Ver Versão Completa : Defeito na tração da Pajero Full
Marcelo Villela
12/04/2010, 22:55
Tenho uma Pajero Full GLS 2002 diesel com 151.000 km e desde dezembro de 2009, após trocar a corrente da distribuição, a oficina me entregou o carro com a luz amarela do mostrador da tração piscando e, embora a alavanca estivesse na posição 4X2 o carro estava com a 4X4 engatada. Delá pra cá, já se passaram 4 meses e não consegui ninguém competente para resolver o problema. Três oficinas locais daqui de Juiz de Fora afirmaram não terem capacidade técnica para mexer na tração deste carro pois tem muitos componentes eletrônicos. Inclusive a própria autorizada local não se atreveu nem mesmo a passar o computador para identificar o problema afirmando que era uma autorizada com pouco tempo de experiência e que eu deveria procurar uma autorizada no Rio ou em BH. Parti para o Rio que era mais próximo e procurei uma das 3 revendas autorizadas Mitsubish no Rio. O atendimento do gerente e do chefe da oficina foi e continua sendo muito cordial e confiante de que resolverá o problema, só que passados 32 dias que a minha Pajero está na oficina, R$2.700,00 de peças trocadas e mão-de-obra, ainda não apenas não solucionaram o problema como parecem totalmente perdidos em encontrar a causa. Segundo eles, já consultaram a fábrica e outras oficinas autorizadas para orientarem na solução, mas acho que esgotaram a capacidade deles de resolver. Acho que devo tirar o carro de lá e buscar outra oficina mais capacitada, mas levar para onde. Se puderem me indicar alguma oficina que tenha conhecimento e capacidade técnica para solucionar este tipo de problema na Pajero Full gostaria que me indicassem.
Muito obrigado, aguardo retorno.
Marcelo.
Nando Pires
13/04/2010, 11:06
Rapaz, que pepino!!!
Pelo jeito, parece que o mecânico mexeu em algum componente eletrônico...
Tem certeza que está com a tração engatada? Experimente mexer no câmbio da tração, engatando e desengatando, e nas duas posições andar de ré por poucos metros... Já vi um caso em que a tração só desengatava andando de ré...
Vou tentar consultar um mecânico aqui em Campinas que é fera em Mitsubishi.
Boa sorte!
Paulo_CW
13/04/2010, 11:22
Cara....
Se o carro não tivesse passado pela mãos de tantos mecas eu ia jurar q seria apenas problema do sensor de seleção que poderia estar com defeito...
Mais do jeito q tantos mecas competentes ou não q já fuçaram.... quem sou eu pra dar pitacos... mas veja o seguinte.... de eletrônico nesta parte tem muito pouco... tudo na reduzida é meramente mecânico....
vetelston
13/04/2010, 22:30
Marcelo
Entre em contato com o pessoal da MILTFORT no site http://secure.miltfort.com.br/ . Talvez eles possam te ajudar.
Boa sorte
ROAD TECH
13/04/2010, 22:47
Isso tá me cheirando erro de montagem dos chicotes elétricos que conectam os sensores de posição da alavanca da tração. No sistema de transmissão "Super Select" (o seu deve ser o de segunda geração) há pelo menos seis switches do tipo ON-OFF. Errar na hora de reconectar os chicotes é "facinho".
Peça para o "mexânico" consultar o manual que contém uma tabela de "Troubleshooting" (análise de falhas) que tem no manual de oficina. Vou procurar nos meus arquivos, pois já tive que usar quando desmontei a transmissão da minha "podreira" (Paj GLS-B 95).
Esse montão de switches serve para comandar os dois relés de atuação a vácuo do sistema de acionamento do "engate/desengate" de um dos semi-eixos dianteiros e fazer aquelas luzinhas acenderem e apagarem no painel.
Se eu achar a tabela, coloco aqui pro pessoal .
sds,
Octávio
ROAD TECH
13/04/2010, 23:07
Segue boletim técnico da cx de transferência.
ATENÇÃO: O manual em anexo servirá meramente como referência, uma vez que aborda "análise de falhas" do sistema Super Select primeira geração. Entretanto, acredito que muitos dos testes descritos nesse boletim são aplicáveis ao sistema de segunda geração.
Espero que traga um pouco de luz ao problema do amigo Marcelo Villela.
Desejo sorte e paciência,
Sds,
Octávio
Waldir Carlos
14/04/2010, 11:12
Pegando uma carona: Na minha Pajerin GLS-B V6 SOHC 1999/99 [acho que Super Select] o sistema de acionamento de tração "acopla" perfeitamente, mas um dos LEDs do 4x2 não acende.
