Opa,

Interessante isso da ventoinha adicional... Como posso fazer isso?

Voce poderia me dizer como voce fez para eu poder copiar seu esquema que deu certo?

O meu mecanico me comentou que na lenta ela tem dificuldades mesmo para resfriar o motor... Como posso adaptar mais uma ventoinha?


Leo,

Não acho que seja nada muito complicado não, a ventuinha do corsa é a mais usada e é colocada entre a grade e o radiador, no meu caso foi colocado um cebolão que ativa ela quando o niva chega aos 90 graus, acho que vale a pena colocar botão de liga e desliga para quando entrar em algum alagado desligar a ventuinha para evitar problemas.


Qualquer coisa é só falar !!


:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Leoformiga
26/04/2010, 18:46
Opa...

Legal...

Vou dar uma pesquisada nisto e fazer a adaptação.

Valew a dica