Ver Versão Completa : VItara Eixo Rigido
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 12:28
Aê moçada...
Estava trocando umas idéias com a galera no IBIRA de algum esquema de montar eixo rigido na frente de um Vitara... o tipo de suspensão não deve fugir muitos dos já conhecidos 4-links...
obviamente teriamos que contar com a troca de ambos os eixos pra equalizar as relações, resistencias e forças do cjto...
Então vamos começar pelos eixos: Eixos de toyota hilux (caaaaaaaaaaaros e raaaaaaaaaaaaros) e eixos de Cherokola (dana 35) foram os citados... mais algum? alguma consideração á mais... quero ouvir opiniões...
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... prox Upgrade? 3K modelo Tannuri! ;-)
GVitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
GVitarão98 - Noturno - á venda dentro de 15 dias... Quem se habilita???
Se for pra fazer isso, acho que vai usar pneus 33" pra cima né? Se for, pq nao os D44 de Jeep, que nao sao grandalhoes mas pros 33" dao e sobram, e nao sao caros!
Depende do pneu mas, se for para pneus até 33", o conjunto da Cheroka seria perfeito. Maior que isso, é bom já começar a pensar numa segunda t-case para aumentar a redução e para isso teria que esticar o entre-eixo. Neste caso, os eixos da Rural vão bem......
Abraços,
http://members29.clubphoto.com/ryan850804/2290050/owner-8472.phtml
http://bb.bc4x4.com/showthread.php?s=&threadid=43506[/img]
Mais um, alguns problemas de montagem, IMNSHO........
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=229509
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 22:30
que pneu vai usar?
Cara... acho que quem vai mandar nisso será o Eixo... tá comprovado que pneu grande com bolota de diferencial grande gera... uma perda grande... um mata o outro... :roll:
Dá pra rolar um vão livre bom com 33 ou 35 com um diferencial de Toya ou Xeroca... D44 é mostro... obriga a usar pneu bem maior por causa do tamanho... ai começa a forçar rolamento e ponta de eixo...
Tô atrás de um "equilibrio" se é que dá pra equilibrar um treco desses! :)
bora pensar juntos...
(s)
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally...
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão98 - Noturno... á venda em breve... tais a fins de encarar???
http://mak.zn.sp.sites.uol.com.br/index.htm
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 22:35
Depende do pneu mas, se for para pneus até 33", o conjunto da Cheroka seria perfeito. Maior que isso, é bom já começar a pensar numa segunda t-case para aumentar a redução e para isso teria que esticar o entre-eixo. Neste caso, os eixos da Rural vão bem......
Abraços,
35 na xeroca? rola? Rural é complicado... Apesar de bem mais em conta tô querendo mais vão livre... e menos peso...
(s)
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... á procura de patrocio pro proximo Trial..
Gvitarão2000 Limited - BlackBird... nas impiedosas garras da patroa...
Gvitarão98 - Noturno... á venda em breve... tais a fins de encarar???
http://mak.zn.sp.sites.uol.com
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 22:43
Se for pra fazer isso, acho que vai usar pneus 33" pra cima né? Se for, pq nao os D44 de Jeep, que nao sao grandalhoes mas pros 33" dao e sobram, e nao sao caros!
foda... D44 matam o vão livre... um D35 com 31 tem o mesmo vão livre de um D44 com 33... mas o peso, oh! quanta diferença! :)
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... prox Upgrade? 3K modelo Tannuri! Piscando
Mak,
Ficou tão sentido assim com a mudança de categoria do seu parceiro?!? 8)
Dá uma olhadinha aqui, para mais algumas idéias: http://www.cs.umass.edu/~glenn/personal.html
[]´s
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 22:57
Mais um, alguns problemas de montagem, IMNSHO........
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=229509
Cara não sou nada fã de Feixe... queria manter o Helicoidal... Outra coisa seria pegar o Vitara 4Portas. Pelo motor 16V mais forte e pela distancia entre eixos maior... ai daria pra brincar com mais uma Tcase como vc comentou e de quebra fazer os braços do 4 link um pouco maiores tbm... o que ainda não entrei debaixo pra ver é o comprimento do cardã dianteiro... mas voltemos aos eixos...
Toyota eu sei que parrudo pracas... mas dificil de achar e freio a disco nas quatro cheio de peças alienigenas (né X) mas e o da xerocola??? é D35 nos dois ou D30 na frente e d35 na traseira???? disco nos 2 ou não?
Bloqueios e reduções pra esse eixo deve ter de kilo na gringolandia, não?
Engesa orignal não era D30 na frente? qual jipe usava D30 atrás???
perguntas... peguntas... perguntas...
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... prox Upgrade? 3K modelo Tannuri!
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 23:03
Mak,
Dá uma olhadinha aqui, para mais algumas idéias: http://www.cs.umass.edu/~glenn/personal.html
[]´s
huahuahuahua... não vai ter mudança nenhuma não... o caneco será nosso novamente! te cuida! :)
O Wally não tem mais pra onde crescer sem mudança radical... então que seja beeeeeeem pensada!
:wink:
Passaram esse site lá na suzuki-net... legal a ideia do cara... mas tem algo ali que não gostei na montagem... os braços parecem frageis pracas... fixação esquisita... sei lá... acho que tô mal acostumado de ver as soldas que os caras estão fazendo nos D44! :-D
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... prox Upgrade? 3K modelo Tannuri!
mak (SP/ZN)
25/02/2005, 23:11
http://members29.clubphoto.com/ryan850804/2290050/owner-8472.phtml
http://bb.bc4x4.com/showthread.php?s=&threadid=43506[/img]
cacete... porque não se consegue uma torção maior num vitara com helicoidal??? o que tá faltando?
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... Patrocinio para o Proximo Trial será bemvindo! :)
Alexandre X
25/02/2005, 23:30
Mak,
[]´s
Não é isso... é que ele ficou mordido só porque eu andei falando que a Super é a categoria que realmente importa :lol: :lol: :lol:
Mak,
Acho que o que voce procura são os dana 30 da Cherokee.
Tem um bom vão livre, tem pinhão alto que deixa a cruzeta longe das pedras e outros obstaculos além de diminuir a angulação das cruzetas, e são forte.
Acho que poderia usar com 35 no vitara com motor original e sem pe de chumbo.
Lembrando que eu comprei danas 44 para a cherokee então qualquer dia vou ter o meu 30 e 35 a venda. Mas deve achar outros por ai.
dptucunduva
27/02/2005, 16:08
Mak,
Sem querer gorar, mas vc tem um CJ na garagem perfeito pra preparar pro Trial. Não acho que valha a pena fazer isso no Vitara.
mak (SP/ZN)
28/02/2005, 20:51
Mak,
Sem querer gorar, mas vc tem um CJ na garagem perfeito pra preparar pro Trial. Não acho que valha a pena fazer isso no Vitara.
Carma bitcho... o negocio é pensar junto... é possivel? É??? como ficaria realmente valendo á pena??? o que gastaria e até onde daria pra ir com robustez e confiabilidade?
é mais um BrainStorm que qualquer coisa...
[s]
Mak (SP/ZN)
mak (SP/ZN)
28/02/2005, 20:54
Mak,
Acho que o que voce procura são os dana 30 da Cherokee.
Tem um bom vão livre, tem pinhão alto que deixa a cruzeta longe das pedras e outros obstaculos além de diminuir a angulação das cruzetas, e são forte.
Acho que poderia usar com 35 no vitara com motor original e sem pe de chumbo.
Lembrando que eu comprei danas 44 para a cherokee então qualquer dia vou ter o meu 30 e 35 a venda. Mas deve achar outros por ai.
A cheroca tem D30 na dianteira e D35 na traseira?
Esse D30 da cherokee é aquele que tem uma area de contato de pinhão/coroa maior que os normais??? preciso ver como é o sistema de direção das cherokas pra pensar como ficaria...
[s]
Mak (SP/ZN)
mak (SP/ZN)
28/02/2005, 20:57
[/quote]
Não é isso... é que ele ficou mordido só porque eu andei falando que a Super é a categoria que realmente importa :lol: :lol: :lol:[/quote]
Cara... estou começando de baixo... aprendendo... te cuida, nego! tô batendo na tua categoria em breve! 8)
Gsotei da Mofificados porque o que conta lá é BRAÇO!!!! BRAAAAAAÇOOOOOO!!!! entendeste, tchê??? :twisted:
[s]
Mak (SP/ZN)
Rafael_Reis
01/03/2005, 00:00
Mak, eu to colocando essa modificação em pratica no Cabrito. Depois de quebrar o segundo diferencial decidi q nao tem como manter os eixos originais.
Por questao de simplicidade do partindo para os D44 com pneus 3K 33"
Nesse setup fico com um vao livre de aprox 30cm, pouco mais q tenho hj com os 31", mas a robustez justifica. Vou usar feixes spoados com jumelo revolver, obviamnte extendendo o entre-eixos ao máximo para usar duas t-cases.
Pelas minhas contas fica dificil de rodar 33" sem duas t-cases (olha o topico do monstrinho q fiz umas continhas lá...)
Feixes sao simples, baratos e muito mais fáceis de acertar. 4-link não é para qualquer um nao... Alias, rola a boca pequena q vai rolar um tal de kit 4-link pro vitara... Se isso acontecer ja tenho eixos compatíveis. :wink:
Sei q os D44 sao enormes, mas nada tem o custo beneficio comparavel. Sao fortes, baratos e tem uma gama de relações e bloqueios incomparavel.
Estou terminando o jipe do Felipe q serviu de laboratorio... eu sinceramente gostei demais do resultado. Da uma olhada no topico dele: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=97974#97974
Boa sorte!
mak (SP/ZN)
02/03/2005, 18:59
Sei lá... D44 pode até ser barato mas é um pusta mostrengo... e a bolota mata a economia na hora de colocar os pneus... e esse FORTE ai tem suas ressalvas... ele é grande e passa a ideia de força mas já me cantaram a bola que acima de 35" ele se caga depois de um tempo...
Pelo jeito o Eixo de xeroca tem pinhão alto o que ajudaria na hora de subir a criança e nas torçoes... a diferença de peso também á algo a se considerar senão o motorzinho não empurra...
Que relação vc vai colocar nesses D44 pra não matar o motor??? aquela tua idéia de 2 caixas num 3 portas eu acho que sem uma CV não dá..
Wallace... quais as relações que existem para D30 e D35 da xeroca??
[s]
Mak (SP/ZN)
GVitarão98 - Noturno - á venda dentro de 15 dias... Quem se habilita???.
Rafael_Reis
02/03/2005, 21:22
É Mak, tambem to cheio de dúvidas...
A principio opto pelo D44 pelo q vejo nas trilhas q faço. Jipes com motores bem fortes, pneus bem agressivos e grandes usam esses eixos sem problemas a anos.
Alem do mais nao pretendo passar de 35". Já com 33" o vao livre fica maior do q eu tinha no Cabrito e eu passava bem, raramente ficava preso por agarrar em baixo, logo os 33" devem funcionar bem.
Quanto a dual, tambem acho um pepinao!!! Mas não vejo saída...
Como vou aumentar um pouco o entre-eixos isso deve ajudar tambem.
Se bem q so vou saber na hora do vamo vê...
A relação deve ser 4.88, mas isso contando com a 1.4 da alta da caixa do samuca.
Bom, tu ja viu lá no topico do mosntrinho...
Vamos em busca de soluções, quem achar grita!!! hehehe
ABração,
A relação original de Cherokee é normalmente 3,55, mas existem de 3,07 a 4,88 no Dana 30 reversa da XJ. O mesmo para o Dana 35.
Rafael_Reis
03/03/2005, 07:58
Mak, 4,88 nao da sem duas t-cases...
Outra possibilidade é instalar uma t-case de samuca no lugar da de vitara, mas é um trampo tao soda quanto juntar as duas t-cases...
Abração,
Não é tão soda assim, não. Só use o câmbio do Samuca ou até o do Chevette. Daí instale tudo como se fosse um Samuca mesmo.......
Abraços,
zecabaeta
03/03/2005, 11:50
Mak,
dá uma perguntada pro Sandro (Tannuri) ele tem os eixos originais do Wrangler, porém com todas as partes reforçadas, ele diz que esses eixos ficam bem mais fortes do que os Dana 44 usados por mim por exemplo.............. acho que o Wallace pode dar mais informações sobre esse assunto.
Pelo que me lembro ele sempre utilizou nesses eixos pneus de 36" sem nunca ter tido nenhum problema......................... só os trocoou depois que colocou os 39,5" (e quebrou a coroa e pinhão 2 vezes)
Abraços
Acho que só quebrou o dana 35 traseiro e não o 30 dianteiro.
O problema dele na frente já era a direção.
mak (SP/ZN)
03/03/2005, 19:02
Não é tão soda assim, não. Só use o câmbio do Samuca ou até o do Chevette. Daí instale tudo como se fosse um Samuca mesmo.......
Abraços,
Pô cara... não tinha pensado nisso... Um cambio de Samuca com Xcrawler mata a pau e nem precisa muita firula... A diferença de torque do Motor nem é tão alta e não erá problema... Mais alguma coisa a esse respeito que deva se levar em conta????
Aê Rafael... nem precisa das 2 tcases! 8)
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... 2º Encontro Suzuki-net! BORA MOÇADA!!!! :-D
GVitarão98 - Noturno - á venda... fotos em breve...
mak (SP/ZN)
03/03/2005, 19:10
A relação original de Cherokee é normalmente 3,55, mas existem de 3,07 a 4,88 no Dana 30 reversa da XJ. O mesmo para o Dana 35.
4,88 mais a troca pelo cambio pelo do Samuca+crawler que o Bill comentou... viche! tá ficando legal! acho que ja até casou com os 35"!
[s]
Mak (SP/ZN)
Rafael_Reis
03/03/2005, 19:12
verdade essa dica do bill foi OTIMA!!!
e eu ainda posso soldar uma alavanca no assualho so para contentar o ego... :mrgreen:
ABracao,
mak (SP/ZN)
03/03/2005, 19:15
Mak,
dá uma perguntada pro Sandro (Tannuri) ele tem os eixos originais do Wrangler, porém com todas as partes reforçadas, ele diz que esses eixos ficam bem mais fortes do que os Dana 44 usados por mim por exemplo.............. acho que o Wallace pode dar mais informações sobre esse assunto.
Pelo que me lembro ele sempre utilizou nesses eixos pneus de 36" sem nunca ter tido nenhum problema......................... só os trocoou depois que colocou os 39,5" (e quebrou a coroa e pinhão 2 vezes)
Abraços
O Tanuuri deve aparecer aqui e dizer o que tem á mais no eixo dele... e também dar uma previa dos valores dessa brincadeira... ugh! Deve ser um booooooooom investimento nessa criança... :roll:
O que importa realmente é que a idéia tá crescendo e ficando bem interessante em todos os pontos de vista...
Pregunta... Eixo de xeroca é disco na frente e atrás?
[s]
Mak (SP/ZN)
Luiz Andre S Rodrigues
03/03/2005, 19:23
Mak,
Abraços
O Tanuuri deve aparecer aqui e dizer o que tem á mais no eixo dele... e também dar uma previa dos valores dessa brincadeira... ugh! Deve ser um booooooooom investimento nessa criança... :roll:
O que importa realmente é que a idéia tá crescendo e ficando bem interessante em todos os pontos de vista...
Pregunta... Eixo de xeroca é disco na frente e atrás?
[s]
Mak (SP/ZN)
se for o da sport não. é disco na frente e tambor na traseira.
abs,
Rafael_Reis
03/03/2005, 20:07
Mak, fiz as contas considerando a caixa do Chevete 5M, e uma t-case de samuca com x-crawler:
Com a dual em alta eu tinha 22,782 o conjunto com x-crawler da 28,84 :lol:
Com a dual em baixa eu tinha 73,552 o conjunto com x-crawler da 75,552 :shock:
E para ambas as situações consideerei o diferencial 4.88. Se fosse no D44 ainda teriamos o 5.38 e o 5.88 :twisted: Isso sem falar na caixa do chevete 1.0 q tem a primeira 4.280 enquanto o1.6 tem a primeira 3.746
Parece q o Bill acabou de salvar o dia!!! :lol: e o cabrito de algumas besteiras...
