Ver Versão Completa : Giro do motor cai muito ao se ligarem os faróis
Olá!
Tenho um Niva 95 (motor 1.6 com carburador original russo) e, de uns tempos para cá, tenho observado um problema que tem me causado bastante aporrinhação: o giro do motor cai bruscamente e bastante ao serem acesos os faróis do carro. Mesmo uma pisada no freio, que faz acenderem as luzes de freio, já é acusada por uma ligeira queda de rotação do motor. Quanto mais faróis forem acesos, pior irá ficar a situação, o giro cai a ponto de o motor morrer, Isto, me obriga a manter a marcha lenta regulada para cerca de 1500 rpm, ao invés dos ca. de 900 rpm originais.além de consumir mais combustível, torna o motor ainda mais barulhento.
O alternador (do Corsa, 55 Ah) está em perfeita ordem, já foi revisado duas vezes, e está funcionando, bem como o regulador de voltagem nele embutido.
A impressão que tenho, totalmente empírica, é de que, ao se ligar qualquer item elétrico, o motor está sendo "freado", como se algo estivesse segurando o mesmo.
Alguma alma caridosa tem alguma idéia do que possa estar ocasionando este problema?
[ ]s
arlei_vitara
21/04/2010, 14:17
Gil !
Veja bem, é totalmente CHUTE meu :parede: :parede: então posso estar falando uma grande besteira ok !
O negocio é assim: no meu antigo Vitara que era carburado tbem, existia uma eletrovalvula que acionava um atuador pneumatico (diafragma) encarregado de compensar a marcha lenta quando se ligava farois do carro, assim como tbem tinha uma outra semelhante para compensar a queda da marcha lenta ao entrar o compressor do AC, e outra para "segurar" a lenta quando o cambio auto engatava Drive ...........enfim, era um carburador cheio de eletrovalvulas e atuadores prá lá de chatos de arrumar e manter funcionando.
Não sei se o carburador dos Niva tbem tem este tipo de dispositivo, vale a pena dar uma investigada, encontrar algum "manual de reparos" deste carburador..........o lance é que quanto estas eletrovalvulas e atuadores deixavam de funcionar no Vitara, acontecia algo semelhante, ou seja a lenta ficava instavel, querendo "morrer"
A outra opção, é que teu motor tá ficando FRACO :evil: :evil: :evil: daí só trocando mesmo por um motor de Suzuki, ou colocando um motor EXTRA / gerador para tocar os faróis e parte eletrica :mrgreen: :mrgreen:
[ ]s POAMNPAP
Ricardo Passoni
21/04/2010, 20:09
Gil meus 2 cents rs! ja verificou a bateria como esta?? os cabos da mesma, o aterramaneto ?? , sei que são coisas simples de se ver e tbem de se resolver!
Abraços
Cabo terra terminais de baterias com zinabre, positivo do cabo quase que totalmente rompido, ou mesmo o alternador é muito fraco para o sistema de iluminaçao que voce tem, quantos farois voce tem no carro e qual a potencia das lampadas do mesmo??
abraço
Gil meus 2 cents rs! ja verificou a bateria como esta?? os cabos da mesma, o aterramaneto ?? , sei que são coisas simples de se ver e tbem de se resolver!
Abraços
A bateria, embora já tenha mais de 3 anos, foi verificada e está em bom estado. As partidas são rápidas, e não há oscilação na intensidade das luzes quando o motor é acelerado.
Cabo terra terminais de baterias com zinabre, positivo do cabo quase que totalmente rompido, ou mesmo o alternador é muito fraco para o sistema de iluminaçao que voce tem, quantos farois voce tem no carro e qual a potencia das lampadas do mesmo??
abraço
Não há oxidação, o alternador é mais potente que o original e está instalado há mais de 4 anos, sendo que durante mais de 3 anos o problema não apareceu (ou seja, se fosse falta de potência do alternador, o problema já teria aparecido bem antes). Os faróis estão com lâmpadas de 80/100 W, mas têm relés instalados. Os faróis auxiliares (neblina e longo alcance também têm relés. Além disso, mais uma vez, esses faróis estão lá há 4 anos, sem que o problema aparecesse antes.
Não há oxidação, o alternador é mais potente que o original e está instalado há mais de 4 anos, sendo que durante mais de 3 anos o problema não apareceu (ou seja, se fosse falta de potência do alternador, o problema já teria aparecido bem antes). Os faróis estão com lâmpadas de 80/100 W, mas têm relés instalados. Os faróis auxiliares (neblina e longo alcance também têm relés. Além disso, mais uma vez, esses faróis estão lá há 4 anos, sem que o problema aparecesse antes.
é caro Gil, essa ficou fora do meu entendimento, quando resolverem por favor postem o problema.
abraços!!!
Ricardo Passoni
22/04/2010, 13:01
Gil tem algum fio que esta provavelmente com mau contato , mas veja se os reles tbem estão funcionando direito, bom leva em um bom auto eletrico para verificar tudo
Abraços no que precisar chama!
Olá!
Tenho um Niva 95 (motor 1.6 com carburador original russo) e, de uns tempos para cá, tenho observado um problema que tem me causado bastante aporrinhação: o giro do motor cai bruscamente e bastante ao serem acesos os faróis do carro. Mesmo uma pisada no freio, que faz acenderem as luzes de freio, já é acusada por uma ligeira queda de rotação do motor. Quanto mais faróis forem acesos, pior irá ficar a situação, o giro cai a ponto de o motor morrer, Isto, me obriga a manter a marcha lenta regulada para cerca de 1500 rpm, ao invés dos ca. de 900 rpm originais.além de consumir mais combustível, torna o motor ainda mais barulhento.
O alternador (do Corsa, 55 Ah) está em perfeita ordem, já foi revisado duas vezes, e está funcionando, bem como o regulador de voltagem nele embutido.
A impressão que tenho, totalmente empírica, é de que, ao se ligar qualquer item elétrico, o motor está sendo "freado", como se algo estivesse segurando o mesmo.
Alguma alma caridosa tem alguma idéia do que possa estar ocasionando este problema?
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Caro Amigo GIL,:(.:mrgreen:.
Para vc.postar tal problema neste forum deve ser algo dificil,pelo seu nivel de conhecimento em mecanicas especialmente em NIVAS.
Vi sua mensagem sobra o problema com a alavaca de cambio.Foi de alto conhecimento.
Embora leigo,deixo aqui votos de breve e definitiva solução para este problema.
Boa Sorte.
E.T. não se esqueça de postar a solução.
Abs.JOFRAN.:concordo:
Caro Amigo GIL,:(.:mrgreen:.
Para vc.postar tal problema neste forum deve ser algo dificil,pelo seu nivel de conhecimento em mecanicas especialmente em NIVAS.
Vi sua mensagem sobra o problema com a alavaca de cambio.Foi de alto conhecimento.
Embora leigo,deixo aqui votos de breve e definitiva solução para este problema.
Boa Sorte.
E.T. não se esqueça de postar a solução.
Abs.JOFRAN.:concordo:
Meus conhecimentos não vão tão longe, são básicos. Mas a idade tem suas vantagens, particularmente devido às experiências acumuladas, ou seja, meus conhecimentos se baseiam nessas experiências. Além disso, sou curioso, gosto de fuçar nas coisas, e também gosto de aprender como funcionam.
No caso particular, o eletricista já entregou os pontos, e o Wilson também não sabe mais o que fazer. O mais provável é que seja uma bobagem, alguma coisa idiota, tão idiota que ninguém sequer pensou nela. Pretendo levar o Niva na próxima semana a um outro eletricista de confiança, que talvez consiga achar a solução do problema. O ruim é que ele, embora não fique longe, fica fora de mão, além de estar sempre lotado. Ou seja, devo ficar sem o Niva por uns dois dias, e vou ter que me virar para chegar em casa e para ir buscar o carro...:-(
[ ]s
Meus conhecimentos não vão tão longe, são básicos. Mas a idade tem suas vantagens, particularmente devido às experiências acumuladas, ou seja, meus conhecimentos se baseiam nessas experiências. Além disso, sou curioso, gosto de fuçar nas coisas, e também gosto de aprender como funcionam.
