Ver Versão Completa : Trepidação na Frontier
Ola pessoal, blz?
Será que vcs me dão uma luz!!!
Tenho uma Frontier 2004 4x4 com 130.000km. Ha cerca de uns 3 meses começou a fazer um barulho de lata quando ligava. Levei o carro a um eletricista e o mesmo disse que era a bateria. Troquei a que estava por uma de 90 amperes e o problema não voltou mais.
Ha cerca de um mes, comecou a fazer um barulho no momento da aceleração. Levei em um mecanico de confiança que constatou que o calço da caixa de marcha estava quebrado. Foi trocado por um original Nissan e a trapidação diminuiu cerca de 80%. Porem, em 1ª, 2ª e 3ª marchas ainda trepidava um pouco. Resolvi verificar as cruzetas e duas estavam com folga. Foram trocadas juntamente com o rolamento do cardan(por um paralelo). E a trepidação continuava. Então aqui no forum me orientaram a trocar o rolamento do cardan da frontier pelo da toyota banbeirante. Assim o fiz e para minha supresa a trepidação que já incomodava passou a ser insuportavel, e agora em qualquer marcha e principalmente acima dos 100Km/h.
Mesmo quando se embala o carro e em seguida coloca-se no ponto morto, a trepidação continua. Cheguei a retirar o cardan da tração reduzida e testar o carro sem ela, e nada mudou.
Não houve perda de força do motor, nem barulho para mudança de marcha.
Só obervo que cada vez que troco alguma peça da transmissão, troco tambem o tipo da trepidação/barulho que ela faz. Já não sei mais o que fazer.
Coloco as fotos da adaptação pra se ter uma ideia do que foi feito.
Pergunto:
- Existe alguma regulagem especial na caixa ou na transmissão apos a troca de peças?
- Mesmo eu usando o carro somente como carro de passeio, a transmissão poderia empenar?
- O PROBLEMA PODERIA SER NO VOLANTE DO MOTOR?
QUEM TIVER ALGUMA ORIENTAÇÃO, PALPITE, DICA, ETC ESTOU ACEITANDO.
Agradeço mesmo quem puder me ajudar.
Abç a todos, Lessa:cry:
Marcelo-HPE
12/04/2010, 22:50
Pode ser o calço da caixa de transferência , é melhor vc colocar as cruzetas originais assim como rolamento e então se perssistir , manda verificar o balanceamento do cardan . se a montagem do cardan for de forma forçada , tb dá trepidação no conjunto .
Caro Marcelo-HPE, onde mando fazer o balanceamento do cardan?
Marcelo-HPE
13/04/2010, 12:24
Vc pode procurar uma loja especializada em recuperação de cardans geralmente essas lojas trabalham mais com caminhões , numa boa oficina de retífica de motores eles te dão alguma informação tb .
Vc pode tb checar se o seu cardan não está empenado, para isso é preciso leva-lo num bom torneiro mecânico , que ele vai colocar o cardan no torno e verifcar se há empenamento .
Mas acredido que o seu caso seja mais problemas de cruzetas
sergiopincelli
13/04/2010, 16:37
Lessa, antes de trocar as cruzetas, compare a usada da frontier pela cruzeta da D20 que é exatamente igual e coloque da marca SPICER, é de 1a linha e custa 1/3 da original frontier, agora o rolamento central só original e custa + de R$ 500,00.
Flavio Junges Pereira
13/04/2010, 19:55
Camarada Lessa:
Achei ontem num outro topico, esta sua solicitação para resolver este problema, deixei algumas considerações, não sei se voce leu. Mas com certeza o caminho é este mesmo. Cardã torto, cruzetas paralelas, e o problema aparece. Numa cruzeta apenas 1mm, menor que a caixa de encaixe, pode ocasionar a destruiçao do veiculo; começa trepidando, acaba quebrando, e se estiver em boa velocidade faz um efeito hélice contra o solo-carro e a destruição por vezes é grande. Esperimente retirar o cardã traseiro, rode com ela e veja, puxando só na dianteira, se o problema permanece, se desaparecer você está com porblema resolvido. Compre um cardã nas casas de auto-peças usadas, se tiver de recondicionar, caso ele esteja torto. Se for só balanceamento ai é bem mais fácil. Um abraço. Boa sorte.
Ola essoal, que batalha pra acertar a caranga.
Comprei cruzetas da marca NAKATA, modelo da F350 com bico graxeiro e custou R$ 32,00 cada. Medidas: copo: 27mm comprimento: 81,7mm.
O carro estava com as cruzetas novas e o rolamento da toyota bandeirante. Trepidava igual britadeira.
Quanto aos testes e alteraçoes que fiz:
1- observei que o cardan estava desalinhado. Alinhei e os sintomas quase não mudaram.
2- desconectei a tração trazeira e andei com o carro com a 4x4 puxando apenas pela dianteira. EIS QUE O BARULHO REDUZIU 95%, permanecendo apenas aquele ronco caracteristico de quando a tração está ligada.
3- desmontei o resto da transmissão trazeira e levei a um torneiro que disse que a porçao antes do rolamento estava normal, porem o cardam maior estava com um empeno mínimo. O torneiro ( que estava recuperando váaaaaarios cardans naquela hora) disse que para aquele problema bastava colocar cerca de 1 litro de oleo de caixa 90 dentro do cardan que resolveria. Ele fez um pequeno furo no eixo e injetou o oleo. Em seguida soldou o buraco e ao colocar novamente no torno REALMENTE o empeno desapareceu.
4- montei novamente o cardan com o rolamemto da toyota bandeirantes e o barulho estava como antes - INSUPORTÁVEL!
5- Levei o rolamento do cardan original que eu tinha retirado em um amigo que recupera peças automotivas de carros antigos e pedi para ele verificar se tinha algum defeito. Ele fez alguns testes de elasticidade da borracha e no rolamento e disse que não havia qualquer problena com o rol. do cardan original.
6- Montei novamente a transmissão, agora retirando o rol da toyota e recolocando o rolamento original.
###@@@%%% O BARULHO REDUZIL 99%. ###%%%$$$@@@
Permanece uma trepidação em 4á e um pouco em 5á marchas qdo forço o motor na aceleração, sumindo imediatamente quando se pisa na embreagem.
O restante,desapareceu tudo.
Acho que essa sobra de barrulho, agora sim, pode ser do volante do motor. Mas não vou mecher agora não.
Vou levar na semana que vem na CardanRio para recuperar ou fazer um novo cardan. A parada do oleo diminuiu a trapidaçao e o barulho, mas quero tirar a pulga da orelha se isso não vai me trazer um grande prejuizo depois.
Essa sua dica do alinhamento do cardan foi muito boa. Quando falei com o mecanico ele ficou meio desconfiado, mas como o cara é muito meu amigo ele acabou fazendo o que vc falou. E acabou aprendendo com o cliente. O melhor de tudo: a mão de obra foi de graça. Ele não quiz cobrar nem a pau.
Um abraço e mais uma vez, obrigado pela ajuda.
produto
Cruzeta - 5-153xs (27x81,7) - Máquinas/ Agrícolas e Veículos
Descrição
Cruzeta com engraxadeira aplicada no
- Ford F100 / F1000 / F350 / Jeep / Maverick,
- GM D10/C10,
- Volkswagen Kombi / Dodge,
- Volvo = cardan do ventilador do B58/B10,
- Dynapac Compactador CF / CH / CHF 47,
- Engesa,
- Fiat Allis,
- Hyster Rolo compressor C79/210-B Guind. D11/K-110-A,
- JI Case Pá Carregadeira Retro-esc. 580H,
- Muller - Wabco Trator agr. TM-25/ TM-28/TM-31
Trator Lâmina TI - 36,
- VME - Clark guindaste.
Medidas: A= 27mm, B= 81.7mm, trava externa.
Produtos Similares
Marca
Número
Spicer
5-153xs
LNG
801009
Mecpar
CR1001
Stahl
CZ225
Nakata
NUJ153
voltar (http://www.prudencardans.com.br/produtoCarregar.do?id=12)
produto
Cruzeta - 5-625X
Descrição
27 x 81,7 (trava externa), Frontier, Cheroquee, igual cruzeta 5-153x mas sem engraçadeira.
Medidas: A= 27mm, B= 81.7mm.
Produtos Similares
Marca
Número
Spicer
5-625X
Autowerk
CZ293
marcio kalue
20/02/2011, 22:59
ola pessoal.
tenho uma frontie e tive o mesmo problema.
descobri que era a transmição que pegava no rolamento, troquei e continuou.na arrancada principalmente.
descbri que era o feiche de mola que estava cançado e quando arrancava de 1ª e 2ª a transmição era empurrada para a frente e encostava no rolamento.
marcio kalue
20/02/2011, 23:04
:cool:
ola pessoal.
tenho uma frontie e tive o mesmo problema.
descobri que era a transmição que pegava no rolamento, troquei e continuou.na arrancada principalmente.
descbri que era o feiche de mola que estava cançado e quando arrancava de 1ª e 2ª a transmição era empurrada para a frente e encostava no rolamento.e tambem quando pasava em um buraco parecia desingatar a transmição era apenas junta de tração 4x4 dianteira
EUMEMUUAI
16/03/2011, 16:03
Ola pessoal, blz?
Será que vcs me dão uma luz!!!
Tenho uma Frontier 2004 4x4 com 130.000km. Ha cerca de uns 3 meses começou a fazer um barulho de lata quando ligava. Levei o carro a um eletricista e o mesmo disse que era a bateria. Troquei a que estava por uma de 90 amperes e o problema não voltou mais.
Ha cerca de um mes, comecou a fazer um barulho no momento da aceleração. Levei em um mecanico de confiança que constatou que o calço da caixa de marcha estava quebrado. Foi trocado por um original Nissan e a trapidação diminuiu cerca de 80%. Porem, em 1ª, 2ª e 3ª marchas ainda trepidava um pouco. Resolvi verificar as cruzetas e duas estavam com folga. Foram trocadas juntamente com o rolamento do cardan(por um paralelo). E a trepidação continuava. Então aqui no forum me orientaram a trocar o rolamento do cardan da frontier pelo da toyota banbeirante. Assim o fiz e para minha supresa a trepidação que já incomodava passou a ser insuportavel, e agora em qualquer marcha e principalmente acima dos 100Km/h.
Mesmo quando se embala o carro e em seguida coloca-se no ponto morto, a trepidação continua. Cheguei a retirar o cardan da tração reduzida e testar o carro sem ela, e nada mudou.
Não houve perda de força do motor, nem barulho para mudança de marcha.
Só obervo que cada vez que troco alguma peça da transmissão, troco tambem o tipo da trepidação/barulho que ela faz. Já não sei mais o que fazer.
Coloco as fotos da adaptação pra se ter uma ideia do que foi feito.
Pergunto:
- Existe alguma regulagem especial na caixa ou na transmissão apos a troca de peças?
- Mesmo eu usando o carro somente como carro de passeio, a transmissão poderia empenar?
- O PROBLEMA PODERIA SER NO VOLANTE DO MOTOR?
QUEM TIVER ALGUMA ORIENTAÇÃO, PALPITE, DICA, ETC ESTOU ACEITANDO.
Agradeço mesmo quem puder me ajudar.
Abç a todos, Lessa:cry:
Caro amigos!
Sou novo no forum, e estou com o problema (que parece bem comum) no rolamento do cardan da Frontier 2005/06 4x4.
Desde que quebrou o rolamento original, já troquei 4 rolamentos (paralelos) que não aguentaram. Visto ao absurdo do custo do rolamento original(R$1.600,00), pesquisei soluções das mais variadas. Dentre elas, até recomendaram fazer um cardan único, eliminando o rolamento intermediário.
Como não descobri nenhuma solução que se mostre garantida, queria levantar a hipótese que nos unirmos e buscar uma solução junto a Nissan, formalizando uma reclamação de todos os conhecidos que relatam o mesmo problema, tentando sensibilizar (sensibilizar uma montadora parece piada né?) a Nissan para socorrer os muitos admiradores da Frontier frustrados com o preço da peça original e falta de substituto de qualidade no mercado paralelo, como outras peças de fabricação nacional (MWM por exemplo).
Grato a todos!
vieira912
17/03/2011, 04:21
Amigo me desculpe ,mais se você já quebrou 4 rolamentos paralelos pode mandar tirar o cardã e mandar balancear, pois o mesmo rolamento Original de R$ 1.600,00 reais é o Mesmo da Marca Perfect Circle e SKF ambos paguei R$ 97,00 reais na castrilon auto peças e só troquei uma vez pois o original estava roncando. se a sua camionete já detonou 4 rolamento pode mandar balancear o cardã, mais nunca faça o que os Mexanicos falam por ai de colocar um cardã só pois fazendo isto você automaticamente estará afetando o centro gravitacional do carro e fazendo a camionete vibrar ainda mais sem contar de estar destruindo a rabeta do cambio Parte da Saida do Cambio. até mais e Sucesso
vieira912
17/03/2011, 04:23
Se não me engano, o LESSA já resolveu o problema:concordo: e realmente era o cardã que estava desbalanceado,:parede: ele mandou balancear e está 100%:concordo: desde então mais ele não postou a solução aqui e sim no topico "FRONTIER 2.8 MWM"
Wilson Haddad
05/05/2011, 19:45
a referencia das cruzetas, seria a do cardã traseiro ? meu mecanico falou q preciso trocar tb a cruzeta central alguem sabe qual daria certo??
vieira912
05/05/2011, 23:43
Olá Wilson as cruzetas da Frontier são padrão são todas Iguais da saida do cambio, meio do cardã e a cruzeta do diferencial são as mesmas, até mais:karate:
clodoaldo bernardes
20/07/2012, 09:45
Pessoal
Tenho uma frontier 4x4 2004 e ela estava trepidando quando eu usava o freio, mas não era aquela trepidação do pedal quando ativa o ABS, era muito mais forte, e também trepidava quando eu acelerava e soltava o acelador.
Então fui na concessionária da Nissan, o técnico me disse que provavelmente era o cardan e teria que trocar toda a transmissão, com certeza iria pagar muito caro pelo serviço.
Fui em uma oficina com experiência em caminhonete frontier, por meio de uma indicação muito segura, então o mecânico trocou a 3 cruzetas do cardan e mais o rolamento do cardan.
Para minho surpresa, o problema foi resolvido, a caminhonete esta show de bola, todas as trepidações dela sumiram.
O custo do serviço R$ 300,00 de peça e mais R$ 120,00 de mão de obra
Pablo RR
20/07/2012, 11:44
O mecanico da concessionária afirmou que precisaria trocar todo o cardan pois a nissan não vende peças separadas. Um cardan completo até ano passado tava saindo por 1.800 lá.
- Porém para nossas camionetes já há no mercado paralelo grande variedade de peças.
Adriano frontier strike
06/03/2013, 20:28
Concordo plenamente com que o colega Vieira falou. Nessa situação é muito provável o carda não nao esta balanceado, e essa de eliminar o rolamento central é furada, segundo meu mecanico, uma das principais funções de tal peça é a flexibilidade entre o diferencial e a caixa de marcha.
Amigos, boa noite. Li seu os posts mas não compreendi bem quais cruzetas de outros veículos podem substitui a da frontier.
Eu estou com a tal vibração entre 80 e 100 km e gostaria de saber quais cruzetas são compatíveis.
O que sei até o momento é que as 3 cruzetas são iguais e intercambiáveis e que o rolamento original pode ser conseguido em casas especializadas com a referencia " perfect cicle" da SKF
A minha caminhonete é uma XE 2009/2010 Diesel 4x4.
Obrigado pela ajuda.
animalam
08/11/2016, 17:51
Colegas,
Com o rolamento de centro de uma frontier 2006 (cab. dupla, eletronic), nos últimos dias, passamos por uma sina que deu muita r***a aqui em Manaus.
A borracha externa ao rolamento de centro do cardan estava danificada. Muito prudente, compramos uma nova (R$ 130,00 em 11/2016) e instalamos no lugar da original.
Antes, veículo funcionava e andava normal, e as cruzetas não apresentam sinal nenhum de folga.
Após a instalação do novo rolamento, o veículo começou a vibrar (vibração, tremer) entre 10 e 30km/h.
Vibração insuportável, parecia que ia até quebrar a rabeta da caixa de marchas.
Após 25 - 30km/h a vibração parava.
Após muito pesquisar, encontramos um caso exatamente análogo com uma hilux, aqui postado no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110686-hilux-srv-2006-automatica-vibrando-ao-arrancar-ate-os-30km-h.html
Trechos do caso análogo:
"Essa camionete está vibrando ao arrancada parado, até os 25/30 km/h...."
"Uns dizem que é regulagem do rolamento de cardan, mas como ele só anda para frente e pra trás (e é pouco), não posso acreditar que seja."
"Acima de 30km/h não vibra de forma nenhuma!"
"VIBRAÇÃO AO ARRANCAR PARADO, e acontece dos 10 aos 30km/h.... como se o cardan ficasse batendo...."
"Não tem barulho, só vibração.... e se for em subida a coisa piora... passou dos 30km/h, tudo certo."
No meu caso, vibrava ao arrancar, piorando muito em subidas. Em descida, quando o carro começava o movimento sozinho, não vibrava. Apartir de 30km/h a vibração parava.
Parecia até embreagem ou que a caixa e/ou motor estavam com os coxins danificados. Mas os coxins estão ótimos. E antes da troca não vibrava, certeza absoluta.
O que eu fiz:
1. deixamos frouxo os parafusos de fixação do suporte do rolamento de centro, afim de dar uma margem de movimento maior ao cardan.
Não resolveu nada.
2. mudamos a posição da cruzeta do meio (girei 180 graus), a cruzeta que liga o cardan trazeiro ao mini-cardan, afim de "alinhar" o cardan trazeiro com o dianteiro.
Não resolveu.
3. rasgamos a borracha do suporte do rolamento, para soltar o rolamento, como estava o antigo.
Não resolveu.
4. Tiramos o suporte do rolamento de centro, para o cardan girar livre.
Piorou muito, não conseguimos nem andar 20m assim. O cardan até bate no assoalho da cabine.
5. Tiramos o mini-cardan e mudamos uns 2 dentes de posição da luva (aquela presa por uma porca 24mm, próximo a estria e onde fica o rolamento)
Após 3 montagens e teste, cada montagem numa posição diferente, achamos uma que não vibrou.
Fica o registro e dica:
Ao instalar novo rolamento de centro, marque exatamente onde fica a posição do cardan grande, do mini cardan e a posição exata da luva intermediária.
Eu tive sorte pois marcamos o cardan trazeiro e o dianteiro, ficando sem marca apenas a luva intermediária (que foi justamente o que deu problema).
Ao sacar a luva, muito cuidado. Não marrete nada, aquelas peças são muito sensíveis de empenamento.
No meu caso, aparentemente resolvemos o problema. Já andamos alguns quilômetros sem vibração. Mas poderia ser pior. Já estávamos nos preparando para comprar outro cardan ou confeccionar um novo inteiriço (sem luvas e/ou rolamentos).
Agradeço
Fiquem com Deus
Jeffersonmarcondes
16/03/2017, 19:07
Colegas,
Com o rolamento de centro de uma frontier 2006 (cab. dupla, eletronic), nos últimos dias, passamos por uma sina que deu muita r***a aqui em Manaus.
A borracha externa ao rolamento de centro do cardan estava danificada. Muito prudente, compramos uma nova (R$ 130,00 em 11/2016) e instalamos no lugar da original.
Antes, veículo funcionava e andava normal, e as cruzetas não apresentam sinal nenhum de folga.
Após a instalação do novo rolamento, o veículo começou a vibrar (vibração, tremer) entre 10 e 30km/h.
Vibração insuportável, parecia que ia até quebrar a rabeta da caixa de marchas.
Após 25 - 30km/h a vibração parava.
Após muito pesquisar, encontramos um caso exatamente análogo com uma hilux, aqui postado no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110686-hilux-srv-2006-automatica-vibrando-ao-arrancar-ate-os-30km-h.html
Trechos do caso análogo:
"Essa camionete está vibrando ao arrancada parado, até os 25/30 km/h...."
"Uns dizem que é regulagem do rolamento de cardan, mas como ele só anda para frente e pra trás (e é pouco), não posso acreditar que seja."
"Acima de 30km/h não vibra de forma nenhuma!"
"VIBRAÇÃO AO ARRANCAR PARADO, e acontece dos 10 aos 30km/h.... como se o cardan ficasse batendo...."
"Não tem barulho, só vibração.... e se for em subida a coisa piora... passou dos 30km/h, tudo certo."
No meu caso, vibrava ao arrancar, piorando muito em subidas. Em descida, quando o carro começava o movimento sozinho, não vibrava. Apartir de 30km/h a vibração parava.
Parecia até embreagem ou que a caixa e/ou motor estavam com os coxins danificados. Mas os coxins estão ótimos. E antes da troca não vibrava, certeza absoluta.
O que eu fiz:
1. deixamos frouxo os parafusos de fixação do suporte do rolamento de centro, afim de dar uma margem de movimento maior ao cardan.
Não resolveu nada.
2. mudamos a posição da cruzeta do meio (girei 180 graus), a cruzeta que liga o cardan trazeiro ao mini-cardan, afim de "alinhar" o cardan trazeiro com o dianteiro.
Não resolveu.
3. rasgamos a borracha do suporte do rolamento, para soltar o rolamento, como estava o antigo.
Não resolveu.
4. Tiramos o suporte do rolamento de centro, para o cardan girar livre.
Piorou muito, não conseguimos nem andar 20m assim. O cardan até bate no assoalho da cabine.
5. Tiramos o mini-cardan e mudamos uns 2 dentes de posição da luva (aquela presa por uma porca 24mm, próximo a estria e onde fica o rolamento)
Após 3 montagens e teste, cada montagem numa posição diferente, achamos uma que não vibrou.
Fica o registro e dica:
Ao instalar novo rolamento de centro, marque exatamente onde fica a posição do cardan grande, do mini cardan e a posição exata da luva intermediária.
Eu tive sorte pois marcamos o cardan trazeiro e o dianteiro, ficando sem marca apenas a luva intermediária (que foi justamente o que deu problema).
Ao sacar a luva, muito cuidado. Não marrete nada, aquelas peças são muito sensíveis de empenamento.
No meu caso, aparentemente resolvemos o problema. Já andamos alguns quilômetros sem vibração. Mas poderia ser pior. Já estávamos nos preparando para comprar outro cardan ou confeccionar um novo inteiriço (sem luvas e/ou rolamentos).
Agradeço
Fiquem com Deus
Esse foi o Comentário que me salvou!!
Pois bem, logo depois de trocar o rolamento da borracha do cardã percebi uma trepidação mais forte principalmente entre 1 e 2 marchas e entre 10 e 40 km/h e trepidação muito severa em subidas, mas em alta velocidade , nenhuma trepidação. Segundo o mecânico que fez a troca da borracha do cardã, o problema estava relacionado ao fato de que com tal troca o conjunto ficou justo e a trepidação estava sendo transmitida para o interior do veículo e ele diagnostoucou que o problema estava relacionado ao volante bi-massa e a embreagem.
depois de ler esse tópico resolvi consultar outro mecânico que observou o alinhamento das cruzetas e percebeu que a cruzeta antes da borracha, que vai em direção ao diferencial traseiro, estava colocada em posição invertida. Daí ele desmontou essa peça, virou o cardã e o carro ficou uma maravilha!! 100% resolvido, mas fui eu que levei a solução, explicando todos os detalhes ao mecânico depois de ler esse tópico descrito pelo colega animalan, que me poupou 3 mil reais.
A minha viatura é uma Frontier 2.8 4x4 2006/06.
Silvio Copetti
29/01/2019, 19:35
Minha Frontier coloquei pneu novos balanceada e alinhada apartir de 80km/h começa a vibrar a direção ela é 4x2 !!!! Alguém pode me ajudar ??
Fnardoni
27/03/2020, 07:34
Perfeita definição do problema, passei pela mesma coisa, igual. A única diferença é que o rolamento que eu troquei estourou, e o segundo que coloquei não tirou a vibração..
se eu tivesse lido esse tópico a tempo teria sugerido marcar a posição do cardan... eu se tivesse lido até ontem teria pedido pra tentar regular isso.
Infelizmente não deu tempo e fui convencido por um mecânico a fazer o cardan interiço.
Gostaria de pedir opiniões a respeito do cardan interiço.