Abraços re-calculando tudo de novo,
Tamo aí para isso...........
Lembrem deste episódio na proxima vez que um mané fica chorando de minhas porradas, que não ajudo, blá, blá, blá......... :roll: :wink:
Abraços,
Mak, fiz as contas considerando a caixa do Chevete 5M, e uma t-case de samuca com x-crawler:
Com a dual em alta eu tinha 22,782 o conjunto com x-crawler da 28,84 :lol:
Com a dual em baixa eu tinha 73,552 o conjunto com x-crawler da 75,552 :shock:
E para ambas as situações consideerei o diferencial 4.88. Se fosse no D44 ainda teriamos o 5.38 e o 5.88 :twisted: Isso sem falar na caixa do chevete 1.0 q tem a primeira 4.280 enquanto o1.6 tem a primeira 3.746
Parece q o Bill acabou de salvar o dia!!! :lol: e o cabrito de algumas besteiras...
Abraços re-calculando tudo de novo,
Problema: Se usar a caixa de chevette 5m ou a do 1.0, ela nao vai durar mais que 2 meses.
Não sei porque. As caixas do Chevette (auto e manual) são IDENTICAS das do Sidekick 2WD.........
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=103017
Alias, se quiser ler MUITO sobre as possibilidade em usar um câmbio Chevette, vai aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/search.php?searchid=885220
Abraços,
mak (SP/ZN)
04/03/2005, 12:52
[/quote]
se for o da sport não. é disco na frente e tambor na traseira.
abs,[/quote]
Nada que usar dois eixos dianteiros não resolva... 8) 8) 8)
Eixo flutuante? como funfa isso?
[s]
Mak (SP/ZN)
No eixo flutuante basicamente a unica carga que o semi eixo tem é a de virar a roda.
Num não flutuante ele também segura a roda lateralmente o que pode fazer ele quebrar onde o flutuante não quebra.
Na quebra o flutuante a roda fica normal, no não flutuante pode cair.
mak (SP/ZN)
04/03/2005, 13:17
A bolota do diferencial dianteiro da xeroca fica á direita... a saida do cardã do samuca á esquerda... Comentaram ontem de cortar o bicho e reposicionar só a bolota... alguem tem foto e um descritivo basico de como fazer isso e, principalmente, QUEM pode fazer isso?
[s] quase topando a idéia maluca do 1º Vitara Eixo rigido de SP...
Mak (SP/ZN)
mak (SP/ZN)
04/03/2005, 13:27
No eixo flutuante basicamente a unica carga que o semi eixo tem é a de virar a roda.
Num não flutuante ele também segura a roda lateralmente o que pode fazer ele quebrar onde o flutuante não quebra.
Na quebra o flutuante a roda fica normal, no não flutuante pode cair.
Então se usar o eixo dianteiro na traseira já ganho um flutuante também? ou rola mais algum reforço lá pra não virar disputa do pneu traseiro contra o dianteiro pra quem chega na frente? :D
Disco nas 4... flutuante... Highpinion nos dois lados... fora o preço de peças dos eixos de xeroca, o que acham que pode ser impeditivo disso dar certo?
[s]
Mak (SP/ZN)
A bolota do diferencial dianteiro da xeroca fica á direita... a saida do cardã do samuca á esquerda... Comentaram ontem de cortar o bicho e reposicionar só a bolota... alguem tem foto e um descritivo basico de como fazer isso e, principalmente, QUEM pode fazer isso?
baba............ :wink:
Vamu vê, depois do Régis vai o jipe do Simon. Quer entrar na fila?!?.......... :lol:
O problema em usar um eixo dianteiro atrás é a resisitência das cruzetas dos semi-eixos. BTDT, joguei uns 4 mil reais no lixo em 05 metros de prova......... :roll:
Abraços,
mak (SP/ZN)
04/03/2005, 13:54
baba............ :wink:
Vamu vê, depois do Régis vai o jipe do Simon. Quer entrar na fila?!?.......... :lol:
O problema em usar um eixo dianteiro atrás é a resisitência das cruzetas dos semi-eixos. BTDT, joguei uns 4 mil reais no lixo em 05 metros de prova......... :roll:
Abraços,
Guarda essa posição da fila... Precisamos conversar SERIAMENTE, Mister!!!! :D
no D44? Vc acha que quebrou a tua cruzeta por falta de resistencia ou por alavanca muito grande de Pneu? foi lá no R das F e já estava com 37" na ocasião, não?
Como fazer para amenizar esse detalhe?
Já entrando nos detalhes de suspensão...
http://www.cs.umass.edu/~glenn/personal.html
nesse link o cara teve que tirar o Tanque porque nas torções o diferencial batia nele... culpa do ponto de apoio central de um dos braços que ficou alto pracas... minha duvida ficaria de como colocar 4link naquele esquema de braços se a bola do dif não é centralizada... melhor ainda... o que daria pra brincar num dif deslocado assim...
[s]
Mak (SP/ZN)
no D44? Vc acha que quebrou a tua cruzeta por falta de resistencia ou por alavanca muito grande de Pneu? foi lá no R das F e já estava com 37" na ocasião, não?
Como fazer para amenizar esse detalhe?
Já entrando nos detalhes de suspensão...
http://www.cs.umass.edu/~glenn/personal.html
nesse link o cara teve que tirar o Tanque porque nas torções o diferencial batia nele... culpa do ponto de apoio central de um dos braços que ficou alto pracas... minha duvida ficaria de como colocar 4link naquele esquema de braços se a bola do dif não é centralizada... melhor ainda... o que daria pra brincar num dif deslocado assim...
...
Não foi no D30 que tinha antes. Andei 05 metros em Macaé e "POW", se foi o semi-eixo traseiro direito. Passou 02 segundos, outro "POW", semi-eixo traseiro esquerdo. E o burro atrás do volante ainda insistindo em passar, até que o diferencial dianteiro explodui, levando um ARB pró saco........ :roll: :? :lol:
Da 4-link, dá tranquilamente para trabalhar com a bolota descentralizada. Levando isso em conta no projeto, não tem xabu. Alias, começaria a pensar numa configuração aparecida à que tenho no Spider, com os links trianguladas convergente no chassis e não no eixo.
Abraços,
Mak a bola do diferencial da Cherokee do eixo dianteiro fica no lado do motorista.
E o eixo é um five link, ou seja 4 braços + Panhard, isso porque os braços originais não são trianguladas.
Assim acho que não precisa fazer nada no eixo só no lado do chassis.
Ai pode escolher se vai usar 4 braços triangulares ou 5 como o original.
Lembrando que o original já trabalha um absurdo para o padrão normal.
Acho que este dana 30 é mais forte que um dana 44 de Rural, mas se quiser gasta relativemente pouco para trocar as cruzetas do munhão por importadas praticamente indestrutiveis, uma facilidade que o dana 44 de Rural não tem.
É o que pretendo fazer na Cherokee só que dois eixos dianteiros de Troller (dana 44) e com pneus 35, provavelmente com MT/R 35x12.5R15. Não tenho grande preocupação com o vão livre já que não vou usar em competições e vai continuar sendo meu veiculo de dia a dia.
Eventualmente também vou trocar as cruzetas do munhão também, já que também tem para ele. E aparentemente quando eles quebram o estrago fica mais caro.
No meu caso devo manter os feixes traseiros.
Rafael_Reis
13/03/2005, 16:43
PessoALL, uma vez decidida a troca dos eixos do Cabrito por D44 e pneus 34" (3K) ficou clara a necessidade da troca do cambio e da t-case para poder ter redução. Ando estudando algumas opções e confesso q to bem indeciso, por isso espero a opinião de vcs. Minhas opções sao:
- cambio do chevettoso com a t-case do samuca (x-crawler). MUITA gente me desaconselhou dizendo q a caixa quebraria. A favor teriamos uma caixa barata com redução boa e a facil adaptacao no vitara.
-cambio e t-case do samuca (x-crawler). um conjunto sabidamente eficiente, mas q pode nao aguentar uma futura troca por motor mais potente. A redução é menor q a do cambio de chevette mas ainda suficiente, adaptacão levemente mais difícil q a do chevete, mas nada de mais.
-cambio da C20 (CL2215A) e t-case do samuca (x-crawler). Essa é o bicho!!!
A caixa sabidamente MUITO forte, e com as relações mais reduzidas de todas.
Estaria plenamente compativel com uma futura troca de motor (2.5 ford, 2.4 gm ou ate o vortec 4.3 :shock: ). Contra ela ACHO q é uma caixa pesada e grande e tenho minhas duvidas sobre a adaptação no motor do vitara. É tambem a caixa mais cara de todas.
Sinceramente eu gostaria de colocar a Clark, mas não faço a menor ideia do tamanho e peso dela em comparação a original do vitara (q é semelhante a do chevette).
Entao, alguem tem alguma sugestao?
Abração,
mak (SP/ZN)
14/03/2005, 18:35
PessoALL, uma vez decidida a troca dos eixos do Cabrito por D44 e pneus 34" (3K) ficou clara a necessidade da troca do cambio e da t-case para poder ter redução.
-cambio e t-case do samuca (x-crawler). um conjunto sabidamente eficiente, mas q pode nao aguentar uma futura troca por motor mais potente. A redução é menor q a do cambio de chevette mas ainda suficiente, adaptacão levemente mais difícil q a do chevete, mas nada de mais.
-cambio da C20 (CL2215A) e t-case do samuca (x-crawler). Essa é o bicho!!!
A caixa sabidamente MUITO forte, e com as relações mais reduzidas de todas.
Estaria plenamente compativel com uma futura troca de motor (2.5 ford, 2.4 gm ou ate o vortec 4.3 :shock: ). Contra ela ACHO q é uma caixa pesada e grande e tenho minhas duvidas sobre a adaptação no motor do vitara. É tambem a caixa mais cara de todas.
Sinceramente eu gostaria de colocar a Clark, mas não faço a menor ideia do tamanho e peso dela em comparação a original do vitara (q é semelhante a do chevette).
Entao, alguem tem alguma sugestao?
Abração,
Cê tá querendo um jipe ou dor de cabeça? pusta maçaroca de tipos e marcas diferentes! :shock:
Vi a adaptação da caixa de samuca no motor de vitara (ou swift, são iguais) que o Bill tem no Spider... cara... muito simples... mais a redução da Xcrawler... mais o diferencial com relações de facil troca... eu iria por ai... o povo roda com AP 2.0 na caixa de samuca... teu limite ficaria ali!
Na verdade eu iria pros eixos de xeroca (pra ganhar vão livre e usar pneu menor e mais barato) mas isso é teimosia minha até que encontre um cjto mais equilibrado (e mais em conta também :roll: )...
[s]
Mak (SP/ZN)
Vitara95MT - Wally... 2º Encontro Suzuki-net! SUCESSO!!!! :-D
CJ63 - Tortinho... esta nascendo o MATADOOOOOOOOOOOR!!!!!
ô Mak...
morreu definitivamente a ideia?
T+
Supercharger
09/10/2007, 22:17
Claro ué!
Pra que vai fuçar num vitara, se tá com a Explo 4-link com eixo de trolha?
mak (SP/ZN)
10/10/2007, 00:09
ô Mak...
morreu definitivamente a ideia?
T+
sim... montei uma explo 2 portas... eixos de troller, 4 link, V6, CA, Bloqueio na traseira, LSD na dianteira, 33"... faltam algumas coisinhas pra acertar mas tá indo bem... até o fim do ano entram o guincho, parachoques, interior, navegação e comunicação... é mais facil fazer adaptações em carros maiores...
Flavio Miranda
10/10/2007, 00:44
Com menos alteracoes e menos U$...:rolleyes: uma solução intermediária seria esse Combo6 da Calmini : http://www.puresuzuki.com/3_lift_kit.htm8)
Ou parte para uma Camper com 4.1 ou MWM 2.8 ....:dance: Ou seja.. Um Vitarão !!!!:mrgreen:
[ ] s
Flavio Miranda
10/10/2007, 01:11
Prá vcs babarem um pouquinho mais..... coisas da gringolandia :
--------------------
This is my vitara/kick. recently did toy axle swap, homebrew duals, new fuel system etc etc etc
specs are
stock 1.6 16 valve
stock tranny
kick tcase mated to sammy case
sprung under toy diff front
a-frame toy rear with saw airshocks
5.29 centres
relocated fuel system inside cab
chopped rear guards
exo
35 xterrains
etc etc
just installing cuttin brakes on the rear, then lookin into beadlocks, winch, firewall tubbin to clear my 37 mtr's, chromo's ....but need a tow rig first
http://i7.tinypic.com/24phwmb.jpg
http://i8.tinypic.com/24phy80.jpg
http://i8.tinypic.com/24phyl0.jpg
http://i8.tinypic.com/24phz10.jpg
http://i7.tinypic.com/24phz77.jpg
mak (SP/ZN)
10/10/2007, 12:30
Com menos alteracoes e menos U$...:rolleyes: uma solução intermediária seria esse Combo6 da Calmini : http://www.puresuzuki.com/3_lift_kit.htm8)
Ou parte para uma Camper com 4.1 ou MWM 2.8 ....:dance: Ou seja.. Um Vitarão !!!!:mrgreen:
[ ] s
A bola da vez são as Explorers... por menos de 15K vc pega uma das quadradinhas 94 com 160cv no 4.0 V6, 4x4 e reduzida, ABS, Eixos parrudo e um chassis muuuuuuuuuito forte para grandes possibilidades de Upgrades futuros... é confortavel pra baralho mas com certeza ela é bem grandalhona... mas nada que uma makita ou calços com uns 33" ou 35" não resolvam...
POde até colocar diesel nela... o cjto da Ranger 2.8 entra bem ali com um Body lift e dá pra documentar porque o dcto é misto/jipe...
Jeanilson
10/10/2007, 13:04
Prá vcs babarem um pouquinho mais..... coisas da gringolandia :
--------------------
This is my vitara/kick. recently did toy axle swap, homebrew duals, new fuel system etc etc etc
specs are
stock 1.6 16 valve
stock tranny
kick tcase mated to sammy case
sprung under toy diff front
a-frame toy rear with saw airshocks
5.29 centres
relocated fuel system inside cab
chopped rear guards
exo
35 xterrains
etc etc
just installing cuttin brakes on the rear, then lookin into beadlocks, winch, firewall tubbin to clear my 37 mtr's, chromo's ....but need a tow rig first
http://i7.tinypic.com/24phwmb.jpg
http://i8.tinypic.com/24phy80.jpg
http://i8.tinypic.com/24phyl0.jpg
http://i8.tinypic.com/24phz10.jpg
http://i7.tinypic.com/24phz77.jpg
Sei não... :-?
Ainda acho que colocar feixe de mola em um Vitara é dar um passo para trás... :pensativo:
...
Agora esse kit da Calmini... :concordo: :palmas: :twisted:
[]'s
Jeanilson... nem sempre ... feixe de molas tem a vantagem de custo e facilidade de montagem... na boa.. se eu tivesse um vitara ( e fosse meu carro exclusivo de trilhas, como é hj meu samurai) colocar um SAS com feixe na frente seria uma ideia tentadora...
T+
AlemãoRS
10/10/2007, 13:26
E alguém já colocou alguma explorer na trilha?
Não vi nenhuma foto ainda..
As 4 portas não tem o entrei-eixos um pouco grande demais? Vi uma na rua ontem e a impressão é que deve ter por volta de 2,80m, é por ai?
eu já vi... um amigo aqui de BH tem uma quadrada 4 portas.. tá só com pneu 33".. e realmente o entreeixo grande faz ela agarrar muito no chassis.. se nao fizer um lift generoso na suspensao vai "rolhar" em toda trilha que for...
as 3portas sao raridades... aqui em BH só ví uma rodando até hj.. e mesmo assim das mais novas ( redondinhas)..
