PDA

Ver Versão Completa : Grover - Construindo devagar...

samukanvas
14/04/2010, 03:38
Fala Pessoal, como estão?

Decidi começar esse tópico hoje pois estou precisando de ajuda na construção de meu primeiro-projeto-totalmente-tubular-partindo-do-zero :putz: Qualquer opinião, crítica etc... Será boa pra ajudar no projeto :concordo:

Chamei ela de grover porque meu filho é vidrado no boneco da vila sésamo. Basta ele aparecer na tela que o moleque se mija de rir :lol: Vou aproveitar e pintar tudo da cor do boneco...

Hoje (em pensamento e ao vivo) temos a seguinte configuração:

- Jogo de rodas beadlock aro 15
- Par de d44 troller 43/8
- Jogo de air shock 2.0 18"
- 4 batentes de pu
- Bloqueios OX Locker
- Axle Seal
- Freios CNC 12:1
- Acelerador CNC
- Full hidro forjada e terminais forjados
- Orbital com 2 voltas
- Volante de cherokee 93 :odedo:
- Motor 350 chevy bloco de ferro (Pretendo injetar)
- TH400
- Atlas II 5.0 (Não tenho aida, mas juntando $$)
- Alguns links com johnny joint
- Algumas creeper joints
- Alguns radiadores e res. de expansão de alumínio
- Pretendo usinar um semi flutuante pro troller 6f em 4340
- Pretendo reforçar as homos com 4340
- Pneus devem ser os creepy 38
- Suspa deve ser 3link dianteiro e 4link traseiro
- Motor deve ser montado na dianteira
- Deve ser assento único (Smittybilt)
- Guinchos XRC8 comp na frente e XRC3 atrás

Algumas peças ainda estão nos EUA... :putz:

O projeto deve demorar bastante ainda, pois nesse meio tempo tem outra coisa que estaremos fazendo pra loja e irá dificultar um pouco :rolleyes:

Espero estar com os tubos prontos esse ano, motor no lugar e podendo ser rebocada. Essa é a meta pra 2010.

Toda ajuda será bem vinda :concordo:

Coloco algumas fotos quando tirar :mrgreen:

Seja o que deus quiser... :mrgreen:

Abs

gvogetta
14/04/2010, 03:47
Olá Samukanvas,

Desculpe a curiosidade, mas pretende competir com este brinquedo? A configuração está bastante interessante para um tubular.

Não tenho como te ajudar muito com opiniões, não tenho muita experiência nesta seara, mas posso oferecer algumas orações e torcer pelo sucesso do projeto... :mrgreen:

Abraço,

FernandoRisso
14/04/2010, 09:19
Se quer algo para ser rebocado até o fim do ano vai ter que pedalar muito!
Os eixos vão quebrar! :odedo: Seja homi uma vez e traga um par de prorocks! :odedo:

Sugestão de amigo: Desisti enquanto é tempo! Eu compro o 350! :odedo:

[]'s e boa sorte na empreitada

GuTo_Cerulli
14/04/2010, 10:20
Rodrigão, tudo certo?

Cara, por experiência: começa fazendo uma mesa para trabalhar com a estrutura do carro.

Já que é buggy, quer uma frente de liberty para por nele? :pensativo:Se quiser, manda uma MP...Se precisar de ajuda para desenhar o carro, estamos ai!:parede:

[]'s:pipoca:

GustavoRisso
14/04/2010, 10:50
- 4 batentes de pu

Tá colocando tudo aquilo e 4 batentes de pu??????? Abre a mão rapá!!!!!! :odedo:

Boa sorte na empreitada!!!!

[]'s já escutando o barulho da esmerilhadeira comendo solto... e tubo pra tudo que é lado... :mrgreen:

samukanvas
14/04/2010, 20:28
Mestre Getúlio, tudo beleza?

Não pretendo competir não... É apenas pra diversão pessoal, mas se pintar algo legal aqui no rj, porque não?:grin:

Eu tô fazendo isso porque é melhor tirar adrenalina de um carro assim do que de moto ou andando rápido na rua de carro. Então, como sou "responsável" pelo molequinho que agora grita pela casa "jipi papai!!!" decidi que minha única opção seria arrumar algo seguro. Se bem que eu construindo não deve ser lá essas coisas em seguraça :mrgreen: :lol:

Valeu pela força e se ver algo que faria diferente, faça o favor de falar!!! Qualquer ajuda é bem vinda!! :concordo:

Abs

--------------------------------------

Valeu Fernandão!!! Cara, sou fã dos chevy... Esse motor é mais um troféu que um motor de fato, mas como ele tá lá e ele pega potência... :mrgreen:

De cara, dizem ser 210cv com 40kgf torque. Mais que suficiente pra girar os 38 em cima de 1000kg(???)

Abs

-------------------------------------

Fala Guto!!

Com certeza terei que montar uma base/gabarito pra começar o chassis alinhado. Valeu a dica!!

Valeu pelas partes de liberty, mas não devo customizar. No máximo o capô de algum carro só pra cobrir o motor.

Abs :concordo:

------------------------------------

Fala Gustavo!!

Os batentes são só pra segurança. No gráfico que fiz o air shock tá com tanta pressão a 1" do fim de curso fechado que só mesmo se eu voar e cair em cima de uma roda :concordo:

Os batentes da fox são caros paca... pqp :parede: Mas são do kct... Vou começar low budget by PU assim... Se ficar pouco, vendo um rim e passo pros batentes a ar. Mesma coisa com os eixos. Por isso que não fiz nenhuma modificação neles, pois o upgrade futuro é d60 + cavalaria. Daí os eixos "originais" são vendáveis... Mas antes eu vou reforçar, pois se aguentarem me tiram uns 100kg de peso em relação aos 60 :concordo: Eu acho :mrgreen:

Abs

-------------------------------------------------

Pergunta:

O problema do munhão do troller (resistência) poderá ser corrigido reforçando todo ele com chapas e solda? Sei que fazem isso nos D60, mas os D44 podem ser feitos tb?

Abs

Sergio Rocha
14/04/2010, 21:39
Até que enfim.:palmas::palmas::palmas:

Tem dois erros aki.
Primeiro : não pretende competir. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Segundo: esse tópico devia estar na Hardcore

O que me preocupa é que depois de pronto, vai me intimar a ir pra trilha, e eu vou ter que "acompanhar" com o meu jeepinho.
Esse projeto eu pretendo acompanhar de perto.

[]´:lol:

Tio Eddie
14/04/2010, 21:46
esse tópico devia estar na Hardcore

Sergião,

Hardcore é pra carro de macho
:twisted:

Este misto de buggy com gayola tá de bom tamanho aqui...:odedo:

Rodrigão,

Sucesso na empreitada e se os moderadores entenderem pode mudar pro hardcore, mas lá não podemos avacalhar tanto teu tópico..rsrs:dance:

Abraços

Kim
14/04/2010, 21:47
Olá Samukanvas,

Desculpe a curiosidade, mas pretende competir com este brinquedo? A configuração está bastante interessante para um tubular.

Não tenho como te ajudar muito com opiniões, não tenho muita experiência nesta seara, mas posso oferecer algumas orações e torcer pelo sucesso do projeto... :mrgreen:

Abraço,

Faço minha as palavras do gvogetta!

Apesar que andei colaborando um pouco...

ramiro_eli
15/04/2010, 15:04
Putz...:putz:

Mais um que mastiga naftalina e bebe água da privada...:mrgreen:

Vai ficar maneiro este projeto!
Já tem algum esboço de como pretende que fique o resultado final?
Para este tipo de carro e peso uma boa opção de motor e CA é o 4cil 2.7 gasolina das novas Hilux. E já vem com tudo pronto e funcionando, só precisa achar um a venda...

samukanvas
13/05/2010, 03:05
Fala pessoal,

Mais uma vez agradeço a visita de todos. No momento estou aguardando a chegada de peças e só tenho algumas novidades em fotos. O resto ficará a disposição quando os correios entregarem :concordo:

Ainda não comecei a montagem dela por falta de tempo mesmo. As vendas na loja estão me ajudando muito a comprar as peças, mas me tomando o tempo de montá-las :mrgreen: Mas nada como os finais de semana para discutir com a patroa e "arrumar tempo" pra montagem.

