Ver Versão Completa : Manobrar com tração 4x4, isto é bom??
Amigos, sou novo no forum, porem já leio os tópicos há um ano e acho bem interessante o que aqui é discutido. Tenho uma pajero sport V6 automática 06/07 e noto que se uso tração nas 4 e tento manobrar o carro pra estacionar ela fica indócil pula um pouco e parece que falha. Isto é normal? Quando estou dirigindo em alta velocidade em 4x4 o carro vai bem e em low também sem problemas. Detalhe, não utilizo o carro em off road, acho que é um pouco de dó...
Abraços.
Marcelo-HPE
17/04/2010, 20:30
Se vc gosta do seu carro , não repita mais isso , pois vc está forçando e muito o sistema . com todo 4x4 que não possui diferêncial central acontece isso . picapes e SUV´s
Valeu pela dica Marcelo, são besteiras de iniciante...
O sistema 4H da Sport somente deve ser usado em pisos não aderentes, jamais no asfalto, pois a Sport não possui diferencial central.
Já o sistema 4H da Full, Dakar e TR4 permite uso em qualquer situação ou velocidade. A TR4, por ser leve, pode até manobrar, caso necessário, com a tração ligada.
Não é recomendável usar a reduzida no asfalto em qualquer desses modelos, mesmo os que tem diferencial central somente engatam a reduzida com o mesmo bloqueado.
Pode usar o Sport em "off road" sem dó - foi feito para isso.
Valeu André, cuido da criança nos detalhes e já fomos no ano passado para Bonito, 3000 km de asfalto e terra, e ela aguentou numa boa com conforto para toda a família. O que doi um pouco no bolso é a gasolina, mas uma vez por ano dá pra gastar com gosto!:)
rafaelgdl
18/04/2010, 08:48
Penso não ser dó do carro utilizá-lo de forma correta no off-road.
os carros traçados pedem esse terreno de vez em qdo, mas dó mesmo seria utilizar a tração em asfalto ou pra manobras, destrói os rolamentos e coroas da caixa.
Fiquei arrepiado só de imaginar as cenas de manobras amigo!!!!
Abraços e cuidado hein, tens uma grande companheira de trilhas em suas mãos!!!
Pequeno jr
18/04/2010, 09:05
Navalha, se não me engano no teu manual tem referência a isso.
Entenda primeiro o funcionamento do teu 4x4 para que vc não o quebre com uma coisa bem simples. Podemos até imaginar que uma simples manobra a 10km/h não faz nada, mas é ai que mora o perigo. Você poderia ter mandado sua caixa inteirinha para o espaço só fazendo isso.
NGDaniel
18/04/2010, 10:09
Putz.. a primeira coisa que fiz qndo peguei minha picape foi ir pra terra, numa manobra de retorno, virei com o 4x4 engatado..
Fez um barulhão danado..:shock: achei que ela tava com problemas, desengatei e dai me recorri ao forum e descobri o que esta sendo dito aqui...
Coisa de iniciante:oops: Mas com a ajuda dos parceiros vamos em frente:)
Pois é companheiro, felizmente hoje já andei com o carro e está tudo dentro do normal, mesmo com tração engatada. Manobras com a tração 4x4 nunca mais!