T+
sim... montei uma explo 2 portas... eixos de troller, 4 link, V6, CA, Bloqueio na traseira, LSD na dianteira, 33"... faltam algumas coisinhas pra acertar mas tá indo bem... até o fim do ano entram o guincho, parachoques, interior, navegação e comunicação... é mais facil fazer adaptações em carros maiores...
Eu andei nesta maquina em ÇP e realmente esta SHOW!!!
Tirando o barulho que fazia dos discos de freio na trazeira, coisa horrivel!!!
MAK, tira aquelas panelas lá de traz pelamordedeus... puta barulhão... kkkkkk
Explo rodando... aqui em BH tem uma também... a do Mer.der... mas a patroa dele nao deixa ele dirigir...
Jeanilson
10/10/2007, 16:53
Jeanilson... nem sempre ... feixe de molas tem a vantagem de custo e facilidade de montagem... na boa.. se eu tivesse um vitara ( e fosse meu carro exclusivo de trilhas, como é hj meu samurai) colocar um SAS com feixe na frente seria uma ideia tentadora...
T+
Fabil,
Eu sei que o sistema de feixe de molas é uma solução simples, barata e com bons resultados no off-road, mas para mim tirar um sistema de molas helicoidais para colocar feixe de molas parece um "retrocesso tecnológico", se é que me entende...
E percebi nas fotos do link que o sujeito manteve a suspensão por molas helicoidais atrás, ou seja, ficou um conjunto no mínimo "estranho"... :???:
[]'s evoluindo sempre, retroceder jamais. :mrgreen:
Alexandre X
10/10/2007, 18:38
Jipe Roots usa feixe de molas, o resto é SUV, brinquedo de RC ou automovel :mrgreen:
j.sebastian
10/10/2007, 19:33
As 4 portas não tem o entrei-eixos um pouco grande demais? Vi uma na rua ontem e a impressão é que deve ter por volta de 2,80m, é por ai?
112" a 4 portas e 102" a 2 portas...
Seba
com três 2p na garagem :D
mak (SP/ZN)
11/10/2007, 12:36
Eu andei nesta maquina em ÇP e realmente esta SHOW!!!
Tirando o barulho que fazia dos discos de freio na trazeira, coisa horrivel!!!
MAK, tira aquelas panelas lá de traz pelamordedeus... puta barulhão... kkkkkk
Explo rodando... aqui em BH tem uma também... a do Mer.der... mas a patroa dele nao deixa ele dirigir...
kakakakakaka... é o estoque do portamalas... hoje vou dar uma limpada lá... tem desde filtro de ar até disco de freio... ;-)
mak (SP/ZN)
11/10/2007, 12:40
Eu ja vi... Seba com a Navajo lá na Praia Brava... e por isso que montei a minha baseado numa 2 Portas... ;-)
Se não me engano Explo 4 portas tem o mesmo entre eixos que uma Land 110... logo é questão de trabalhar a suspensão...
Na gringolandia tem Explo de monte rodando em trilhas... agora é qoe os brazucas estão olhando com mais carinho pra elas... logo devem aparecer mais delas esmerilhando por ai...
mak (SP/ZN)
11/10/2007, 12:43
T+
Se vai trocar a suspensão dianteira inteira tem que fazer bem feito... Feixe molas num projeto desse tipo é economia porca... R$2000 á mais e vc faz uma 5 link...
Se não for pra radicalizar mantenha as bandejas e investe em guincho...
mak (SP/ZN)
11/10/2007, 12:45
Jipe Roots usa feixe de molas, o resto é SUV, brinquedo de RC ou automovel :mrgreen:
aquele feixe de mola do Xmobile que ficou dobrado que o diga... ;-)
Alexandre X
11/10/2007, 12:53
Cem réaus ficou novo :mrgreen:
Porque aqui no Brasil não é comum esta transformação. Em outros paises muitos a fazem.
Vale a pena esta transformação?
Qual seria os ganhos e perdas ?
Abrs
bao.... é o seguinte:
temos uma diferenca muita grande de valores aqui e na gringolandia.
um vitara lá, usadinho, original em bom estado vc compra por 1.000 a 3.000 dolares... aqui, vc paga no minimo 15mil a 25 mil reais...
um par de eixos de toyota ou D44 de cherokee/wrangler lá custa completinho nos ferro-velhos, coisa de 200~400 dolares O PAR... aqui um par de eixos de rural ( que dariam muito bem nos vitaras, pois de bitola sao apenas 40mm mais largos que os de vitara) vc nao compra por menos de 1.500,00 o par..
o resto é pecas e mao de obra e pecas de reposicao ( coroa/pinhao, rolamentos, bloqueios etc..)
enfim... outro dia, estavamos conversado exatamente sobre isso ( eu leo valle, bomfim etc..).. p/ pegar um vitara aqui e colocar um eixo rigido na frente ( e obvio terá que mudar o traseiro tb, a menos que vc consiga um dianteiro com relacao e bitola igual), p/ fazer uma adaptacao BEM feita ( sem usar feixe de molas na frente, o que baratearia muuiiitttoo) o sujeito vai gastar entre 8~10 mil reais.. a menos que ele mesmo consiga montar tudo, o que economizaria em mao de obra.. mas mesmo só de pecas vai uns 5 mil +/-...
dai faca as contas...
quem vai topar pagar 20mil num vitara e investir + 50% desse valor num SAS e na hora de vender o carro provavelmente ele valerá menos do que os 20mil que vc pagou ( já que adaptado, muita gente corre e nao quer comprar..)
em todo modo. ainda é caro, mas daqui a uns anos quando comecarmos a ver vitarinha surradinho valendo menos de 10mil dai já é uma hipotese a considerar...
sobre os ganhos??? INUMEROS.. resitencia é o principal deles. coloca um par de D44 no vitara e acabou a historinha de quebrar homocinetica, quebrar RL, quebrar coroa/pinhao.. vc poderá rodar com pneus 33 numa boa...
os contras??? uma possivel desvalorizacao do carro na hora da revenda... mas se vc nao pretende vende-lo a longo prazo, acho que o que se gastaria com manutencao do conjunto original se paga pelo upgrade que nao quebra..
Fabiano,
Pensava achar estes eixos mais baratos. E fiz um calculo por alto em gastar no maximo uns 4 a 5 mil com esta transformação.
Imaginei uma situação de bastante azar e talvez comum...que é um vitara quebrar o diferencial dianteiro e provavelmente em uma trilha vai quebrar uma homocinética ou RL, este conjunto de quebras chegaria proximo de uns 3 mil. Ai pensei que com mais uns 1 a 2 mil teria um conjunto que não quebrava mais.
Por uns 4 mil ficaria viavel ter uma suspensão super resistente, mas 8 mil realmente inviabiliza.
Abrs
Supercharger
25/12/2007, 22:05
Se conseguir arrumar mais barato, por uma possível baixa procura (não sei se é realmente baixa) rola também de colocar o eixo traseiro e o IFS de pickup, por exemplo de Hilux, de Mit, etc. Continua IFS, mas pelo menos não quebra homocinética nem diferencial nunca mais.
Se conseguir arrumar mais barato, por uma possível baixa procura (não sei se é realmente baixa) rola também de colocar o eixo traseiro e o IFS de pickup, por exemplo de Hilux, de Mit, etc. Continua IFS, mas pelo menos não quebra homocinética nem diferencial nunca mais.
Pois é Gustavo,
O Fabiano tem noção dos preços e gastos, eu só imaginei, achei que gastaria metade do que ele falou, mas não cotei não.
Pensando pelo lado do gasto, não vale a pena mesmo não.:sad:
Se o cara quiser fazer por curtição acho que ficaria show o Vitara. :)
Morcego, exitem tb alternativas..
1- como Gustavo falou, IFS de hilux , porem nao tenho ideia de quanto tá valendo uma completa no mercado.. mas duvido que pecam menos de 2.000,00 num conjunto completo ( IFS + eixo trasiro), porem se optar por hilux, terá que mudar o jogo de rodas que é 6 furos
2- o preco medio de um par de eixos de rural completo é R$1.500,00, mas se vc garimpar em cidades de interior vc acha bem mais barato, coisa de 500,00 e se bobear leva a rural inteira junto..hehehe lembre-se que comprando eixo de rural, vc terá que gastar uns 500,00 p/ colocar freio a disco dianteiro e mais alguns $$$$$ p/ uma eventual revisada nos eixos, como retentores, rolamentos etc... já que se trata de pecas com mais de 30 anos de uso
3- vc pode fazer a adaptacao "economica" de inicio, na frente monte a suspensao com feixe de molas, ( talvez dê até p/ usar os feixes da rural mesmo) o que simplifica e barateia mmuuuiiiiittttoooooo, e atras deixe o mesmo sistema do vitara ( 3link) apenas colocando o eixo no lugar do original, dai fica faltando adaptar barras de direcao, amortecedores dianteiro e pontas de cardãs e outros detalhes... chuto que o custo dessa forma fique na casa dos 4~5mil como vc esperava... muitos vao dizer... ECCCAAAAA.. usar feixe de mola na frente??? é com um jumelo revolver funciona muito bem, e simplifica um bocado e barateia muito...
4- vc tá rodando com eixos d44 e pneus33 ? usando a solucao numero 3? se nao tá gostando muito do resultado, vc pode facilmente no futuro alterar a suspensao e fazer um 4link na frente e atras e fim de papo...
eu se tivesse vitara certamente já estaria com SAS.. afinal é como vc disse.. uma quebra da transmissao dianteira do vitara pode custar até uns 2~3mil p/ arrumar.. e mesmo arrumando continua de vidro...ehehe
T+
Pois é Fabiano,
Estou tentado a mexer na suspensão do Vitara, mas gostaria de ver uma pronta antes e trocar ideia com o cara dos problemas que ele foi enfrentando com a adaptação e avaliar se vale a pena. Tenho receio de que além do $$$$, possa existir alguns nós futuros. Como todos falam, uma adaptação vai puxando outra e a coisa não para nunca. Agora se fosse +/- plug and play não pensaria muito. Hehe !!
Abrs
Alexandre X
26/12/2007, 11:31
Fernando, solução de SAS para Vitara já tem pronta nos USA.
Mas considerando a importação e mais o par de eixo de Hilux (vai ter que trocar coroa & pinhao senao o Vitara não anda) nao vai sair por menos de R$10000,00
Morcego...
acho que ao menos p/ as bandas daqui de MG vc seria o pioneiro em SAS vitara, aqui no brasil só tenho noticias de dois, um em SP e outro do RS, mas nao sei detalhes, só vi umas fotos mas de longe, nao deu p/ ver o que foi feito na suspensao..
bao... problemas futuros? acredito que nem tanto... claro que podem pintar umas enchecoes de saco p/ ajustar, mas se tudo for bem pensando antes de comecar a mexer nao terá muita surpresa nao..
Alexandre,
Lá realmente acha-se tudo, o dificil é trazer $$$$.
Fabiano,
Vou amadurecer esta ideia e o bolso e começar a estudar este assunto pra ver se vale a pena.
Abrs
Side com feixe de mola e jumelo articulado.
http://www.zukiworld.com/month_110107/images/powerfest07/powerfest.jpg
tá ae... relativamente simples de construir e esse da foto tá com um curso do kraio... nao tem mais fotos nao??? da traseira?
Fabiano,
Infelizmente tenho não...., vi esta foto neste site http://www.zukiworld.com. Ele está num forum da Calmini, mas não sou cadastrado lá.
andre veiga
27/12/2007, 12:01
Fabiano e Fernando,
Tem um cara em SP, acho que se cham,a Daniel, que fez ou estava fazerndo qdo liguei para ele essa adaptação, não me lembro mais com que eixos...
Só para lemnbrar ao Fabiano, tenho um chassis (vitara 3p 93) e eixos de F75 para este propósito, se acharem viavel podemos fazer uns testes / projetos e para tentar transformar esta ideia em realidade, se der certo ao menos "no papel" podemos colocar para funcionar nos vitarinhas, Acho que depois de ter em mãos um projeto com levantamento de custos etc, somado à possibilidade de venda dos eixos originais barateia o processo...
Minhas pças estão com o Gilvan GGL 4x4, e à disposição para testes... Se houver interesse podemos combinar a parte mais dificil seria tempo para eu ir a BH sabará mas isso se resolve...
Feliz 2008, cheio de trilhas e eixo rigido na frente...
andre veiga
27/12/2007, 12:04
tá ae... relativamente simples de construir e esse da foto tá com um curso do kraio... nao tem mais fotos nao??? da traseira?
Para mim numa cidade de interior em que ninguém sabe e muito menos QUER saber de fazer nada TUDO é dificil ou melhor impossivel...
Fala Andre...
nao esqueci do seu chassis lá nao..hehehe inclusive esses dias eu estava pensando aqui sobre as opcoes de como montar...
no seu caso que é diferente do Fernando ( vc tem um vitara todo desmanchado que até entao nao tinha o que fazer com ele , certo? e por questao de custo e funcionalidade nao vai se importar se descaracterizarmos o carro, com cortes em paralamas, soldas em chassis, etc..etc... enfim.. vc quer um protótipo p/ fazer trilhas, certo? corrija-me se eu estiver errado) entao com base nisso e no melhor custo x beneficio nos podemos partir p/ algo mais "avacalhado" ( nao no sentido de fazer mal feito, mas sem muita preocupacao estetica, tipo assim.. aaahhh o pneu tá grande e nao vai caber aqui... mete serra na lata... aahhhh o chassis tem uma travessa que tá atrapalhando aqui.. mete serra e arreda ela p/ outro lugar... etc..) dai facilita um bocado o trabalho...
já o morcego, ( e a maioria dos vitareiros gostariam) pelo que entendi querem algo o menos "modificador" possivel, querem colocar eixo rigido na frente mas alterando o minimo possivel das caracateristicas originais e esteticas do carro... e é ae que entra o grande problema... na hora de adaptar as pecas é um tal de aahhh isso aqui tá faltando uma "mixaria" p/ encaixar, se tirar aquele suporte do chassis dá... puxa... essa travessa ficaria perfeita ali... mas ali passa a tubulacao de combustivel... tem desviar tudo.. aaahhh o pneu quase coube.. se nao tivesse aquela rebarba na lata.... aaahhh a bola do diferencial é maior e agora vai pegar no carter, tem que modificar o carter.. aahhhh o cano de descarga tá atrapanhando.. vai ter que fazer outra desgarca com curva....e por ae vai... por incrivel que pareca, adaptar os eixos e a suspensao em sí nao é o pior dos trabalhos.. o pior sao os detalhes... aquelas coisinha minimas que só na hora que vc comeca a montar tudo é que vc consegue ver que vai atrapalhar..
eu ainda acho ( mesmo sem ter um vitara aqui p/ deitar debaixo e analizar melhor ) que a melhor alternativa p/ colocar SAS de forma simples é barata é um par de eixos de rural, atras deixa a suspensao original ou com o minimo de modificacao possivel e na frente é feixe de mola mesmo..
no seu caso eu estava pensando em algo parecido mesmo.. já que vc quer custo x beneficio ( alias.. vc quer o carro p/ fazer trilhas certo? nao é p/ rockcraw néh?) seria feixe de mola nas 4 com jumelo revolver, D44 de rural/ F75 que vj á tem pneus 33, uns recortes na lata e toca p/ trilha...
André,
A ideia é boa, passando este tumulto de final de ano podemos encontrar e conversar a respeito.
Fabiano, podemos marcar uma trilha em OP com o Andre para um primeiro contato.
Abrs
Estas fotos são de um Vitara de um cara lá de Portugal, acho que ele colocou eixos do Toyota Land Cruiser, que é o nosso Bandeirante.
