Ver Versão Completa : Sensor de temperatura no 300Tdi
Pessoal,
É de conhecimento de muitos o problema do sensor de temperatura no 300Tdi e em todos os outros motores da International. O problema é que a luz de alerta do reservatório de água (utilizando tampa do Vectra) também não funciona em alguns casos.
Se a bomba dágua deixar de funcionar, não dá alarme nenhum. O resultado é que o motor ferve e você nem vê, e o mostrador está lá bem no meio da escala e sem vergonha nenhuma!!!
Tenho certeza que rodei muito pouco nesta condição, mas ainda estou com medo da conta...
Fica aí o aviso.
Abração,
Gustavo
O sensor do Suks, além do sensor do reservatório, possui um sensor que dispara um alarme quando a temperatura do motor atinge um valor pré determinado. O meu eu determinei que assim que passar um pouco da metade da escala de temperatura ele dispara o alarme.
[]
rafaelfernandez
19/04/2010, 22:06
O sensor do Suks, além do sensor do reservatório, possui um sensor que dispara um alarme quando a temperatura do motor atinge um valor pré determinado. O meu eu determinei que assim que passar um pouco da metade da escala de temperatura ele dispara o alarme.
[]
Lothar,
Eu ja tenho instalado na 110 o sensor do kroger. Sabes me dizer se o mesmo é compativel com o do Suks?
[]´s
Rafael
PS. Tens ideia de quanto ta saindo o do Suks?
alexx.files
19/04/2010, 23:35
Pessoal, comprei o sensor do Sukys em Janeiro e saiu R$370, com sensor de nível de água, mais o frete para SP.
Minha opnião: dos nacionais melhor que o dele só se vc for fazer um custom.
Alex
Lothar,
Sabe dizer se usa um sensor de temperatura a mais ou se usa o mesmo que já está no motor, mas com o recurso extra de disparar alarme em uma temperatura pré-programada ?
Bom se tiver um sensor extra, por favor envie mais informações. Se o sensor for o mesmo já existente, é inútil o sistema de alarme, porque está posicionado em um lugar onde a temperatura é mais baixa do que a temperatura interna do motor. Erro no projeto do motor (é o mesmo que tentar medir a temperatura do corpo do seu filho com febre usando o termômetro do lado de fora da camisa dele)
Acredite, o marcador estava no centro (indicando 80 graus que é a temperatura normal de funcionamento) enquanto o motor já estava fervendo (acima de 100 graus). O sensor de nível também não acionou, pois o reservatório tinha água suficiente.
[]
Só pra constar. O ponteiro não passou da metade da escala. Mas o motor ferveu...
Pessoal,
É de conhecimento de muitos o problema do sensor de temperatura no 300Tdi e em todos os outros motores da International. O problema é que a luz de alerta do reservatório de água (utilizando tampa do Vectra) também não funciona em alguns casos.
Se a bomba dágua deixar de funcionar, não dá alarme nenhum. O resultado é que o motor ferve e você nem vê, e o mostrador está lá bem no meio da escala e sem vergonha nenhuma!!!
Tenho certeza que rodei muito pouco nesta condição, mas ainda estou com medo da conta...
Fica aí o aviso.
Abração,
Gustavo
Gustavo
Para evitar isto tenho um Madman, ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48920&highlight=madman, para melhorar seu sistema sugiro instalar um termômetro http://www.guster.com.br/ (tem alarme) adaptando o sensor do mesmo no plug superior da caixa onde está à válvula termostática.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Hugo,
Tem fotos da instalação do seu sistema? Interessou!
Obrigado,
Gustavo
George Marques Fernandes
20/04/2010, 12:47
Meus caros,
O módulo do Marcus Kroeger tem uma entrada que oferece a possibilidade de utilizar o sensor da válvula termostática para monitorar o aumento da temperatura.
rafaelfernandez
20/04/2010, 20:35
Meus caros,
O módulo do Marcus Kroeger tem uma entrada que oferece a possibilidade de utilizar o sensor da válvula termostática para monitorar o aumento da temperatura.
Sabes como fazer essa ligação George!? Tenho interesse pois ja possuo o sensor do Kroeger.
[]´s
Rafael
Hugo,
Tem fotos da instalação do seu sistema? Interessou!
Obrigado,
Gustavo
Gustavo
Passei os endereços onde postei fotos e vídeos do sistema, se precisar mais detalhes e só perguntar.
Hugo
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
George Marques Fernandes
22/04/2010, 16:02
Sabes como fazer essa ligação George!? Tenho interesse pois ja possuo o sensor do Kroeger.
[]´s
Rafael
Rafael,
Vou ver se encontro o manual ou alguma orientação com os demais membros do Clube.
