Ver Versão Completa : Qual aditivo devo usar no líquido de arrefecimento do motor?
wcascarlos
16/04/2010, 23:47
Olá pessoal, acabei de comprar um Jeep 82 com motor de 4 cilindros do maverick, pretendo trocar o líquido de arrefecimento que está muito sujo com sinais de muita corrosão, vai a pergunta, que aditivo devo usar e em que proporção?
Olá pessoal, acabei de comprar um Jeep 82 com motor de 4 cilindros do maverick, pretendo trocar o líquido de arrefecimento que está muito sujo com sinais de muita corrosão, vai a pergunta, que aditivo devo usar e em que proporção?
Tenho um motorzinho destes aqui no meu Maveko.
depois de várias tentativas frustradas de limpar radiador e o resto do sistema, ficava limpa a água, mas poucos dias já tava barrento denovo devido ao monte de craca que não saia do radiador e galerias d'água do motor, aí apelei para o radclean(acho que é isso) da bardhal. deixei alguns dias com o produto e depois umas 2 ou 3 boas enxaguadas. Parecia água de mangue saindo do radiador quando esgotei tudo!! E completei com Paraflu + água.
OBS 1:
Nas instruçoes de uso do radclean fala pra deixar uma semana em uso com o produto e depois esgotar, mas acho que isso se aplica a carros "normais" em carro com 30 anos de uso como os nossos, em 1 dia já dava medo da cor da encrenca dentro do radiador. Deixei só uns 3 dias e depois limpei tudo.
OBS 2:
Nas instruçoes do Paraflu indicam pra usar puro, eu achei excelentes resultados com 1 ou 2 litros e completando o resto com água. Nunca mais sujou. Sem falar que aqui o litro de Paraflu custa 27,00 e só acha em 1 posto.
Não recomendo de maneira nenhuma estes aditivos genéricos e baratinhos que tem por ai, sejam rosinhas, amarelinhos ou verdinhos, testei um monte, só dinheiro jogado fora.
OBS 3 :
Não se assuste se logo depois de limpar o radiador com rad clean vc observar pequenos vazamentos no radiador, pq ele remove até a sujeira que tava ali tapando uns eventuais buraquinhos ehehehehe!!
SAPO-BOMBA
17/04/2010, 00:14
Como não é um motor que sofre com problemas de temperatura, ou seja, não necessita de um anti-fervura... recomendo o aditivo anti-corrosivo da MWM, que custa entre 15 a 20 reais o litro, e pode ser diluído em até 30 litros de água no sistema.
Recomenda-se utilizar meia litro para cada 10 litros de água no sistema.
Bom dia prezado ! o amigo Dodger ja falou tudo . . . fica ate sem graca :palmas: , no meu caso para lavar utilizo 3 litros de querosene por 2 ou 3 dias junto com agua limpa no radiador, acho que e menos agressivo que o Radclean ou similares, lavo bem depois, e como aditivo utilizo o da Tecbril, na embalagem diz para colocar 40% de aditivo e 60% de agua mas eu so ponho aditivo - so fica a agua do bloco - passei a fazer isso depois que um amigo teve problemas na RD350LC e so resolveu rodando com 100% de aditivo, essa moto era refrigerada a agua mas nao tinha ventilador e ela fervia facil, ele foi aumentando a quantidade de aditivo e melhorou a refrigeracao, mas um colega aqui do forum discorda, diz que o aditivo em excesso faz o motor trabalhar mais quente, pretendo quando tiver tempo fazer uns testes para comprovar a informacao . . . quanto ao Tecbril ele custa cerca de R$12,00 o litro e funciona tao bem quanto o Radcool e Paraflu - so que sao caros - um abraco !
homerohermida
17/04/2010, 08:51
Fiz o que o Dodger falou a 5 anos e minha água nunca mais "enferrujou". Eu também mandei "varetar" o radiador, por via das dúvidas... E tinha entupimento. O resultado é zero de problemas de aquecimento.
