Ver Versão Completa : Motor 200tdi
Pessoal, já li algumas coisas a respeito do motor 200tdi q equiparam a defender e discovery até 94 (se não me engano) mas gostaria de saber a opinião de vcs sobre as vantagens e desvantagens deste motor e do conjunto mecânico q o acompanha, aqui no Brasil.
Abç
Pato_Rouco
20/04/2010, 20:01
Cara, dá uma lida nesse tópico completo que vale muito a pena, recomendo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72953
Preá 4x4
20/04/2010, 20:07
O meu 200 tdi já tá beirando os 235 mil km com 17 anos e não tenho nada o que reclamar, pelo contrário, estou bem satisfeito. Acho que ainda vai rodar mais uns 17 anos tranquilo. :-D
A maioria das peças são bem acessíveis (se você souber comprar no lugar certo), as mais caras eu aconselho a comprar lá fora, ainda mais com a libra e o dólar nessa cotação atual, tá saindo muito em conta trazer peças.
Comparando as peças do 200 tdi com as do 300 tdi nos catálogos ingleses, se nota sim que 300 tdi é um pouco mais barato, mas nada de diferenças absurdas (algumas peças do 200tdi são mais baratas inclusive).
Já ouvi dizer que o conjunto 200tdi com a caixa LT77 tem um melhor posicionamento do que o 300tdi com caixa RG380, deixando o carro com um melhor cg, não pulando tanto como os 300 tdi em ondulações (principalmente quando se fala em 90).. mas isso é questão pro Portela ou pro Luiz...Eles com certeza sabem melhor que eu (me corrijam se estiver errado).
Aliás, o LT77 me parece um pouco mais duro que o RG380. (impressão que tive nas poucas Lands que andei)
O 300 tdi me parece mais silencioso. Mas eu gosto do barulho de Massey Fergunson do 200 tdi. :lol: (mas colocando uma boa manta isolante se dá um jeito nisso).
Dizem que o 200tdi é um pouco mais econômico que o 300tdi.
O 300 tdi parece um pouco mais refinado que o 200.
Carlão Rover
21/04/2010, 13:41
Vamos fazer uma análise de tecnologia. Um é evolução do outro.
Mas a tecnologia visa mais o menor índice de poluição do que o próprio desempenho neste caso. Como a estrutura das defenders e discoverys que usavam o 200tdi e usavam o 300 tdi eram praticamente a mesma(respectivamente) um motor mais pesado(300tdi) altera sim a relação de distribuição de peso. Influi? Na minha opinião bem menos do que imaginamos.
Mas aqui no Brasil peças para o 300 tdi,mais especificamente o HSD 2.5, são mais fáceis e mais baratas para comprar.
Mas, aí entra a "sensibilidade" do comprador.
Se for comprar como sendo apenas um "carro" melhor comprar o mais novo...
Se for comprar como um "degustador" do veículo, depende do que procura. Eu considero as Lands(200tdi ou 300tdi)montadas na Inglaterra mais confiáveis no conjunto do que as montadas aqui. De cada 100 montadas na Inglaterra 99 vinham como se deve. Aqui no meu chutômetro de cada 100 apenas 80 vinham bem montadas.Enfim...
Abraço a todos...
luiz ccosta
25/04/2010, 19:35
Pessoal, já li algumas coisas a respeito do motor 200tdi q equiparam a defender e discovery até 94 (se não me engano) mas gostaria de saber a opinião de vcs sobre as vantagens e desvantagens deste motor e do conjunto mecânico q o acompanha, aqui no Brasil.
Abç
O meu ta na faixa de 18 anos nunca deu problema, acho muito economico, este final de semana fiz Rio- Parati-Silveiras- Bananal-Rio com o carro carregado ( pick-up) consumo de combustivel 13 km litro, o bloco do motor é muito parecido com o 300tdi inclusive um amigo já instalou até os aneis de segmento do 2.5 hds no dele sem problemas. peças de uso normal como filtro de ar e oleo encontra em qualquer troca de oleo,outras peças se precisar compre lá fora como já foi dito no topico, dá uma olhada nos links pra checar o preço. http://www.brit-car.co.uk/section.php?xSec=380
http://www.land-rover-parts-shop.com/
obs: a caixa de marchas L77 que equipa as defender até 1993 as vezes arranham na passada da 2 marcha porem na internet tem empresas que vendem um kit completo pra este problema se te encomodar.
Luiz
IMHO, o conjunto 200tdi + LT77 é o melhor conjunto mecânico que a Defender saiu de fabrica. Tanto que procurei especificamente uma Defender com essa mecânica quando comprei...
Vou tentar ser breve: :arrow:
Vantagens:
- correias individuais para os periféricos
- mais robusto, há menos relatos de aquecimento (comuns no 300tdi)
- bomba de vácuo menos problemática
- o powetrain é posicionado mais para trás no chassis, ficando praticamente atrás do eixo dianteiro (compare as distâncias entre radiador e bloco do motor)
- menos barulhento (possui um contra-cárter de aluminio)
- ré ao lado da primeira
Desvantagens:
- periféricos e outras peças só importando (tensionador, correia dentada, bomba de direção hidráulica, etc)
- bomba e bicos injetores exclusivos (diferente do 300tdi)
- a caixa LT77 é conhecida por problemas nos sincronizadores
- LT77 não aceita radiador de óleo sem adaptações, a R380 é um pouco mais precisa
- peças para LT77 só importando
- pedal de embreagem mais pesado
- guincho mecânico nacional não é plug and play, exige adaptações
Se eu ficar com a 110, futuramente pretendo acoplar um R380 com short bell housing no 200tdi. Aí fica perfeito!!!
200tdi com R380 e radiador de óleo. :idea:
Abraços,
Oi Pessoal!
Ótimas respostas, algumas dúvidas já sanadas.
Acho q é mais ou menos o q pensava inicialmente, é um ótimo motor mas depende mais de importação das peças do q o 300tdi.
Até aí tudo bem mas e peças mais pesadas como rolamentos, eixos, diferencial, etc? Sei q não é comum quebrar mas se precisar, arruma por aqui mesmo ou só importando?
Lembro de um colega de fórum q comentou sobre a dificuldade de arrumar um parabrisa dianteiro pro Discovery 200tdi dele, alguém sabe se ele conseguiu resolver?
Outra coisa, em princípio o 300tdi qualquer mecânico diesel conserta sem maiores problemas e o 200tdi? Ele assusta os caras ou dá no mesmo?
Vi há umas 3 semanas na Urca uma discovery 200tdi 2 portas verde musgo meio fosca toda preparada pra trilha, claro q tive q parar o carro pra ir dar uma olhada, dava gosto de ver (parecia até q estava em Portugal :mrgreen:).
Abç a todos, Cesar