Ver Versão Completa : Dúvida carburador Jeep Willys 6cc
Luciano - CJ5
20/04/2010, 21:10
:pensativo: Uma dúvida a respeito do carburador original do Jeep Willys 6cc (DFV). A algum tempo atrás instalei um carburador novo no meu Jeep (DFV original). Ele era peça antiga de estoque, não recondicionado como muitos vendem por aí. Me surgiu uma dúvida, vale a pena aplicar algum tratamento interno nele (tipo anodização, etc) pois antigamente a gasolina não possuia o alcool, que corroe internamente as camaras do carburador e hoje em dia os carburadores ou peças que entram em contato com o combustível possuem um tratamento especial para evitar a corrosão contra o alcool. Ou não vale a pena porque a vida util dele vai longe do mesmo jeito que está?
olá... o carburador que eu uso não tem nada disso e não há qualquer sinal de corrosão. mas atrapalahr nãi vai.
abraços...
Fernando R
25/04/2010, 00:04
O meu já tenho o jeep comigo a 10 anos, quando comprei o jeep veio com o atual carburador, nunca mandei nem fazer nada alem das trocas de reparo e limpeza que geralmente eu mesmo faço.
Não apresenta sinal de corrosão mas existem algumas empresas que fazem o niquelamento, que é o revestimento que vinha original nos automóveis a álcool. Com disse o amigo, mau não faz...
Tem que ver quanto morre $$ nisto e ver se vale a pena, não tenho nem ideia de quanto custa este serviço.
Abs
navasnet
25/04/2010, 20:36
Vou trocar o carburador (Motorcraft) de minha viatura abaixo, por um novo, e estou na dúvida qual a melhor marca e modelo para o motor BF-161 (Gasolina/Gas). Aceito sugestões!
Navasnet, da uma olhada no site da gama4x4 ou de uma ligada pra lá e fale com o Marcos, eles tem alguns carburadores no site.
navasnet
25/04/2010, 21:41
Valeu Cadu! Mas a minha intenção é saber qual a marca que melhor se adaptou ao motor BF-161 (Gasolina/Gas), com o pessoal do Forum! Motorcraft, Weber, Solex etc... De qualquer forma obrigado pela dica!
OK... eu tinha um Solex no meu BF e não posso reclamar... da trabalho para regular mas quando acha o ponto certo esquece é só alegria.
Comprei um motor de opala 4cc alcool, e de quebra estou colocando um Solex Duplo... espero que tenha a mesma feliciade que tive na época do BF.
Um abraço! e boa Sorte....:mrgreen:
Tinha esquecido.... parabéns pelo Jeep muito bonito!
rodrigo.hoffman
25/04/2010, 21:53
O BF vinha com 2 carburadores originais. O DFV228 e o Solex H40/44EIS.. acredito que o seu deve ser um dfv, entao o Solex seria uma boa ideia, pois nao necessita de adaptações....
[ ]´s
Rafaminc
27/04/2010, 11:16
Vou trocar o carburador (Motorcraft) de minha viatura abaixo, por um novo, e estou na dúvida qual a melhor marca e modelo para o motor BF-161 (Gasolina/Gas). Aceito sugestões!
Amigo, vc usa muito gasolina depois de ter instalado o kit GNV?
Se usa, até concordo melhorar o carburador, mas se anda só no GNV, o carburador é quase uma peça decorativa no final das contas, pois a função dele acaba se resumindo em só dosar a quantidade de ar admitido e proporcionar o vácuo necessário para sugar o gás.
No meu caso, arranquei até o difusor fora, e melhorou o rendimento no geral...
gpolachini
27/04/2010, 14:59
Amigos,
Pegando carona no tópico eu estou com uma duvida, meu jeep tem o Motor Bf-161 com o carburador dfv228, dei uma olhada para comprar um novo, pois o meu está muito ruim e percebi que o Corcel tem o mesmo carburador. O carburador dfv 228 do Corcel serve no jeep 6cc ?
Caso não sirva, existe jeito de dar uma meia sola no meu ?