Seguem fotos:

1. OX locker para d44 - Uma obra de arte... Internamente ele é do kct tb!!
2. Cruzetas de diferencial a prova de balas :twisted:
3. Axle seals para D44 com duplo selante no semi e triplo no eixo!
4. Tampa de diferencial - Já vem no OX, mas é legal mostrar a ignorância do treco :mrgreen:
5. Fitas pra enrolar o coletor e escape. Apesar de serem do xande souto, eu comprarei iguais para mim. Tenho uma para 1200 graus mais nem se compara a essa...:oops:

Abs

samukanvas
13/05/2010, 03:24
Mais fotos:

- Meu novo companheiro no overhaul do cambio :concordo:

- Maleta de ferramentas ARB com tudo que preciso para montar os diferenciais novos. Tem ferramenta pra abrir diferencial, pra colocar anéis sem estragar etc... Tá chegando o relógio comparador de abertura de caixa e o resto das ferramentas ARB pra fazer um ajuste preciso dos novos diferenciais, pois precisarão ser travados no limite por causa do v8 :oops:

- Peças do freio e etc... da esquerda pra direita:

-- Cabo viking para 17500lbs - Exagerado, mas o preço foi bom... :mrgreen:
-- Em cima: Pedaleira de acelerador CNC com descanço de pé. Cabo invertido.
-- Abaixo: Relógios de pressão de linha de freio. Assim sei exatamente o quanto de força está indo para cada eixo. Com isso posso colocar um cut brake na linha ou usar pinças meiores e saber a eficiência ou saber se tenho um vazamento ou saber se os freios estão bem dimensionados etc... dá pra saber e fazer um monte de coisas :concordo:
-- Encostado nos relógios embalados estão: Duas capas com rosca para os cilindros mestres CNC e duas siringas para abastecer Air shocks com óleo. Viadagem extrema :mrgreen:
-- No meio são dois cilindros mestres CNC de alto volume modificados no pistão pra pinça que irei usar. Esse deu um trabalhão pra calcular...
-- Encostado nos CM, dois batentes cvs bem moles para usar em uma peça que é um mistério ainda pro projeto, mas como ganhei, já vieram :mrgreen:
-- Na direita e não menos importante, o pedal de freio de 12:1 já com as heim do cilindro mestre. Esse sistema só funciona com esse pedal pra gerar força suficiente pra rodopiar o ponteiro do relógio que marcará o freio. Bem fresco esse freio. Tem que travar pneu grande com pinça de troller. Tudo pra manter a gaiola leve. Assim eu posso continuar comendo churrasco :mrgreen:

Mais fotos em breve!! E novidades assim que os tubos chegarem :concordo:

Abs e espero opiniões para ajudar no projeto!! :concordo:

Kim
13/05/2010, 05:00
Só uma coisa!!!!!

Ninguém dorme aqui não????????????????????????

fugger
13/05/2010, 10:15
Samuka

Vc vai vender esse pedal e cilindro mestre? Se for me passe uma cotação por MP por gentileza?

[]´s babando no teclado...

ramiro_eli
13/05/2010, 10:21
Sensacional!!!:palmas:

Já sabe o que vai montar no motor?

brun0bin0
13/05/2010, 11:06
so tenho uma pergunta

vai documentar ?
se sim
como??

samukanvas
13/05/2010, 22:20
Kim, to com o fuso todo errado ainda... Dormindo as 4 e acordando sei lá que horas. Eu levanto e saio correndo de casa pra colocar as coisas em dia :mrgreen: Me responde lá o esquema dos cabos no e-mail por favor. Vi que o Carlos Siqueira postou lá no teu tópico e é ele que tá responsável pelo envio. Eu já solicitei ele algumas vezes e ele disse passar pra macro. Me deixe a par disso pra resolvermos logo :concordo:

Abs

--------------------------

Fugger, vc precisa me dar as medidas do cilindro da sua pinça e do seu cilindro mestre de hoje (original da pinça). A partir daí eu envio pros caras e faço minhas contar como prova real e eles me enviam de volta pro pneu que quer usar. Pode estar certo que falarão que não vai dar certo e já compre umas caneleiras pra perna do freio :mrgreen: Depois eu te digo como proceder e vc compra com os caras :concordo:

Abs

-----------------------------

Fala Mestre ELI!! Como assim o que montar no motor? Eu até agora só comprei pra ele um par de coletores de escape short daqueles summit mesmo que apontam pra baixo e uma bomba dágua nova daquelas que melhoram o fluxo, sabe? Pequei tb um radiador de óleo pra motor e pro cambio um pouco maior do que aquele que eu tinha. O que eu tinha pro cambio vai pra direção. E teve um negócio legal... Peguei um alternador "roletado" (é o que dizem) e um suporte pra montar ele bem acima da linha do cabeçote. Bem alto. Vai livrar bem ele de água e vai só tomar ar fresco. Bem legal isso. O ruim é que perco o ar condicionado... :roll: :mrgreen:

No momento eu só pretendo trocar o coletor de admissão por um em AL e injetar de alguma forma. Nem sei o que usar ainda, estou esperando um kit de tbi da holley ou algo assim que a gente possa tunar sem notebook. Eles iriam lançar na primavera, mas enquanto estive lá não tinham :oops:

Mais pra frente esse motor tem tanto upgrade que nem dá pra pensar. Talvez um comando e os cabeçotes em AL que emagreceriam o motor uns 30kg e ganharia uns 30cv (?). Mais do que suficiente :concordo: Antes disso eu tenho a missão de colocar uma atlas nele ou algo que funcione parecido... :roll: Testar na trilha e ver se realmente precisa de mais motor do que já tem :concordo:

Abs

--------------------------

brun0bin0,

Não irei documentar. Só vai rodar Off :concordo:

Abs

fugger
14/05/2010, 10:44
Fugger, vc precisa me dar as medidas do cilindro da sua pinça e do seu cilindro mestre de hoje (original da pinça).

Putz... só sei dizer que é tudo original do troller 2004, serve? :rolleyes:

Mas vou tentar dar uma pesquisada pra ver se acho os valores corretos

[]´s

Ralado/SP
16/05/2010, 16:14
Como é que um réles motal como eu posso dar sugetão na montagem de algo tão ignorante???
Apenas me cabe desejar boa sorte na jornada, bons pitacos dos intendidos do assunto e ler muuuito esse tópico.

Abração e PARABÉNS

Ralado

Sergio Rocha
16/05/2010, 18:59
Quando começa ?

[]´

Loras
16/05/2010, 19:31
Quando termina? :mrgreen:

A propósito, quando terminam também os outros protótipos do 4x4Brasil para que o rock crawling volte com força total a ativa?

Abraço,

GuTo_Cerulli
16/05/2010, 19:46
Quando termina? :mrgreen:

A propósito, quando terminam também os outros protótipos do 4x4Brasil para que o rock crawling volte com força total a ativa?

Abraço,

Faço dessas as minhas palavras! Porém, tenho uma observação: acho que a pegada poderia ser uma prova tipo TTC.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
16/05/2010, 22:39
Faço dessas as minhas palavras! Porém, tenho uma observação: acho que a pegada poderia ser uma prova tipo TTC.

[]'s

x2 100%.

Esperando sair algo do tipo, ja que o TCC da Ubroc nao saiu.
Abraco

Loras
17/05/2010, 00:44
Hum...

Para saborear tais viaturas juntas, eu faria o impossível para conciliar uma folga na agenda e assistir!!!