Dá pra ver o bloqueio na segunda foto.
realmente o traseiro tem bloqueio.. a ideia seria essa.. pelas fotos me parece que o cara deixou a traseira com o 3link original.. mas na dianteira ele fez o que?? arruma mais fotos a morcego
falando em trilha em OP, tem coisa boa, precisamos juntar o povo aqui e ir rodar lá um find desses
Fabiano, não tenho mais fotos e o cara não é de falar muito sobre o upgrade.
andre veiga
27/12/2007, 19:23
Fabiano,
Se for pensar estritamente em custos acho que os feixes diant e tras., são a solução mais barata não?
Já tinha conversado com o Gilvan a possibilidade de fazer o sistema traseiro com 1/4 de elipse como o Kalando, mas isso fica muito "radical" para uso na rua, mesmo que mínimo não ficria ruim?
Outra possibilidade que vc pensou é troca apenas o diant. e manter o tras. original, mas não seria muito dificil coincidor as medidas de C&P ?
O ideal seria mesmo fazer um "modelo" que outros vitaras poderiam copiar, quem sabe no meu mesmo, depois de usar 'minha sucata" como piloto de teste?
Como vc disse (sempre certo) o meu seria de uso estritamente off, mas se pudermos definir algo a partir do que tenho para servir para muitos, porque não? Com o tempo e $ pode-se ir mexendo sempre...
Fernando,
Depois do ano, podemos marcar até mesmo lá no Gilvan, apesar da minha experiência ser MUITO pouca sempre 4 cabeças pensam melhor que 1... Meu problema é que provavelmente (certamente) terei que voltar no mesmo dia o que pode inviabilizar pelo horário encontramos todos lá.
Agora, se vierem a OP tem onde se hospedar e vamos dar umas voltas!! Isso se eu conseguir colocar um radiador no meu vitara (1 semana parado e vai mais...)
Abraços
andre veiga
27/12/2007, 19:32
Com relaçao ao side lá em cima, na foto...
O amortecedor del é daquele que faz as funcçoes de mola e amortcedor ao mesmo tempo não?
04 deles facilitariam muito a vida de quem vai adaptar os eixos de rural?
Mas custam caaaaaaro!!!
o lance é que 1/4 de elipse p/ uso urbano/velocidade nao é muito estavel..
claro que adaptando o seu primeiro será uma boa base de know how p/ as futuras adaptacoes... mas que manter o aspecto original do carro dificulta um bocado isso é fato.
só marcar p/ gente bater um papo..
sobre o amortecedor da foto é comunzao mesmo... tanto que se fossem os airfux ele nao estaria usando feixe de molas..
p/ te falar a verdade o uso de airfux nao facilitaria em quase nada.. eles sao nada mais que mola e amortecedor numa unica peca, apenas libera mais espaco na caixa de rodas.. as a ancoragem do eixo/suspensao deve existir do mesmo jeito com airfux ou com molas helicoidas e amortecedore separados..
a unica forma de simplificar ao maximo uma suspensao, chama-se feixe de molas.. nao tem nada mais simples e que funcione satizfatoriamente que isso..
andre veiga
28/12/2007, 13:32
ehr...
Voltei lá via a foto e so assim percebi que tem molas ali...
Passando o ano e tendo algum $ do htl lotado!! podemos conversar... Me liberando do ano novo entro em contato td bem ?
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=562391&highlight=air+shocks
olha que monstrengo bem feito... mas pode ter certesa que fazer algo desse naipe aqui ( tirando o custo do carro original) sai por mais de 15mil..
T+
Fabiano,
Não vamos pensar em passar a serra eletrica cortando tudo e criar um monstrengo, acho que se perdermos um tempo para criar um projeto, conseguimos fazer uma coisa sem martelar muito. Não precisamos chegar a tanto como este que é mais um RC que um Vitara prá trilha.
andre veiga
28/12/2007, 23:50
Fabiano,
Essa ai foi para mim não? hehe
Com o que "tenho" é o que gostaria de fazer. Falta pouco mas esse pouco é caro.
E essa mercadoria ($$$) ta beeem escassa...
Fabiano,
Essa ai foi para mim não? hehe
Com o que "tenho" é o que gostaria de fazer. Falta pouco mas esse pouco é caro.
E essa mercadoria ($$$) ta beeem escassa...
André,
Tá com ideia de recortar tudo ? :mrgreen: Hehe !!
Temos que saber o que passa na cabeça de cada um !!:pensativo:
Rafael_Reis
29/12/2007, 00:08
para quem pensa em fazer um SAS num vitara, lembrem-se de outro (senao o maior) dos problemas: a redução final. Os eixos originais do vitara são 5.12:1 o que torna quase obrigatorio uma maior redução de t-case. Os D44 mais reduzidos achados facilmente são 5.38:1. Quando tava querendo fazer SAS no cabrito ia usar uma t-case de samuca feixe. ai ganha-se redução em high que no vitara é 1:1. Usando um kit de redução do X nessa t-case entao... ai o bicho pega. Pneus 35" numa boa, rodando fácil.
Caso queiram tenho o esboço do projeto do cabrito, bem como a t-case de samuca e os eixos de f75 encostados aqui. Alguem vai encarar?
Rafael,
Este assunto apesar de ser um embrião ainda, pode se tornar uma realidade em breve.
Realmente a redução é um fator fundamental, senão o Vitara não sai do lugar. Se puder disponibilizar pra nós, qualquer informação a mais será de muito valor.
Abrs
Rafael,
Como o Fabiano disse num post acima, ai no RS parece que tem um Vitara deste, você conhece o cara ou tem algum contato dele ?
p/ te falar a verdade o uso de airfux nao facilitaria em quase nada.. eles sao nada mais que mola e amortecedor numa unica peca, apenas libera mais espaco na caixa de rodas.. as a ancoragem do eixo/suspensao deve existir do mesmo jeito com airfux ou com molas helicoidas e amortecedore separados..
a unica forma de simplificar ao maximo uma suspensao, chama-se feixe de molas.. nao tem nada mais simples e que funcione satizfatoriamente que isso..
Air shox simplifica pracaraio a montagem de uma suspensão sim, justamente porque libera mais espaço........
Abraços,
Bill
andre veiga
30/12/2007, 00:17
Fernando,
Da lata do vitara que tenho falta a parte dianteira, ou seja tenho apenas da linha do para brisa para trás, por isso mexi com o Fabiano que aquele do Pirate, seria "para mim", assim fica facil cortar... hehe
Rafael,
Ja tentei falar com vc há um tempo atrás sobre isso, a configuração de cxs que tenho é jsutamente essa, tcase samuca (ainda sem o X) e cx de chevette. Qualquer ajuda será MUITO bem vinda se quiser mandar os desenhos, receberei de braços abertos! rs
Bill,
Apesar de eu ter meus limites $$$ pensei nos FUX do Marcel e até já tinha falado com ele sobre isso, em termos explicitos de $ vc acha que pode compesar pela "facilidade" no projeto? Como o Fabiano disse, o projeto e execução das barras e etc necessários encarece muito o veiculo...
Minha ideia já tem 03 anos, juntando peças etc., Quem sabe um dia anda...
Bill,
Apesar de eu ter meus limites $$$ pensei nos FUX do Marcel e até já tinha falado com ele sobre isso, em termos explicitos de $ vc acha que pode compesar pela "facilidade" no projeto? Como o Fabiano disse, o projeto e execução das barras e etc necessários encarece muito o veiculo...
O Marcel tá pedindo algo em torno de 900 reais em cada air shock dele, se não me engano. Parece muito, mas se parar de pensar do que tem alí dentro daquele negócio, não é tão caro assim não. O novo Spider contará com 04 Air Fux, confio neles ao ponto de ter vendido meus Fox Air Shox junto com o antigo Spidr.
Uma comparação justa de valores aproximados para cada canto do carro seria:
(01) Air Fux = R$ 900
(04) chapas suporte = R$ 60
(02) parafusos 1/2" x 2 1/2" = R$ 4
(02) porcas parlock 1/2" = R$ 2
Total = R$ 966 por roda
VERSUS
(01) mola helicoidal = R$ 150
(02) pratos de mola com suportes para soldar no chassi e no eixo = R$ 300
(01) batente com suporte = R$ 50
(01) amortecedor convencional = R$ 200
(04) chapas suporte para amortecedor = R$ 60
(02) parafusos 1/2" x 2 1/2" = R$ 4
(02) porcas parlock 1/2" = R$ 2
Total = R$ 766 por roda
E a MDO para instalar o Air Fux deveria ser um pouco mais barata, pois tem menos trabalho.....
Para um jipe de trilha ou de competição, não pensaria 02 vezes, é Air Fux na certa. Agora, num veículo que vai ver muita estrada, ainda tenho receio em recomendar Air Shox para isso, pois são mais difícies de acertar, tendo que mexer na pressão de nitro e volume de óleo. Dá para fezer, mas não é para qualquer um........
Abraços,
Bill
Supercharger
30/12/2007, 20:37
Rafael,
Como o Fabiano disse num post acima, ai no RS parece que tem um Vitara deste, você conhece o cara ou tem algum contato dele ?
Morcego, o tal do RS **É** o do Rafael. Ou melhor, era. Já foi vendido. Quem comprou está muito satisfeito, afinal, o Vitarinha nunca fez trilha, hehehe.
Brincadeira!
[]´s
Gustavo.
Morcego, o tal do RS **É** o do Rafael. Ou melhor, era. Já foi vendido. Quem comprou está muito satisfeito, afinal, o Vitarinha nunca fez trilha, hehehe.
Brincadeira!
[]´s
Gustavo.
Gustavo,
Entendi que o Rafael tinha o projeto, mas não sei se ele chegou a fazer no Cabrito....ou não ? Fala ai Rafael.
Rafael_Reis
30/12/2007, 21:34
Rafael,
Conheço sim, é o Kiko de canela. Ele basicamente montou uma suspa de troller no chassi do vitara com mecanica GM motor do opala com cambio e t-case da S10.
Rafael_Reis
30/12/2007, 21:36
Gustavo,
Entendi que o Rafael tinha o projeto, mas não sei se ele chegou a fazer no Cabrito....ou não ? Fala ai Rafael.
Está correto. Vendi meu vitara como estava, sem eixos rígidos. Cheguei a fazer alguns desenhos mas não realizei o projeto. O Bill alias nessa época sofreu um bocado...
O vitara com SAS aqui do RS como falei é do Kiko de Canela. Na resposta anterior fiz uma breve descrição do setup.
bao... existe uma relacao de D44 que é 5.89:1 é a mais longa que existe e p/ os vitaras seria uma otima por daria uma reducao de 15% em relacao aos 5.12 originais, sendo possivel rodar com pneus até 33" sem perda de desempenho em relacao ao conjunto original..
porém essa relacao 5.89 nao é miuto comum de achar, tem que garimpar um bocado. mas acha..
no caso do André.. que já tem uma Tcase de samurai, caso o objetivo dele seja rodar com pneus 33" no vitara dele, acredito que o setup ideial seria: eixo rural com relacao 4.89: 1 ( que é comum, a maioria das rural e CJ sairam com essa relacao) e Tcase de samurai ( o que vai lhe dar 40% de reducao em High) e cambio de chevette com motor AP... o gear ratio final ficaria muito bom...
já os que vao manter a trasmissao do vitara original seria:
definir qual tamanho de pneus usar:
31" - eixo de rural 5.38:1 ( e facil achar, a maioria das F75 sairam com essa relacao)
33" - eixo de rural com 5.89:1 ( mosca branca... tem que garimpar, mas com paciencia acha..)
vide tabela de relacoes aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=12
foi retirada do site da Rural
T+
Alexandre X
31/12/2007, 15:20
mais curta
Bill..
mas ae é que tá... a maioria do povo aqui, usa os vitaras do dia-a-dia e mesmo os que o tem como segundo carro só p/ trilhas, tb usamos p/ longos deslocamentos em asfalto p/ trilhas em cidades vizinhas... e ninguem vai usar carretinha p/ levar o jipe..
entao vejo 2 pontos negativos nos airfux..
1- preco, mesmo que usando molas ( sob medida) e amortecedores especiais ( pq se usar amortecedores de pickups de linha e molas de algum carro nacional o custo cai pela metade) o custo fique proximo aos airfux, no caso deles o cara tem que pagar os 4 de uma vez só.. dai desembolsar de cara R$3.600,00 só nos airfux qualquer um já assusta..
neguim aqui p/ comprar amortecedor de pick-up nacional de 200,00 o PAR já chora um absurdo...heheheheh
2- comportamento dos mesmos no dia-a-dia, velocidade, durabilidade etc... que até o momento é uma incognita...heheheh
o que vc acha?
Bill..
mas ae é que tá... a maioria do povo aqui, usa os vitaras do dia-a-dia e mesmo os que o tem como segundo carro só p/ trilhas, tb usamos p/ longos deslocamentos em asfalto p/ trilhas em cidades vizinhas... e ninguem vai usar carretinha p/ levar o jipe..
entao vejo 2 pontos negativos nos airfux..
1- preco, mesmo que usando molas ( sob medida) e amortecedores especiais ( pq se usar amortecedores de pickups de linha e molas de algum carro nacional o custo cai pela metade) o custo fique proximo aos airfux, no caso deles o cara tem que pagar os 4 de uma vez só.. dai desembolsar de cara R$3.600,00 só nos airfux qualquer um já assusta..
neguim aqui p/ comprar amortecedor de pick-up nacional de 200,00 o PAR já chora um absurdo...heheheheh
2- comportamento dos mesmos no dia-a-dia, velocidade, durabilidade etc... que até o momento é uma incognita...heheheh
o que vc acha?
Não tem almoço grátis, se quiser performance, vai ter que pagar. Essa de comparar air shox com molas e amortecedores comuns de qualquer pick-up de linha é piada, né??
Quanto a durabilidade meus Fox Air Shox não me derem nenhum problema sequer nos 03 anos que estão no Spider. E olha, pode dizer que sofrerem na minha mão.....:mrgreen:
Abraços,
Bill
guilherme soares
31/12/2007, 23:10
Voces sao foda mesmo...
Pra quê cutucar quem tá quieto!!!!
Imaginem 4 Air Fux num Samurai Metal feixe. Só furar a traseira da lata pro vao interno do carro e fazer os suportes deles ( afinal a traseira nao foi feita pra carregar zequinha nenhum). Na frente cortar a parte superior caixa de rodas e passar tambem o suporte dianteiro. Como o Bill disse, a tubagem, dobra, solda ficam um serviço mais limpo e facil de executar.
Só pra piorar a situacao.... Numa mecanica AP 2.0 carburado, qual a caixa mais parruda pra se usar e T-case ( será que o x-crawler já basta para suportar o conjunto da mecanica Ap 2.0? )
[]´s
Voces sao foda mesmo...
Pra quê cutucar quem tá quieto!!!!
Imaginem 4 Air Fux num Samurai Metal feixe. Só furar a traseira da lata pro vao interno do carro e fazer os suportes deles ( afinal a traseira nao foi feita pra carregar zequinha nenhum). Na frente cortar a parte superior caixa de rodas e passar tambem o suporte dianteiro. Como o Bill disse, a tubagem, dobra, solda ficam um serviço mais limpo e facil de executar.
Só pra piorar a situacao.... Numa mecanica AP 2.0 carburado, qual a caixa mais parruda pra se usar e T-case ( será que o x-crawler já basta para suportar o conjunto da mecanica Ap 2.0? )
[]´s
Não entendi o relacionamento entre o feixe de mola e o air shox..............
Quanto a resistência da t-case Samurai, usamos em prova uma caixa dessas por 04 anos, os últimos dois anos atrás de um V6. Sem problema algum..........
Abraços,
Bill
Supercharger
01/01/2008, 21:11
Quanto a resistência da t-case Samurai, usamos em prova uma caixa dessas por 04 anos, os últimos dois anos atrás de um V6. Sem problema algum.
