PDA

Ver Versão Completa : Morte do meu BF161

masp
19/04/2010, 10:54
Esse final semana meu motor foi para casa do chapeu, fui ajudar puxar carro de um amigo que caiu em um buraco em uma estrada de terra e o resultado foi 2 rombos no bloco do motor. Estou a procura de um novo motor, por que na situaçao que ele ficou acho que não compensa mais com ele mexer com ele.

Matheus Gandini
19/04/2010, 12:23
vooc pretende botar um Bf novamente ou vai partir pra uma coisa melhorzinha ou melhoor???

masp
19/04/2010, 12:42
vooc pretende botar um Bf novamente ou vai partir pra uma coisa melhorzinha ou melhoor???

Não pretendo colocar outro BF, o meu ja estava bebendo demais tb e a conta no posto ficando salgada. Estou começando a pesquisar opçoes.

Abraço.

Robertux
20/04/2010, 16:14
Estou com a mesma dúvida, o meu BF ainda não parou mas está um verdadeiro boêmio, só bebe e fuma.
Em breve terei que substituí-lo mas não consigo decidir o que colocar em seu lugar.

jipeirodesdepequeno
20/04/2010, 16:53
tinha o velho BF também.. como estava rajando resolvi trocar

coloquei Opala 4cil e não me arrependo, fica ótimo.. e chego a fazer 8km/l com 35" :shock:

Dic3
20/04/2010, 16:59
tinha o velho BF também.. como estava rajando resolvi trocar

coloquei Opala 4cil e não me arrependo, fica ótimo.. e chego a fazer 8km/l com 35" :shock:

Entao nao vou te deixar mentir sozinho!

Meu GM151ss ta fazendo 8km/l com pneus 35"

To rindo a toa

Jacimar
20/04/2010, 17:15
Esse final semana meu motor foi para casa do chapeu, fui ajudar puxar carro de um amigo que caiu em um buraco em uma estrada de terra e o resultado foi 2 rombos no bloco do motor. Estou a procura de um novo motor, por que na situaçao que ele ficou acho que não compensa mais com ele mexer com ele.

Boa tarde prezado ! essa questao eh bem polemica, todos motores tem seus pros e contras, defensores e criticos, eu particularmente pretendo quando o meu querido BF der o ultimo suspiro, e nao tiver jeito mesmo, substitui-lo por um Powertech da Silverado, por que ? porque eh um 6 cilindros e injetado, a tendencia daqui para frente eh ficar mais dificil a manutencao de carburadores, ninguem vai se especializar em uma tecnologia que esta obsoleta e morrendo . . . muitos poderao dizer que voce pode colocar um kit de injecao no lugar do carburador, eh verdade, so que esses kits sao caros, e pra que reinventar a roda ? compre um motor que ja seja injetado, se quiser economia pense em um AP 2.0, existem no mercado muitos motores de Silverado porque seus donos migraram para o diesel e em caminhonetes eh mais facil acertar o documento, um abraco e boa sorte !

CARLOS SP
20/04/2010, 17:29
Boa tarde prezado ! essa questao eh bem polemica, todos motores tem seus pros e contras, defensores e criticos, eu particularmente pretendo quando o meu querido BF der o ultimo suspiro, e nao tiver jeito mesmo, substitui-lo por um Powertech da Silverado, por que ? porque eh um 6 cilindros e injetado, a tendencia daqui para frente eh ficar mais dificil a manutencao de carburadores, ninguem vai se especializar em uma tecnologia que esta obsoleta e morrendo . . . muitos poderao dizer que voce pode colocar um kit de injecao no lugar do carburador, eh verdade, so que esses kits sao caros, e pra que reinventar a roda ? compre um motor que ja seja injetado, se quiser economia pense em um AP 2.0, existem no mercado muitos motores de Silverado porque seus donos migraram para o diesel e em caminhonetes eh mais facil acertar o documento, um abraco e boa sorte !

