PDA

Ver Versão Completa : Vitara - tração ligada no asfalto

mane12
18/04/2010, 21:40
Então gente, acabo de logar com o codinome mane12, não a toa...

tenho um Vitara v6 e fiz o que quase todos os manuais dos 4x4 NÃO recomendam: andei por uns 20km com a tração ligada no asfalto...SECO!!!! E num calor de rachar!!!
Estava num piso de terra roxa mole, onde rodei com a tração por toda a manhã, após quase ter "ficado" numa passagem da estrada com chão extremamente fofo.
Bem, após o feito, peguei um asfalto e "esqueci" de desligar a tração, pois estava muito sol e a luz do painel dificilmente se via com clareza. Resultado disso é que o Vitara está trepidando, principalmente em baixa km (em alta, a partir de uns 100km/h não se percebe nada, ou quase nada..). Como tenho que encarar uma viagem de 600km amanhã, resolvi pedir ajuda pros mais experientes daqui...Conto com uma luz de vcs!

nanito
19/04/2010, 10:40
Então gente, acabo de logar com o codinome mane12, não a toa...

tenho um Vitara v6 e fiz o que quase todos os manuais dos 4x4 NÃO recomendam: andei por uns 20km com a tração ligada no asfalto...SECO!!!! E num calor de rachar!!!
Estava num piso de terra roxa mole, onde rodei com a tração por toda a manhã, após quase ter "ficado" numa passagem da estrada com chão extremamente fofo.
Bem, após o feito, peguei um asfalto e "esqueci" de desligar a tração, pois estava muito sol e a luz do painel dificilmente se via com clareza. Resultado disso é que o Vitara está trepidando, principalmente em baixa km (em alta, a partir de uns 100km/h não se percebe nada, ou quase nada..). Como tenho que encarar uma viagem de 600km amanhã, resolvi pedir ajuda pros mais experientes daqui...Conto com uma luz de vcs!
Vê se não tem barro ou lama grudado na parte interna das rodas.

Leonardo Rezende
22/04/2010, 16:42
Essa vibração é conhecida como shimi. Costuma acontecer quando as jantes têm barro ou areia aderidas, desbalanceando-as. Lave bem por dentro e por fora (melhor se tirar do carro). Se seu carro tiver roda-livre manual, veja se alguma não ficou na posição LOCK (no asfalto devem ficar em FREE). Vê se resolve.

Leonardo

rogeriomasih
22/04/2010, 23:23
E aí, mané, o carro ficou bom?

mane12
26/04/2010, 14:45
Aí galera, obrigado pela força de vcs!
A primeira coisa que fiz (após desligar a tração, é claro) foi dar uma limpeza geral. Não adiantou. Como estava em uma situação delicada (longe de casa e dos mecânicos de confiança), resolvi, no dia seguinte, antes de pegar a estrada, passar em uma loja de rodas/suspensão. Lá vimos que os pneus dianteiros acabaram gastando muito mais do que os traseiros...daí a tremedeira...troquei os pneus, e beleza!!!!
Valeu!