Obrigado
Amigos,
Pegando carona no tópico eu estou com uma duvida, meu jeep tem o Motor Bf-161 com o carburador dfv228, dei uma olhada para comprar um novo, pois o meu está muito ruim e percebi que o Corcel tem o mesmo carburador. O carburador dfv 228 do Corcel serve no jeep 6cc ?
Caso não sirva, existe jeito de dar uma meia sola no meu ?
Obrigado
Boa tarde prezado ! o chevette também usou o 228, talvez você tenha que trocar o "pé" do carburador, aquela parte de ferro fundido que vai no coletor, isso se não forem iguais, na minha C-10 foi isso que fiz . . . um abraço !
rodrigo.hoffman
27/04/2010, 23:55
Boa tarde prezado ! o chevette também usou o 228, talvez você tenha que trocar o "pé" do carburador, aquela parte de ferro fundido que vai no coletor, isso se não forem iguais, na minha C-10 foi isso que fiz . . . um abraço !
Alem do pé, tem varias outras coisas que devem ser diferentes.. Desde gicleus, difusor, boia, agulha, etc.. Num e pq o carburador é o mesmo, que ele serve pra qualquer motor.. Um bom exemplo disso e o Solex H34, usado no Corcel II, Chevete, Opala, Maverick... :pipoca:
[ ]'s
Alem do pé, tem varias outras coisas que devem ser diferentes.. Desde gicleus, difusor, boia, agulha, etc.. Num e pq o carburador é o mesmo, que ele serve pra qualquer motor.. Um bom exemplo disso e o Solex H34, usado no Corcel II, Chevete, Opala, Maverick... :pipoca:
[ ]'s
Bom dia prezado ! certíssimo :concordo: nem falei porque me pareceu um pouco óbvio, mas é sempre bom lembrar . . . mas acho que são só os gargulantes - gicleurs - o difusor inclusive é fixo, um abraço !
então é o mesmo corpo... mas partes e peças internas podem ser diferentes ?
abraços a todos...
rodrigo.hoffman
29/04/2010, 21:23
então é o mesmo corpo... mas partes e peças internas podem ser diferentes ?
abraços a todos...
Exatamente :concordo:
Mas é por isso que um carburador DFV228 do corcel num serve no Bf.. Apesar do corpo ser o mesmo, tem outras peçinhas que são diferentes e fazem uma grande diferença.. Como disse o Jacimar, algumas delas não podem ser trocadas...
[ ]´s
então é o mesmo corpo... mas partes e peças internas podem ser diferentes ?
abraços a todos...
Bom dia prezado ! conversei com o especialista em carburador aqui da cidade e você está certo, o corpo é o mesmo, o que muda de um para o outro :
Difusor - que não é fixo, ao contrário do que imaginava
Gicle
Agulha
Pé
Sendo assim você pode comprar um corpo e adaptá-lo para o seu motor, foi o que ele fez para mim, meu carburador 228 era do Chevette, mas com essas partes trocadas para casar com o motor 261 da C-10, espero ter ajudado, um abraço !
obrigado. bom saber ao certo...
o problema que tenho no momento - discutido em alguns outros tópicos - é que a gasolina do carburador parece estar evaporando muito rápidamente. de um dia para o outro não fica nada. parece que o carburador tá esquentando muito com a caloria do motor depois que desliga. mesmo andando, depois de um tempo, o pé que devia ficar sempre gelado está ficando no mínimo morno. pensei, e já me dissram, em colocar duas ou três juntas do pé para o coletor de admissão. o que esse seu especialista em caburadores acharia disso ?
se puder... pergunte a ele por favor.
grande abraço.
Bom dia prezado ! conversei com o especialista em carburador aqui da cidade e você está certo, o corpo é o mesmo, o que muda de um para o outro :
Difusor - que não é fixo, ao contrário do que imaginava
Gicle
Agulha
Pé
Sendo assim você pode comprar um corpo e adaptá-lo para o seu motor, foi o que ele fez para mim, meu carburador 228 era do Chevette, mas com essas partes trocadas para casar com o motor 261 da C-10, espero ter ajudado, um abraço !
obrigado. bom saber ao certo...
o problema que tenho no momento - discutido em alguns outros tópicos - é que a gasolina do carburador parece estar evaporando muito rápidamente. de um dia para o outro não fica nada. parece que o carburador tá esquentando muito com a caloria do motor depois que desliga. mesmo andando, depois de um tempo, o pé que devia ficar sempre gelado está ficando no mínimo morno. pensei, e já me dissram, em colocar duas ou três juntas do pé para o coletor de admissão. o que esse seu especialista em caburadores acharia disso ?
se puder... pergunte a ele por favor.
grande abraço.