Zé Renato
17/04/2010, 10:13
Com referência ao post inicial:
Eu pergunto, o uso de aditivo é para limpeza (anticorrosivo) ou com função anti-ebulição e anti-congelante, o que deseja? :mrgreen:
Se seu motor e sistema de arrefecimento são originais, pergunto é recomendado o uso do aditivo (etileno glicol ) nesse seu motor pelo fabricante? Se não é, para que usar? Deseja que seu motor trabalhe mais quente do que o normal, e pra quê? :pensativo:
O aditivo tipo "paraflu" tem função anti-congelante e retardador de ebulição do liquido de arrefecimento,faz com que o motor trabalhe mais quente sem que o liquido ferva (eleva o ponto de ebulição).Porém é interessante notar que ao usar esse aditivo o indicador de temp, marca uma temp menor, fazendo o observador achar que o motor está mais frío,engano :parede:. Na verdade o motor está mais quente, é que o aditivo na àgua diminúe a capacidade de retirar calor da mesma. A àgua pura é mais refrigerante e por isso aquece mais e o indicador sobe , pois o mesmo faz a leitura do liquido e não do motor.:pensativo:
Produtos de limpeza em motores velhos pode ser catastrófico, podem aparecer furos por toda parte.Limpe só o radiador e o motor só com àgua corrente.:pipoca:
Sergio Rocha
17/04/2010, 10:32
A função do aditivo, que também é muito importante, é de preservar os selos do motor contra a ferrugem, além é claro de elevar o ponto de ebulição da água.
Água com aditivo e pressurizada dentro do radiador, só ferve acima de 110 graus.
Use aditivo de boa marca e siga as instruções do fabricante do aditivo.
[]´
wcascarlos
17/04/2010, 22:46
Ainda não forcei o motor, por isso não sei se ele vai aquecer, estou mais preocupado com o excesso de ferrugem que possa causar algum vazamento no sistema, pretendo utilizar algum destes aditivos para impedir que isso aconteça.
Com referência ao post inicial:
Eu pergunto, o uso de aditivo é para limpeza (anticorrosivo) ou com função anti-ebulição e anti-congelante, o que deseja? :mrgreen:
Se seu motor e sistema de arrefecimento são originais, pergunto é recomendado o uso do aditivo (etileno glicol ) nesse seu motor pelo fabricante? Se não é, para que usar? Deseja que seu motor trabalhe mais quente do que o normal, e pra quê? :pensativo:
O aditivo tipo "paraflu" tem função anti-congelante e retardador de ebulição do liquido de arrefecimento,faz com que o motor trabalhe mais quente sem que o liquido ferva (eleva o ponto de ebulição).Porém é interessante notar que ao usar esse aditivo o indicador de temp, marca uma temp menor, fazendo o observador achar que o motor está mais frío,engano :parede:. Na verdade o motor está mais quente, é que o aditivo na àgua diminúe a capacidade de retirar calor da mesma. A àgua pura é mais refrigerante e por isso aquece mais e o indicador sobe , pois o mesmo faz a leitura do liquido e não do motor.:pensativo:
Produtos de limpeza em motores velhos pode ser catastrófico, podem aparecer furos por toda parte.Limpe só o radiador e o motor só com àgua corrente.:pipoca:
Por partes:
Função dos aditivos:
=> Não deixar formar sujeira, oxidação, etc nas galerias de água do motor e colmeia do radiador.
=>Elevar o ponto de ebulição
=> Lubrificar a valvula termostática.
No caso do motor do amigo(OHC Ford) ele não pode trabalhar além dos 118ºC. A agua em condiçoes normais passa a vapor depois dos 100ºC, ou seja, ferve! Sob pressão a temperatura de ebulição sobe um pouco e com aditivo sobe um pouco mais ainda, o que é interessante, pq depois de passar ao estado de vapor a temperatura adquirida pode subir muito além dos 100ºC, dai os estragos(juntas queimadas, empeno de cabeçote, etc).