Deve ficar ótimo o motor da Silverado. Mas será que o câmbio, transfer. e diferenciais aguentam tamanha cavalaria? Alguém já usou? E o mais importante tb é pensar na legalização seja qual motor for. Abs.

masp
20/04/2010, 18:00
Estou começando a fazer uns orçamentos, o primeiro que fiz me deixou assustado, Motor Ap 1.8 + Cambio chevette, 7.800,00 mão obra+todas peças necessarias.

Matheus Gandini
20/04/2010, 18:20
se botar Ap...bota um turbo que fica mt boom...

Jacimar
20/04/2010, 19:01
Deve ficar ótimo o motor da Silverado. Mas será que o câmbio, transfer. e diferenciais aguentam tamanha cavalaria? Alguém já usou? E o mais importante tb é pensar na legalização seja qual motor for. Abs.

Boa noite prezados ! ele jah desistiu do BF mesmo, entao realmente vai ter que mexer com o documento . . . quanto ao motor da Silverado ele tem "apenas" 138 CV, o Omega tem 168 CV mas a adaptacao parece que eh mais dificil . . . tem aqui no forum varios Jeeps com esse motor e cambio/transferencia/diferenciais originais, o torque eh bem maior que o do BF mas funciona bem, sem falar nos V8 de 200 CV que tem por ai . . . :shock: um abraco !

slash
20/04/2010, 19:18
Ola pessoal
O bf do meu pai tambem abriu o bico, e vamos partir para o 4cc do opala
Aqui cobraram 1500,00 para adaptar + motor
ainda não compramos o motor, mas achei na media de 700,00 completo
achei um 6cc 3.6 por 1500,00, mas achei muito caro
só correndo atras do $$$ para começa a mexer

Abraços

guga100
20/04/2010, 19:27
em relação ao documento eu acredito que seja o de menos.
o grande problema é que o motor n pode passar de 10% de potencia do original.
no caso do BF, 90cv, só que aqui onde eu moro os caras confiam em o que esta escrito na nota fiscal do motor, portanto bastando apenas botar que o motor possui algo dentro destes 10%. ja que n possuem um dinamometro no estabelecimento de inspeção n tem como eles provarem que ele possui a mais ;D

benderrr
20/04/2010, 19:43
eu retifiquei o motor do meu jeep um bf completamente. mtos me chamam de louco mas achei que ficou fantastico.
troqei td q vc pode imaginar do bf .. virabrequim bloco , pistao , valvula . bomba de oleo ,esta td mtooo regulado e nao achei q esta gastao. pra mim valeu a pena pois nao faço nada de tao extremo com o jeep e nao qeria gastar grana pra adaptar , documentacao eetc..
abracos

Matheus Gandini
20/04/2010, 19:49
Ola pessoal
O bf do meu pai tambem abriu o bico, e vamos partir para o 4cc do opala
Aqui cobraram 1500,00 para adaptar + motor
ainda não compramos o motor, mas achei na media de 700,00 completo
achei um 6cc 3.6 por 1500,00, mas achei muito caro
só correndo atras do $$$ para começa a mexer

Abraços
AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA'
esse 3.6 seria um falcon neeh...que da um coro no opala 4cc....1500 ele tah barato...
carro mil é moda....6cc é foda
[]'s

slash
20/04/2010, 20:03
AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA'
esse 3.6 seria um falcon neeh...que da um coro no opala 4cc....1500 ele tah barato...
carro mil é moda....6cc é foda
[]'s

Em momento algum eu comparei os dois motores, q o 6cc é muito mais forte q o 4cc não é novidade para ninguem
mas para o uso do jeep é um exagero
Se fosse meu, ia de 302 V8

Matheus Gandini
20/04/2010, 20:28
Em momento algum eu comparei os dois motores, q o 6cc é muito mais forte q o 4cc não é novidade para ninguem
mas para o uso do jeep é um exagero
Se fosse meu, ia de 302 V8
siim siim cara....sem stress
a comparação de motores nao foi pra vooc....
só que o custo beneficio é melhor pegar um falcon doq um opala...
só que o 302 v8 é beberrao e custa mais caro que o falcon...
;)
abrass
[]'s

masp
21/04/2010, 00:54
Como tenho pesquisado bastante no forum sobre motores, vejo que a discussão é quase que interminavel, mas o conceito que venho formando para um novo motor é muito baseado custo x beneficio. Não ligava do meu BF-161 ter manutenção cara ou beber mais que eu, (Ele nao fumava, pegava de primeira e nunca apresentou nenhum indicio de que iria partir), mas confesso que fiquei muito puto e decepcionado por ter me deixado na mão quando precisei dele.