O modelo do meu módulo é de 2005, veja qual é o seu, pois pode ser que sendo de uma época anterior não tenha esse detalhe.
Abçs.
ascherer74
23/04/2010, 10:17
Possuo o sensor do Sukys Watchdog (http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html (http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html)).
Considero um dos melhores investimento já realizado na viatura. Além de avaliação do nível d'água, ele monitora também a carga da bateria, o funcionamento do alternador e a temperatura que pode ser regulada para acionamento do alarme.
http://1.bp.blogspot.com/_OEJow8ZWMj0/StqDlR-XvVI/AAAAAAAAAFo/YU82QyTJ1pk/s320/watchdog.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_OEJow8ZWMj0/StqD3G5h7_I/AAAAAAAAAFw/nxGECUtoOcE/s320/Painel_Imagem012.jpg
shuribes
23/04/2010, 16:27
Pessoal. segue meu relato:
Eu uso na minha noventinha o sensor VIGIA MAX da Colven, além de controlar a temperatura do motor e não da água, pois o sensor próprio vai instalado no cabeçote do motor senão me engano, ele controla a pressão do óleo e o funcionamento do alternador, tanto para baixa carga como sobrecarga.
Já salvou meu motor uma vez, qdo estava subindo a serra e estourou uma das famosas tampas de plástico do sistema, a caixinha já emite um sinal sonoro e depois de 15 segundos corta o motor. O que mais chamou a atenção qdo escolhi esse sistema foi a possibilidade de conectar um cabo USB e saber de todo o funcionamento do motor, que temperatura trabalhou, etc... dá um relatório completo.
Instalei em Curitiba, com o Diego, pessoa super gente fina e atencioso.
Recomendo.
http://brasil.colven.com.ar/productos.asp?pid=47
Valeu.
Júnior.
norberto
23/04/2010, 17:03
Quanto pagou, Shuribes?
[]s
Norberto
rafaelfernandez
23/04/2010, 19:16
Rafael,
Vou ver se encontro o manual ou alguma orientação com os demais membros do Clube.
O modelo do meu módulo é de 2005, veja qual é o seu, pois pode ser que sendo de uma época anterior não tenha esse detalhe.
Abçs.
O meu foi comprado em 2009. Nao sabia desse detalhe. Vou ver se acho o manual aqui em casa. Mas ja agradeço de antemão a informação.
[]´s
Rafael
George Marques Fernandes
23/04/2010, 20:14
O meu foi comprado em 2009. Nao sabia desse detalhe. Vou ver se acho o manual aqui em casa. Mas ja agradeço de antemão a informação.
[]´s
Rafael
Rafael,
Da época da compra encontrei a seguinte conversa com um dos GURUS da LROA, Levy Pereira, proprietário da Mula Verde, de Natal-RN: o circuito do Marcus pode monitorar simultaneamente os dois sensores - nível e temperatura. Isso já vi com ele, só precisa avisar do interesse no sensor de temperatura, que o mesmo faz uma UPGRADE no circuito.
Então, esse detalhe tem que ser solicitado ao Marcus quando do pedido.
Abçs, George
Pessoal. segue meu relato:
Eu uso na minha noventinha o sensor VIGIA MAX da Colven, além de controlar a temperatura do motor e não da água, pois o sensor próprio vai instalado no cabeçote do motor senão me engano, ele controla a pressão do óleo e o funcionamento do alternador, tanto para baixa carga como sobrecarga.
Já salvou meu motor uma vez, qdo estava subindo a serra e estourou uma das famosas tampas de plástico do sistema, a caixinha já emite um sinal sonoro e depois de 15 segundos corta o motor. O que mais chamou a atenção qdo escolhi esse sistema foi a possibilidade de conectar um cabo USB e saber de todo o funcionamento do motor, que temperatura trabalhou, etc... dá um relatório completo.
Instalei em Curitiba, com o Diego, pessoa super gente fina e atencioso.
Recomendo.
http://brasil.colven.com.ar/productos.asp?pid=47
Valeu.
Júnior.
