Ver Versão Completa : Válvulas de escape no BF-161
Julio Rebello
14/04/2010, 14:55
Srs, estive fazendo uma inspeção forçada no cabeçote e bloco do jeep(queimou a junta) e pude verificar que as válvulas de escape estão com uma péssima aparência(Vide vídeo), esbranquiçadas na kbça.
Fui buscar no mercado válvulas novas e me deparei com 2 modelos diferentes para o mesmo motor.
Até 1964 temos: cabeça 32,66, haste 8,64, comprimento da haste de 117,16 e ângulo de 45 graus;
Após 1964 temos: cabeça 35,83, haste 8,64, comprimento da haste de 117,40 e ângulo de 45 graus.
1-Qual foi a razão desta mudança?
2-Se houve ganho real, é possível adaptar a maior?
Video do bloco: http://www.youtube.com/watch?v=Imq9gWbmxqA
Marcio Rossetto
14/04/2010, 20:07
Camarada
acredito que não dá para por a maior , porque a sede de valvula do BF de escape é direto no bloco ou melhor , usinada no bloco, ou seja não tem sede de valvula que pode ser sacado como nos cabeçotes dos carros comuns .
Inclusive verifica se na borda da sede há trincas.
Talvez a valvula maior, seja no caso de retífíca da sede , quando há trincas , ai faz sentido , o camarada usina a cabeça da sede , usina no bloco .
Marcio Rossetto
14/04/2010, 20:11
Só mais um detalhe
Será que essas maiores não são da admisssão ?, Ai faz sentido.
sds
Julio Rebello
17/04/2010, 16:16
Só mais um detalhe
Será que essas maiores não são da admisssão ?, Ai faz sentido.
sds
As válvulas de admissão são beeem maiores mesmo(13/4") e ficam no cabeçote, mas pesquisando, ví que nos motores BF-161 de 65 em diante, foi aumentado em 1/8" o diâmetro das de escape.
Seria 1/16" no raio e talvez seja possível usinar.
Quanto ao custo e aforma que se deve fazer o serviço é que fico na dúvida se vale o investimentor .:putz:
Elmer_Jeep
18/04/2010, 22:13
É perfeitamente possível reabrir as sedes e redesenhar a pista pra receber a válvula maior.
Trabalho com retífica de motores e já fiz esse tipo de serviço pois um cliente não encontrava as valvulas de 32 daí instalamos as de 35...
[]'s
Julio Rebello
18/04/2010, 22:45
É perfeitamente possível reabrir as sedes e redesenhar a pista pra receber a válvula maior.
Trabalho com retífica de motores e já fiz esse tipo de serviço pois um cliente não encontrava as valvulas de 32 daí instalamos as de 35...
[]'s
Elmer,
agradeço a sua atenção.
Ainda estou buscando as válvulas originais no mercado para tentar manter a original e não precisar retirar o motor.
Neste momento a "obra" está parada por eu estar em viagem de trabalho.
Gostaria de saber, se o resultado do aumento das válvulas tem um efeito significativo no motor e, caso seja realmente viável, como devo solicitar o serviço para que a retífica faça o trabalho certo, evitando a perda do bloco e consequentemente do motor?
Sds4x4,
Julio CJ
Elmer_Jeep
19/04/2010, 09:46
Não muda muita coisa no rendimento do motor, somente se fosse feito um trabalho nos dutos em bancada de fluxo.
Qualquer cabeçoteiro(retificador de cabeçotes) sabe o que deve ser feito, será aberto em alguns mm o centro da sede e depois usinada a nova pista de assentamento(45°).
Como exemplo mostro abaixo o trabalho feito num cabeçote de opala 4.1 onde as válvulas de Admissão originais de 43,7mm foram substituídas pelas do motor V6 que medem 49mm e as sedes foram retrabalhadas para receber as válvulas maiores.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113410&d=1205245419
[]'s
Julio Rebello
03/05/2010, 11:13
Srs,
alguém tem um bom macete para retirar as valvulas de escape do bloco?
Procurei um mecânico aqui perto de casa e ele me disse que nas retíficas tem um certo alicate para comprimir as molas e retirar a trava, mas nas que consultei, só levando o bloco na loja e um monte de historinhas.
Alguém conhece esse tal alicate ou alguma ferramenta que eu possa comprar?
A obra está parada por conta disso.
Ps.: O cabeçote foi checado e não houve necessidade de plainar o cara. Será que a junta foi pro saco só pelo aquecimento mesmo ou pode ter outro motivo???
SDS4x4,
Julio CJ
Rafaminc
03/05/2010, 13:28
Julio, sem a ferramenta certa vc vai levar um baile para tirar e "recolocar" essas molas.
Eu já fiz o serviço duas vezes em casa. Na primeira apanhei tipo bixo para recolocar as molas no lugar, e na segunda fiz um grampo (tipo sargento) com duas unhas e um parafuso para comprimir a mola.
Agora, vc chegou a verificar se têm que mexer nas válvulas mesmo? Elas estão queimadas ou muito abauladas? Se seu motor tinha uma boa força antes da junta queimar, eu deixaria quieto...
:concordo:
Julio Rebello
03/05/2010, 14:04
Rafa, só pra vc ter uma ideia, a válvua do sexto cil tem uma parte que nem asseta mais e como tenho que trocá-la, vai o conjuno todo pra ficar bonito.
Tem como vc colocar uma ou duas ftos dessa ferramenta que vc fez?
Já tirei o paralama pra facilitar o acesso, mas a briga é feia mesmo!!!
Sds4x4
Julio CXJ
Rafaminc
03/05/2010, 15:15
Julio, fotos não tenho, pois acho que até já foi pro lixo a gambiarra. Fiz um troço bem nas coxa mesmo, mas funcionou.
Dá uma olhada neste esquema que fiz já com algumas bitolas que usei.
Abç
Rafael
Julio Rebello
03/05/2010, 17:47
Julio, fotos não tenho, pois acho que até já foi pro lixo a gambiarra. Fiz um troço bem nas coxa mesmo, mas funcionou.
Dá uma olhada neste esquema que fiz já com algumas bitolas que usei.
Abç
Rafael
Show de bola Rafa!:palmas:
Vou ver se encontro uma ferramenta chamada popularmente de sargento, faço uma cunha na ponta e vamo láaaaaaaa...
Sds4x4,
Julio CJ
Julio Rebello
13/05/2010, 21:51
Julio, sem a ferramenta certa vc vai levar um baile para tirar e "recolocar" essas molas.
Eu já fiz o serviço duas vezes em casa. Na primeira apanhei tipo bixo para recolocar as molas no lugar, e na segunda fiz um grampo (tipo sargento) com duas unhas e um parafuso para comprimir a mola.
Agora, vc chegou a verificar se têm que mexer nas válvulas mesmo? Elas estão queimadas ou muito abauladas? Se seu motor tinha uma boa força antes da junta queimar, eu deixaria quieto...
:concordo:
Cara, correu tudo bem com a troca das válvulas. Eu fiz um suporte 1/2 cana e o próprio tucho levanta o prato, depois coloco a /cana debaixo e desço a haste da válvula.
A minha dica é pra colocar uns trapos nos furos que dão acesso ao carter antes de iniciar a obra, pra não deixar cair qq coisa e ter que tirar a tampa do carter. No meu caso foi tranquilo pq já estava aberto pra checar o aperto dos mancais, mas do contrário teria que abrir só pra catar peças como a chaveta da haste da válvula.
SDS4X4,
Julio CJ
Julio Rebello
05/06/2010, 15:43
Após resolver a questão da junta e das válulas, surgiu a dúida quando á lubrificação do balanins e tuchos e abrí um novo ópico pra não misturar muito os assuntos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1179910#post1179910
Sds4x4,
Julio CJ
Alguem fez a ferramenta manda fotos e medidas
Julio Rebello
03/02/2015, 11:56
Alguem fez a ferramenta manda fotos e medidas
Fiz com o gargalo de uma garrafa PET, onde fiz um corte pra emtrar a haste e fui movimentando o eixo até comprimir a mola, daí as travas soltam e vc pode trabalhar tranquilo.
Boa Sorte!!!
Troquei hoje as válvulas de escape da minha rural , fiz uma ferramenta parecida com o desenho do colega e deu certo . O mais difícil é encaixar as travinhas