Ver Versão Completa : DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H
Walter Carlos Brossel
25/02/2005, 11:17
AMIGOS, ESTOU INICIANDO NESSA FRATERNIDADE OFF ROAD E TENHO UMA DÚVIDA...EU TENHO UM VITARA 95MT E GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A TRAÇÃO 4X4H EM ESTRADAS DE TERRA (NORMALMENTE)OU SE DEVO USÁ-LA APENAS EM TRECHOS MAIS RADICAIS...
EXISTE ALGUM LIMITE DE TEMPO PARA SE MANTER A 4X4H LIGADA OU NÃO? EU COMPREI UM DVD DE CONDUÇÃO OFF ROAD DA DPASCHOAL MAS O CARRO UTILIZADO É UM BEM MAIS MODERNO QUE O MEU E CONTINUEI NA DUVIDA....OBRIGADO.
samukanvas
25/02/2005, 11:48
Fala Walter
Muito bom esse negócio de off-road! Mete a 4x4h e anda (em estrada de terra, brita, grama, areia) 10horas seguidas se aguentar :lol: Fica só ligado se não tá forçando o conjunto. Tipo se tá com o pé no fundo o tempo todo... aí é melhor andar de 3º no 4x4Lo que 1º no 4x4Hi. Para os trechos mais radicais acho que só 4x4Lo.
Walter Carlos Brossel
25/02/2005, 13:28
Fala Walter
Muito bom esse negócio de off-road! Mete a 4x4h e anda (em estrada de terra, brita, grama, areia) 10horas seguidas se aguentar :lol: Fica só ligado se não tá forçando o conjunto. Tipo se tá com o pé no fundo o tempo todo... aí é melhor andar de 3º no 4x4Lo que 1º no 4x4Hi. Para os trechos mais radicais acho que só 4x4Lo.
Valeu amigão. Tô indo prá roça amanhã e vou usar e abusar da tração.
Um grande abraço.
samukanvas
25/02/2005, 14:21
Só não me engata a reduzida com o carro andando... senão mói tudo :shock: . Até a 4x4HI eu engato com meu samuca parado...
Walter Carlos Brossel
25/02/2005, 14:47
É véro...valeu campeão.
Bom fim de semana.
Fala galera !!
Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??
outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...
Valeu !!
[ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...
Fala galera !!
Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??
Alguns modelos de roda livre so desengatam quando se roda alguns metros para trás (ré). Não tem nada a ver com lenda nem com engatar a 4x4L.
outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...
[ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...
Significa que é bom mandar um mecânico dar uma geral nas buchas da cx de transferencia e cambio e aprender um pouco mais antes de cair na trilha e dar dor de cabeça para o resto da turma.
[]´s
GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A TRAÇÃO 4X4H EM ESTRADAS DE TERRA (NORMALMENTE)OU SE DEVO USÁ-LA APENAS EM TRECHOS MAIS RADICAIS...
Pelo que ví no seu avatar, seu jipe é um Vitara, certo? Nesse caso, eu não recomendaria usar 4x4 em terreno firme, mesmo que esse seja terra. Pode ser que sua viatura aguente rodar bastante dessa forma, mas estará forçando o sistema de transmissão. Prefira utiliza-lo somente quando sentir necessidade: Pedras soltas, cascalho, lama....
[]´s
samukanvas
27/02/2005, 20:27
Fala galera !!
Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??
outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...
Valeu !!
[ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...
Fala Amigo,
A lenda que eu conheço é pra desengatar e não engatar... isso acontece com alguns modelos. E se sentir dificuldade pra desengatar, dá uma ré que resolve. O embuchar o câmbio da reduzida é a mesma coisa do "rebimboca da parafuseta". Isso pode ser algumas coisas. Eu veria o coxim ou calços da t-case (caixa de transferência) O Calço ruim pode até quebrar a t-case (eu ouví isso, nunca ví de fato). Eu tb sou meio leigo, portanto, por mais que a gente chute certo aqui é melhor confiar em um bom mecânico. :wink:
samukanvas
27/02/2005, 20:33
Pelo que ví no seu avatar, seu jipe é um Vitara, certo? Nesse caso, eu não recomendaria usar 4x4 em terreno firme, mesmo que esse seja terra. Pode ser que sua viatura aguente rodar bastante dessa forma, mas estará forçando o sistema de transmissão. Prefira utiliza-lo somente quando sentir necessidade: Pedras soltas, cascalho, lama....
[]´s
Será?
Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo? Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
Será? Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo?
LÓGICO!!!!
Acho que vocês não estão entendo o "porque" não se deve usar o 4x4 num piso com boa tração. Vamos falar um pouco dos componentes que sofrem com esse uso:
(Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)
Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles. São esses cardans que vão girar seu eixo diferencial que por sua vez vai transmitir a força para as rodas.
Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.
Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.
Se você estiver num terreno de baixa tração (lama ou areia, por exemplo), quem cede é a roda que está com menos aderencia: O pneu vai girar em falso até voltar a ter aderencia e dai por diante. Já no asfalto ou chão batido é mais provavel a hipótese que seu powertrain seja forçado do que a de que seus bolações MUD de 38 polegadas fiquem girando em falso.
Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
e na 4x4&Cia também... :roll: Essa é uma medida de segurança que nada tem de preocupação com a durabilidade do veículo. Da mesma forma que o manual sempre sugere pressão dos pneus mais baixas para evitar ruidos e bateção de plasticos no interior do carro. Vc acha que eles se preocupam se o pneu vai durar 30000km ao invés de 50000?!? Porque se preocupariam se a sua t-case vai durar mais ou menos?!?
samukanvas
28/02/2005, 10:43
Será? Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo?
LÓGICO!!!!
Acho que vocês não estão entendo o "porque" não se deve usar o 4x4 num piso com boa tração. Vamos falar um pouco dos componentes que sofrem com esse uso:
(Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)
Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles. São esses cardans que vão girar seu eixo diferencial que por sua vez vai transmitir a força para as rodas.
Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.
Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.
Se você estiver num terreno de baixa tração (lama ou areia, por exemplo), quem cede é a roda que está com menos aderencia: O pneu vai girar em falso até voltar a ter aderencia e dai por diante. Já no asfalto ou chão batido é mais provavel a hipótese que seu powertrain seja forçado do que a de que seus bolações MUD de 38 polegadas fiquem girando em falso.
Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
e na 4x4&Cia também... :roll: Essa é uma medida de segurança que nada tem de preocupação com a durabilidade do veículo. Da mesma forma que o manual sempre sugere pressão dos pneus mais baixas para evitar ruidos e bateção de plasticos no interior do carro. Vc acha que eles se preocupam se o pneu vai durar 30000km ao invés de 50000?!? Porque se preocupariam se a sua t-case vai durar mais ou menos?!?
Acho que todos os componentes de um carro são feitos pra durarem muito tempo. Essa relação de duração de pneus é muito relativa e as situações que vc colocou de distribuição de força no eixo sofrem muito menos em estrada de terra e asfalto molhado do que se acha (é claro que o que disse é a perfeição, mas os fabricantes não trabalham com ela). Tudo isso acredito ser muito teórico, ou alguém aqui rodou 300.000 km em estrada de chão com 4x4 ligado pra provar o que está certo? Como o dono do vitara disse ele pega trilhas leves afinal é iniciante e acredito que ele não vá escalar alguma pedreira próximo final de semana :lol: . Então com o que vc está mais preocupado, se a t-case dele vai a 300.000 km ou se o cara não vai dar de cara com uma arvore porque quando a tração foi exigida ele só tinha força no eixo traseiro? Sobre se os fabricantes se preocupariam se a t-case duraria ou não, acho que se preocupariam sim. Imagina trocar t-case na garantia pra 200.000 carros...
(Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)Cuidado com generalizações, algumas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x4 no asfalto (4x4 Full-time) mas não são 4x4 permamentes como Nivas e Lands.
Então essas Cherokee e Pajeros podem andar em 4x2 e tem que acionar algo para selecionar a 4x4 Full-time.