Bom dia prezado ! estive sábado na oficina do Wanderlei e conversei com ele sobre o seu problema, ele conhece bem Jeep além de ser especialista em carburadores, e na opinião dele – sem ver – é que é mais provável que a sua gasolina esteja vazando, e não evaporando . . . sugeriu você fazer um teste : retire o carburador, coloque sobre folhas de papel, encha a cuba . . . de tempos em tempo levante o carburador e veja se molhou o papel em algum ponto, se não vazar pode ser que esteja acontecendo com seu carburador, o que ele já viu em outros modelos :
Quando o motor esfria, o ar que está dentro do sistema diminui de volume, provocando a sucção da gasolina através do circuito respiro/cuba/giclê, isso é mais provável de acontecer se sua borboleta estiver bem justa no corpo do carburador, para testar, depois de desligar o Jeep coloque um peso no acelerador mantendo a borboleta aberta, se a gasolina não sumir está resolvido o mistério ! . . . boa sorte !
matrakaum
11/05/2010, 09:58
O Solex H40 serve no motor BF 161 s/ adaptações?
Lucas F75
11/05/2010, 10:54
E para o DFV446, precisa usinar o cabeçote ou só um flange mesmo? A base dele é bem mais larga devido o corpo duplo. Alguem ja fez?
fendrich
11/05/2010, 11:05
O Solex H40 serve no motor BF 161 s/ adaptações?
Se for o H40 EIS, sim. Alguns CJ's sairam com esse carburador de fábrica, outros com o DFV. Nos manuais existem as especificações.
Eduardo
Mauricio Rotta
11/05/2010, 11:25
Mas trocando em miúdos, qual carburador oferece um melhor desempenho ao BFão?
Rafaminc
11/05/2010, 15:23
Mauricio, minha opinião: Qualquer carburador com difusor maior que 27mm já deixa esse motor respirar melhor.
No meu caso está sem o difusor (40mm) e ficou com mais força tanto no GNV como na gasolina.
:concordo:
Obrigado, Jacimar.
Farei esses testes.
Já havia pensado em tirar e colocar sobre uma folha, algo assim.
Mas não acredito em vazamentos pois... já aconteceu de verificar depois de algum tempo o motor ter sido desligado e haver gasolina na cuba... mas nesse caso, desliguei o motor bem mais frio do que de costume.
Pra mim é a caloria, mesmo.
Abraços.
Bom dia prezado ! estive sábado na oficina do Wanderlei e conversei com ele sobre o seu problema, ele conhece bem Jeep além de ser especialista em carburadores, e na opinião dele – sem ver – é que é mais provável que a sua gasolina esteja vazando, e não evaporando . . . sugeriu você fazer um teste : retire o carburador, coloque sobre folhas de papel, encha a cuba . . . de tempos em tempo levante o carburador e veja se molhou o papel em algum ponto, se não vazar pode ser que esteja acontecendo com seu carburador, o que ele já viu em outros modelos :
Quando o motor esfria, o ar que está dentro do sistema diminui de volume, provocando a sucção da gasolina através do circuito respiro/cuba/giclê, isso é mais provável de acontecer se sua borboleta estiver bem justa no corpo do carburador, para testar, depois de desligar o Jeep coloque um peso no acelerador mantendo a borboleta aberta, se a gasolina não sumir está resolvido o mistério ! . . . boa sorte !
matrakaum
12/05/2010, 18:39
Este H40 EIS é mais fácil de se mexer do que o DFV? Eu não aguento mais o "D Fu... Vc"
rodrigo.hoffman
12/05/2010, 19:46
Este H40 EIS é mais fácil de se mexer do que o DFV? Eu não aguento mais o "D Fu... Vc"
:concordo: Eu particularmete acho que essa é uma das grandes vantagens dele... A simplicidade e facilidade de mexer.. Um gliceur de lenta (num precisa desmontar nada pra trocar, é so tirar ele).. Um gliceur de maxima, que se tem acesso dentro da cuba (tira 6 parafusos da tampa e deu) e tb ja tem acesso a boia.. Tem um injetador e a valvula de maxima que trabalham com diafragma e se tiver que trocar num precisa desmontar nada tb..
