PDA

Ver Versão Completa : Problemas no engate da tração da ranger



brunobotosso
11/04/2010, 22:04
Oi pessoal, sei que já tem alguns tópicos falando sobre isso, mas fiquei meio perdido na variedade de informações e resolvi criar um novo tópico. Me ajudem por favor!

Finalmente comprei minha Ranger (1999 - V6 - 4x4) na semana passada, e estou adorando o carro.

Mas estou tendo alguns problemas: a pessoa que me vendeu disse que às vezes a luz da tração e reduzida ficava piscando no painel, e que o mecânico dele disse que o problema era no motor de engate da caixa de transferência. Gostei tanto do carro que decidi comprar mesmo assim e tentar solucionar o problema.

Logo que comprei, consegui engatar 4x4 e reduzida normalmente. Isso aconteceu umas 3 vezes, até que na quarta vez aconteceu o problema: não engatou mais e começou a piscar as luzes no painel.

Como peguei estrada no fim de semana, achei melhor desconectar o plugue do motor para evitar possíveis engrenamentos indesejados. E não entendi porque as luzes continuaram piscando.

Alguém tem alguma sugestão? Que testes posso fazer pra saber onde está o problema: circuito? Chicote? Sensores? Caixa de transferência? Motor?

Obrigado

dudu83
11/04/2010, 22:36
se ele funciona as vezes com certeza e mal contato, vai numa auto eletrica e manda a brir o motorzinho e da uma geral nos cabos...

JEFFCATUNDA
11/04/2010, 22:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69517&highlight=pituto

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524&highlight=pituto


Colega, Dê uma olhada nestes dois tópicos que acho que vão te dar a resposta.

Cliquei em pesquisar somente.... mas tinha que saber que o nome era "PITUTO"....heheheh

Pequeno jr
11/04/2010, 22:55
Se o problema for mesmo o motor de tração, não compre outro zerado que custa o olho da cara. TEm dicas no forum para vc mesmo arrumar (desde que saiba algo de eletrônica) e com isso até melhorar o sistema, fazendo uma vedação decente.

rogeriomasih
11/04/2010, 23:05
Colega, Dê uma olhada nestes dois tópicos que acho que vão te dar a resposta. Cliquei em pesquisar somente.... mas tinha que saber que o nome era "PITUTO"....heheheh

Acho que o problema dele é elétrico/eletrônico e não nas rodas livres.

De qualquer forma, acho interessante o colega se familiarizar com o pupito.

brunobotosso
11/04/2010, 23:56
Obrigado pelas respostas.

Quando peguei o carro percebi que só uma das RL estava travada, mas eu já desmontei, lubrifiquei e resolvi este problema. Ainda não consegui ligar a tração depois disso pra saber se a RL vai travar e destravar livremente.

Acredito que a RL não tem uma ligação direta com esse problema da luz piscando no painel, ou estou enganado? Eu tentei mas não consegui seguir a mangueira do vácuo da RL. A ranger tem um sério problema de espaço, não consigo enxergar nada no motor dela.

Edintruder
12/04/2010, 00:44
Luz piscando no painel normalmente é o motor elétrico que não está informando a posição. Experimenta tirar e limpar ele. Tem um circuito impresso numa placa de cerâmica, a graxa com o tempo começa a não deixar passar o contato ou as lâminas se desgastam, sendo necessário regular elas novamente.

Walter L. L. Casitta
12/04/2010, 08:25
A luz continuou piscando porque você desconectou o motor com ele fora da posição. Você tem que reconectar para que ele se posicione.

Se nada disso acontecer é porque o motor novo tem problema ou a mau contato no conector...

brunobotosso
12/04/2010, 08:30
Oi Edi, vou limpar o motor assim que tiver um tempo livre pra ver se melhora.

Só não entendi porque mesmo com o chicote desplugado as luzes continuam piscando.

Fiquei pensando: provavelmente o sistema que aciona a tração é independente do sistema que faz a luz se acender. Como mesmo desplugado as luzes continuam piscando, será que pode ser algum movimento na caixa de transferência (TC) , que aciona um sensor para as luzes do painel?