Poisé, Bill. É que este viadinho me fez puxar ele no guincho cachoeira acima em uma trilha que fizemos outro dia. O AP 2.0 dele supostamente "não estava puxando nada". Lá em cima ele veio dizendo que estava em 4x4 HIGH com medo do 2.0 moer a t-case dele. Afff!!!
:mrgreen:
[]´s
Gustavo.
guilherme soares
01/01/2008, 22:35
Bill,
A relacao de Samuca feixe nao tem nenhuma, afinal os feixes sumirao do carro, né??
Gustavo,
Realmente fiquei com receio... Usei o Samuca poucas vezes ainda em trilhas, estou acostumado + com CJ que trata-se de um Jegue nas pedras, né?... O histórico desse Samuca AP antes de chegar as minhas maos foram que os dois ultimos proprietarios literalmente "moeram" a caixa de reducao original( e morreram $$ )... Dizem que o AP2000 é muito forte para o conjunto de transmissao.
Já que voce já estava no degrau acima do final da trilha, digamos um degrau de quase 1 metro, nao custava gastar o seu guincho, né?? ( Como nas fotos abaixo )
Mas com o tempo vou aprendendo a utilizar a configuracao desse carrinho!!
Mas te falo: - Só faltou aquele degrau para poder concluir 100% ida e volta da Cachoeira Santo Antonio sem usar a reducao!!
[]´s
Beto Lacerda
01/01/2008, 23:14
Mas te falo: - Só faltou aquele degrau para poder concluir 100% ida e volta da Cachoeira Santo Antonio sem usar a reducao!!
[]´s
qual a vantagem de fazer uma trilha sem usar a reduzida ?
[]'s
guilherme soares
01/01/2008, 23:29
qual a vantagem de fazer uma trilha sem usar a reduzida ?
[]'s
Betin,
N E N H U M A ! ! ! !
Só pra encher o saco dos amigos dipois!!!! Aqueles broqueados, xcrawladus, etc
Alegria de pobre, entende?
[]´s
guilherme soares
02/01/2008, 00:07
Acho que devemos tomar a atenção para esse tópico no que ele realmente é!
Peço desculpas ao Morcegão de desviar o assunto.
Acho que o Morcegão deveria fazer uma suspa assim:
- na frente feixe de molas com jumelos articulados e SPOA
- na traseira usar o 3link original com os Air Fux
- meter a segueta no carro e maos a obra!!!/
[]´s
Acho que devemos tomar a atenção para esse tópico no que ele realmente é!
Peço desculpas ao Morcegão de desviar o assunto.
Acho que o Morcegão deveria fazer uma suspa assim:
- na frente feixe de molas com jumelos articulados e SPOA
- na traseira usar o 3link original com os Air Fux
- meter a segueta no carro e maos a obra!!!/
[]´s
Nada haver Gui....manda ver no Topico, "cum nós num tem disso nao".:concordo:
qual a vantagem de NAO usar reducao na trilha???? a unica que é ví é DERRETER o disco de embreagem e com a fumaca espantar os mosquitos...kakakakak ô fumaca fedorenta...akkak
guilherme soares
02/01/2008, 17:10
Ai ai,
Pobres criaturas de orelhas pontudas........
[]´s
Alexandre X
02/01/2008, 21:45
Lá em cima ele veio dizendo que estava em 4x4 HIGH com medo do 2.0 moer a t-case dele. Afff!!!
Essa foi uma perola...
Se tiver que moer vai ser mais facil moer em High que em Low.
Engana-se quem pensa que so por que a reduzida nao esta sendo usada, a caixa de transferencia tambem nao esta.
de todo modo, acredito que o medo do guilherme tem um fundamento... já ví 3 tcases estrassalhadas aqui, e por coincidencia estavam em samurai com AP 1.8 e 2.0... mas, tenho quase certesa de que o motivo da quebra nao foi diretamente por excesso de torque oriundo dos APs.. mas sim por vacilo do piloto... uma delas sei que o cara tava tentando subir um barranco, tentou algumas vezes e nao deu.. dai adivinha??? meteu o pé no fundo e BBBUUUMMMMMM!!!!
ou outros vai ver é nego usando 1 ou ré ( com xcraw) e solta a embreagem de uma vez dai é aquele tranco fudido e BBUMMMMMMMMM!! ou entao da mesma maneira rebocando alguem agarrado de 1 ou ré xcrwa e BBBUUMMMMMM!!!
eu por exemplo, depois de instalado xcraw, nao reboco ninguem de 1 ou ré... nas vezes que tento puxar alguem agarrado uso somente a 3 marcha ( que equivaleria a 1 reduzida sem xcraw) e sem dar trancos... se o motor nao aguentar puxar na boa... paro por ae mesmo...
T+
Guilherme,
Depois de tantas justificativas, só te resta voltar na mesma trilha de sabado passado e fazer ela toda em Low pra acabar com o mito !!
guilherme soares
03/01/2008, 14:25
Fechado Morcego,
Inclusive ainda nao lavei a viatura e nem tampouco tirei as latinhas de cerveja que tao cozinhando lá dentro do Samuca desde 29/12/2007!
Bora sábado turma.... Vou de 1ª, 2ª e 3ª reduzida pra todo mundo ver e confirmar, ok!
Inté,
A foto é antiga, mas vale a pena ver este Vitara. :palmas:
Rafael_Reis
14/01/2008, 23:23
bom vou mandar minha opinião aqui. uma coisa que a galera deveria pensar mais é sobre o cambio automático. Montamos aqui o Samuca Monstrinho que tem motor 2.2 de S10, cambio auto TH180, t-case de smauca feixe com x-crawler, eixos de rural com kit ensimec, bloqueios 100% nos dois diferenciais e pneus 34" com recape da 3K.
já abusamos bastante dele, acelerando sem dó mesmo e creio q concordamos que o torque do 2.2 é bem significante. como alinha de transmissão é bem parruda (eixos, cardas, etc), com esse motor a t-case estaria em perigo certamente. detalhe: a t-case montata divorciada sobre uma travessa, como é originalmente no samuca feixe. teria tudo para quebrar... POREM o cambio auto reduz bastante os trancos e deixa a dirigibilidade em trilhas pesadas incomparável.
inclusive compramos esse TH180 por uma dica do X que na é poca me convenceu das vantagens do auto.
pensem a respeito... acho q vale a pena o investimento, pq na hora do aperto os hormônios falam mais alto e quem responde é o pé direito mesmo.
de todo modo, acredito que o medo do guilherme tem um fundamento... já ví 3 tcases estrassalhadas aqui, e por coincidencia estavam em samurai com AP 1.8 e 2.0... mas, tenho quase certesa de que o motivo da quebra nao foi diretamente por excesso de torque oriundo dos APs.. mas sim por vacilo do piloto... uma delas sei que o cara tava tentando subir um barranco, tentou algumas vezes e nao deu.. dai adivinha??? meteu o pé no fundo e BBBUUUMMMMMM!!!!
ou outros vai ver é nego usando 1 ou ré ( com xcraw) e solta a embreagem de uma vez dai é aquele tranco fudido e BBUMMMMMMMMM!! ou entao da mesma maneira rebocando alguem agarrado de 1 ou ré xcrwa e BBBUUMMMMMM!!!
eu por exemplo, depois de instalado xcraw, nao reboco ninguem de 1 ou ré... nas vezes que tento puxar alguem agarrado uso somente a 3 marcha ( que equivaleria a 1 reduzida sem xcraw) e sem dar trancos... se o motor nao aguentar puxar na boa... paro por ae mesmo...
T+
e ae povo??? morreu o assunto de SAS na vitarada?
Ixi, nem me fala, esse aí é o sonho dos sonhos....mas não para agora.....
Outro dia ví um vídeo no youtube de um Vitarinha com os eixos rígidos e os air fux... fiquei realmente impressionado! Vou procurar depois e postar aqui pra vcs verem.. (no meu serviço o youtube é Bloqueado (xiq))
abs
Comecei a pesquisar e me interessar muito pelo assunto desde q descobri o tal do "4 link calculator" e comecei a projetar uma suspensão nova pro Vitarinha.
Mas qual é a vantagem de se ter uma baita 4 link na traseira se a dianteira continua não trabalhando o suficiente?
Aí começou a idéia, a pesquisa e a quebração de cabeça.
Bom, o dilema atual é quanto aos eixos:
Muitas das informações eu vi no Pirate4x4, então pode ter alguma diferença entre os carros de lá e daqui, consequentemente, informações "erradas", corrijam-me se for o caso.
Dana 44 de rural ou eixos de Toyota Bandeirante?
Toyota Band
Prós:
-Maior altura em relação ao solo (bola do diferencial menor)
-Menor peso
-Esterça mais
-Bitola praticamente igual à do Vitara (igual atrás, 20mm maior na frente)
Contras:
-Rodas 6 furos (Vitara original é 5)
-Relação mto longa (a mais curta q existe e daria p/ colocar é 5,29:1)
-Mais difícil de achar peças (relações, bloqueios, etc) NO BRASIL
-Mais caro
Dana 44 - Rural
Prós:
-Mto mais fácil de achar
-Rodas 5 furos
-Facilidade de peças (relações, bloqueios, etc)
-Muuito mais barato
-Relação disponível 5,89:1
Contras:
-Mais pesado
-Menor altura em relação ao solo (bola do diferencial maior)
-Esterça menos
A bitola da rural é de 46 a 60 mm mais larga q a do Vitara, pelo q achei na internet, mas isso pode ser um pró ou contra dependendo da situação/aplicação.
Considerando q vc não vai fazer uma modificação dessas p/ deixar o carro na altura original, a bitola maior deve ajudar na estabilidade com o carro mais alto.
Na questão de resistência considerei os dois eixos como equivalentes, pois encontrei mtas opiniões a favor de um ou de outro por aí, então..
Se formos considerar a troca SOMENTE dos eixos, os de Toyota já estão praticamente descartados pela relação de coroa e pinhão. A redução de 5,29 permite usar pneus de apenas 28", ou seja, praticamente os originais (27").
A relação do Dana de 5,38 tb não permite pneus mto maiores (apenas 28,45").
Já a relação de 5,89 permitiria pneus de 31", ou pneus de 33" se admitirmos uma perda de força proporcional a uma relação original com pneus 29" (235/75R15).
Quanto ao peso, não consegui dados em números, mas constatei por relatos de outros q o Dana é mais pesado, só não sei o quanto.
Agora, a questão do vão livre.
Não consegui também apurar em números, mas com certeza o Dana 44 é bem maior q o eixo original Suzuki, a questão é: Quanto?
Considerando um eixo original suzuki com pneus 29":
Se a distância entre o centro do eixo e sua parte mais baixa no Dana for 1" maior q no Zuki, precisamos de pneus 2" maior (31") pra compensar.
Se essa distância for 2" maior no Dana, precisamos de 4" a mais nos pneus.
Ou seja, em termos de vão livre (ground clearance), um Suzuki com pneus 29" (235/75R15) pode equivaler a um Dana com 33".
Se alguém puder conferir essas medidas vai ser mto bom p/ podermos tirar uma conclusão definitiva.
Poréééémmm, existe uma forma de melhorar isso. Fazendo um diferencial "shaved", ou raspado.
Não encontrei muito sobre isso p/ o Dana 44, mas p/ o 60 tem uma demonstração nesse link:
http://www.4x4wire.com/tech/shaved60/
Segundo o cara, ele conseguiu raspar o D60 para o mesmo tamanho do D44.
E abaixo tem umas fotos de um "14 bolt" raspado. Parece q se ganha bastante com isso, mas não é p/ qualquer um executar o serviço.
Outra dúvida q eu tenho é a seguinte:
No caso de uma coroa maior (relação 5,89:1) o espaço dentro do diferencial q é cortado, fica preenchido pela coroa, impossibilitando o processo?? (exemplo, foto 3)
E mais uma coisa q gostaria de confirmar:
A "bola" do diferencial da rural é praticamente centralizada, levemente deslocada para a direita.
Qual é a posição da "bola" no diferencial da band? Pelo q vi é central, mas só p/ confirmar.
Gostaria da ajuda dos grandes mestres aqui, numa dessa esse projeto realmente vai p/ frente...
Estou no 5º período do curso de engenharia mecânica, quem sabe daqui não sai um TCC? Hehehe
depende do ano da band.. acho que as abaixo de 1979 eram bola central ( bands sem reduzida) e pos 80 sao bola a direita...
mas eixo de band esquece cara... alem de nao ter muita opcao de relacao, SAO CAROS P/ KCTE!! pedem no minimo 5mil no par...
eu já pesquisei um bocado tb p/ troca de eixos e p/ a nossa realiade só tem dois eixos com um bom custoxbeneficio p/ adaptar nos suzukis ( tanto vitara ou samurai)
D44 ( rural/willys), mas p/ modernizar gasta-se um bocado
D44 de troller ( moderno, forte, mas tá caro, nego pede 5mil no par e tem que inverter bola dianteira e rodas de 6 furos)
Eixos de HILUX ( moderno, mais forte que D44, biotola bacana, mas pecas, só na gringolandia e aqui e RARIDADE encontra um par deles, quando encontra pedem caro, eu estou na procura de um par faz tempo..)
conforme conversei com o morcego outro dia, por mais que procuremos alternativas sempre caimos nessas 3 e o custo menor fica sendo o da rural ( e tb sendo a opcao mais fraca)
quem quer partir p/ um SAS em vitara, eu estimo que usando eixo de rural ( 3mil o par já revisado, com freio a disco dianteiro e roda livre) o custo todo vá na casa dos 7 mil p/ fazer um SAS SIMPLES com feixe de mola na frente e manter o sistema original do vitara atras... se for inventar um 4 link atras e um 3 link na frente pode preparar uns 10 a 12 mil no brinquedo..
se partir p/ eixo de troller ou hilux some uns 3~4 mil mais na brincadeira ( lembre-se que tem que troca de jogo de rodas, inverter bola e bla, bla, bla..)
e ae povo??? morreu o assunto de SAS na vitarada?
Fabiano,
Precisamos agitar estas conversas novamente, continuo pensando, mas sem coragem ainda de dar o primeiro passo !! :mrgreen:
Os Dana 44 no antigo Spider estão shaved, deixando algo em torno de 10 mm no fundo da bolota. Nos eixos do Spider 2 será executado o mesmo serviço, porém mais agressivo ainda, deixando apenas 5 mm. Como terá pontes por cima dos diferenciais para afixar os links, poderá ser sacrificar um pouco mais da resistência mecânica da bolota em si.......
Em tempo, tem +/- 120 mm entre o centro do eixo e o fundo da bola num Dana 44.
Abraços,
Bill
Colocando os pingos nos i's....
Eixos de Band, descartados pelo preço e falta de redução. Por R$5k, os de Troller são bem mais atuais.
Fabil, vc sugeriu eixos de Hi-lux. Mas com esses eixos não vamos esbarrar no mesmo problema das relações do diferencial mto longas?
Considerando p/ Samurai (dif. original 3,727:1), tudo bem. Mas pro Vitara não vai dar (dif. original 5,125:1). Isso se as relações da Hi-lux forem mais ou menos as disponíveis p/ Band (máx. 5,29:1), o q não sei se é o caso.
Só lembrando q estamos pensando num projeto para modificação exclusivamente da suspensão/eixos, sem trocar motor, T-case, etc.
Se for trocar tudo o projeto acaba afetando o carro todo e as opções se tornam muito mais amplas, a conversa não acabaria nunca.
Querendo deixar o custo baixo, os eixos de Troller tb não servem mto bem pelo preço inicial e por precisarem virar o lado, etc.
Ficamos então com os eixos de Rural.
O Bill passou o tamanho do Dana, mas ainda falta o tamanho dos Zuki p/ comparar. Pelo q o Fabil me falou em outro tópico, os Dana com pneus 33" equivalem (em altura) aos Zuki com 31", logo, dá p/ presumir que os dana são 1" maiores na "bola".