Junior
O "VIGIA" é muito bom, é um sistema argentino de proteção de motores utilizado desde 1972, especialmente em caminhões, ônibus e ultimamente nos carros dos membros do Club Land Rover da Argentina. É fechado onde não da para ver os valores das variáveis como nos outros sistemas postados, a temperatura que monitora é a do cabeçote e se qualquer variável atingir níveis fora do estabelecido o motor é parado (melhor solução para o dono do ônibus ou caminhão) com alarme sonoro prévio de 15". O Madman mede: temperatura d´gua, temperatura dos gases de combustão, pressão do óleo do motor, nível de água do reservatório, temperatura do óleo da caixa de transferência, tensão gerada pelo alternador, grau de inclinação frontal e lateral do veiculo. Estas variáveis são programáveis entre um máximo e um mínimo, sendo que os valores picos atingidos são gravados. Este sistema não interrompe o funcionamento do motor, mais deixa gerenciar a marcha e se alguma variável ficar fora do programado toca um alarme sonoro junto com um luminoso. Prefiro este sistema aberto que me informa valores instantâneos e com isto antecipar ações corretivas, nada é de graça, o Madman é caro.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
shuribes
04/05/2010, 16:17
HUGO, realmente pelas possibilidades e itens de verificação e acompanhamento do motor, o Madman é muito superior ao Vigia.
Quando instalei não fazia nem idéia que existisse um monitoramento tão completo assim, mas a pergunta que não quer calar.. Quanto custa? No vigia na época senão me engano paguei R$850,00 agora parece que custa em torno de R$1.000,00.
No mais o Vigia já serve para oque realmente me interessa, que é parar o motor em caso de baixa pressão no óleo ou temperatura superior ao normal e isso ele já fez em duas vezes, uma quando, subindo a serra estourou um dos tampões de plástico do motor e vazou a água do radiador e outra quando escapou a cruzeta do cardão do guincho mecânico e amassou o cárter, batendo no fundo do pescador e impedindo a circulação do óleo, então já valeu o investimento hehe.
Abraços.
rafaelfernandez
04/05/2010, 17:45
Rafael,
Da época da compra encontrei a seguinte conversa com um dos GURUS da LROA, Levy Pereira, proprietário da Mula Verde, de Natal-RN: o circuito do Marcus pode monitorar simultaneamente os dois sensores - nível e temperatura. Isso já vi com ele, só precisa avisar do interesse no sensor de temperatura, que o mesmo faz uma UPGRADE no circuito.
Então, esse detalhe tem que ser solicitado ao Marcus quando do pedido.
Abçs, George
George,
Falei com o Kroeger e ele me disse que o sensor ja vem pronto para monitorar mais 2 sensores quaisquer. Desde que os mesmo nao sejam resistivos. Ou seja, os sensores tem que ser do tipo arma/desarma (como a tampa do reservatorio de agua).
Agora ficou a duvida: Qual sensor desse tipo serve no Defender? Uma vez que ele tem que armar logo acima da temperatura maxima de trabalho do 300TDi.Nao seria mais pratico instalar um segundo relogio com um sensor resistivo?
Esses que encontramos nas lojas de acessorios servem no 300tdi? Ou tem algum modelo especifico? E qual seria a marca mais confiavel?
[]´s
Rafael
Shuribes
Em Junho de 2008 paguei R$ 900,00.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
norberto
05/05/2010, 11:51
O Vigia está por 1500,00 agora, segundo o representante que eu contatei.:|
[]s
Norberto
George Marques Fernandes
05/05/2010, 22:42
George,
Falei com o Kroeger e ele me disse que o sensor ja vem pronto para monitorar mais 2 sensores quaisquer. Desde que os mesmo nao sejam resistivos. Ou seja, os sensores tem que ser do tipo arma/desarma (como a tampa do reservatorio de agua).
Agora ficou a duvida: Qual sensor desse tipo serve no Defender? Uma vez que ele tem que armar logo acima da temperatura maxima de trabalho do 300TDi.Nao seria mais pratico instalar um segundo relogio com um sensor resistivo?
Esses que encontramos nas lojas de acessorios servem no 300tdi? Ou tem algum modelo especifico? E qual seria a marca mais confiavel?
[]´s
Rafael
Rafael,
Não sei te dizer. Mas, do jeito que tá instalado na minha, como falei anteriormente, tem sido eficiente. Pois, já deixei de fazer o motor umas 2-3 vezes por causa do módulo.
Abçs, George
rafaelfernandez
15/05/2010, 22:48
Amigos,
Como achar esse sensor nao resistivo para o 300tdi tem se provado bem dificil, resolvi tentar solucionar o problema do marcador de temperatura ineficiente da Defender. Ai surgiram as primeiras duvidas:
1) Qualquer relogio de temperatura de agua que ja vem com sensor pode ser instalado no 300tdi?
2) Qual o local mais indicado para se colocar o sensor do relogio para se obter uma leitura mais precisa e rapida da temperatura?
No mais, qualquer outra dica referente ao assunto em questao é bem vinda.
[]´s
Rafael
Rafael
Um local bom para instalar o sensor poder ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1148819&postcount=23
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
rafaelfernandez
16/05/2010, 11:51
Rafael
Um local bom para instalar o sensor poder ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1148819&postcount=23
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Valeu Hugo,
Me diz uma coisa, o sensor pode ser rosqueado no lugar to plug ou tem que fazer um adaptador para o mesmo?