Não entendi a afirmação do amigo ao falar que a temperatura lida no sensor é difernete se vc usa água pura ou mistura com aditivo. Acho que o sensor vai ler e mandar pro termometro do painel a temperatura do liquido que ali passa, seja, água, aditivo, óleo, mercurio, lama, etc
A água pura com certeza é mais refirgerante. Mas de que adianta agua pura num sistema cheio de craca e ferrugem pra atrapalhar a circulação e troca de calor com o metal?
Quanto a aparecer furos com limpeza por radclean. Os furos não vão aparecer, eles simplesmente já estavam ali, só que tapados por sujeira. Vai limpar e podem aparecer vazamentos, ai sim.
Limpar sistema so com água, principalmente em carro mais antigo, num funciona não.
Ainda não forcei o motor, por isso não sei se ele vai aquecer, estou mais preocupado com o excesso de ferrugem que possa causar algum vazamento no sistema, pretendo utilizar algum destes aditivos para impedir que isso aconteça.
Se optar por usar só água, baixa a que está lá e reponha com agua limpa, e repita a operação algumas vezes até a agua ficar limpinha. Mas em 15 dias a agua já vai estar ferrujinosa denovo. Aí faz a limpeza denovo, ai vai sujar, ai faz a limpeza denovo e por ai vai.
Se for optar por aditivo, é usar radclean ou outro similar de marca idonea, enxaguar bem(encher com agua limpa e esgotar algumas vezes) e depois completar com agua + paraflu ou este da MWM que ainda não testei mas já me foi muito bem recomendado. Depois é só conferir o nivel da água de vez em quando e vai ver que nunca mais vai ficar barrenta.
Se tiver medo que apareçam vazamentos, pode fazer a limpeza só com água e depois completar com agua+ aditivo, mas o resultado não é o mesmo.
Por partes:
Função dos aditivos:
=> Não deixar formar sujeira, oxidação, etc nas galerias de água do motor e colmeia do radiador.
No caso do motor do amigo(OHC Ford) ele não pode trabalhar além dos 118ºC. A agua em condiçoes normais passa a vapor depois dos 100ºC, ou seja, ferve! Sob pressão a temperatura de ebulição sobe um pouco e com aditivo sobe um pouco mais ainda, o que é interessante, pq depois de passar ao estado de vapor a temperatura adquirida pode subir muito além dos 100ºC, dai os estragos(juntas queimadas, empeno de cabeçote, etc).
Não entendi a afirmação do amigo ao falar que a temperatura lida no sensor é difernete se vc usa água pura ou mistura com aditivo. Acho que o sensor vai ler e mandar pro termometro do painel a temperatura do liquido que ali passa, seja, água, aditivo, óleo, mercurio, lama, etc
A água pura com certeza é mais refirgerante. Mas de que adianta agua pura num sistema cheio de craca e ferrugem pra atrapalhar a circulação e troca de calor com o metal?
Quanto a aparecer furos com limpeza por radclean. Os furos não vão aparecer, eles simplesmente já estavam ali, só que tapados por sujeira. Vai limpar e podem aparecer vazamentos, ai sim.
Limpar sistema so com água, principalmente em carro mais antigo, num funciona não.
Bom dia prezados ! nao podemos esquecer tambem de outra funcao do aditivo : preservar a bomba d`agua, que eh um item caro . . . prefiro gastar com aditivo e aumentar a vida util dela, com relacao a temperatura de ebulicao da agua, eh interessante aumenta-la porque depois que ferve a agua permanece a 100 graus e nao consegue refrigerar mais o motor . . . se voce mora em regioes serranas eh pior, pois ela fervera em temperatura menor ainda !
