Ver Versão Completa : Vedar o motor para funcionar dentro da água
Marcos Ojeda
23/02/2005, 17:42
Depois de mergulhar o Jeep no poço de lama que percebi que havia feito uma grande KGD em ter instaldo a helice mecanica, eu acelerava e ela jogava água para todo lado como um motor de barco, agora não adianta chorar :cry: perdi a chance de um terceiro lugar, mas bola pra frente,
Mesmo sabendo que alguns trialzeiro não gostam de seções com agua e certo que teremos outras, então venho ao forum e peço ajuda alem da helice que já tirei, e guardei para uma emergencia, o que preciso vedar pra poder entrar na agua com o Jeep
-Colocar panela de pressão no distribuidor?
-Nas velas tem algo a fazer?
-Nos respiro do motor?
-Snorkel e necessário, ou só enfeite para carros a gasolina?
-Na parte eletrica tem algo a fazer ou só rezar.
-Embreagem o que fazer
Sérgio Góz
23/02/2005, 19:25
Colocar panela de pressão no distribuidor? SIM
-Nas velas tem algo a fazer? Acho que não
-Nos respiro do motor? SIM
-Snorkel e necessário, ou só enfeite para carros a gasolina? Muito necessário, ligando tb os respiros dos diferencias, do suspiro do motor e da caixa de marcha.
-Na parte eletrica tem algo a fazer ou só rezar. Passar para dentro ou usar uma caixa fechada(com tampa)
-Embreagem o que fazer ACHO UQE NÂO
Sergio Rocha
23/02/2005, 19:51
Descordando do meu xara':
Nas velas ? Use cabo de vela da Honda xl 250 (to na duvida do modelo da honda) são impermeáveis nos soquetes das velas.
[]'
-Colocar panela de pressão no distribuidor?
-Nas velas tem algo a fazer?
-Nos respiro do motor?
-Snorkel e necessário, ou só enfeite para carros a gasolina?
-Na parte eletrica tem algo a fazer ou só rezar.
-Embreagem o que fazer
IMHO:
-No seu caso, sim, panela de pressão.
-Velas de moto, não sei o modelo.
-Respiros do motor, é conectar ao snorkel. Os outros, a mesma coisa... câmbio, transferência, diferenciais...
-Snorkel, com certeza é necessário! Claro, com a tubulação bem vedada, senão não adianta nada...
-Parte elétrica, usar cabos blindados e vedar todos os conectores do sistema, com silicone, conectores impermeáveis, caixas fechadas...
-Embreagem, vedar a capa seca completamente.
Adicionais para verificar se dá problema :
- Tampa de caixa de marchas
- Retentores de eixo, do cardã da saída do câmbio, etc, etc. Eu checaria tudo que é retentor da viatura.
Acho que isso já dá, sem ter que transformar a viatura num submarino... :)
Eventualmente, pode-se pensar em aperfeiçoamentos, depois de tudo isso. Mas essa lista já vai te dar trabalho por uns dias.
[]s,
Marcos Ojeda
23/02/2005, 22:08
Tem alguns que acho desnecessario, caso de cambio e diferencial, pois após o trial/Trilha se entro na agua troco os oleos , e limpo e lubrifico os rolamentos de roda, o meu medo é entrar agua no motor e ele morrer. ou ficar sem embreagem, no caso da embreagem a dica que me derão e não apertar enquanto estiver dentro de agua.
Não se esqueça de vedar o motor de arranque.
O Caco correu todo o trial sem partida, sendo obrigado a dar um tranco antes de cada seção. Por competência ou por pura sorte o CJ não morreu em nenhuma delas.
[]´s
Alessandro Henrique
23/02/2005, 22:30
Já pensou em SPOA e pneus maiores?
Sds.
Sds.
hihihihi.....
O Alessandro tem razão, Marcos. Tá na hora de substituir esses pneus de carrinho de compras por uns maiores. Quem sabe numa loja de artefatos para colheitadeira vc ache algo interessante.
http://www.sampa4x4.com.br/pedreira/slides/dsc08190.jpg
[]´s
Marcos Ojeda
24/02/2005, 08:35
Sds.
Alessandro de uma olhada em meu Jeep
Spoa e pneus 900/20
www.sampa4x4.com.br
Marcos Ojeda
24/02/2005, 08:36
Não se esqueça de vedar o motor de arranque.
O Caco correu todo o trial sem partida, sendo obrigado a dar um tranco antes de cada seção. Por competência ou por pura sorte o CJ não morreu em nenhuma delas.
[]´s
Muito bem lembrado.
Edintruder
24/02/2005, 08:40
Completando, a vareta de verificação do nível do óleo não é eficiente se ficar submerso, a tampa do óleo na tampa dos cilindros também precisa de atenção, juntas de tampa de válvulas não pode estar vazando, o pé do distribuidor tem que ficar vedado tb com silicone, nos cabos de vela substitui os cachimbos por um de moto, leva um vela numa loja e ewxperimenta e vê qual deles fica melhor, acho que o da xl fica bom como dito antes, mas ainda tem da Intruder, Dt, Titan todos esses sei que aprovam debaixo d'água, mas tem que experimentar na vela pelo tamanho.
No distribuidor até uma luva com abraçadeiras de pvc servem se for 4 cilindros.
Muita atnção com filtro de ar e carburador, não podem ter entrada de ar assim como a junta da admissão no cabeçote, que é comum ter uma entrada de ar que dá para notar quando o motor insiste em tremer na lenta. A capa seca da embreagem após usar fechada deve ser aberta novamente para escoamento de óleo se tiver algum vazamento no retentor traseiro.
Diferenciais e caixa tampa os respiros (se houverem).
Alessandro Henrique
24/02/2005, 09:26
Marcos Ojeda,
Ok Marcos, já vi sua viatura. Mas o que realmente você pretende? Estar apto a atravessar percursos de água de que profundidade?
Calculo que na configuração de pneus e suspensão você tem condições de pelo menos andar em profundidades de 90 cm.
Para o distribuidor, recomendo a panela de pressão;
Bobina e módulo de ignição podem ser acondicionados em uma caixa ou então instalá-los sob o painel;
Snorkel é necessário para o caso de você realmente submergir o motor da viatura. E para isso, todas as conexões devem estar bem feitas, principalmente junto ao carburador. Não se esqueça dos respiros.
Para o sistema de ventilação do cárter, recirculação de vapores e etc.. é recomendável utilizar braçadeiras de inox, para garantir a eficiência da vedação.
Como foi comentado, vareta de óleo e demais juntas devem ser analisados.
Verifique também os suportes de fixação do radiador, é normal que o mesmo "deite" em função da restrição que oferece ao fluxo d'água.
Dá para vedar a caixa seca, mas é bom prover um bujão de dreno para remoção de óleo e até água. No braço de acionamento da embreagem é bom utilizar uma coifa.
Verifique a tampa do tanque de combustível.
Bem, estas são algumas coisas que podem ser analisadas inicialmente.
Sds.
Marcos Ojeda
24/02/2005, 09:48
Marcos Ojeda,
Ok Marcos, já vi sua viatura. Mas o que realmente você pretende? Estar apto a atravessar percursos de água de que profundidade?
Calculo que na configuração de pneus e suspensão você tem condições de pelo menos andar em profundidades de 90 cm.
Sds.
Por isso criei este tópico, eu achava que com essa altura toda não precisava fazer nada, ai NegoBurroTemMaisQueSeFuder NBTMQSF, a profundidade do poço de lama mais a helice mecanica atrapalharam minha competição o que parecia ser fácil eu não dei a devida atenção, e para se ganhar alguma competição voce tem que ser perfeito ou quase em todos item.
Com essa altura 90cm chega somente ao motor de arranque, mas os organizadores com certeza irão trabalhar com uma profundidade maior por isso irei vedar mais alguns itens
Não medi a profundidade do posso de lama do ultimo trial, mas que chegava no meio do peito chegava facil...
Marcos Ojeda
24/02/2005, 15:11
Não medi a profundidade do posso de lama do ultimo trial, mas que chegava no meio do peito chegava facil...
Viram voce sumindo lá :D :D
Do lado da Super a frente do meu Jeep sumiu tinha por volta de 1,40 mts
Beto Lacerda
24/02/2005, 15:17
Marcos se não me engano vc tem um gm 6caneco ainda né ?? esse motor dizem as mas linguas se for pra usar em agua deve-se vedar muito bem a capa seca (no meu caso ta sendo facil pois a da silverado vem com uns guarda pós que estão sendo uteis para segurar o silicone :lol: ) , e o furo por onde entra o garfo da embreagem , pois se entar agua (num to falando de molhar a embreagem , estou falando de submergir mesmo ) ali , o motor puxa a agua pelos retentores e ai ja viu calço hidraulico ...
se acontece ou não , num quero ser eu a testar , portanto estou vedando muito bem a capa seca , a ponto de poder acionar a embreagem em qqer brejo , mas a real preucupação foi essa caracteristica do gm 6 caneco de chupar agua pelos retentores do vira que me preucupou
[]'s
Beto Lacerda
24/02/2005, 15:19
Viram voce sumindo lá :D :D
Do lado da Super a frente do meu Jeep sumiu tinha por volta de 1,40 mts
então passava do meio do peito do wallace :twisted: :twisted:
[]'s
Rogervet
24/02/2005, 20:29
olá galera, eu fiquei de fiscal no poço de lama, e a profundidade, devido a chuva, chegou a 1,50m :twisted: . Uma duvida, olhando o carburador do jeep (dfv 228), parece haver um pequeno orificio no corpo (opa :shock: ), como impedir a entrada de água por ali?
um abraço!
ramiro_eli
25/02/2005, 17:59
Beto,
Se a água entrar no motor atraves do retentor do volante, ele não irá ter um calço hidraulico, e sim o óleo contaminado.
Para que ocorra um calço hidraulico a agua deve entrar pela admissão do motor(carburador/borboleta da injeção).
Outro detalhe muito importante é vedar bem os respiros do motor e conectálos a algum lugar protegido. Eu estraguei o meu motor assim! :evil:
Edintruder
26/02/2005, 17:08
Se o retentor traseiro estiver em bom estado não precisa ter medo, porém se estiver vazando óleo é possível que possa entrar água que é muito menos viscosa e passará facilmente. O que acontece é que como é câncer no motor gm vazar óleo por esse retentor, muitas retíficas faziam o serviço de tornear uma rosca esquerda na ponta do virabrequim para forçar o óleo ficar longe da GAXETA, quando começaram a usar o retentor pesse serviço não foi mais feito, então se o motor for mais antigo é possível que atrás do volante seja gaxeta ainda e terá uma grande chance de entrar água, agora se for um motor mais novo poderá ser com retentor e será difícil entrar água. Não sei precisar exatamente o ano que foi substituida a gaxeta pelo retentor, mas acredito que foi por volta de 1979.
1 pergunta: Nunca aconteceu de trinca o motor qdo alguem entro com a viatura na agua?
Marcos Ojeda,
Essas rodas sao agricolas neh? Acho q nao existe roda automotiva desse diametro neh?
Acho q tem mto metal ai nessa roda ela deve fika pesada de mais.....
Esse desenho de cross ai eh bom na lama? c jah tentou por um igual de trator? Nao sei pq mas eu tenho o preconceito q pra lama nao tem melhor
Abraços e desculpas c eu falei besteira :D
Tive um Opala 81 4 cilindros, e depois de muitos anos guando o motor foi desmontado para uma rejuvenecida, voi aplicada esta técnica da rosca inversa. Não sei dizer se era gaxeta ou retentor.
Abraços Du.
Marcos Ojeda
27/02/2005, 11:54
Marcos Ojeda,
Essas rodas sao agricolas neh? Acho q nao existe roda automotiva desse diametro neh?
Acho q tem mto metal ai nessa roda ela deve fika pesada de mais.....
Esse desenho de cross ai eh bom na lama? c jah tentou por um igual de trator? Nao sei pq mas eu tenho o preconceito q pra lama nao tem melhor
Abraços e desculpas c eu falei besteira :D
Não são de trator não são de caminhão roda comum aro 20 eu só refiz o centro com a furção de Jeep que é 5 furos por 5,5 polegadas, e mudei o off set para não forçar ainda mais os rolamentos.
Sobre os pneus eu já tive desenho frontiera, mas achei esse mais interessante, até agora está me surpreendendo.
Esses de cross tem boa auto limpesa? Imagino q sao muito bons mesmo pq em gaiola esses pneus sao quase q os unicos, eles e os frontiera, mas sao veiculos leves nao sei c tem o mesmo funcionamento em jipes q sao mais pesados.
Duvidas de iniciante :D
Abraços :D
ramiro_eli
28/02/2005, 10:42
Os motores GM 151 e 0 250 deixaram de ter gaxeta e passaram a usar retentor em 1988.
Lucianom38a1
28/02/2005, 15:13
Pessoal,
Existe uma solução antiga para evitar que entre água pelos retentotes, só não sei qual a eficiência dela.
O motor possui um ou mais respiros, com o objetivo de liberar os gases acomulados de dentro do motor.
por exemplo nos motores Willys antigos, tem dois respiros; um que sai do cano de suporte da vareta de óleo e outro que sai da tampa de válvula (tem um terceiro respiro localizado na tampa do comando de válvulas, mas normalmente fica fechada).
O certo é ter uma mangueira levando esses gases direto para o filtro de ar (evitando assim serem jogados na atmosfera)
Os carros militares, possuem na saída desses respiros, uma espécie de torneira que pode ser acionada de dentro da viatura. Quando há necessidade de atravessar água, essas torneiras são fechadas. Isso resulta em um aumento de pressão interna do motor, fcando maior que a pressão externa.
Isso (teoricamente) impede que entre água por algum retentor ou algum outro orifício pequeno do motor.
Não sei se os Hummer utilizam isso hoje. Todos os outros veívulos do exército utilizaram.
[]'s pressurizados
ALL BELEZA .
EU JA VI FALAR EM BOBINAS ALTA POTENCIA COMO USADAS EM CARROS DE ARRANCADA , DIZEM Q MELHORA CONSIDERAVELMENTE O PROBLEMA , PENSO ATE DE POR EM MEU JIPE .
ALGUEM JA COLOCOU. :?: :?: :?:
KIBE
JPX 95 AP 2.0 TURBO INJETADO
WORK 12000
O q eu tenho na viatura: snorkel;tanque isolado; respiros elevados (câmbio, cx seca, distrib, cárter, eixos, etc.); cx seca isolada c/ flange+silicone+respiro; ventoinha c/ gel. Devidamente siliconados: bobina, módulo, orificios diversos, contatos elétricos, distrib, tampas, cx guincho, etc. . Aconselho a comprar logo uns tubos grande de silicone com aplicador - lave o motor direitinho antes, e não economize em nada.
Se for o caso, nas velas dá prá usar fita de teflon vedarosca. Pros respiros o esquema é colocar mangueiras de borracha e levar tudo isso até o snorkel, à lá Troller.
Pro distribuidor o esquema ou é mesmo a tal panela de pressão, ou então procurar todos os orifícios existentes e fechar com silicone.
A tampa tb sela com silicone e é importante fazer um furo e instalar um respiro prá evitar condensação; por cima disso tudo vai uma luva de borracha (com os cabos de vela saindo pelos dedos...), e prá dar resistência mecânica, uma garrafa de coca-cola por cima... fica bunitcho! usei assim um tempão... atualmente uso a técnica de melar tudo de silicone: http://www.tracaominas.com.br/dicadistri.htm
Tem alguns lugares q não é legal ficar siliconado, como a tampa do reservatório de fluído de freio, então o esquema é meter fita adesiva ou massa de calafetar antes de entar na lama/água...
Tópico legal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=824&postdays=0&postorder=asc&highlight=isolar+distribuidor&start=40
Ninguém mandou perguntar...
VAM!
Os carros militares, possuem na saída desses respiros, uma espécie de torneira que pode ser acionada de dentro da viatura...
Nem todos os veículos militares têm isso. Os M38A1 eu sei que têm - pode ver que a bomba de gasolina original tem uma membrana adicional que funciona como um compressor de ar para pressurizar todo o sistema (os respiros e a bomba são interligados por mangueiras). E é do jeito q vc falou: tem uma chave no painel prá ligar na hora q vai passar pelo alagado...
O meu disribuidor está vedado com silicone e, até agora, funcionou.
[]'s
Nem todos os veículos militares têm isso. Os M38A1 eu sei que têm - pode ver que a bomba de gasolina original tem uma membrana adicional que funciona como um compressor de ar para pressurizar todo o sistema (os respiros e a bomba são interligados por mangueiras). E é do jeito q vc falou: tem uma chave no painel prá ligar na hora q vai passar pelo alagado...
:shock: :shock: QUE LOUCO VÉIO :shock: :shock:
() com idéias pressurizadoras :D
lembrando uma reportagem que devo ter lido na antiga e extinta revista jeepick-up (acho que é assim que escreve, é tipo a 4x4 e cia, só que muito melhor, com poucas propagandas, muitas materias informativas e tecnicas, etc) uma materia sobre o Osório, carro de combate sobre lagartas que a tambem extinta engesa fabricou 2 prototipos. Era super avançado para a epoca, dos melhores do mundo, e tinha um sistema que era ligado na travessia de alagados, que usava um comprensor para pressurizar todos os sistemas (caixas de transmissão, diferenciais, motor, etc...) se houvesse algum lugar onde pudesse entrar agua, não ia entrar agua, iria sair ar :D
interessante não :)
alguem ja pensou em fazer algo parecido em nossas viaturas civis??
se sim, qual a pressão utilizada? tem de ser baixa, paranão estourar retentores?
:D curiosos :D
Se não me engano o leopoldo calculou pra alguem aqui no forum essa pressão. Se não me engano 1,8 psi nos diferenciais.
Manda uma MP pra ele.
Edintruder
06/03/2005, 11:13
O problema de sair é sair óleo junto, pois esse tipo de engenhoca que faz a pressão aumentar dentro do motor faz tb aumentar o pinga pinga de óleo na garagem, depois ou é limpar com papael higiênico ou apanhar da patroa! ahahah Antes sair um pouco de óleo do que entrar água. Se usar qualquer forma de fechar os respiros do motor mesmo de forma temporária, assim que possível é bom verificar o nível do óleo.
Lucianom38a1
06/03/2005, 13:52
Esse sistema deve ser usado apenas quando passar por lugares alagados, e por curtos períodos de tempo. Acho que deve até danificar os retentores se usar continuamente
[]'s