[]´s
Rafael
Rafael
Pede para um torneiro abrir rosca no plug e adaptar o sensor, ver foto.
http://img19.imageshack.us/img19/4788/adaptadorcopy.jpg
Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73
henrique wamser
16/05/2010, 19:02
posso estar enganado, mas este ponto aí é o primeiro a ficar sem agua em caso de um vazameno, e neste caso não se tem agua aí para medir temperatura.:pensativo:
rafaelfernandez
16/05/2010, 20:07
Rafael
Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73
Hugo,
Os plugs do meu 300tdi ainda sao os de plastico. Tenho que mandar fazer os de metal. Ai aproveito e mando logo fazer com a rosca para o sensor.
posso estar enganado, mas este ponto aí é o primeiro a ficar sem agua em caso de um vazameno, e neste caso não se tem agua aí para medir temperatura.:pensativo:
Realmente tens razão Henrique. Mas eu tambem tenho o sensor de nivel para me alertar caso esvazie o reservatorio.
De qualquer forma, tens alguma outra sugestao de um lugar mais apropriado para se instalar o sensor?
[]´s
Rafael
Henrique
Os sensores medem temperatura do ambiente, este pode ser pode ser líquido (ex. água), vapor (ex. vapor d água), gás (ex. ar seco), o importante é estar num lugar onde tem fluxo turbulento de fluído. Fernando tem instalado já um sistema que mede o nível d água no vaso expansor, o sensor original da Defender indica três temperaturas: frio, normal e fundido, por isto devemos instalar um que indique a temperatura real. Na falta de água um bom sensor indicará aumento real de temperatura, se este emite um sinal de alarme após um limite programado como o vendido pela http://www.guster.com.br/ complementaria bem o sistema de proteção.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Hugo,
Os plugs do meu 300tdi ainda sao os de plastico. Tenho que mandar fazer os de metal. Ai aproveito e mando logo fazer com a rosca para o sensor.
[]´s
Rafael
Rafael
Que peeeeeriiigooooooo!!!!!!! por favor compra e instala os metálicos antes de ligar a Land.
Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73
rafaelfernandez
23/05/2010, 22:18
Rafael
Que peeeeeriiigooooooo!!!!!!! por favor compra e instala os metálicos antes de ligar a Land.
Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73
Eu ando com os de plastico mas tenho reservas de sobra na mala... :mrgreen: Alem do mais se tiver uma sobrecarga de pressao, prefiro que eles estourem do que um mangote. Sao mais faceis de se consertar. Outra coisa, tenho que dar chance pro sensor de nivel funcionar :twisted:
Alem do mais, estou pesquisando uma forma de usar o sensor de nivel para tamber acionar o alarme no caso de sobreaquecimento. Tem uns sensores que aparentemente sao so AC original(que a minha nao tem) e que eu acho que poderao ser usados. Aqui vai o link do topico com as fotos, se alguem poder ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1170052#post1170052
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
25/05/2010, 22:07
Amigos,
A saga continua...
Hoje aproveitei um tempo livre a tarde e rodei atras de um sensor de temperatura de agua e um relogio para ficar com uma segunda e mais correta leitura da temperatura do liquido de arrefecimento. Pra minha tristeza, nao encontrei nada.
Alguem sabe onde eu conseguiria comprar um sensor e relogio que pudesse ser adaptado no 300tdi?
[]´s
Rafael
alexx.files
25/05/2010, 23:10
Rafael, a cronomac fabrica tanto o sensor quando o relógio (termômetro).
http://www.cronomac.com.br/web/carrinho/carrinho.php?cod_prod=32002012&action=add
Se for isso que vc está procurando você pode comprar tudo na Donatti4x4 pois o que eles não tiver em estoque eles encomendam.
[]´s
Alex
Rafael
Acabei de comprar e instalar o termometro do link abaixo (digital):
http://www.acessorioscar.com.br/produto-1309-voltimetro_digital_programavel._display_azul_lente _preta_diametro_nominal_52mm
Está funcionando bem.
Coloquei o sensor no bujão acima da válvula termostática.
Abçs
Ops
Passei o link do voltímetro, que também comprei.
Segue link do termometro
http://www.acessorioscar.com.br/produto-1334-medidor_de_temperatura_da_agua_digital_programavel ._display_azul_lente_preta_diametro_nominal_52mm
Rafael
Hugo4x4
Defender 110 04
JeepCJ5 73
Hugo,
Ressuscitando este assunto estou pensando em instalar um termômetro da Racetronix na minha 90tinha
Termmetro gua Digital Programvel - Display Vermelho - Lente Preta - 52mm - 12V | RACETRONIX | - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-%C3%B852mm-12V--RACETRONIX-)
Não consegui acessar as fotos da instalação que vc citou. Você poderia postá-las? Além disso, onde consigo os plugs de metal? Pois se for o que estou pensando eles são de borracha mesmo...