No caso particular, o eletricista já entregou os pontos, e o Wilson também não sabe mais o que fazer. O mais provável é que seja uma bobagem, alguma coisa idiota, tão idiota que ninguém sequer pensou nela. Pretendo levar o Niva na próxima semana a um outro eletricista de confiança, que talvez consiga achar a solução do problema. O ruim é que ele, embora não fique longe, fica fora de mão, além de estar sempre lotado. Ou seja, devo ficar sem o Niva por uns dois dias, e vou ter que me virar para chegar em casa e para ir buscar o carro...:-(
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Caro Amigo Gil,
Se eu morasse ai,vc poderia contar com a minha carona.
Boa Sorte.Jofran
Caro Amigo Gil,
Se eu morasse ai,vc poderia contar com a minha carona.
Boa Sorte.Jofran
Hehehe... valeu, Jofran, obrigado!
Ricardo Passoni
22/04/2010, 17:59
Gil se for perto de casa tem carona garantida rs , mas vai de Samurai e quem sabe não compra logo um Suzuki rs
abraços
Gil se for perto de casa tem carona garantida rs , mas vai de Samurai e quem sabe não compra logo um Suzuki rs
abraços
Sai prá lá, ainda estou traumatizado com a carona de poucas quadras que o Maurício "Che" me deu, há alguns meses! Me virou do avesso, de tanto que pulava, eu me sentia como uma pipoca! rsrsrsrs
qualquer problema tenho um autoeletrico muito confiavel uma travessa da ricardo jafet, se tiver interesse da um toque que eu pego o endereço para voce.
Abraço
qualquer problema tenho um autoeletrico muito confiavel uma travessa da ricardo jafet, se tiver interesse da um toque que eu pego o endereço para voce.
Abraço
Obrigado, mas vou levar no que eu já conheço, e sei que é bom! Mas agradeço pelo interesse!
[ ]s
Ricardo Passoni
22/04/2010, 20:38
Sai prá lá, ainda estou traumatizado com a carona de poucas quadras que o Maurício "Che" me deu, há alguns meses! Me virou do avesso, de tanto que pulava, eu me sentia como uma pipoca! rsrsrsrs
Gil se cair alguma restauração eu refaço rs :mrgreen: e se precisar de RPG tbem indico uma amiga espetacular , e depois tem um lugar onde tem uma masagem tailandesa que vou te falar rs :mrgreen::razz:
abraços com tudo isso é para se pensar em ter um Samurai rs
Gil se cair alguma restauração eu refaço rs :mrgreen: e se precisar de RPG tbem indico uma amiga espetacular , e depois tem um lugar onde tem uma masagem tailandesa que vou te falar rs :mrgreen::razz:
abraços com tudo isso é para se pensar em ter um Samurai rs
Só se a massagista for tailandesa e bonita! :mrgreen:
Ricardo Passoni
22/04/2010, 21:53
Gil escolhe e num lugar chamado the palms rs! e bom viu rs ! recomendadissimo a todos !! pesquiza no google !
abraços
Jonatars
22/04/2010, 23:44
"Mesmo uma pisada no freio, que faz acenderem as luzes de freio, já é acusada por uma ligeira queda de rotação do motor."
Gil, possivelmente vc pode ter problemas com o hidrovácuo do freio, a valvula do mesmo ou a mangueira dele que sai do carburador pode estar furada, peça para o Wilson verificar antes de leva-lo a a outro eletricista, já passei por problema semelhante e depois de duas semanas tentando achar o poltergaist o problema era a maldita valvula:twisted:
Olá Gil !
É sabido que o giro do motor cai um pouco quando o alternador é acionado pelo regulador. Eu começaria desligando o fio que serve de referência para o regulador ligar o alternador. Depois ligaria o motor e acenderia os faróis para ver o resultado. Ser o giro não cair, o alternador seria o responsável pois estaria causando uma força contra-eletromotriz exagerada. Se vc puder fazer este procedimento, escreva o resultado para que eu possa tentar ajuda-lo. :pipoca:
Ab
CesarCowboy
23/04/2010, 09:23
Devido a minha pouco experiência, pode ser q eu esteja falando besteira, mas já tive um problema parecido com um VW Fusca.
Havia "roubo" de corrente e não conseguíamos achar da onde era. A solução, percorrer todo o chicote do carro e advinha? Um maldito fio desencapado dentro da porta do motorista.
Boa sorte na sua empreitada!
Abçs.
Flugêncio
23/04/2010, 18:13
Olá!
Tenho um Niva 95 (motor 1.6 com carburador original russo) e, de uns tempos para cá, tenho observado um problema que tem me causado bastante aporrinhação: o giro do motor cai bruscamente e bastante ao serem acesos os faróis do carro. Mesmo uma pisada no freio, que faz acenderem as luzes de freio, já é acusada por uma ligeira queda de rotação do motor. Quanto mais faróis forem acesos, pior irá ficar a situação, o giro cai a ponto de o motor morrer, Isto, me obriga a manter a marcha lenta regulada para cerca de 1500 rpm, ao invés dos ca. de 900 rpm originais.além de consumir mais combustível, torna o motor ainda mais barulhento.
O alternador (do Corsa, 55 Ah) está em perfeita ordem, já foi revisado duas vezes, e está funcionando, bem como o regulador de voltagem nele embutido.
A impressão que tenho, totalmente empírica, é de que, ao se ligar qualquer item elétrico, o motor está sendo "freado", como se algo estivesse segurando o mesmo.
Alguma alma caridosa tem alguma idéia do que possa estar ocasionando este problema?
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Gil,
Se ao pisar no freio, ocorre uma rápida perda de rpm, é pro lado do hidrovácuo/mangueira, como falou um colega anteriormente.
Mas ainda tb acho que possa ser algum diodo defeituoso no alternador. O link abaixo ajuda a ver umas medidas elétricas pra ver seu caso.
http://www.niva4x4.com/modules/Upload/uploads/secciones/medidas_electricas_con_voltimetro.doc
Ricardo Passoni
26/04/2010, 16:53
E ai Gil ja resolveu?? achou o problema??
Abraços
Jonatars e Flugêncio: o problema não está no servofreio, eu apenas citei os freios porque, ao acioná-los, as luzes de freio e o brake-light acendem, "roubando" um pouco mais de corrente, e nesta hora, a rotação cai ainda mais. Ou seja, o problema deve ser na parte elétrica.
Recebi um dica de uma pessoa muito experiente, vou testá-la, mas ainda não vou citá-la, para não causar mais confusão. Se a dica estiver correta, não só citarei a sugestão como também a pessoa que meu passou a dica.
[ ]s e obrigado pelo interesse!
Jonatars e Flugêncio: o problema não está no servofreio, eu apenas citei os freios porque, ao acioná-los, as luzes de freio e o brake-light acendem, "roubando" um pouco mais de corrente, e nesta hora, a rotação cai ainda mais. Ou seja, o problema deve ser na parte elétrica.
Recebi um dica de uma pessoa muito experiente, vou testá-la, mas ainda não vou citá-la, para não causar mais confusão. Se a dica estiver correta, não só citarei a sugestão como também a pessoa que meu passou a dica.
[ ]s e obrigado pelo interesse!
Caro Amigo Gil,:mrgreen:
Conseguiu resolver o problema do NIVA?:pensativo:.
Estou curioso para saber.
Abs.JOFRAN.:pipoca:
Caro Amigo Gil,:mrgreen:
Conseguiu resolver o problema do NIVA?:pensativo:.
Estou curioso para saber.
Abs.JOFRAN.:pipoca:
X2:pipoca:
Caro Amigo Gil,:mrgreen:
Conseguiu resolver o problema do NIVA?:pensativo:.
Estou curioso para saber.
Abs.JOFRAN.:pipoca:
Deixei o Niva no eletricista há uma hora, amanhã devo ter notícias dele. Também estou curioso para saber o que está acontecendo! :D
[QUOTE=Girti;1156433]Deixei o Niva no eletricista há uma hora, amanhã devo ter notícias dele. Também estou curioso para saber o que está acontecendo! :D[/QUOT
Caro Gil,:mrgreen:
Estamos aguardando,nunca se sabe o dia de amanhã.