Abraços,

samukanvas
17/05/2010, 20:41
Fugger, mesma coisa que o meu. Nem precisa calcular então. A única diferença é que eu usarei pinça dianteira atrás tb. Me diz certinho o que precisa e a certeza pra eu te indicar a melhor configuração :concordo:

Só lembrando: Esse freio não usa servo. É pezão mesmo... Força na perna é um pouco maior, mas o freio é igual com e sem o carro ligado e a sensibilidade é enorme. É o mesmo sistema de carros de corrida :concordo:

abs

----------------------------------

Fala Ralado, blz? Valeu mesmo cara! :concordo: Pode dar qualquer opinião. Preciso de qualquer detalhe pra ter certeza do que eu tô fazendo :concordo:

Abs

-----------------------------------

Sergião,

Assim que eu comprar os tubos. Estou esperando chegar o resto das peças (que já começaram hoje) e assim que estiver tudo quitado (impostos e cartão) eu compro os tubos... Mesmo assim a atlas vai fazer falta na montagem, mas como medi a minha antes dela ir, vai dar uma boa referência :concordo:

bjs

-----------------------------------

Loras,

Isso vai ser = obra de igreja... Vai demorar bastante ainda. Talvez no final do ano ela esteja andando, mas ainda não pronta para trilhas. Eu acredito que pro meio do ano que vem por causa da minha falta de tempo :concordo:

Abs

--------------------------------

Sobre as provas de RC, hoje eu acredito que apenas uma prova anual já seria um evento bem legal e seria mais fácil para todos. Um misto de circuito pegando o jipecross e obstáculos de RC. Assim um carro bom em RC tomaria de um bom na pista e vice-versa, equilibrando mais a disputa. Deveriam ser obstáculos que pudessem ser atravessados por jipes que são montados para trilhas....

O importante é acontecer e o importante é ter uma comissão com todos do fórum. Essa de ter um ou dois dizendo ser dono de algum nome nunca vai dar certo porque já sabemos que esse mundo é muito chato nessa parte. Se juntasse todos os caras que quisessem fazer isso e formassem uma "empresa" sem fins lucrativos, aonde o objetivo fosse fazer provas anuais, acho que daria mais certo. Depois chamariam do que quisesse... :concordo:

abs

GuTo_Cerulli
17/05/2010, 21:23
Sobre as provas de RC, hoje eu acredito que apenas uma prova anual já seria um evento bem legal e seria mais fácil para todos. Um misto de circuito pegando o jipecross e obstáculos de RC. Assim um carro bom em RC tomaria de um bom na pista e vice-versa, equilibrando mais a disputa. Deveriam ser obstáculos que pudessem ser atravessados por jipes que são montados para trilhas....

KOH???
[]'s

samukanvas
17/05/2010, 21:47
É a tendência né Gutão... Nada como motorzão berrando. Cara, imagina motores como um V8 ou o seizão turbo do ramiro berrando... Eu acho que a negada iria pagar pra ir :lol:

Meu motor não vai ter mufla... Eu vou deixar liberado pra avisar aos bichinhos da selva que eu tô chegando e assim não atropelo nenhum deles. Gaiola Eco :mrgreen:

E é lógico que eu quero ver fogo saindo dos escapes quando eu tirar o pé... Tem coisa mais legal? :mrgreen:

Cara, vamos montar uma comissão? Ela servirá como diretoria do projeto. Todos que quiserem participar serão bem vindos :concordo:

Abs

rubensx
17/05/2010, 22:01
samuka e gutto

porque nÀof azer logo uma fórmula off-road

AI SIMMMMMM :twisted: :pipoca:

GuTo_Cerulli
17/05/2010, 22:08
É a tendência né Gutão... Nada como motorzão berrando. Cara, imagina motores como um V8 ou o seizão turbo do ramiro berrando... Eu acho que a negada iria pagar pra ir :lol:

Meu motor não vai ter mufla... Eu vou deixar liberado pra avisar aos bichinhos da selva que eu tô chegando e assim não atropelo nenhum deles. Gaiola Eco :mrgreen:

E é lógico que eu quero ver fogo saindo dos escapes quando eu tirar o pé... Tem coisa mais legal? :mrgreen:

Cara, vamos montar uma comissão? Ela servirá como diretoria do projeto. Todos que quiserem participar serão bem vindos :concordo:

Abs

Hehehe!! Depois que comprei o dvd do KOH 2009 passei a ver com outros olhos!

Sua gaiola vai ficar o capeta!! hahaha

Tô dentro, pode me por nessa ai!

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
17/05/2010, 23:03
SC tambem tem representante.

Inclussive se precisar terreno por aqui..

Eu acho legal algo dinamico, ja competi em desafios e foi show, basicamente erao varias tomadas de tempo dentro de uma trilha, aferida pelos mesmos totem dos raids, é muito bacana, e é o que gosto.

Abracos

:concordo:

samukanvas
17/05/2010, 23:15
É uma fórmula off-road, cópia do KOH, raid rápido, rally com desafio... qualquer nome. O importante é que tenha uma molecada boa de papo, sem viadagem de ego ou politicagem, saca? Aí o negócio sai...

Acho que basta uma boa iniciativa de uma meia dúzia de interessados pra juntar uns 30 carros e competir numa fenajeep aproveitando o que tá construído por lá e fazendo os extras radicais.

Vejam que eu não quero passar por cima de ninguém e nem mesmo estou me propondo a fazer algo sozinho nem querendo liderar nada. Sai fora!! Eu só entraria nessa se tiver um pessoal com disposição pra se ajudar, nem que seja motivando. Tem um monte de amigos já no fórum com vontade de brincar mais radical e outros com vontade de brincar mais rápido. Só falta mesmo uma mesa de bar pra marcar o encontro e todo mundo se divertir!! Acho que tem que ser uma categoria só valendo desde gaiolas 4x2 ao buggy mais radical e que se divirta mais quem durar mais tempo na pista :concordo:

Como eu falei: um grupo de pessoas interessadas e com vontade faria um bom esquema :concordo: Vcs são todos caras interessados nisso e com gosto muito parecido. Não vejo porque não juntar todo mundo. Se der tudo errado, compramos carne e fazemos um churrasco :mrgreen:

Abs

Tio Eddie
17/05/2010, 23:54
Gostei da parte do churrasco!
Já que temos gostos em comum, e vamos descobrindo habilidades etílicas, gastronômicas e também automotivas!

Sucesso na construção do brinquedão novo e vou acompanhando de perto!

[]s

fugger
18/05/2010, 09:30
Fugger, mesma coisa que o meu. Nem precisa calcular então. A única diferença é que eu usarei pinça dianteira atrás tb. Me diz certinho o que precisa e a certeza pra eu te indicar a melhor configuração...

Preciso de freio pro jeep :mrgreen: As pinças são originais dos eixos do trolha e em principio ia usar o sistema de servo/cilindro mestre também original, mas o espaço é pequeno e estou buscando outras alternativas... Essa me parece interessante, pq é independente do pedal da embreagem, mas.... vc pode me passar uma idéia do $$$ pra eu não sonhar a toa?:rolleyes:

[]´s

MARCELOLUCHESI
18/05/2010, 11:01
Oi Rodrigo, Aqui no RS Não conheço jeep que tenha a suspensão que vocÊs usam em SP e RJ, digo, suspensão para rockcrawiln.

Eu fico curioso em saber como funciona essa suspensões, Tipo a do TJ Hulk, CJ Ramiro, aquelas que o Bill fabrica da spider, e etc..

Que tipo de cruzeta vocês usam nos cardãs que o eixo, sobe, desce gira quase 45º para os lados e não enforca cruzeta, nada?

Que tipo de MOLA vocês usam, pelas fotos é umas molas enormes que tem uma elasticidade imensa. Tanto para encolher como estender, sem erguer a roda do outro lado do chão?

A impressão que se tem é que o Eixo dianteiro e preso por um "V" que sai duas pontas do chassi e uma ponta é fixada no eixo?

Qual a velocidade maxima que vocês conseguem andar com essas viaturas, com segurança?

Aqui no RS não conheço ninguem que faz esse tipo de suspensão, aqui tem muito jeep bonito bem feito acessorios de ponta kits de susp, bloqueios, Pneuzão etc.... Acho que em Porto Alegre RS, proporcinalmente tem uns Jeep , Jipes e Suvs, equipadissimos com tudo que tem de melhor dos EUA, acho que se compara com os jipes equipados de lá. Mas em materia de Crawlin, aqueles jipes malucos que vocês tem ai, aqui nunca vi!

Abs
Marcelo

samukanvas
18/05/2010, 22:19
Tio Eddie, tu vai na fenajeep esse ano? Nem sei se já te perguntei isso... :lol:

Valeu pelo apoio!! :concordo:

Abs

fugger, dá mais ou menos uns 300 dólares lá só de pedaleira e cilindros mestres. Não acho tão caro pro que é :concordo:

Abs

Marcelo,

As configurações de suspensão são meio extensas pra te explicar por aqui. Precisaria de um jipe de exemplo e mais umas horas conversando, pois tem muita coisa mesmo.