Valeu!
Marco
Defender 90 - 2001
marcelorfigueiredo
15/04/2013, 09:18
Marco ,
Bom dia ,
Você poderia postar o local onde instalou ? O Termômetro está funcionando bem ? Recomenda a compra desta marca ?
Obrigado
Alexandre Tietsche
09/07/2013, 08:03
Pessoal, alguém sabe me dizer se algum outro sensor de temperatura entra no lugar do original ? O meu pifou e andar sem marcador de temperatura na viatura é muito arriscado.
Se alguém souber da referência e puder ajudar agradeço.
Abs.
Alexandre Tietsche
15/07/2013, 11:10
Pessoal, comprei o sensor novo mas não consigo resolver o problema.
Ao mandar um terra, verifico que o marcador funciona sem problemas.
Quando plugo o terminal do sensor no mesmo, o marcador não funciona. Testei então o sensor na bancada com um multímetro e ele esta funcionando perfeitamente.
Alguém tem noção do que pode ser?
Quando plugo o terminal do sensor no mesmo, o marcador não funciona. Testei então o sensor na bancada com um multímetro e ele esta funcionando perfeitamente.
Alexandre, vou te passar a informação que o eletricista me passou. Comprei um sensor na minha cidade da ranger que encaixa perfeitamente, mas não faz a leitura.. Fiz o teste do marcador e do sensor separado e os dois estavam funcionando, testei inclusive outro marcador com o sensor e funcionou, mas quando testo com o do painel não mexe. O problema que o eletricista me passou é a diferença de "impedância" do relógio para o sensor, que o da Land é diferente da Ranger.
Ou seja, só o original para funcionar.. Pedi o meu fora e estou aguardando chegar.
Alexandre Tietsche
15/07/2013, 16:50
Faz sentido. Porem meu sensor é original LR. OK, é um Britpart mas é novinho.
Alexandre, vou te passar a informação que o eletricista me passou. Comprei um sensor na minha cidade da ranger que encaixa perfeitamente, mas não faz a leitura.. Fiz o teste do marcador e do sensor separado e os dois estavam funcionando, testei inclusive outro marcador com o sensor e funcionou, mas quando testo com o do painel não mexe. O problema que o eletricista me passou é a diferença de "impedância" do relógio para o sensor, que o da Land é diferente da Ranger.
Ou seja, só o original para funcionar.. Pedi o meu fora e estou aguardando chegar.
Testa ele no lugar com um multimetro.
Comprei o meu novo logo que adquiri a D110. Fui numa autorizada MWM INternacional (que comprou a Maxion) e pedi o sensor do motor Maxion 2.5 HSD .... plug and play... dá uma olhada se o fio (chicote) não esta partido ou o conector esta sujo... pois ele encaixa como uma luva se tiver sujo dentro dele já sabe, não vai funcionar!
... pois ele encaixa como uma luva se tiver sujo dentro dele já sabe, não vai funcionar!
E ai, já sabe que provavelmente o sensor antigo, ainda está funcionando.
Alexandre Tietsche
16/07/2013, 12:30
Marado,
O Sensor antigo está funcionando pois testei ele fora do carro no multímetro.
Lucar, foi o que disse.Quando eu aterro o plugue do chicote o marcador funciona na mesma hora.
hoje a tarde vou ver se resolvo isso.
luiz ccosta
17/07/2013, 08:36
Marado,
O Sensor antigo está funcionando pois testei ele fora do carro no multímetro.
Lucar, foi o que disse.Quando eu aterro o plugue do chicote o marcador funciona na mesma hora.
hoje a tarde vou ver se resolvo isso.
Alexandre quando vc coloca ele no lugar ele esta entrando em contato com a agua pois se não tiver passando agua por alguma razão no sensor ele não marca.
luiz
Alexandre Tietsche
17/07/2013, 11:38
Luiz, ali passa água sim, com certeza.
Ontem levei no eletricista, ele fez alguns testes e descartou problema com o marcador. Mediu a temperatura pelo bujão superior e marcou certinho no meio.
O sensor ele disse que esta ok também e me perguntou se o carro tinha a válvula termostática.
Hoje cedo com o carro frio saquei o bujão vi a mola da válvula ali, por isso presumo que ela esteja lá.
A pergunta é. Estando a válvula lá (com defeito) o carro poderia ficar dando esse erro de marcação e informar que ele esta sempre frio ?
