Ver Versão Completa : Tenho a caixa com reduçao da kombi e pula sem parar ao patinar
israelbohn
14/04/2010, 00:19
Boa noite
Instalei uma caixa de kombi com reduçao nas rodas com um adaptador do facao até as reduçoes em forma de L para ganhar os 10cm de altura, coloquei uma mola aspiral e o amortecedor original do fusca. No normal essas caixas pulam quando a kombi "fusca" arrancam. Esse pulo na arrancada eu eliminei 95%, porém quando eu ponho ele numa subida muito ingreme ao patinar ele começa a pular no lugar, tornando a conduçao muito desconfortável.
Teria alguma técnica para reduzir ou eliminar esse problema? Alguem que possue esse sistema passa ou já passou por isso?
Tenho um motor 1300 no meu fusca e com essa caixa ele ganhou um senhor gas, ficou muito mais forte, mas quero acertar esse "probleminha"
Abraços galera
Cezar candelaria
14/04/2010, 13:18
Cara, sinto muito em te dizer, esse problema não tem solução, só tirando as reduções e colocando IRS...eu tinha essa merd...nunca consegui resolver...
Se ao invés de usarmos a redução na ponta ,,,
se a gente conseguisse fazer um suporte e colocar ela junto ao diferencial... e não junto a roda...
Faria diferença..?
Olha o desenho..
Eduardo Fernando
14/04/2010, 21:31
Boa noite
Instalei uma caixa de kombi com reduçao nas rodas com um adaptador do facao até as reduçoes em forma de L para ganhar os 10cm de altura, coloquei uma mola aspiral e o amortecedor original do fusca. No normal essas caixas pulam quando a kombi "fusca" arrancam. Esse pulo na arrancada eu eliminei 95%, porém quando eu ponho ele numa subida muito ingreme ao patinar ele começa a pular no lugar, tornando a conduçao muito desconfortável.
Teria alguma técnica para reduzir ou eliminar esse problema? Alguem que possue esse sistema passa ou já passou por isso?
Tenho um motor 1300 no meu fusca e com essa caixa ele ganhou um senhor gas, ficou muito mais forte, mas quero acertar esse "probleminha"
Abraços galera
tambem tenho caixa de reduçao em minha gaiola ajuda mto
nem precisa acelerar pra subir morro
mas a minha nao adptei o facao , coloquei a traseira da kombi inteira
na gaiola sem usar o chassi do fusca so a susp dianteira
mas c tem razao pula pra caranba
com resolveu o probl da arrancada?
c possivel mande fotos
Flávio Cadore
14/04/2010, 21:58
Se ao invés de usarmos a redução na ponta ,,,
se a gente conseguisse fazer um suporte e colocar ela junto ao diferencial... e não junto a roda...
Faria diferença..?
Olha o desenho..
Se for possível acho que resolve o problema.
Outra, se colocar 2 ou 3 amortecedores? alguém já tentou?
Na minha que não usa esse sistema, quando pulava era falta de amortecimento, endureci o bichinho e parou o problema.
Cezar candelaria
14/04/2010, 22:28
Com certeza resolveria o problema....o problema da redução é estar parafusado junto com o facão, se voçê conseguir fazer a redução junto com a caixa beleza....mas o mais facil e barato é a caixa 7x36....
israelbohn
16/04/2010, 18:17
pois é... eu tive irs e nao quero mais ver aquilo nem banhado a ouro, meu fusca foi stress desde o primeiro dia que andei. Fiz tres trilhas e tres vezes voltei rebocado... aí ficou a dúvida, mecanico, ou a adaptaçao de irs.
israelbohn
16/04/2010, 18:21
Estamos estudando um amortecedor que sirva em baixo do novo sistema, pois do ponto de partida do amortecedor até em baixo aumentou em uns 8 a 10 cm do suporte de fixaçao para o suporte novo. um mecanico aqui da cidade que costuma fazer adaptaçoes que ninguem quer fazer, sugeriu amortecedor de d-20 dianteiro.
israelbohn
16/04/2010, 18:23
O problema da arrancada eu resolvi colocando uma mola espirar de corsa na traseira. Resolveu quase que 100%. Quarta a noite fiz uma trilha em uma subida de saibro e o bichinho subiu pulando... vi que só preciso encostar o pé no acelerador, pois se acelerar um pouco mais ele ao invez de patinar ele pula...
Eduardo Fernando
16/04/2010, 19:03
O problema da arrancada eu resolvi colocando uma mola espirar de corsa na traseira. Resolveu quase que 100%. Quarta a noite fiz uma trilha em uma subida de saibro e o bichinho subiu pulando... vi que só preciso encostar o pé no acelerador, pois se acelerar um pouco mais ele ao invez de patinar ele pula...
minha gaiola ta com traseira da kombi ai eu adaptei supensao dianteira da moto xlx e dois amortecedores da kombi tb, a barra de torçao da kombi é bem mais expessa, pula de mais
A suspensão não está dura demais não?
Se estiver muito dura, não vai ter curso para trabalhar: vai pular as depressões, buracos..Isto pq foi feita para trabalhar com um peso X, mas nas gaiolas e afins, acaba trabalhando com um peso X - Y...
Boa sorte!
Thomas
Walter L. L. Casitta
17/04/2010, 23:06
Essa é uma característica desse tipo suspensão infelizmente. Uma forma de amenizar o problema seria aumentado o comprimento do facão.
Flávio Cadore
17/04/2010, 23:16
Essa é uma característica desse tipo suspensão infelizmente. Uma forma de amenizar o problema seria aumentado o comprimento do facão.
E se instalar ela no mesmo sentido do facão ( na mesma linha) em vez de colocar ela virada para baixo?
Franco Fileppo
17/04/2010, 23:24
nao adianta,podem tentar de tudo!
essa reduçao faz com que a gaiola seja empurrada para cima quando o motor exerçe torque,ao contrario das suspensoes e camios vw convencionais que fazem o contrario que é abaixar quando recebe um torque exessivo,dai com a reduçao inverte o sentido do movimento inverte tambem o sentido do movimento vertical!
uma suluçao que ainda nao foi testada seria utilizar duas reduçoes em cada lado da gaiola,ai nao teria que inverter coroa e pinhao!
Walter L. L. Casitta
17/04/2010, 23:56
Esse problema acentua com o aumento do torque que é multiplicado pela caixa de redução.
Acontece a mesma coisa no Samurai 97 com molas helicoidais estando em 4x2 com reduzida. Só usando a tração 4x4 o problema desaparece.
Viajando um pouco, se não é possível aumentar o comprimento do facão para amenizar, poderia-se eliminar 100% do problema se usar um tipo de suspensão four link como no esboço abaixo...
http://img693.imageshack.us/img693/4044/4link.jpg
Danielgvs
18/04/2010, 00:09
Tem uma discussão nesse tópico também:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51722&page=2
Flávio Cadore
18/04/2010, 10:14
Esse problema acentua com o aumento do torque que é multiplicado pela caixa de redução.
Acontece a mesma coisa no Samurai 97 com molas helicoidais estando em 4x2 com reduzida. Só usando a tração 4x4 o problema desaparece.
Viajando um pouco, se não é possível aumentar o comprimento do facão para amenizar, poderia-se eliminar 100% do problema se usar um tipo de suspensão four link como no esboço abaixo...
http://img693.imageshack.us/img693/4044/4link.jpg
Um amigo meu tem reduções de Kombi instaladas numa gaiola com suspensão MacPerson ( Gol) e não pula nada, mas nada mesmo...
JefersonRS
18/04/2010, 22:42
Boa noite amigo, a minha gaiola usa estas reduções ja ouvi muita gente falar q é uma m......que pula e coisa assim, não fui eu q fiz a minha mas sim já comprei pronta, e nao tenho queixas........ eu uso estas reduções porém a traseira da minha gaiola tem as torres do santana com as reduções adaptadas, uso dois amortecedores atraz, um da kombi e outro do santana mesmo, não pula nada, como vc usa ela no facão nao sei te dizer o que fazer, mas certamente existe uma forma de fazer este acerto....
Flávio Cadore
18/04/2010, 23:30
Boa noite amigo, a minha gaiola usa estas reduções ja ouvi muita gente falar q é uma m......que pula e coisa assim, não fui eu q fiz a minha mas sim já comprei pronta, e nao tenho queixas........ eu uso estas reduções porém a traseira da minha gaiola tem as torres do santana com as reduções adaptadas, uso dois amortecedores atraz, um da kombi e outro do santana mesmo, não pula nada, como vc usa ela no facão nao sei te dizer o que fazer, mas certamente existe uma forma de fazer este acerto....
Era desse amigo que eu falava...:mrgreen:
Eduardo Fernando
19/04/2010, 21:09
manda foto ai pra nos entendermos melhor o sistema
valeu abraços
Flávio Cadore
19/04/2010, 21:19
Eu tenho estas duas de um integrante do forum. O ponto principal é a adaptação no eixo superior onde vai a homocinética...
Bajamarelo
20/04/2010, 00:18
Eu resolvi um pouco o problema mandando fazer um amortecedor mais duro e que segura bem na subida.
Mas na trilha não tem jeito.. o negocio pula, vc vai ter que acostumar a dosar o pé e andar tipo jipeiro e não tipo gaiolero.
Se quiser subir no pau e patinando, vai viver quebrando o aparelho.
Eu subo tudo na força e bem devagar
nao adianta,podem tentar de tudo!
essa reduçao faz com que a gaiola seja empurrada para cima quando o motor exerçe torque,ao contrario das suspensoes e camios vw convencionais que fazem o contrario que é abaixar quando recebe um torque exessivo,dai com a reduçao inverte o sentido do movimento inverte tambem o sentido do movimento vertical!
uma suluçao que ainda nao foi testada seria utilizar duas reduçoes em cada lado da gaiola,ai nao teria que inverter coroa e pinhao!
concordo com o franco,
eu acompanhei testes aqui na cidade de um amigo que gaioleiro que fez as modificações colocando as caixas junto do cambio, gastou mto em adaptação e tb naum deu resultado, virou elas no sentido do facão e nada tb... o jeito foi endurecer a suspensão com molas helicoidas e amortecedores de MB, rodas viradas, etc... melhorou uns 90% a questão de pulos mas a gaiola perdeu elasticidade na suspensão, qq desnivel ela levanta uma das rodas traseiras do chão e se não tiver broqueio.... ja era....
eu tenho na minha um cambio de fusca 8x35, reforçado travas e satelites, AP 1.8 rodando a 5 anos e naum tenho problemas com torque d motor... puxa bem, e custo muito baixo, so tive problemas com satelites até agora mas coisa comum... acompanho gaiolas com IRS sem problemas....
Flávio Cadore
21/04/2010, 10:47
Então deve ser o sistema de facão mesmo, que tem a tendência de "girar" para um lado ou para outro gerando ou os quiques ou o afundamento da suspensão...então vamos transformar todos em Duplo A ou MacPerson...hehehehe...alguém vai ficar rico fazendo suspensões. :mrgreen:
Franco Fileppo
21/04/2010, 19:27
Essa reduçao nao pula quase nada,a reduçao que pula é aquela que pode ser adaptada no cambio do fusca,ela nao utilisa cardan,é semi eixo rigido mesmo .