Abs. Jofran.:pipoca:
[QUOTE=Girti;1156433]Deixei o Niva no eletricista há uma hora, amanhã devo ter notícias dele. Também estou curioso para saber o que está acontecendo! :D[/QUOT
Caro Gil,:mrgreen:
Estamos aguardando,nunca se sabe o dia de amanhã.
Abs. Jofran.:pipoca:
É isso aí! :lol: :lol: :lol:
nearzero
12/05/2010, 16:37
Obrigado, mas vou levar no que eu já conheço, e sei que é bom! Mas agradeço pelo interesse!
[ ]s
Po gil, uma das partes mais chatas do niva, do meu, pelo menos é a parte elétrica. Eu num entendo bulhufas disso. Inclusive estou com um probleminha chato tb. Se seu autoelétrico resolver, passa o contato para nós meros mortais hehehe. pls!!!
O meu é o seguinte:
Tenho chave geral. Na marcha lenta, se eu ligo qualquer dos faróis ( alto, baixo, ou somente milha) e fecho a borboleta da baterial o carro morre, ou seja o alternador não aguenta. Ele só nao reclama quando passa dos 2000 rpm. O problema só ficou irritante quando uma bela noite, voltei pra casa (Z/L) e tava pra variar um trânsito colossal. Adivinha o que aconteceu... No meio do viaduto me acaba a bateria no TALO!!!. Esse alternador já foi feita revisão, e a bateria não tinha um ano de uso. Ta certo que eu tiro o carro da garagem quase uma vez por mes só... Outro problema é que todos os intrumentos do painel são influenciados pelos faróis, até o medidor de RPM. Até o medidior do óleo e do combustível. E nenhum autoelétrico que eu tenha levado, aceitou mexer no bicho. Do resto o niva ta excelente, porém esse painel me deixa maluco... Mais maluco...
BACALHAU
12/05/2010, 18:16
Near, não vou me meter :shock: a solucionar o problema do seu NIVA à distância. Isso é trabalho para "mãe Dinah". :mrgreen:
Mas, vou lhe dar uma pista.
Uma das piores falhas elétricas, na minha opinião, é um mau contato no neutro, em circuitos de Corrente Alternada (CA), ou mau contato no negativo, em circuitos de Corrente Contínua (CC).
No caso dos automóveis é CC. 12VCC (doze Volts Corrente Contínua).
Um mau contato no negativo faz com que o ponto do mau contato se aqueça e com isso aumenta a corrosão e, consequentemente, aumenta o mau contato.
Imagine aquele trânsito do final do dia na marginal (qualquer uma :mrgreen:). Os veículos são os elétrons que vão alimentar os seus faróis, rádio, painel, ... De repente um acidente interrompe uma pista. A coisa começa a ficar ruim. Aí um babaca diminui para olhar e o que vem atrás "pimba", na traseira dele. Outra pista bloqueada. Aumenta o estresse (calor). Outro camarada apressado e irritado com a situação, pois tem o que fazer (acender os faróis, rádio, ...) força a passagem e... advinhe? A coisa toda só piora. Até que chega ao ponto que se os "marronzinhos" (você) não corrigirem o problema, ninguém mais passa e pode até acontecer algo mais grave.
Se esse acidente acontece em um horário sem trânsito (nada de farol de milha, rádio, lanternas, etc.) a coisa toda passa desapercebida.
Você disse que tem uma chave geral. Com certeza ela está ligada no negativo da bateria. Verifique seus contatos. Veja se não estão frouxos ou com corrosão. Veja se o contato dessa chave com a carroceria do seu NIVA está bem feito (a tinta funciona como isolante elétrico).
Qualquer eletricista de automóveis que se preze saberá lhe dizer se o seu alternador está carregando convenientemente a sua bateria e também se a sua bateria está OK ou não.
De nada adianta você ter uma bateria de 70 A/h (capacidade de fornecer 70 A durante uma hora, 35 A durante duas horas, e assim por diante) se o seu alternador só fornece 55 A/h e a soma total da carga ligada (faróis, lanternas, rádio, etc.) for maior do que o seu alternador suporta. Advinha que vai pagar a conta: a bateria (se tiver carga para isso). Você disse que o seu carro só sai da garagem uma vez por mês. Então, dificilmente a sua bateria está sendo totalmente carregada.
Outro ponto. Você menciona que se o giro está acima de 2.000 rpm o alternador dá conta do recado, duas coisas estão acontecendo.
1 - Seu alternador (e/ou regulador de voltagem) está ruim.
2 - Sua bateria está sem carga sufuciente para suprir a demanda que o alternador não supre (ou então é aquele ponto de mau contato da historinha lá em cima).
A diferença básica entre o alternador e o dínamo (que equipava os carros antigos (Fusca, p.ex.) é que o alternador fornece a mesma carga em qualquer faixa de rotação e o dínamo aumentava a carga elétrica gerada de acordo com o aumento do rpm. Ou seja, o dínamo quanto mais rápido girava, mais produzia.
Faça essas verificações simples e depois nos conte as conclusões.
Calcule também o consumo dos equipamentos do seu carro e veja se estão dentro do limite que seu alternador e bateria aguentam.
Boa $orte.
BACALHAU
12/05/2010, 18:36
"Senhor" Gil, e aí?
Esqueceu a viatura no eletricista? :pensativo:
Qual foi a conclusão que chegaram? :roll:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Haja pipoca... :twisted:
"Senhor" Gil, e aí?
Esqueceu a viatura no eletricista? :pensativo:
Qual foi a conclusão que chegaram? :roll:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Haja pipoca... :twisted:
:mrgreen: :pensativo:. Estamos no maior suspense aguardando o ''GRAND FINALE''.
Qual a causa ? O que aconteceu com o Niva? Onde ele estará agora?
Não deixem de assistir o próximo capitulo.:pipoca::pipoca:.
:mrgreen: :pensativo:. Estamos no maior suspense aguardando o ''GRAND FINALE''.
Qual a causa ? O que aconteceu com o Niva? Onde ele estará agora?
Não deixem de assistir o próximo capitulo.:pipoca::pipoca:.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Hehehe... pois é, o eletricista testou meu carro com outro alternador, e o problema persistiu. A tese já comentada por uma pessoa experiente de que o problema é de aterramento foi reforçada por ele.
O carro está agora no Wilson, para a troca dos diferenciais (sai 10x43, entra 11x43), e ele vai aproveitar para checar alguns aterramentos.
Aguardem o próximo emocionante capítulo! :shock:
emilioleonardo
13/05/2010, 13:25
Eu chuto em mal contato. Como o carro tem muitas ligações em série, só verificar os cabos em comum para a parte da iluminação que está com problemas, lá está a causa de tudo.
Eu chuto em mal contato. Como o carro tem muitas ligações em série, só verificar os cabos em comum para a parte da iluminação que está com problemas, lá está a causa de tudo.
Não é só a iluminação que é acusada pela marcha lenta. É incrível, mas se eu usar o acendedor de cigarros, a rotação cai. O mesmo é percebido quando piso no freio. Mas eu chego lá! :parede: :parede: :parede:
emilioleonardo
13/05/2010, 15:53
No natal 4x4 tem alguns desenhos da parte elétrica original do niva, se observa-lo, vai perceber que quase todo o sistema é em série. Então, um mal contato (ou fuga) na parte comum a esses itens pode causar a perda de energia.
Também pode ser alimentação da bobina, no meu caso, quando eu parava meu niva (depois de quente) ele começava a perder rotação e morria, assim que troquei e reposicionei a bobina, ele ficou ótimo (meu caso bobina ruim)!!! Ou seja, se a alimentação da bobina estiver falha, com a queda de energia (voltagem) ela começa a perder força e não produzir a tensão necessária.
Tente "bypassar" os sistemas elétricos com um cabo em bom estado que você encontra onde está o erro.
Na minha opinião, a falha na rotação do motor é a coisa mais cruel de ver em um carro, são inumeras possibilidades.
BACALHAU
13/05/2010, 16:46
O meu palpite é que o problema está entre o pára-choques dianteiro e o traseiro :shock: (pára-choques), passando pelo motorista. :twisted: :mrgreen:
BoaTrilha
13/05/2010, 17:04
O meu palpite é que o problema está entre o pára-choques dianteiro e o traseiro :shock: (pára-choques), passando pelo motorista. :twisted: :mrgreen:
Acertou em cheio!!!!! rs
No natal 4x4 tem alguns desenhos da parte elétrica original do niva, se observa-lo, vai perceber que quase todo o sistema é em série. Então, um mal contato (ou fuga) na parte comum a esses itens pode causar a perda de energia.