Waldmartins
17/07/2013, 14:20
Luiz, ali passa água sim, com certeza.
Ontem levei no eletricista, ele fez alguns testes e descartou problema com o marcador. Mediu a temperatura pelo bujão superior e marcou certinho no meio.
O sensor ele disse que esta ok também e me perguntou se o carro tinha a válvula termostática.
Hoje cedo com o carro frio saquei o bujão vi a mola da válvula ali, por isso presumo que ela esteja lá.
A pergunta é. Estando a válvula lá (com defeito) o carro poderia ficar dando esse erro de marcação e informar que ele esta sempre frio ?
Alexandre,
Depende do tempo que vc roda com o carro. Se a VT estiver aberta, no frio o carro vai demorar MUITO pra atingir a temperatura ideal. A minha VT tem um furo (proposital) e demora um pouco a sair da marcação azul. Acho melhor verificar sua VT.
Abs
Wald
Não entendi Wald;
Exprica melhor:
Se a VT estiver aberta Como assim aberta?
A minha VT tem um furo (proposital)... Furo adonde?
Alexandre Tietsche
17/07/2013, 15:43
A válvula termostática serve para fechar a abrir a passagem de agua fria do radiador para o motor, normalmente ela abre em 88ºC e deixa agua fria entrar no bloco. Com ela furada ou sem ela, essa agua fria circula livremente fazendo com que o motor ande "frio". Pelo li me parece que isso provoca um desgaste dos componentes do motor visto que ele trabalha fora da temperatura ideal.
To pensando se minha válvula não travou aberta.
To com duas viaturas em casa, vou trocar os paineis delas e ver no que dá. Dps posto resultado.
Não entendi Wald;
Exprica melhor:
Como assim aberta?
Furo adonde?
Valeu Alexandre; eu não tinha entendido VT = Válvula Termostática; :putz:.
Mas independente dela aberta ou fechada, se a viatura está parada, ela vai acabar esquentando todo o sistema, não?
Pelo li me parece que isso provoca um desgaste dos componentes do motor visto que ele trabalha fora da temperatura ideal.
Já ouvi relato de um camarada que comprou uma viatura no nordeste e a levou para Petrópolis. Lá, no nordeste, devido ao clima, segundo o relato, eles acabam tirando a válvula termostática e ele não sabia disto, dai saindo todo dia na madruga, para o Rio, o veículo chegava até o centro ainda no azul, resultando disto uma queima parcial do combustível que acabava se acumulando no topo do pistão e com o tempo ocasionou corrosão, chegando a furar o pistão.
Alexandre
Quando o motor está frio a válvula termostática fecha a saída para o radiador e envia toda água para a aspiração da bomba, com o aumento da temperatura a válvula termostática abre gradativamente e parte da água vai para o radiador e a outra parte para a bomba. Quando a válvula termostática trava fechando a saída para o radiador, o resultado é aquecimento e se trava aberta para o radiador teremos resfriamento maior do que o motor precisa. Com a válvula termostática travada e muito aberta, na cidade a baixa rotação o motor trabalha frio, somente chegara o marcador no meio quando exigimos o motor na estrada. Este efeito será maior o menor dependendo em que posição trava a válvula termostática.
Aproveitando o topico,
Tenho observado em minha D110 que em algumas situações que o marcador rapidamente atinge o vermelh e abaixa quando reduzo a velocidade. Quais podem ser as provavéis causas?
Abs.
Sayegh
Waldmartins
01/08/2013, 11:23
Aproveitando o topico,
Tenho observado em minha D110 que em algumas situações que o marcador rapidamente atinge o vermelh e abaixa quando reduzo a velocidade. Quais podem ser as provavéis causas?
Abs.
Sayegh
"São tantas emoções, bicho"...digo, podem ser tantas causas... Eu no seu lugar já corria pra uma oficina para verificar alguns itens antes de "perder" o motor (fala aqui a voz da experiência):
1) Bomba d´agua
2) Valvula termostática
3) Sensor de temperatura
Isso pra começar... Coloquei até na ordem inversa. Pode verificar na ordem 3, 2, 1.
Abs
Wald
zegotinhacpv
02/08/2013, 00:00
estou usando um da fullgage digital que tem função de aviso em temperaturas pre estabelecidas TIC 17 RGTi 12v e coloquei o sensor no memsmo local que vcs !
"São tantas emoções, bicho"...digo, podem ser tantas causas... Eu no seu lugar já corria pra uma oficina para verificar alguns itens antes de "perder" o motor (fala aqui a voz da experiência):
1) Bomba d´agua
2) Valvula termostática
3) Sensor de temperatura
Isso pra começar... Coloquei até na ordem inversa. Pode verificar na ordem 3, 2, 1.
