PDA

Ver Versão Completa : Montando CJ do zero... (ajuda)

sandrotwister
16/04/2010, 15:20
Olá pessoal!
preciso de dicas...

seguinte, vou explicar!
comprei um Chassi de CJ.. (nem sei o ano ainda)
mas assim, pretendo montar ele do zero mesmo, e pra que fique bom!
não tenho intenção de por ele em trilhas, então eu gostaria que o pessoal mais experiente aqui do forum me orientasse para melhor configuração!

então, o que eu tenho até agora:

Chassi de CJ
Motor XUD9 do JPX

por enquanto é só isso!
então, me dêem dicas de

- que eixos usar? de que carro? Toyota? F1000 4x4, S10 ??
- que caixas são compatíveis com o Motor XUD9 ? (essa eu vejo depois talvez na parte do JPX)
- pretendo por direção hidraulica, qual?
- freio a disco
- molas? Blazer talvez?

bom, e por aí vai, acho que entenderam meio por cima a idéia né?
eu tenho um CJ5 1957, que não pretendo modificar, presando a originalidade, porém esse meu "novo jipe" eu pretendo deixar o melhor possivel, até pra estrada e tals...

alguma dica aí!?

a medida que eu for comprando e montando, vou atualizando o tópico!
ah, pretendo montar em casa...
algumas coisas eu já achei nas pesquisas aqui, mas ainda sim é meio complicado definir o que utilizar...

abraço a todos

rubensx
16/04/2010, 16:26
Minha opinião:

Chassi de CJ - OK
Motor XUD9 do JPX - Corre disso, motor ruim...

por enquanto é só isso!
então, me dêem dicas de

- que eixos usar? de que carro? Toyota? F1000 4x4, S10 ??

Rural ou troller

- que caixas são compatíveis com o Motor XUD9 ? (essa eu vejo depois talvez na parte do JPX)

Motor zuado, dá muito problema superaquece não aguenta turbina direito, vai de AP diesel 1.9 ou outro, caixa clark 4 ou 5 marchas reduzida willys (se for eixos de troller, precisa de t-case de cherockee NP ou algo assim)

- pretendo por direção hidraulica, qual?

Tem uma infinidade, de vw a S10 ou landau (sugiro S10)

- freio a disco

Tem kit UBD ou SBD, escolha e coloque nos dois eixos

- molas? Blazer talvez?

Kit de toyota band

Utilize a pesquisa, é melhor!

JAIME MOREIRA
16/04/2010, 16:49
Rubão ja falou quase tudo!!!:concordo:

Se é pra rodar no asfalto, ou estradinhas de terra, coloca im AP 2,0, vai bem, barato e facil de adaptar.

Coloca um cambio de chevete que tambem é bom e barato.

Eixos, bem, se não tem os originais, coloca o de toyota, ja que vai ter que comprar, coloca os de toy flutuantes que nunca mais tem que mexer nisso!!!:mrgreen:

Agora, tudo vai da sua grana, saiu numa 4x4 e cia, um jeep de uma familia que só usava o jeep pra passeios, o cara comprou uma ranger 4x4 v6 antigona, arrancou tudo e colocou no jeep, mas teve que alongar o bixo, ficou ótimo :concordo:,

Mas xud, sai fora, faça uma doação pra alguem, o motor é bom, mas quando começa a dar problemas:putz:

tuna
16/04/2010, 16:52
Acompanhado o Rubão...
xud:discordo:
Apesar de que, já já aparece um entusiasta desta encrenca, por aí...
Agora, sem saber exatamente o que vc. pretende com a viatura, fica difícil (não por em trilhas, pode significar um monte de coisa) se for só pra passear de capota abaixada de fim de semana, já vi um 4x2 com motor de corcel:parede::putz: e ficou a contento (dá pra passear de fim de semana:lol:).

Pode ser só pra exibição e concurso (descubra o ano e vá de mecanica original)

Pode ser pra arrancada :parede::mrgreen:

para uso diário vai de ap+clarckette, mas tem muitas variáreis aí...

[]´s mais atrapalhando do que ajudando:mrgreen:

pedro bonadio
16/04/2010, 17:50
Seguindo todos...XUD não!
Vai de Ap 1.8 ou 2.0 injetado,da umas mechidas leves e vai embora...
Um clarck 5 marchas 2205,2215...
t-case Np de cheroke.
eixos de cherokee(D30 e D35)
Pneus 33" mud!
se for pra trilhas leves e asfalto!
Algo mais dificil,já tem que rever todos os conceitos!

sandrotwister
16/04/2010, 21:54
Olá!

agradeço a todos pelas respostas!

pois é, quanto ao XUD, eu tinha esperanças que no CJ ele funcionaria bem... mas enfim... vamos ver

agradeço, e peço desculpas por ter criado o tópico sem ter pesquisado o suficiente!
vou pesquisar mais, e então quanto pintar duvidas conto com vocês!

essa semana ja vou atras dos eixos, e ver se ja começo a montar...

abraços

rubensx
17/04/2010, 09:24
sandro a questão do XUD é porque é um motor que teve uma falha na peugeot na época por ter sido um diesel posteriormente turbinado.

na época foi um grande problema pois o sistema de arrefecimento não dava cotna do aquecimento gerado pela turbina, era literlamente uma chaleira.

creio que vc possa resolver re-dimensionando o radiador do XUD e providenciando um intercooler com a turbina para também melhor desempenho, mas é um motor caro...

Eixos de troller aconselhei, pois são DANA 44, dana 35 de cherocke ou qualquer outro além de mais frágil, é mais dificil encontrar peças de reposição no brasil. Sem dizer que qualquer upgrade existente sempre recai no dana 44. Ainda sobre o eixo o de troller e rural tem quase o mesmo tamanho e são largos o suficiente para um jeep com mais estabilidade. De fabrica os do troller são flutuantes, os de rural precisa adaptar com kits da enfer, macrotorque ou ensimec.

Dependendo do uso da viatura há a possibilidade de uso de cambios automáticos, o que aument ao conforto e a facildiade de guiar tanto em ruas pavimentadas quanto em fora de estrada.

Não pense no carro em partes, procure lembrar que é um conjunto... ele tme de ser harmônico.

Exemplo, nada adianta um motor V8 com um cambio 4 marchas willys frágil, ou mesmo um motor AP com um cambio T5 automático hiper dimensionado...

vou postar dois exemplos fáceis de seguir

Config "economica":

Motor: Opala 4cc, AP, S10 4cc, AP diesel
Cambio: Clark 5m, chevette 5m, Opala auto
Caixa de direção: Hidraulica S10
T-case: Dana 18 (original jeep) ou NP de cherockee (se o eixo for troller saida de cardan lado do motorista) ou da HILUX, muito boa
Eixos: Rural (ceria bom com kit flutuante) ou troller original
Molas: toyota band, blazer ou hilux (centro de mola deslocado, implica em cortes na carroceria)

Config "interessante":

Motor: V6 ranger, V6 blazer (vortech), Motor 4cc ranger twinspark ou S10 4cc
Cambio: Clark 5m, Mazda M5R1 5m (ranger), Blazer auto + módulo
Caixa de direção: Hidraulica S10, Hidraulica cherockee
T-case: NP de cherockee, Borg Warner 1354 Rager/Troller (cuidado acionamento eletrico), t-case de S10, HILUX com kit mkrawler
Eixos: Troller ou f-250 (dana 60... um exageiro)
Molas: Se possivel sistema do engesa/troller de suspensão ou molas de band, molas de hilux, molas blazer

Repare que as duas configurações diferentes eu dei possibildiades para vc usar no mais simples carburado, consequentemente mais barato o sistema todo e possibilidades de um upgrade...

Cambio do chevette aguenta bem, pra 4cc e dependendo do uso é mais que suficiente, fora os engates de marchas precisos que ele tem.

T-case vai de gosto, eu uso eletrica mas a maioria gosta de acionamento manual, vai de t-case da hilux, tem muita peça por ai e bem difundida o MARCEL da equipeminas4x4 aqui do forum pode te ajudar nisso, a NP de cherocka é bem legal, dana 18 é arroz com feijão, mas nada que a desabone a não ser o BARULHO.

Trace um perfil de como pretende utilizar o veiculo e depois retorne ao tópico, procure saber o suficiente de cada adaptação, defina completmanete todo o powertrain e as implicações de adaptações de cada peça e procure seguir um roteiro senão vc endoida.

Por fim, evite peças de carros antigos demais, sem peças de reposição e etc, quanto mais novas as peças de carros ainda em linha ou comuns no mercado (peças que mais de um carro usa) menos problemas terá na manutenção futura.

abraços

KitiU.
17/04/2010, 10:23
Dae Sandro,

As configurações que o Rubens lhe passou são ótimas, porém como você disse que não usaria o jeep em trilhas eu particularmente usaria 2 conjuntos, AP 2.0 + cambio chevete + tcase original ou Opala 4cc + cambio opala/chevete + tcase original, ficando assim barato e fácil de adaptar...

Direção eu usaria a VW do gol/santana e etc. a maioria do pessoal usa essa pra trilha, aguenta bem o tranco e é barato e fácil de adaptar...

Quanto aos eixos, já que precisa comprar, ai vai do bolso, acho que os da rural são mais baratos, e se usar a tcase original não da pra ser os do troller...

Ja nas molas, eu tenho as da band, e meu jeep ta duro paca... com 2 molas por feixe a mestre + contra mestre... ai se a intenção é conforto, eu optaria pelo sistema do engesa ou troller, com molas helicoidais...

Bem, não estou desfazendo as configurações que o Rubens falou, essas que falei são bastante difundidas em trilha e aguenta muito bem, então só pra anda na cidade ou estrada ta bom e fácil de conseguir a um baixo custo!

Mas se grana não é problema, vai na segunda que o Rubens disse... você vai ter um super jeep!

Forte abraço!

rubensx
17/04/2010, 11:54
ueh kitiu tá duro assim?/

seu jeep é de fibra? muito leve? (motorização etc?)

molas são da fabrini?

Por ultimo, verifica angulo de jumelo (se estiverem retos fica duro mesmo idela é 45 graus) e jumelos não podem ser enormes.

Murisoca
18/04/2010, 19:08
Estou em uma situação parecida:!::!:.comprei um cj:dance::dance: todo desmontado:putz::putz:.

Mas eu ja decidi qual mecanica usar:concordo:.

Motor: opala 4cc
Cambio: chevett 5m
Freios: a disco na dianteira tambor na traseira
Carroceria: de fibra
pneu e rodas:7.50 nas rodas da f1000
direção: VW santana\gol
suspensão: original por enquanto eo amortecedor é uma grande duvida.

Vou usar o cj em trilhas e passeios assim q o mecanico parar de mi dar canceira:evil::evil::evil:.

Esta ai a dica se quiser faz igual que eu acho q vai ficar legal:concordo:.

Leco1974
18/04/2010, 22:57
Estou em uma situação parecida:!::!:.comprei um cj:dance::dance: todo desmontado:putz::putz:.

Mas eu ja decidi qual mecanica usar:concordo:.

Motor: opala 4cc
Cambio: chevett 5m
Freios: a disco na dianteira tambor na traseira
Carroceria: de fibra
pneu e rodas:7.50 nas rodas da f1000
direção: VW santana\gol
suspensão: original por enquanto eo amortecedor é uma grande duvida.

Vou usar o cj em trilhas e passeios assim q o mecanico parar de mi dar canceira:evil::evil::evil:.

Esta ai a dica se quiser faz igual que eu acho q vai ficar legal:concordo:.

Com certeza os precursores nos posts anteriores dominam mil vezes mais do que eu o assunto. Apenas para constar que vc falou em amortecedores na ultima msg. Podes colocar os do MB 608 ou os dianteiros da Silverado (mas tem que adaptar). Segundo me disseram, os do 608 encaixam idêntico ao original, mas tens que te informar se isto procede. Eu coloquei os do 608, mas não sei se os meus antigos eram originais ou não, só sei que estavam soldados e detonados. Minha humilde contribuição. Abs.

KitiU.
19/04/2010, 09:41
ueh kitiu tá duro assim?/

seu jeep é de fibra? muito leve? (motorização etc?)

molas são da fabrini?

Por ultimo, verifica angulo de jumelo (se estiverem retos fica duro mesmo idela é 45 graus) e jumelos não podem ser enormes.

Pois é Rubens, não ficou do jeito que eu esperava...

Ja pesquisei bastante aqui no fórum, existem vários tópicos sobre mola de toy no Cj, fiz e refiz a instalação, modifiquei jumelo, angulo e etc, mas acho que o problema de meu jeep é, as molas já vieram arqueadas (me falaram que isso endurece as molas ) e não sei qual a marca...e meu jeep é relativamente leve (motor opala 4cc) e já tenho a carroceria de fibra mas ainda não coloquei, quero só ve no que vai vira se agora ja ta ruim de anda...

Forte abraço!

rubensx
19/04/2010, 09:48
Pois é Rubens, não ficou do jeito que eu esperava...

Ja pesquisei bastante aqui no fórum, existem vários tópicos sobre mola de toy no Cj, fiz e refiz a instalação, modifiquei jumelo, angulo e etc, mas acho que o problema de meu jeep é, as molas já vieram arqueadas (me falaram que isso endurece as molas ) e não sei qual a marca...e meu jeep é relativamente leve (motor opala 4cc) e já tenho a carroceria de fibra mas ainda não coloquei, quero só ve no que vai vira se agora ja ta ruim de anda...

Forte abraço!

Bom se elas tem o arqueamento original (da band) blz... mas é estranho demais isso, talvez seja as buchas de PU que vc anda usando ou memso a qualidade das molas, procure FABRINI no www.molasff.com.br tem mas num sei o preço

Porque ainda num sei como meu jeep vai ficar, espero que um pouco mais mole, pelos eixos de rural e o entre eixos mais alongado... veremos