PDA

Ver Versão Completa : Dúvida Cruel - Pajero Full ou TR4 ??????

Kleiber Souto
22/04/2010, 20:59
Olá a todos, sou novo no fórum mas já conheço 4x4 a muitos anos.

O fato é que estou querendo pegar um 4x4, olhei vários modelos. Ficando em dúvida entre:

1 - Pajero Full 3 PORTAS 3.5 V6 24V (Pajerinho) - Ano 2001
2 - Freelander HSE 2.5 V6 24V - Ano 2005
3 - Pajero TR4 2.0 16V Flex - Ano 2008
OBS1: Todas Automáticas.
OBS2: Não quero viatura blindada.

Todos os três tem a mesma média de preço, vi nesse fórum que o Freelander a manutenção é muito cara e eu não conheço essa viatura, já os Mitsubishi cresci andando.

Vamos a dúvida: gosto muito da full 3 portas, porém a TR4 tem ano e imagino que preço do seguro a favor. Dessa forma fiz o seguinte comparativo::pensativo:

Motivos para pegar uma TR4:
- Ano;
- Seguro; (não fiz cotação ainda)
- Facilidade na revenda;
- Flex.

Motivos para pegar uma Full 3 PORTAS:
- Consumo (Pelo tamanho do motor achei pouca diferença da TR4, estou pensando uma média de 5 km/l na Full e 6 Km/l na TR4, é real essa média?)
- Motor;
- Prazer em dirigir.

Motivos para não pegar uma TR4:
- Acho muito fraco o motor;
- Consumo alto; (em relação a diferença de consumo com a full)
- Pouco conforto, acho a full 2001 mais moderna que a TR4 2008 por dentro e por fora.

Motivos para não pegar a Full:
- Ano;
- Dificuldade na revenda;
- Dificuldade no seguro; (imagino que o preço será absurdo)
- Risco alto de manutenção freqüente.

Meu perfil de uso: Quero um carro para o dia-a-dia e de vez em quando viajar ou fazer umas trilhas leves no final de semana. Na semana quase não uso carro, pois não uso carro para trabalhar. Moro em uma região muito boa na minha cidade, tudo é próximo da minha casa. Acredito que vou rodar em média 500 km por mês já contando viagens.

Baseado nas informações que coloquei, meu perfil de uso e principalmente o conhecimento dos membros do fórum (Em relação a manutenção, seguro, facilidades de peças e etc) o que vocês me recomendam comprar, uma Pajerinho 2001 ou uma TR4 2008?:parede::parede::parede:

:-D

dkrabbe
22/04/2010, 22:16
Oi Kleber,

Exatamente a mesma dúvida que tive à 2,5 meses atrás (Full 2001 contra TR4 2008 ). Como já tinha tido 2 TR4 (uma automática e outra manual, ambas 2004), resolvi esperimentar a Full.

Meus comentários são (outros Foristas vão complementando):

a) A Full 3.5 Gasolina, sem a reprogramação da ECU (eu fiz na minha, com o Mauricio da Reiko) é um carro muito lerdo e perdia para a minha TR4 manual (que também já estava reprogramada). Com a reprogramação, ficou um carro muito melhor. Na terra e em reduzida, mesmo sem a reprogramação, esse carro mostra toda a sua força. Simplesmente animau !!

b) Consumo na Full vai ficar na casa dos 5km/l na cidade e 6,6km/l na estrada. A minha TR4 (manual 2004) fazia cerca de 8.9km/l (a 120km/h).

c) A Full é um carro muito + confortável, mas o fato de ser 3 portas é muito ruim quando tem de andar com + gente (movimentar o banco). Por outro lado, mesmo com 4 portas, ninguém ia atrás de mim na TR4 (tenho 1,83m), pois o espaço era e é medíocre.

d) Meu perfíl de seguro (bônus 7 ~ 8 ) ficou na casa dos R$2500. Achei bom o preço.

e) A manutenção na Full (quando dá) realmente é muito cara e sem a ajuda de muitos amigos aqui do Fórum, vc vai pagar caro pra KCT. Para ter uma idéia, o jogo dos amortecedores originais fica na casa dos R$3500,00 reais. Mandei fazer na Off Shox e ficou na cas dos R$1900,00

Bom...vamos conversando...