Outra coisa, todos estes tem 4x4 Part Time, justamente quando se bloqueia o diferencial central.
Voce deveria ter tido que iria falar dos que só tem 4x4 Part Time ou que não tem 4x4 Full-time ou 4x4 Integral.
Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles.Não é a força que importa, mas sim a rotação. Já que é isso que o diferencial central faz quando ele existe, compensar a rotação.
A força depende basicamente da tração de cada roda.
Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.Novamente o problema é a rotação e não a força.
Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.Novamente o problema é a rotação e não a força.
valeu Fábio .. o meu problema realmente aconteceu no momento de desengatar a tração ... ela fico em " N " e não mexeu mais ... deduzi que seria a alvanca da tração que staria " curta " não tendo assim curso para movimentar digamos ( leigo) o garfo pra engatar o carro em 2H ??? acho que seria isso por dedução ... falei com o meu mecanico e ele me disse que era possivel retirar a alvanca da tração e engatar com uma chave de fenda .. só pra levar até a oficina .. mas problema resolvido .. vo chama um gunihco e acertar logo .. dar uma olhada em buchas e tudo o mais .. pra ver se tá tudo em ordem ?? caso contrário .. são peçãs caras estas da t-case ???? em média qual seria o custo pra uma revisão básica ....
Aí Samukanvas !!
To seguindo teu conselho .. qdo se sai pra andar/passear com uma turma .. procure sempre dar o minimo de trabalho para que a diversão de todos não se torne o "sofrimento" de todos ... mesmo sabendo que a galera do off road é pau pra toda obra ... mas todo mundo gosta mesmo é de acelerar se divertir e relaxar .. sem esquentar a cabeça... a não ser com o rio intransponivel .. ou a cava profunda demais !!!
[ ['s ... sem viatura por enquanto...
Isso ai é comum e cronico dos samurais.
São umas peças de plastico na alavanca mesmo que se desgastam, soltam, quebram, etc...
samukanvas
01/03/2005, 22:28
valeu Fábio .. o meu problema realmente aconteceu no momento de desengatar a tração ... ela fico em " N " e não mexeu mais ... deduzi que seria a alvanca da tração que staria " curta " não tendo assim curso para movimentar digamos ( leigo) o garfo pra engatar o carro em 2H ??? acho que seria isso por dedução ... falei com o meu mecanico e ele me disse que era possivel retirar a alvanca da tração e engatar com uma chave de fenda .. só pra levar até a oficina .. mas problema resolvido .. vo chama um gunihco e acertar logo .. dar uma olhada em buchas e tudo o mais .. pra ver se tá tudo em ordem ?? caso contrário .. são peçãs caras estas da t-case ???? em média qual seria o custo pra uma revisão básica ....
Aí Samukanvas !!
To seguindo teu conselho .. qdo se sai pra andar/passear com uma turma .. procure sempre dar o minimo de trabalho para que a diversão de todos não se torne o "sofrimento" de todos ... mesmo sabendo que a galera do off road é pau pra toda obra ... mas todo mundo gosta mesmo é de acelerar se divertir e relaxar .. sem esquentar a cabeça... a não ser com o rio intransponivel .. ou a cava profunda demais !!!
[ ['s ... sem viatura por enquanto...
Fala Juninho,
Legal esse espírito... é bom vc andar sempre com o máximo de segurança possível (mesmo que esteja "usando" mais o carro que o normal), porque o guincho mais próximo pode estar a 50 km longe do meio do mato que vc tá... :lol: :lol: :lol: Sobre as peças da tcase, eu passo uma dica que acho que pode ser válida lá no suzukioffroad.com.br ou suzucar.com.br eles vendem/instalam um kit de redução e consequentemente sobram umas peças, inclusive os calços... alguma dessas pode ser a sua (barato). :wink: não sei se sua t-case por ser 87 é alguma coisa diferente, mas acredito 99,9% que seja igual as últimas (até 95). Pergunta lá!
VALEU !!
Vo dá uma ligada na suzucar e tirar essa dúvida .. vo lança um tópico sobre a compatibilidade de peças da T-Case ...com certeza vai chover informação !!
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