Também pode ser alimentação da bobina, no meu caso, quando eu parava meu niva (depois de quente) ele começava a perder rotação e morria, assim que troquei e reposicionei a bobina, ele ficou ótimo (meu caso bobina ruim)!!! Ou seja, se a alimentação da bobina estiver falha, com a queda de energia (voltagem) ela começa a perder força e não produzir a tensão necessária.
Tente "bypassar" os sistemas elétricos com um cabo em bom estado que você encontra onde está o erro.
Na minha opinião, a falha na rotação do motor é a coisa mais cruel de ver em um carro, são inumeras possibilidades.
A bobina é quase nova, mas mesmo assim, eu testei uma outra bobina no lugar, e o problema persistiu.
Agora a coisa complicou! O Wilson aterrou o alternador, e agora o problema é intermitente, tem hora que aparece, tem hora que some.
QUERO MINHA MÃÃÃÃÃÃE!!!! :parede: :parede: :parede:
nearzero
14/05/2010, 13:26
caraidiasa sr bacalhau, agora eu aprendi alguma coisa hehehehe Eu achava que o aternador fucionava como vc explicou que o dínamo funciona. quando dou uma aceleradinha com o carro de noite todas as luzes ficam mais fortes hauhauha Outra coisa que percebi tb foi ontem, que liguei o carro um pouco e quando troquei da lanterna pro farol baixo o carro ameaçõu morrer... Preciso ir atrás disso urgentemente... hehehe
Um sério problema que tenho é que não consigo achar um autoelétrico que preste. Quando acho os caras só mechem em carro novo, dizem que carro antigo só da problema mas dinheiro que é bom nada... hehehe
Valeu amigo!!! grande abraço
BACALHAU
14/05/2010, 14:19
Sugestão: arranca logo fora o alternador russo e o regulador de voltagem (que já vem embutido nos alternadores mais modernos) e coloca outro de maior capacidade (alternador do Tempra, de 90 A, p.ex.) e seja feliz.
emilioleonardo
15/05/2010, 13:28
Gente! No meu niva, se eu bombar o pé no freio a rotação do motor cai (em marcha lenta), isso é normal? No momento estou com o servo do freio de santana e freios a disco.
Ricardo Passoni
15/05/2010, 15:58
Meu pitaco é aterramento! , mas o regulador deve estar em pane! bobina e por ai vai , ja teria a muito tempo trocado o alternador por outro de carro nacional! mas vai de cada um rs! , tem um auto eletrico que conheço onde eles tem uma espécie de caneta que ao se passar nos fios onde esta rompido , não acende uma espécie de luz !
Abraços e a disposição !
Gente! No meu niva, se eu bombar o pé no freio a rotação do motor cai (em marcha lenta), isso é normal? No momento estou com o servo do freio de santana e freios a disco.
Normalmente, isto é indício de que há problemas no servofreio. Verifique, e faça-o logo, com freios não se brinca!
Meu pitaco é aterramento! , mas o regulador deve estar em pane! bobina e por ai vai , ja teria a muito tempo trocado o alternador por outro de carro nacional! mas vai de cada um rs! , tem um auto eletrico que conheço onde eles tem uma espécie de caneta que ao se passar nos fios onde esta rompido , não acende uma espécie de luz !
Abraços e a disposição !
Graaaande Ricardo, leia a mensagem #1, na qual eu informo que o alternador é do Corsa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: O regulador é embutido, e está OK, já foi checado.
Tudo indicava que, de fato, se tratava de um problema de aterramento. Mas o Wilson aterrou o alternador, e o problema agora se tornou intermitente. Hoje de manhã ele não estava ocorrendo, mas meia hora depois, o problema apareceu. Coisa de louco... Acho que vou perder o cabelos que me restam! :parede:
BACALHAU
15/05/2010, 19:20
Gente! No meu niva, se eu bombar o pé no freio a rotação do motor cai (em marcha lenta), isso é normal? No momento estou com o servo do freio de santana e freios a disco.
Probabilidade de 94,73% de ser o diafragma do servo dando passagem de ar para o motor. :concordo:
emilioleonardo
15/05/2010, 19:44
Hmmm, fiz o freio recentemente, troquei o original do niva pelo do Santana. Quando eu vi isso a primeira vez e avisei ao dinho (mecanico que fez o serviço) ele disse que era normal de acontecer. Só para esclarecer, não da esse problema se eu der uma apertada, isso ocorre quando eu bombo o freio várias vezes seguida com o carro parado e em marcha lenta.
Como faço para verificar se é o diafragma? qual teste poderia fazer, ou onde tenho que abrir para verificar?
Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.
(...)
Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.
Emílio, não se trata de perda de contato, e sim de queda da rotação do motor. Nada, na parte elétrica, deixa de funcionar. Mas, respondendo à sua pergunta, o problema acontece qualquer que seja a condição de temperatura do motor.
BACALHAU
15/05/2010, 20:04
Hmmm, fiz o freio recentemente, troquei o original do niva pelo do Santana. Quando eu vi isso a primeira vez e avisei ao dinho (mecanico que fez o serviço) ele disse que era normal de acontecer. Só para esclarecer, não da esse problema se eu der uma apertada, isso ocorre quando eu bombo o freio várias vezes seguida com o carro parado e em marcha lenta.
Como faço para verificar se é o diafragma? qual teste poderia fazer, ou onde tenho que abrir para verificar?
Girt, você verificou se isso só acontece depois que o carro aquece, ou com ele frio também rola? Os fios podem se dilatar com o calor e se tiver quebras, perder o contato entre eles.
Solte a mangueira do vácuo do motor jundo ao servo freio.
Vede-a MUITO BEM com uma rolha de borracha, p.ex.
Ligue o motor e faça o teste (bombe o freio). Note que ele vai ficar mais "duro" :shock:, pois está sem a assistência do motor.
Verifique se o problema persiste (o motor falha).
Como essa é a única ligação entre o motor e o freio...
Oficinas especializadas em freio tem recursos mais adequados de testar o servo freio.
Agora, por curiosidade: Se o freio é novo e funciona a contento, porque você o "bomba"?
Outra pergunta, você usou peças novas ou de sucata?
Já aconteceu problema semelhante com uma Saveiro que eu tinha, o mecânico revisou todo o sistema de freio, testou o servo e disse que tudo estava OK. Como eu sou teimoso e tinha um servo igual que seria instalado em um CJ, mandei-o trocar. O problema sumiu.
emilioleonardo
16/05/2010, 07:43
As peças do freio são todas novas (exceto pinças e disco)... bombei inicialmente quando o mecanico tava conectando as peças do freio e me pediu pra fazer isso. Mas como sou curioso, também fiz isso depois que sai da oficina, e essa situação persistiu. Conversei com várias pessoas sobre isso, o que a maioria tinha me passado foi que: se isso acntecer por causa de uma pisada é ruim, mas com pisadas continuas, é natural, já que está ligado ao motor e assim afeta o seu funcionamento.
Assim que der, vou fazer esse seu teste, só pra ter certeza. :D
BACALHAU
16/05/2010, 08:49
NÃO É NORMAL que pisadas no freio, seja de que jeito for, afetem o funcionamento do motor.
Uma vez que o servo freio atua com o vácuo formado pelo motor, ainda aposto em um possível problema nesse sistema, provocando uma "falsa" entrada de ar.