Em tempo 1 : Tambem achei estranha essa informacao do Ze Renato, quanto a medicao de temperatura/aditivo, mas . . .
Em tempo 2 : Estive em Mariana na Sexta-feira Santa, que cidade agradavel, visitei a Mina da Passagem - a unica aberta a visitacao no Brasil - almocei no Rancho, comida de primeira, parabens !
Bom dia prezados ! nao podemos esquecer tambem de outra funcao do aditivo : preservar a bomba d`agua, que eh um item caro . . . prefiro gastar com aditivo e aumentar a vida util dela, com relacao a temperatura de ebulicao da agua, eh interessante aumenta-la porque depois que ferve a agua permanece a 100 graus e nao consegue refrigerar mais o motor . . . se voce mora em regioes serranas eh pior, pois ela fervera em temperatura menor ainda !
Em tempo 1 : Tambem achei estranha essa informacao do Ze Renato, quanto a medicao de temperatura/aditivo, mas . . .
Em tempo 2 : Estive em Mariana na Sexta-feira Santa, que cidade agradavel, visitei a Mina da Passagem - a unica aberta a visitacao no Brasil - almocei no Rancho, comida de primeira, parabens !
Bem lembrado Jacimar, eu falei da lubrificação da valvula mas tem essa da bomba d'água tbém.
Tenho uma foto aqui em algum lugar da bomba d'água do meu motor OHC quando troquei ela. Era a original ainda com o rotor de chapa dobrada, não tiha mais nenhuma aleta inteira, tava totalmente lisa, cumida pela ferrugem, era de dar medo e nem sei como tava circulando água no motor. depois troquei por uma nova de marca argentina, onde o rotor é feito de aço fundido, agora pelo menos vai demorar pra corroer, ainda mais usando aditivo.
Abração !!
Zé Renato
18/04/2010, 11:20
Por partes:
Função dos aditivos:
Explicando sobre a leitura do sensor:
O sensor realmente vai ler a temp do liquido seja ele qual for, dai a diferença de leitura.
A àgua sem aditivo é mais refrigerante e portanto absorve mais calor (troca mais rápido) do que com o mesmo.Ao passo que com aditivo essa troca é menos eficiente, fazendo com que o liquido não aqueça tanto quanto sem aditivo.Conclusão, se o liquido com aditivo não aquece tanto quanto sem o mesmo, significa que mais calor permanece no motor e por isso ele trabalha mais quente. Isso é necessário nos motores modernos injetados e a alcool. Necessitam trabalhar mais quente sem que o liquido ferva.
Como o senssor vai ler a temp do liquido, e se ele possui uma temp menor (com aditivo), logicamente vai indicar temp menor. Somente com àgua num circuito fechado, ela rapidamente vai aos 100 gráus.
Espero ter conseguido explicar, mas se tiver dúvida é só dizer, e se não concordar não tem problema, faça o teste e comprove vc mesmo.Eu digo isso pq já fiz várias vezes.
Quanto a aperecer furos, eu não disse que eram feitos pelo aditivo em si, mas pela desobstrução da sujeira.
Quanto aos aditivos , nem todos são anticorrosivos, alguns são somente anticongelante/antiebulição.
Váuvula termostática não necessita de produto lubrificante,apenas devendo está livre para o bom funcionamento.
Os aditivos anticorrosivos não impedem esse processo 100%, apenas retardam em motores novos, nos velhos até aceleram o processo.
Mas nada impede que quem queira possa usá-los, é do gôsto de cada um. :pipoca:
Ok Zé, entendi sim.
Isso acontece tanto com aditivo quanto com agua, mas realmente com agua a diferença de temperatura entre ela e o metal do motor deve teoricamente ser menor.
Mas eu acho que a difernça de capacidade de troca de calor entre água e solução com aditivo deve ser coisa minima, ainda mais com estes que vc usa 1 litro de aditivo e completa o resto com água pura.
Quanto a corrosão eu acho que o processo é minimizado bastante por uso de aditivo de boa qualidade, seja em motor todo de ferro, com cabeçote de aluminio ou todo em liga de aluminio. No caso destes motores antigos como os nossos que é todo de ferro fundido, basta ver que sem uso de aditivo a água em poucos dias fica barrenta, mas aquilo na água não é barro, e sim oxido de ferro(ferrugem) proveniente da reação da água com o material metálico do motor. E se o ferro tá ali na água é pq ele foi removido de algum lugar(bloco do motor) pelo processo de oxidação.
Como falei já uso isso a muito tempo e a agua não suja mais, já abri radiador e o motor quando retirou cabeçote e sempre tudo aparentemente limpo e sem acumulo de oxidação. Ou seja, se a água tá limpa, radiador limpo, galerias do bloco e cabeçote limpas, não vejo como estar aumentando o processo de oxidação.
Mas é isso ai mesmo Zé, agente vai colocando as ideias aqui.
Se num tiver ideias divergentes num tem graça:concordo:
Ai quem tiver lendo ve o que se aproveita hehehe
abraço
. . .
mas se tiver dúvida é só dizer, e se não concordar não tem problema, faça o teste e comprove vc mesmo.Eu digo isso pq já fiz várias vezes.
. . .
Os aditivos anticorrosivos não impedem esse processo 100%, apenas retardam em motores novos, nos velhos até aceleram o processo.
Mas nada impede que quem queira possa usá-los, é do gôsto de cada um. :pipoca:
Ola amigos, como ainda fiquei com duvida, por favor Ze Renato, como foram os testes que fez ? vou mexer no radiador do Jeep em breve e talvez possa tentar repetir . . . tipo Sao Tome . . . quanto a eficiencia dos aditivos, eh muito comum ver nos postos de gasolina uma vasilha com uma palha de aco sem aditivo, e outra com, a palha com aditivo fica preservada e a outra enferruja e some, sempre confiei nisso . . . sera que eh falcatrua ? um abraco !
Zé Renato
18/04/2010, 14:42
Ola amigos, como ainda fiquei com duvida, por favor Ze Renato, como foram os testes que fez ? vou mexer no radiador do Jeep em breve e talvez possa tentar repetir . . . tipo Sao Tome . . . quanto a eficiencia dos aditivos, eh muito comum ver nos postos de gasolina uma vasilha com uma palha de aco sem aditivo, e outra com, a palha com aditivo fica preservada e a outra enferruja e some, sempre confiei nisso . . . sera que eh falcatrua ? um abraco !
Veja bem, não estou dizendo aqui que os aditivos não servem e que a demonstração nos postos é falcatrua, em momento algum eu disse isso. :discordo:
O que eu quero dizer é que "ADITIVOS" são compostos por produtos com funções distintas :shock: tendo como principal a de ANTICONGELANTE/ANTIEBULIÇÂO e ou ANTICORROSIVA.
Logo se deseja usar no seu jeep, é preciso saber qual a finalidade que deseja obter, as duas primeiras mais a segunda ou só a ultima.Pois como falei, se o seu sistema é original e não recomendava, então não use o que possua etileno glicol, pois vai implicar em aumento da temp do motor.Mas o anticorrosivo pode ser usado sem problema desde que respeite a proporção.
Vejo que o grande problema é a associação de uma função com a outra sempre, quando se fala de "ADITIVOS". Quando na verdade elas podem existir separadamente.:putz:
Veja bem, não estou dizendo aqui que os aditivos não servem e que a demonstração nos postos é falcatrua, em momento algum eu disse isso. :discordo:
O que eu quero dizer é que "ADITIVOS" são compostos por produtos com funções distintas :shock: tendo como principal a de ANTICONGELANTE/ANTIEBULIÇÂO e ou ANTICORROSIVA.
Logo se deseja usar no seu jeep, é preciso saber qual a finalidade que deseja obter, as duas primeiras mais a segunda ou só a ultima.Pois como falei, se o seu sistema é original e não recomendava, então não use o que possua etileno glicol, pois vai implicar em aumento da temp do motor.Mas o anticorrosivo pode ser usado sem problema desde que respeite a proporção.
Vejo que o grande problema é a associação de uma função com a outra sempre, quando se fala de "ADITIVOS". Quando na verdade elas podem existir separadamente.:putz:
Ola amigo ! na realidade fui eu que utilizei o termo falcatrua - apenas como forma de chamar atencao - nao acho que seja falso, os grandes fabricantes nao brincariam com uma coisa seria dessas, agora por exemplo, na embalagem do Tecbril que uso, diz o seguinte : Indicado para protecao do sistema de arrefecimento de motores a gasolina, alcool, GNV e diesel, evita a corrosao e oxidacao de metais ferrosos, nao ferrosos e suas ligas, tipo : aco carbono, ferro fundido, aluminio, cobre, latao, bronze, estanho e chumbo . . .
ou seja, pode ser utilizado em motores antigos que sao de ferro fundido e radiador de cobre ou latao - caso do Jeep - e tambem em motores modernos que sao de aluminio ou com cabecote de aluminio - caso do Omega/Silverado.
Em livros antigos, como o Manual de mecanica do Aria-Paz, cita a preparacao caseira de solucoes anticorrosivas/anticongelantes com glicerina e alcool para a utilizacao em motores como o BF-161, na epoca nao era muito difundido pois nao havia o profissionalismo que existe hoje em dia . . . nem a paixao por automoveis dos brasileiros . . .
Bem, quanto ao aumento da temperatura do motor, gostaria apenas de ter certeza de que utilizando apenas aditivo como eu faco, estou piorando as condicoes para o motor, sempre achei que era uma boa pratica e como vou trocar o radiador do Jeep vou poder fazer alguns testes, similares aos que o amigo fez.
Daqui a pouco tem o jogo da semi-final do campeonato mineiro, me ajudem a torcer para o Ipatinga derrotar o Cruzeiro :lol: quem dera . . . um abraco !
CARLOS SP
18/04/2010, 16:16
Saudações a todos.
Esse aditivo MWM se compra em casas de lubrificantes em geral, ou precisa ser casa especializada para caminhões? Não me lembro de ter visto esse aditivo nas prateleiras por aí.
Abs.
rodrigo.hoffman
19/04/2010, 00:00
Ae pessoal..
Muito boa as considerações ao uso ou não dos "aditivos".. :pipoca:
Lendo o topico eu fiquei aqui na duvida se devo ou não usar os aditivos a base de "etileno glicol" ou se uso os que contem substancias anti-corrosivas.. A duvida e pq o meu motor e um OHC e o radiador é do Celta.. Aparentemente ta tudo blza e o radiador ta dando conta do recado..
E agora, uso qual tipo de aditivo :pensativo: ??
[ ]´s
Ae pessoal..
Muito boa as considerações ao uso ou não dos "aditivos".. :pipoca:
Lendo o topico eu fiquei aqui na duvida se devo ou não usar os aditivos a base de "etileno glicol" ou se uso os que contem substancias anti-corrosivas.. A duvida e pq o meu motor e um OHC e o radiador é do Celta.. Aparentemente ta tudo blza e o radiador ta dando conta do recado..
E agora, uso qual tipo de aditivo :pensativo: ??
[ ]´s
Bom dia prezado ! no BF161 e no GM261 da C-10 ( blocos de ferro e radiadores de cobre ) eu ja utilizei o Radcool da Bardhal, so que eh muito caro, esses motores sao mais antigos que o seu Georgia e nunca deu problema, atualmente estou utilizando o aditivo da Tecbril sem colocar agua, que custa 1/4 do preco do Bardhal . . . nunca tive problemas e passei a utiliza-lo tambem no GM250 da Bonanza ( bloco de ferro e radiador de aluminio ) e Powertech do Omega ( bloco de ferro, cabecote e radiador de aluminio ), ele tem etilenoglicol e outros produtos anticorrosivos que nao eh explicitado na embalagem, afinal de contas . . . ferro eh ferro . . . aluminio eh aluminio . . . e acho que nao eh tao nebuloso assim ! so nao pode ficar ficar sem aditivo - na minha modesta opiniao - pois o prejuizo a longo prazo serah maior : selos, termostatica, radiador e bomba d`agua, sem falar no guincho para te levar para a oficina se um deles falhar . . . e no taxi para levar sua familia para casa . . . um abraco !
Em tempo : Amigo, e a sua pedaleira de Gol ? jah esta rodando com o Jeep ? estou curioso para saber se ficou bom ! mais um abraco !
Sergio Rocha
20/04/2010, 15:45
Bom dia prezado ! no BF161 e no GM261 da C-10 ( blocos de ferro e radiadores de cobre ) eu ja utilizei o Radcool da Bardhal, so que eh muito caro, esses motores sao mais antigos que o seu Georgia e nunca deu problema, atualmente estou utilizando o aditivo da Tecbril sem colocar agua, que custa 1/4 do preco do Bardhal . . . nunca tive problemas e passei a utiliza-lo tambem no GM250 da Bonanza ( bloco de ferro e radiador de aluminio ) e Powertech do Omega ( bloco de ferro, cabecote e radiador de aluminio ), ele tem etilenoglicol e outros produtos anticorrosivos que nao eh explicitado na embalagem, afinal de contas . . . ferro eh ferro . . . aluminio eh aluminio . . . e acho que nao eh tao nebuloso assim ! so nao pode ficar ficar sem aditivo - na minha modesta opiniao - pois o prejuizo a longo prazo serah maior : selos, termostatica, radiador e bomba d`agua, sem falar no guincho para te levar para a oficina se um deles falhar . . . e no taxi para levar sua familia para casa . . . um abraco !
Em tempo : Amigo, e a sua pedaleira de Gol ? jah esta rodando com o Jeep ? estou curioso para saber se ficou bom ! mais um abraco !
x2
Todos os engenheiros da indústria automobilística não devem estar errados.
[]´
Achei umas fotos que tirei quando usei o rad clean.
Já tinha lavado só com agua umas 3 veses até ficar absolutamente limpo, ai coloquei um frasco de radclean e rodei uns 3 dias, depois baixei e olha o que ainda tinha lá dentro do motor e radiador, ó só o estado da água. depois enxaguei bem e coloquei 1 litro de paraflu com´pletando o resto com agua, nunca mais sujou!!
http://img401.imageshack.us/img401/7843/s6300253qn7.jpg
http://img401.imageshack.us/img401/8625/s6300254gf7.jpg
Fala serio, isso ai eh suco de manga . . . :shock:
rodrigo.hoffman
20/04/2010, 21:31
Caros amigos.. obrigado pelas dicas
Na verdade eu não tenho duvidas qt ao uso dos aditivos, mas sim qual deles deveria usar... Eu preciso antes e dar uma boa limpada no sistema pois ta bem sujo.. O RadCool ta custando uns R$ 21,00 a embalagem de 500ml, e na embalagem não diz nada sobre a proporção??? Vou dar uma procurada nesse da Tecbril e no dos MWM tb pra comparar as lt$$$:pipoca:
Amigo Jacimar
A respeito da pedaleira do Gol a meu ver ficou show demais e o jeep ja dando suas voltinhas por ai.. Mas vamos falar dela em outro lugar pra contribuir com a organização do forum.. :grin:
[ ]´s
CARLOS SP
20/04/2010, 22:01
Fala serio, isso ai eh suco de manga . . . :shock:
NÃ NÃ NI NÃ NÃO...
Pela cor é suco de tamarindo. Tá na cara...
Fernando R
24/04/2010, 23:52
Amigos,
meu Mecanico, um cara velho no ramo, diversas vezes falou para que eu colocasse óleo solúvel, aqueles que Sao usados por torneiros e fresadores, óleo de corte. Nunca acreditei muito, ate que um dia vi num post aqui do forum, mas não me lembro qual de alguns colegas que tb usam.
Criei coragem e resolvi experimentar, usa-se muito pouco, cerca de 50 a 100 ml para todo o radiador. A água fica branca como leite, nunca mais tive problema de água barrenta como era antes.
Alguém aí já ouviu falar de problema em usar isto?
Em tempo, não é muito fácil de ser achado, mas alem de não ser caro rende demais.
Abs a todos
Amigos,
meu Mecanico, um cara velho no ramo, diversas vezes falou para que eu colocasse óleo solúvel, aqueles que Sao usados por torneiros e fresadores, óleo de corte. Nunca acreditei muito, ate que um dia vi num post aqui do forum, mas não me lembro qual de alguns colegas que tb usam.
Criei coragem e resolvi experimentar, usa-se muito pouco, cerca de 50 a 100 ml para todo o radiador. A água fica branca como leite, nunca mais tive problema de água barrenta como era antes.
Alguém aí já ouviu falar de problema em usar isto?
Em tempo, não é muito fácil de ser achado, mas alem de não ser caro rende demais.
Abs a todos
Boa tarde prezados ! em 2005 fiz um curso de torneiro mecanico apenas para conhecer os recursos e tal . . . cheguei a pensar em utilizar o fluido de corte, mas depois descobri esse aditivo que eh bom e barato ( Tecbril )eu desisti, mas quem sabe no futuro . . .
wcascarlos
29/04/2010, 18:40
Fiz a troca do líquido de arrefecimento a uns dias atrás e pena que estava com uma câmera fotográfica pois até o mecânico peguntou se o Jeep era refrigerado a lama, estava muito suja a água, chegou a ficar meio viscosa, se tivesse deichado passar mais tempo acho que ia ficar na mão, foi trocado todo líquido umas duas vezes, não coloquei aditivo de limpeza fiquei com medo, somente coloquei o aditivo anti-corrosivo, vou monitorar para ver se a agua vai tornar a sujar
Gente por favor
Estou com problema com a bomba dde agua.Ja é a 4 que troco é uma por ano .Nao sei mais o que fazer.Uso agua potavel de um poco aditivo mas sempre a gaxeta apresenta problemas vazamento.
O uq eusar vejo tanta gente colocando radclean para limprar o radiador ou e depois um aditivo .ME AJUDEM
Gente por favor
Estou com problema com a bomba dde agua.Ja é a 4 que troco é uma por ano .Nao sei mais o que fazer.Uso agua potavel de um poco aditivo mas sempre a gaxeta apresenta problemas vazamento.
O uq eusar vejo tanta gente colocando radclean para limprar o radiador ou e depois um aditivo .ME AJUDEM
que motor que tu tem?
Tem algo de errado seja lá qual for o motor. No motor do meu que é OHC ele tá na sua segunda bomba em 35 anos de carreira e fiz a troca 3 anos atras e tá lá perfeita.
nos carros uso tudo 1 litro de paraflu e completo com agua, nunca mais tive aporrinhação com este assunto.
que motor que tu tem?
Tem algo de errado seja lá qual for o motor. No motor do meu que é OHC ele tá na sua segunda bomba em 35 anos de carreira e fiz a troca 3 anos atras e tá lá perfeita.
nos carros uso tudo 1 litro de paraflu e completo com agua, nunca mais tive aporrinhação com este assunto.
Meu motor é um BF mas nao sei o que acontece ja estou com 4 anos com meu jeep e sao 4 bombas .