Partindo daí, os serviços q vamos precisar num Dana 44 de Rural são:
-Diferencial shaved (qto podemos tirar, bill?)
-Semi-eixos flutuantes
-Freios a disco nos 2 eixos ("dispensa" manutenção depois da lama)
-Bloqueio (a princípio só no traseiro)
Existe algum jeito simples (leia-se kit pronto ou algo do gênero) pra transformar esses eixos p/ 30 estrias?
Em todo caso, com o motor original e pneus 33" eles devem aguentar o tranco.
Alguma coisa a mais q estou esquecendo?
Obrigado pela ajuda galera...
Abraços
ops.. é mesmo.. eixos de hilux por causa da relacao ( a mais comum é 4.27:1 sem bem lembrou ou proximo disso) só sao boa opcao p/ samurai...
kit 30 estrias p/ D44 de rural tem os da ensimec...
mas na minha opiniao dai já comeca a ficar mmmuuuiiiitttooo caro o brinquedo.. no final um par de eixos de rural, com disco nas 4, kit 30 estrias nos dois vai ficar mais caro que D44 de trolha
Alexandre X
15/02/2008, 11:06
Fabil, vc sugeriu eixos de Hi-lux. Mas com esses eixos não vamos esbarrar no mesmo problema das relações do diferencial mto longas?
Só lembrando q estamos pensando num projeto para modificação exclusivamente da suspensão/eixos, sem trocar motor, T-case, etc.
Sei que projeto seria só suspensão/eixos, mas para o problema das relações muito longas, seria viavel usar a tcase do samurai. Vc ganharia 40% a mais de redução em HIGH.
Ai a relação 4.27 citada equivaleria a 5.97. Sem falar nos ganhos na reduzida.
Minha sugestão seria motor Vitara + cambio e tcase do samurai.
[]s
andre veiga
15/02/2008, 11:10
Alexandre,
Parece que eu estava adivinhando, pois quando comprei não sabia das relações.
Minha ideia - ja que tenho as peças - seria AP+CX chevette+ Tcase samurai.
onde posso achar esse par de eixos do troller por 5 mil? são novos ou usados?
ô X.. realmente usar a tcase de samurai em vitara abriria um leque de maior de opcoes de eixos... mas encareceria um bocado... uma tcase de samurai na casa dos 2.300,00 + cambio de samurai ou chevette + flange p/ adaptar o motor do vitara...
p/q uem já tem essas pecas ( como é o caso do Andre, é otimo opcao)
pensa...pensa... pensa... o\e voltamos no D44 de rural com relacao 5.83 no powertrain orginal no vitara... p/ rodar com 33" acredito que fique bacana... p/ 35" dai fica xoxo, nao? se bem que 35 num vitara, vai ser preciso tb cortar lata p/ kcte fora...
onde posso achar esse par de eixos do troller por 5 mil? são novos ou usados?
novo???? hehehehehehehhe se achasse novo nesse preco eu encararia..heheh
sao usados.. aqui no forum mesmo toda hora aparece...
T+
Um dia chegamos lá !!:parede:
Realmente a T-case de samurai seria o ideal...
Mas quero insistir nessa proposta (mexer só na suspensão e eixos) até conseguir fazer ou concluir que realmente não é viável.
Além do q, a T-case do Samurai tem a saída no lado direito, certo? Por mais q existam CV's de Hi-lux e etc., não gosto da idéia do cardã inclinado lateralmente, então eixos de rural passam a ser uma má escolha.
Podemos considerar duas opções:
Opção I:
-Eixos D44 com 5,89:1
-Powertrain original
-Pneus 33"
-Mais "barato"
Opção II:
-T case samurai com X-crawler
-Eixos TOYOTA Hi-lux com relação 4,27:1
-Pneus 35"
-Mais caro
A opção I é mais atraente pelo custo e pelo fato de não alterar tanto as características originais do carro como citado no início do tópico. Embora eu não me importe de passar (um pouco) a serra na lataria, muita gente se importa (apesar de que pneus 33" não vão entrar assim fácil tb).
A opção II é muito mais interessante pela performance. Pneus maiores, maior redução em H p/ acomodar corretamente os pneus e em L nem se fala, mesmo q com a relação d diferencial mais longa.
Só q a grande questão é a grana.
Quem tem off-road como um hobby e não como profissão, às vezes não está disposto a gastar tanto dinheiro pra melhorar a performance do carro.
Mas é bom deixar claro que temos opções para todos os bolsos e necessidades de performance.
Ps: quando escrevi a opção 2 nem pensei nisso.... Os eixos de Hi-lux têm diferencial no centro ou na direita?
Abraços
Rafael,
Fale com o Rogério da Recuperg, em Gaspar. No meu antigo Vitara, eu ia instalar eixos rígidos lá com eles, mas acabei vendendo e comprando outro. Com certeza eles podem te ajudar.
Outra coisa:
Ranger e S10 tem eixo D44 com a bola no centro. Não sei se fica bom, mas tbm é uma opção para o traseiro.
O par de relações 9x53 que eu ia instalar naquela época ainda estão comigo, se interessar, é só falar.
Sds
Morcegao... os chilenos tao matando a pau... o que tem samurai e vitara bem preparado lá... faz gosto...hehe
Wot..
eixos de hilux a bola traseira é central... só os de band que sao a direita..
Alho... ranger e S10 ( assim como hilux e troller) tem furacao diferente dos suzukis, nao que um jogo de rodas custe absurdo, mas no final das contas vai mais 800,00 num jogo de rodas novo...
e por isso que eu digo... por mais que a gente pense em todas as opcoes de eixos no mercado nacional, acaba voltando nos de rural pelo fato de ficar mais barato... ( nao necessariamente a MELHOR opcao, mas sem duvida a mais barata)
Rafael_Reis
15/02/2008, 13:13
Eu voltei a pensar nisso...
To tão de saco cheio da explorer q to pensando em comprar um 5 portas e usar os eixos de F75 (5.38) e a t-case de samuca que já tenho. Tenho tambem os bloqueios acionados por cabo...
Nem q monte com feixes de mola...
Simples, bom e relativamente barato.
:pensativo:
Alho
Assim q o projeto estiver 100% definido com certeza vou atrás do pessoal de Gaspar, lá a gente acha o q precisa pros eixos, mas primeiro tenho q achar a solução definitiva e fazer uma cotação das modificações com o Franco.
Sobre as relações, não tava afim de acumular peças q não vou usar tão cedo, mas se fizer um precinho camarada, até me interessa.
Fabil
Se a bola da Hilux é central, pro MEU gosto a opção II teria q ser com outros eixos então, quem sabe os de F-75 como os do (outro) Rafael.
Rafael (ex-cabrito)
Vc tá com tudo na mão cara, e os gaúchos tem mto dessa de fabricar suas próprias coisas, né. Sei pq fazia DownHill de bike e o povo daí vive inventando (RC3, Colombo, etc.).
Se fosse vc colocava a mão na massa.
Bom, acho q ficou bem definido q os eixos de rural são a melhor opção pra usar com o conjunto original, certo?
Agora só falta estimar o tamanho do estrago no orçamento q os eixos vão causar...
Quanto à suspensão, estou bolando uma 4 link ou 2 link com A arm, algo assim.
Pra fabricação tenho alguns recursos disponíveis na empresa, ou nos laboratórios de fabricação, usinagem da faculdade.
Mas isso já são outros 500...
Abraços
Supercharger
15/02/2008, 14:31
To tão de saco cheio da explorer...
Conta aí... :concordo:
Saudações,
Gustavo.
posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh
T+
Fabil
Se a bola da Hilux é central, pro MEU gosto a opção II teria q ser com outros eixos então, quem sabe os de F-75 como os do (outro) Rafael.
Bom, acho q ficou bem definido q os eixos de rural são a melhor opção pra usar com o conjunto original, certo?
Agora só falta estimar o tamanho do estrago no orçamento q os eixos vão causar...
Quanto à suspensão, estou bolando uma 4 link ou 2 link com A arm, algo assim.
Pra fabricação tenho alguns recursos disponíveis na empresa, ou nos laboratórios de fabricação, usinagem da faculdade.
Mas isso já são outros 500...
Abraços
kra.. F75 é largo p/ kcte!! mesmo usando a tcase de samurai ( saida direita) usar eixo com bola centra no vitara nao será tao problematico, pois o entre-eixo do vitara é maior ( vide o tamanho do cardã traseiro do vitara em comparacao com o do samurai) dai a inclinacao lateral do cardã nao será muito pronunciada..
sem falar que se vc for usar pneus 35 será obrigatorio aumentar ainda mais o entre-eixo. dai quanto maior o cardã menor a inclinacao..
T+
lima.joao
15/02/2008, 15:10
Só uma ajuda
Não li as paginas todas mas aki vai
O vitara branco da 1ª pag. e um 1600cc com eixos toyota, duplo amortecedor frente, pneus 33"....:palmas:
O vitara é de :dance: PORTUGAL:dance:..
fui:cool:
Fabil
Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=620702&highlight=instant+center
É de um kit da Trail Slayer.
Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?
O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?
Abraços apurando os conceitos de suspensão.
http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0306_four_link_suspension_part_1/index.html
Rafael_Reis
15/02/2008, 16:44
kra.. F75 é largo p/ kcte!! mesmo usando a tcase de samurai ( saida direita) usar eixo com bola centra no vitara nao será tao problematico, pois o entre-eixo do vitara é maior ( vide o tamanho do cardã traseiro do vitara em comparacao com o do samurai) dai a inclinacao lateral do cardã nao será muito pronunciada..
sem falar que se vc for usar pneus 35 será obrigatorio aumentar ainda mais o entre-eixo. dai quanto maior o cardã menor a inclinacao..
T+
Em termos de bitola, o vitara e a rural são quase iguais. O extra pelos eixos de F75 ficam em 5 cm de cada lado no eixo traseiro que pode-se compensar com espaçadores no dianteiro ou mechendo nos offsets das rodas.
Dependendo da aplicação, essa bitola maior só ajuda.
Rafael_Reis
15/02/2008, 16:45
posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh
T+
o problema não é consumo...
Tive um puta azar, o carro deu muito problemas.
Concertei todos, e ai sim foi caro, mas perdi o tesão...
Rafael_Reis
15/02/2008, 16:48
Fabil
Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?
O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
Na minha opinião, mantendo a t-case original do vitara é perda de tempo fazer SAS... Vai ficar muito ruim de andar (loooongo), sem falar na fraquesa da t-case original por corrente.
Isso considerando pneus 33", se for fazer SAS para rodar com pneus abaixo disso deixa como tá. Senão nao compensa o aumento da boota do diferencial.
Rafael_Reis
15/02/2008, 16:49
Fabil
O chassi do vitara é bem largo o que não ajuda o posicionamento dos links na lateral, mas é possível. Naquele projeto q postei aqui em algum lugar tinha achado uma soluçnao para isso... Ou pelo menos achava que sim na época.
http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0306_four_link_suspension_part_1/index.html
Foi por aí q comecei a alguns meses atrás, mas nem tudo é explicado nesse artigo...
Por exemplo, tem gente q diz q se deixar os links superiores com 70% do comprimento dos inferiores (como indicado no artigo) acontece muita rotação do eixo sobre si mesmo qdo a suspensão trabalha, e pelo q vi aqui é verdade...
Mas continuo projetando.
Abraços chegando a um bom resultado
Na minha opinião, mantendo a t-case original do vitara é perda de tempo fazer SAS... Vai ficar muito ruim de andar (loooongo), sem falar na fraquesa da t-case original por corrente.
Isso considerando pneus 33", se for fazer SAS para rodar com pneus abaixo disso deixa como tá. Senão nao compensa o aumento da boota do diferencial.
To começando a achar q o projeto não é financeiramente viável, hehehe...
Mas dá p/ andar com pneus 33" e a relação 5,89:1, melhor do q andam hj com a relação original e pneus 235/75R15 (29"). O Vitara perde só 5,6% de força em H no fim das contas...
Na reduzida pode-se usar os kits 4,24:1 disponíveis pro Vitara por aí, o q deve dar o preço de uma caixa de Samurai.
Mas se tiver uma t-case de Samurai jogada por aí (como é o seu caso), pode colocar sem ter o trabalho de ter q procurar uma relação 5,89:1, pode colocar uma 4,89:1 e usar pneus 36" tranquilo...
De qualquer forma, uma coisa é certa. Vai gastar bastante pra deixar acertadinho.
Abraços
ue??? qual o a porcentagem ideal entao?
mas mesmo assim p/ efetivamente acontecer a rotacao do eixo sobre si proprio só se os suportes ou link quebrarem nao?? dai vai da resistencia da peca utilizada de acordo com o comprimento do link p/ anular a forca... ou falei bobagem??
o que mais complica é que na hora que vc esta apenas na teoria e desenho é tudo muito facil, tudo se encaixa, sobra espaco, mas na hora que vc deita debaixo do jipe e comeca a medir descobre que uma porrada pecas que vao atrapalhar os links, e o espaco fica minusculo e nao dá p/ seguir o projeto bonitinho conforme dita a regra...
T+
To começando a achar q o projeto não é financeiramente viável, hehehe...
Mas dá p/ andar com pneus 33" e a relação 5,89:1, melhor do q andam hj com a relação original e pneus 235/75R15 (29"). O Vitara perde só 5,6% de força em H no fim das contas...
Na reduzida pode-se usar os kits 4,24:1 disponíveis pro Vitara por aí, o q deve dar o preço de uma caixa de Samurai.
Mas se tiver uma t-case de Samurai jogada por aí (como é o seu caso), pode colocar sem ter o trabalho de ter q procurar uma relação 5,89:1, pode colocar uma 4,89:1 e usar pneus 36" tranquilo...
De qualquer forma, uma coisa é certa. Vai gastar bastante pra deixar acertadinho.
Abraços
diz o X, que vai sair um reduzida 3.xx p/ vitaras.... e deve custa na casa dos 1300,00, quase metade de uma tcase de samurai...
sobre a viabilidade eu penso o seguinte...
o vitara com os eixos originais nao aguenta pneus maiores que 30" ( com 30" já quebra se o cara abusar) e toda vez que nego quebra homocinteca ou semi eixo traseiro gasta entre 500,00 a 800,00 no conserto... e fica sempre com aquele limitacao e medo de quebrar na trilha...
um SAS ECONOMICO ( ruralzao + feixe de mola na frente e ruralzao + sistema original atras ou se nao for possivel, mete feixe de mola atras tb) vai ficar uns 5 mihao.. mas ao menos eixo vai parar de quebrar... vai dar p/ encarar trilha pauleira com tranquilidade...
digo ruralzao pé de boi mesmo... só freio a disco na frente e mais nada... se inventar de usar disco nas 4, kit flutuante , kit de homo de toy, dai $$$$$$ descamba mesmo..
agora se ficar inventando moda, fica mais caro que o vitara inteiro..
vale a pena??? sei lá.. eu nao tenho vitara...
e qual o perfil dos donos de vitara? é um cara que quer um carrinho com conforto na trilha... aahhhhh ao invez de gastar 10mil num SAS em vitara, vende e compra outro ... mas qual???( seguindo o perfil de vitareiro)
Pajero ??? de suspensao é uma bosta pior que vitara, se colocar 33" é homocinetica a cada 3 meses..
Pajerinho IO?? mesmo merda de IFS
Sportage?? piorou...
Gvitara?? da na mesma do vitara... sóq ue manutencao mais cara..
ou o cara pula num trolhav(que custa 3x mais que um vitara) ou fica no vitara mesmo...
T+
Só uma ajuda
Não li as paginas todas mas aki vai
O vitara branco da 1ª pag. e um 1600cc com eixos toyota, duplo amortecedor frente, pneus 33"....:palmas:
O vitara é de :dance: PORTUGAL:dance:..
fui:cool:
João,
É o Vitara do Diogo Correia, participo la no QTT, o Vitara ficou show.:palmas:
Fabiano,
Realmente ja andei vendo uns Suzukis la no Chile super preparados.
E nós aqui procurando eixo de Rural. Hehe ! Fazer o que, né ?
Os eixos de S10 vão precisar de jogo de rodas porque ? Eles não são 5 furos ? As S10 até 96 eram seis Furos, depois passou pra 5.
simples , morcegoide....
da S10/ranger sao 5 furos mas com espacamento de 4,5 entre eles... a suzukada é 5 x 5,5....
T+
simples , morcegoide....
da S10/ranger sao 5 furos mas com espacamento de 4,5 entre eles... a suzukada é 5 x 5,5....
T+
Tendi !!!:oops:
Alexandre X
16/02/2008, 01:55
Realmente a T-case de samurai seria o ideal...
Mas quero insistir nessa proposta (mexer só na suspensão e eixos) até conseguir fazer ou concluir que realmente não é viável.
Além do q, a T-case do Samurai tem a saída no lado direito, certo? Por mais q existam CV's de Hi-lux e etc., não gosto da idéia do cardã inclinado lateralmente, então eixos de rural passam a ser uma má escolha.
Podemos considerar duas opções:
Opção I:
-Eixos D44 com 5,89:1
-Powertrain original
-Pneus 33"
-Mais "barato"
Opção II:
-T case samurai com X-crawler
-Eixos TOYOTA Hi-lux com relação 4,27:1
-Pneus 35"
-Mais caro
A opção I é mais atraente pelo custo e pelo fato de não alterar tanto as características originais do carro como citado no início do tópico. Embora eu não me importe de passar (um pouco) a serra na lataria, muita gente se importa (apesar de que pneus 33" não vão entrar assim fácil tb).
A opção II é muito mais interessante pela performance. Pneus maiores, maior redução em H p/ acomodar corretamente os pneus e em L nem se fala, mesmo q com a relação d diferencial mais longa.
Só q a grande questão é a grana.
Quem tem off-road como um hobby e não como profissão, às vezes não está disposto a gastar tanto dinheiro pra melhorar a performance do carro.
Mas é bom deixar claro que temos opções para todos os bolsos e necessidades de performance.
Ps: quando escrevi a opção 2 nem pensei nisso.... Os eixos de Hi-lux têm diferencial no centro ou na direita?
Abraços
Acho que ninguem considerou ainda o uso do eixo rigido do Samurai no Vitara.
Para bareater poderia ser transplantada a suspensão inteira (molas, suportes e jumelos)
A relacao poderia ser corrigida usando o proprio cofrinho do Vitara.
Eixos de Samurai estão cada vez mais baratos...
eu já pensei X nisso sim ...
mas esbarramos em 2 prblemas..
1- bitola mais estreita ( tá... um espacador resolve o problema)
2- relacao C&P... ( tá... tb sei que dá p/ adaptar a C&P de vitara dianteiro em carrier de samurai, fazendo apenas um espacador p/ coroa, mas dai o sujeito terá de comprar um C&P de vitara ou usar a dianteira dele que saira fora do conjunto mesmo... confere? já vi gringos usando C&P de vitara em samurai...)
mas ainda assim. o conjunto nao será dos mais resistentes... é uma boa opcao p/ quem nao quer "monstrificar" o vitara, mas apenas fazer um SAS p/ ter uma melhora no curso e ficar livre das constantes quebras de homocinetica usando pneus até 31"...
mas se for usar pneus maiores, dai esquece...
T+
Alexandre X
17/02/2008, 14:23
eu já pensei X nisso sim ...
mas esbarramos em 2 prblemas..
1- bitola mais estreita ( tá... um espacador resolve o problema)
2- relacao C&P... ( tá... tb sei que dá p/ adaptar a C&P de vitara dianteiro em carrier de samurai, fazendo apenas um espacador p/ coroa, mas dai o sujeito terá de comprar um C&P de vitara ou usar a dianteira dele que saira fora do conjunto mesmo... confere? já vi gringos usando C&P de vitara em samurai...)
mas ainda assim. o conjunto nao será dos mais resistentes... é uma boa opcao p/ quem nao quer "monstrificar" o vitara, mas apenas fazer um SAS p/ ter uma melhora no curso e ficar livre das constantes quebras de homocinetica usando pneus até 31"...
mas se for usar pneus maiores, dai esquece...
T+
É bem por ai...
Usar espaçador do dianteiro e usar a C&P do Vitara para manter a relação (tem que descobrir qual a gambi para fazer isso), ja li algo dos gringos fazendo isso.
Da para rodar com pneus 32" com o conjunto, eu reforçaria a carcaça, colocaria aneis nas homocineticas e se tivesse uma graninha sobrando colocaria novos eixos e homos reforçadas.
A vantagem é que é um eixo levinho, e com pneus 31/32 tem uma boa altura do solo, mais que um D44 com 33".
É bem por ai...
Usar espaçador do dianteiro e usar a C&P do Vitara para manter a relação (tem que descobrir qual a gambi para fazer isso), ja li algo dos gringos fazendo isso.
Da para rodar com pneus 32" com o conjunto, eu reforçaria a carcaça, colocaria aneis nas homocineticas e se tivesse uma graninha sobrando colocaria novos eixos e homos reforçadas.
A vantagem é que é um eixo levinho, e com pneus 31/32 tem uma boa altura do solo, mais que um D44 com 33".
pelo que lí no pirate p/ colocar c&P de vitara no samurai é preciso fazer um anel espacador entre a coroa e a cx de satelites p/ os pinos cruz nao sairem do lugar ( na cx dos vitaras a mesma tem um pino trava que os fixa, nos samuais, é a propria coroa que os trava, e como a coroa do vitara é mais fina nao dá altura suficiente p/ travar os pinos) ou entao ( isso eu pensei agora) fazer furos na carcaca/pinos e usar um pino trava como é usado nos vitaras mesmo...
e ae Morcegoide??? essa opcao fica interessante hein??
T+
Alexandre X
17/02/2008, 20:59
Ó só.
Colocar a coroa e pinhão do vitara no cofrinho (ops) do Samurai é possivel.
Não é nada plug & play, mas não é impossível.
Aí vai o caminho das pedras: http://www.zukikrawlers.com/showthread.php?t=4215
Quem tem cujones?
e ae Morcegoide??? essa opcao fica interessante hein??
T+
Fabiano,
Ja estou começando achar qualquer opção interessante, fiquei sem tração no final da trilha ontem !!:parede::parede:
Ó só.
Colocar a coroa e pinhão do vitara no cofrinho (ops) do Samurai é possivel.
Não é nada plug & play, mas não é impossível.
Aí vai o caminho das pedras: http://www.zukikrawlers.com/showthread.php?t=4215
Quem tem cujones?
ô X... mas esse cara ae nao sei pq ele quiz usar o conjunto TRASEIRO do sidekick ...
a adaptacao que eu já vi é p/ colocar a C&P DIANTEIRA de vitara nos samurais, lembra que o focinho do samurai é usado por nos aqui p/ substituir o focinho de aluminio dos vitaras?? ou seja.. sao do mesmo tamanho e todo o conjunto ( cx de satelites, coroa e pinhao) do vitara encaixa direitinho no focinho do samurai... dai como tinha falado o fato da coroa do vitara ser mais fina os pinos cruz da cx de satelite do samurai sairiam.. ( os gringos fazem um anel p/ trava-los) e pronto.. mais nada..
se o estriado das planetarias dianteiras do vitara forem iguais as do samurai é bem provavel que dê até p/ montar o miolo completo do diferencial do vitara no eixo do samurai, dai ficaria melhor ainda.. menos adaoptacao o/ fazer...
ou se as planetarias/satelites do samurai servirem na cx de satelites do vitara tb daria...
veja..
http://www.petroworks.com/drivetrain-differentials.php
ring & pignion modification kit...
ô morcego.. quebrou as homo de novo?
T+
Fabiano,
Ainda não verifiquei, desde sabado a viatura está no fundo da garagem e ainda nem olhei pra ela. Hehe.
Mas o que aconteceu foi muito estranho. :pensativo:
Até o final da trilha vim tracionado 4x4L sem problema. Quando chegamos naquele pedacinho de asfalto no final do Batman, retirei o 4x4 e dei uma ré para desengatar a RL, até ai tudo normal.
Quando entramos na terra novamente para descer a segunda trilha (Ovo), fui engatar 4x4 novamente e começou uns estalos constantes.
Quando entrei na trilha deu um estalo grande, "tipo quebrou a homo".:putz:e fiquei sem tração.
Vou levar denovo no Edmur amanhã. Segunda vez em menos de um mês.:parede:
Walter Carlos Brossel
18/02/2008, 10:04
Fabiano,
Ainda não verifiquei, desde sabado a viatura está no fundo da garagem e ainda nem olhei pra ela. Hehe.
Mas o que aconteceu foi muito estranho. :pensativo:
Até o final da trilha vim tracionado 4x4L sem problema. Quando chegamos naquele pedacinho de asfalto no final do Batman, retirei o 4x4 e dei uma ré para desengatar a RL, até ai tudo normal.
Quando entramos na terra novamente para descer a segunda trilha (Ovo), fui engatar 4x4 novamente e começou uns estalos constantes.
Quando entrei na trilha deu um estalo grande, "tipo quebrou a homo".:putz:e fiquei sem tração.
Vou levar denovo no Edmur amanhã. Segunda vez em menos de um mês.:parede:
Morcegão, blz?
Esse pneu argentino é pesado prá carai...
Pede pro Edmur colocar a homocinética original (usada sai mais em conta), e não a "genérica". Custa um pouco mais mas vale a pena.
Umbraçoproçê.
Alexandre X
18/02/2008, 10:28
Pois e sempre imaginei que se usasse o dianteiro.
Mas o guglio retornou isso...
Faz o seguinte: se qui ta com um desmanche de zukis ai em beaga monta um hibrido ai e nos conta...
Morcegão, blz?
Esse pneu argentino é pesado prá carai...
Pede pro Edmur colocar a homocinética original (usada sai mais em conta), e não a "genérica". Custa um pouco mais mas vale a pena.
Umbraçoproçê.
Pois é Waltin, esta que troquei não durou 3 trilhas !!:-(
Pois e sempre imaginei que se usasse o dianteiro.
Mas o guglio retornou isso...
Faz o seguinte: se qui ta com um desmanche de zukis ai em beaga monta um hibrido ai e nos conta...
kakakakak.... bao... se o Morcegao bancar, monto o hibrido sim.. heheheh
T+
kakakakak.... bao... se o Morcegao bancar, monto o hibrido sim.. heheheh
T+
Coitado de eu ! :lol::lol::lol::lol::lol:
andre veiga
18/02/2008, 11:38
Me desculpem fugir do assunto um pouco, mas
Qual a relação de C&P do vitara 1.6 8v, e dos samurai?
Do samurai seria mais curta?
Se for + curta não seria possível fazer o inverso que estão dizendo acima, e colocar no vitara C&P do samurai?
Alexandre X
18/02/2008, 11:48
Ia ficar um desastre: 3.727 no Samurai e 5.125 no Vitara
Depois de ver os links postados comecei a gostar da idéia de colocar o eixo do Samurai na dianteira...
Pelo q entendi, no link do zukikrawlers o interior do diferencial é todo trocado pelo do Vitara, e fica a carcaça, semi-eixos, etc. tudo do Samurai, certo?
E as relações do link da Petroworks?
http://www.petroworks.com/drivetrain-differentials.php
São p/ Vitara ou Samurai?
Já q não temos a facilidade de juntar 20 pessoas p/ um novo lote do kit 5,83:1 do Rodrigo, pode ser uma opção.
ps: Se alguém souber de gente querendo vender C&P 5,83:1 pro Vitara, por favor me avise, hehehe.
Abraços
ue??? qual o a porcentagem ideal entao?
mas mesmo assim p/ efetivamente acontecer a rotacao do eixo sobre si proprio só se os suportes ou link quebrarem nao?? dai vai da resistencia da peca utilizada de acordo com o comprimento do link p/ anular a forca... ou falei bobagem??
T+
Se vc está se referindo à perda de força, a porcentagem ideal é 0%, não perder nada, mas dada a situação, uma pequena perda é admissível.
E sobre o eixo girar sobre ele mesmo, não é preciso os links quebrarem, não. Porque os links não são perfeitamente paralelos, então o eixo gira ao redor do Instant center, ou seja, onde os links superior e inferior se cruzariam se continuassem infinitamente.
A imagem em preto é um projeto anterior da suspensão pro Vitara...
Vc pode ver no ângulo do eixo com a horizontal q conforme a suspensão comprime (imagem de cima) ou extende (imagem de baixo), o eixo rotaciona, neste caso com uma variação de até 11º.
Na imagem em branco, do livro (mto bom por sinal) Race Car Vehicle Dynamics mostra-se o Instant Center, e é explicado que o comportamento da suspensão funciona como se existisse um único link, com o centro justamente na posição do instant center.
ps: a figura mostra a vista frontal de uma susp. independente, mas o princípio é o mesmo com a vista lateral de uma 4 link.
Abraços
elmestizo
18/02/2008, 23:32
Pergunta,
E os dana 30 da vida.. não servem para vc´s?
abrass
Pablo Toledo
18/02/2008, 23:52
Caros;
Talvez poucos saibam disso, mas aqui em São Paulo o Daniel (mecânico) tem um projeto já testado e instalado de eixo rígido pro Vitara utilizando o eixo da Rural ou então da Hilux.
O projeto é four-link e utiliza a mesma geometria do Wrangler.
[]s
Alexandre X
18/02/2008, 23:54
...e usa braços de Grand Vitara, que facilita a manutençao...
Alexandre X
18/02/2008, 23:55
O Rodrigo da RC4x4 montou um Vitara com Dana 30 com suspensão 3-link para um amigo em comum e ficou show, nunca vi um Vitara torcer tanto...
O Rodrigo da RC4x4 montou um Vitara com Dana 30 com suspensão 3-link para um amigo em comum e ficou show, nunca vi um Vitara torcer tanto...
ô X.. e atras e usou o que??? e qual a relacao? a tcase é a original de vitara?
pq D30 por aqui só tem relacao muito longa... beeeemmmmmm longe das 5.125 dos vitara.
T+
elmestizo
19/02/2008, 09:33
Utilizou d 30 tb... são os eixos do spider versão 1 ou versão 2.
abrass
Utilizou d 30 tb... são os eixos do spider versão 1 ou versão 2.
abrass
aaahhhhh bao... entao já usou receita "semi-pronta"...heheheh certamente as C&P deles foram importadas com um relacao mais curta....
o fato é que se for usar D30 de engesa ( que geralemnte os engeseiros os trocam por D44) as relacaoes se nao me engano sao só a 4.27 e 3.xx, dai p/ usar em vitara , esquece...
T+
Alexandre X
19/02/2008, 17:49
Verdade, lembrei que tem um tcase de samuca com x crawler inside.
Pablo Toledo
20/02/2008, 01:17
Pra quem quiser ver umas fotos de Vitara com eixo rígido e também ver o kit, segue link da Trail Tough que fabrica uma praga dessas.
http://www.trailtough.com/
ou então
http://www.zukiworld.com/month_080106/feature_sas_sidekick_hoff.htm
[]s
andre veiga
20/02/2008, 17:59
Pablo,
Você tem contato com o Daniel? Se sim pode me passar?
Falei com ele há algum tempo no celular mas na oficina nunca, mas perdi o contato.
Se ele tem um projeto e se puder vender... dependendo do valor, facilita para mim.
Pablo Toledo
20/02/2008, 19:21
Olá André;
O telefone do Daniel é (11) 5092-5423.
Não sei se entendi bem sua pergunta, mas acho que vender o projeto ele não tem interesse. O que ele certamente pode fazer é o serviço em teu carro.