BACALHAU
29/05/2010, 09:47
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
Nem o Gil e nem o Emilio dizem nada. :pensativo:
Estou achando que o defeito, nos dois casos, está naquela peça que fica entre o volante e o banco dianteiro esquerdo. :twisted: :twisted: :twisted:
Bom Dia Amigo Gil,Saude e Paz.:mrgreen:
Como ficou a solução do seu Niva,em relação a queda do ''GILRO'':smile: do motor em relação a parte eletrica?:pensativo:
O mistério continua, mas algumas hipóteses foram eliminadas. O pior é que agora, depois de algumas medidas "corretivas", com um aterramento dulpo do alternador, o problema passou a ser intermitente, vai e volta, e ainda não conseguimos descobrir o que faz com que isto aconteça... :(
O mistério continua, mas algumas hipóteses foram eliminadas. O pior é que agora, depois de algumas medidas "corretivas", com um aterramento dulpo do alternador, o problema passou a ser intermitente, vai e volta, e ainda não conseguimos descobrir o que faz com que isto aconteça... :(
Gil, o que é aterramento DULPO ? :mrgreen:
Falando sério, onde exatamente foi feito o aterramento ? A carcaça já não é aterrada ?
Gil, o que é aterramento DULPO ? :mrgreen:
Falando sério, onde exatamente foi feito o aterramento ? A carcaça já não é aterrada ?
A conselho do eletricista, como "tira-teima", foram ligados ao alternador dois cabos, um deles vai até a carroceria, o outro até o polo negativo da bateria. Como o defeito persiste, este útlimo foi logo desconectado, pois estava anulando a chave geral que tenho instalado no SUVdesenvolvido.
Como o problema só está ocorrendo após o carro rodar por algum tempo, surgiu a hipótese de ele estar relacionado ao calor do motor, que estaria provocando algum tipo de mau contato devido ao aquecimento. A próxima experiência será trocar temporariamente a bateria, para ver se a bateria que está instalada, já com 3,5 anos, pode estar com algum problema ocasionado pela alta temperatura do motor. O problema é achar quem empreste a tal bateria... :-(
A conselho do eletricista, como "tira-teima", foram ligados ao alternador dois cabos, um deles vai até a carroceria, o outro até o polo negativo da bateria. Como o defeito persiste, este útlimo foi logo desconectado, pois estava anulando a chave geral que tenho instalado no SUVdesenvolvido.
Como o problema só está ocorrendo após o carro rodar por algum tempo, surgiu a hipótese de ele estar relacionado ao calor do motor, que estaria provocando algum tipo de mau contato devido ao aquecimento. A próxima experiência será trocar temporariamente a bateria, para ver se a bateria que está instalada, já com 3,5 anos, pode estar com algum problema ocasionado pela alta temperatura do motor. O problema é achar quem empreste a tal bateria... :-(
Defeito intermitente as vezes é tão difícil de achar que chega a tirar a lógica da análise . Acho que se a bateria estivesse ruim a ponto de interferir deste jeito no funcionamento, ela não teria nem condição de dar a partida. Mas não custa tentar.
Defeito intermitente as vezes é tão difícil de achar que chega a tirar a lógica da análise . Acho que se a bateria estivesse ruim a ponto de interferir deste jeito no funcionamento, ela não teria nem condição de dar a partida. Mas não custa tentar.
A bateria parece estar ótima, não nega fogo nas partidas, mas, como você mesmo escreveu, defeito intermitente é uma desgraça, é muito mais difícil de ser localizado, o que me faz tentar de tudo (ou melhor, quase tudo! :mrgreen:) para descobrir a origem do problema.
A bateria parece estar ótima, não nega fogo nas partidas, mas, como você mesmo escreveu, defeito intermitente é uma desgraça, é muito mais difícil de ser localizado, o que me faz tentar de tudo (ou melhor, quase tudo! :mrgreen:) para descobrir a origem do problema.
O defeito não era intemitente e passou a ser depois do aterramento. Me passa a idéia de que agora o defeito ficou "mascarado" e dessa maneira será mais difícil acha-lo. Eu partiria do princípio começando por desligar a referência do alternador para saber se o giro cai devido a força mecânica do alternador (defeito em algum enrolamento interno que poderia provocar uma força contra eletromotriz forçando o motor a diminuir o giro) ou se é por falta de corrente para a bobina.
[]s
O defeito não era intemitente e passou a ser depois do aterramento. Me passa a idéia de que agora o defeito ficou "mascarado" e dessa maneira será mais difícil acha-lo. Eu partiria do princípio começando por desligar a referência do alternador para saber se o giro cai devido a força mecânica do alternador (defeito em algum enrolamento interno que poderia provocar uma força contra eletromotriz forçando o motor a diminuir o giro) ou se é por falta de corrente para a bobina.
[]s
O eletricista substituiu o alternador (que já havia sido revisado, e teve algumas peças substituídas por outro eletricista) por um novo, e o problema persistiu. Mas concordo com você, a idéia de aterrar duplamente (na verdade, triplamente, já que o alternador já é aterrado) é uma espécie de quebra-galho, que passa por cima do real problema.
Entretanto, você me deu uma idéia, que posso executar com facilidade: a bobina que está instalada é um do Gol, mas a original está em seu lugar, como um backup, basta trocar alguns fios e cabos. Vou fazer um teste, reativando a bobina original (que está OK, a troca foi devida a um conselho de um niveiro amigo, pois a bobina do Gol tem maior quantidade de faíscas por segundo). Depois eu conto o que aconteceu!
BACALHAU
31/05/2010, 05:07
...
a bobina do Gol tem maior quantidade de faíscas por segundo).
...
Não entendi. :pensativo:
O que determina o número de faíscas é a rotação do motor através da abertura e fechamento do platinado. Ou seja, cada vez que o platinado fecha, energiza a bobina e esta envia uma faísca.
Maior rotação do motor = maior número de faíscas.
Gil, vc usa a bobina do MI, ok?
A quantidade de faíscas é a mesma, o que vai determinar é a rotação do motor atrvés do platinado ou módulo de ignição, como disse o amigo Bacalhau. O que diferencia as bobinas plásticas(MI) das asfálticas( cilindrica COMUM) é a maior potência e a capacidade de manter a potência da centelha estável mesmo em regimes altos. Mas, como não há almoço gratis (by Billj) as bobinas plásticas são muito mais sensíveis a alterações na corrente de entrada, sendo muito muito maior a probabilidade de explodir em caso de sobre-tensão.
Se realmente seu problema tiver a ver com a bobina, ela pode ter sido danificada por alguma sobretensão tempos atrás e hoje não fornece toda a centelha disponível, então quando "sobra" corrente (farois desligados) ela vai bem, mas qdo aumenta o consumo ela apresenta o defeito.
Abraços
Descartado o alternador então o defeito parece estar na bobina (com defeito, como sugerido pelo Cursino ou nas ligações para ela). Mas para ter certeza, minha sugestão é que vc afaste um pouco o cabo que sai da bobina para visualizar as centelhas (sem deixar o motor apagar) e acender os farois. As faíscas deverão continuar azuladas e constantes em acordo com a rotação do motor. Faíscas amarelas ou inconstantes já dá para começar a fechar o cerco no defeito.
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Não entendi. :pensativo:
O que determina o número de faíscas é a rotação do motor através da abertura e fechamento do platinado. Ou seja, cada vez que o platinado fecha, energiza a bobina e esta envia uma faísca.
Maior rotação do motor = maior número de faíscas.
Meu Niva tem ignição eletrônica.
Cursino e Dinola, obrigado pelo interesse!
Cursino, falei com o Wilson (meu mecânico) hoje cedo e comentei sobre a possibilidade de o problema estar na bobina do Gol (vide parágrafo abaixo). Ele fez um comentário mais ou menos parecido com o seu. Já troquei de bobina (a original estava instalada, foi só religar os fios).
Dinola, o seu comentário #60 me deixou com a pulga atrás da orelha, pois me lembrei que comecei a perceber o problema com os faróis pouco depois de instalar a bobina do Gol, razão pela qual achei que valia a pena fazer o teste de troca de bobinas.
Agora o negócio é rodar com o Niva, para ver o que acontece!
[ ]s
thgteixeira
31/05/2010, 15:02
Falando em "rodar com o niva", vi o sr. na última sexta-feira, parte da tarde, na Berrini.
Falando em "rodar com o niva", vi o sr. na última sexta-feira, parte da tarde, na Berrini.
Sorry, Thiago, mas não era eu, na sexta-feira eu não saí com o carro... Aliás, há um bom tempo que não passo na Berrini...
Será que meu Niva foi clonado? :shock: :mrgreen:
BACALHAU
31/05/2010, 16:29
Meu Niva tem ignição eletrônica.