[ ]´s
fendrich
13/05/2010, 10:36
Concordo com o Rodrigo. Só me aventurei a tirar a tampa do meu H40 uma única vez, mas o que encontrei foi facilidade de visualizar todos os elementos.
Eduardo
matrakaum
13/05/2010, 14:03
qual a diferença do H40 EIS para o DEIS????????????
Esqueci de perguntar .. é o mesmo do Opala???
fendrich
13/05/2010, 14:19
Pelo que achei em http://www.opaleirosdoparana.com/mecanica-geral-f28/carburador-original-do-opala-4cc-standart-76-t1637-20.htm, a diferença é a giclagem.
PS: Fonte não confirmada, logo, o cara pode estar errado.
Eduardo
rodrigo.hoffman
13/05/2010, 23:26
qual a diferença do H40 EIS para o DEIS????????????
Esqueci de perguntar .. é o mesmo do Opala???
Então..
Visualmente elees são bem parecidos, mas o DEIS é mais alto.. Ate onde eu sei eles equipavam alguns caminhoes GM, Opalas, pickups GM e o jeep (alcool).. O EIS acho que num tem versão a alcool e ja era usado no BF, depois continuou no OHC, alem dos da linha GM.. Como em todo carburador oq muda e gliceur, agulha, boia e difusores.. Os pes deles são iguais, entao podem ser ambos usados nas mesma aplicações, claro que adequando os componentes internos...
Segue fotos:
1 e 2 - EIS
3 e 4 - DEIS
matrakaum
14/05/2010, 10:34
Veja soh o impasse:
Achei um H40 EIS por um preço razoável (R$ 150,00) o kra disse que é do Maverick OHC 2.3)
O Cidadão disse que serve certinho no meu Jeep...servir eu até acredito que serve mas, antes de comprar, queria perguntar à vcs. as medidas destas pecinhas que mudam de um carro para o outro (Gicleur, Difusor). Pois, assim, eu já tiro às dúvidas e compro o que tiver que comprar.
fendrich
14/05/2010, 11:04
Eu tenho um H40 EIS no motor de opala 4cc e vai muito bem...
Originalmente esse Brosol é para o motor 4 CC, conforme catalogo:
F75 2300 06/75 - 12/83 - Sem Ar 40EIS - Gasolina
JEEP 2300 03/82 - 12/84 - Sem Ar 40DEIS - Alcool
JEEP 2300 06/75 - 12/83 - Sem Ar 40EIS - Gasolina
Para adaptar no BF, o que precisa ser mudado?
rodrigo.hoffman
14/05/2010, 17:11
Para adaptar no BF, o que precisa ser mudado?
No BF não precisa adaptar nada, ja que originalmente ele vinha com o Solex tb...
[ ]´s
André Luiz Rossetim
14/05/2010, 18:34
Veja soh o impasse:
Achei um H40 EIS por um preço razoável (R$ 150,00) o kra disse que é do Maverick OHC 2.3)
O Cidadão disse que serve certinho no meu Jeep...servir eu até acredito que serve mas, antes de comprar, queria perguntar à vcs. as medidas destas pecinhas que mudam de um carro para o outro (Gicleur, Difusor). Pois, assim, eu já tiro às dúvidas e compro o que tiver que comprar.
Acho q para ter um ajuste fino - consumo / desempenho, vc vai precisar adequar o glicleur , aki em ctba, cada glicluer custa R$2,00, eu tenho varios aki em casa, e fui trocando ele até ficar bom, agora troquei de carburador, mas é super facil de brincar com ele, só soltar 6 parafusos fenda, tirar a boia e tirar uma tampa lateral (+ 3 parafusos) que vc troca o glicler - 5 minutos.
O ideal seria vc dimencionar o glicler em função do difusor, mas... ai complica um pk, e pode ser que não traga quase nd d beneficio.
