PDA

Ver Versão Completa : Temperatura troller 3.0

Fxavier
13/04/2010, 22:16
Caro foristas acabei de comprar um troller 07 3.0, e fiquei com uma duvida, fiz uma viagem com ele de 400 km, e o marcador de temperatura ficou em cima dos 90 graus um pouco mais um pouco menos ou seja bem no meio, como não tenho noção se está certo ou errado queria saber a opnião de vc pois acho que ele está muito perto dos riscos vermelhos ou seja mais um pouquinho chega no vermelho:?::?:

Luciano Poa
13/04/2010, 22:27
Se o ponteiro ficou no meio da escala (meio do marcador) de temperatura,está normal!

De maneira geral,os 3.0 trabalham nesta faixa (escala do meio).

lhneves
14/04/2010, 12:13
Caro foristas acabei de comprar um troller 07 3.0, e fiquei com uma duvida, fiz uma viagem com ele de 400 km, e o marcador de temperatura ficou em cima dos 90 graus um pouco mais um pouco menos ou seja bem no meio, como não tenho noção se está certo ou errado queria saber a opnião de vc pois acho que ele está muito perto dos riscos vermelhos ou seja mais um pouquinho chega no vermelho:?::?:

Meu 2007 que comprei a pouco tempo fica sempre em cima do 90. As vezes menos. Nunca passou do 90. Não fiz nenhuma trilha e só uso em cidade/estrada (120 no máximo).
abraços

klaju1955
14/04/2010, 13:54
tem bastande comentario aqui no forum que este marcador de temperatura do motor 3.0 não e confiavel, mesmo se o motor se esquentasse, o macador fica "pregado" no temperatura de 90º.
No meu ele faz isso, qualquer forma de uso, ele não se meixe, unica vez vi a temperatura baixando, quando entrei numa agua.

gmilani
14/04/2010, 14:34
Bao entao, eu acho que meu marcador (t4 07) esta com "pobrema", pois ele nunca marca NADA, fica sempre colado na temp minima!!

PAULO CARECA
14/04/2010, 14:56
O marcador de temperatura do painel, só não funciona (continua em 90º) em duas situações (que são as mais absurdas), quando a bomba d'água não funciona ou a válvula termostática não está abrindo. As demais como nivel de água baixo e demais ele funciona. Mas fica tranquilo, que se estiver com um dos primeiros problemas e ouver temperatura elevada, a centralina corta potencia do motor para sua proteção, não vai passar de 80km/h e vai desligar o compressor de ar/condicionado. Mais detalhes vc vai ter fazendo uma pesquisa no Forum.

Guilherme Rocha
14/04/2010, 18:48

Tambem tenho um T4 07, e quando comprei o ponteiro ficava sempre em 90... Nao confie nele... Quando fiz uma revisao, foi notado um pequeno vazamento nos dutos do reservatorio de expansao, vazamento atraves do qual nao se percebia fluido escorrer pro chao, ele evaporava antes...

Faço a limpeza do radiador depois de uma trilha e o meu marcador sempre fica abaixo dos 90, entre 80 e 90, seja na cidade ou onde for... Ele só vai pra noventa quando acelero mais (acima de 120 ou em areia de praia bem fofa). Ele passa um tempo em 90 e depois desce, ficando em torno de 85 (isso quando paro de dar tanto giro no motor... )

Ou seja, de uma maneira geral, a temperatura nao chega a 90 no meu T4...

Abraço!

Guilherme
T4 2007
Recife-Pe

Luciano Poa
15/04/2010, 10:45
Não seria então o caso de substituir este sensor,por um que mostre a real temperatura?

Confesso que já pensei nisso,pois acho inconveniente e temerário confiar em sensor que cola em uma temperatura e não sai dela depois de atingir alguns Km rodados.

Martin Melcop
15/04/2010, 17:16
O melhor é baixar o manual do motor e ver qual a temperatura normal de operação, no 2.8 é de 85 graus

PAULO CARECA
15/04/2010, 22:28
Não seria então o caso de substituir este sensor,por um que mostre a real temperatura?

Confesso que já pensei nisso,pois acho inconveniente e temerário confiar em sensor que cola em uma temperatura e não sai dela depois de atingir alguns Km rodados.
Luciano, o sensor funciona sim, e envia certinho para o painel, que tambem nos informa certo, ambos só não funciona se houver mau funcionamento ou não funcionar a bb d"água ou a valvula termostatica, o NGD tem 2 sensores de temperatura, um antes da valv term que vai para centralina para dar proteção ao motor caso haja super aquecimento, e o outro é este dito cujo que dá esta polemica por falta de conhecimento do funcionamento deste motor, ele só não vai funcionar normal e ficar estacionado aos 85/90º se houver um dos 2 probl em que ja citei acima, isto ja foi bem discutido aqui no Forum, basta fazer uma pesquisa.:concordo:
Como o Guilherme citou acima, o dele está funcionando normal, caso contrario o ponteiro ficaria estacionado. O meu dependendo do calor que dou no motor ele até que passa um pouco dos 90º, quando dou uma refrescada no motor ele desce para entre 85/90º, que é o normal para o Troller 3.0E NGD.

Mkaye
16/04/2010, 18:29
Ideal, Ideal mesmo e instalar o sensor de temperatura real do motor extra, principalmente para quem tem o carro mexido.
Fiz a modificacao para 240cv com a Reiko e conversei com o Mauricio sobre isso.
Tenho instalado um manometro italiano da Metrika que marca a temperatura real do motor.
A instalacao requer um parafuso vazado para colocar o sensor.
Fiz tambem um pequeno furo na parte alta do motor para passagem do cabo. (Basta fechar com silicone apos a instalacao).
Quanto a temperatura, realmente na grande parte do tempo fica em torno de 80/90. Quando o carro e forcado ela sobe para 95...100...
O ideal e nao deixar chegar em 110, coisa que o meu nunca fez, mesmo com 240 cv.

Abs

lucasaboboreira
16/04/2010, 18:50
o 3.0 2009 fica um pouco abaixo dos 90 ....entre 85 a 90 em condições normais...

jsoc
22/04/2010, 17:42
Boa Tarde Srs

Alguem sabe dizer pq quando aciona o ar quente do Troller (2009) o ponteiro temperatura cai abruptamente? e nao volta subir!!??

Acontece isso com o de vcs? Defeito?

Grato

HansKronit
23/04/2010, 07:24
All, me tira uma dúvida, é verdade que uma das formas de saber se a bomba d'água está funcionando seria ligar o ar quente, se este funcionar a bomba está normal??? Isso procede ou é lenda???

lucasaboboreira
23/04/2010, 10:46
Boa Tarde Srs

Alguem sabe dizer pq quando aciona o ar quente do Troller (2009) o ponteiro temperatura cai abruptamente? e nao volta subir!!??

Grato

provavelmente defeito.....

lucasaboboreira
23/04/2010, 10:48
já quando coloco no ar quente e volto p o frio....o as n funciona mais.....rss...mistérios do trolha!!!!

PAULO CARECA
23/04/2010, 14:45
Boa Tarde Srs

Grato
Jsoc, tecnicamente eu ainda não consegui descobrir, acho que é um erro de projeto, mas na pratica é porque quando gira para ar quente, aciona uma valv de abertura do liq de arrefec para passar pela colmeia que fica dentro do painel e quando liga o ventilador ele esfria a colméia (empurrando o ar quente para dentro do carro), indo esfriar o liq que ainda não passou pela valv term e bb d'água (o sensor de temp que envia para o painel está depois da val term e bb d'água) o ar quente só funciona com um bom giro no motor (até abrir a valv termost, por isso algums colegas reclamam por não funcionar a mistura ar condic com ar quente). O ponteiro volta ao normal sim, é só voltar para ar/ventilação fria (azul). Sim acontece com todos os Troller 3.0E, pelo menos até Ford, depois não sei se reprojetaram. Se é defeito? Para Troller não, é normal. Espero ter esclarecido.:concordo:

PAULO CARECA
23/04/2010, 15:00
All, me tira uma dúvida, é verdade que uma das formas de saber se a bomba d'água está funcionando seria ligar o ar quente, se este funcionar a bomba está normal??? Isso procede ou é lenda???
Pode ser lenda ou não, se a bomba estiver com um problema intermitente, a lenda não vai proceder. No troller eletronico, a "olho nu" só se descobre o defeito na bomba ou válv termost, quando a centralina começa a cortar potencia no motor, vc não consegue passar de 80 km/h. No painel não vai acusar alta temperatura (coisa de troller).:concordo:

lucasaboboreira
23/04/2010, 18:32
Paulo...se formos pensar bem....mesmo se o problema for intermitente a temperatura ultrapassara os 100 graus, ja que em determinados momentos a bomba d agua n vai jogar....prejudicando o arrefeicimento....logo, o correto seria acusar na temperatura. Em outro veículo aconteceu exatamente isso, no entanto, n sei como funciona isso no troller. tem so 1 mês q to c o meu...http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-de-arrefecimento-dos-carros4.htm

jsoc
24/04/2010, 05:31
Jsoc, tecnicamente eu ainda não consegui descobrir, acho que é um erro de projeto, mas na pratica é porque quando gira para ar quente, aciona uma valv de abertura do liq de arrefec para passar pela colmeia que fica dentro do painel e quando liga o ventilador ele esfria a colméia (empurrando o ar quente para dentro do carro), indo esfriar o liq que ainda não passou pela valv term e bb d'água (o sensor de temp que envia para o painel está depois da val term e bb d'água) o ar quente só funciona com um bom giro no motor (até abrir a valv termost, por isso algums colegas reclamam por não funcionar a mistura ar condic com ar quente). O ponteiro volta ao normal sim, é só voltar para ar/ventilação fria (azul). Sim acontece com todos os Troller 3.0E, pelo menos até Ford, depois não sei se reprojetaram. Se é defeito? Para Troller não, é normal. Espero ter esclarecido.:concordo:

Positivo, quando volta para ar/ventilaçao o ponteiro temp. volta para o meio... na concessioanária ja haviam falado que é "normal" mas.. nunca demais perguntar hehehe... Grato Paulo

dudarj
24/04/2010, 10:15
Eu instalei um manometro de temperatura de água e pude testar esse final de semana na areia. O ponteiro original do carro não mexe. Praticamente não sai dos 90. No manometro pude perceber nitidamente a elevação da temperatura e consequentemente a entrada em funcionamento da ventoinha.

A instalação foi muito simples. O Troller tem uma rosca de plástico próximo a bomba dágua. Foi apenas tirar essa rosca e instalar o adaptador que veio no kit do manometro. Ficou perfeito, semprecisar furar nada e totalmente reversível. Meu manometro é um C2 da Autometer.

PAULO CARECA
24/04/2010, 11:34
Paulo...se formos pensar bem....mesmo se o problema for intermitente a temperatura ultrapassara os 100 graus, ja que em determinados momentos a bomba d agua n vai jogar....prejudicando o arrefeicimento....logo, o correto seria acusar na temperatura. Em outro veículo aconteceu exatamente isso, no entanto, n sei como funciona isso no troller. tem so 1 mês q to c o meu...http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-de-arrefecimento-dos-carros4.htm
No Troller funciona diferente, conforme ja citei aqui anteriormente, o sensor que envia para o painel, é depois da valv term e bb d'água, o sensor que envia para a central é antes da valv. term e bb d'água, mas fica tranquilo que não vai haver super aquecimento e fundir o motor, a central vai cortar potencia antes disso, a não ser que o sensor que vai para central não esteja funcionando.:concordo:

PAULO CARECA
24/04/2010, 11:35
Positivo, quando volta para ar/ventilaçao o ponteiro temp. volta para o meio... na concessioanária ja haviam falado que é "normal" mas.. nunca demais perguntar hehehe... Grato Paulo
:concordo::concordo:

PAULO CARECA
24/04/2010, 11:51
Eu instalei um manometro de temperatura de água e pude testar esse final de semana na areia. O ponteiro original do carro não mexe. Praticamente não sai dos 90. No manometro pude perceber nitidamente a elevação da temperatura e consequentemente a entrada em funcionamento da ventoinha.

A instalação foi muito simples. O Troller tem uma rosca de plástico próximo a bomba dágua. Foi apenas tirar essa rosca e instalar o adaptador que veio no kit do manometro. Ficou perfeito, semprecisar furar nada e totalmente reversível. Meu manometro é um C2 da Autometer.
Com o sistema de arrefec funcionando normal sem defeito, no painel funciona sim, o ponteiro fica oscilando entre +-85 a +-95º, quando abre e fecha a valv term. Que ventuinha é essa que entra? Se é a de refrigeração do motor ela funciona sempre, não entra e sai, é a valv term que abre e fecha. Esta rosca plastica que vc fala é na carcaça da valv term, em cima da valv term, se tira este estojo para esgotar possiveis bolhas de ar no sistema. Quanto a colocar este kit, "minha opinião pessoal" acho que é só para quem gosta de tunar o carro, não ha necessidade, desde que vc conheça o funcionamento de arrefecimento do Troller. O seu manometro foi colocado antes da valv term, então vc está tendo uma leitura totalmente "real" da temp do seu motor, junto com a informação que vai para a central.:concordo:

dudarj
24/04/2010, 15:32
Não sei dizer quanto a ventoinha. O que acontece é, quando a temperatura se eleva, escuto um barulho diferente, como se entrasse em funcionamento a ventoinha do motor (ou o acoplamento se dá por completo)

Hugo4x4
25/04/2010, 03:09

Dudarj

Manômetro mede pressão e termômetro mede temperatura.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

Pablo.pinto2007
25/04/2010, 17:46
Boa Tarde Srs

Grato

Isso acontece devido o sistema do ar quente utilizar uma tubulação de água pra dentro do painel e esta passa por uma serpentina que é soprada pra dentro do habitáculo, assim saindo ar quente... quando se usa, obviamente se esfria ainda mais a temp da água que corre no motor... essa dica é usada nas L-200... aconteceu uma vez numa competição da mitsubishi... passou um cara da organização e deu a dica... agora fácil é pra quem mora no sul, imagina pra quem mora por aqui, numa competição o carro esquentando, o sol torrando... e o cara, diz: "liga o ar quente que ajuda esfriar o motor"... foi isso que fizemos, o dono do carro (eu era navegador), quase chora de tanta pena do carro... mas não esquentou mais ao nível que estava antes da dica...
Por aqui muitos isolam essa parte do sistema, pois é mais um local pra dar defeito. Segundo um colega que tem oficina, pode ocorrer problemas, tipo um vazamento, um furo, uma ressequidão e como não vemos a água, pois se confunde com o condensado do ar condicionado... passa desapercebido...
Taí a dica pra quem não utiliza o sistema de ar quente!

Abraços!

Ruppenthal
08/06/2010, 17:09
Boa Tarde!!!

O meu troller esta demorando a chegar nos 85-90ºC no painel e quando pego a rodovia o ponteiro cai para minimo! Já mandei trocar a valvula termostática, verificar niveis de água, ar falso.... e continua caindo a temperatura. Já aconteceu com mais alguem?

PAULO CARECA
08/06/2010, 21:39
Boa Tarde!!!

O meu troller esta demorando a chegar nos 85-90ºC no painel e quando pego a rodovia o ponteiro cai para minimo! Já mandei trocar a valvula termostática, verificar niveis de água, ar falso.... e continua caindo a temperatura. Já aconteceu com mais alguem?
Também com o frio que está fazendo aí! Observa se o botão de comando de ar quente não está acionado (no vermelho) e com o ventilador ligado, os troller 08 para baixo costuma fazer isso (09 para cima não sei), quando liga a ventilação com ar quente acionado o ponteiro de temp fica meio louco, é normal nos troller. Se não for verifica a quantidade e qualidade do aditivo/fluido de arrefecimento.:concordo:

dcifu
09/06/2010, 12:49
O marcador de temperatura do Troller é muito ruim. já vi amigos perderem as pas da ventoinha na trilha o carro ferver e o marcador estar no meio.

Conselho a todos os amigos, gastem 260 reais e comprem um marcador de temperatura da autometer. Nunca mais terão problemas com a temperatura.

Boa Tarde!!!

JEFFCATUNDA
09/06/2010, 12:51
O marcador de temperatura do Troller é muito ruim. já vi amigos perderem as pas da ventoinha na trilha o carro ferver e o marcador estar no meio.

Conselho a todos os amigos, gastem 260 reais e comprem um marcador de temperatura da autometer. Nunca mais terão problemas com a temperatura.
Cara, posta um link desse marcador aqui para a gente dar uma olhada....

Tenho interesse nele... Obrigado.

Jeff.

PAULO CARECA
09/06/2010, 16:57

Pode ter fervido os com motor mecânico, pois os com motores eletrônicos, só ferveriam se estivessem com o sensor que envia para centralina com defeito ou a propria centralina. Cortaria potência antes. Experiencia própria. O problema não é o marcador de temp, é o local em que é instalado, pós bb d'água e valv term, o que vai para central é antes, se alguem descobrir um jeito de instalar junto ou pelo mesmo local do que vai para a central, vai funcionar perfeitamente.:concordo:

Ruppenthal
09/06/2010, 17:29
Hoje fui em uma autorizada da Internacional, colocamos o aparelho no Troller e fomos dar uma volta, no aparelho a temperatura variava de 85ºC a 92ºC, dependendo da velocidade e no marcador de temperatura não chega nem perto do 2º risco de marcação(em torno de 70ºC)!!!
Como cheguei perto do meio dia lá, não pudemos entrar mais a fundo, alguem sabe me dizer aonde fica o sensor que capta temperatura para o módulo? E para o marcador de temperatura, é o sensor que fica junto com a válvula term?

dcifu
09/06/2010, 17:32
Segue o link da Ancona que vende esses relogios aqui
http://www.ancona.com.br/loja/Auto-Meter-3332M-MANOMETRO-WATER-TEMP-50115%C2%B0C-C%C3%B3d02522-p-2522.html
tem o link da autometer que explica o funcionamento dele
http://www.autometer.com/cat_gaugedetail.aspx?gid=2875&sid=-1
Ele e mecanico. Voce instala o sensor de temperatura direto no motor e puxa o tubo ate o relogio. Nos 3.0 da para instalar também sem interfirir na parte eletronica. A precisao dele e enorme. existe a versao eletrica tambem mas a vantagem é colocar um mecanico.

Cara, posta um link desse marcador aqui para a gente dar uma olhada....

Tenho interesse nele... Obrigado.

Jeff.

dcifu
09/06/2010, 17:41
Paulo,

Acredite se quiser, o modulo não entrou em segurança e a agua foi toda embora. No que eu acompanhei 9 estava junto) o modulo depois entrou mas a temperatura da agua já nem existia mais (não tinha agua). No outro, que foi relatado, a pessoa estava na estrada e disse que nao entrou ( nao sei se não percebeu ou o que...) mas esse não posso opinar pois não vi.

Como voce bem disse uma coisa é a informação que vai para o modulo e outra a que vai para o relogio de temperatura. Os sensores não são os mesmos.

Pode ter fervido os com motor mecânico, pois os com motores eletrônicos, só ferveriam se estivessem com o sensor que envia para centralina com defeito ou a propria centralina. Cortaria potência antes. Experiencia própria. O problema não é o marcador de temp, é o local em que é instalado, pós bb d'água e valv term, o que vai para central é antes, se alguem descobrir um jeito de instalar junto ou pelo mesmo local do que vai para a central, vai funcionar perfeitamente.:concordo:

PAULO CARECA
10/06/2010, 10:23
Paulo,

Acredite se quiser, o modulo não entrou em segurança e a agua foi toda embora. No que eu acompanhei 9 estava junto) o modulo depois entrou mas a temperatura da agua já nem existia mais (não tinha agua). No outro, que foi relatado, a pessoa estava na estrada e disse que nao entrou ( nao sei se não percebeu ou o que...) mas esse não posso opinar pois não vi.

Como voce bem disse uma coisa é a informação que vai para o modulo e outra a que vai para o relogio de temperatura. Os sensores não são os mesmos.
dcifu, acredito sim! Coisas estranhas acontecem, mas pela lógica técnica e pratica, não deveria ter perdido toda a água (e por onde?, estourou mangueira ou foi na junta da bb d'água?), qual o ano destes troller? O modulo só entrou em modo de segurança como vc falou, após o super aquecimento por falta d'água. Quanto ao da estrada, se vc viajar com o giro baixo e em +- 70km/h, este motor vai estar em uma temp de segurança (sem super aquecimento), o corte de potência cai exatamente para esta velocidade. Nós que tivemos os primeiros troller 06, tivemos bastante problema de temp, com quebra de bb d'água, e ficamos um pouco expert no assunto de arrefecimento.:concordo:

PAULO CARECA
10/06/2010, 10:55
Hoje fui em uma autorizada da Internacional, colocamos o aparelho no Troller e fomos dar uma volta, no aparelho a temperatura variava de 85ºC a 92ºC, dependendo da velocidade e no marcador de temperatura não chega nem perto do 2º risco de marcação(em torno de 70ºC)!!!
Como cheguei perto do meio dia lá, não pudemos entrar mais a fundo, alguem sabe me dizer aonde fica o sensor que capta temperatura para o módulo? E para o marcador de temperatura, é o sensor que fica junto com a válvula term?
Ruppenthal, Se no aparelho constatou estas temp que vc citou, com o motor aquecido e em giro alto e médio, todo o sistema de arrefecimento está funcionando normal, o problema só poderá estar onde ja citei acima (que é normal nos troller), o ar quente está funcionando normal, aquecendo quando ligado e esfriando quando desligado? Experimenta rodar com o ar quente desligado, se o marcador de temp continuar louco com a ventilação fria, aí pode ser o sensor que fica na carcaça da válv termost (que é bem caro e não acredito que seja ele), mas se não, pode ser ou na válvula de ar quente (pode estar aberta direto), ou no botão de comando, mas tudo isso se não estiver circulando ar frio com o botão acionador em frio. Um outro teste agora: Se com giro alto e acima de 100km/h com ar condicionado ligado, botão de temp em frio (azul), o troller perder potência (cair para 80 km/h e desligar o ar cond.) é bb d'água. Acho que está tudo bem colodado, se não for nada disso é mistério. Vc mesmo pode fazer todos estes testes.:concordo:

Ruppenthal
11/06/2010, 10:18
Bom dia! Já fiz todos os testes, ar quente, ar condicionado... não muda nada! Hj estou trocando o sensor da válvula termostática para ver se é lá o problema!
Quanto ao problema que tem os primeiros trollers 2006 com a mangueira inferior do radiador que passa pelo barramento, ano passado eu quebrei a pá da ventuinha do troller, com isso, furou o radiador! Eu já aproveitei e mudei o bocal do radiador de lado, passei para o lado certo que vem nos novos, comprei inclusive as mangueiras do modelo novo e ficou perfeito!!! O meu passa longe agora dos barramentos!
Já tenho mais amigos que fizeram esta mudança, vale a pena fazer do que correr o risco de furar a mangueira e não perceber a tempo a falta de água!

MARCELO T4
19/09/2012, 10:44
Pessoal uma pergunta meu troller 2011 está subindo a temperatura para 100 graus somente quando estou andando em 5 marcha em torno de 130-140 km/h por um período prolongado,quando tiro o pé a temperatura volta rapidamente para os 90 graus,SÓ ACONTECE NESSE CASO,está chipado com a Reiko 250cv,pneus 33.
Faço trilha e já limpei o radiador,estava sujo porém não resolveu o problema.
Líquido de arrefecimento normal.
Chega a piscar a luz da temperatura,porém não chega a entrar em modo de segurança porque tiro o pé e a temperatura cai.
Ar condicionado continua funcionando normalmente.
Troller com 18.500 Km.Vou levar para revisão dos 20 mil Km e já queria ter uma noção do problema para falar com a assistência.
Válvula termostática ?
Sugestões são bem vindas

Giuberto
19/09/2012, 19:11
Pessoal uma pergunta meu troller 2011 está subindo a temperatura para 100 graus somente quando estou andando em 5 marcha em torno de 130-140 km/h por um período prolongado,quando tiro o pé a temperatura volta rapidamente para os 90 graus,SÓ ACONTECE NESSE CASO,está chipado com a Reiko 250cv,pneus 33.
Chega a piscar a luz da temperatura,porém não chega a entrar em modo de segurança porque tiro o pé e a temperatura cai.
Troller com 18.500 Km.Vou levar para revisão dos 20 mil Km e já queria ter uma noção do problema para falar com a assistência.
Válvula termostática ?
Sugestões são bem vindas

Marcelo, depois que chipa você perde os parâmetros de segurança originais.

Pedro Rocha
19/09/2012, 22:15
Marcelo, depois que chipa você perde os parâmetros de segurança originais.

não acredito que seja o chip...

meu palpite, posso tá enganado, mas acredito que seja mais um problema no próprio sistema de arrefecimento, do que algum bug causado pelo chip, adianta a revisão, e manda dar uma olhada na bomba da água, ventoinha, e termostática pra não ter susto!

Pedro Rocha
19/09/2012, 22:27
só pra constar, já peguei estrada com essa velocidade de cruzeiro, e nunca tive problema, temperatura sempre em torno de 90º C,inclusive em subidas. Marcação mais quente, não chega a 95º C, 92º por aí... e mais frio que já marcou, à noite, e tava bem frio mesmo, foi 75º C (detalhe, meu carro roda sem termostática).

uma observação com relação ao marcador, é que quando vc regula o ar quente e a valvula abre para passagem da agua do arrefecimento, a temperatura cai, o que pode ser um artificio na hora que vc precisar baixar a temperatura do carro, tb se prepara pro bafo na cabine!

MARCELO T4
20/09/2012, 08:39
Giuberto pelo que sei no caso dessa reprogramação os modos de segurança são preservados,acredito também que não tenha nada haver com essa reprogramação,pois andar a 140 km não acho que seja forçar,o estranho é que ando na cidade,faço trilha normalmente e a temperatura fica normal,só esquenta em velocidade alta por período um pouco prolongado.
Andei lendo alguma coisa sobre a termostática e pelo que entendi se o ar quente está funcionando ela está normal,seria isso ? O ar funciona normalmente.
O que pode justificar isso ?
Nova lavagem do radiador ?
Ajuda por favor.

Lamberto
22/10/2012, 21:00
Marcelo, estou com exatamente o mesmo problema q vc. Falando com a pessoa que reprogramou a central, ele me afirmou que com os trollers 2011, está acontecendo isso. Ele retirou a válvula termostática e deu uma regulada nela. Deu uma melhorada, mas continua subindo a temperatura no painel, porém, já parei o carro quando no vermelho, abri o capô, e, aparentemente, nada quente demais. Parece ser o caso de o sensor ser pós bomba/válvula, que não expressa a real temperatura do motor. Já andei bastante assim, e nenhuma vez entrou em modo de proteção, etc. Já falei com o pessoal da troller, que verificou o sistema d arrefecimento e não achou nada. Estou estudando o processo para ver o q fazer, pois da um medão quando o ponteiro bate no vermelho e acende a luz de alerta.

RcPM
22/10/2012, 21:10
Giuberto pelo que sei no caso dessa reprogramação os modos de segurança são preservados,acredito também que não tenha nada haver com essa reprogramação,pois andar a 140 km não acho que seja forçar,o estranho é que ando na cidade,faço trilha normalmente e a temperatura fica normal,só esquenta em velocidade alta por período um pouco prolongado.
Andei lendo alguma coisa sobre a termostática e pelo que entendi se o ar quente está funcionando ela está normal,seria isso ? O ar funciona normalmente.
O que pode justificar isso ?
Nova lavagem do radiador ?
Ajuda por favor.

Marcelo,
Você vem a Curitiba com frequencia? Se vier, de uma passada no Italiano e converse com ele sobre o assunto.
Ele reprogramou o meu e não tive problemas de aquecimento até agora.... já rodei mais de 40 mil depois e muitas viagens de 600km com calor acima dos 40 graus.
A reprogramação do meu é um pouco mais conservadora que a sua...
Abs,
Reinaldo

MARCELO T4
23/10/2012, 07:42
Levei o troller para revisão dos 20 mil Km,relatei o problema,porém disseram que verificaram todo sistema de arrefecimento e não acharam nada.Realmente estou achando que o problema é com a reprogramação.
Lamberto se achar a solução avise por favor.
RcPM vou frequentemente para Curitiba sim,porém a reprogramação fiz com a Reiko em SP,não sei se o italiano vai querer mexer.Se por um acaso um dia passar lá e puder comentar o problema e ele tiver a solução seria uma grande ajuda,levaria o carro sem problema.
Valeu

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2012, 14:48
Levei o troller para revisão dos 20 mil Km,relatei o problema,porém disseram que verificaram todo sistema de arrefecimento e não acharam nada.Realmente estou achando que o problema é com a reprogramação.
RcPM vou frequentemente para Curitiba sim,porém a reprogramação fiz com a Reiko em SP,não sei se o italiano vai querer mexer.Se por um acaso um dia passar lá e puder comentar o problema e ele tiver a solução seria uma grande ajuda,levaria o carro sem problema.
Valeu

Marcelo,eu acho que você deveria conversar com o pessoal da Reiko que fez a reprogamação. Com certeza eles devem ter uma solução , pois pelo que eu tenho lido aqui no forum nos últimos anos, trata-se de uma empresa idônea. Abs.

RcPM
23/10/2012, 18:20
Valeu

Quando eu passar lá perto, paro lá e converso com ele. Este tipo de conversa é melhor ao vivo que por telefone.

luiz silva
23/10/2012, 18:44
Válvula termostática ?
Sugestões são bem vindas

Marcelo,
quando feita reprogramação se for a estagio 1 que é a mais ecologica, a temperatura não muda, se for estagio 2 sobe ligeiramente um ponteiro acima do meio (90°) e se mantem, acontece esta mudança do estagio 1 para estagio 2 (T mais alta) em função da maior quantidade de energia colocada para dentro do motor , mas ela não pode subir alem disto. Verifique com termometro aferido se realmente o que esta marcado o relogio é o temp. que esta o sistema. Caso esteja realmente esquentado acima do normal verifique os sensores e o sistema em geral. (O sistema de segurança não é afetado pela chipagem) como comentaram.
att , Luiz

MARCELO T4
23/10/2012, 18:46
Idoso do troller,segui sua sugestão e liguei para o Maurício que me atendeu prontamente,realmente ele deve relato de uns 5 trollers que ele mexeu e aconteceu isto,o que teria acontecido segundo ele é que alguns trollers sairam com radiador da ranger é uma hipótese dele,todos resolveram o problema colocando um aditivo da motul chamado MOCOOL (o qual acabei de comprar em um site),segundo especificações abaixa a temperatura em até 15 graus e o problema se resolveu é o que eu espero,se não tenho que colocar uma reprogramação mais mansa.
Fica a dica Lamberto e RcPM agradeço se tiver outra opinião do especialista.

VOVÔ DO TROLLER
26/10/2012, 15:18
Idoso do troller,segui sua sugestão e liguei para o Maurício que me atendeu prontamente,realmente ele deve relato de uns 5 trollers que ele mexeu e aconteceu isto,o que teria acontecido segundo ele é que alguns trollers sairam com radiador da ranger é uma hipótese dele,todos resolveram o problema colocando um aditivo da motul chamado MOCOOL (o qual acabei de comprar em um site),segundo especificações abaixa a temperatura em até 15 graus e o problema se resolveu é o que eu espero,se não tenho que colocar uma reprogramação mais mansa.
Fica a dica Lamberto e RcPM agradeço se tiver outra opinião do especialista.

Valeu Marcelo.Depois, coloque aqui, se realmente funcionou. Abs.

Miguel Sono
14/01/2014, 13:01
Temperatura do Troller 3.0E

Pessoal,

Desculpem postar neste tópico mas não sei porque não estou conseguindo abrir um tópico novo.

Gostaria da ajuda dos colegas que possuem Troller T4 com motor NGD 3.0E para tentar identificar o "range" de temperaturas do ponteiro do T4. O que estou procurando são informações de trolleiros que possuam sensor de temperatura adicional ou tenham rodado com scanner nos carros, que ajudem a identificar qual o "range" de temperaturas indicadas pelo ponteiro do painel do Troller. Estou particularmente interessado em saber qual o range de temperaturas do motor quando o ponteiro está estacionado no meio (marcação de 90C). Para quem tem sensor adicional ou já rodou com scanner em diversas situação acho que dá para descobrir. No meu caso, tenho o seguinte:

Ponteiro no meio do curso (marcação de 90 C): o meu ponteiro chega no meio com 75C e ali permanece até os 95C. Quando passa de 95C o ponteiro se desloca do meio em direção à faixa vermelha.

Estou com dúvida com relação à essa indicação. Troquei recentemente o sensor de temperatura que envia sinal para o painel e não estou confiando na marcação do ponteiro.

Andei tendo problemas com aquecimento no meu carro e depois de trocar muitas peças, fiz alguns testes com scanner e com um sensor de temperatura (Cronomac) totalmente independente que foi instalado no orifício existente na saída da válvula termostática. Esse é um sensor que mede a temperatura real de entrada de água no radiador. Na posição em que está instalado, somente começa a medir temperatura após a abertura da VT (ali pelos 88C a 90C). Quando isso acontece o valor lido de temperatura acompanha o valor de temperatura lido pelo scanner com um erro de uns dois a três graus (que eu atribuo ao próprio erro do sensor Cronomac/MTE e do sensor que envia sinal para a ECU.

Estou achando estranho o seguinte: O manual de treinamento do motor MWM NGD 3.0E informa que a temperatura de operação do motor é de 86C a 102C. Sabemos também que o ponto de corte do motor é algo em torno de 105C a 107C. Assim sendo, como sabemos que os fabricantes calibram os ponteiros para indicar a situação de normalidade, seria lógico imaginar que o ponteiro do Troller marcasse meio da escala no range de 86C a 102C, pois nessa faixa não haveria anormalidade. Começaria a sair do meio acima de 100C / 102C, aí sim, subindo rapidamente até a faixa vermelha. Sabemos também que esses sensores de temperatura são do tipo NTC com curvas exponenciais, onde o aumento de temperatura em relação à diminuição da resistência é maior nas faixas mais altas de temperatura (resistências menores).

No meu caso, em regimes em que forço o motor (por exemplo: areia fofa a 40km/h, 3.000rpm, em 2a marcha ou estrada em 5a marcha, acelerando acima de 140km/150km só para testes) o meu sensor adicional / scanner chegam a algo entre 98C a 100C (baixando rapidamente essa temperatura quando o sistema começa a trabalhar - acoplamento viscoso).

Entendo que essa é uma operação normal do motor (não contraria o manual do motor), mas o ponteiro do painel se desloca muito do meio e se aproxima bastante da faixa vermelha.

Quanto mais colegas que tenham sensor adicional ou tenham andado com scanner puderem se manifestar, tanto melhor para tentarmos entender realmente o que se passa com esse ponteiro de nossos Trollers.

A tempo, o meu T4 é um modelo 2011 com 45000Km rodados. Troquei o sensor de temperatura pois o meu (que estava funcionando) estava com a parte de cima rodando e na iminência de quebrar. Infelizmente o mecânico jogou fora o sensor e não posso fazer testes com ele.

Abraços,
Miguel

homerohermida
14/01/2014, 13:34
Não sei se esta informação ajuda, mas o meu ponteiro nunca saiu do 90ºC. Uma vez, por pura curiosidade, coloquei um scanner e este marcou por volta de 86ºC em marcha lenta e com o ponteiro no meio. Meu Troller não é chipado, e o seu?

Miguel Sono
14/01/2014, 16:00
Homero,

O meu é chipado. No trânsito sem forçar o carro trabalha entre 89C e 93C (medido no scanner). O mesmo na estrada sem forçar. Na estrada forçando acima de 140km/h, chega a 97C/98C no scanner (Mas normalmente não faço isso, fiz apenas para testar. Minha velocidade de cruzeiro na estrada é entre 90km/h e 110km/h). Na areia forçando chega a 100C no scanner.

Já o ponteiro fica no meio na maior parte do tempo (entre 75C e 95C), mas sai do meio quando passa de 96C chegando quase no vermelho em 100C. (Se a escala do painel fosse linear, o inicio do vermelho - 3/4 do caminho - deveria ser algo em torno de 110C e não 100C - já que o fim da escala é 130C).

Acho que estou com algum problema no painel/sensor. Como já testei um outro painel, desconfio do sensor novo, que pode estar com uma calibração ligeiramente diferente do meu sensor original. Por isso preciso da ajuda dos colegas para tentar desvendar o mistério do funcionamento deste ponteiro do Troller (que pouco informa sobre a real temperatura do motor, como aliás ocorre com a maioria dos carros atualmente). A concessionária está sem o sensor para vender.

O importante aqui não é saber se os ponteiros de temperatura dos carros dos colegas trabalham ou não no meio. O meu até pouco tempo atrás nunca descolou do meio. Começou a fazer isso agora. O que eu não sei é se algo mudou no sistema de arrefecimento e o carro agora atinge 100C, diferentemente do que acontecia anteriormente ou se o carro sempre chegou nesses 100C e eu é que não sabia disso, pois tinha apenas o ponteiro do painel para minha orientação, sem sensores adicionais nem scanner para comparar. Por isso a importância de ter o feedback de colegas que tenham sensores adicionais para tentarmos montar uma tabela que pode ajudar muito a todos os proprietários de T4 com motor NGD 3.0E.

Abraço,
Miguel

Julio_ASRJ
14/01/2014, 17:56
Homero,

O meu é chipado. No trânsito sem forçar o carro trabalha entre 89C e 93C (medido no scanner). O mesmo na estrada sem forçar. Na estrada forçando acima de 140km/h, chega a 97C/98C no scanner (Mas normalmente não faço isso, fiz apenas para testar. Minha velocidade de cruzeiro na estrada é entre 90km/h e 110km/h). Na areia forçando chega a 100C no scanner.

Já o ponteiro fica no meio na maior parte do tempo (entre 75C e 95C), mas sai do meio quando passa de 96C chegando quase no vermelho em 100C. (Se a escala do painel fosse linear, o inicio do vermelho - 3/4 do caminho - deveria ser algo em torno de 110C e não 100C - já que o fim da escala é 130C).

Acho que estou com algum problema no painel/sensor. Como já testei um outro painel, desconfio do sensor novo, que pode estar com uma calibração ligeiramente diferente do meu sensor original. Por isso preciso da ajuda dos colegas para tentar desvendar o mistério do funcionamento deste ponteiro do Troller (que pouco informa sobre a real temperatura do motor, como aliás ocorre com a maioria dos carros atualmente). A concessionária está sem o sensor para vender.

O importante aqui não é saber se os ponteiros de temperatura dos carros dos colegas trabalham ou não no meio. O meu até pouco tempo atrás nunca descolou do meio. Começou a fazer isso agora. O que eu não sei é se algo mudou no sistema de arrefecimento e o carro agora atinge 100C, diferentemente do que acontecia anteriormente ou se o carro sempre chegou nesses 100C e eu é que não sabia disso, pois tinha apenas o ponteiro do painel para minha orientação, sem sensores adicionais nem scanner para comparar. Por isso a importância de ter o feedback de colegas que tenham sensores adicionais para tentarmos montar uma tabela que pode ajudar muito a todos os proprietários de T4 com motor NGD 3.0E.

Abraço,
Miguel

Miguel, aparentemente pelo que entendi, o resto do sistema de arrefecimento está intacto e o scanner acusou tudo normal nos testes, então: Quando o ponteiro indica super aquecimento (perto do vermelho ou no vermelho) o troller corta-potência? Se não corta, não houve super-aquecimento. De fato pode ser algum problema cosmético como calibração ou algo assim. Se corta, aí sim, é hora de se preocupar, pois tem algo errado.

Em uso severo, como areia e em altas rotações como 3000 - 3500 rpm e debaixo de um sol forte, o normal é o ponteiro indicar a temperatura pouca coisa acima de 90C e nessa situação é normal ouvir o acoplamento viscoso armar e a temperatura descer até os 90C ou abaixo disso, dependendo da situação. Se bem me lembro é assim que funciona, pois, sinceramente, eu quase nunca olho pro meu ponteiro.

homerohermida
14/01/2014, 18:16
Miguel,
você tem o scanner? Se sim, podes testar no meu troller para ver se nas condições especiais a temperatura do motor sobe. Se subir, problema nos instrumentos. Se não, problema no motor.

Miguel Sono
14/01/2014, 18:37
Miguel,
você tem o scanner? Se sim, podes testar no meu troller para ver se nas condições especiais a temperatura do motor sobe. Se subir, problema nos instrumentos. Se não, problema no motor.

Seria uma boa ideia Homero. Mas infelizmente não tenho scanner (muito $$$$$$). Usei emprestado e não está mais comigo. Acho que não consigo novamente. De qualquer forma, agora vou viajar e ficar fora até o final de janeiro. Na volta vou continuar investigando e se conseguir novamente emprestado falo com você para fazermos o teste com o seu carro. O meu eu testei lá no trecho de areia entre o buraco da aeronáutica e Maricá. Entretanto algumas diferenças nos carros podem alterar as medições (pneus: uso BF Mud 32 e reprogramação da central).

Abraço,
Miguel

homerohermida
14/01/2014, 19:26
Seria uma boa ideia Homero. Mas infelizmente não tenho scanner (muito $$$$$$). Usei emprestado e não está mais comigo. Acho que não consigo novamente. De qualquer forma, agora vou viajar e ficar fora até o final de janeiro. Na volta vou continuar investigando e se conseguir novamente emprestado falo com você para fazermos o teste com o seu carro. O meu eu testei lá no trecho de areia entre o buraco da aeronáutica e Maricá. Entretanto algumas diferenças nos carros podem alterar as medições (pneus: uso BF Mud 32 e reprogramação da central).

Abraço,
Miguel
Conheço o trecho… espetacular… quando decidir alguma coisa, avise.
abs

sahabo
15/01/2014, 14:07
447046447047Olá! Por conta dos inconvenientes com o marcador original eu instalei um digital da seguinte forma: Na carcaça da válvula termostática há um bujão plastico para drenagem (que vai esfarelar todo se vc tentar tirar), pois bem comprei um bujão sextavado M16 e abrí uma rosca M10x1 que é a medida do sensor e instalei o mesmo nesse local. Observe que aí eu estou tendo a temperatura da água que está saindo do motor, então agora sei que quando o ponteiro do painel está em 90 a temperatura que tenho lá no digital fica oscilando entre 83-88 graus. Quando estou na estrada em última marcha e pé embaixo por longos períodos, o máximo que chegou lá foi 96 graus, neste ponto o ponteiro do painel quase encosta no vermelho. Como o Bugão tá chipado eu tô achando que o volume de líquido que está circulando pelo cabeçote está aquém do necessário. Como a bomba d`água original tem rotor de plástico e há relatos de que eles afrouxam, isso pode estar acontecendo, então esse FDS vou desmontar e verificar a bomba e depois posto o resultado aqui.

Hespanhol
16/01/2014, 21:45
O meu teve este problema de elevar o marcador além dos 90º e após o acontecido com o colega Marcelo, que postou neste tópico a via sacra que foi para a solução no dele, quando cheguei na ccs relatando em detalhes em que circunstancias a temperatura subia e fomos para a estrada testar, ai comentaram o caso do troller de telemaco, que suspeitei tratar-se do Marcelo, chegou-se a conclusão que problema era no marcador do painel que ia para a zona vermelha após 95º e o maximo no medidor foi de 102º (bem puxado) e no painel já estava nos 130º. Trocaram o painel, na garantia, e o problema acabou. Só não gostei porque a KM total de 35.000 caiu para 79km...rs

homerohermida
16/01/2014, 22:53
Concluo que se a central não cortar a potência, o problema é dos instrumentos!

sahabo
18/01/2014, 19:41
Parece-me que é isso mesmo! Ontem removi a bomba d`àgua para verificação e não notei nenhum problema, ainda assim como ela já estava com quase 2 anos de serviço eu substituí. Com isso terminou a checagem do sistema, pois anteriormente já havia testado o funcionamento da termostática.

homerohermida
18/01/2014, 19:57
Parece-me que é isso mesmo! Ontem removi a bomba d`àgua para verificação e não notei nenhum problema, ainda assim como ela já estava com quase 2 anos de serviço eu substituí. Com isso terminou a checagem do sistema, pois anteriormente já havia testado o funcionamento da termostática.
A minha tem mais de 5 anos… melhor nem elogiar!

AGMansani
24/01/2014, 22:05
O meu primeiro T4 2010, 3.0 não movia um milímetro o ponteiro do centro. Em rally, trilha, pé no fundo etc.

Troquei por outro no início de 2012 e percebi a diferença na primeira viagem. Em ritmo bem pesado (150 -160km/h) o ponteiro de temperatura ia próximo da faixa vermelha.

Com 20.000km, reprogramei para aumentar potencia. Agora em viagem quando piso para andar acima de 140km/h ele começa a aquecer. nos 160 km/h ele chega na faixa vermelha. Eu alivio o pé e volta ao normal rapidinho.

Em todos os casos não corta o a/c e não perde potência. Mesmo na única vez que chegou a acender a espia de temperatura do painel (quando chegou no início da faixa vermelha) não houve corte ou outra coisa.

Está com fluído Motul para radiador. O pessoal da Trilha Bravo de Cuiabá me disse esta semana para levar na oficina que abririam um pouco mais a válvula termostática.

Tenho para mim que o problema está no painel. Que acham???

homerohermida
24/01/2014, 22:19
Não vejo sentido algum em abrir mais uma coisa que já está totalmente aberta por volta dos 90 e poucos graus... acho insensato.

AGMansani
24/01/2014, 22:29
Homero,

Também não vi muita lógica. Mais sensato seria trocar se ela está com problema. Coisa que provavelmente não está. Como esta situação alterada do carro é desde que saiu da concessionária, acho que o problema é de sensor ou de indicador.

Se fosse algo mais grave, eu já tinha danificado o motor.

Não vejo sentido algum em abrir mais uma coisa que já está totalmente aberta por volta dos 90 e poucos graus... acho insensato.

Gustavo D
24/01/2014, 23:31
Homero,

Também não vi muita lógica. Mais sensato seria trocar se ela está com problema. Coisa que provavelmente não está. Como esta situação alterada do carro é desde que saiu da concessionária, acho que o problema é de sensor ou de indicador.

Se fosse algo mais grave, eu já tinha danificado o motor.

Eu estou investigando o caso contrário. O ponteiro do meu marca muito frio pela manhã e a noite. Não passa do segundo traço de temperatura (+- 75 graus). Não há nada de errado no resto. De tarde, embaixo do sol e forçando em subida, o máximo que consegui foi 85 graus. Na oficina, trocaram o sensor do painel, mas não era ele. Descobri que o ponteiro está marcando certo. Embaixo de um sol de 45 graus, motor ligado em ponto morto há quase 1 hora e o troller não passou dos 77 graus no scanner. Aparentemente a válvula termostática travou aberta e o troller não esquenta de jeito nenhum.

Dando uma estudada aqui, a vt começar a abrir aos 86 graus e aos 90 graus deveria estar completamente aberta. Mansani, no teu caso, acredito que não tenha mais o que abrir. Se está esquentando, mais provável que ela esteja meio fechada não?

homerohermida
25/01/2014, 00:06
Pelo relato, se estivesse meio fechada, ferveria e/ou o Troller limitaria a potência e cortaria o ar condicionado. Ou estragaria o motor... 150, 160 km/h... Com válvula ruim, acho que não iria muito longe... Ainda mais em pleno verão!

AGMansani
25/01/2014, 00:14
No dia em que chegou no início do vermelho e acendeu a espia, eu estava a mais de 160 (tive que deixar a Hilux me passar) rodando no MT numa temperatura ambiente de quase 40ºC. Mas não limitou o motor e não desligou o A/C.

Vou ver a válvula Termostática, mas por desencargo de consciência.

Aquela história de radiador diferente em alguns troller não existe, correto?

Pelo relato, se estivesse meio fechada, ferveria e/ou o Troller limitaria a potência e cortaria o ar condicionado. Ou estragaria o motor... 150, 160 km/h... Com válvula ruim, acho que não iria muito longe... Ainda mais em pleno verão!

homerohermida
25/01/2014, 08:22
Desconheço esta história de radiadores diferentes.

Daniel Gomes
16/03/2014, 18:32
pessoal segue um breve relato do meu troller 3.0, ano 2009, NÃO é chipado, original apenas com pneus 33.
faz um mes que troquei a agua do radiador e o sensor de temperatura tb, o radiador esta limpo sem barro atrapalhando a passagem de ar.
este final de semana andei 900 km com ele apenas em estrada.
apos rodar 100km, começou a esquentar andando por volta de 130 km/ hora, chegava proximo do vermelho no painel eu tirava o pé e a temperatura voltava ao normal, fiquei assim por uns 80 km, depois não subiu mais a temperatura e cheguei no destino final total de 450 km rodados
na volta rodei 400 km sem problemas os ultimos 50 km, a temperatura voltou a subir e bateu no vermelho, apenas uma vez entrou em modo de segurança, depois de ter lido todo o topico não sei nem por onde começar.
devo trocar a valvula termostática ?
devo trocar a liquido do radiador pelo MOTUL ?
na cidade e em trilha o ponteiro não sai do meio.

homerohermida
16/03/2014, 18:56
pessoal segue um breve relato do meu troller 3.0, ano 2009, NÃO é chipado, original apenas com pneus 33.
faz um mes que troquei a agua do radiador e o sensor de temperatura tb, o radiador esta limpo sem barro atrapalhando a passagem de ar.
este final de semana andei 900 km com ele apenas em estrada.
apos rodar 100km, começou a esquentar andando por volta de 130 km/ hora, chegava proximo do vermelho no painel eu tirava o pé e a temperatura voltava ao normal, fiquei assim por uns 80 km, depois não subiu mais a temperatura e cheguei no destino final total de 450 km rodados
na volta rodei 400 km sem problemas os ultimos 50 km, a temperatura voltou a subir e bateu no vermelho, apenas uma vez entrou em modo de segurança, depois de ter lido todo o topico não sei nem por onde começar.
devo trocar a valvula termostática ?
devo trocar a liquido do radiador pelo MOTUL ?
na cidade e em trilha o ponteiro não sai do meio.
Se entrou em modo de segurança é porque esquentou mesmo. Não foi o mostrador ou sensor malucos do Troller. Acredito que os aditivos apenas lubrificam a bomba e elevam o ponto de ebulição e abaixam o de congelamento da água, logo tem pouca importância na eficiência em si da troca de calor. Na cidade e na trilha, as velocidades são, em tese, mais baixas logo a ventoinha deve estar travando normalmente. Na estrada em altas velocidades, o vento relativo é tão grande que a ventoinha não precisa travar. Sobra apenas a válvula para, pelo menos, ser testada antes de trocar. Dois parafusos na carcaça e ela sai por cima. Poe na panela com água e um termômetro. O difícil é arranjar um termômetro...
Eu faria desta forma pra começar...

AGMansani
04/04/2014, 21:54
Depois de 2 meses consegui levar meu troller na oficina.
Como histórico ele superaquecia (ponteiro até quase o vermelho)quando eu arrochava. Ele é chipado.
Exemplo: subida de serra em rodovia com o pé em baixo em quarta ou quinta marcha acima de 3500 RPM.

O mecânico abriu o radiador e estava totalmente entupido. Trocamos a colmeia.
Verificamos válvula termostática e bomba de água. Aparentemente ok.
apenas a ventoinha não conseguimos ter certeza.

Fui para estrada (Curitiba até Londrina)

1 - Eu andei com ele com A/C ligado. Forcei para valer e ele não superaqueceu. Pensei "resolveu" ai ...

2 - Depois da terceira sequência de subidas, repentinamente ele superaqueceu quase no vermelho. Parei o carro.

3 - Ele voltou ao normal e eu apertei de novo. Apertei para valer, com o A/C ligado e ai ele não superaqueceu. Arrochado contra um fluence na subida para Maua da Serra. O Fluence não aceitou ser ultrapassado e quis retomar. Não deixei e disparei. nada de superaquecer.

4 - desliguei o A/C e apertei bem. Superaqueceu. Parei com o ponteiro quase no vermelho, desci e olhei a ventoinha. Rodava como roda enquanto o carro esta na temperatura normal.

5 - Esperei voltar ao normal a temperatura e arranquei sem A/C. Apertei de novo e não superaqueceu mais.

Bem de lua este problema. Antes de lidar no radiador, sempre que eu apertava ele superaquecia.

Agora eu aperto tudo e, as vezes ele super aquece e as vezes não.

Mas com uma certeza, a ventoinha quase não dispara. A vez que escutei disparar ele não superaqueceu.

Vamos trocar a ventoinha agora pra ver ...

Marcelopi
05/04/2014, 10:15
AgMansani

Normalmente problema de superaquecimento, é problema de parte elétrica . Indicador !!! ( pelo menos é onde a solução do problema deveria começar a ser investigada )

Bom, não consegui saber qual é seu T4, mas não era para acontecer isto em um 3.0 . Chegar no vermelho e não entrar em modo de segurança.
Se for 3.0 acho que o "relógio" que deve ser o culpado desta indicação " de lua " !!!

Meu antigo 2006 , colocamos o "computador" na concessionária e , mesmo marcando "meio de escala" , ele entrava em modo de segurança. Ou seja, relógio errado !!!!!

AGMansani
05/04/2014, 19:50
Marcelo,

Então ... O meu T4 é um 2012 3.0.

O meu T4 anterior era um 2010 3.0. Ele nunca apresentou isto. Lembro que no anterior eu percebia facilmente o acionamento da ventoinha porque o ronco dela era forte quando acionava.

Neste atual eu mal percebo o acionamento, se é que aciona!

AGMansani

DaniloK
03/05/2014, 01:38
No meu caso a temperatura só subiu quando a válvula termostática travou aberta ou falhou o sensor de proteção de temperatura acoplado a ela. Os dois precisam estar ok pra injeção limitar a entrega de potência e assim limitar a produção de calor em condições extremas.

é uma proteção do motor.

O 3.0 tem muito problema de bomba dagua. A original é de plástico... Uma Bos.... A minha quebrou com menos de 50.000. Se a bomba dagua ficar ineficiente a vtr entra muito em modo de seguranca perdendo potencia....

Fiz varias medicoes de temperatura no bloco do motor quando o ponteiro subia um pouco. O que acontece é que qualquer sobretemperatura o painel é o segundo a saber. Primeiro é o sensor da termostatica. Se ele tiver zoado, o sensor do painel que fica no final do tubo metalico recebe todo o calor e sobe muito rapido. Medi o bloco nestas condicoes com o medidor infravermelho e estava dentro da temp de trabalho. É mais uma protecão para sermos avisados à tempo.

E pra completar a injecao come mosca.... Nao acende luz nem nada.... So se a temp ultrapassar a faixa de seguranca.

abrs

AGMansani
04/05/2014, 20:53
Danilo,

Troquei o viscoso da ventoinha.
Pra começar o T4 ficou muito mais ruidoso tal como era meu t4 anterior.

Viajei com ele na semana passada e forcei pra valer novamente.
Subindo serra, colando o pé no acelerador ... apertei o que dava.

Nem sinal de alteração na temperatura. O ponteiro ficou no centro e não houve superaquecimento com das outras vezes.

Acredito que o problema foi solucionado e o causador do superaquecimento era o disco viscoso.

Daniel Gomes
04/05/2014, 21:48
AG MANSANI
quanto saiu a troca do disco viscoso do seu troller o meu esta com os mesmo sintomas.
grato

AGMansani
04/05/2014, 23:10
Daniel,

Paguei R$ 450,00 numa usada.

A nova completa está mais de R$1.200,00.

Atte.,

AG MANSANI
quanto saiu a troca do disco viscoso do seu troller o meu esta com os mesmo sintomas.
grato

DaniloK
06/05/2014, 10:46
Danilo,

Troquei o viscoso da ventoinha.
Pra começar o T4 ficou muito mais ruidoso tal como era meu t4 anterior.

Viajei com ele na semana passada e forcei pra valer novamente.
Subindo serra, colando o pé no acelerador ... apertei o que dava.

Nem sinal de alteração na temperatura. O ponteiro ficou no centro e não houve superaquecimento com das outras vezes.

Acredito que o problema foi solucionado e o causador do superaquecimento era o disco viscoso.

Mansani, boa. Se a temperatura estava se elevando antes da injeção cortar, isso não pode significar que o sensor da termostática está ruim ou a termostática está sempre aberta? ....aquele sensor deveria cortar a potência antes da temperatura ocilar porque ele lê primeiro qualquer elevação de temperatura.. no meu o ponteiro não saia do 90... a injeção cortava.

AGMansani
06/05/2014, 23:41
Danilo,

Se fosse o caso da termostática, sempre achei que o aquecimento seria por ela não abrir.

Também até onde sei, o motor corta quando atinge uma temperatura muito alta, tal como invadir a faixa vermelha do termômetro.

Não deixei isto acontecer ... mas chegou bem perto.

Depois da troca do disco viscoso não oscilou mais. Fica paradinho no centro(90ºC).

Pelo que conversei levantei na "conversa de boteco" existiram vários casos do gel do disco viscoso não acionar a ventoinha.

Realmente pelo que já testei não acredito que acontece novo superaquecimento.

Atte.,

DaniloK
09/05/2014, 17:22
Danilo,

Se fosse o caso da termostática, sempre achei que o aquecimento seria por ela não abrir.

Também até onde sei, o motor corta quando atinge uma temperatura muito alta, tal como invadir a faixa vermelha do termômetro.

Não deixei isto acontecer ... mas chegou bem perto.

Depois da troca do disco viscoso não oscilou mais. Fica paradinho no centro(90ºC).

Pelo que conversei levantei na "conversa de boteco" existiram vários casos do gel do disco viscoso não acionar a ventoinha.

Realmente pelo que já testei não acredito que acontece novo superaquecimento.

Atte.,

Pois é Mansani... o corte no meu caso acontecia antes... logo ao sair do 90 o motor já cortava. Obrigado pelo relato! Abrs

lhneves
28/07/2014, 17:02
Prezados, tenho um troller 11/12 que tirei zero. Estava com um problema de temperatura e consegui descobrir o defeito, depois de 1300 pilas a menos. Procurei em todos os foruns e só agora resolví, isto mesmo, resolvi. Achei que deveria deixar aqui o depoimento. O meu começou derrepente a indicar temperatura alta, quase encostando no vermelho e acendendo a luz da temperatura. Não entrava em modo de segurança, isto é, não perdia potência. Estava saindo na estrada depois de um trecho de congestionamento na marginal em São Paulo. Liguei para o mecanico e ele falou para tocar devagar e observar. Chegando na minha cidade trocamos a bomba-dágua e a termostatica. Voltei para São paulo e nada. No dia seguinte peguei transito na cidade e indicou aquecimento. Foi então que notei que bastava parar o carro, desligar e ligar novamente que a indicação voltava ao normal. Levei na Troller e o diagnostico é que seria ou o sensor ou o painel. Trocou o sensor por ser + barato. Comecando a parecer de origem eletrica, lembrei que havia instalado alarme (positron)uns meses antes e que o mesmo havia pifado. Levei então a loja que trocou o mesmo na garantia. Poucos dias depois começou esta chateação. Resolvi retirar o alarme para testar. Bingo. Resolvido. Acabou o problema. O meu troller é todo original e só instalei um auto-radio e o alarme ate hoje. Nunca fiz nenhuma outra alteração. Uma porcaria de um alarme e 1300 pilas pro lixo. Obrigado

DaniloK
30/07/2014, 23:22
Prezados, tenho um troller 11/12 que tirei zero. Estava com um problema de temperatura e consegui descobrir o defeito, depois de 1300 pilas a menos. Procurei em todos os foruns e só agora resolví, isto mesmo, resolvi. Achei que deveria deixar aqui o depoimento. O meu começou derrepente a indicar temperatura alta, quase encostando no vermelho e acendendo a luz da temperatura. Não entrava em modo de segurança, isto é, não perdia potência. Estava saindo na estrada depois de um trecho de congestionamento na marginal em São Paulo. Liguei para o mecanico e ele falou para tocar devagar e observar. Chegando na minha cidade trocamos a bomba-dágua e a termostatica. Voltei para São paulo e nada. No dia seguinte peguei transito na cidade e indicou aquecimento. Foi então que notei que bastava parar o carro, desligar e ligar novamente que a indicação voltava ao normal. Levei na Troller e o diagnostico é que seria ou o sensor ou o painel. Trocou o sensor por ser + barato. Comecando a parecer de origem eletrica, lembrei que havia instalado alarme (positron)uns meses antes e que o mesmo havia pifado. Levei então a loja que trocou o mesmo na garantia. Poucos dias depois começou esta chateação. Resolvi retirar o alarme para testar. Bingo. Resolvido. Acabou o problema. O meu troller é todo original e só instalei um auto-radio e o alarme ate hoje. Nunca fiz nenhuma outra alteração. Uma porcaria de um alarme e 1300 pilas pro lixo. Obrigado

Neves, tem uns caras que são dureza... não tomam os cuidados necessários na hora da instalação... às vezes cortam sem querer um fio do lado no chicote e como usam fita isolante de péssima qualidade, uma hora da zebra e os fios se juntam...

Não sei se foi o caso, mas além do alarme tem também a questão do instalador. Agora no meu jipe tenho feito a maioria das coisas e fico do lado quando deixo outra pessoa mexer...

Abrs e obrigado pelo relato.

d_a_n_51
19/07/2017, 11:41
Galera!
Apenas uma dúvida! Desde que peguei meu Troller há 2 anos (3.0 NGD) . Noto que quando ligo o carro pela manhã a temperatura demora demais para chegar na condição normal de funcionamento (ponteiro no meio). Meu trajeto até o trabalho é de 25 min de transito pesado em SP, e somente quando chego no trabalho é que atinge na temperatura normal de funcionamento. O de vocês é assim também?

VOVÔ DO TROLLER
19/07/2017, 17:42
Galera!
Apenas uma dúvida! Desde que peguei meu Troller há 2 anos (3.0 NGD) . Noto que quando ligo o carro pela manhã a temperatura demora demais para chegar na condição normal de funcionamento (ponteiro no meio). Meu trajeto até o trabalho é de 25 min de transito pesado em SP, e somente quando chego no trabalho é que atinge na temperatura normal de funcionamento. O de vocês é assim também?
Tranquilo. É assim mesmo. Abs

Gustavo D
19/07/2017, 20:14
Galera!

Demora a esquentar mesmo, mas pode estar demorando mais do que o normal se a sua válvula do ar quente estiver travada. Depois que removi a válvula do ar quente do meu, o comportamento do ponteiro de temperatura do painel mudou drasticamente, apresentando as mudanças de temperatura de forma muito mais rápida. Pra quem não precisa de ar quente, acho que vale muito a pena eliminar a válvula do ar quente. E pra quem precisa, vale a pena dar um jeito de substituir por uma válvula com acionamento mecânico.

Pedro Sylvestre
26/09/2020, 22:50
Olá a todos,

Recentemente instalei um sensor de temperatura da água da RACE Tronix bem naquele parafuso encima da válvula termostática. O problema é que a temperatura gira em torno de 50 a 60 graus (e o sensor está medindo certo, pois eu coloquei a mão na carcaça da termostática e só está morno). Vale destacar que o motor do Troller foi trocado por um que estava parado há mais ou menos um ano fora do carro. Será que a válvula termostática travou aberta? Existe algum outro problema que pode ocorrer no motor 3.0 para causar temperaturas tão baixas a não ser essa questão da termostática?

Walter da Camper
28/09/2020, 11:10
Nesse local o sensor sofre a influência do vento da hélice.
Para uma medição mais precisa, é melhor arrumar um lugar na parte de trás do cabeçote, perto da parede corta-fogo. Assim mede-se a temperatura do motor, independente de ter água no circuito (no caso de vazamento).

Pedro Sylvestre
29/09/2020, 00:15
Nesse local o sensor sofre a influência do vento da hélice.
Para uma medição mais precisa, é melhor arrumar um lugar na parte de trás do cabeçote, perto da parede corta-fogo. Assim mede-se a temperatura do motor, independente de ter água no circuito (no caso de vazamento).

Será que o vento da hélice influencia tanto assim? O ponto onde instalei o sensor (carcaça da válvula termostática) é bem onde a água acaba de sair do bloco do motor, ou seja, teoricamente é o lugar onde a água está mais quente de todo o circuito do arrefecimento. O sensor está medindo a temperatura corretamente, disso eu tenho certeza, pois já fiz alguns testes com ele para verificar. Só de colocar a mão nas partes do motor dá pra ver que ele está apenas morno, até naquele tubo de ventilação do cabeçote, onde tem o sensor de temperatura do painel.

Jorgao
07/10/2020, 21:06
Será que o vento da hélice influencia tanto assim? O ponto onde instalei o sensor (carcaça da válvula termostática) é bem onde a água acaba de sair do bloco do motor, ou seja, teoricamente é o lugar onde a água está mais quente de todo o circuito do arrefecimento. O sensor está medindo a temperatura corretamente, disso eu tenho certeza, pois já fiz alguns testes com ele para verificar. Só de colocar a mão nas partes do motor dá pra ver que ele está apenas morno, até naquele tubo de ventilação do cabeçote, onde tem o sensor de temperatura do painel.

Pedro, pode sim ser a válvula termostática travada aberta. Teu jipe tem válvula do ar quente? Não estou avaliando muito bem, mas nesse tubo que você citou onde tem o sensor do painel, há possibilidade da válvula do ar quente travar e afetar a temperatura dele.

Nos trollers até 2008 (ou 2007), o radiador possui 8 aletas, sendo muito mais eficiente a refrigeração obviamente. Nos Ford de 2009 em diante, o radiador possui apenas 4 aletas. E em ambos, mesmo sem a água circular de forma eficiente com bomba d'água avariada, o jipe anda a 90 km/h no plano sem aquecer. Então, não seria surpresa ele estar funcionando tão frio com a válvula termostática travada aberta, acredito.

Dependendo da km e do estado do líquido de arrefecimento, estando tudo limpo e km baixa, é difícil acreditar que ela travou. Então, talvez seja bom testar 2x vezes o sensor só pra desencargo, apesar de ser bem mais fácil uma válvula travar do que um sensor dar defeito.

Pedro Sylvestre
11/10/2020, 18:43
Pedro, pode sim ser a válvula termostática travada aberta. Teu jipe tem válvula do ar quente? Não estou avaliando muito bem, mas nesse tubo que você citou onde tem o sensor do painel, há possibilidade da válvula do ar quente travar e afetar a temperatura dele.

Nos trollers até 2008 (ou 2007), o radiador possui 8 aletas, sendo muito mais eficiente a refrigeração obviamente. Nos Ford de 2009 em diante, o radiador possui apenas 4 aletas. E em ambos, mesmo sem a água circular de forma eficiente com bomba d'água avariada, o jipe anda a 90 km/h no plano sem aquecer. Então, não seria surpresa ele estar funcionando tão frio com a válvula termostática travada aberta, acredito.

Dependendo da km e do estado do líquido de arrefecimento, estando tudo limpo e km baixa, é difícil acreditar que ela travou. Então, talvez seja bom testar 2x vezes o sensor só pra desencargo, apesar de ser bem mais fácil uma válvula travar do que um sensor dar defeito.

Olá Jorgao,

A válvula do ar quente já foi isolada. Já comprei uma válvula termostática nova, estou esperando ela chegar em casa pra fazer a troca. Depois posto aqui a conclusão (ou não) do caso. Mas tenho 99% de certeza que é a termostática, ela é bem problemática e costuma travar mesmo, tenho vários amigos que tiveram problemas com ela. Mas obrigado pela opinião e ajuda.

Pedro Sylvestre
24/10/2020, 22:01
Olá Jorgao,

A válvula do ar quente já foi isolada. Já comprei uma válvula termostática nova, estou esperando ela chegar em casa pra fazer a troca. Depois posto aqui a conclusão (ou não) do caso. Mas tenho 99% de certeza que é a termostática, ela é bem problemática e costuma travar mesmo, tenho vários amigos que tiveram problemas com ela. Mas obrigado pela opinião e ajuda.

Eis que um daqueles encaixes para a válvula termostática quebraram e a válvula estava simplesmente solta lá dentro. Seguem as fotos:

574665

574666

Troquei a carcaça e a válvula termostática e o problema foi amenizado. O motor continua não chegando nos 90 graus, mas agora ele estabiliza em 75, isso no anda e para da cidade, onde o carro fica em marcha lenta a maior parte do tempo. Acredito que numa viagem, onde o motor fica por basante tempo acima dos 2.000rpm, a temperatura chegue nos 90 graus.

brunobatt
27/01/2022, 13:25
Válvula termostática ?
Sugestões são bem vindas

Ressucitando o tópico pra atualização:

A temperatura se eleva nestas condiçoes, em 5º marcha e acima dos 100/h. Considerando que todo o sistema de arrefecimento está em perfeitas condiçoes e com ar condicionado desligado. Com meus pneus 37 e relaçao reduzida, remap e mais de 500kg em acessórios. Tenho sensor de temperatura da agua na VT, e quando chega nos 90º ja tiro um pouco o pé. Entao é normal chegar nos 100º nessas condiçoes de 130/140h por um longo periodo... e ate imprudente pra conduzir um jipe.