Abs
Wald
Wlad,
Anotado! Valeu a dica.
Já acrescentei na lista aterramento e acoplamento viscoso.
Abs.
Sayegh
Vinicimaes
04/08/2013, 08:00
Pelo sintoma eu acredito mais em falha de aterramento. Já vivi isto. O ponteiro ia do nada pro vermelho. Depois de muitas horas de analise encontramos oxidação no contato. Refeito a conexão e tudo resolvido.
Wlad,
Anotado! Valeu a dica.
Já acrescentei na lista aterramento e acoplamento viscoso.
Abs.
Sayegh
Pelo sintoma eu acredito mais em falha de aterramento. Já vivi isto. O ponteiro ia do nada pro vermelho. Depois de muitas horas de analise encontramos oxidação no contato. Refeito a conexão e tudo resolvido.
Vinicius e Wald,
É possivel que esta variação do marcador venha das mangueiras? Observei que a mangueira principal que paasa pela Valvula Termostatica tá com formato meio ovaluzada e mais mol que as demais. Na duvida do pesquisando um kit completo.
Abs
Sayegh
Camilo JR
10/09/2013, 07:50
Alguem aqui usa o marcador de temperatura por mercurio ? aquele que vai a manguerinha de metal ate o sensor...
chamam de termometro mecanico... o que tem originalmente na viatura é eletrico..
tenho instalado um mecanico no painel da minha viatura no lugar do eletrico q tava louco.
Mas ele fica pulando direto, entre 80 e 100 ... nao sei se isso ta certo ou nao ...
Eduardo Tescarollo
10/09/2013, 10:25
Alguem aqui usa o marcador de temperatura por mercurio ? aquele que vai a manguerinha de metal ate o sensor...
chamam de termometro mecanico... o que tem originalmente na viatura é eletrico..
tenho instalado um mecanico no painel da minha viatura no lugar do eletrico q tava louco.
Mas ele fica pulando direto, entre 80 e 100 ... nao sei se isso ta certo ou nao ...
Esta é minha duvida também. Instalei recentemente um termômetro mecânico, foi ai que percebi a variação de temperatura que ocorre, no original elétrico não se percebe isto.
No final de semana fiz uma viagem, na ida que foi a noite com carro carregado a temperatura se manteve nos 90º, mas na volta com de dia com o tempo bem quente ela subia até uns 97º em subidas com AC ligado e voltava para os 90 nas retas.
Não sei se isto é o correto, fica minha duvida.
Abs.
Waldmartins
10/09/2013, 13:00
Vinicius e Wald,
É possivel que esta variação do marcador venha das mangueiras? Observei que a mangueira principal que paasa pela Valvula Termostatica tá com formato meio ovaluzada e mais mol que as demais. Na duvida do pesquisando um kit completo.
Abs
Sayegh
Sayegh,
sinceramente não sei te responder... :pensativo:
Abs
Wald
Acredito que variar um pouco pode ser normal devido as circunstancias em que o motor trabalha... agora variar muito não acho normal não?? Tentou ver no manual (que eu não tenho impresso) qual a tolerância da variação??
Eduardo Tescarollo
10/09/2013, 13:45
[QUOTE=lucar;2002426]Acredito que variar um pouco pode ser normal devido as circunstancias em que o motor trabalha... agora variar muito não acho normal não?? Tentou ver no manual (que eu não tenho impresso) qual a tolerância da variação??[/QUO
Achei um prospecto da Internacional com as especificações dos motores Euro II, diz que a temperatura de trabalho esta entre 86 e 102 graus. Será estão normal?
Abs.
Eduardo Tescarollo
10/09/2013, 13:57
Segue as especificações.
LJZIPPERER
18/12/2013, 10:18
Relogio do marcador de temperatura parou de fucionar não passa marca "Azul", apesar ter "Sukys", sera que é termostato ????, se for, alguem teria codigo da peça, compro do Brasil, ou devo importar?
Retomando o tópico.
Pessoal,
Dei uma geral em todo sistema de arrefecimento da minha Land. Troquei bomba, acoplamento viscoso, lavei todas as manqueiras, lavei e troquei algumas, limpei o radiador, troquei o sensor (britpart) mas mesmo assim o ponteiro do marcador não sai do azul mesmo rodando a 100km/h!
Testei a parte elétrica e não tenho nenhuma fuga de terra e testei o marcador, que está ok.
Escutei falar que deveria ter colocado o sensor original Land Rover, será que isso muda tanto assim?
Fico preocupado se a Land esta boa mesmo ou se está me escondendo alguma coisa...
Alguém sabe dizer onde encontro o sensor original?
Abs.
