PDA

Ver Versão Completa : Ranger com pneus 33" - receita



Alejeep
12/04/2010, 10:19
Olá Pessoal;

Achei algus topicos antigos sobre esse assunto, entao resolvi atualizar pois o assunto muito interessa.

Sempre tive 4x4, mas com uso mais restrito à fora de estrada ( Toyta Band, CJ, e Troller ), esses nunca foram meu carro do dia-dia, mas como 4x4 tá na veia e nao tem jeito, estou trocando meu gol do dia-dia por uma Ranger 2.8 4x4 e, claro, como não podia faltar.... levantar e botar pneus 33 " :twisted:

Segue algumas duvidas:

1- Sei que a Ranger tem problemas de rolamento/ pivos roda dianteira, com pneus maiores e mais largos, a tendencia e agravar esses problemas certo ?
2- Com pneus da raio maior, a relaçao fica mais longa e portanto tem tendencias a crias " buracos " entre trocas de marchas.. Num Troller 2.8 2004, tinha que esticar bem a 2. e 3. marcha p/ cobrir esses " buracos". Na Ranger ( por ser um veiculo de carga ) acredito que seja outra relaçao de marchas, fica " buracos "...?? :pensativo:
3- Como já tenho um Troller, a intençao com a Ranger é fazer trilhas leves com a familia e algumas estradas de terra que qdo chovem, ficam boas p/ pratica 4x4. Entao preciso levantar de tal modo que os pneus nao peguem lataria mesmo em torção com erosões. :mrgreen:
4- Como fica a dirigibilidade com ela mais alta em estradas ..??

E, por ultimo, se aguem postasse fotos de como fez e ficou a Pick-up com 33" eu Agradeço..

Walter L. L. Casitta
12/04/2010, 10:34
Olá Pessoal;

Achei algus topicos antigos sobre esse assunto, entao resolvi atualizar pois o assunto muito interessa.

Sempre tive 4x4, mas com uso mais restrito à fora de estrada ( Toyta Band, CJ, e Troller ), esses nunca foram meu carro do dia-dia, mas como 4x4 tá na veia e nao tem jeito, estou trocando meu gol do dia-dia por uma Ranger 2.8 4x4 e, claro, como não podia faltar.... levantar e botar pneus 33 " :twisted:

Segue algumas duvidas:

1- Sei que a Ranger tem problemas de rolamento/ pivos roda dianteira, com pneus maiores e mais largos, a tendencia e agravar esses problemas certo ?
2- Com pneus da raio maior, a relaçao fica mais longa e portanto tem tendencias a crias " buracos " entre trocas de marchas.. Num Troller 2.8 2004, tinha que esticar bem a 2. e 3. marcha p/ cobrir esses " buracos". Na Ranger ( por ser um veiculo de carga ) acredito que seja outra relaçao de marchas, fica " buracos "...?? :pensativo:
3- Como já tenho um Troller, a intençao com a Ranger é fazer trilhas leves com a familia e algumas estradas de terra que qdo chovem, ficam boas p/ pratica 4x4. Entao preciso levantar de tal modo que os pneus nao peguem lataria mesmo em torção com erosões. :mrgreen:
4- Como fica a dirigibilidade com ela mais alta em estradas ..??

E, por ultimo, se aguem postasse fotos de como fez e ficou a Pick-up com 33" eu Agradeço..

Eu uso 33" na minha Ranger com Body Lift a 9 anos desde que comprei 0Km. Tá com 220.000Km, nunca tive que trocar rolamentos e aprendi que se não quiser ter problemas com as articulações da suspensão é só usar as peças originais.

Quanto a usar os pneus 33", só pioram a performance da picape em todos os sentido, principalmente a relações de marchas. O ganho no off-road é mínimo. A única coisa que melhora realmente é o visual se for instalados junto com o BL. Por isso recomendo usar no máximo pneus 31 e manter o resto original. 33" não vale a pena. Minha próxima picape vai ficar original...

Edintruder
12/04/2010, 10:35
Ale, eu usei os 33" na minha Ranger, porém hoje eu usaria um 265/75 R16, pois tem a mesma altura do 33" e não força os rolamentos. O maior inimigo dos cubos da minha Ranger foi a água. A dinâmica com os 33" + BL de 8cm muda um pouco, mas mesmo assim tem muito mais estabilidade que o teu gol que estás vendendo. Ela mesmo com 33" fazia curvas melhor que a maioria dos carros. Outro ponto, no meu uso, aonde ando muito em buracos, os pivôs precisavam ser originais parar aguentarem, então, se tens como bancar as peças originais, pega a Ranger e seja feliz, pois ela aguenta muito. Se colocar peças de 2a linha, então terás bastante despesas com MO em trocas frequentes de peças...
No torque com os 33", a minha era 2.5 e eu abri a BI para compensar os pneus maiores.

KONDZ jeep tires
12/04/2010, 11:30
Oi AleJeep,

A minha RANGER estava com os pneus 33" só para quebrar o galho enquanto ficavam prontos os 265/70R16 recapados, porque vendi os 31 dela!!

Enquanto estava com os 33" ficava pesada a direção, e pra entrar no predio sentia forçando a direção e os pneus pegavam dentro.

Agora estou com os pneus 265/70R16 recapados com a VJ910, ficou muito leve a direção e viajei pro MMS em São Pedro essa semana e tarnquilo na estrada também.

Abraços,

Boas trilhas!!

Marcos

Alejeep
12/04/2010, 11:40
Eu uso 33" na minha Ranger com Body Lift a 9 anos desde que comprei 0Km. Tá com 220.000Km, nunca tive que trocar rolamentos e aprendi que se não quiser ter problemas com as articulações da suspensão é só usar as peças originais.

Quanto a usar os pneus 33", só pioram a performance da picape em todos os sentido, principalmente a relações de marchas. O ganho no off-road é mínimo. A única coisa que melhora realmente é o visual se for instalados junto com o BL. Por isso recomendo usar no máximo pneus 31 e manter o resto original. 33" não vale a pena. Minha próxima picape vai ficar original...

Walter, Valeu pelas respostas...

Mais uma duvida..., COnheco bem os motores da Ranger.. 4.0, 2.5 ou os diesel ( 2.5 e 2.8 ) os 3.0 international nem falo nada pq tenho no meu troller e chipado fica muiiiiiiito bom pra andar :twisted: . Mas vamos lá... Pretendo pegar uma 2002 com o 2.8 MWM, vc acha que fica " pesado " pra empurrar os 33" ?? Minha ideia inicial ainda era por um jogo de BF ALL na Ranger....

Outra duvida, o que é melhor, subir carroceria ou mecher na barra de torção e Feixe molas pra ganhar altura ..??

Alejeep
12/04/2010, 11:41
Ale, eu usei os 33" na minha Ranger, porém hoje eu usaria um 265/75 R16, pois tem a mesma altura do 33" e não força os rolamentos. O maior inimigo dos cubos da minha Ranger foi a água. A dinâmica com os 33" + BL de 8cm muda um pouco, mas mesmo assim tem muito mais estabilidade que o teu gol que estás vendendo. Ela mesmo com 33" fazia curvas melhor que a maioria dos carros. Outro ponto, no meu uso, aonde ando muito em buracos, os pivôs precisavam ser originais parar aguentarem, então, se tens como bancar as peças originais, pega a Ranger e seja feliz, pois ela aguenta muito. Se colocar peças de 2a linha, então terás bastante despesas com MO em trocas frequentes de peças...
No torque com os 33", a minha era 2.5 e eu abri a BI para compensar os pneus maiores.

Só um detalhe.. as rodas da Ranger original não são aro 15 ..? :pensativo:

Abçs

Kim
12/04/2010, 11:44
Depende do ano e modelo!

Edintruder
12/04/2010, 12:29
As 2002 com o 2.8 são excelentes para empurrar os 33", pois usa diferenciais 4,1:1, e as 2003 em diante 3,73:1. Eu usava aros 16 da Mangels.

Pboeira
12/04/2010, 12:40
Já usei todos os pneus possíveis na minha Ranger: 29'' (original), 31'', 33'' e hoje uso 35'' AT.
A grande diferença se deu na passagem dos 31'' para os 33'' (consumo e força). Minha relação era muito longa (3,73:1), original da Ranger V6, mas depois de encurtá-la para 4,56:1 tornou-se outra pickup.
Nunca tive problemas com rolamentos também. De suspensão até hoje foram apenas as balanças que tive que trocar (e por desgaste natural).
A Ranger é forte, não abre as pernas pra qualquer pneuzinho.
Vou passar para os 37'' em alguns meses, mas daí o upgrade vai demandar alguns "reforços" a mais.

Quanto a receitas pra 33'' existem várias. O que menos compromete a originalidade é o BL, mas um aperto nas barras de torção com amortecedores de dupla ação também resolvem o seu problema.

TylerNTL
12/04/2010, 13:15
Só um detalhe.. as rodas da Ranger original não são aro 15 ..? :pensativo:

Abçs

Salvo melhor juízo, os modelos ... até a reestilização de 2005 são R15 originais. De 2005 em diante passaram a vir com R16.

Walter L. L. Casitta
12/04/2010, 13:33
Walter, Valeu pelas respostas...

Mais uma duvida..., COnheco bem os motores da Ranger.. 4.0, 2.5 ou os diesel ( 2.5 e 2.8 ) os 3.0 international nem falo nada pq tenho no meu troller e chipado fica muiiiiiiito bom pra andar :twisted: . Mas vamos lá... Pretendo pegar uma 2002 com o 2.8 MWM, vc acha que fica " pesado " pra empurrar os 33" ?? Minha ideia inicial ainda era por um jogo de BF ALL na Ranger....

Outra duvida, o que é melhor, subir carroceria ou mecher na barra de torção e Feixe molas pra ganhar altura ..??

Tem que colocar um Body Lift para poder usar o 33". É a única forma viável e descomprometida para levantar a Ranger e não ter problema a menos que você importe algum lift kit do USA.

A geometria da suspensão dianteira da Ranger é sensível a posição das barras de torção. Se mexer ali pede o alinhamento da direção e a Ranger passa a cantar os pneus nas curvas. Por mais que o pessoal aqui diga que apertou as barras e ficou bom, não acredite, fica uma merda. Mas isso também é fácil de experimentar e não traz prejuízo no caso de se arrepender.

A conta é simples, com 33" você perde 14% do torque. Além disso o motor passa a trabalhar com giro menor nas arrancadas, então a senção da perda de torque é ainda maior. Mesmo como o motor 2.8 TGV que tem praticamente o mesmo torque do 3.0 a diferença é grande. Tem que reduzir a relação dos diferencias para 4,56 para que a Ranger volte a rodar normalmente...

adams
12/04/2010, 13:51
Pneus 33":
Como disse o Walter, não são para quem busca originalidade.
Ficam muito bonitos com certeza.
Suspenção de ranger é otima.
Mas andando com peças originais.
Rolamentos Tinken no minimo, e bieletas ford.
Balanças paralelas custam R$ 380,00 e duram 1 anos e so...
Ou você paga pelo original ou a mão de obra é dobrada.

Alejeep
12/04/2010, 14:05
Pessoal;

è incrivel a quantidade e a velocidade de boas informaçoes postadas aqui !!! AGRADEÇO Á TODOS !!!

Resta uma duvida, com relaçao aos Body Lift, como carroceria sobe e chassis não, como fica a parte de chicote e canos de freio, ele alcança altura ou terei que fazer emendas ...?? Qual Body que vc´s recomendam para meu caso ( 33 Pol. )..?

Pessoal, postem algumas fotos das viaturas !!!

Abçs

hugocsl
12/04/2010, 14:11
Para 33 e trilhas leves acho que o bl de 2" já é o suficiente. Com 3" o carro já começa a ficar mais bobo nas curvas. Além disso com o bl de 2" vc não precisa faser adaptação em nada, acho que só na alavanca do cambio.

Eu usava 31 e depois passei pra 33, senti um pouco nas arrancandas, principalmente para arrancar em subidas ingremes. ela acaba queimando um pouco de embreagem. Outra coisa que senti muito também foi o pedal do freio. Ele ficou mais duro pq vc tem que apertar com mais força devido o tamanho e peso do pneu.

Fica ai meu relato, boa sorte.

cycloar
12/04/2010, 14:24
sera q de 2 pol nao precisa mecher em mais nada? no caso do cambio é pro la aumentar a altura da manopla?!?!?!?!?1

hugocsl
12/04/2010, 19:00
Quando vc levanta a carroceria a caixa de cambio continua na altura do chassi, ou seja na mesma altura de sempre, porém a lata vai estar 5 cm mais alta causando uma inclinação e "diminuição" da alavanca do cambio. Para corrigir isso aconcelho usar um extensor na alavanca mesmo, não tem que mexe na manopla. A coluna de direção é escamotiavel, então pra 2 pol não precisa fazer nada. no cabo de estacionamento tb não e nem no radiador. Porém a partir de 3" já tem que mexer nisso tudo.

[]´s

adams
12/04/2010, 19:16
Hugo
E o radiador? Vamos cortar o defletor então.

A coluna do setor de direção:
Pode ser aumentada 1.7" mas 2" não da, o parafuso não entra mais.
Tem que romper o lacre de limite de abertura.

Parachoques?
Vamos levantar com 04 chapas de aço.

Acionamento da catraca do estepe.
Vamos furar o parachoques traseiro pra pasar a ferramenta de acionamento?

Calçar é muito facil, mas valorizar o seu veiculo na hora da venda???
OU ai tira o kit e os pneus e vende original???

adams
12/04/2010, 19:19
"Com 3" o carro já começa a ficar mais bobo nas curvas".

Discordo plenamente.
Lembrando que os Kits de BL são acessorio valoriza o carro, podem manter a estabilidade.
Mas suspenção e amortecedores deverão estar em dia.
Se possivel usoos originais ou ainda melhore os amortecedores usando Bilstein, Procomp, Rancho ou Off shoks.

Tenho Bl me 02 carros e nem um deles esta complicado para fazer curvas.
Lembrando que a F1000 esta com 35 e rodas 15x10...

Edintruder
12/04/2010, 22:01
"Com 3" o carro já começa a ficar mais bobo nas curvas".

Discordo plenamente.
Lembrando que os Kits de BL são acessorio valoriza o carro, podem manter a estabilidade.
Mas suspenção e amortecedores deverão estar em dia.
Se possivel usoos originais ou ainda melhore os amortecedores usando Bilstein, Procomp, Rancho ou Off shoks.

Tenho Bl me 02 carros e nem um deles esta complicado para fazer curvas.
Lembrando que a F1000 esta com 35 e rodas 15x10...

X2! O BL não altera em nada o comportamento do veículo se comparado com os pneus 33". Esses sim fazem diferença, balançam lateralmente e deixa a dirigibilidade no melhor estilo banheira. Mesmo assim é questão de costume.
EU colocaria o BL de 4". Esteticamente fica muito melhor.

Rommel
12/04/2010, 23:24
Pessoal;

è incrivel a quantidade e a velocidade de boas informaçoes postadas aqui !!! AGRADEÇO Á TODOS !!!

Resta uma duvida, com relaçao aos Body Lift, como carroceria sobe e chassis não, como fica a parte de chicote e canos de freio, ele alcança altura ou terei que fazer emendas ...?? Qual Body que vc´s recomendam para meu caso ( 33 Pol. )..?

Pessoal, postem algumas fotos das viaturas !!!

Abçs
Pesquisando no forum vi este topico q tem fotos q deve lhe interessar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53009&page=5

abs

Alejeep
13/04/2010, 08:24
Hugo
E o radiador? Vamos cortar o defletor então.

A coluna do setor de direção:
Pode ser aumentada 1.7" mas 2" não da, o parafuso não entra mais.
Tem que romper o lacre de limite de abertura.

Parachoques?
Vamos levantar com 04 chapas de aço.

Acionamento da catraca do estepe.
Vamos furar o parachoques traseiro pra pasar a ferramenta de acionamento?

Calçar é muito facil, mas valorizar o seu veiculo na hora da venda???
OU ai tira o kit e os pneus e vende original???

Uhmm, acho que o negocio vai complicar um pouco...:pensativo:

Voces redcomendam alguma oficina em Sao Paulo para por os BL ..??

Abçs

Vermeio
10/05/2010, 18:42
alguem sabe qual a relação de diferencial que saiu nas ranger v6 2001?
no manual aparece 4,10 ou 3,73.
pergunto porque recentemente comprei a minha e veio com pneus 31 porem ela ta muito fraca de arrancada e retomanda, como ja revisei o motor todo me resta imaginar que o problema esta na relação que ficou muito longa.
tenho os antigos 33 do trolha parados na garagem me olhando diariamente mas preciso ver a questão da relação antes.
alguem pode ajudar ai?
valeuu

Guilherme A. Araújo
10/05/2010, 21:19
alguem sabe qual a relação de diferencial que saiu nas ranger v6 2001?
no manual aparece 4,10 ou 3,73.
pergunto porque recentemente comprei a minha e veio com pneus 31 porem ela ta muito fraca de arrancada e retomanda, como ja revisei o motor todo me resta imaginar que o problema esta na relação que ficou muito longa.
tenho os antigos 33 do trolha parados na garagem me olhando diariamente mas preciso ver a questão da relação antes.
alguem pode ajudar ai?
valeuu
2001 é 3,73!

A sua é a 210cv??
A minha tah com 32, e no gnv, nao sinto muita coisa ruim nao, tah normal...
To querendo por um 33 já, hehe

Guilherme A. Araújo
10/05/2010, 21:23
"Com 3" o carro já começa a ficar mais bobo nas curvas".

Discordo plenamente.
Lembrando que os Kits de BL são acessorio valoriza o carro, podem manter a estabilidade.
Mas suspenção e amortecedores deverão estar em dia.
Se possivel usoos originais ou ainda melhore os amortecedores usando Bilstein, Procomp, Rancho ou Off shoks.

Tenho Bl me 02 carros e nem um deles esta complicado para fazer curvas.
Lembrando que a F1000 esta com 35 e rodas 15x10...
Adams, qual amortecedor recomendaria de verdade pra Ranger, uso a minha em algumas provas de rally de regularidade, e faço trilhinhas de vez enqdo.
Se voce pra você, qual colocaria, me dá uma opiniao, tu que tá no ramo tem um tempoo jah, pq os meus 4 estao pedidno pra sair, e eu to indeciso ainda...

adams
10/05/2010, 23:23
Existem soluções customizadas tipo Rancho e Procomp, são boas mas comerciais.

Na minha opinião colocaria os Off Shoxs, porque usam valvulas bisltein, oleo importado Ama e possibilitam a troca de reparo.
Vou colocar 04 feitos sob encomenda na minha Volvo. Porque os dianteiros se foram.

FernandoCBS
11/05/2010, 04:53
Adans, um dinteiro da ranger tmb foi, sabe ou pode falar o preço desses off shox pra ranger...

Abraços...

adams
11/05/2010, 13:03
Procura na busca

Off limits, coloqueio link mas foi censurado.

Vermeio
11/05/2010, 19:12
2001 é 3,73!

A sua é a 210cv??
A minha tah com 32, e no gnv, nao sinto muita coisa ruim nao, tah normal...
To querendo por um 33 já, hehe


Valeu Guilherme
é 210 cv sim.
a minha comprei com gnv mas desativei o kit, pelo menos por enquanto.
to achando ela fraca, quando penso em 210 cv acho que tem que derrete pneu hehehhe.
entra numa subida e ter que reduzir pra segunda acho que nao pode ta certo...

Loiro
11/05/2010, 21:32
X2! O BL não altera em nada o comportamento do veículo se comparado com os pneus 33". Esses sim fazem diferença, balançam lateralmente e deixa a dirigibilidade no melhor estilo banheira. Mesmo assim é questão de costume.
EU colocaria o BL de 4". Esteticamente fica muito melhor.

Acho que esse estilo banheira era derivado do uso de pneus 33" com aro original tala 7" (ou 7.5"). Com um aro 10 o pneu não trabalha tanto lateralmente e se mantem mais quadrado.
Eu tenho uns 33" aqui esperando umas certa pessoa vir buscar! :mrgreen:
[]'s

FernandoCBS
11/05/2010, 23:33
Mas qual é a tala correta para os 33, li em algum lugar aqui que ficariam bons em tala 8...

adams
11/05/2010, 23:36
Uso as rodas da explorer originais 7 ou 7.5 e roda normal.
ja andou 50.000 kms.
Isso é questão de ter a roda, se tiber 8 9 melhor, 10 nao cabe fica pra fora.
Logo vira peixe de policia...

Vermeio
12/05/2010, 18:09
Voces sabem qual é a relação das mais antigas como splash ou stx?

aoliveira
12/05/2010, 18:37
Tem que colocar um Body Lift para poder usar o 33". É a única forma viável e descomprometida para levantar a Ranger e não ter problema a menos que você importe algum lift kit do USA.

A conta é simples, com 33" você perde 14% do torque. Além disso o motor passa a trabalhar com giro menor nas arrancadas, então a senção da perda de torque é ainda maior. Mesmo como o motor 2.8 TGV que tem praticamente o mesmo torque do 3.0 a diferença é grande. Tem que reduzir a relação dos diferencias para 4,56 para que a Ranger volte a rodar normalmente...

X2!

Alejeep, se eu fosse você colocaria um BL 3" e pneus 265/75R16, fica bom esteticamente e não perde tanto desempenho. No meu caso, antes de vender a Ranger pretendia colocar BL 3" (esse cheguei a comprar) com pneus 285/75R16, mas pensava em trocar a relação pra não perder desempenho.
Minha próxima pickup com certeza vai ser erguida e com pneus grandes, fica muito mais bonita.
Qualquer dúvida de BL aproveita os gurus de plantão que sacam muito, principalmente Walter, Edintruder e o Adams. :concordo: