Ver Versão Completa : Bomba elétrica no DFV 446???
Dae galera...
Estou tendo problemas de falta de combustível no carbura DFV 446...
Ja regulei a boia mais alta pra trabaha com a cuba cheia mas mesmo assim pisando fundo da falta...uso esguicho ( giclê) 175, dae pensei em usar uma bomba elétrica do GTI, obviamente com dosador...
Alguém usa esse carbura com bomba elétrica?? será que resolve meu problema??? fica bom???
André Luiz Rossetim
16/04/2010, 16:41
Não uso este carburador, mas este sintoma parece glicleur e/ou venturis errrados ou sujos. Se falta em alta rotação é provavel que o problema esteja no glicleur do segundo estagio, sugiro ver alguma tabela de gliclagem e comparar tanto o numero dos venturis que vc usa como os glicleurs, e comparar com os valores tabelados para um motor similar (ou o mesmo motor).
Dae André...
A falha que da é bem falta de combustível, pois o motor quase apaga e algumas vezes chegou a apaga... Parece que a bomba mecânica original não da conta de echer a cuba do carburador...
Bem quanto a acerto do bura, referente a gicle ou venturis, eu uso um Hallmeter e a queima está perfeita, e o gicle que uso 175 é maior que o recomendado que seira o 160, pois meu motor é trabalhado (2.8, comando, cabeçote feito, 4x2 e etc...)...
Sendo assim a princípio o problema é que a bomba original não da conta de manda combustível o suficiente...
E tenho dúvidas (receio) ao investir numa bomba elétrica, se da pra usa com esse carburador e como se faz pra regular o dosador!!!
Mas valeu pelas dicas!!
Forte abraço!
Dae galera...
Estou tendo problemas de falta de combustível no carbura DFV 446...
Ja regulei a boia mais alta pra trabaha com a cuba cheia mas mesmo assim pisando fundo da falta...uso esguicho ( giclê) 175, dae pensei em usar uma bomba elétrica do GTI, obviamente com dosador...
Alguém usa esse carbura com bomba elétrica?? será que resolve meu problema??? fica bom???
Boa noite prezado! um amigo tem um Diplomata 91 e fez uma leve preparacao no motor : trocou o comando, colocou tuchos mecanicos, colocou o segundo estagio do carburador 3E acionado mecanicamente - originalmente eh a vacuo - mas nao ficou bom pois o 3E nao conseguia alimentar o 4.1, colocou entao um 446 com bomba eletrica do monza ( se nao me engano ) regulador de pressao e rele de protecao e ficou excelente segundo ele, se quiser mais detalhes posso perguntar . . . um abraco !
Dae Jacimar... tudo blz??
Cara seria uma maravilha se você pudesse obter mais informações com esse seu amigo, me ajudaria muito!
Ja me falaram desa bomba do monza, que é um ótimo custo/benefício...
Só agora você me deixou curioso, rele de proteção??? pra que serve?? liga onde??
Forte abraço!
Dae Jacimar... tudo blz??
Cara seria uma maravilha se você pudesse obter mais informações com esse seu amigo, me ajudaria muito!
Ja me falaram desa bomba do monza, que é um ótimo custo/benefício...
Só agora você me deixou curioso, rele de proteção??? pra que serve?? liga onde??
Forte abraço!
Ola amigo ! vou pedir mais informacoes e te falo . . . se nao me engano esse rele e para, em caso de acidente ou coisa parecida, a bomba desligar, tem um topico em que isso foi discutido . . . o Sukys ( se nao me engano ) e defensor - e com razao - desse rele, um abraco !
Carburador DFV 444 e 446 já é meio babão por natureza. Jà tive Dodge e as vezes agente ia lá ver e tinha uma piscina de gasolina no coletor. Se colocar bomba elétrica tem que redobrar os cuidados pra num fazer churrasco de Jeep.
Cara, pra motor original eu não acho necessário usar bomba elétrica.
Tava olhando aqui as especificações de uma bomba mecanica que coloquei num 4 cil e a vazão era de num sei quantos litros por minuto, coisa de 5 ou 6 litros, não lembro. Se vc tiver um motor original que enxugue 5 litros por minuto, tá lascado!! ehehehe.
Já viu se esta bomba sua num tá ruim ou é outro problema qquer?
Alessandro Henrique
17/04/2010, 20:37
Falta de combustível....
Para que isto ocorra, evidentemente que o nível de combustível cuba não está sendo mantido ou seja, o carburador está fornecendo mais combustível à mistura do que recebe da bomba. Verifique o estado do(s) filtro(s) e mangueiras. Verique se há obstrução ou mangueiras/tubos dobrados, esmagados, etc...
Verique o estado da membrana da bomba. Com o tempo fica ressequida e o volume deslocado diminuí, sem que isso implique necessáriamente em significativo decréscimo de pressão. Da mesma forma, verifique o estado da haste impulsora da bomba que fica em contato com o eixo de comando, quanto à desgaste.
Sobre o carburador Brosol 3E, posso te dizer que atende muito bem o motor GM 4100, inclusive permitindo que o motor trabalhe em inclinações acentuadas;
Sds.
Bom dia de acordo com a dificuldade do amigo eu tenho um carburador 446 num diplomata preparado com comando alto e estava com mesmo problema mas foi solucionado de duas formas, primeiro tive que levar para ser reparado comum especialista em carburadores aqui na minha região o cara sabe tudo de 446, instalei uma bomba de monza externa inclusive e mais barata com o rele original e um regulador de pressão e ficou maravilha, meu opala pode arrancar tranquilo não acontece a falta nao.
Alessandro Henrique
21/04/2010, 13:39
Bem,
O carburador DFV446 que é de corpo duplo têm plenas condições de atender aos motores GM 2500 e 4100 cm³ (também existe o DFV simples). Lembrando que o DFV duplo veio para equipar os motores dos modelos SS, com suas respectivas diferenças de calibres.
Com referência à vazão, o DFV446 e bomba que atendem a demanda de combustível de um 4100, pode facilmente suprir motores com capacidade volumétrica menor (corretamente ajustados).
Para a bomba, vale lembrar que como o motor não opera com rotação constante, conseqüentemente a mesma trabalhará com vazões diferentes, acompanhando o regime de rotações.
Especificamente para este motor com bomba em perfeitas condições a mesma deve fornecer 0,6 litros no período de um minuto com o motor a 1000 rpm. Esta referência é para teste da bomba sem pressão, segundo manual GM.
Sobre modificações, quem parte nesta direção na maioria das vezes, espera obter o máximo de potência possível, normalmente substituindo e alterando vários dos componentes. Logicamente em modificações drásticas haverá um momento onde o sistema de alimentação e ignição originais não atenderão mais às expectativas. Cada caso deve ser muito bem avaliado para evitar o erro comum da generalização, que pode trazer custos e complicações desnecessárias.
É bom dizer que não é incomum encontrar “profissionais” ou pseudo-especialistas que na dificuldade de encontrar ou solucionar a causa raiz do problema venham a sugerir modificações desnecessárias. Não quero dizer com este comentário, que isto possa estar ocorrendo no caso aqui apresentado.
Sds.
Dae Hefelix...
Obrigado pela ajuda, vou testar uma bomba elétrica que consegui emprestada e vamos ver se ela enche a cuba mais rápido que a original...
Bem a todos que responderam, quem sabe me expressei mal no começo!
A falta de combustivel que dá, é somente em uso extremo, com o pé em baixo por muito tempo, que devido a preparação de meu motor o consumo é alto, e a bomba original não deve estar dando conta de encher a cuba conforme a demanda! Sendo assim, não é constante a falta, e sim só quando atolo o pé por muito tempo, só que isso não poderia acontecer...
Caro Alessandro, realmente, o DFV 446 atende muito bem a demanda até mesmo do 6cc, porém o meu motorzinho bebe muito, até porque potência não se consegue com economia...note que o gicle recomendado na tabela da GM para o GM4100, é o 160, sendo que uso o 175 em meu 4cc...
Bem, o principal motivo e certamente mal expressado, é saber se é possível usar bomba elétrica no DFV 446, pois muito carburadores não aceitam...
Sendo assim, conforme dito ateriormente, vou testar... Se funcionar bem, que bom... se resolver a falta de combustível em altas rotações e em regime constante, melhor ainda!
Um forte abraço a todos!
Alessandro Henrique
21/04/2010, 20:53
Este motor está num CJ ?
Sds.
Dae Alessandro....
Sim, é o motorzinho do meu jeep!!!
Um GM 151, transformado em quase 2.8 com comando 288, escape 4x2, cabeçote trabalhado, carbura DFV 446 e funfa no álcool...
Alessandro Henrique
21/04/2010, 22:15
Que pistões foram utilizados?
Coloca uma foto do bichinho!
Sds.
Que pistões foram utilizados?
Coloca uma foto do bichinho!
Sds.
Dae Alessandro,
Os pistões são praticamente originais a álcool(cabeça chata) o que mudou mesmo foi o virabrequim e as bielas, o vira é dos 4cc mais atigos ano abaixo de 76 eu acho, esse tem o curso mais longo... ja as bielas não sei certo quais são... mas precisa casa o curso do vira, com o comprimento da biela e comprimento do pistão...
Conforme "receita de bolo" a configuração de meu motor segundo os Opaleiros deve chegar próximo de 2800 cc... por isso dizem ser 2.8 mas na verdade não é.... uns dizem ter "receita" que pode chegar até 3.0
Mas como é "receita de bolo", cada um faz dum jeito, e o tempero muda a cada caso...
Até hoje não tive o capricho de medir a capacidade volumétrica do motor pra saber se está mesmo proximo dos 2800 cc mas alguns opaleiros afirmam que mediram e que a "receita" da certo!!!! E segundo eles essa configuração ( claro que o comando varia, a taxa, carburação e etc.) deve render de 130 a 160cv ao humilde opalinha 4 cilindros.
E não duvido que o meu esteja na casa do 150cv, pois ta muito forte!
André Luiz Rossetim
23/04/2010, 13:12
iIsso é potencia de motor novo, modeno e 6cc!!!!
ou d carro d competição, ond o motor não aguenta rodar nem 200km
Um motor de opala 6.cc (4.1) original tinha 143 CVs
O virabrequim e biela que vc usou é do GM 153, ou seja, um modelo mais antigo do opalinha, que tinha 153 polegadas cubicas, diferente dos mais modernos que tem 151 polegadas cubidas.
Como vc manteve o pistão moderno (4"), e alterou somente o curso dele, seu motor provavelmente ficou perto dos 2.8litros, mas isso precisaria ser calculado para confirmar.
iIsso é potencia de motor novo, modeno e 6cc!!!!
ou d carro d competição, ond o motor não aguenta rodar nem 200km
Um motor de opala 6.cc (4.1) original tinha 143 CVs
Pois é André, o motor é praticamente um motor preparado pra competições..
Agora preciso discordar de você quanto a durabilidade, pois tenho o motor preparado assim a 6 anos!
Colega,
Eu tenho um carburador desse num v8 (dodge).... e so tive aborrecimento, e enorme dificuldade de calibrar a altura da boia.
Com bomba mecanica tive muitos problemas.
Por isso optei por usar uma eletrica... melhora bastante.
Obviamente é necessario instalar um regulador de pressao, e um retorno parrudo.
Meu plano é aposentar esse 446...
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