Abs

DK

Jorge T
23/04/2010, 09:49

Baseado nas informações que coloquei, meu perfil de uso e principalmente o conhecimento dos membros do fórum (Em relação a manutenção, seguro, facilidades de peças e etc) o que vocês me recomendam comprar, uma Pajerinho 2001 ou uma TR4 2008?:parede::parede::parede:

Dentro das suas preferências e pelo perfil eu ia de TR$2008

Alefull
23/04/2010, 10:13
Se vc anda sempre com o carro cheio, 3, 4 ou 5 pessoas, a Full 3 portas nao é tao pratica, pois uma pessoa adulta tem que fazer um contorcionismo p/ sair de tras. Nesse caso indico a TR4.

Mas o prazer em dirigir uma Full, que tem uma carroceria mais arrojada + controle de traçao e estabilidade, somando ainda com um cambio automatico sequencial + piloto automatico e motor de 6cc é impar, ainda mais pelo fato de vc rodar pouco o consumo a mais nao será um problema!

Annibal
24/04/2010, 18:48
Indiscutivelmente, como carro, a Full é muito mais carro que a TR4. Com a Full você terá mais prazer em dirigir. É um show! É puro prazer. Agora, quer viver fortíssimas emoções? Simples, torça para a Full começar a dar problemas. A emoção será tamanha que você não conseguirá dormir pensando na conta bancária ...rsrssr... brincadeiras à parte, a compra da Full, devido a seu ano (2001) é a compra emocional. Como já é um carro com um tempo longo “de estrada” as chances de dar problema aumentam geometricamente. A compra racional é a TR4 2008. Diminuem as chances de problemas aparecerem e, caso aconteçam, os custos serão bem menores.

A título de orientação quanto a gastos com combustível, pois acabei de chegar de uma viagem de 1400 km, o consumo da minha TR4 2008, somente no álcool, tendo como velocidade de cruzeiro 110 km/h, foi de 7,5 km/l. Faço na cidade 5,5 km/l com álcool e entre 6,8 e 7,0 na gasolina. Ainda não viajei na gasolina, por isto não tenho a média, mas, acredito que fique perto de 10 km/l. Sempre lembrando que a minha é automática.

Saudações 4x4

Ricardo Borges
24/04/2010, 20:38
Annibal, o consumo da sua TR4 está bom. A da minha esposa está no segundo tanque e está na casa dos 4 km / litro de álcool na cidade. Espero que com o tempo ela passe a fazer esta média também.

Annibal
24/04/2010, 22:11
Annibal, o consumo da sua TR4 está bom. A da minha esposa está no segundo tanque e está na casa dos 4 km / litro de álcool na cidade. Espero que com o tempo ela passe a fazer esta média também.

Ricardo, qual o ano da TR4 da esposa? É automática ou mecânica?

Kleiber Souto
25/04/2010, 12:05
Oi Kleber,

Meus comentários são (outros Foristas vão complementando):

a) A Full 3.5 Gasolina, sem a reprogramação da ECU (eu fiz na minha, com o Mauricio da Reiko) é um carro muito lerdo e perdia para a minha TR4 manual (que também já estava reprogramada). Com a reprogramação, ficou um carro muito melhor. Na terra e em reduzida, mesmo sem a reprogramação, esse carro mostra toda a sua força. Simplesmente animau !!

b) Consumo na Full vai ficar na casa dos 5km/l na cidade e 6,6km/l na estrada. A minha TR4 (manual 2004) fazia cerca de 8.9km/l (a 120km/h).

c) A Full é um carro muito + confortável, mas o fato de ser 3 portas é muito ruim quando tem de andar com + gente (movimentar o banco). Por outro lado, mesmo com 4 portas, ninguém ia atrás de mim na TR4 (tenho 1,83m), pois o espaço era e é medíocre.

d) Meu perfíl de seguro (bônus 7 ~ 8 ) ficou na casa dos R$2500. Achei bom o preço.

e) A manutenção na Full (quando dá) realmente é muito cara e sem a ajuda de muitos amigos aqui do Fórum, vc vai pagar caro pra KCT. Para ter uma idéia, o jogo dos amortecedores originais fica na casa dos R$3500,00 reais. Mandei fazer na Off Shox e ficou na cas dos R$1900,00

Bom...vamos conversando...