Ainda assim, o número de faíscas produzidas pela bobina é diretamente proporcional à rotação do motor.
Eu acho que você, devido ao número de anos e alta quilometragem "rodada", está apresentando "trincas", "bolhas" (flatulência??? :twisted:) além de outro sintomas e desgaste de material. :mrgreen:
Cuidado. Risco de acidente eminente.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:
Cursino e Dinola, obrigado pelo interesse!
Cursino, falei com o Wilson (meu mecânico) hoje cedo e comentei sobre a possibilidade de o problema estar na bobina do Gol (vide parágrafo abaixo). Ele fez um comentário mais ou menos parecido com o seu. Já troquei de bobina (a original estava instalada, foi só religar os fios).
Dinola, o seu comentário #60 me deixou com a pulga atrás da orelha, pois me lembrei que comecei a perceber o problema com os faróis pouco depois de instalar a bobina do Gol, razão pela qual achei que valia a pena fazer o teste de troca de bobinas.
Agora o negócio é rodar com o Niva, para ver o que acontece!
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Ok, se a troca da bobina resolver, beleza ! Boa sorte e poste o resultado.:concordo:
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Cursino e Dinola, obrigado pelo interesse!
Cursino, falei com o Wilson (meu mecânico) hoje cedo e comentei sobre a possibilidade de o problema estar na bobina do Gol (vide parágrafo abaixo). Ele fez um comentário mais ou menos parecido com o seu. Já troquei de bobina (a original estava instalada, foi só religar os fios).
Dinola, o seu comentário #60 me deixou com a pulga atrás da orelha, pois me lembrei que comecei a perceber o problema com os faróis pouco depois de instalar a bobina do Gol, razão pela qual achei que valia a pena fazer o teste de troca de bobinas.
Agora o negócio é rodar com o Niva, para ver o que acontece!
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Pois é, rodei um pouco com o Niva, o suficiente para comprovar que a bobina não é a vilã dessa história, pois o problema persiste.
Vamos partir para mais pesquisa, agora por parte do eletricista, porque eu já cansei da brincadeira!
Ricardo Passoni
01/06/2010, 08:48
Gil , como estão os cabos de vela e do distribuidor?? ja fez uma segunda linha para testar?? rotor como esta? , sei que para vc são coisas bobas mas as vezes , pensamos em outras coisas e esquecemos de simples "problemas" , sei que hj existem em auto eletricos , uma especie de caneta que vai sendo passada pelo fio, e ela acende qdo esta rompido o mesmo mas demora pra caramba alem de ter que tirar o chicote do carro!
Abraços qquer coisa chama ai!
Eduardo Velo
01/06/2010, 10:58
Gil , isso é só falta de tecnologia , deixa os farois apagados e usa esse oculos ... rs ...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145248691-oculos-de-visao-noturna-call-of-duty-modern-warfare-2-_JM
Como ja foram feitos varios testes , vc ja fez um teste com ligação direta dos farois , by-passando o esquema original ?? pode ter uma fuga de corrente ... pode não dar em nada , mas não custa tentar ...
abs ... Edu
Pois é, rodei um pouco com o Niva, o suficiente para comprovar que a bobina não é a vilã dessa história, pois o problema persiste.
Vamos partir para mais pesquisa, agora por parte do eletricista, porque eu já cansei da brincadeira!
Gil, desculpe a insistência mas pelo menos veja o estado das faíscas como citei porque o defeito pode não estar exatamente na bobina mas nos ítens que fazem parte da sua alimentação (12 V que vem da chave de contato e ignição eletrônica). Vamos achar este maledeto defeito!!!!!!!:mad:
[]
Como o problema já está ocorrendo há tempo, tenho como, aos poucos, eliminar hipóteses. Como descrevi em outra mensagem, eu já havia feito um teste, lá no Wilson, deixando o motor ligado até esquentar, o que não fez com que o problema aparecesse, mas o mesmo apareceu pouco depois que comecie a rodar com o carro. Hoje, fiz novo teste e... EURECA, consegui, enfim, descobrir QUANDO o problema aparece. Falta agora somente descobrir porque...
Qual foi o teste? Deixei o motor ligado até que esquentasse, lampejei os faróis (alto+longo alcance), e nada aconteceu. A seguir, acelerei o motor algumas vezes e lampejei novamente os faróis. BINGO!, a rotação do motor despencou. Desliguei imediatamente o motor e a ignição, ligando-os em seguida, sem pausa nenhuma. Lampejei os faróis e... nada! Acelerei o motor e lampejei os faróis, o que fez a rotação despencar de novo. Desta forma, consegui descobrir que o problema só ocorre após o motor ser acelerado ao menos uma vez. Repeti a experiência diversas vezes, e o resultado era sempre o mesmo.
Mais tarde, passei no auto-elétrico e contei a ele o ocorrido, e ele levantou a hipótese de o problema estar na lâmpada de aviso da carga de bateria. Segundo ele, esta lâmpada (nos Nivas de 95 em diante, a luz de aviso de carga da bateria está conectada a um circuito impresso) pode estar com algum problema, o que estaria causando uma espécie de magnetização (estou usando minha linguagem "leiga", o termo técnico pode ser outro!). O processo de "magnetização" seria desativado quando eu desligasse a ignição, retornando quando eu acelerava o carro.
Vou deixar o Niva no auto-elétrico na próxima semana, após o feriado, vamos ver o que acontece! Em todo caso, já há sintomas mais claros, que poderão levar, enfim, a uma solução.
BACALHAU
01/06/2010, 21:15
Gil. TROQUE o fio que vai do alternador à bateria por um NOVO, inclusive terminais.
Esses terminais devem ser SOLDADOS ao fio e bem apertados. As conexões desses terminais ao alternador e à bateria, também devem ser bem firmes (apertadas).
Utilize um fio compatível com a corrente (amperagem) do alternador, no caso 55A. Eu usaria um cabo de 6 mm².
Se isso não resolver eu lhe mando o valor do cabo e dos terminais.
Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
Muito provavelmente o módulo.
Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
[]s
Depois do sintoma delatado acima, acredito mais ainda no sistema de ignição.
Muito provavelmente o módulo.
Quando vc dá a partida o módulo não é muito exigido (baixa rotação). Quando se acelera pode haver alguma descompensação interna (capacitor ou transístor em fuga, resistor alterado) e aí quando acende os farois, a tensão da bateria cai levemente e o módulo não compensa esta queda. Mas tambem pode ser nas adjacencias (como os 12 V ou terra que alimentam a bobina e o módulo). Faíscas amareladas ou inconstantes indicariam isto. Basta olhar para se confirmar a suspeita!
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Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.
Dinola, está havendo um mal entendido. A rotação do motor, na marcha lenta, cai, mas o rendimento do motor, quando em uso, não se altera. O motor não falha, não perde potência, apenas na marcha lenta ocorre o problema. Portanto acredito que não há nenhuma anomalia no sistema de ignição.
Eu entendi sim Gil. Acontece que quando vc acelera, o alternador aumenta a tensão geral do sistema e aí o defeito não acontece.
Eu entendi sim Gil. Acontece que quando vc acelera, o alternador aumenta a tensão geral do sistema e aí o defeito não acontece.
Agora entendi o que você quis dizer!
Na próxima semana vou fazer mais alguns testes, inclusive levá-lo ao eletricista para uma verificação.
Obrigado, um abraço!
lordenatas
15/07/2010, 03:25
Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.
Não sei se o Gil já achou a causa real disso.
Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.
Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
RPM baixa e, alguns após:
filtro de comb.
filtro de ar
bateria (tava na hora)
bomba de comb. (pelo menos foi barato)
sensor de temp. da água
corpo da borboleta limpo
anti-chama limpo
velas novas
cabos de velas novos
Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.
Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.
Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.
Acompanhei todos os posts, na maior ansiedade, pq estou passando pelo exato mesmo problema, outro carro, outra marca, mas sintomas muito parecidos.
Não sei se o Gil já achou a causa real disso.
Aqui só não desacoplei o alternador por ser serviço muito pesado, para poder ver se um curto num diodo da ponte retificadora do regulador poderia fazer com que o próprio alternador ao tentar mandar energia para a bateria, teria parte dessa energia aterrada, provocando força contra-eletro-motriz como já foi bem citado aqui (e no caso do Gil não parece ser a causa, mas aqui não eliminei) fazendo peso pro motor, e, aliado à isso, acionar algo elétrico, piorar o que já não estaria bom.
