Ver Versão Completa : bATERIA COM 13 v
syncretist
14/04/2010, 08:31
Pessoal,
esses dias estava rodando a noite com o Jeep, parei e ele não mais pegou. Demorou a pegar (elétrica), havia combustível. Parei novamente e custou a pegar.
Depois que estacionei na garagem não mais pegou, somente com chupeta. Levei na oficina e coloquei o relógio e a bateria está dando somente 13 volts.
O normal seria 14 V. Troquei o reglador de tensão do alternador. Coloquei um Bosch. O Jeep andou, parei, ele pegava mas quando foi hj de manhã tive de fazer nova chupeta pois não pegava nem no tranco.
Será que é a bateria que está arriando ?
O regulado é novo.
Não há nenhuma fuga de corrente.
O alternador foi revisado há pouco tempo.
O que mais hein???
Aprendendo,
Lùcio Amaral
Bom, se estava andando a noite e não pegou mais é porque que a bateria descarregou, se o alternador foi revisado anteriormente, restaria o regulador e a propria bateria.
A primeira pergunta seria...Quantos anos tem a bateria ? Se tiver mais que seu 2 ou 3 anos, certamente é ela, ainda mais se for de marca desconhecida ou genérica.
Se o teu alternador é original e anda trechos curtos, fica dificil recarregar rapidamente, ainda mais nos dias que anda com farois ligados.
Zé Renato
14/04/2010, 09:19
Se vc fêz a medição na bateria com o motor funcionando (alternador em ação),13v é pouco, deveria dar um pouco mais 13,8v a 14v, principalmente se só o motor estiver funcionado e nenhum acessório ligado. Agora se mediu com o motor desligado e deu 13v... veja se pela manhã antes de virar o motor ela dá os 13v. Muitas vezes a bateria até dá 12v que é o normal (carga nominal) ,indica que ela não está em curto.Mas pode está com as placas desgastadas pelo tempo de vida, e portanto não acumula mais carga necessária para uma partida mesmo com 12v. Como o Edgar falou, se ele tiver mais de três anos... nem perca tempo, troque logo.:pipoca:
Carlos Bernardo
14/04/2010, 11:00
Passei um perreiro danado com bateria a uns meses atrás devido à instalação (porca) que fiz em casa. Cada vez que eu estava sainda (arrancando) com o Jeep, a bateria encostava o polo no suporte da base (porca) que eu havia feito. Custou pra eu achar o problema, pois com o Jeep parado não dava pra se ter idéia o que era que estava puxando a carga.
Um dia dei sorte de sair com ele e um colega ver (de frente) umas faíscas caido no chão. Parei na hora e vi o que havia acontecido.
Originalmente uma bateria deve ter 12V. 13,8V 14V so quando ela esta em processo de carga.
Sua bateria ter 12V 13V nao quer dizer nada, ela pode ter 12V (tensao) mas nao ter corrente (A) suficiente para dar partida.
Voce pode plugar uma lampada ali e ela acender maravilhosamente bem, porem uma lampada "puxa" da bateria 2, 3, 4, 10A, enquanto um arranque puxa a bagatela 60 90 100A num pico de partida.
É o que chama-se: ter tensao mas nao ter corrente.
O problema pode ser com a bateria, e antes que voce diga que ela é nova, saiba que é mais comum do que se imagina uma bateria nova (1 a 3 semanas de uso) apresentar esse problema.
Descartado problema com a bateria, verifique o alternador. "ah mas ele foi revisado - peça nova tbm da problema, mais do que se imagina"
Descartado alternador, verifique itens que possam estar roubando carga.
Boa noite prezados ! acrescentando as informacoes dos colegas, muitas vezes nao lembramos, mas as baterias tem validade enquanto na loja, normalmente 6 meses, se ela nao eh vendida dentro desse prazo a fabrica recolhe e substitui por novas para o lojista, eh claro que tem sempre um espertinho querendo desovar as baterias velhas, cuidado na hora de comprar e verifique a data de fabricacao ! depois que ela eh instalada no veiculo ja nao ha problema pois ela e constantemente recarregada . . . um abraco !
sua bateria é a selada?
se n verifique o nivel da agua. tem que estar cobrindo as placas, qualquer coisa abaixo disso esta errado.
Eu apostaria na bateria =\
ela n esta carregando devidamente.
Vc possui um multimetro em casa? se s este teste é facil
ligue seu multimetro na escala Volts e meça a tensão na hora da partida. Se cair de 9V n é um bom sinal. só como exemplo o meu quando liga cai para 11V ja a camionete aqui de casa cai para 11,5 em média a tensão.
com o veiculo desligado qual a tensão da bateria? porque para estar com 13V com o motor em funcionamento ela deve estar bem descarregada
Edison - Mp3
15/04/2010, 09:00
Tche, tinha esse problema principalmente quando o skoll ficava uma semana sem ligar. Acho que devido a andar pouco e por ter um alternador de 30A. Troquei duas baterias em 1 ano, e o eletricista sempre condenava a mesma, um vaso queimado, um não sei o que. Me tapei de nojo e comprei um alternador de 120A de vectra. Resultado, nunca mais. O bixo fica um tempão sem ligar e é só bater a chave. Carrega a bateria a toda. Sem regulador externo e mede 14V na carga. A gente vai aumentando as coisas ligadas na eletrica do jeep e esquece que o alternador é pequeno. Muito consumo x pouco abastecimento. O alternador antigo precisava andar muito pra carregar completamente a bateria e ai na hora de ligar, já era.
syncretist
15/04/2010, 10:50
è to indo lá agora para o eletricista abrir o alternador.
Mauricio Rotta
15/04/2010, 10:50
É isso mesmo que o Edson falou, os alternadores originais do Jeep são uma baba, o lance é colocar alternadores modernos, o meu é da linha VW de 90 amp não te esquenta a cabeça, nunca mais tive que trocar baterias. Duram uma eternidade e vc pode ficar um mês sem andar com o Jeep é bater na partida q o bruto responde na hora. Na hora de comprar bateria também procure comprar bateria boa, nunca vá nas mais baratas por são sempre de péssima qualidade.
Porém lembre-se que a bateria qdo está na loja não está ativada ainda portanto não está sofrendo o processo de troca de eletrons, somente depois de instalada é q a bateria começa a sofrer o desgaste nas placas pela troca de cátions e ânios onde é gerada a energia.
syncretist
15/04/2010, 23:01
Pessoal,
fui ao eletricista ele abriu meu alternador, verificou os enrolamentos, mediu com multímetro e resolvemos colocar outro alternador, como precisava de adaptação, transferimos toda a parte interna do altern. dele para o meu altern.
Mas não passava de 13.2 volts nem a pau.
Vim embora e vou ver o resiltado amanhã cedo, na partida.
Uso motor 4 cc Opala alcool. Meu alternador é de 45 A do Uno.
Se não pegar nas primeiras, vou derramar um pouco de gasolina no carburador e ver o resultado.
Até lá.
Lúcio.
Pablo.pinto2007
16/04/2010, 00:59
Você falou que o jeep não pega de primeira...
Me lembrou um caso que aconteceu comigo... todo dia quando ia ligar o jeep... descarregava a bateria e o motor não pegava...
Resultado, fiz uma revisão na parte elétrica / alimentação, e o diagnóstico: trocar as 4 velas por outras mais frias, no meu caso o motor é alcool, mas estava com velas à gasolina... foi batata... depois disso é só triscar, mesmo sendo álcool!
Eu usava pra pegar rápido aqueles sprays desengripante no carbura, pega na primeira.
Abraços!
syncretist
16/04/2010, 08:23
É, não teve jeito.
Só pegou depois de gasolina no carbura.
Aqui no DF tá esfriando de noite e tal.
Mas antes o bichão pegava de primeira, mesmo parado à dias ou meio frio mesmo.
Tá bão também.
Edison - Mp3
16/04/2010, 10:18
Opa
Mas pegou depois de colocar gasolina no carbura? Mas então não é parte elétrica e sim falta de combustivel. Verifica se teu carburador não ta esvaziando a cuba ou se a bomba de gasolina não ta com problema. Se pegou depois de colocar gasolina só pode ser algo em relação a combustivel.
Zé Renato
16/04/2010, 15:38
É isso aí, os problemas podem vir juntos ou em separados, bateria + alimentação, por isso temos que ir testando e eliminando o que está bom.Verifique seu afogador se funciona, e o circuito da lenta que tb auxilía na partida à frío.:pipoca:
syncretist
19/04/2010, 08:52
è isso aí.
Só pega quando derramo gasolina no carbura.
Vou fazer uma revisão mais detalhada.
Depois falo aqui.
Lúcio.
fendrich
19/04/2010, 09:16
O Julinot tá com o mesmo problema, e tem um tópico discutindo sobre isso...
syncretist
19/04/2010, 13:49
Tem quase certeza que o problema é na injeção de combustível para o carbura e não na bateria ou alternador ou outra parte elétrica
Minha bomba de combustível é mecânica e não elétrica, tanto que a primeira partida do dia o motor fica punhetando e não pega.
Quando ponho um pouco de gasolina no carbura, daí pega numa boa e fica ssim o dia todo.
Só quando paro num intervalo mais longo de um dia para o outro é que acontece isso.
Vou troca minha bomba e dar um trato nas tubulações.
Até +,
Lùcio
Fabiano Willys CJ5 1959
20/04/2010, 21:20
Grande Syncretist Lúcio !!
Pra saber se é a bateria, faz o seguinte:
- Pega um multimetro e mede a tensaõ (como já comentado prox de 14 ou pouco mais).
- Pede pra alguém dar partida, e vc segurando as pontas de provas do multimetro + e - na bateria.
- Verifique o valor da tensão no momento da partida, se baixar de 11v pode ser realmente a bateria. Mas e consevar a voltagem medida e baixar pouca coisa, trata-se de outro problema.
- Verifique se os cabos estaõ bem apertados no pólos da bateria.
Vc verificou se quando pisa no acelerador, o carburador está jogando combustivel ?
Por acaso vc ou alguém não deu uma "mexeu" no parafuso de entrada de ar do carburador e/ou marcha lenta ? Boía (altura em caso de desmontagem ).
Já verificou com manômetro a pressão da bomba de combustível ?
T+
Acho que o problema já foi resolvido, mas vou contar o que aconteceu com minha viatura (quem sabe, possa ajudar alguem um dia.. hehe)
Ano passado, tive um problema semelhante a esse. Utilizo a minha viatura para trabalhar e, no final do dia, a viatura nao pegava de jeito nehhum (durante a noite, deixava a bateria carregando com aqueles carregadores caseiro, que utilizam uma lampada).. Detalhe, minha bateria era nova e eu tinha mandado revisar a parte eletrica da viatura achando q podia ser o alternador.. foram semanas com esse problema.. :parede:
O que ocorreu foi que trincou minha chave geral, e dessa forma, nao deixava passar toda a corrente necessaria para dar a partida no motor.. ate descobrir esse problema, apanhei muito com a viatura.. nem com a famosa chupeta nao conseguia virar o motor..
Apos desobrir o problema, passei a usar o cabo de chupeta para aterrar melhor a bateria nas partidas do motor (ligava o polo negativo da bateria no motor).. virava o motor que eh uma beleza.. essa eh minha dica, as vezes a bateria segura carga e ta boa.. mas o problema pode ser aterramento.. no meu caso, tinha hora que virava o motor e tinha hora que nao virava, por causa do problema na chave geral.. troquei a chave geral e nunca mais problema.. :)
Abraços a todos.
André Luiz Rossetim
18/05/2010, 19:07
Acho q todo motor tem um fio terra que sai da bateria e liga-se no bloco, bem proximo ao motor de arranque, afinal...o motor é praticamente isolado por estar sobre coxins, buchas de borracha, etc além de o ferro fundido / aço não serem bons condutores eletricos.
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