Abs

DK

dKrabbe obrigado pelas informações, ajudou muito. :palmas:

O seu seguro esta realmente muito bom, penso em algo no máximo até R$ 5.000,00, mais que isso fica proibitivo.

Consumo não me preocupo muito, pois rodo pouco.

Sobre o conforto concordo, o fato de ser três portas não me incomoda, não moro com minha família, por isso posso ter carro pequeno, duas portas. Só eu irei dirigir o carro e a maioria do tempo sozinho ou com poucas pessoas no carro.

Sobre a Full meu único medo mesmo é ela ficar dando manutenção Freqüentes. Você comprou a pouco tempo, achou difícil achar uma nova? Pretendo comprar em SP capital pois a oferta é maior.

Aguardo suas resposta e agradeço o apoio.

Kleiber Souto
25/04/2010, 12:13
Mas o prazer em dirigir uma Full, que tem uma carroceria mais arrojada + controle de traçao e estabilidade, somando ainda com um cambio automatico sequencial + piloto automatico e motor de 6cc é impar, ainda mais pelo fato de vc rodar pouco o consumo a mais nao será um problema!

Alefull obrigado pelas informações.

Como citei no post acima, moro sozinho então fica mais fácil ter um carro de 2 portas. A questão do espaço não é problema.

A questão de optar pela full é exatamente o que você escreveu, é impar. Racionalmente a TR4 pelo ano. Meu único medo da full é realmente não encontrar uma boa e isso faça com que dê manutenção frequente.

Obrigado pelas informações. :concordo:

Kleiber Souto
25/04/2010, 12:30
É um show! É puro prazer. Agora, quer viver fortíssimas emoções? Simples, torça para a Full começar a dar problemas. A emoção será tamanha que você não conseguirá dormir pensando na conta bancária ...rsrssr... brincadeiras à parte, a compra da Full, devido a seu ano (2001) é a compra emocional.
Saudações 4x4

Oi Annibal, obrigado pelas informações!

A questão é exatamente essa mesmo, racionamento eu pego a TR4, que é um carro bom, mas pelo emoção prefiro uma Full 2001. Como vou rodar pouco da para pegar um carro com manutenção mais alta, a questão é que quero fazer uma compra pela emoção, mas sem perder a razão (ou pelo menos não perder toda a razão). Meu medo é apenas comprar uma full e ficar mais na oficina que na garagem. Acredito que 10 anos de uso para carro 4x4 da mitsubishi não é suficiente para o carro começar a se destruir (Não compraria um popular com 10 anos, acredito que os fabricantes colocam só componentes de terceira linha para baratear o carro e ai não tem durabilidade, o que não é o caso da Land Rover, BMW, Mercedes, Mitsubishi, Toyota).

Claro que 10 anos de trilha carro nenhum aguenta, mas se conseguir um carro relativamente bem cuidado acho que dou conta.

PS: Não sei qual vou comprar, mas se comprar a TR4 espero que faça o consumo da sua que realmente esta muito bom e pelo que vi no fórum esta melhor que a média. Se comprar a full espero não passar pelas emoções que vocês descreveu, rsrsrsrsrs.

Obrigado pelas respostas. :grin:

Alefull
25/04/2010, 13:00
Alefull obrigado pelas informações.

Como citei no post acima, moro sozinho então fica mais fácil ter um carro de 2 portas. A questão do espaço não é problema.

A questão de optar pela full é exatamente o que você escreveu, é impar. Racionalmente a TR4 pelo ano. Meu único medo da full é realmente não encontrar uma boa e isso faça com que dê manutenção frequente.

Obrigado pelas informações. :concordo:

So uma observaçao... Gosto da Full 2 portas pois as portas sao maiores, deixando a coluna B mas atras. Como tenho um estatura grande e tbm um pouco obeso rsrsrs... meu ombro nao fica colado a coluna. Por outro lado, para uma pessoa baixa, o cinto de segurança fica muito longe, ruim de pegar na hora de colocar.

Antes de comprar a minha Full 3p 2006 eu tbm procurei bastante por outras, inclusive 2001. Se acabar optando por esse modelo, posso te mandar por MP alguns links de Full 2001 que me interessei. Nao vi de perto, mas parecem muito bonitas!

Kleiber Souto
26/04/2010, 22:19
Antes de comprar a minha Full 3p 2006 eu tbm procurei bastante por outras, inclusive 2001. Se acabar optando por esse modelo, posso te mandar por MP alguns links de Full 2001 que me interessei. Nao vi de perto, mas parecem muito bonitas!

Oi Alefull, obrigado novamente pelas informações, se você puder me enviar por MP os links agradeço. :p

NheGui
28/04/2010, 13:13
Porque não uma Pajero Sport? ela é mais nova que a Full e mais luxuosa que a TR4. eu não sei bem, mas acho que daria pra pegar uma 2006, será que não?

Kleiber Souto
30/04/2010, 08:30
Porque não uma Pajero Sport? ela é mais nova que a Full e mais luxuosa que a TR4. eu não sei bem, mas acho que daria pra pegar uma 2006, será que não?

Realmente um carro muito bom. Mas prefiro carro menor, onde moro ter carro grande é difícil de estacionar, por isso a Full 3 portas a TR4.

PauloJ
27/05/2010, 16:53
Realmente um carro muito bom. Mas prefiro carro menor, onde moro ter carro grande é difícil de estacionar, por isso a Full 3 portas a TR4.

Olá Kleiber, essa dúvida é antiga: "compro um carro novo mais simples ou um carrão só que mais velho?" :pensativo:

Não tem resposta correta, é uma preferência da pessoa. Por exemplo, eu sempre comprei os carrões mais velhos e não me arrependo. :concordo: Claro que financeiramente, paguei mais manutenção. Por outro lado, talvez tenha sofrido menores desvalorizações.

Abraços!

Paulo
p.s.: meu carro é uma Full 5p que comprei usada. Antes, uma Full 3p também usada.
p.s.2: estacionar uma Full, mesmo 3p, é chatinho. O carro é largo e esterça pouco.

SAPO-BOMBA
27/05/2010, 17:05
p.s.2: estacionar uma Full, mesmo 3p, é chatinho. O carro é largo e esterça pouco.

A mesma regulagem que se aplica às L200 ( pra aumentar o esterçamento ) tb se aplica às Pajero. Inclusive é super fácil de ajustar.

Em tempo, carro por carro, a Full é MUITO mais carro... e esse papo de difícil revenda é conversa fiada. Difícil é vender qualquer carro quando vc pede um preço fora da realidade, e esse é o problema da maioria ( dos donos ) de Pajero, não querem entregar o carro barato. Certo estão eles, quem tiver bala na agulha que compre! :mrgreen:

PauloJ
27/05/2010, 17:49
A mesma regulagem que se aplica às L200 ( pra aumentar o esterçamento ) tb se aplica às Pajero. Inclusive é super fácil de ajustar.

Obrigado pela dica, amigo Sapo. Outro dia dei um totó na parede do corredor de um estacionamento por falta de habilidade/esterçamento. Prometo ir mais devagar na próxima vez.

[]s,

Paulo

Alefull
27/05/2010, 18:31

Nunca percebi que o carro esterça pouco! O que sinto na Pajero Full, "2001 p/ frente" é que o volante tem um curso mais longo, isto é, se em outro carro se vira uma volta p/ uma manobra, na Full parece que precisa de 1 volta e mais um pouco... tipo uns 3/4.. ou ate menos, mas é notório a diferença.