Basicamente o setup mais famoso e usado por sandro, ramiro e por mim é o 4link. No caso do ramiro acredito ser triangulado. Triangulado é quando os 4 links são "inclinados" formando 2 triângulos (um com os links superiores e outro com inferiores) sem os braços se tocarem. Por isso são 4 links distintos. Já essa configuração de triângulo como JPX aonde os links se encontram é chamada de wishbone (ossinho da sorte) e elas tem uma função meio parecida com o 4link... Quando o 4link tem 2 links paralelos ou quase isso, não chamamos de triangulado.

As cruzetas, alguns usam reforçadas ou criam seus semis pra usar maiores, como o bill por ex. Eu uso homocinética pois ela realmente tem a capacidade de fazer curvas maiores que a cruzeta e com estabilidade. Homo rulez!! :mrgreen:

No meu caso, na rua, eu já andei a 140/h com a cherokee e 37. Errado, não aprovo isso, mas foi um teste idiota de velocidade que fiz. Não fiz curvas rápidas, pois os pneus não permitiam, mas o carro se comportava muito bem. Normalmente eu andava a 80/100 como qualquer carro na rua. Fui trabalhar algumas vezes com o carro e era bem divertido ver a reação das pessoas. Era uma ótima oportunidade de dividir curvas com busão :mrgreen: Tô zoando... Ou não :mrgreen:

É muito fácil colocar um kit de marca boa no carro. Os lifts sempre começam bem básicos e um Rubicon express ou Procomp, por ex, tem lifts que colocam teu carro com 33-35, relativamente a um bom preço, e daí vc acha que fez um excelente negócio em vez de comprar um kit que custaria quase o dobro pela mesma altura. Eu, desde que comecei a vender peças, devo ter visto uma ou duas pessoas me perguntando o que vem no kit de melhor pra saber se valeria a pena comprar :-P , pois estariam interessados em desempenho. Logicamente que uma empresa que faz dois kits, por exemplo de 4", e um custa 1000 e o outro 2000, tem algo no de 2000 que no de 1000 não tem. É aí que entra o carro do sandro, por ex.

O carro do sandro tem um kit rubicon express. Mas existem outros com kits rubicon express tb. Mas o kit do sandro seria o top da RE que ele pesquisou e decidiu dar o valor pedido, pois saberia o que viria de "plus" em relação a um barato. Hoje, quando vc olha o kit dele, vê o mesmo que ele usava desde 2003 (por aí) quando ainda competia com eixos originais e pneus 35. Kit com juntas sinistras, 4340, etc... coisa fina que não se vê a olho nú.

E o cara chegou a comprar um kit RE barato, mas logo fez o upgrade. Esse kit veio no meu carro e eu nem cheguei a andar com ele. Coloquei um clayton, que é o melhor kit do mercado, porque eu sabia aonde eu queria andar. Paguei 4000 dólares no kit, mas meu carro vai ao trabalho, shopping, aceita pneu 40 e faz as piores trilhas do RJ sem precisar ser rebocado até lá. O quanto eu economizei de problemas e de dinheiro comprando esse kit eu nem sei calcular... :concordo: Hoje eu usarei o kit na gaiola, pois os braços são ótimos e perto das medidas que preciso. Mais economia...

Cara, não tem mistério mesmo. Posso até estar soando como um pouco prepotente, mas não estou sendo. O kit fodão é fodão porque é caro e é caro porque precisa ter tudo necessário pra ser fodão. Suspensão infelizmente é assim :concordo: :oops: Se vc quer um pneu que rode, beleza, qualquer um serve. Pega um koreano e tá ótimo, mas se quiser um pneu que escale, fodeu... 3x mais caro. 3x mais caro porque é construído pra ser melhor, então ele é mais caro mesmo. Ele faz 10x mais coisas que o korea lá. Se colocar na balança, ele sai muito mais barato, pois não vai ficar moendo carro pra passar no obstáculo nem consertando pneu furado etc.... Tem que ser mais caro. Oferece muito mais :concordo: Eixos, mesma coisa... Motor, mesma coisa e por aí vai.

Desculpe a extensão da prosa Marcelão e eu tenho certeza que vc conhece bastante de jipe, mas foi legal eu falar isso pra quando alguém for ler, ver o outro lado do trabalho tb :concordo:

ABs

GuTo_Cerulli
18/05/2010, 22:50
Rodrigão,

Tô dentro do troço de "encabeçar" a tal prova, já estava planejando um buggy, acho que agora tenho um bom motivo para começar a pensar com mais carinho!!

[]'s

CAVESO
19/05/2010, 12:45
Chegay!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Feliz por saber que a Gayola Grover saiu do mundo das idéias e passou para o papel.

Agora é só juntar as suas idéias (as de vocês menos as minhas) com a insanidade do Rodrigão que a coisa vai!

De zóios bem abertos para aprender e boca aberta para babar!

Sucesso no projeto!

MARCELOLUCHESI
19/05/2010, 13:31
Oi Rodrigo, muito obrigado pela explicação, realmente teria a necessidade de ter um jeep para eu entender melhor. Mas não vai faltar oportunidade.

Eu estava louco para ir a brusque na fenajeep conhecer vocês e os prudutos que estão vendendos, marcar trilha não adianta é querer se iludir né? Pois a distancia é complicada hehehe.
Mas surgiu uma viagem para os USA, a passeio em agosto e marquei de renovar o visto naquela semana da fenajeep. Ai fica muito puxado e caro fazer as duas coisas meia juntas, ainda mais com mulher e filho na cola.

abs
Marcelo

Sergio Rocha
19/05/2010, 18:59
Estamos precisando de provas, desafios e etc. Muitos carros estão no estaleiro, parece que nunca saem, será que esse ano o Rc volta ?

O seu projeto é para 2011, e esse ano quem vai ter carro pronto para competir ?

Cade o Bill, Marcel, Leo etc ? Algum deles tem carro pra andar ?
Parece que todos estão preferindo construir, modificar,aperfeiçoar,projetar, etc .etc, do que andar.

[]´:rolleyes:

CAVESO
20/05/2010, 00:48
Favor atualizar sua agenda de eventos, Serjão!

Semana retrasada rolou um Rc em Barbacena, onde o João sagrou-se campeão e melhor Spotter da competição.

:odedo:

samukanvas
20/05/2010, 01:09
Fala Guto!! Legal saber disso!!! Quanto mais gente melhor. O cenário off-road tá mudando e nada melhor que todos se ajudando :concordo: Imagina só umas 15 gaiolinhas alinhando no rc? :dance: :mrgreen:

Abs

-----------------------

Caveso,

Te mandei o preço do que me pediu por MSN. Tu viu? Só vai ter vibrador de 10" por 100 lullas mais caro apenas que aquele vibrador de 8" :mrgreen:

Posso anotar no caderninho seu pedido? :mrgreen:

Bjs

----------------------------

Marcelão, sem problemas... Espero que essa viagem seja muito legal pra vc. Viagem pra lá é muito bom. Se precisar de alguma coisa é só me falar :concordo:

Abs

----------------------------

Sergião, eu não sei viu.... Ultimamente o pessoal tá meio desmotivado... Temos que continuar desenvolvendo e trazer coisas novas pro off-road. Essa minha gaiola seria o "meio" projeto de onde quero chegar. A cherokee foi o primeiro e essa é o segundo. São 3 passos :concordo: Espero estar experiente o suficiente pra montar um carro adequado ao off-road que quero fazer :concordo:

Abs

samukanvas
20/05/2010, 01:28
Ahhhhhh.... Hoje é um dia interessante... O dia 777 :concordo:

Vou deixar um recado a todos os amigos que vem acreditando no trabalho da gente nesses últimos meses. Só para terem uma idéia da quantidade de e-mails que eu recebo, desde que criei a caixa postal da minha assinatura, foram 777 e-mails recebidos completados agorinha mesmo. Ela foi criada em 12-2-2010 :shock:

Primeiro mail recebido foi do XANDE desejando boa sorte... Será que ele é meu pezinho de coelho? :mrgreen: Bom, lindo e gostosão ele é... :roll: :mrgreen:

"Fala aí maninho, to passando pra deixar uma boa sorte e ótimos
negócios para a firma. Que o bom caminho esteja traçado para vocês!!!

Grande abraço e boa sorte a todos da fiiiiirma mano!!!

Um abraço"

Fazendo contas:

777 divididos por 98 dias = 7,92 mensagens por dia... Fora meu mail pessoal, fora MSN, fora mail samukanvas, fora fórum e fora MPs... Vamos arredondar pra 7 por dia, pois o xande tem me enviado muitos assédios nesse e-mail ultimamente... :roll: :mrgreen:

Muito legal isso... Estou realmente feliz de poder receber todos esses mails e conhecer tanta gente nova. Vcs são sensacionais mesmo galera... :palmas: :palmas: :palmas: É sensacional poder participar disso e poder ajudar no mercado off-road brasileiro. Eu não sei galera, mas vcs que frequentam meu tópico e que sempre trocamos mensagens, precisavam saber disso pois não consigo guardar essas coisas quando estou feliz de verdade, por mais que não interesse muito a vcs :mrgreen: Agradeço de coração a todos que postaram mails, mensagens, mps, xingamentos, elogios, etc... Vcs são demais :palmas: :palmas: :palmas::palmas:

Abs

Sergio Rocha
20/05/2010, 14:50
Favor atualizar sua agenda de eventos, Serjão!

Semana retrasada rolou um Rc em Barbacena, onde o João sagrou-se campeão e melhor Spotter da competição.

sei perfeitamente desse evento, teve até pedaço de dedo voando.:parede:

O spotter que vc se referiu, na verdade está errado.Ele foi de carona no carro vencedor. Queria ver ele fazendo pendulo ou esticando um cabo de guincho.

[]´:mrgreen:

Alexandre Souto
20/05/2010, 19:22
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Primeiro: Pesquise e verá que o número 7 é um ótimo número, dado como número da sorte e tudo mais! Eu mesmo tenho ótima relação com ele! hehe

Eu Rodrigão, fico muito satisfeito em ver um cara com visão, de verdade, estar dentro do circuito do offroad brasileiro. Nós podemos contar nos dedos de uma mão, quantos caras deste temos no Brasil, e tenho certeza que você em âmbito geral, esta dentro destes 5 caras com uma ótima visão de offroad e seu desenvolvimento no Brasil. Acho simplismente dukaralho isto mano!!!!

Fico lisongeado de poder participar disto tudo aqui, o fórum, seus tópicos e de vários outros amigos que criamos aqui, poder colaborar com seus investimentos (nunca comprei tanto com um cara só) kkkk e poder ter algo que não consiguiria facilmente e com $$$'s ótimos e confiabilidade e era isto que queria desde 2003, e só consegui agora em 2009 (posso falar que você e o Sr. João mudaram meu destino), antes só mechi com picaretas e nego querendo me arrancar alem dos olhos as pernas. Uns ate conhecidos por vcs....

Oia, to terminando a FOrDINHA, tenho a F100 para eu aprender o ofício que quero seguir, restauração e rod's, um 2?2 para reformar e muito mais que virá, tenho certeza. Então, gostaria muito de participar deste time de garotos interessados em brincar por apenas um motivo, ter prazer com os amigos.... Ki decíííliaaaaa!!!!!! Vamos ver como vai esta correria toda e diarimente vamos trocando ideias e evoluído. Guto, Rissos's, Rodrigueta, Rubens, Juninho, Eli, Ramirex e mais alguns, tem muito a colaborar e como você mesmo falou veio, todos tem muito em comum e ótimas ideias. :concordo:

Lamento por não ter paticipado desta conversa desde a primeira mensagem (devia estar te mandando algum email na hr) kkkkkkkkkk, mas agora é mais um tópico que to grudado!!!

E vê se passa lá no meu tópico pra me atiçar delicia!!!!

Saudações V8!

E um beijo no ouvido!!!! kkkkkkkkk

Ahhhhhh.... Hoje é um dia interessante... O dia 777 :concordo:

Vou deixar um recado a todos os amigos que vem acreditando no trabalho da gente nesses últimos meses. Só para terem uma idéia da quantidade de e-mails que eu recebo, desde que criei a caixa postal da minha assinatura, foram 777 e-mails recebidos completados agorinha mesmo. Ela foi criada em 12-2-2010 :shock:

Primeiro mail recebido foi do XANDE desejando boa sorte... Será que ele é meu pezinho de coelho? :mrgreen: Bom, lindo e gostosão ele é... :roll: :mrgreen:

"Fala aí maninho, to passando pra deixar uma boa sorte e ótimos
negócios para a firma. Que o bom caminho esteja traçado para vocês!!!

Grande abraço e boa sorte a todos da fiiiiirma mano!!!

Um abraço"

Fazendo contas:

777 divididos por 98 dias = 7,92 mensagens por dia... Fora meu mail pessoal, fora MSN, fora mail samukanvas, fora fórum e fora MPs... Vamos arredondar pra 7 por dia, pois o xande tem me enviado muitos assédios nesse e-mail ultimamente... :roll: :mrgreen:

Muito legal isso... Estou realmente feliz de poder receber todos esses mails e conhecer tanta gente nova. Vcs são sensacionais mesmo galera... :palmas: :palmas: :palmas: É sensacional poder participar disso e poder ajudar no mercado off-road brasileiro. Eu não sei galera, mas vcs que frequentam meu tópico e que sempre trocamos mensagens, precisavam saber disso pois não consigo guardar essas coisas quando estou feliz de verdade, por mais que não interesse muito a vcs :mrgreen: Agradeço de coração a todos que postaram mails, mensagens, mps, xingamentos, elogios, etc... Vcs são demais :palmas: :palmas: :palmas::palmas:

Abs

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Sergio Rocha
20/05/2010, 21:02
Que bom que vc está feliz.:dance::dance::dance::dance:

[]´:palmas::palmas::palmas:

Alexandre Souto
20/05/2010, 22:30
Ixxxxxx...... Foi mal Serjão, ficou com ciúmes???

Aqui é só na cam, vc tem ele ao vivo!

Kkkkkkkkkkk

abs!

Alexandre Souto
21/05/2010, 00:09
http://www.google.com.br/m/url?cd=9&client=safari&ct=res&ei=pvP1S4DzLcyjlAeq19C-Aw&hl=pt&oe=UTF-8&q=http%3A%2F%2Fvinteeage.com%2Fsuper-grover-t-shirt-vintage-t-shirt-review-rad-rowdies-rad-rowdies%2F&resnum=9&site=images&ved=0CB4Q9QEwCA&usg=AFQjCNHEXOPM35B-NGDT6TRHZD8vQ4We_A

O nariz do Grover é rosa, vai ter algo rosa no carro!

Mas c tem sorte que azul e rosa combinam.

Será o capô? Ou os bancos?

-----------------

:mrgreen: sugestão....

Vai ter eixo direcional na traseira? Isso acho uma ótima ideia hem!!!

Se precisar do sistema hidráulico para a direção tenho quase tudo, mangueiras, válvulas, acionador, sensores e etc.

Qualquer coisa é só me falar! Permuta? Podemos fazer sim!!!! kkkkkk

abs mano!!!!

Sergio Rocha
21/05/2010, 18:06
Ixxxxxx...... Foi mal Serjão, ficou com ciúmes???

Aqui é só na cam, vc tem ele ao vivo!

Kkkkkkkkkkk

abs!

Nossa relação é aberta.

[]´:odedo:

samukanvas
21/05/2010, 19:20
Eu não gostaria que fosse aberta. Eu gostaria que foss fechada e com as pregas ainda.... :roll:

:mrgreen:

Últimas peças a chegar... importantes... Cada uma dessas no brasil é uma fortuna. Pqp...

Abs

jeisonk
21/05/2010, 19:42
Ainda é cedo pra comprar pinheirinho de natal :mrgreen:

Mas, o que é isso aí?

Abs

Alexandre Souto
21/05/2010, 19:42
Oque é isso mano???

:)

O natal ta longe ainda!!!!

Sergio Rocha
21/05/2010, 19:44

[]´

Mas, o que é isso aí?

Abs

Brocas fodásticas.

[]´

jeisonk
21/05/2010, 19:45

Mas, o que é isso aí?

Abs

Oque é isso mano???

:)

O natal ta longe ainda!!!!

:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Já viu que maluco pensa tudo igual né :mrgreen:

[]'s

jeisonk
21/05/2010, 19:47
Brocas fodásticas.

[]´

Sinistro a bagaça :shock:

Alexandre Souto
21/05/2010, 19:49
Hahahahhhaaaa.....

Nunca tinha postado uma mensagem tão parecida e no mesmo momento.

19:42

kkkkkkkkk

bjus molhados a todos!!!

Rodolfo Ourique
21/05/2010, 20:05
Pô Rodrigão, tu e Bruno estão de parabéns pela iniciativa, torço mt pelo sucesso de vcs, mesmo pq além de ser entusiasta da marca Jeep, vivo futucando as lojas lá dos "States" babando com os brinquedinhos até assino a JP Magazine...:dance:

Ah! na quinta qd eu for pegar os pneus vamos conversar mais sobre os lifts de susp. pros CJ's, ok?

Com relação às árvores de natal...:???::???::???:. Isso seria aqueles adereços que se colocam no meio da roda nas bigas do Ben-hur?:putz::mrgreen:

[]'s

samukanvas
22/05/2010, 00:01
Fala pessoal!!

Essas são brocas escalonadas ou step drill :concordo: Pra quando precisar fazer furos realmente grandes e rápidos. A maior delas fura até 1,3/8" :dance:. Eu que sempre me fodi muito pra furar acima de 12,5mm (a maior broca pra furadeira de moça), ainda porque as brocas acima dessas são absurdamente caras :parede:, agora tô felizão!!!! :lol:

Isso aí é uma mão na roda do kct. Qualquer um que se meta a furar alguma coisa precisa delas.

Sergião ganhou um doce!!! :concordo: :mrgreen:

Valeu mesmo Rodolfo. O esquema dos pneus tá todo armado, vamos ver se dá certo com o frete.

Vc não sabe como é a luta. Injusto pra kct. Enquanto nós vamos nos EUA procurar gente séria as pessoas vão ao paraguai procurar a molecada. É assim mesmo. Só espero que o pessoal do off-road valorize esse tipo de trabalho que as lojas sérias fazem :concordo:

Abs

PS: Xande, chegaram mais 2 caixas. Uma delas tem algumas de suas peças :concordo: Ainda faltam 7 caixas... :mrgreen:

Alexandre Souto
22/05/2010, 00:22
Beleza!

Aguardo teu contato meu amigão!!!

Abs e amanha vou acordar as 6:45 pra ir fazer trilha..... :)

Murisoca
25/05/2010, 16:46
EAI samuka a quantas anda o projeto:?::?:.

E eu tambem queria saber mais sobre esses kit`s prontos pra cj:concordo::concordo:

samukanvas
25/05/2010, 23:28
Opa, cheguei!!

Estou esperando o final do mês para caçar tubos. Estou fazendo uns pedidos pra empresa a mais pra deixar com estoque e tô descapitalizado... :oops:

Até agora só tá chegando peça mesmo. Hoje chegou a minha alavanca e umas pecinhas pequenas de reposição de produtos que vendo.

Olha a foto aí :concordo::

Alexandre Souto
26/05/2010, 00:27
TOP demais hemmmm!!!!!!

Linda peça brow!!!!

Abs!!!!

samukanvas
02/06/2010, 20:31
Olá pessoal,

Chegaram mais umas peças aqui em casa.

Não me lembro se eu falei que já chegaram distribuidor, suporte e bomba dágua... Esses só faltam fotos :oops:

Hoje eu peguei um pacote atrasadinho (1 mês e pouco de espera, maldito correio) que trouxe os coletores e o novo radiador do câmbio. O antigo era legal, mas muito pequeno para o volume do TH400. Então ele irá para direção :concordo: Ainda tem o radiador do ar condicionado!! :mrgreen:

Fotos:

1. Radiador em al/cobre com todo o hardware para montagem. Coloquei uma caneta ao lado para ver o tamanho do menino. Generoso... Acho que dará mais um litro de óleo no motor agora :mrgreen:

2. Escapamentos 4x1 já com juntas e uniões. Acima dá pra ver mais uma ferramenta de instalação de diferencial. Essa é tão importante quanto qualquer outra! :concordo: Agora tá completa a quantidade de ferramentas necessária para se mexer em diferencial. Como os diferenciais estão fora, vou aproveitar e revisar tudo pra deixar pronto pra instalação.

Devo ter OX na traseira, só estou esperando um aval do chefinho pra poder roubar um do estoque!! :mrgreen:

Abs

samukanvas
02/06/2010, 21:09
Mais umas fotinhas que tirei agora :concordo:

1. Distribuidor mallory comp9000 - Já veio usado na promoção "compre um motor chevy 350 e câmbio e ganhe um distribuidor e uns cabos de vela "estaile"" :mrgreen:

2. Cabos de vela accel "estaile dimais" - Guenta temperatura e tem que ser cortado no meio pra instalar os cachimbos do outro lado. Cortarei na medida certa pra ficar esticado :concordo:

3. Radiador do cambio antigo em cima da caixa do novo. Dobro de área :concordo: Esse pequeno aí vai pra direção.

Os tubos a seguir... :concordo:

Abs

Sergio Rocha
02/06/2010, 21:32
Como eu imaginava, vai ser um projeto com todos os itens de primeira linha e super dimensionado.Estou doido para ter o privilégio de acompanhar ao vivo esse nascimento.

Assim que começar a tomar forma, pode estar certo que vou pertubar muito.:concordo:

E deve ter um monte de gente com inveja de não poder acompanhar.:dance::dance::dance::dance::dance::dan ce:

[]´:pipoca:

Alexandre Souto
03/06/2010, 00:20
Eu sou um deles!!!!!

Assumido!!!

Abs.

samukanvas
08/08/2010, 23:41
Atualizando o projeto:

Finalmente parece que devo começar a comprar os tubos essa semana. A picape já chegou e estou terminando alguns detalhes para que eu possa carregar os tubos, chapas e peças que necessito transportar :concordo:

Modificações no projeto:

- Combustível deixará de ser líquido e será gás GLP. Manterei o carburador original e um tanque de 5 litros para emergências.

Essa é a maneira mais segura que eu encontrei de não derramar combustível em capotamentos.

Fotos em breve :concordo:

abs

Jeanilson
09/08/2010, 09:14
- Combustível deixará de ser líquido e será gás GLP. Manterei o carburador original e um tanque de 5 litros para emergências.

Essa é a maneira mais segura que eu encontrei de não derramar combustível em capotamentos.

abs
Samukanvas,

Estava acompanhando esse tópico mais só agora vi motivos para comentar aqui.

Li que você vai colocar GLP como "medida de segurança" em sua gaiola. Como Engenheiro de uma empresa de GLP, não creio que os riscos do combustível gasoso compensem essa mudança :discordo:.

Qual kit de conversão você deverá utilizar? algum disponível para empilhadeira ou importado?

E o mais importante, qual será o "tanque" a ser utilizado? Lembrando que nenhum vasilhame para GLP, seja o de 13 quilos ou de 20 quilos utilizado em empilhadeiras, é projetado para resistir a impactos e qualquer batida, mesmo pequena, pode resultar em rompimento do cilindro com graves consequências :shock:.

Desculpe se cheguei "tocando o terror" em seu tópico, mas é que, em minha profissão, já vi muitas situações de risco por falta de informação e nunca é demais insistir em segurança :concordo:.

[]'s

Fabil
10/08/2010, 17:07
Eu não gostaria que fosse aberta. Eu gostaria que foss fechada e com as pregas ainda.... :roll:

Últimas peças a chegar... importantes... Cada uma dessas no brasil é uma fortuna. Pqp...

Abs

quanto custa esse jogo de varibits?

T+

samukanvas
10/08/2010, 23:14
Jeanilson,

O kit seria importado e o gás ficaria bem protegido no carro :concordo:

Abs

-----------------------

Fabil,

Não vendo as brocas, mas elas custam em torno de 12 dólares a mais fina até uns 34 a mais grossa.

Jeanilson
11/08/2010, 09:36
Jeanilson,

O kit seria importado e o gás ficaria bem protegido no carro :concordo:

Abs
Samukanvas,

E como seria o abastecimento?

Uma caracteristica do GLP é que ele se liquefaz (torna-se líquido) à pressões relativamente baixas. Daí o nome: Gás Liquefeito de Petróleo.

Então no cilindro sempre terá líquido na parte de baixo e gás na parte de cima. Por isso que a saída do botijão é na parte de cima e não é recomendado a sua utilização deitado.

Na utilização que você está pensando em fazer na sua viatura (que acredito que não será passeios lights em estradinhas de terra :mrgreen:), o líquido vai ficar se agitando dentro do cilindro com risco de ser captado pela saída para o kit, e em caso de capotamento o líquido com certeza vai ser sugado para o motor, já que nesse caso a saída do cilindro ficaria para baixo.

E qual o risco disso? A fase líquida do GLP é 300 vezes mais densa do que a fase gasosa, e se esse líquido for mandado para o motor ele tenderá a se expandir, aumentando absurdamente a pressão nas linhas de alimentação com riscos de rompimentos e vazamentos.

Os kits de conversões existentes no mercado nacional para empilhadeiras não possuem proteções para a entrada de líquido na linha pois no uso normal da empilhadeira (ambientes totalmente planos e em baixa velocidade) o risco de agitação do cilindro é quase nula. Não sei se esse kit importado que você mencionou possui alguma proteção desse tipo.

E temos que pensar também na manutenção. Em caso de vazamento em qualquer parte, o gás tenderá a se espalhar pelo ambiente, dificultando a localização do problema, ao contrário da gasolina ou diesel em que se forma uma poça facilmente identificável. Além disso, se esse vazamento acorrer em ambiente fechado, como por exemplo em uma garagem, bastará uma fagulha elétrica, como na ignição do motor ou ao ligar a luz, para inflamar o gás vazado e mandar literalmente tudo pelos ares :shock:.

Espero que tenha ajudado com essas explicações e alertas sobre a escolha do combustível em seu projeto :concordo:.

[]'s

Mauricio Rotta
11/08/2010, 10:22
Samukanvas,

E como seria o abastecimento?

Uma caracteristica do GLP é que ele se liquefaz (torna-se líquido) à pressões relativamente baixas. Daí o nome: Gás Liquefeito de Petróleo.

Então no cilindro sempre terá líquido na parte de baixo e gás na parte de cima. Por isso que a saída do botijão é na parte de cima e não é recomendado a sua utilização deitado.

Na utilização que você está pensando em fazer na sua viatura (que acredito que não será passeios lights em estradinhas de terra :mrgreen:), o líquido vai ficar se agitando dentro do cilindro com risco de ser captado pela saída para o kit, e em caso de capotamento o líquido com certeza vai ser sugado para o motor, já que nesse caso a saída do cilindro ficaria para baixo.

E qual o risco disso? A fase líquida do GLP é 300 vezes mais densa do que a fase gasosa, e se esse líquido for mandado para o motor ele tenderá a se expandir, aumentando absurdamente a pressão nas linhas de alimentação com riscos de rompimentos e vazamentos.

Os kits de conversões existentes no mercado nacional para empilhadeiras não possuem proteções para a entrada de líquido na linha pois no uso normal da empilhadeira (ambientes totalmente planos e em baixa velocidade) o risco de agitação do cilindro é quase nula. Não sei se esse kit importado que você mencionou possui alguma proteção desse tipo.

E temos que pensar também na manutenção. Em caso de vazamento em qualquer parte, o gás tenderá a se espalhar pelo ambiente, dificultando a localização do problema, ao contrário da gasolina ou diesel em que se forma uma poça facilmente identificável. Além disso, se esse vazamento acorrer em ambiente fechado, como por exemplo em uma garagem, bastará uma fagulha elétrica, como na ignição do motor ou ao ligar a luz, para inflamar o gás vazado e mandar literalmente tudo pelos ares :shock:.

Espero que tenha ajudado com essas explicações e alertas sobre a escolha do combustível em seu projeto :concordo:.

[]'s

Sem dizer que fede demais, sempre que um carro movido a glp passa fica um cheiro de gás que mata qualquer um.

Pra um projeto dessa magnitude jamais eu colocaria GLP. Na minha humilde e inóqua opinião essa ideia de GLP matou o carro.

Fabil
11/08/2010, 10:26
pq nao GNV?? ainda mais que ai na grande rio tem posto de GNV p/ tudo quanto é lado...

T+

Jeanilson
11/08/2010, 10:50
pq nao GNV?? ainda mais que ai na grande rio tem posto de GNV p/ tudo quanto é lado...

T+
Com GNV o projeto ficaria mais seguro, já que os tanques para esse gás foram feitos para resistirem à colisões e capotamentos :concordo:.

[]'s

fugger
11/08/2010, 11:29
Eu acho que o samuka vai usar GLP, pq se o Grover não ficar bom já no primeiro teste de trilha ele abre a válvula e põe fogo em tudo :shock:

[]´s

MARCELOLUCHESI
11/08/2010, 11:52
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Essa foi boa FUGGER da Gaiola ele faz um grelha para uma churasqueira a gás!

samukanvas
11/08/2010, 12:47
Jeanilson,

Acho que está corretíssimo quando fala em segurança. O sistema hoje é bem seguro para uso. Já venho a algum tempo conversando com o pessoal da gotpropane e alguns usuários do pirate. Deu pra ver os prós e contras.

Hoje eu usaria cilindros de cozinha grandes ou 2 de empilhadeira. Usaria mais os de empilhadeira pela segurança.

O meu maior medo é ficar preso de cabeça pra baixo em uma erosão sem saída. Com o gás seria muito mais seguro que gasolina nesse ponto. Eu ainda teria um sistema de extintor no carro, mas segurança nunca é demais.

O gás é legal. O GLP é melhor para o motor que o GNV e não precisaria levar o carro em posto para abastecer nem usar cilindros pesadíssimos em relação ao volume de combustível.

MARCELOLUCHESI
11/08/2010, 13:33
Sem contar que se o cara quer fazer um bifinho na trilha, liquinho não precisa se preocupar, só leva o fogareiro.:)

Agora falando sério eu não entendo muito de GLP ou GNV, já tive carros com GNV e nunca mais pretendo ter. A não ser que venha de fabrica. todos sabemos os problemas que tem......combustivel mais quente, começa dar problemas em séde de valvula, aquecimento, acende luz de injeção, manutenção mais periódica, tem que fazer imetro todo ano, uma serie de fatores que enche o saco no vivente.

Já O GLP eu sei que é proibido em carros de rua, porém quem teve diz que é um combustivel que não perde potencia que nem o GNV.

samukanvas
11/08/2010, 13:49
Marcelo, nada impede de fazer um T e uma saída pra uma churrasqueira a gás. O bom disso é que o pessoal vai ter força pra empurrar o carro até o final da trilha quando acabar o gás :mrgreen:

O GLP perde potência sim, mas pelo que eu me informei, devido sua composição (cadeia de carbonos e tal....) ele é menos problemático para o motor que o GNV.

Abs

Jeanilson
11/08/2010, 16:28
Jeanilson,

Acho que está corretíssimo quando fala em segurança. O sistema hoje é bem seguro para uso. Já venho a algum tempo conversando com o pessoal da gotpropane e alguns usuários do pirate. Deu pra ver os prós e contras.

Hoje eu usaria cilindros de cozinha grandes ou 2 de empilhadeira. Usaria mais os de empilhadeira pela segurança.

O meu maior medo é ficar preso de cabeça pra baixo em uma erosão sem saída. Com o gás seria muito mais seguro que gasolina nesse ponto. Eu ainda teria um sistema de extintor no carro, mas segurança nunca é demais.

O gás é legal. O GLP é melhor para o motor que o GNV e não precisaria levar o carro em posto para abastecer nem usar cilindros pesadíssimos em relação ao volume de combustível.

Samukanvas,

O GLP é com certeza um combustível viável para o uso em motores automotivos, disso não tenho dúvidas. O que estou questionando é justamente o sistema de armazenamento, já que não existe no Brasil cilindros e sistemas de abastecimentos apropriados para o uso automotivo, como existe para o GNV.

O único cilindro que pode ser utilizado deitado é o de empilhadeira (também conhecido como P20), porque parece que o gás está saindo do lado, mas internamente ele possui um pescador virado para cima para puxar somente o gás que fica no topo do cilindro. Esqueça esses "de cozinha grande", de 45 quilos cada um, pois só podem ser utilizados na vertical.

Sobre o seu receio de ficar preso de cabeça para baixo, não sou um especialista nesse assunto, mas não existe tanques de gasolina especiais de competição que são projetados para justamente não vazarem em caso de capotamento? :pensativo:

E sobre o peso excessivo dos tanques de GNV, eles são assim justamente para resistirem em caso de acidente.

Vi o site da Gotpropane e parece que lá o negócio é sério, e concordo com muitas recomentações deles, como utilizar somente cilindros para empilhadeiras e não instalá-los na parte de baixo ou em áreas fechadas do veículo, como no interior de SUVs. Pelo que eu vi no site, o principal motivo dessa conversão é para eliminar as "engasgadas" dos motores carburados em grandes inclinações. Um motor equipado com injeção eletrônica já não resolveria isso?

[]'s

Jeanilson
11/08/2010, 16:37
...
Já O GLP eu sei que é proibido em carros de rua, porém quem teve diz que é um combustivel que não perde potencia que nem o GNV.
Fala, Marcelo.

Realmente o GLP é proibido em carros de rua, mas é somente por questões tributárias, já que, como o Diesel, o preço do GLP é subsidiado pelo governo.

Não existe nenhuma restrição técnica que impeça o uso automotivos do GLP. Mas também não é simplesmente pegar um botijão e colocar no porta malas do carro, como infelizmente se vê no interior do país :putz:.

[]'s

Mauricio Rotta
11/08/2010, 17:43
Ê rapaiz... mas eu ja andei com Jeep a gás hein. Pensa num baguio bom nos velhos tempos... hj em dia com um botijão de 13kg custando 42 pilas e dando uma autonomia de no máximo 80km, é fria. Mas na década de 80 e inicio dos anos 90 tinha até carro novo andando no GLP.

A perda de potência é brutal... O 6 cilindros vira um 4. O V8 deve virar um Bfão...

Martin Melcop
11/08/2010, 18:18
Atualizando o projeto:

Finalmente parece que devo começar a comprar os tubos essa semana. A picape já chegou e estou terminando alguns detalhes para que eu possa carregar os tubos, chapas e peças que necessito transportar :concordo:

Modificações no projeto:

abs

Rodrigo,

Assume logo que vc vai construir uma carrocinha de cachorro quente para vender nas trilhas :D

Sergio Rocha
11/08/2010, 19:20
Muitos veículos de competição off road, nos USA, usam GLP. Com certeza sendo feito nos moldes já existentes nos USA deve ser bem seguro.Eu nunca me interessei pelo assunto e nem pesquisei como o Rodrigo está fazendo.Ele acha que vale a pena todo esse trabalho para poder usar carburador e não engasgar nem de ponta cabeça.:mrgreen:

Como sempre Rodrigo gosta de inovar e de novas tecnologias, está disposto a gastar muito mais num sistema importado do que uma coisa mais ' normal " .

samukanvas
11/08/2010, 19:54
Galera, vamos considerar o seguinte:

- Não vou instalar um sistema da rodogas ou alguma adaptação grosseira. Estamos falando de um sistema moderno GLP para off-road. Isso inclui sistemas de segurança, testes in loco, anos e anos de aperfeiçoamento etc...

O que temos hoje no brasil não se compara com o que os caras usam no off-road lá. Então nossa referência aqui pode estar um pouco desatualizada quando falamos de off-road e glp. Enquanto temos sistemas misturadores simples aqui, lá o negócio é profissional a ponto de competirem em arrancada, barcos etc...

Fazer um carro a gasolina é super simples se eu fosse num esquema holley de injeção. Teria que ter bomba de gasolina, tanque de competição (ainda assim vaza e pesa pra kct), sistemas de bicos, computadores, sensores etc...

Com o gás, tira tudo isso. Tem 2 regulagens apenas e nenhum sensor. Motor simples, cambio simples, ct simples, eixos simples, bloqueios simples etc... Tudo que eu posso resolver no meio da trilha apenas com uma caixa de ferramentas simples.

É mais por isso mesmo. Simplicidade.

Quanto a potência, o kit suporta preparações até 400 e poucos cavalos. Muito acima do que eu penso como ideal :concordo:

Abs

Editando: Chegaram 1/3 dos tubos. Já vou começar a fazer o suporte do motor...

Salviano
12/08/2010, 08:13
Galera, vamos considerar o seguinte:

Editando: Chegaram 1/3 dos tubos. Já vou começar a fazer o suporte do motor...

Descobri como vai ficar o Grover: vai ficar duka...ops e com gas.
Boa sorte e vai em frente que atraz vem gente...
Salviano

Mauricio Rotta
12/08/2010, 08:30
Caracas, lembrei do filme Mad Max 2. Parece o carrão do lorde Humungus.

Alexandre Souto
12/08/2010, 12:49
Muitos veículos de competição off road, nos USA, usam GLP. Com certeza sendo feito nos moldes já existentes nos USA deve ser bem seguro.Eu nunca me interessei pelo assunto e nem pesquisei como o Rodrigo está fazendo.Ele acha que vale a pena todo esse trabalho para poder usar carburador e não engasgar nem de ponta cabeça.:mrgreen:

Como sempre Rodrigo gosta de inovar e de novas tecnologias, está disposto a gastar muito mais num sistema importado do que uma coisa mais ' normal " .

Admiro meu rapaz por isso!!!!!!

:palmas:

CAVESO
12/08/2010, 13:10
Se precisar, tenho aqui válvula de fogão e mangueira usadas para doação.....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sergio Rocha
12/08/2010, 15:25
Admiro meu rapaz por isso!!!!!!

:palmas:

Eu tb, mas que ele um exibido isso é.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´

samukanvas
12/08/2010, 23:29
Descobri como vai ficar o Grover: vai ficar duka...ops e com gas.
Boa sorte e vai em frente que atraz vem gente...
Salviano

Cara, se eu não me engano essa gaiola correu o KOH de 2009... Teve uma passagem dela animal. Esses pneus são 49 se me lembro bem... Ela atropelou uma montanha até tombar de lado. Aonde todo mundo tava quebrando :lol:

O cara tem coragem...

Abs

samukanvas
12/08/2010, 23:32
Vcs ficam me zoando e todo mundo vai achar que sou estrela :odedo:

Só quero usar gás pois acredito que a queima de combustíveis limpos ajudará no futuro do planeta :concordo:

Quando o grover estiver a 90 graus de lado e a gasolina do pescador do tanque não abastecer, eu vou me lembrar que o gás poderia ser a melhor opção :mrgreen:

abs

JCJ
13/08/2010, 09:10
Cara, se eu não me engano essa gaiola correu o KOH de 2009... Teve uma passagem dela animal. Esses pneus são 49 se me lembro bem... Ela atropelou uma montanha até tombar de lado. Aonde todo mundo tava quebrando :lol:

O cara tem coragem...

Abs

Os vídeos da criança !

[]´s
JCJ

http://www.youtube.com/watch?v=d0sqkXBBUsI

http://www.youtube.com/watch?v=aqJXc8CjrMU&feature=related

Gilbertojipeiro38
13/08/2010, 20:25
esse topico ta muito gay, rasgaçao de seda mas nenhuma açao

so vi um monte de peças compradas ,mas nem dois pedaços de ferro soldados

samukanvas
13/08/2010, 22:46
:lol::lol::lol::lol::lol::lol: Muito bom!!! o Gilberto tá certo... Estou com os tubos aqui e já pretendo começar em breve. Tenho 2 gaiolas de CJ pra aprontar primeiro. Isso que tá me fodendo a vida :roll:

Pior que o sócio boa vida foi pra boi nos ares comprar muamba... Tô sozinho :dance::dance::dance::dance: Ele é muito bom pra pegar as ferramentas pra mim. Já sabe o que é chave de fenda e catraca :mrgreen:

Tava conversando com o sergião que eu gosto muito do design da gaiola fat girl, só que do pneu pra trás. Tirando aquela frente. Alguém tem mais idéias legais pra "xerocar"? :concordo:

Abs

Gilbertojipeiro38
14/08/2010, 09:53
agora sem sacanagem da uma olhada nas empilhadeiras novas tem um rodogas melhorado que funciona muito bem

uns motores japonenses e coreanos que parecem muito com o GM 2.5