Se vc conseguir uma tabela de gliclagem para este carburador e para seu motor em algum lugar (google / seção de downloads), vc terá certinho o que pedir na autopeças(glicler, difusor e glicler da lenta) mas mesmo assim é interessante comprar alguns sobressalentes para dar um ajuste fino - se for pra motor de opala é facil achar.
Fabiano Willys CJ5 1959
14/05/2010, 22:02
Muita calma nesta hora PessoALL !!!
Acredito que a H40 DEIS/EIS "NÃO" é plug and play no BF161 não !!!
Até porque, sinceramente seria a adaptação mais utilizada até hoje se isto fosse verdade.
Particularmente, nunca vi umas desta montada no jipe com motor BF161, ela aparece somente no jipe / F-75 com o motor Ford OHC 2.3 !!
Uma das diferenças está no Ø do difusor como comentou o André, e a outra diferença esta na distância entre os prisioneiros de fixação deste carburador no cabeçote. No BF161 (DFV228) a distância é menor ( lembre-se, difusor 27 ou 30), e na solex H40 esta distância é maior.
Dá até pra fazer uma "gambi" do tipo deixar os Ø da furação do pé do carburador "bilongos", porém não esqueça de comparar o Ø da entrada de ar no cabeçote (igual ao pé da H40 Deis), que com certeza vai ser maior que do BF161 e deverá ser retrabalhado no caso desta adaptaçaõ.
Abraço á todos !!
rodrigo.hoffman
15/05/2010, 12:09
Muita calma nesta hora PessoALL !!!
Acredito que a H40 DEIS/EIS "NÃO" é plug and play no BF161 não !!!
Até porque, sinceramente seria a adaptação mais utilizada até hoje se isto fosse verdade.
Bom.. na verdade o carburador é o H40/44 EIS que consta no manual do jeep.. O DEIS só foi utilizado no OHC nas versões a alcool
Segue:
matrakaum
17/05/2010, 11:46
Este aqui serve no Jeep é um H40 EIS
rodrigo.hoffman
17/05/2010, 18:23
Este aqui serve no Jeep é um H40 EIS
Esse ai parece que é um DEIS.. olha la as fotos que postei, no EIS nao existe esse parafuso na cuba.. Provavelmente e um dreno, mas derepente pode ter havido diferença nos anos de fabricação.. Parafuso da mistura tb e diferente.. Isso ai parece uma tampa do H40/44 EIS com o corpo e o pé do DEIS:pipoca:...
Qualquer um dos dois serve, mas tem que adaptar a giclagem
[ ]´s
matrakaum
18/05/2010, 14:13
intão...é por não conhecer que toh c/ medo de comprar Gato por Lebre...
O fato é que o meu Jeep tah um lixo e, por exclusão, só pode ser o carburador que é DFV 228.
Comprei ele recon da SBA e nunca foi 100%.
Fabiano Willys CJ5 1959
18/05/2010, 14:41
ALL !!
Tenho uma DFV228 e uma H40 DEIS, vou tentar medir as distâncias que comentei. Mas como as carburetas estão na casa de meus pais, só poderei fazer no FDS.
T+
rodrigo.hoffman
18/05/2010, 23:20
intão...é por não conhecer que toh c/ medo de comprar Gato por Lebre...
O fato é que o meu Jeep tah um lixo e, por exclusão, só pode ser o carburador que é DFV 228.
Comprei ele recon da SBA e nunca foi 100%.
Pior que ajudar assim de longe fica dificil... Oq eu acho é que pra condenar um carburador a ponto de ele não servir mais tem que ta muito f$#%@o... O melhor e vc levar o carbura que pretende comprar em um mecanico seu de confiança pra ele avaliar...
No mais oq vc vai ter que fazer alem de trocar o carburador é religar os cabos de acelerador e afogador, mangueira de alimentação e avanço e o filtro de ar... Ajustar a giclagem pra calibração correta e ta blz
Faz o seguinte.. Mede ai a distancia dos prisioneiros!! amanha eu meço aqui a do h40 DEIS e a gente compara???
[ ]´s
Fabiano Willys CJ5 1959
22/05/2010, 22:50
ALL !!!