Esse arquivo .PDF que o colega anexou me parece ser uma "mão na roda" :concordo::concordo:. Nunca me preocupei com a luzinha apagada porque tenho certeza que NÃO há defeitos mecânicos. 4x2, 4x4H, 4x4LL e diferencial central "bloqueado" [certo?]. Além disso, tenho receio de alguém sem qualificação tentar corrigir o LED e fazer alguma bobagem.
Alguma dica adicional será muito bem-vinda. ;);)
[]s
Waldir, nao se preocupe com a lampada que nao ta acendendo. Ela é apenas de indicaçao e se vc levar em um tecnico em velocimetros, ele troca em 10 minutos. A minha tbm apagou... as vezes dou um tapinha no painel e ele volta a acender.... é o tal do "Osmarcontato"
Patrick Freitas
14/04/2010, 13:43
Vou pegar carona tb. Acabei de comprar uma FULL GLS 95 2.8 e a luz no painel indicadora de bloqueio central fica piscando. Tá tudo funcionando perfeitamente na parte mecanica da tração. Sem trancos ou barulhos. Meu mecanico disse que pode algum erro no sensor. Alguem já viu algo parecido?
Abraço
Luciano-Luís
16/04/2010, 17:24
Pegando uma carona: Na minha Pajerin GLS-B V6 SOHC 1999/99 [acho que Super Select] o sistema de acionamento de tração "acopla" perfeitamente, mas um dos LEDs do 4x2 não acende.
Esse arquivo .PDF que o colega anexou me parece ser uma "mão na roda" :concordo::concordo:. Nunca me preocupei com a luzinha apagada porque tenho certeza que NÃO há defeitos mecânicos. 4x2, 4x4H, 4x4LL e diferencial central "bloqueado" [certo?]. Além disso, tenho receio de alguém sem qualificação tentar corrigir o LED e fazer alguma bobagem.
[]s
TAmbém tive um problema semelhante (ainda tenho).
Quando comprei a VTR as luzes indicadoras da tração traseira (4x2) não acendiam. Nem a luz do "D" do câmbio automático. Achava que tava queimado e não ia gastar com isso.
Mas recentemente, mandei lavar por baixo pra preparar para lubrificação dos pinos e pra nossa surpresa, a luz indicadora da traseira esquerda passou a acender - a da direita continua apagada. E a luz indicadora do D passou a acender também.
Mas tem um problema: Passou a dar uns estalos quando partindo em 4x4, depois de certa vewlocidade não se escuta mais esses estalos.
Waldir Carlos
19/04/2010, 13:46
Waldir, nao se preocupe com a lampada que nao ta acendendo. Ela é apenas de indicaçao e se vc levar em um tecnico em velocimetros, ele troca em 10 minutos. A minha tbm apagou... as vezes dou um tapinha no painel e ele volta a acender.... é o tal do "Osmarcontato"
Obrigado, Ale. Aproveitando: Sabendo que as novas Pajero Full HPE 3P 3.8L estão equipadas com motores de 250cv, que as "antigas" 3.5L Full eram equipadas com motorização de 202cv e que as modelo Full 3.8L ano 2006 [... uma das tuas, certo?].
Pergunta de curioso: A partir de que ano/modelo as Fullzinhas 3P passaram de 233cv para 250cv? Em resumo, quero saber quais os anos que esses "viõeszinhos" vieram com 233cv.
[]s
jcfloripa
21/04/2010, 10:37
Estava com problemas semelhante, até que não consegui mais engatar marcha alguma, depois de trocar oleo e filtro (original) o defeito sumiu a lampada passou a não piscar mais e a alavanca ficou super macia.
adferrei
27/04/2010, 10:43
Rapaz, que pepino!!!
Pelo jeito, parece que o mecânico mexeu em algum componente eletrônico...
Tem certeza que está com a tração engatada? Experimente mexer no câmbio da tração, engatando e desengatando, e nas duas posições andar de ré por poucos metros... Já vi um caso em que a tração só desengatava andando de ré...
Vou tentar consultar um mecânico aqui em Campinas que é fera em Mitsubishi.
Boa sorte!
por favor, qual o endereço do mecanico?
Emílio Araújo
10/05/2010, 14:05
[]s Cara essa é mole, não tem mistério é só soltar o acabamento superior do painel, em seguida o painel (velocímetro) e pronto. As lampadas ficam por tras, e são de encaiche.
Emílio Araújo
10/05/2010, 14:24
Olá pessoal, aproveitando o assunto.
Tenho uma Pajero v6 3000 97 Aut. Quando traciono na reduzida e cameço a andar, iniciam estalos constantes na roda dianteira esquerda. Detalhe, já troquei a homocinética, e os estalos continuam.penço que possa se na roda-livre. Alguem se ablita a dar alguma opinião? Eu agradeço.
Paulo_CW
10/05/2010, 14:58
Sendo um clac, clac somente quando vc "faz uso com força da tração" pode ser furo na mangueira de vácuo q aciona o eixo (RL)... de uma olhada.
ROAD TECH
10/05/2010, 14:59
Tenho uma Pajero v6 3000 97 Aut. Quando traciono na reduzida e cameço a andar, iniciam estalos constantes na roda dianteira esquerda. Detalhe, já troquei a homocinética, e os estalos continuam.penço que possa se na roda-livre. Alguem se ablita a dar alguma opinião? Eu agradeço.
Olá Emílio,
O seu carro não tem roda-livre. Em lugar, existe um atuador a vácuo que desconecta o semi-eixo do lado direito. Se esse atuador não estiver "atracando" corretamente vc vai perceber um ruído característico similar ao de um "câmbio arranhando".
Procure verificar se está tudo em ondem com esse atuador.
sds,
Octávio
Emílio Araújo
14/05/2010, 13:26
Obrigado aí pessoal. Vou verificar.
Emílio Araújo
14/05/2010, 13:29
Olá Paulo, onde fica essa mangueira?
CesarMit
31/05/2010, 20:19
Estou com o mesmo sintoma na minha Pajero.
Emilio,
vc encontrou solução
Osarmento,
Vc sabe me dizer onde fica este atuador? tem como testar ele?
Obrigado
Luciano-Luís
03/06/2010, 19:58
Emílio e Cesar
Minha Pajero também tá fazendo um barulho quando aciono o 4x4. O ruído é como se estivesse passando por cima de cascalho. mas logo que ganha velocidade fica imperceptível.
Ainda não tratei disso pois acho que é na caixa de acoplamento do semi eixo lado do motorista - recentemente fiz um serviço de troca da coifa e foi necessário desmontar o rolamento. No dia não percebi nada pois só engatei 4x4 com ela já em marcha. Só percebi depois que foi feita uma lavagem por baixo e resolvi testar.
To aguardando uma oportunidade pra botar o carro num elevador e testar. TAmbém to com um ruido de chapa batendo, mas esse é diferente e tá ocorrendo em 4x2.
Paulo_CW
15/06/2010, 08:43
Antes tarde q nunca.... vai aí uma referência p/quem esta com o problema....
Olá Emílio,
Conseguiu resolver o problema? A minha esta fazendo o mesmo barulho e não é homocinética. O carro estava ótimo até eu trocar a válvula solenóide da tração. Será que tem ralação com o problema? Já desmontei tudo e parece tudo em ordem (homocinetica, cubo, etc.):sad:
Saudações
Pajero Full 3.5 4p 99/00
claudio ribeiro
26/09/2011, 20:08
Pessoal minha pajero 2.8 97 está fazendo um ruído estranho na roda esquerda dianteira. Levantei no macaco e busquei folga no rolamento, mas parece estar tudo normal. O ruído começa aos 40 km/h engatado ou não. o que pode ser?
Ainda sobre esse topico. Alguem sabe o que pode levar a luz do ABS a acender ( esporadicamente ) quando se coloca em 4WD em uma pajero 98 Super select ? A minha as vezes faz isso.
Carlos A. C. Azevedo
29/09/2011, 21:01
Nas comuns( easy select ) isso acontece por causa da solenoide que atua o vacuo que de alguma forma também faz dar a "falha" no ABS, mas é só a luz mesmo, ele continua funcionando normal.
Claudio, já viu como é que tá esse rolamento?
kleberbianchi
09/10/2011, 16:57
Olá! Comprei recentemente uma Pajero Full 2001. Estava na garagem fazendo alguns retoques na pintura. Hoje peguei ela pra rodar pra valer. Engatei a 4x4 normal rodei um pouco, ok. Depois engatei com o bloqueio de diferencial, ok andei alguns metros e engatei a reduzida, aparentemente ok. Quando fui reduzir para 4x2 a luz do Lock ficou piscando. Parei, desliguei e quando liguei novamente parou de piscar. Acionei a 4x4 normal e peguei a estrada. Rodei uns 6 km a 120km/h e começou um barulho do lado esquerdo!
Fui olhar e a roda estava super quente! Ela faz um barulho estranho quando em movimento, como se estivesse pegando em algo, como se fosse algo encavalado, tipo um rolamento travando, raspando. Levantei ela no macaco e pude constatar que está bem duro de girar a roda diferente da do lado direito que está ok.
A tração engata e desengata normalmente. Não é pinça do freio. Parece ser algo dentro do diferencial que está enroscado.
O que pode ser?
kleberbianchi
13/10/2011, 10:15
Alguém sabe me dizer se pre trocar o rolamento dianteiro da Pajero GLS 2001 precisa trocar com o CUBO??????
Só vejo pra vender o cubo inteiro e não estou conseguindo descobrir se existe a opção de trocar apenas o rolamento.
Se alguém puder me ajudar...
kleberbianchi
13/10/2011, 10:34
O engenheiro que projetou isso é um FDP! Tem que trocar tudo mesmo... :(
amigo qdo resolver caso compre o cubo completo vala o valor ok.
Boa noite a todos, tbm estou com um problema parecido na minha vtr pajerinho 1997 v6 3.0, ao engatar o 4x4 escuto uns estalos bem feios nas rodas dianteiras, bem parecido com barulho de homocinética, porém somente com o 4x4 engatado, na reta ou em curvas, sem distinção, por favor, alguem sabe o que pode ser isso? O engate e desengate da roda livre é por vácuo? Poderia ser mangueira furada ?} As engrenagens da tração estão ferradas ? Muito obrigado a todos.
WelingtonD
26/05/2012, 00:33
Octávio,
Se me permite, to apreensivo e precisava de uma opinião. Minha Pajero Sport SE 2002 não está engatando a tração. Mecho na alavanca, mas ela está rígida, e não forço p/ não causar nenhum mal maior... Às vezes, mormente pela manhã (frio), ouço um ruído na roda (parece ferro c/ ferro) e toco na alavanca, e o ruído para... Tá muito esquisito!
Já vi algo desse tipo (?)
Grato pela atenção.
Welington.
Nando Pires
25/06/2012, 19:19
por favor, qual o endereço do mecanico?
Caramba, adferrei, só hoje, dois anos e pouco depois da sua pergunta é que a vi...
Desculpa! Ainda quer o endereço do mecânico?
Nem sei se você ainda participa deste fórum, pois esta mensagem de dois anos atrás foi sua segunda e última...
MARCOSBCARVALHO
26/12/2012, 13:33
Galera
A minha esta com a luz de indicação do 4x2 apagadas das duas rodas e o D de drive também não acende. Alguém tem um catalogo de peça para saber onde ficam os sensores? Vou chegar em casa hoje e desmontar o painel para ver se o led esta queimado, se não tiver é o sensor por que a parte mecanica esta OK!!!
Valeu turma, vamos conversando!!!!
aBlitzkow
12/03/2014, 22:15
Desculpem ressucitar, mas estou com alguns probleminhas, incluindo a luz do bloqueio central, e gostaria de perguntar a você ALEFULL, onde poderia levar aqui em Prudente para ver minha Pajero? p.s não consigo ver nem mandar em pvt!!
Abração
aBlitzkow
12/03/2014, 22:21
Desculpem ressucitar, mas estou com alguns probleminhas, incluindo a luz do bloqueio central, e gostaria de perguntar a você ALEFULL, onde poderia levar aqui em Prudente para ver minha Pajero? p.s não consigo ver nem mandar em pvt!!
Abração
Marcolin
16/04/2014, 15:02
[]s
aminha tmb apagou, mas esta tudo bem acho que o tal do osmarcontato hehe segundo o alefull hehe
Marcolin
16/04/2014, 15:13
Cara essa é mole, não tem mistério é só soltar o acabamento superior do painel, em seguida o painel (velocímetro) e pronto. As lampadas ficam por tras, e são de encaiche.
valeu meu velho, vou tentar tmb ...hehe o computador de bordo da minha eu mesmo troquei moleza hehe!!
Milton Ramos
18/06/2014, 13:36
Buenas caro amigo ! Tenho uma pajero 3.0 v6 12v 99, esta com o mesmo problema da sua podes me informar qual era o defeito e como resolveu ?
Estive procurando por respostas ao seu questionamento e não encontrei nada.
Grato pela atenção Milton.
alex klocke
22/02/2016, 10:44
Alguém poderia me ajudar o Chicote do câmbio automático soltou só que eu precisava saber a sequência das cores no Chico te as cores são vermelho. Branco Verde marrom laranja Preto amarelo vermelho e azul desde já agradeço a atenção meu e mail e Alexklockebraga@gmail.com
marcos alves da silva
04/03/2017, 00:39
ola boa noite tou com o mesmo a luis no painel indicadora do bloqueio central fica piscando e o carro esta bloqueado a alavanca de mudanças de traçao nao funciona minha pajero full 2004 automatica
Tio Eddie
04/03/2017, 13:32
Talvez Ajude a pensar
Auto2004
09/05/2018, 16:47
Galera estou com uma Pajero Full GLS 2012.
Quando ando a 100 Km a bendita luz do 4x4 acende, ja foi passado aparelho e não mostra nada conferi se as solenoides estava funcionando esta ok.
Alguem pegou um pepino desse? Preciso de ajuda.
Att
Auto 2004