Julinot
21/04/2010, 14:13
não fique puto com o motor BF.
o motor é uma coisa inanimada, não é gente.
a gente costuma ficar puto com gente - o que também não devia acontecer. qualquer motor pode te deixar na mão, inclusive um novo e moderno. você provavelmente exigiu mais do motor do que ele podia dar... ou então, não soube tirar do motor o que podia ele dar. na maioria das vezes não é força, mas jeito, o que resolve. quanto ao sustituto... eo recomendaria o opala 4 cil. mas se for para tirar carro de buraco na base daforça... vai de opala 6 cil, ou um desses aí que recomendaram.

abraços.

QUOTE=masp;1143073]Esse final semana meu motor foi para casa do chapeu, fui ajudar puxar carro de um amigo que caiu em um buraco em uma estrada de terra e o resultado foi 2 rombos no bloco do motor. Estou a procura de um novo motor, por que na situaçao que ele ficou acho que não compensa mais com ele mexer com ele.[/QUOTE]

masp
21/04/2010, 15:39
Motor de Opala esta dificil de encontrar, pelo menos em desmanche. Ja liguei para varios nem sinal.

Abraço.

Matheus Gandini
21/04/2010, 16:00
pedi pro afonso daki du fórum....ele deve ter varias opções de motores...mas eu nao ia de opala 4cc...eu ia de 6 caneco e injetado aiinda...mas cada um cada um...

masp
21/04/2010, 16:12
Problema é a verba, pelos calculos iniciais devo gastar pelo menos 6k no conjunto mais modesto que seria Motor AP + Cambio Chevette.

Matheus Gandini
21/04/2010, 16:19
ou entao faz que nem eeu...vende o jeep e compra uma coisa mais moderna...tipo um vitara um outro exemplo é a path...uma ótima camioneta...tanto para off qnt pra on

Jacimar
21/04/2010, 17:32
ou entao faz que nem eeu...vende o jeep e compra uma coisa mais moderna...tipo um vitara um outro exemplo é a path...uma ótima camioneta...tanto para off qnt pra on

Por favor nao corrompa o moco ! :lol: Jeep eh como cachaca, provou . . . jah esta viciado . . . brincadeiras a parte talvez ele possa trocar soh o motor sem mexer no cambio, depois, jah com um motor mais moderno pensa em um cambio, pois fazer tudo de uma vez eh pesado . . . claro que eh uma decisao estrategica, pois, uma decisao agora vai refletir nas modificacoes futuras, um abraco !

slash
21/04/2010, 18:11
No meu caso o 4cc do opala vai no cambio 3m original do jeep mesmo

fendrich
21/04/2010, 18:21
Eu tb tenho essa configuração... Motor de opala 4cc + câmbio 3m original...

E anda bem...

jipeirodesdepequeno
21/04/2010, 22:36
Entao nao vou te deixar mentir sozinho!

Meu GM151ss ta fazendo 8km/l com pneus 35"

To rindo a toa

não entendi.. :pipoca:

ao criador do tópico.. vai de opala 4cil que não vai se arrepender, ótimo custoxbeneficio :dance:

Julio Rebello
22/04/2010, 00:18
eu retifiquei o motor do meu jeep um bf completamente. mtos me chamam de louco mas achei que ficou fantastico.
troqei td q vc pode imaginar do bf .. virabrequim bloco , pistao , valvula . bomba de oleo ,esta td mtooo regulado e nao achei q esta gastao. pra mim valeu a pena pois nao faço nada de tao extremo com o jeep e nao qeria gastar grana pra adaptar , documentacao eetc..
abracos

Parabéns pela reforma!
O BF-161 tem uma boa rela~ção com o jeep, mas o povo da lama está cada vez mais exigente e pedindo mais potência e torque.
Eu, particularmente, me divirto muito com esse motor e estou começando a conhcê-lo agora.
Tive uma junta queimada na última trilha e estou estudando a possibilidade de fazer uma geral nele. Pelo menos as válvulas serão trocadas e polidas as sedes.
Os pistões são .40. Ainda dá pra fazer muita brincadeira com esse motor.