Conforme prometido, segue a comparação entre as distâncias dos pontos de fixação dos carburadores:
:arrow: DFV228 (BF161) X SOLEX H40 DEIS (GM151).
Realmente são diferentes !!!
matrakaum
24/05/2010, 09:55
Bom Dia Amigos,
Quero agradecer a ajuda que me deram e foi de grande valia. Eu decidi não arriscar, devido ao meu desconhecimento, e acabei comprando outro DFV 228 de um kra de Pirapora do Bom Jesus, cidade aqui prox. de Baruebas...foi colocar e TCHANNN...não é que o Caroço andou como nos bons tempos....
Bom problema resolvido..do Carburador é claro. Agora quero fazer uma revisão no semi-eixo traseiro...vai começar outra novela pq. neste caso entendo menos do que dos carburadores... Mas isto é para outro tópico.
Abção à Todos.
alb_azini
24/08/2010, 19:12
Olá pessoal.
Comprei um cabeçote do Itamaraty, para 2 carburadores, só que não sei qual carburador utilizar.
Pretendo rebaixar o cabeçote e converter para alcool.
Alguem saberia me indicar alguma coisa?
Grato.
Fabiano-SL
23/09/2010, 08:39
ALL !!!
Conforme prometido, segue a comparação entre as distâncias dos pontos de fixação dos carburadores:
:arrow: DFV228 (BF161) X SOLEX H40 DEIS (GM151).
Realmente são diferentes !!!
Comprei um Solex h40/44 eis (opala) a um bom preço...
Mandei dar uma geral nele e está guardado...um futuro upgrade no meu hurricane 4cil.
Realmente a furação de fixação é diferente. Acho que deixando o diametro dos furos de fixação bilongos é muita "gambiarra".
Acho que a solução seria um flange, mas parece que tem altura limite desse flange...
Alguém já fez isso?
Charles_Curitiba
24/09/2010, 20:52
A Holley na Argentina faz carburador pro jeep também, tem algumas revendas que vendem, caro mas é bom.
vavarusso
12/09/2011, 11:21
Pessoal!
Alguem ja tem uma solução de carburador para o bf161?
Muita calma nesta hora PessoALL !!!
Acredito que a H40 DEIS/EIS "NÃO" é plug and play no BF161 não !!!
Até porque, sinceramente seria a adaptação mais utilizada até hoje se isto fosse verdade.
Particularmente, nunca vi umas desta montada no jipe com motor BF161, ela aparece somente no jipe / F-75 com o motor Ford OHC 2.3 !!
Uma das diferenças está no Ø do difusor como comentou o André, e a outra diferença esta na distância entre os prisioneiros de fixação deste carburador no cabeçote. No BF161 (DFV228) a distância é menor ( lembre-se, difusor 27 ou 30), e na solex H40 esta distância é maior.
Dá até pra fazer uma "gambi" do tipo deixar os Ø da furação do pé do carburador "bilongos", porém não esqueça de comparar o Ø da entrada de ar no cabeçote (igual ao pé da H40 Deis), que com certeza vai ser maior que do BF161 e deverá ser retrabalhado no caso desta adaptaçaõ.
Abraço á todos !!
O solex 40 foi usado no maverick 6 cilindros a partir de um determinado ano, e muito confundem com o bf 161
Sydney66
16/11/2016, 20:56
Cangu.
Realmente o solex H40 foi usado no motor 6cc do maverick, só que este motor foi melhorado pela Ford para dar maior desempenho ao maverick, que era um esportivo. Esse motor foi denominado BF-184 que além de ter filtro de óleo blindado como o motor 4cc OHC, o sistema passou a ser de filtragem completa (o BF da Willys era de filtragem parcial), teve também o cabeçote modificado e retrabalhado para maior potência, o que permitiu o uso do carburador solex H40.
ALL !!!
Conforme prometido, segue a comparação entre as distâncias dos pontos de fixação dos carburadores:
:arrow: DFV228 (BF161) X SOLEX H40 DEIS (GM151).
Realmente são diferentes !!!
Pessoal
Bom dia!
Então, comprei um Solex h40 deis para meu BF161. A principio estou pensando em mandar fazer no torneiro um adaptador/flange para coloca-lo. Alguém já fez com sucesso?
Att
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.