Troquei alguns desses itens pouco antes do sintoma da
RPM baixa e, alguns após:
filtro de comb.
filtro de ar
bateria (tava na hora)
bomba de comb. (pelo menos foi barato)
sensor de temp. da água
corpo da borboleta limpo
anti-chama limpo
velas novas
cabos de velas novos
Andando não se percebe perda de potência, mas percebo ao subir uma rampa da garagem que ia só na embreagem, agora, preciso acelerar para não morrrer.
Vou também tentar achar onde ficam ficam todos os pontos de aterramento.
Outra coisa que notei é mais nhec nhec que parece vir ou da correia dentada ou da correia do alternador, não consegui definir com certeza, junto com o pacote de sintomas.
Pois é, o problema persiste, ainda não voltei a levar o Niva ao eletricista, para fazer um teste com outro alternador. Mas achei interessante a sua hipótese sobre um curto no diodo, vou pedir para o eletricista verificar isto!
Que tal desligar o cabo do alternador (isso isolaria o sistema elétrico do carro)
Se não funcionar, retirar a correia (isso isolaria o alternador)
Se não for nem um nem outro... aí manda pro pai-de-santo!:shock:
Um diodo em curto queimaria o enrolamento ao qual está ligado e por consequência o alternador forneceria apenas 2/3 da sua potência. A bateria não se carregaria totalmente, e em pouco tempo, faltaria força para virar o motor de arranque. Se o motor de arranque não rateia, então não é diodo em curto ou mesmo aberto (só não queimaria o enrolamento).
Abs
lordenatas
15/07/2010, 13:44
MRaizer e Dinola
Agradeço a sugestão do MRaizer, já era para ter isolado a peça e ver o comportamento.
Dinola essa linha de raciocínio que faz a diferença, não conheco o que ocorre e os efeitos por ex num regulador de tensão que estivesse com fuga num diodo, se consumindo parte do que seria produzido e, aumentaria a resistencia mecânica do alternador (aquela força contra).
E tem sentido que, nesse caso, alguém pagaria o preço desse curto ou fuga. Em forma de calor até a eventual queima de alguém. Embora só fuga não sei se chegaria à queimar ou se essa mesma fuga seria suficiente para produzir esse efeito.
Gil, voltamos à prancheta :-)
Pois é, o problema persiste, ainda não voltei a levar o Niva ao eletricista, para fazer um teste com outro alternador. Mas achei interessante a sua hipótese sobre um curto no diodo, vou pedir para o eletricista verificar isto!
Gil, o Wilson já tinha substituido o alternador, lembra ? :stop: As vezes o defeito é tão chato que nos faz andar em círculo.
Abs
MRaizer e Dinola
Agradeço a sugestão do MRaizer, já era para ter isolado a peça e ver o comportamento.
Dinola essa linha de raciocínio que faz a diferença, não conheco o que ocorre e os efeitos por ex num regulador de tensão que estivesse com fuga num diodo, se consumindo parte do que seria produzido e, aumentaria a resistencia mecânica do alternador (aquela força contra).
E tem sentido que, nesse caso, alguém pagaria o preço desse curto ou fuga. Em forma de calor até a eventual queima de alguém. Embora só fuga não sei se chegaria à queimar ou se essa mesma fuga seria suficiente para produzir esse efeito.
Gil, voltamos à prancheta :-)
Lordenatas, se houvesse apenas fuga, o alternador tambem perderia eficiência e a bateria se descarregaria durante a noite. A corrente sairía do positivo da bateria, passaria pelo diodo, depois pelo enrolamento chegando ao terra.
Abs
Gil, o Wilson já tinha substituido o alternador, lembra ? :stop: As vezes o defeito é tão chato que nos faz andar em círculo.
Abs
Não, Dinola, o Wilson não mexeu neste alternador, quem fez o serviço foi um eletricista, substituindo o alternador original (que é diferente do alternador dos Nivas mais antigos, e muito difícl de ser encontrado no Brasil) por um alternador de Corsa de 55 Ah. Esta troca foi feita no dia 5 de Maio de 2006, quando meu Niva estava com 70.659 Km. Me custou R$430,00, incluido neste preço a troca do bendix do motor de partida, que também estava com problemas.
Hehehe... como você vê, não estou tããão perdido ainda (por enquanto! :mrgreen:), eu mantenho um registro em Excel de todos os serviços de manutenção executados em meus Nivas.
Mas que o defeito é chato, isto não há dúvidas! :grin:
Não, Dinola, o Wilson não mexeu neste alternador, quem fez o serviço foi um eletricista, substituindo o alternador original (que é diferente do alternador dos Nivas mais antigos, e muito difícl de ser encontrado no Brasil) por um alternador de Corsa de 55 Ah. Esta troca foi feita no dia 5 de Maio de 2006, quando meu Niva estava com 70.659 Km. Me custou R$430,00, incluido neste preço a troca do bendix do motor de partida, que também estava com problemas.
Hehehe... como você vê, não estou tããão perdido ainda (por enquanto! :mrgreen:), eu mantenho um registro em Excel de todos os serviços de manutenção executados em meus Nivas.
Mas que o defeito é chato, isto não há dúvidas! :grin:
Estranho.:pensativo: Na mensagem 61 vc afirma que foi feito testes com outro alternador e o defeito continuou (sim, foi o eletricista, sorry).
edneyccruz
16/07/2010, 11:04
Oi, pessoal.
Estou querendo colocar um alternador de 120 ampéres no meu Niva e vi que existem alguns de Maréa por valores bem interessantes. Alguém ja fez essa adaptação, sabe se é complicado?
A ideia de um alternador de 120 veio porque uso faróis de 100w e tenho um par de faróis de milha grandes com lampadas de 100w tb e pretendo instalar mais um par de faróis auxiliares fortes e um guincho ano que vem.
Abraço.
Flavio - Niva Verde
16/07/2010, 13:57
O meu, se ligo os milhas, faz a correia do alterna cantar muito. Também já revisei tudo, mas volta e meia isto acontece. Mas o giro não chega a cair. Vou dar uma piruada empirica no seu caso. Será que a polia do alterna, com os faróis puxando energia, num tá travando a vonlante do motor? No meu Niva, essa cantoria da correia, se dá pela diferença de mm entre as correias do alterna e da DH, segundo me disse o meca que fez a adaptação da DH.
lordenatas
26/07/2010, 23:50
Foi pra retífica :-)
Por esses dias descubro se o motor estava esculhambado à ponto de ficar tão sem potência que nem tocava o alternador para este manter faróis, etc.
Teria sentido, já que com tudo desligado, e o motor já quente, não tem mais potência pra subir um aclivezinho tosco da garagem, que subia só na embreagem.
Sem fumaça de manhã, mas, ao rodar normalmente se estico as marchas,
a maria fumaça incorpora, se não estico, não fuma, nem fica nada além de fuligem seca no escape.
lordenatas
06/08/2010, 01:54
Retificado. $4.3K (pistões, tuchos novos, embreagem, bomba oleo, etc.)
Todas as esquisitices de acender farol, baixar a RPM e tal, foram-se, até subir uma rampa que ia só na embreagem sem acelerar, tá de volta.
Ou seja, falta de compressão, falta de potência, motor tava boiola.
Deu 0.5mm de retífica, brunimento não alcançava mais.
Falow.
nearzero
14/08/2010, 13:10
Olás, senhores!
Como citei m outro tópico, recentemente apareceu na vianha viatura o mesmo problema relatado pelo sr Gil neste tópico. Este problema NUNCA me ocorreu antes. Mas para entendimento de todos, vamos a um nem tão breve resumo hehehe:
Precisei trocar o alternador recentemente, porque o mesmo nao estava suportando a carga elétrica do carro, que aliado a vários outros sintomas de "parte elétrica toda ferrada" me levaram ao autoelétrico mais uma vez, que seguem:
- Medidor de RPM louco a mais de 3000 RPM.
- Todos os instrumentos influenciavam uns nos outros, ex: Quando ligava a seta o rpm ficava oscilando conforme a intermitência da seta. Quand ligava o limpador a noite, o mesmo gira menos que quando ligo com faróis desligados, tipo umas 2 x menos.