Sds4x4,
Julio CJ

SAPO-BOMBA
22/04/2010, 00:44
Pra mim motor AP em Jeep é um embromation, e não vale o que se paga.

Um motor 6cc de Opala + caixa Chevette não dá mais que 3000 latinhas, fora a mão-de-obra, ou se quiser baratear, pega o 6cc de Opala e manda fazer flange pra adaptar na caixa que vc já tem.

Tem uns loucos que pedem absurdos em motor AP + caixa + adaptação, o cara que te fez o tal orçamento de mais de 6000 mil, eu tinha mandado praquele lugar na mesma hora...

Lucas Nassif
22/04/2010, 12:31
Um motor 6cc de Opala + caixa Chevette não dá mais que 3000 latinhas, fora a mão-de-obra, ou se quiser baratear, pega o 6cc de Opala e manda fazer flange pra adaptar na caixa que vc já tem.

Tenho minhas dúvidas se câmbio do Chevette aguenta GM 6cil, mas tenho CERTEZA que esse GM literalmente moe o câmbio original.

Se não quer gastar muito, as opções já foram faladas:

Motor GM151 ou AP 1.8/2.0 + câmbio chevette ou câmbio original.

Julinot
22/04/2010, 13:32
IMPORTANTE:
tenha em mente o que você pretende fazer como jeep... SEMPRE.
procure o seu motor opala 4cc na internet, aqui no fórum, no rolo4x4, onde for possível - procure o pessoal que mexe só com opala. e muito cuidado com esses orçamentos por aí a fora...

abraços.

ps. alternativamente... para não ter mais qualquer outro tipo de gasto provisório/desnecessário... considere a possibilidade de pegar um outro BF-161 que seja colocar e sair andando com ele. você pode continuar a desfrutar do Jeep - sem exagerar - enquanto pensa numa solução, ou acha o seu opala 4cc. se o BF-161 que você pegar estiver bom você não perde dinheiro, pois pode passá-lo depois - por um preço menor do que você o comprou... mas tem o benefício intangível e enorme de poder continuar usando o Jeep enquanto pensa ou arranja o oplala 4cc...

Motor de Opala esta dificil de encontrar, pelo menos em desmanche. Ja liguei para varios nem sinal.

Abraço.

fendrich
22/04/2010, 14:05

Abraço.

Um amigo aqui de Curitiba teve problema com o AP dele. Tava fraco, não subia...

Foi em um mecânico famoso por aqui e trocou por um Opala 4cc álcool com nota fiscal.

Se não me engano, foi algo perto de L$ 2 mil.

Eduardo

masp
22/04/2010, 14:22
Pelas pesquisas em desmanche que fiz, o que me interessei mais foi por um AP 2.0 injetado de Golf completo R$ 2.5000. Opala só encontrei 4cc parcial por R$1.500,00 e um outro completo por 2.500. Cambio chevette tenho encontrado por volta de 250.

Rafaminc
23/04/2010, 10:37
Pelas pesquisas em desmanche que fiz, o que me interessei mais foi por um AP 2.0 injetado de Golf completo R$ 2.5000. Opala só encontrei 4cc parcial por R$1.500,00 e um outro completo por 2.500. Cambio chevette tenho encontrado por volta de 250.

Puts, se for multiponto completo e estiver em bom estado está muito barato. Além de potência, esses motores são muito econômicos.
Tinha uma Royale e um Santana multiponto, na cidade fazia média 10,5 no pau, e mesmo andando na faixa dos 140 na estrada, não baixava de 11. Isso quando eu tinha meus 20 e poucos anos e nada de juizo na cabeça, hehe...

masp
23/04/2010, 18:05
Passei o dia hj andando pelos shopping centers. Fechei o pacote completo Mortor AP 1.8 injeção completo + Cambio chevette. Segunda feira ele ja estará sendo internado para transplante.