PDA

Ver Versão Completa : Suspensão baseado em molas da Pickup Fiat



Luis Assis
18/03/2003, 02:15
:D Olá Marcão!
:shock: Felismente o Jeep têm feixes de mola superdimensionados, não necessitando de alterações na suspensão para receber o motor GM 4.1, AP 1.9 diesel ou mesmo o Ford 4.9 da F-1000. Apenas se alguém cometer a "loucura" de pôr um MB de 608 ou outro diesel maior.


Giovani,
Voce acha que aquela suspensão proposta com as molas da Pickup Fiat aguentaria este motor?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=54
[]'s
Gustavo

Giovani
18/03/2003, 02:30
:D Olá Gustavo!

:? Sinceramente acho que não. Só vi esta suspensão em fotos, não vi ela em ação, mas a capacidade de carga por eixo é de 500Kg. Com o peso desse motor, andando em erosões por exemplo, têm que se ver o quanto ela ficará "molenga". Aliás, molenga ela já é, pois quem instala esse sistema já coloca logo os tirantes "anti-torção", para evitar o giro do eixo nas arrancadas, que pode ocasionar a quebra dos cardãs.
:? Outro ponto que considero negativo é o comprimento da lâmina, que obriga à emendar o chassi, deixando-o mais longo e prejudicando os ângulos de entrada e saída. Por enquanto não sou à favor desse sistema...

Luis Assis
18/03/2003, 23:35
Giovani,
Onde voce viu esta informação sobre os 500 Kg?
[]'s
Gustavo

Giovani
18/03/2003, 23:50
Giovani,
Onde voce viu esta informação sobre os 500 Kg?
[]'s
Gustavo

:D É simples! É a capacidade de carga do Fiat. :wink:

Luis Assis
19/03/2003, 00:06
Giovani,

Entrei no site da Fiat e via algumas informações.

O peso da Pickup é de 1080 e o carga Util é de mais 500 Kg.

Portanto o peso que a suspensão suporta seria de 1500 Kg. Entretanto a suspensão da pickup é molas helicoidais na frente e as barras atraz, será que pelo fato daquela suspensão estar usando barras tanto na frente como atraz esta capacidade não seria aumentada?

Fiquei preocupado com sua observação, pois o motor 4.1 pesa por baixo uns 300 Kg ( não é isso ) ??

Se bem que aquela suspensão baseada em barras da Fiat, eu já vi com um motor V8 e não parecia estar arriada não.

[]'s
Gustavo

Giovani
19/03/2003, 00:26
:D Olá Gustavo!

:shock: Como disse antes, ainda não vi em ação. O que eu penso é que com o veículo parado é uma coisa, mas na hora do "pega" é que eu gostaria de ver o "quanto" e "como" ela trabalha, entende? Se é macia, dura, molenga ou firme na hora da ação é o que interessa saber. Se alguém sabe ou se possui algumas fotos, poderia enriquecer esse fórum...
:shock: Considerando o peso da pick-up e sua carga é bem possível que seja realmente resistente.
8) Agora, na minha opinião ainda está longe de ser um "ovo de colombo", pois sou fã da melhoria de ângulos, jamais farei algo que prejudique a transposição de obstáculos. Pelo contrário, se observar as fotos do meu Jeep vai ver que recortei os pára-lamas, pára-choque, carrego o estepe dentro, etc.

Luis Assis
19/03/2003, 00:45
:D Olá Gustavo!
... se observar as fotos do meu Jeep vai ver que recortei os pára-lamas, pára-choque, carrego o estepe dentro, etc.

He he he
Eu vi mesmo que voce arrancou as pontas dos paralamas do Jipe... :D
Concordo contigo, precisa ver para crer...
Neste final de semana eu vou no mecanico e vou ver se trago mais fotos, quem sabe assim podemos falar mais a respeito.
Vou ver tambem se coloco um destes já pronto numa RTI.
[]'s
Gustavo

Luis Assis
22/03/2003, 19:52
Fui no mecânico neste final de semana, e consegui colocar um Jipe com esta suspensão numa rampa. A roda dianteira dele, subiu 76Cm. Isso é aceitavel?? Ruim de mais?? Não sei avaliar!! :(

PS: Quando desci do Jipe para tirar a foto, o Jipe desceu um pouco, portanto ele chegou um pouco mais alto do que isso...

[]'s
Gustavo

Giovani
22/03/2003, 20:08
:D Olá Gustavo!

:D Legal... O curso da suspensão equivale ao original, não muda quanto a isso... Mas vc conversou com o dono do jeep? Ele já fez trilhas? Como é o comportamento do Jeep? E finalmente, quanto é preciso emendar o chassi para receber essa mola? :D

Luis Assis
22/03/2003, 20:29
Giovani,
Conversei não com um, mas com 3 caras que possuem esta suspensao e todos eles me afirmaram que o Jipe fica muito bom em trilhas pesadas, melhor que o orginal.
Eu andei em dois um com amortecedores usados de F-1000 e as molas trazeiras instaladas no chassis, achei que ficou um pouco mole, e outro com amortecedores de D-20 novos e com as molas trazeiras para fora do chassis, este sim ficou bom. Ele ficou bem mais alto do que o original, com um curso que se ve nas fotos, acho que vai bem até um pneu 35" e sumiu aquele problema que todo jipe tem de ficar torto depois de sair de uma curva.
Quanto ao aumento necessário, não é muito não, é apenas uns 15 cm na parte de traz. Dai o jipe ganha um parachoque trazeiro, parecido com o dianteiro... Se quiser foto avise que eu mando...
Quanto as molas que estão usando, eu me enganei, na verdade é a da Pickup Fiat Palio ADVENTURE. Estas são mais grossas e mais espessas que as da Pickup Fiat Palio convencional. A capacidade nominal dela é de 700 Kg e mais os 1200 Kg que a própria pickup pesa, e não 500 Kg como tinhamos pensado anteriormente...
Bom, não entendo muito, mas gostei do que vi, o meu CJ-5 esta com a suspensão original e achei que os jipes que andei hoje estavam bem melhores...
[]'s
Gustavo

Giovani
22/03/2003, 21:14
:D Olá Gustavo!

:D Beleza pura... Atrás é 15cm que aumenta o chassi, mas e na frente? O feixe de mola dianteiro do jeep é mais curto que o traseiro, logo usando a mesma mola do fiat na dianteira o aumento do chassi seria maior que os 15 cm. É isso mesmo, ou usam outra mola na dianteira? :shock:
Ah sim, gostaria de ver as fotos...

Luis Assis
23/03/2003, 11:22
Giovani,
Sei que as molas são as mesmas, quanto a esta diferença relamnete não sei, vou procurar saber com o mexânico e te falo...
Por hora estou envinado as fotos do parachoque trazeiro...
[]'s
Gustavo

Giovani
23/03/2003, 19:14
:D Olá Gustavo!

:shock: De fato, os 15cm na traseira não representam um aumento tão grande assim. O engate p/ reboque limita o ângulo antes do jumelo... Se na dianteira ficar semelhante, já imagino uma melhoria nesse sistema: instalar jumelos "revolver" e amortecedores com curso mais longo! Já vi fotos de jipes em rampas com esse jumelo, o curso conseguido bate muitas suspensões com molas espirais... :wink:

Fábio
24/03/2003, 16:03
Gustavo,

Se o carro sobe 76cm sem tirar nenhum dos outros 03 pneus do chão, e imaginando que o entre-eixos deve ser algo em torno de 2260mm (150mm a mais do que um CJ original) o RTI alcançado por um CJ com essa suspensão é de 983 para a rampa de 20 graus! Um valor excelente!!!

Com o meu CJ SPOA usando molas originais, e entre-eixos mais curto, estou atingindo 923 na mesma rampa, quase 200 pontos a mais do que um CJ SPUA usando pneus 600.

PS1.: Quando for subir na rampa, tome o cuidado de não deixar o pneu traseiro subir também: Entre um pouco de lado na rampa.

PS2.: Se quiser fazer o calculo de RTI, mas não sabe qual é o ângulo de sua rampa, utilize a calculadora do site: <http://www.offroaders.com/info/tech-corner/rti.htm>

[]´s

Leonardo Truccolo
11/10/2003, 17:25
Essa suspensão baseada em molas da pick-up FIAT é SPOA ou SPUA?
Se eu cortar a mola, para não ter que fazer um avanço para fora do chassis, tenho que cortar os dois lados ou não tem problema um lado ficar mais comprido que o outro?
Alguém ja viu uma suspensão com feixe de mola da pick-up Corsa ou da Currier?