Quando fui no autoelétrico ja falei pro cara todos os sintomas de uma vez, pra tentarmos resolver tudo na mesma "facada" O que foi feito foi o seguinte:
- Troca do alternador por um de 120 amperes NOVO (ainda a verificar qual modelo exato,mas se nao em engano é do vectra)
- Refeito todo o aterramento do carro;
- refeita alguns trechos de fiação completos;
- retirada uma chave geral que eu tinha para efeitos de não descarga da bateria.
resultado:
- Devido ao "peso", imagino eu do alternador, tive que dobrar a regualgem da marcha lenta no carburador, mas depois de regulado fica beleza. (nao marquei ainda o quanto isso aumenta o consumo da viatura, e se modificar estudarei a substituiçao de polias)
- Todos os instrumentos que influenciavam uns nos outros nao os influencia mais.
- Nenhuma oscilaçao em nada de lámpadas internas, faróis, etc, de acordo com o RPM;
- O problema da velocidade do limpador, segundo o autoelétrico está nos braços do mesmo desgastados, entao de nada adiantou nesta parte;
- Segunto o mesmo autoelétrico o problema do RPM está no próprio bicho, vou trocar esses dias pra ver no que dá.
- O alternador supre toda a carga que o sistema necessita sem chiar, a nao ser quando o rpm baixa demais, onde se oube um barulho muuuuito esquisito de chiado fino, mas nisso o rpm já está abaixo dos 500.
- Agora, quando ligo os faróis com o motor ligado, sinto e vejo no RPM uma perda de mais ou menos 30% na rotação na gasolina e uns quase 50% de rotação no GNV. Porém, segundo o carinha que fez a adaptação do alternador, isso ;e NORMAL (???) só que me faz andar com o carro nos mesmos 1500 RPM q o gil falou para o bicho nao apagar no trãnsito a noite... O que posso adiantar é o seguinte: Nao há interferência alguma nas luzes do carro, somente o giro do motor cai, e devido a força que o alternador necessita para girar, a viatura deve estar bebendo mais que eu kkk
Outros detalhes: Todas as peças abaixo nao tem nem 3000 km rodados:
- Correia Dentada, velas, cabos de velas, filtro de ar, filtro de óleo, bobina, rotor, tampa do distribuidore se eu lembrar mais eu coloco.
- O alternador antigo, se nao me engano nao tem regulador de voltagem embutido, e o novo tem. Porém o meu regulador antigo ainda está ligado...(sei la se isso influencia alguma coisa)
- Se lembrar de mais detalhes posto. Acho interessante salientar que o carro nunca apresentou esse problema antes a ponto de o carro morrer. Eu sentia uma queda durante o lampejo dos faróis, mas era minima, muito baixa mesmo e eu mesmo achei que era normal. Depois dessa mexida na elétrica toda que o problema ficou realmente chato.
Vou levá-lo a outro autoelétrico para verificar se consigo alguma solução. postei aqui em solidariedade ao nosso amigo GIL, caso fosse o mesmo problema, não está só no mundo kkkk. Qualquer novidade eu aviso.
abs!!!
Olás, senhores!
Como citei m outro tópico, recentemente apareceu na vianha viatura o mesmo problema relatado pelo sr Gil neste tópico. Este problema NUNCA me ocorreu antes. Mas para entendimento de todos, vamos a um nem tão breve resumo hehehe:
Precisei trocar o alternador recentemente, porque o mesmo nao estava suportando a carga elétrica do carro, que aliado a vários outros sintomas de "parte elétrica toda ferrada" me levaram ao autoelétrico mais uma vez, que seguem:
- Medidor de RPM louco a mais de 3000 RPM.
- Todos os instrumentos influenciavam uns nos outros, ex: Quando ligava a seta o rpm ficava oscilando conforme a intermitência da seta. Quand ligava o limpador a noite, o mesmo gira menos que quando ligo com faróis desligados, tipo umas 2 x menos.
Quando fui no autoelétrico ja falei pro cara todos os sintomas de uma vez, pra tentarmos resolver tudo na mesma "facada" O que foi feito foi o seguinte:
- Troca do alternador por um de 120 amperes NOVO (ainda a verificar qual modelo exato,mas se nao em engano é do vectra)
- Refeito todo o aterramento do carro;
- refeita alguns trechos de fiação completos;
- retirada uma chave geral que eu tinha para efeitos de não descarga da bateria.
resultado:
- Devido ao "peso", imagino eu do alternador, tive que dobrar a regualgem da marcha lenta no carburador, mas depois de regulado fica beleza. (nao marquei ainda o quanto isso aumenta o consumo da viatura, e se modificar estudarei a substituiçao de polias)
- Todos os instrumentos que influenciavam uns nos outros nao os influencia mais.
- Nenhuma oscilaçao em nada de lámpadas internas, faróis, etc, de acordo com o RPM;
- O problema da velocidade do limpador, segundo o autoelétrico está nos braços do mesmo desgastados, entao de nada adiantou nesta parte;
- Segunto o mesmo autoelétrico o problema do RPM está no próprio bicho, vou trocar esses dias pra ver no que dá.
- O alternador supre toda a carga que o sistema necessita sem chiar, a nao ser quando o rpm baixa demais, onde se oube um barulho muuuuito esquisito de chiado fino, mas nisso o rpm já está abaixo dos 500.
- Agora, quando ligo os faróis com o motor ligado, sinto e vejo no RPM uma perda de mais ou menos 30% na rotação na gasolina e uns quase 50% de rotação no GNV. Porém, segundo o carinha que fez a adaptação do alternador, isso ;e NORMAL (???) só que me faz andar com o carro nos mesmos 1500 RPM q o gil falou para o bicho nao apagar no trãnsito a noite... O que posso adiantar é o seguinte: Nao há interferência alguma nas luzes do carro, somente o giro do motor cai, e devido a força que o alternador necessita para girar, a viatura deve estar bebendo mais que eu kkk
Outros detalhes: Todas as peças abaixo nao tem nem 3000 km rodados:
- Correia Dentada, velas, cabos de velas, filtro de ar, filtro de óleo, bobina, rotor, tampa do distribuidore se eu lembrar mais eu coloco.
- O alternador antigo, se nao me engano nao tem regulador de voltagem embutido, e o novo tem. Porém o meu regulador antigo ainda está ligado...(sei la se isso influencia alguma coisa)
- Se lembrar de mais detalhes posto. Acho interessante salientar que o carro nunca apresentou esse problema antes a ponto de o carro morrer. Eu sentia uma queda durante o lampejo dos faróis, mas era minima, muito baixa mesmo e eu mesmo achei que era normal. Depois dessa mexida na elétrica toda que o problema ficou realmente chato.
Vou levá-lo a outro autoelétrico para verificar se consigo alguma solução. postei aqui em solidariedade ao nosso amigo GIL, caso fosse o mesmo problema, não está só no mundo kkkk. Qualquer novidade eu aviso.
abs!!!
Fica mal dizer que estou feliz por não "estar só no mundo", seria rir da desgraça alheia... :mrgreen:
No momento, estou dando um tempo no problema, mas pretendo atacá-lo novamente em breve, pois vou viajar por uns 20 dias, e preciso deixar o carro o melhor possível!
O problema do giro está na alta força contra eletromotriz produzida pelo alternador mais potente. Alternador para motor do Niva original é de 42 Amperes.
BACALHAU
15/08/2010, 22:00
Nesse caso, modificando a relação das polias deve ajudar... :pensativo:
nearzero
19/08/2010, 14:44
Nesse caso, modificando a relação das polias deve ajudar... :pensativo:
A dúvida é, como dimensionar essa polia... Provavelmente exigirá tb uma correia nova ou ao menos um esticador. fiz o teste de consumo aproximadamente, e aumentou uns 20% na rua, mas isso é aproximado... Acho que isso tb que influencia na oscilaçao do giro ao se ligarem os faróis...
Vi em algum tópico perdido a utilização do alternador de 90a do tempra com a polia do chevette... Me recordo tb de uma substituiçao de 2 rolamentos... preciso estudar tudo isso com mais calma...
abs!
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