Sayegh
roberto.cardoso@ig.com.br
18/06/2014, 13:33
Sayegh, boa tarde.
Desculpe a pergunta, mas o único item que você não citou ter trocado é a válvula termostática, você esqueceu de mencionar ou não trocou? Muitas vezes quando esse sintoma ocorre é a danada que está com defeito.
Abraços,
Retomando o tópico.
Pessoal,
Dei uma geral em todo sistema de arrefecimento da minha Land. Troquei bomba, acoplamento viscoso, lavei todas as manqueiras, lavei e troquei algumas, limpei o radiador, troquei o sensor (britpart) mas mesmo assim o ponteiro do marcador não sai do azul mesmo rodando a 100km/h!
Testei a parte elétrica e não tenho nenhuma fuga de terra e testei o marcador, que está ok.
Escutei falar que deveria ter colocado o sensor original Land Rover, será que isso muda tanto assim?
Fico preocupado se a Land esta boa mesmo ou se está me escondendo alguma coisa...
Alguém sabe dizer onde encontro o sensor original?
Abs.
Sayegh
Roberto,
Esqueci de mencionar. Também troquei a válvula termostática!
Abs.
Sayegh
Olá Sayegh, eu não confiaria no instrumento/sensor originais jamais!
Eu tenho os dois e nunca, mas nunca mesmo o original acompanha as evoluções do Cronomag paralelo.
Monta um instrumento paralelo no painel e com o sensor no alto do compartimento da valvula termostática, ou seja próximo ao cabeçote , que é onde ele tecnicamente deveria estar. Coisa de Ingles né hehehh!
Boa sorte e um abraço!
Valeu a dica Meccano,
Você pode postar as fotos de suas adaptações?
Um abraço,
Sayegh
https://lh6.googleusercontent.com/-qzfnx6WGbhE/Uw5dB7C6dCI/AAAAAAAABII/djLKeMJB47s/w475-h544-no/DSCN9877.JPG
Esse é o Cronomag que esta no meu painel.
Observando o instrumento noto que se altera bastante!
Exemplo: longas subidas, serras com bastante variação na carga do acelerador etc, enquanto o original pouco mexe.
Vai ver o instrumento original é cool como os Ingleses gostariam de ser hhehehheh ...mas estamos no BRASIL!!!!
https://lh6.googleusercontent.com/-hucre-3Go7k/U36Bo1Iy58I/AAAAAAAAC9I/4BwJ8gCYw8c/w725-h544-no/DSCN0100.JPG
Sayegh, essa´´mola´´é a entrada do sensor paralelo. Note que foi montado logo acima da valvula termostática.
https://lh3.googleusercontent.com/-vXulZ9uf-v8/Uw5dqlOgaKI/AAAAAAAABIs/gESWsU1UDmY/w725-h544-no/DSCN0371.JPG
Essa é a boia/alarme de nível do expansor que acende uma luz no painel, quando meu radiador do ar quente abriu o bico na estrada, foi esse alarme que salvou a lavoura. Um ótimo investimento!
Boa sorte aí!!! qquer coisa escreva!
Valeu Meccano,
Já estou com ideia de adicionar este sensor de água. Uma dúvida, este sensor está antes da válvula, correto? Informa a temperatura da água antes de abrir a VT.
O alarme que você colocou no tanque de expansão é o do Sukys?
Parabéns pelo trabalho.
Abs.
Sayegh
Gabriel Barros
27/06/2014, 09:43
Ola Meccano e demais partcipantes deste Forum.
Este é o meu primeiro contato apesar de sempre ler os topicos deste conceituado site
Gostaria de saber como instalar a boia de nivel. Eu comprei e ontem o mecanico me pediu para dar tambem um sensor e a lampada/alarme. Abri o meu painel e obserservei que existe um ponto para luz nao utilizado logo abaixo do medidor de temperatura, identico ao ponto de luz do reserva localizado abaixo do medidor de combustivel.
Tenho uma Disco 1 300tdi, e a respeito da luz no painel ha uma trilha neste pto de luz, nao sei se poderei utiliza lo para isso
Voces poderiam me auxiliar a respeito da necessidade do sensor para a boia ? qual ? E qual alarme / luz devo utilizar ?
Muito grato
Gabriel
ary nunes
27/06/2014, 12:08
Bom dia Gabriel,
Se você comprou a tampa original LR com sensor de nível da uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html.
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
Gabriel Barros
29/06/2014, 22:31
Ary,
Muitissimo obrigado ! Seu topico esta otimo. Muito esclarecedor. Ja estou em busca do rele para dar sequencia na instalacao.
Tambem considero uma das mais importantes melhorias que as viaturas merecem.
Grande abraco,
Gabriel