PauloJ
27/05/2010, 18:41
Nunca percebi que o carro esterça pouco! O que sinto na Pajero Full, "2001 p/ frente" é que o volante tem um curso mais longo, isto é, se em outro carro se vira uma volta p/ uma manobra, na Full parece que precisa de 1 volta e mais um pouco... tipo uns 3/4.. ou ate menos, mas é notório a diferença.

Concordo, está mais pra desmultiplicado que pouco esterçante. Ou seja, dá-lhe braço!

Acho que se o sujeito dirigir um Civic logo depois de uma Pajero, sobe no canteiro do lado de dentro da curva!

Alefull
27/05/2010, 19:20
Concordo, está mais pra desmultiplicado que pouco esterçante. Ou seja, dá-lhe braço!

Acho que se o sujeito dirigir um Civic logo depois de uma Pajero, sobe no canteiro do lado de dentro da curva!

Paulo, é verdade! se acostumar com um Civic, e pegar uma Pajero passa reto p/ colonhao! rsrsrs...

Kappa GB
27/05/2010, 20:21
Por acaso a tr4 está mais pra pajero full ou civic nessa parte da direção?
Eu adoro a do meu mwt por ser muito direta.

[]'s
Paulo

PauloJ
27/05/2010, 20:46
Por acaso a tr4 está mais pra pajero full ou civic nessa parte da direção?
Eu adoro a do meu mwt por ser muito direta.

[]'s
Paulo

Não me lembro, faz tanto tempo que dirigi... :pipoca: mwt seria o que mesmo?

Kappa GB
28/05/2010, 00:05
mwt = marea weekend turbo

Gosto de direção com relação mais direta, fica muito mais agil.

[]'s
Paulo

Alefull
28/05/2010, 09:52

Esse efeito "mais manso", creio que foi projetado propositalmente para evitar o balanço da carroceria, naqueles motoristas que seguram o volante de modo errado, por cima, tipo 11:05hrs.

PauloJ
28/05/2010, 10:37
mwt = marea weekend turbo

Gosto de direção com relação mais direta, fica muito mais agil.

[]'s
Paulo

He he está falando com um fã. Já tive Marea sedan 2.4 e weekend também 2.4. Achei mais gostosos de dirigir que o turbo, considerando o uso civil(izado). :p

A comparação é injusta... como não pensei nisso antes?

Kappa GB
28/05/2010, 11:25
Tambem tive uma weekend 2.4, o volante e cambio são um pouco diferentes da turbo, realmente parecem até um pouco melhores, não sei dizer exatamente pq era melhor, talvez por o da 2.4 não ser de couro, ou parecia ter o aro um pouco mais largo, enfim era bem bacana mesmo.
Mas quando o pé direito da uma escorregada ai é só alegria na minha turbo, 380cv! :P

[]´s
Paulo

Napp
04/01/2021, 17:31

O fato é que estou querendo pegar um 4x4, olhei vários modelos. Ficando em dúvida entre:

1 - Pajero Full 3 PORTAS 3.5 V6 24V (Pajerinho) - Ano 2001
2 - Freelander HSE 2.5 V6 24V - Ano 2005
3 - Pajero TR4 2.0 16V Flex - Ano 2008
OBS1: Todas Automáticas.
OBS2: Não quero viatura blindada.

Todos os três tem a mesma média de preço, vi nesse fórum que o Freelander a manutenção é muito cara e eu não conheço essa viatura, já os Mitsubishi cresci andando.

Vamos a dúvida: gosto muito da full 3 portas, porém a TR4 tem ano e imagino que preço do seguro a favor. Dessa forma fiz o seguinte comparativo::pensativo:

Motivos para pegar uma TR4:
- Ano;
- Seguro; (não fiz cotação ainda)
- Facilidade na revenda;
- Flex.