[]s
Sem trocar a t-case temos 2 opções...
-Eixos dianteiros de Samurai com relações de Vitara e alargadores p/ compensar a menor bitola (1338mm, é isso?), pra usar com pneus até 31"
-Eixos de Rural pra pneus 33", 35".
O custo dos eixos (par de Rural ou Dianteiro de Samurai) pelo q vi por aí deve sair quase igual.
R$1500,00 a R$2000,00.
O material p/ fazer uma 4 link na traseira e 3 link + panhard na dianteira...
Só de tubos, deve se gastar uns 9 metros, contando com os braços de direção, por aí...
Mais terminais, buchas, fixações dos links, etc...
O kit da Trail Tough custa US$2800,00 com high steer, relações de diferencial mais curtas, molas, amortecedores e td mais, SEM OS EIXOS.
Qto o povo aqui pagaria p/ ter uma suspensão dessas no vitara?
Abraço.
O kit da Trail Tough custa US$2800,00 com high steer, relações de diferencial mais curtas, molas, amortecedores e td mais, SEM OS EIXOS.
Qto o povo aqui pagaria p/ ter uma suspensão dessas no vitara?
chassi 1.000,00
molas 1.000,00
amortecedores 600,00
suspensão 1.500,00
direção 2.000,00
misc. 400,00
mão de obra 2.600,00
TOTAL 9.100,00
Mais R$ 5.000 para um par de eixos Troller e já chega em 14 paus. Ainda faltam as relações curtas, os bloqueios, os pneus 35" e rodas de 06 furos para fazer o investimento valer a pena....
Pode reservar uns R$ 20.000 para fazer BEM-FEITA uma transformação destas........:shock:
Abraços,
Bill
andre veiga
21/02/2008, 17:04
O Pablo,
Muito obrigado, tel anotado, como devo ir a SP na proxima semana, dou uma ligada para ele. Falar pessoalemte é sempre melhor não?
Pablo Toledo
21/02/2008, 17:44
Olá André;
Falar in loco é sempre melhor do que por telefone, sem dúvida.
Porém, neste caso eu ligaria pra ele antes e checaria o que ele tem para te oferecer, quanto custaria e em quanto tempo ele te entregaria o serviço. Se estiver dentro das suas expectativas e orçamento, daí sim eu iria à oficina para maiores detalhes.
É isso.
[]s
chassi 1.000,00
molas 1.000,00
amortecedores 600,00
suspensão 1.500,00
direção 2.000,00
misc. 400,00
mão de obra 2.600,00
TOTAL 9.100,00
Mais R$ 5.000 para um par de eixos Troller e já chega em 14 paus. Ainda faltam as relações curtas, os bloqueios, os pneus 35" e rodas de 06 furos para fazer o investimento valer a pena....
Pode reservar uns R$ 20.000 para fazer BEM-FEITA uma transformação destas........:shock:
Abraços,
Bill
ô Bill... desanima o povo nao sô...
nego tem vitara de 15mil, choraminga os diabos p/ pagar 500 mérreis num lockright, vc acha que vai topar pagar 20mil num upgrade de eixos?? heheehh
T+
Mas é que custa. Me diga onde tá errado o cálculo.......
Agora, que Vitareiro tem fama de chorão, isso é fato...........:mrgreen:
Abraços,
Bill
Mas é que custa. Me diga onde tá errado o cálculo.......
Agora, que Vitareiro tem fama de chorão, isso é fato...........:mrgreen:
Abraços,
Bill
nao que o calculo esteja errado já que esse setup é um dos melhores, mas dá p/ enxugar um bocado em pecas nao??
tipo. ao invez de D44 de trolha, um D44 de rural chulezao só com freio a disco dianteiro, suspensao de feixe na frente com jumelos articulados e original atras ( se for possivel mante-la com o D44 ) se nao feixe atras tb...
sei que nao é a melhor opcao usar feixes, mas funcionam e o custo é baixo, e ao menos o problema da fragilidade do vitara estaria resolvido.. heheheh
andre veiga
22/02/2008, 17:37
Fabiano
500,00 num LockRight? é isso mesmo?
Supercharger
22/02/2008, 19:50
Usado talvez seja.
Se bem que o dólar tá baixo né...
Pablo Toledo
22/02/2008, 21:03
Fabiano
500,00 num LockRight? é isso mesmo?
André, aqui em sampa tem LR zero na caixa por 600,00. Me fala quem tá vendendo por 500,00!:shock::dance:
[]s
Usado talvez seja.
Se bem que o dólar tá baixo né...
Gustavo,
Um amigo nosso acabou de comprar um em SP zerado na caixa por R$ 600,00 e está instalando.:concordo:
Supercharger
23/02/2008, 13:57
Daquele que não desbloqueia e tem que gastar mais 200 de SEDEX SP/BH/SP não vale. Custo final vai chegar em quase 1000 se incluir a M.O.
;-)
mak (SP/ZN)
23/02/2008, 14:45
ô Bill... desanima o povo nao sô...
nego tem vitara de 15mil, choraminga os diabos p/ pagar 500 mérreis num lockright, vc acha que vai topar pagar 20mil num upgrade de eixos?? heheehh
T+
Por isso que coloquei esses eixos e suspensão numa Explorer Sport V6 e não no Vitara... não existe almoço gratis... na ponta do lapis não é viavel...
mak (SP/ZN)
23/02/2008, 14:50
nao que o calculo esteja errado já que esse setup é um dos melhores, mas dá p/ enxugar um bocado em pecas nao??
tipo. ao invez de D44 de trolha, um D44 de rural chulezao só com freio a disco dianteiro, suspensao de feixe na frente com jumelos articulados e original atras ( se for possivel mante-la com o D44 ) se nao feixe atras tb...
sei que nao é a melhor opcao usar feixes, mas funcionam e o custo é baixo, e ao menos o problema da fragilidade do vitara estaria resolvido.. heheheh
gasta menos colocando isso num samurai que já é feixe...
Pablo Toledo
01/03/2008, 16:14
pessoal,
Este post é apenas para relatar que eu vi hoje aqui em São Paulo um Vitara com eixo rígido. Foi adaptado um par de Dana 30 de Engesa (não sei qual a relação utilizada), configuração four-link, embora na traseira tenha uma panhard. Ainda, o danado tinha Fox Air e ARB nos dois eixos e calça Goodyear MTR 33" com rodas beadlock. Sensacional!!!!
[]s
elmestizo
01/03/2008, 16:19
Pablo,
Este foi feito pela rc4x4 utilizando os eixos do ex-spyder!
abrass
Arrume umas fotos deste bicho ai pra gente ver ! :lol:
Pablo Toledo
02/03/2008, 13:27
Olá Fernando;
Eu quis tirar umas fotos pra mostrar pra galera, pois o carro é impressionante. Mas então pensei...se o dono da viatura até hoje não quis mostrar a adaptação, não serei eu que o farei sem a devida autorização.
[]s
Pablo Toledo
02/03/2008, 13:32
Pablo,
Este foi feito pela rc4x4 utilizando os eixos do ex-spyder!
abrass
É dessa criança mesmo que estamos falando. Eu só não sabia que o danado ainda contava com Fox Air e ARB nos dois eixos! :shock:
Há quem diga existir outro em Ilha Bela preparado pelo Daniel.
[]s impressionados
Alexandre X
02/03/2008, 20:30
O Erik toma umas cachaças e fuma uns charutos comigo, vou falar com ele...
bah... na boa... encarar o negocio como "segredo industrial"??? fala serio... se nao quer ser fotografado deixa dentro da garagem fechada...hehehh
se eu visse um vitara com SAS rodando aqui em BH se bobear eu até deitava debaixo p/ tirar fotos...heheheh
T+
Alexandre X
03/03/2008, 08:56
Segredo Industrial? Fabiano nao viaja.
Pablo Toledo
03/03/2008, 17:37
bah... na boa... encarar o negocio como "segredo industrial"??? fala serio... se nao quer ser fotografado deixa dentro da garagem fechada...hehehh
se eu visse um vitara com SAS rodando aqui em BH se bobear eu até deitava debaixo p/ tirar fotos...heheheh
T+
Fabil;
Tem segredo industrial não. Tanto é que o Rodrigo da RC4x4 me mostrou o carro todo e contou alguns detalhes. O fato é que apenas não quero soltar o rojão de outra pessoa :concordo:
[]s
Supercharger
03/03/2008, 20:47
não quero soltar o rojão de outra pessoa
Kakakakakaka!
Pablo Toledo
03/03/2008, 21:30
Kakakakakaka!
ehehe...tem uma expressão bem mais chula do que esta, mas melhor poupar todos...rs:concordo:
[]s educados
A galera em Portugal tá mandando vê !! 8-)
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_1.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_2.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15100_3.jpg
Maravilha a altura deste Vitara !
Quem vai ser o primeiro aqui.......!!:parede:
Maravilha para que esta altura?? Eu diria estúpida. Ainda mais porque o cara não jogou o eixo dianteiro para frente para livrar da caixa de roda....:parede:
Abraços,
Bill
olhando bem a suspensao. gostei mais do parachoque :concordo:
ô Bill... isso tá com cara de D30 néh???
e ae Morcegao... vai encarar o SAS ou nao..heheh
T+
ô Bill... isso tá com cara de D30 néh???
e ae Morcegao... vai encarar o SAS ou nao..heheh
T+
Fabiano,
Segundo o Miguel seu dono, este Vitara está com eixos de UMM, D30 na frente e D44 atras.
Maravilha para que esta altura?? Eu diria estúpida. Ainda mais porque o cara não jogou o eixo dianteiro para frente para livrar da caixa de roda....:parede:
Abraços,
Bill
Bill,
Achei que o eixo ficou um pouco inclinado pra frente, ou é impressão ?
Sim é um D30 na frente. Fica difícil de ver, mas parece que o caster está fora, provavelmente o cara girou o eixo para acertar o cardan e nem se preocupou com o caster........
Abraços,
Bill
davilsantos
14/03/2008, 15:03
aqui no rs tem um com eixo rigido na dianteira e motor diesel. eu vi ele na trilha do xucruts que teve aqui. ele ficou mais alto, deu uns 20 a 30 cm do meu (calço de 3" e pneu 31") parece que ficou bom, eu não andei perto do cara eh um cinza canvas, e n sei da onde o cara eh
miguel28
17/03/2008, 14:51
hehehe
o meu projecto já aqui anda !!!
pessoal deem openioes do que está mal ou o que poderia melhorar
abraço
mister_fly
17/03/2008, 14:54
alguem me sabe dizer se o pinhao e roda de coroa original do vitara encaixa no focinho do diferencial do jimny??
alguem me sabe dizer se o pinhao e roda de coroa original do vitara encaixa no focinho do diferencial do jimny??
Não.
:discordo:
hehehe
abraço
ô miguel... posta mais fotos ae p/ nos..
da suspensao dianteira e traseira... como vc deixou atras? mesmo sistema original ? ( 3 link com triangulo?) e na frente vc fez o que? 4 link ?
T+
miguel28
17/03/2008, 19:12
ainda nao tirei mais fotos, nao dá para trabalhar e tirar fotos , sou eu sozinho que estou a alterar.
atras é o mesmo sistema original , mas com alteração de braços e respectivos apoios
davilsantos
17/03/2008, 20:35
uma foto do vitara que comentei... talvez alguem ja o viu. acho que ele ta com eixos de rural.
hehehe
abraço
Miguel,
Tenho acompanhado seu topico no QTT, e ainda estou pensando na possibilidade de adaptar no meu Vitara.
Projecto corajoso este seu e o do Diogo.:concordo:
Conte ai mais detalhes pra gente...:-D
Parabéns.
MARCELO VITARA SUBMARINO
18/03/2008, 17:54
Mais um com eixos rigidos!!
file:///C:/DOCUME%7E1/ADMINI%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg
é o que eu estou falando p/ os caras aqui que nao querem gastar muito.... feixe de molas na frente... barateia e simplifica mmmuuuiiiitttooo a adaptacao...
esse da foto ae.. tá com eixos de hilux que na gringolandia custam em media 300 doletas O PAR em qualquer ferro-velho...
T+
Alguns vídeos bacanas :
http://www.youtube.com/watch?v=QiBx91a1m6E
http://www.youtube.com/watch?v=fAQ9H7TaI8g
http://www.youtube.com/watch?v=5rNhGyL9L_4
http://www.youtube.com/watch?v=WLJsdjCVa80
;)
abs
Flavio Miranda
02/04/2008, 23:00
Vcs pediram.... agora aguenta !!!:twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=QiBx91a1m6E&feature=related :concordo:
[ ] s
Flavio Miranda
02/04/2008, 23:11
Uma receitinha....
http://www.cardomain.com/ride/2373358
[ ] s
Flavio Miranda
02/04/2008, 23:39
Ó esse que beleza....
http://www.zukiworld.com/month_070107/images/readers_action-0707/sam_softich.JPG
Tem mais aqui :
http://www.zukiworld.com/main_departments_readersrides.htm
[ ] s
Flavio Miranda
03/04/2008, 00:08
Agora vê o trampo nas instrucoes em PDF...
Clica em www.trailtough.com (http://www.trailtough.com) e depois nas "... instructions color".
[ ] 's
Ricardo Luis
03/04/2008, 13:44
Ó esse que beleza....
http://www.zukiworld.com/month_070107/images/readers_action-0707/sam_softich.JPG
Tem mais aqui :
http://www.zukiworld.com/main_departments_readersrides.htm
[ ] s
GALERA QUE LEGAL A PROTEÇÃO EXTERNA ?:concordo: NUNCA TINHA VISTO :shock:! PROTEGEU O CARRO E O CABOCO ! NOTA 10 MELHOR QUE OS TRADICIONAIS SANTOS ANTONIOS... HEHE :palmas:
elmestizo
06/04/2008, 11:35
desistiram? :-D
Pablo Toledo
07/04/2008, 23:06
pessoALL;
Vejam o SAS desse Sidekick dos amigos canadenses!
http://www.youtube.com/watch?v=0DB8Hl9HYHc&eurl=http://www.obsessiveoffroadclub.com/video.htm
[]s
Leonardo Truccolo
15/04/2008, 14:53
Vitara com SAS no RS,
Abraço
Leonardo Truccolo
15/04/2008, 15:01
O Vitara é de Canela, RS
Abraço,,
Leonardo Truccolo
15/04/2008, 15:10
Mais umas,,,,
Walter Carlos Brossel
15/04/2008, 15:28
Mais umas,,,,
Leonardo, blz?
Show de bola!
Por acaso vc tem o contato desse cara? e mail, celular?
Pode passar por MP.
Um grande abraço.
legal.... finalmente umas fotos de SAS brasucas..hehehe
esse tá parecendo eixo de troller pois a bola dianteira esta á esquerda, portando ele tv deve ter trocado cambio e tcase ( pois a de vitara tem saida dianteira a direita).. a suspa parece ser 4link... e o cara usou alargador de para-lama de samurai..heheh
T+
É impressão minha ou essa grade dianteira dele tá parecendo as dos Vitaras V6?
tá parecendo nao.. é a do V6
T+
AlemãoRS
15/04/2008, 18:12
Esse vitara tem eixos e toda suspensão de troller, caixa e t-case de S-10 e o motor não sei se também é de S-10 ou se é de opala. Se não engano o dono é o antigo proprietário do samurai monstrinho do Felipe de Caxias do Sul.
bacana.. apenas se o motor for de opala, CAGOU..hehehe puxa.. essa camarada gosta mesmo de mecanica de S10 hien?? hehehehh
T+
AlemãoRS
15/04/2008, 18:32
Também acho que é uma cagada colocar motor de opala, motor antigo e pesado num suzuki não tem nada a ver.
Alemão, peça este cara pra cadastrar aqui no Forum, abrir um Topico e postar passo a passo pra gente !! :concordo:
Só isto...Hehe !!:mrgreen::mrgreen::mrgreen: