PDA

Ver Versão Completa : Dicas de navegação e pilotagem



GTeubl
12/04/2010, 17:45
Olá Amigos,

Sou novo no forum e também sou novo em Rally de regularidades.

Participei da última prova de 2009 do MMS e agora participei da primeira temporada de 2010. Ambas na categoria Turismo Light (fiquei em 64 na primeira prova que participei e em 48 na segunda)

Na prova de 10/04/2010 em São Pedro perdemos 7552 pontos.

O primeiro colocado perdeu 1011 pontos :shock:

Para quem não sabe, a categoria Turismo Light da MMS não pode usar qualquer tipo de totem, dai eu me pergunto:

Como é possível alguém, apenas com o odometro original de fábrica, que fica na frente do piloto, com precisão de 100 metros fazer 1011 pontos ?

Gostaria então de ouvir dos mais experientes, quais são as técnicas utilizadas de navegação e pilotagem.

Bem, adotamos o seguinte:

Como o meu navegador não tem odômetro, eu ficava praticamente narrando a cada 100 metros a nossa posição. :parede: :-?:putz:

O meu navegador me dava o caminho com certa antecedencia e me dizia a média.

Quando ele falava para eu andar a 27km/h por hora ou 37km/h eu dava risada pois meu velocimentro só marca números redondos kkkkk

Assim, se ele falava 27 km/h, descobri que se colocasse o carro a 35 hm/h eu chegava na referência bem próximo do tempo, considerando as paradas para curva, erosões, atoleiros, subidas...

Mas é isto, como os experts fazem ? Como é a "intererassão" piloto/navegador ??

Como Vocês fariam se tivesse participando da categoria light onde não é possível usar totem.

Um abraço,

Guilherme Teubl

Rodrigo Borges
12/04/2010, 18:42
Olá Amigos,

Sou novo no forum e também sou novo em Rally de regularidades.

Participei da última prova de 2009 do MMS e agora participei da primeira temporada de 2010. Ambas na categoria Turismo Light (fiquei em 64 na primeira prova que participei e em 48 na segunda)

Na prova de 10/04/2010 em São Pedro perdemos 7552 pontos.

O primeiro colocado perdeu 1011 pontos :shock:

Para quem não sabe, a categoria Turismo Light da MMS não pode usar qualquer tipo de totem, dai eu me pergunto:

Como é possível alguém, apenas com o odometro original de fábrica, que fica na frente do piloto, com precisão de 100 metros fazer 1011 pontos ?

Gostaria então de ouvir dos mais experientes, quais são as técnicas utilizadas de navegação e pilotagem.

Bem, adotamos o seguinte:

Como o meu navegador não tem odômetro, eu ficava praticamente narrando a cada 100 metros a nossa posição. :parede: :-?:putz:

O meu navegador me dava o caminho com certa antecedencia e me dizia a média.

Quando ele falava para eu andar a 27km/h por hora ou 37km/h eu dava risada pois meu velocimentro só marca números redondos kkkkk

Assim, se ele falava 27 km/h, descobri que se colocasse o carro a 35 hm/h eu chegava na referência bem próximo do tempo, considerando as paradas para curva, erosões, atoleiros, subidas...

Mas é isto, como os experts fazem ? Como é a "intererassão" piloto/navegador ??

Como Vocês fariam se tivesse participando da categoria light onde não é possível usar totem.

Um abraço,

Guilherme Teubl

Guilherme,

Eu me fazia esta mesma pergunta, mas depois descobri que o pessoal usa o Palm com o programa de navegação NAV4Palm, que facilita muito a navegação. Fiz a primeira etapa da Copa Troller e sem palm consegui o oitavo lugar, mas com muito mais pontos que os sete primeiros. No MMS de São Pedro, usei o Palm pela primeira vez, muito mais fácil, porém tive um problema no trip e não deu pra conseguir muita coisa! Enfim compra um Palm e o programa, sua performance vai melhorar 50%.

Abraço.

GTeubl
13/04/2010, 08:04
Guilherme,

Eu me fazia esta mesma pergunta, mas depois descobri que o pessoal usa o Palm com o programa de navegação NAV4Palm, que facilita muito a navegação. Fiz a primeira etapa da Copa Troller e sem palm consegui o oitavo lugar, mas com muito mais pontos que os sete primeiros. No MMS de São Pedro, usei o Palm pela primeira vez, muito mais fácil, porém tive um problema no trip e não deu pra conseguir muita coisa! Enfim compra um Palm e o programa, sua performance vai melhorar 50%.

Abraço.

Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.:dance:

Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....

lealrenato
13/04/2010, 08:29
Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.:dance:

Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....

guilherme

turismo light :discordo::discordo::discordo: é permitido o uso de trip totem.

apenas de gps, cronometro e palm

GTeubl
13/04/2010, 13:42
guilherme

turismo light :discordo::discordo::discordo: é permitido o uso de trip totem.

apenas de gps, cronometro e palm

Pois é, fica aí um dilema:

Participar da turismo light sem o totem ou participar da turismo com o totem.

O meu grau de experiência é para Turismo Light, mas a impressão que dá, devido à falta de precisão dos instrumentos, é que a turimos light depende muito mais do fator "sorte" do que a turismo.

Na turismo ao menos Você sabe que está indo mal e que precisa melhorar, na turismo light, sem o palm, eu achava que estava "zerando" os PCs e não estava....

lealrenato
13/04/2010, 14:19
Pois é, fica aí um dilema:

Participar da turismo light sem o totem ou participar da turismo com o totem.

O meu grau de experiência é para Turismo Light, mas a impressão que dá, devido à falta de precisão dos instrumentos, é que a turimos light depende muito mais do fator "sorte" do que a turismo.

Na turismo ao menos Você sabe que está indo mal e que precisa melhorar, na turismo light, sem o palm, eu achava que estava "zerando" os PCs e não estava....

guilherme

Na turismo light vc usa muito o cronometro, gps pra ser usado como velocimetro ao lado do palm, em cima do painel.
alem do fato de ser uma prova menor.

eu, renato, acho que para fazer um investimento em deslocamento, combustivel, hotel, e todas as despesas inerentes a uma prova, o melhor investimento é a turismo.

mas, se vc so vai participar de vez em quando, apenas pra desopilar o figado, fique na light.

Rodrigo Borges
13/04/2010, 18:01
Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.:dance:

Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....

Guilherme,

O esquema do Palm, é uma navegação comparada, você tem que posicionar o Palm o mais próximo possível do seu odômetro e andar comparando, "tentar seguir o odômetro do Palm", parece difícil mas não é!!

O Trip Totem facilita bastante, pois existe uma aferição a se fazer, mas com o odômetro do carro também dá, no programa do Palm tem uma configuração que você ajusta para odômetro original do carro que é menos preciso.

Quanto ao carro automático, não seria o mais indicado para rallys, a não ser que tenha Tiptronic!! Mas tem gente que faz!!

A diferença entre a Light e a Turismo, é poder usar o trip na Turismo, e a Turismo é mais divertida, mais atoleiros erosões, rios e um pouco mais de dificuldade! Mas com o Palm e o Nav4Palm fica mais fácil em qualquer categoria!

Abraço.

emilioleonardo
21/05/2010, 03:30
Aproveitando o tópico,

Qual GPS é mais indicado. Que marca, que tipo?

Estava vendo GPS pela net, são tantos modelos que nem sei qual seria melhor.

Rbastos
21/05/2010, 06:54
Na minha opinião acho que os GPS da Garmin são os melhores, tem que ser um q vc consiga zerar o odometro dele de uma forma mais facil. Ano passado fiz 02 etapas do MMS, na de Itaipava corri com um Garmin Nuvi 250W e na de Campinas com um Nuvi 765T, fizemos um 3º e um 68º respectivamente. Acredito que o GPS para ser usado em provas da Light tem que ter o minimo de recursos possíveis, pois ele processa as informações mais rapido, na realidade o GPS não deixa de ser um PC e quanto mais funcionalidade mais lento ele tende a ficar. Uma outra sugestão é pegar a medida do trecho de aferição e dividir pela medida encontrada no seu odometro original, acha o coeficiente e faz os calculos pela medida fornecida na planilha. Sou piloto se falei alguma besteira por favor me corrijam.

Doc Boss
25/06/2010, 18:13
Na minha pouca experiência nos dois recentes MMS de Salvador - Turismo Light - com uma picape AT - fiz o de 2009 com um um GPS Garmin Nuvi 710 com a tela mostrando o odômetro e o velocimetro. O odômetro evita que eu ("piloto") fique cantando a distância, e pode ser zerado pelo navegador enquanto eu zero o do carro. O velocímetro do GPS é bastante preciso (basta conferir com os radares eletrônicos das nossas avenidas) e ajuda bastante. Mas o mais importante mesmo é conferir as referências da planilha com o cronômetro (de preferência mais de um, por segurança).
Minhas classificações não foram tão ruins, e me diverti um bocado!
31/07 estarei lá novamente!
Até o ano que vem compro um Trip Totem e vou p/ a Turismo

FDeotti
09/08/2010, 18:59
é bom lembrar que não adianta nada gps, palm, trip etc, se vc for para o lado errado... ou seja, equipamento ajuda, mas é fundamental que o navegador esteja ligado na interpretação das tulipas e cante corretamente.

cdmax
17/09/2010, 11:13
é bom lembrar que não adianta nada gps, palm, trip etc, se vc for para o lado errado... ou seja, equipamento ajuda, mas é fundamental que o navegador esteja ligado na interpretação das tulipas e cante corretamente.


Toda razão! Se a dupla não tiver afinidade a brincadeira vira briga e o momento que deveria ser de relaxamento vira stress.

Abraços pessoal!

conradogf
12/10/2010, 18:09
Na minha opinião acho que os GPS da Garmin são os melhores, tem que ser um q vc consiga zerar o odometro dele de uma forma mais facil. Ano passado fiz 02 etapas do MMS, na de Itaipava corri com um Garmin Nuvi 250W e na de Campinas com um Nuvi 765T, fizemos um 3º e um 68º respectivamente. Acredito que o GPS para ser usado em provas da Light tem que ter o minimo de recursos possíveis, pois ele processa as informações mais rapido, na realidade o GPS não deixa de ser um PC e quanto mais funcionalidade mais lento ele tende a ficar. Uma outra sugestão é pegar a medida do trecho de aferição e dividir pela medida encontrada no seu odometro original, acha o coeficiente e faz os calculos pela medida fornecida na planilha. Sou piloto se falei alguma besteira por favor me corrijam.

Também estou iniciando na Turismo Light, aliás iniciando em qualquer tipo de Rally e tentando entender o que vai ser necessário fazer durante a prova. Tenho um GPS Garmin E-Trex Náutico que me permite ter na tela odómetro, media total, media em movimento, velocidade, tempo. Acham que navegando com ele posso ter alguma exatidão na media solicitada? Obrigado.

GPA-Airborne
22/10/2010, 21:41
Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

GTeubl, desviando, do foco do tópico, só por um segundo, tenho uma dica sobre esse comentário.

Em situação semelhante, opte pela configuração de marcha que dê mais giro. O motor "gosta" de trabalhar!

Com mais giro...
- Vc anda em um ponto mais interessante da curva de torque vs potência do seu carro
- a bomba de óleo e de água trabalham mais e melhor
- alternador, bomba hidráulica tbm

:concordo:

Abraço

dkrabbe
24/10/2010, 11:24
Fala meninos

Mesmo se tratando do tópico de programa de navegação para o Palm (dá para ver como o programa nasceu lá e o que foi sendo incorporado ao longo do tempo...), tem algumas informações interessantes....

Abs a todos

DK

ps: texto abaixo originalmente postado .....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27631&page=5

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --

Fala seu Waba, tudo certinho?

(vou complementar a informação do Marcello. Como eu não posso contribuir muito com os releases no software :oops: .....contribuo com que posso em informação......rs)

Eu com a patroa costumávamos participar do Rallye Universitário Fiat (conforme já mencionei no fórum). Nós chegamos até ir (muito) bem lá, mas o jeito de navegar é totalmente diferente do que estamos propondo aqui neste Fórum (o fórum é + adequado ao Palm + trip), a menos que o Marcello faça o arquivo com o W invertido (rs). Aí ficou dez.

Para o Rally, mesmo no light, ví que vc já teve uma melhora em quase 50%. Vc já pode definir quais as suas pretensões futuras e de pódio e se vc pretende estar nele. Quanto mais proximo do 1 lugar, mais esforço é necessário (e é exponencial..). Muito do que vou escrever abaixo é mais do que chover no molhado (e o pessoal vai complementando e dando "os pitacos"), mas é legal fazer um "review" e serve para vc ter uma outra base e aproveitar o que melhor convém ao seu caso. "Fiz um geralzão desde o início":

a) Deve haver muito treino entre piloto e navegador. Não adianta. Tem-se que sentar piloto e navegador e fechar um estilo de comunicação entre ambos, do tipo: com o código tulipa em mãos, o que vc fala quando vê uma rua em frente e deve seguir em frente pela principal? E quando a referência é final do muro? E no início do muro? Etc. Esta comunicação deve ser a mais curta e entendível possível (nada nada do navegador falar: vc vai ver uma rua à direita e uma a esquerda e seguir reto. Tem de ser muito menos que isso, okay?). Pegar as planilhas do Rally passado e ir com ele nestes locais e fazer no mínimo 1 hora de prova é imprescindível (o Jorge acho que tá fazendo por estes dias e eu vou fazer semana que vem) antes de uma nova prova. Das 4 que participei chegamos a treinar sempre 1 antes.

b) A velocidade é sempre cantada primeiro (pois ela define urgentemente a média), em segundo a km e em terceiro o tempo. O que eu gostei do software do Marcello é que ele tem seta acima e para baixo quando o próximo trecho terá média alterada (a nova média aparece do lado inferior esquerdo). Para o caso de não se ter o Palm, a sugestão é cantar a velocidade com uma letra após, ou seja, para o exemplo de 30km/h, teríamos o 30, 30A e 30B. Sem letra, o próximo trecho é igual, "A" sobe e "B" desce (B desce é otimo...) e a nova velocidade, assim que tivesse ficando próximo ao trecho, vc já pediria, evitando qualquer delay. Algo pode ser pensado para distâncias (principalmentes as muito curtas). Na planilha, preencha os espaços vazios com o valor da velocidade. Evita confusão. Se lembre que exatamente o tempo que vc permanece acima deve ser exatamente o tempo que se permanece abaixo em mesmo valor.

c) Faça a curva de calibração do velocímetro do seu carro (navegação sem software...). Não tem jeito. Vc tem de ir em uma distância conhecida e andar com seu carro a 20km/h, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55 e 60 (na época do universitário, a gente fez a com o outro carro em um domingo bem cedo..) anotando sempre o tempo para cálculo futuro. Dái tem-se um comparativo do seguinte exemplo: quando a planilha esta a 20km/h, pelo fator de correção eu tenho de andar à 22km/h. À 60km/h, 59km/h (Incrívelmente era assim na minha Sportage. Começava em 10% de erro e caía para 0,5% a 60km/h. Não sei como ela se comportava acima disso, era muito extranho e totalmente linear.

d) Levante na prática e calcule a curva de aceleração do seu carro. Da minha TR4 é 2,28m/s2 ou seja, quando eu tenho de partir do zero e seguir a 60km/h, eu tenho de sair 3,65s antes do estipulado na planilha (ela leva 7,30s para chegar em 60km/h) ou seja, após 7,30s (+3,65) vc já estará na velocidade correta e na distância correta (a àrea em que se percorreu com a velocidade abaixo + o tempo, complementa o erro inicial e esta tudo certo). O duro são os centésimos antes....tem de ter muita imaginação.

e) Não tem muito jeito. Para navegação sem o software, o tempo do trecho deve ser sempre cantado e o motorista acertar isto olhando para a referência visual (muro, poste, rua etc). Desta maneira, o motorista deve ter um cronômetro visível a ele e o Navegador com o back up deste. Para a indicação da quilometragem, na Mitsubishi eu não sei de fato. À menos que seja nítidamente indicado na planilha, o km de referência refere-se ao primeiro item visualizado na Tulipa, ou seja, quando vc esta na principal e tem-se uma rua à direita, outra a esquerda e vc vai seguir reto, o km de referência da planilha é na entrada da rua à direita para este caso. Vc acerta também o tempo assim.

f) O meu antigo carro (uma Sportage Gasolina 99, um bom carro para o ano), a navegação relativa era muito bico e junto com o item "e" acima foi o que deu certo para a gente. Nosso carro tinha um erro em torno de -5%, ou seja para 1000m, ele marcava 950m (horrível). A gente só calculava distâncias superiores a esta e a cada referência (d >= 250), a gente zerava ôdometro com o carro em movimento e mantendo a média, acredita? Ele era "mecânico" e não havia delay como na Pajero TR4. Eles deviam mudar isso na Pajero. No caso de distâncias muito pequenas (d < 250) e que não deveríamos zerar o odômetro, tinha a distância "A" também.

Boa sorte !

Daniel Krabbe