Ver Versão Completa : Quais as especificações dos óleos da Bandeirante 1997?
CDaniel88
13/04/2010, 14:54
Olá pessoal! Recentemente comprei um Bandeirante Jipe Curto 1997/1997 (BJ50LV) e encostei pra reforma.
Agora que a lataria ficou pronta (e o carro ficou 0km) quero continuar arrumando os detalhes, e de cara esbarrei no problema de que eu não tenho o manual desse carro.
Então gostaria de saber as especifiações exatas para os óleos de motor, dos diferenciais e das caixas.
Pesquisei várias horas no fórum e não cheguei a nenhuma informação conclusiva, apenas "eu uso tal óleo" ou "o certo é tal marca", sem saber a viscosidade, a certificação API, etc.
Até agora eu estou inclinado a colocar o Lubrax Top Turbo no motor (que é um 15w40 API CI-4 SL) e algum óleo 75W90 API CG-5 tanto nas caixas quanto nos diferenciais.
Alguém de bom coração que possui o manual do Bandeirante entre 1995 e 2001 poderia postar aqui quais as especificações recomendadas?
Abraços e obrigado!
Bernardo Hoelz
13/04/2010, 17:01
Para o motor eu uso Top Turbo, pra caixa e diferenciais eu não me lembro.
CDaniel88
15/04/2010, 10:54
Obrigado Bernardo, mas por acaso você não teria o manual da sua Band pra confirmar pra mim as especificações dos óleos?
Daniel,
se o teu motor for o mesmo da hilux tu encontra o as informações facilmente. Eu não me preocupei com a indicação do manual, decidi pela classificação API do óleo e pela facilidade de encontrá-lo, optei pelo Delvac 1400 15W40 API CG-4/CF-4.
Bernardo Hoelz
15/04/2010, 14:59
Daniel,
se o teu motor for o mesmo da hilux tu encontra o as informações facilmente. Eu não me preocupei com a indicação do manual, decidi pela classificação API do óleo e pela facilidade de encontrá-lo, optei pelo Delvac 1400 15W40 API CG-4/CF-4.
Zanella, nenhuma band saiu com o mesmo motor da hilux, antes de eu comprar a minha band muita gente falava que o motor 14B era mesmo o da hilux, e isso não procede.
Abrs.
fabioband4x4
15/04/2010, 15:32
Zanella, nenhuma band saiu com o mesmo motor da hilux, antes de eu comprar a minha band muita gente falava que o motor 14B era mesmo o da hilux, e isso não procede.
Abrs.
X2 :concordo:
Abrs.
realmente o motor que quipa as band acima de 94 e o 14b 3,7 muito parceido com o motor 3,0 das hilux antigas apesar de compratilhar alguns filtros e ser parecido, :discordo::discordo: nao e o mesmo motor!
cdaniel 88,
so acessei o topico agora,tenho uma curta ano 99,e vou postar as informaçoes do manual de manutenção conforme sua necessidade,amanha.ok
caso necessite de mais alguma informação favor postar.
CDaniel88
16/04/2010, 00:55
Agradeço a todos pelas respostas, mas a principal informação que eu necessito é a das especificações dos óleos dos diferenciais e dais caixas. Do motor eu já achei algo num manual de manutenção do 14B, vou postar em anexo.
Esse manual de manutenção não é muito específico quanto a viscosidade, apenas quanto ao API, que pode ser até mesmo um classe CC.
É interessante notar que a viscosidade varia conforme a temperatura ambiente! Dessa forma o ideal seria que quem mora no Nordeste usasse um SAE 20W50 ou SAE 30, enquanto que quem mora na região Sul usasse um 10W40 ou 15W40, enquanto um Bandeirante que nunca saísse da Patagônia deveria usar um 5W30!
Um óleo muito fino, como esse 5W30, deve passar com muita facilidade pelas folgas do motor e ocasionar em queima e vazamentos de óleo caso usado em regiões quentes. Já um óleo muito grosso como o 20W50 pode ocasionar problemas por dificultar a lubrificação, já que é mais difícil para esse óleo lubrificar bronzinas e anéis, por exemplo, além de que a bomba de óleo trabalha mais forçada.
Por isso que não adiante usar o melhor óleo se a especificação não é a correta!
Também achei por acaso uma página do manual que mostra as capacidades dos lubrificantes, mas não mostra as especificações.
Felix, aguardo ansiosamente pelas informações!
Abraços a todos!
cdaniel,
segue as informações,
segundo o registro da criança na pagina 15 consta:
especificação de lubrificantes:
motor-15w-40 (api cd ou melhor)
caixa de transmissao/transferencia/diferencial=sae90 ou 75w-90
graxa=a base de sabao de litio
direçao hidraulica=dexron ou dexron2
fluido de freio e embreagem=dot3 ou melhor.
é isso que consta no manual,
ate mais,
CDaniel88
16/04/2010, 22:42
Felix, agradeço muitíssimo pelas informações!
Amanhã já vou comprar os 11 litros de 75w90 pra colocar na transmissão, e os frasos de Dexron 2 e fluído Dot 3!
Abraços!