Motivos para pegar uma Full 3 PORTAS:
- Consumo (Pelo tamanho do motor achei pouca diferença da TR4, estou pensando uma média de 5 km/l na Full e 6 Km/l na TR4, é real essa média?)
- Motor;
- Prazer em dirigir.

Motivos para não pegar uma TR4:
- Acho muito fraco o motor;
- Consumo alto; (em relação a diferença de consumo com a full)
- Pouco conforto, acho a full 2001 mais moderna que a TR4 2008 por dentro e por fora.

Motivos para não pegar a Full:
- Ano;
- Dificuldade na revenda;
- Dificuldade no seguro; (imagino que o preço será absurdo)
- Risco alto de manutenção freqüente.

Meu perfil de uso: Quero um carro para o dia-a-dia e de vez em quando viajar ou fazer umas trilhas leves no final de semana. Na semana quase não uso carro, pois não uso carro para trabalhar. Moro em uma região muito boa na minha cidade, tudo é próximo da minha casa. Acredito que vou rodar em média 500 km por mês já contando viagens.

E ai galera, beleza? quase 11 anos depois e a duvida continua a mesma! O que vocês diriam sobre essa compra nos dias de hoje?

(Desculpem a falta de acentuação, tive que editar o post, pois os acentos estavam mudando a ortografia na hora da postagem)

Estou indo para o meu 3º 4x4, o primeiro um Jeep XJ 99 TDI 99, em seguida S10 CD TDI 2001. No inicio de 2020 comecei olhar um troller p trocar na S10, mas veio a pandemia, meu negocio de turismo foi a ruina, vendi a S10 p economizar uma grana com manutencao e agora preciso retornar ao mundo offroad. Hoje a situacao nao esta mais tao boa para um troller, entao estou analisando possibilidades na casa dos 35.000... as melhores opcoes q estou encontrando sao os Mitsubishis Pajero full 3500 V6 2001 e Pajero TR4 2008... Quero um a gasolina, pois venho de 2 diesel e sei quanto fica puxado a manutencao.

A duvida e, nos dias de hoje vale a pena trocar uma TR4 2.0 MANUAL por uma FULL 3500 v6 3 portas MANUAL? Nao quero para trilha, quero para viagem longas de 2, 4, 5mil kms, em todo tipo de terreno, asfalto, terra, areia... preciso de um veiculo que transponha os obstaculos com facilidade e seja resistente! Sei que terei que investir em manutencao em qualquer um dos dois, mas e depois? qual vai durar mais, assegurando que tenha comprado um bom veiculo? Imagino que a full seja mais bruta e tenha a resistencia que quero, alem de ter mais conforto, mas a tr4 tambem cumpriria essa missao com facilidade?

Ja tive a oportunidade de conhecer bem essa TR4 em seu ano de lancamento, sei que nao a um carro economico, entao se pensar por esse lado, pode ser valha a pena a full, o que voces mais experientes me dizem?

Para o dia a dia tenho uma Strada ADV CD...

Obrigado e feliz ano novo a todos!

diogofalcomer
04/01/2021, 21:11
E ai galera, beleza? quase 11 anos depois e a duvida continua a mesma! O que vocês diriam sobre essa compra nos dias de hoje?
Resposta rápida aqui: Se você não se importa com o consumo + Manutenção da pra encarar a Full tranquilamente. Com certeza é mais carro, mas não tem tantas peças a disposição, e precisa de uma oficina mais especializada. No mais, acredito que as diferenças você já colocou ai.

Sobre a TR4 aguentar o ritmo de viagens, eu sou prova viva. A minha eu uso ela para a mesma finalidade que você busca e ela atende com louvores. Tem suas limitações de espaço, mas é valente. Agora, se seu orçamento permite uma full, ou quem sabe uma Pajero Sport V6 ( aqui em brasília da pra pincelar algumas por 35 mil). Acredito que vai te atender bem.

Glaicon
05/01/2021, 06:33
Ao falar em mesma dúvida você está se referindo à TR4 2008 e Full 2001?
Ou simplesmente comparando as duas viaturas, sem indicar o ano das mesmas?:pipoca: