Conectar

Ver Versão Completa : Motor sem força

Fábio Alexandre
24/02/2005, 11:08
Amigos mais uma vez conto com a colaboração de vocês.
Adquiri minha tão sonhada viatura a quase 2 meses é um Jeep 73 motor original 6cc se não me engano motor 3000 e 3 marchas e não entendo nada de mecânica, meu Jeep estava falhando demais e resolvi trocar cabo de vela, vela, platinado e bomba de combustivel, porem continuou falhando um pouco e sem força nenhuma :( , como a embreagem também estava ruim mandei trocar e o mecanico verificou que havia cabos invertidos e destrocou mesmo assim o Jeepão continua sem força nenhuma, eu achava que com a troca da embreagem ele iria ganhar mais força, mas nada resolveu :( .
Bem o que acontece é que numa subida mesmo light de 1º o Jeepão vai bem mas quando coloco 2º ai já era, está pior que o Corsa 1.0 que temos em casa com o motorzinho pra lá de 135.000 km.

Será que consiguirei alguma luz divina aqui, conto com a colaboração de todos.
OBS: Se tiverem tbem endereços ou telefones de mecanicos de confiança na região do ipiranga ou ABC eu agradeço.

leopoldo
24/02/2005, 11:24
Bom dia Fabio.

Esse seu motor pode estar apenas com falta de uma regulagem mais apurada.

regule a abertura do platinado.
acerte o ponto do motor.
verifique se o carburador injeta ao pisar no acelerador.
se for 4 cil OHC, verifique a correia de acionamento do comando e se esta não pulou um dente.
verifique as folgas de válvulas.

se isso não resolve,

faça o teste de compressão.

Todas essas informações e como fazer está na seção de downloads, no manual de manutenção do jeep :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5963

Fábio Alexandre
24/02/2005, 12:16
Valeu as dicas Leopoldo, obrigado mesmo !!!!!!!!!!!!

leovalle
24/02/2005, 12:33
Valeu as dicas Leopoldo, obrigado mesmo !!!!!!!!!!!!

Se o problema for o motor mesmo, tô vendendo um BF 6cc, retificado com apenas 3 trilhas.

tá no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8249

[]'s

hederi
24/02/2005, 20:22
leo um amigo meu ta precisando de um motor ,,, quanto quer el seu

leovalle
25/02/2005, 01:39
Eder,

Na mensagem acima da sua tem o link.

Mauro Darezzo
25/02/2005, 08:36
Qual a configuração de seu jeep..
Motor: BF161
Câmbio: ??
Pneus: ??
Relação do diferencial: ??

Eu já testei no meu jeep assim
Motor: BF161 (6cil)
Câmbio: 3m
Pneus: 33"
Relação do diferencial: 44x9
na primeira em uma subida leve ele vai em segunda nem a pau...passe esta informação, "as veis"....
Se for o caso vai ter que trocar os pneus ou a relação.

Fábio Alexandre
25/02/2005, 13:16
O motor é original acho que é motor 3000, cambio original 3 marchas e está com rodas de F-1000 e os pneus estão carecas ,m as não são pra trilha não.

Agora por favor qual seria a relação mais ideal para quem quer o Jeep para cidade e trilha ?

jose neto
25/02/2005, 15:45
Qdo comprei meu Jeep, meu motor tb estava assim, solução imediata....troquei por um GM 4.1 litros, depois cambio da C-20 5m e foi
só alegria, no meu caso foi fácil pq já tinha o motor, espero ter ajudado!

hederi
25/02/2005, 18:24
O motor é original acho que é motor 3000, cambio original 3 marchas e está com rodas de F-1000 e os pneus estão carecas ,m as não são pra trilha não.

Agora por favor qual seria a relação mais ideal para quem quer o Jeep para cidade e trilha ?

tenho um 2600 com 3 marchar e pneus 265x70x16 toda subidinha so vai de primeira, agente anda em carro 1.0 mais nao da pra comprara pois a estrutura e completamente diferente.

Fábio Alexandre
25/02/2005, 19:15

tenho um 2600 com 3 marchar e pneus 265x70x16 toda subidinha so vai de primeira, agente anda em carro 1.0 mais nao da pra comprara pois a estrutura e completamente diferente.Hederi me desculpa mas não entendi sua colocação.
Não sei se é o seu caso mas é ue o meu está falhando muito na subida sabe o bicho fica até com o barulho estranho fica parecendo o barulho de um barco.
Quanto a sua comparação com um carro um 1.0 foi que não entendi, mas valeu mesmo sua atenção !!!!!!!!!

Mauro Darezzo
25/02/2005, 21:45
Fábio,
O mais importante não é a potência em si do motor ou a quantidade de cilindros e sim a relação dela com o peso do carro, de que adianta ter um V8 se o carro pesar 3 toneladas. Outra coisa que influi é o desenvolvimento do motor e o projeto, uns andam bem em alta outros em baixa. Muda muito também a performance de acordo com o câmbio e a relação dos diferencias, mas isso é meio complexo e só depois de muitos testes é que se chega há um ponto ideal. Portanto, não espere muito do seu BF, apesar dos "impresionantes" seis cilindros seu projeto é antigo e limitado, com certeza vai perder para muitos dos 1.0 de hoje que são mais leves e modernos.
Veja se o motor é mesmo o 3000 ou se é um BF161. Compare com as fotos do meu:
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/57.htm
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/58.htm
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/1957/60.htm
Siga as orientações do Leopoldo, tudo deve ser verificado, mas comece pelo mais fácil:
*regule a abertura do platinado.
*acerte o ponto do motor.
*verifique se o carburador injeta ao pisar no acelerador. (pelo jeito parece que não)
*verifique as folgas de válvulas.
*verifique as folgas das velas.
*verifique a taxa de compressão.

No meu acontecia algo parecido também, além da relação estar longa o jeep ficava com um barulho de que estava falhando. Era tudo novo, velas, cabos, etc... comprei no Josewal a vela B6S e ficou bom, pelo menos para um leigo. Compre os cabos de boa qualidade, aqueles pretos simples são uma mer%+*..... escapa corrente para tudo que é lado. Ligue o motor no escuro para verificar se escapa corrente.
Para chegar a conclusão de que era a vela fiz o seguinte:
*Com o motor funcionando tirei o cabo dos cilindros um a um.
*Em um dos pistões o regime não se alterou, "é ela".
*Peguei uma vela emprestada do meu irmão e o problema resolveu, mas mesmo assim o barulho não era gostoso.
*Comprei a B6S e o motor trabalha mais suave.

Fábio Alexandre
26/02/2005, 16:19
Mauro mais uma vez te agradeço pela ajuda.
O meu motor é igual ao seu sim, qual é ?
E as velas que coloquei são da NGK 3510-B6S, e os cabos comprei na paulista4x4, agora falta verificar os outros itens citados por você e pelo Leopoldo.
Abraço a todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

leomichetti
09/03/2005, 18:55
AMIGÃO...
O MEU JEEP TA ASSIM TB E MANDEI HJ FAZER O CONSERTO, ACHEI QUE FOSSE VELA OU SUJEIRA MESMO, JÁ QUE ELE JÁ FOI ABASTECIDO POR ENGANO UMA VEZ COM DIESEL.
ADIVINHA...ERAM AS VALVULAS!!!
ELE TAVA COM 3 DOS 6 CILINDROS RUINS...MANDEI RETIFICAR E AGORA ELE TA SUBINDO ATÉ PAREDE...

Scacca
09/03/2005, 21:36
Coloca um desborbulhador nele, se nao ajudar nao vai atrapalhar

[]'s

p.peleje
10/03/2005, 02:24
Fábio,

Este seu motor apesar de antigo e pesado dá conta facilmente no CJ, digo isso por experiência própria, ou seja, essa comparação com milzinho ñ existe.

Além de todos os itens já citado acima, procure alguém que realmente consiga regular o carburador, que deve ser o DFV, e além de regular troque o reparo dele. Esse carburador em ladeiras ingremes é danado para dar esse problema, ou ele dá falta ou execesso de combustivel. Mas esse carburador bem reguladinho é show de bola pra o BF161.

Meu BF 161 sobe ladeiras em 4ª marcha e as mais ingremes em 2ª.

Agora se depois de todos os itens relacionados no topico nada resolver seu motor deve estar precisando de descanso.

[]s e boa sorte

peleje

Scacca
10/03/2005, 13:41
Fábio,

Este seu motor apesar de antigo e pesado dá conta facilmente no CJ, digo isso por experiência própria, ou seja, essa comparação com milzinho ñ existe.

Além de todos os itens já citado acima, procure alguém que realmente consiga regular o carburador, que deve ser o DFV, e além de regular troque o reparo dele. Esse carburador em ladeiras ingremes é danado para dar esse problema, ou ele dá falta ou execesso de combustivel. Mas esse carburador bem reguladinho é show de bola pra o BF161.

Meu BF 161 sobe ladeiras em 4ª marcha e as mais ingremes em 2ª.

Agora se depois de todos os itens relacionados no topico nada resolver seu motor deve estar precisando de descanso.

[]s e boa sorte

peleje

Com certeza, meu BF com cambio 3 marchas rala 1.0 em subida sem precisar pisar muito nao, subo em 3ª a maioria dos lugares nas mais ingremes é 2ª e vai na boa, primeira só pra sair em ladeira e pra arrancar toco. hehehe.

[]'s

marcelo giudice
30/03/2014, 02:38
pesso ajuda dos amigos porque meu jeep falha quando esta andando mais quando esta parado nao falha parece que nao tem força ai adiantei um pouco oponto mas ainda nao ficou bom o que pode ser pouca entrada de combustivel

Jacimar
30/03/2014, 02:45
Bom dia prezado ! parece ser carburador, já fez uma revisão nele ?

Rafael OFF
30/03/2014, 10:15
Minha f75 ficou assim depois q diminui o numeri do gicle.Na lenta com o carro parado era uma blz quando ia andar ela dava umas falhadasParecendo falta d combustivel dava aquela engasgada depois voltava.Da uma olhada no carburador.

marcelo giudice
30/03/2014, 16:53
o carburador e novo com carburador velho anda bem so que afoga e vaza gasolina

Rafael OFF
30/03/2014, 17:10
Verifique o numero giclê d alta dizem q tem q ser 27 para jeep com motor original
Mas o meu nao deu certo com esse so se deu bem com o 33 nao sei pq..
O meu antes d trocar o gicle estava afogando tb dai resolvi colocar um 27 mas nao funcionou.
Voltei o gicle q estava e troquei (33) a bobina e as velas ficou bom e parou d afogar.

andre_agostinho
01/04/2014, 03:07
pesso ajuda dos amigos porque meu jeep falha quando esta andando mais quando esta parado nao falha parece que nao tem força ai adiantei um pouco oponto mas ainda nao ficou bom o que pode ser pouca entrada de combustivel

Manda limpar otanque de combustivel no seu mecânico.....o meu estava assim...troquei reparo do carburador, platinado e continuou...mandei limpar o tanque e as mangueiras e voltou ao normal...se seu tanque não é de inox ou plastico...pode mandar limpar....a cada 1 ano....
abs e e conte dos...

Bercan
01/04/2014, 11:24

Falha como? Se quando vc esta andando ou tentando arrancar com o jeep ele "pede toco"... percebe se quando ele falha caso vc continue acelerando ele morre ou falha e limpa o funcionamento depois falha de novo.... tipo engasgada?

Minha opinião:

1 problema: Se o jeep falha quando em retomada, tipo quando passa numa lombada de 3 marcha e vc acelera sem reduzir. = Giclê muito pequeno ou parcialmente entupido... creio que o bf rode muito bem com o 28 ou 29 no máximo (isso para compensar o original que era 27, mas a gasolina era pura), se ficar bom só com um 33 da vida... pode verificar geral o carburador... velas... ponto... cabos... abertura do platinado etc.

2 problema: se falha quando acelera ou arranca com a viatura e depois que ela esta em movimento se acelerar muito ela tende a morrer... mas só nas aceleradas sendo que rodando sem acelerar muito ele anda até legal e pode toco só quando acelera um pouco mais. = Injetor da rápida com problemas... com a viatura parada, retire o filtro e veja se quando vc acelera o mecanismo de injeção rápida joga um esguicho de combustível em direção ao venture, caso negativo, desmonte o carburador e veja a regulagem do pistão injetor (bf 161 6cc carburador DFV-228) ou diafragma (ford georgia 4cc carburador solex h-40). Considere talvez substituir o mecanismo ou o esguicho.

abraço

marcelo giudice
02/04/2014, 20:34
obrigado a todos vou siguir as dicas e ve se melhora abraço

Pablo.pinto2007
03/04/2014, 08:28
obrigado a todos vou siguir as dicas e ve se melhora abraço

Não entendi muito bem de quem eram as dicas... mas como todos também vou colocar o meu testemunho!!!

Se seu carburador é "novo" tem a chance dele ser álcool? pois o difusor é parte importante nisso!!!

Fora o que os demais já falaram... giclê, junta, entrada de ar (todos resolvidos com revisão de carburador com quem entende)...
A parte elétrica também é importante revisar... principalmente o distribuidor... já aconteceu comigo que troquei o distribuidor e o substituto ficou falhando em alta (quando andava e acelerava bem)...

Pablo

Sergio2309
03/04/2014, 09:33
Amigo, tive esse mesmo problema este domingo, os mesmos sintomas, achei que era por conta do gigle principal, que era 220 e eu coloquei um 195, entao voltei ao gigle original e nada, continuou a mesma coisa, entao parti pro tanque e mangeiras. Como meu jeep so anda umas 3 vezes no ano, o tanque enferrujou e jogou sujeira para os filtros, alem de entupir até o pescador, o carro andava, porem com essas mesmas falhas, e quando subia um morro então, deus me livre. Depois de lavar o tanque, trocar mangeiras e filtros, o jeep ficou show, mesmo com o gigle 195.

Kim Silva
18/06/2017, 12:02
o meu está com esses mesmos sintomas, ele funciona na lenta, mas quando acelera ele falha até morrer. parece que falta combustível ou faísca... já troquei bobina, velas, cabos, platinado, condensador, revisei o carburador, filtro de combustível, bomba de combustível, destravei o avanço a vácuo (que o antigo dono travou com solda).

a uns meses atrás ele estava do mesmo jeito, daí eu troquei o platinado e funcionou normalmente, agora voltou com o defeito outra vez! kkkkkkk

Rmani_jeep75
05/06/2018, 17:11

Tenho um CJ5 72 e está com o mesmo problema.
1- Lavei o tanque e as mangueiras e troquei o filtro;
2- Coloquei duas válvulas de retenção no tanque para tirar o vácuo;
3- Troquei o filtro;
4- Limpei o carburador;
Até agora não consegui andar.
Amanhã vou levá-lo ao mecânico e vamos ver no que vai dar.
Depois comento aqui novamente.

ALGUÉM sabe qual pneu uso no aro 16 original?
Estou usando o militar 650-16, existe algum que o substitui?

OBRIGADO!

Aristides Jr
05/06/2018, 19:59
Se começou a falhar depois que voce trocou o carburador, é mais provável que o problema está no carburador! Verifique se ficou bem instalado! se nao "sobrou" alguma peça. Se for o caso desmonte e verifique se não tem nada nos gicleurs e injetores se o nível de cuba está normal!

Aristides Jr
05/06/2018, 20:03
Olá Rmani_jeep75
Mexeu bem no Jeep, né!
Verifique também as velas e cabos, e o ponto do motor, abertura do platinado.
Se conseguir resolver conte para nós qual foi o problema.

Rmani_jeep75
06/06/2018, 06:44
Olá Rmani_jeep75
Mexeu bem no Jeep, né!
Verifique também as velas e cabos, e o ponto do motor, abertura do platinado.
Se conseguir resolver conte para nós qual foi o problema.

Hoje levo em um mecânico. Conto assim que resolver.

José Alberto Severo de Ol
18/07/2018, 13:51
Boa Tarde: Para informar: Tenho uma F-75 ano77, toda original e estava enfrentando um problema de fália principalmente nas subidas. Resolvi enfrentar o problema:troquei a bomba, limpei o tanque, troquei o filtro mangueiras, limpeza do carburador, troca de platinado e condensador ficou boa uns 200km e voltou a falhar novamente, daí pensei isto é falta de gasolina, enterrompi o retorno de gasolina que sai da bomba deixando o retorno do desborbulhador. Ficou sem falha mas ainda com pouca força. Resolvi então trocar a agulha de entrada no carburador por uma de calibre 170. Isto já faz mais de ano e andei mais de 2000 km. É o que tenho a informar aos 4x4. Abraços. José Alberto - Taquari-RS

Aristides Jr
18/07/2018, 15:28
José, perfeito sua observação!
Nem todos carburadores foram projetados para dividirem a vazão/pressão com o desborbulhador!
No meu caso quando instalei, utilizei um manômetro para medir, limitei o retorno até que o sistema atingiu a pressão ideal de serviço, para voce ter uma idéia no meu caso coloquei na saída do desborbulhador dentro da mangueira uma ponta de caneta BIC funcionou perfeitamente!

Rmani_jeep75
19/07/2018, 13:31
Tenho um CJ5 72 e está com o mesmo problema.
1- Lavei o tanque e as mangueiras e troquei o filtro;
2- Coloquei duas válvulas de retenção no tanque para tirar o vácuo;
3- Troquei o filtro;
4- Limpei o carburador;
Até agora não consegui andar.
Amanhã vou levá-lo ao mecânico e vamos ver no que vai dar.
Depois comento aqui novamente.

ALGUÉM sabe qual pneu uso no aro 16 original?
Estou usando o militar 650-16, existe algum que o substitui?

OBRIGADO!

Olá pessoal, tudo bem?
Fiz novamente todo processo conforme havia dito antes.
Desta vez acrescentei no tanque de combustível duas válvulas de retenção para que não forme vácuo no tanque e substitui a bomba de combustível.
Vou buscar amanhã na oficina.
Torço para que tudo de certo desta vez.

Mando mais noticias.

Abraços!

robertogerent
16/08/2018, 17:30
noticias?? =)

Solano Lisboa
25/08/2022, 09:56
Adquirir recentemente um jeep wilis CJ5 1959, esta com um problema de perder força na hora de sair e nas subidas e também não esta desenvolvendo normal. Não conheço nada ainda sobre o jeep. Saiu da pintura e agora vai para a mecânica. Estou querendo fazer algumas adaptações nele para curtir umas viagem longas . O que devo fazer primeiramente?

cangu
30/08/2022, 13:04
Adquirir recentemente um jeep wilis CJ5 1959, esta com um problema de perder força na hora de sair e nas subidas e também não esta desenvolvendo normal. Não conheço nada ainda sobre o jeep. Saiu da pintura e agora vai para a mecânica. Estou querendo fazer algumas adaptações nele para curtir umas viagem longas . O que devo fazer primeiramente?
Camarada verifique ajuste de válvulas, abertura de platinado e se a injeção rápida do carburador está funcionando

Sydney66
30/08/2022, 19:15
Solano, boa noite;

Das informações que você forneceu, falta de força etc, seu jeep 1959, se não foi modificado, é um jeep de motor BF-161 de 6 canecos.
Eu sugiro verificar 2 coisas:
1 medir a compressão dos cilindros (pela idade do jeep e se nunca foi cuidado pelo dono é o mais provável);
2 verificar o avanço da ignição, essa reação é típica de ponto de ignição atrasado.

Abs