[]´s

CJ 60
11/10/2003, 19:12
PessoALL

Vendo o site que o fabio mandou pra gente aki, tava pensando se naum existe um jeepeiro q entenda ingles pra traduzir o site pra gente, poderíamos fazer nossa propria calculadora e disponibilizar na parde de downloads..

[]´s sem enteder porra nenhuma do q tava escrito no site.. hahahahahaha

Giovani
11/10/2003, 19:40
Vendo o site que o fabio mandou pra gente aki, tava pensando se naum existe um jeepeiro q entenda ingles pra traduzir o site pra gente, poderíamos fazer nossa propria calculadora e disponibilizar na parde de downloads..

[]´s sem enteder porra nenhuma do q tava escrito no site.. hahahahahaha

:D Grande Wilson!!!

:D Use um tradutor... Clique aí: http://br.altavista.com/babelfish
:D Lá tem uma opção "Traduza uma página da Web", aí vc só digita o endereço e ele abre a página já traduzida. Não é uma tradução 100%, mas vc já pode saber do estão falando... :wink:
:D Não esqueça de mudar embaixo para "Inglês para Português"...
[]'s

Luis Assis
14/10/2003, 00:07
Essa suspensão baseada em molas da pick-up FIAT é SPOA ou SPUA?
Se eu cortar a mola, para não ter que fazer um avanço para fora do chassis, tenho que cortar os dois lados ou não tem problema um lado ficar mais comprido que o outro?
Alguém ja viu uma suspensão com feixe de mola da pick-up Corsa ou da Currier?

[]´s

Minha suspensão foi feita com as molas Fiat, eu andei em varios jipes com ela e ficaram muito bons. é SPOA!
Ja vi tb as com molas da Currier, o conveniente é que o chassis não precisa ser aumentado...
Estou mandando uma foto ilustrativa de como ficou minha suspensao para voce ter uma idéia...
Caso queira, posso lhe passar o telefone do mecanico que fez a tal adaptação e voce tira mais duvidas com ele...
[]'s
Gustavo

Mauro B.
14/10/2003, 00:22
Fala Gustavo !!! :D

Cara, todos os jipes que vc viu com essa suspensão tiveram que usar aqueles tirantes "anti-torção"??? Nos dois eixos? Se não usar, o eixo realmente dá aquela girada???

[]'s

Giovani
14/10/2003, 00:37
Ja vi tb as com molas da Currier, o conveniente é que o chassis não precisa ser aumentado...

:D Grande Mestre Gustavo!!!

:D Isso muito me interessa!!!! :D Não precisa aumentar o chassi???? :o
:D Explica melhor... :wink:
[]'s

Luis Assis
14/10/2003, 11:44
Fala Gustavo !!! :D

Cara, todos os jipes que vc viu com essa suspensão tiveram que usar aqueles tirantes "anti-torção"??? Nos dois eixos? Se não usar, o eixo realmente dá aquela girada???

[]'s

Nao...
Eles usam o tirante por causa do motor, que é tudo 6 canecos mexido...
Eu vou colocar um Powertech 4.1 de Silverado, chipado, portanto achei melhor coloca-los.... :D
[]'s
Gustavo

Luis Assis
14/10/2003, 11:45
Ja vi tb as com molas da Currier, o conveniente é que o chassis não precisa ser aumentado...

:D Grande Mestre Gustavo!!!

:D Isso muito me interessa!!!! :D Não precisa aumentar o chassi???? :o
:D Explica melhor... :wink:
[]'s

Sim, não precisa mexer no chassis não... O pessoal daqui de minha cidade, faz isso direto... Se quiser, eu tiro umas fotos para voce hoje, e depois te mando....
[]'s
Gustavo

Mauro B.
14/10/2003, 11:49
Fala Gustavo !!! :D

Manda pra cá tbm!!! Pra todo mundo ver! Isso me interessa muito tbm, porque estou reformando um cj3A que a princípio iria usar os feixes originais, depois pensei em usar o da Band, mas queria ver estes da Courier....quem sabe... :wink: Adorei a alternativa! :P

[]'s

Giovani
14/10/2003, 17:08
Sim, não precisa mexer no chassis não... O pessoal daqui de minha cidade, faz isso direto... Se quiser, eu tiro umas fotos para voce hoje, e depois te mando....

:D Grande Mestre!!!!

:D Claro que quero!!!! Eu tinha abandonado a idéia das molas Fiat por causa do aumento no chassi... Mas essa da Courier... Nem tinha me tocado que ela usa o mesmo sistema... :wink:
[]'s

Leonardo Truccolo
14/10/2003, 20:52
Tb já vi com molas da Currier, mas não me lembro como foi feito, por isso que perguntei.
Perguntei sobre o encurtamento das molas, pq há umas duas semanas atrás, fui numa trilha em Gravatá, aqui perto de POA, e tinha um CJ3b, com molas da pick-up FIAT encurtadas, só que me esqueci de perguntar se o cara tinha encurtado os dois lados da mola. Era SPOA e tinha kit FESS com molas traseiras do gol e os tirantes para o diferencial não se mexer. O motor era de Opala 4cc, segundo o dono do jeep as molas de fiat são muito macias, por isso do uso dos tirantes. A suspensão era bala, o cara entrava com o pé na lata nos buracos e ele disse que no asfalto o jeep é colado no chão.
A adaptação é bem fácil, mas até agora só vi SPOA, alguém já viu SPUA?
Não estou muito afim de mexer no diferencial, por enquanto.
[]´s

Terada
14/10/2003, 23:02
Gustavo

Gostaria de ver as fotos tb se for possivel é claro, é preciso fazer alguma troca de suportes e jumelos ou é usado o original mesmo.

[]´s
Terada
cj-5/58

Luis Assis
15/10/2003, 03:33
Preciso ir na casa do Jean, conhecido meu daqui de Ribeirão Preto, para tirar fotos em detalhe do serviço que foi feito, mas por hora, eu mando essa foto do jipe dele, que dá pra ver que as barras estão instaladas, e que o chassi esta do mesmo tamanho...

Marcelo
21/10/2003, 15:31
Gustavo,

Gostei dessas molas de Courier... :P

:arrow: Elas são Plug'n'Play no Willys?
:arrow: Uso a mesma na dianteira e na traseira?
:arrow: Como é o arqueamento dessas molas, se comparado com as originais? Elas são mais arqueadas?

Outra dúvida, não entendi o que seriam aqueles feixes "anti-torção" :oops: , o original tem isso? :roll:

[s] lotados de dúvidas,

Paulo Eduardo
21/10/2003, 16:10
Olá pessoal, :D
fui atrás dessas molas da currier e descobri o seguinte:
elas são, se não me engano 20cm mais compridas que a mestra do jeep,
não sei se isso é muito p/ fazer uma adaptação sem aumentar chassis...
e são molas parabólicas :shock: o preço que o moleiro me deu eu quase desmaiei...380latas :shock: :shock: cada uma!!
e mexendo no estoque da loja, achei as molas da Besta, é um feixe, com 5 molas , que no jeep podem ser deixadas só 3, e pelo jeito fica bom...
e a medida é duas pol maior que a do jeep :D dá pra fazer sem aumentar chassis....
eu tô com o guerreiro desmontado inteiro, é lata, chassi, mola, eixo de rural, etc... vamo vê como vai ficar :D :D
espero ter ajudado...
Abraços.

Giovani
21/10/2003, 20:55
Outra dúvida, não entendi o que seriam aqueles feixes "anti-torção" :oops: , o original tem isso? :roll:

:D Grande Marcelo!!!

:D Não sou o Gustavo, mas vamos ver:
:arrow: Não são Plug&Play... É preciso mudar os suportes e jumelos.
:arrow: Sim, usaria a mesma mola nas 4!
:arrow: Não são mais arqueadas... mesma coisa.
:arrow: Não são feixes, são tirantes! Não existe no original. Acontece que o feixe, por ter várias lâminas tem uma resistência à torça do eixo, nas arrancadas. Como vc vai usar a mola da Courier, que é só uma lâmina, ela não agüentaria a torção de arrancada, fazendo o eixo girar e quebrar o cardã. Veja bem, nessas pick-ups, a tração é dianteira, por isso não há necessidade desses tirantes... :wink:
:D Ponha "Anti-Wrap" na pesquisa que vc encontra uma matéria sobre esse assunto. :wink:
[]'s

Mauro B.
21/10/2003, 22:06
Oi Paulo!!! :D

Esses 20cm que o feixe da Courier tem a mais, e as 2" que a da Besta tem a mais, são em comparação com a mestra dianteira ou traseira do jeep???

Ah, eu estava interessado nas da Courier, mas R$380 é mais do que queria pagar pelas quatro novinhas! :shock: Se é isso mesmo eu "pulo fora"! :?

[]'s

Giovani
21/10/2003, 22:16
:D Fala Mauro!!!

:D As molas da Fiat estavam em 800 paus o jogo. Eu já consegui por 280! É só pesquisar e ficar longe das concessionárias... :wink:
[]'s

Marcelo
21/10/2003, 22:18
Giovani,

Como sempre esclarecedor!! :P :P
Entendi perfeitamente a diferença entre o feixe e o tirante, bem como a necessidade do "anti-torção". :lol:

'brigadão!! :D
[s] esclarecidos,

Paulo Eduardo
22/10/2003, 14:56
Fala Mauro :D
essa diferença é com relação à mestra trazeira mesmo, ou seja, na frente a dif. é maior ainda... :? eu acho que vou fazer o meu jeep com as molas da besta mesmo... usando só 3 molas em cada feixe..
vai sair por 250lts o par.... :D
Abraços

Terada
23/10/2003, 10:08
Olá Paulo

Essa mola da Besta é Plug`n play no jeep ou precisa fazer alguma modificação(suporte, jumelos)?

[]´s
Terada
cj-5/58
Sampa

Mauro B.
23/10/2003, 13:45
As molas da Fiat estavam em 800 paus o jogo. Eu já consegui por 280!

O par???

[]'s

Paulo Eduardo
23/10/2003, 14:58
Fala Terada,
pois é..... quaaase :D :D
ela é mais larga que a orig. então tem que abrir um pouco os suportes
e os jumelos, e a bucha tb é maior, mas isso qualquer torneiro resolve sem cobrar uma fortuna... eu tô colocando no meu, resta saber o resultado.... :D

abraço

Giovani
23/10/2003, 20:04
O par???
[]'s

:D As 4 molas!!!! :wink:
[]'s

Paulo Eduardo
24/10/2003, 18:22
.... bad news... :(
a mola da besta não dá certo pq ela é fora de centro... :?
acho que vou tentar outra...
o moleiro que tá vendo as molas p/ mim disse que as mestras da f-350 com mais duas lâminas daria certo, e que ele deixa no tamanho exato p/ por no jeep.... será??
se alguém tiver sugestões.....

[ ]s...

mattheus
28/10/2003, 09:33
Fala aí Giovani


Descolei um jogo de molas da courrier, e estou pretendendo colocar na viatura.

Mas me surgiu algumas dúvidas:

Necessariamente terei que colocar as barras anti-wrap, ou dá para ficar sem elas :?: :?:

Vai ser preciso alterar a posição dos suportes da mola, e com isso preciso alterar mais alguma coisa na suspenção, cardans, etc :?: :?:

Tenho o GM 151 alccol com câmbio original 3 marchas no meu CJ.

[]´s querendo ficar menos pulante

Mattheus

Giovani
28/10/2003, 20:43
Necessariamente terei que colocar as barras anti-wrap, ou dá para ficar sem elas :?: :?:

Vai ser preciso alterar a posição dos suportes da mola, e com isso preciso alterar mais alguma coisa na suspenção, cardans, etc :?: :?:


:D Grande Mattheus!!

:D Se vc ficar sem as barras, fica sem cardã na 1ª arrancada! :lol:
:D Depende do que vc vai fazer... SPUA ou SPOA? Traduzindo: mola embaixo do eixo ou em cima? Se colocar embaixo não muda nada, se colocar em cima, precisa girar ou eixos para alinhar os cardãs, mas não será preciso mexer no comprimento dos cardãs! :wink:
[]'s

mattheus
29/10/2003, 08:46
Beleza Giovani

Acho que vou ter que esperar um pouco para colocar as molas, pois já esgotei tudo o que tinha e o quenão tinha para dar uma geral na viatura :cry: :cry:

De início, acho que vou apenas tirar algumas molas do feixe original, para ter um pouco de maciez, e dependendo do jeito que ficar vai ser meio que definitivo.

[]´s ainda pulantes

Mattheus

Rodrigo Ferreira
08/03/2004, 11:27
Fala aí Giovani


Descolei um jogo de molas da courrier, e estou pretendendo colocar na viatura...


Mattheus

Beleza Matheus!!!!

Essas molas da courrier dá pra colocar no jipe sem aumentar o chassi?
Já viu algun jipe com essa configuração?
[]´s

08/03/2004, 12:55
Tendo em vista que os feixes dianteiros do Jeep são usados na traseira do Samurai depois de SPOA, sera que a suspensão com as molas da Fiat Courier ficariam boas em um Samurai (que é bem mais leve que o Jeep) SPOado?

Alguem sabe o tamanho delas em cms exatos?

[]s!

Paulo-AC
22/04/2004, 17:16
Gostaria de saber se alguem já fez a adaptação, se ja seria possivel disponibilizar algumas fotos, como ficou o resultado e qualto foi custo final :?: :?: :?: :?:

Luis Assis
22/04/2004, 22:47
Gostaria de saber se alguem já fez a adaptação, se ja seria possivel disponibilizar algumas fotos, como ficou o resultado e qualto foi custo final :?: :?: :?: :?:

Eu fiz... Ja andei em varios com ela... Fica muito bom...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174
[]'s
Gustavo

Paulo-AC
24/04/2004, 10:15
Grande Lassis

Tua Viatura ta 1000, e as fotos das molas ta demonstrando tudo que eu queria saber, outra coisa me desculpe a opinião, não teria como vc dar uma melhoradinha na gaiola desculpando qualquer coisa.
Parabens pela viatura

roger_2
16/09/2005, 20:01
caro gustavo... parabéns pelo tornado I e II... acompanhei seus tópicos no frota 4x4 e são realmente incriveis... gostei principalmente da suspenção... ví as fotos do seu album e nas trilhas ficou show...

mas vc comentou que queria um jeep estradeiro... fiquei curioso como ficou o desempenho no asfalto?!


(...) quanto ao aumento necessário, não é muito não, é apenas uns 15 cm na parte de traz (...)
no tópico do tornado vc disse ter aumentado 22cm no chassi e carroceria... então somados a estes 15 foram 37 no total... confere?!

outra coisa... seu jeep foi feito em ribeirão... mas pelo que lí o tornado II foi feito em são paulo... poderia passar o contato do mecânico que fez a suspenção?!

valeu a ajuda... obrigado!

[ ]'s desenterrando +1 tópico...

ortiz
25/11/2007, 00:07
olá éssoal as fotos não estão aparecendo .........
qual a opinão dos que testaram fiat x currier? qual mais facil adaptação e qual melhor resultado e em qto tem que alongar os jeep na frente e atras (ops) e qual o preço ficou???????????
abraçoes, ja pensando na proxima facada.

Marcos
25/11/2007, 10:35
Segue um link para acesso ao catálogo de feixes de molas da Fabrini:

http://www.rassini-nhk.com.br/catalnhk.htm

ortiz
01/01/2008, 14:49
pessoal estou de ferias pelo sudeste e gostaria de aproveitar pra comprar as molas? então ainda estou com a duvida qual dos dois sitemas é facil de adptar, visto que o jeep vai ser usado pra trilhas leves ? fiat ou courier?????????
obs o chassi esta todo desmontado, ou seja se precisar alongar tem que ser em qto?

fabiano carraro
02/01/2008, 21:52
:cool:ortiz ESTAS ADAPTAÇOES ESTAVAM SENDO FEITAS POR ELES EM 2003/2005, ACHO QUE NEM CHEGARAM A UM VERIDITO FINAL,OLHA A DATA DOS POST.:concordo:,MAS DA UMA OLHADA NO JEEP DO CARA DA MECANICA WEBBER LA DE SANTA CATARINA,TA EM FROTA 4X4,UM COM MOTOR DIESEL DE BESTA ,ELE TA USANDO ESTA CONFIGURAÇAO MAS COM O APOIO DE MOLAS HELICOIDAIS,E TEM QUE POR UM SISTEMA ANTI-WARP(PRA NAO ROTACIONAR O BOJO DO DIFERENCIAL).:concordo:+ AQ EM CURITIBA TEM O RAFAEL KUSMA QUE FABRICA UM KIT BEM LEGAL DE MOLAS IMITAÇAO TOYOTA,MAS CERTINHO PRO JEEP NAO TEM QUE ALONGAR NADA É SÓ TROCAR OS BERÇOS E AS MOLAS ,E O JEEP FICA BEM MELHOR ,PROCURA NA SESSAO DE VENDAS DE PEÇAS PELO KIT QUE ACHO Q É BEM MELHOR DOQ ESTA HISTORIA DE POR UMA LAMINA ´SÓ:palmas:

cangu
01/05/2020, 01:18
já pesaram em usar molas de cabine de carreta, no catalogo emcontrei um q tem largura e espessura proximas das da strada porém é mais curta proxima da medina da willys.