Edintruder
12/04/2010, 10:41
O Dudas entende muito bem desse sistema. Ele pode te ajudar melhor que eu, porém só para te explicar, ele tem 3 posições de trabalho, e entram 5 fios no circuito de contatos. O que esse módulo faz é mandar corrente para o circuito, e em determinados pontos esses fios darão ou cortarão o sinal para o módulo GEM de acordo com a posição entre 4x2, 4x4hi e 4x4low. Então se o módulo não receber sinal nenhum, ele ficará piscando no painel.

dudas_308w
12/04/2010, 16:26
Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..:dance:

Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!

Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:

- motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
- chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
- sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
- rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
- saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.

Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.

Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).

Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.

Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.

No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.

Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
att

dudas_308w
12/04/2010, 16:38
conectores

A imagem do chicote é invertida, ou seja vista pelo lado do motor.
Os conectores do GEM podem ser acessados removendo-se o painel central.
att
Dudas

brunobotosso
12/04/2010, 18:47
Caramba Dudas, você entende mesmo do assunto!

Já imprimi tudo que vc me passou, agora vou arranjar um tempo pra mexer no carro. No final de semana acho que vai dar.

Não entendo porque você quer mudar o sistema. Quer se livrar dos módulos?

Acompanhei um tópico antigo em que vocês queriam instalar um sistema de explorer num willys, é isso? Com motor de vidro elétrico, talvez...

Não sei como posso ajudar, acho que vou começar a quebrar a cabeça a partir de hoje.

Duas observações que tenho a fazer:

1- No final de semana fui trocar o óleo do diferencial traseiro e aproveitar pra ver se minha ranger tem algum bloqueio. Não vi nenhum bloqueio, será que era pra ter? será que algum sem noção tirou o bloqueio? Como faço pra saber? Vi que tinha uma espécie de roda fônica junto a coroa do diferencial alinhado a um sensor preso na carcaça. Imagino que faça parte dos sensores do módulo GEM para sincronizar o eixo dianteiro ao traseiro para engatar a tração. Ou estou viajando?

2- Será que não seria possível controlar a roda livrea vácuo com a instalação de uma solenóide pra ela? Sem usar o sinal do módulo para isso. Assim teríamos controle da RL independente do 4x4 ou 4x2.

Obrigado pela força.

Bruno

Edintruder
12/04/2010, 22:03
A Ranger não tem bloqueio no diferencial. As 2.8 vieram com o LSD apenas.

dudas_308w
13/04/2010, 11:06
Não entendo porque você quer mudar o sistema. Quer se livrar dos módulos?
Acompanhei um tópico antigo em que vocês queriam instalar um sistema de explorer num willys, é isso? Com motor de vidro elétrico, talvez...
Não sei como posso ajudar, acho que vou começar a quebrar a cabeça a partir de hoje.

Quando vc desmontar o painel, vc vera que os fios usados para as coneções nao sao la muito resistentes. Muitos oxidam e dao problemas de contato. Na verdade, a maioria dos problemas é mau contato eletrico. Alem disso, o GEM é um modulo que controla quase tudo do carro, e nao temos acesso ao funcionamento dele. Quebrou, parou.
Usar uma caixa de reles externa, com cabos mais grossos e uma logica simplificada, resolveria muitos problemas, com o unico prejuizo do limite de velocidade para mudança 4x2->4x4H, que ficaria a cargo da responsabilidade do dono.

O acionamento manual, era feito com uma maquina (mecanica) de vidro. Um furo no assoalho entre o banco do motorista e os pedais. Essa é uma soluçao pouco bonita, mas eficiente. O Edintruder tambem fez uma por alavancas, mais estetica. Outros usaram um botão de vidro eletrico para acionar/desacionar diretamente o motor da traçao. Essa soluçao eu desaconselho, pois não ha "fim de curso" e o motor força o eixo de acionamento.




1- No final de semana fui trocar o óleo do diferencial traseiro e aproveitar pra ver se minha ranger tem algum bloqueio. Não vi nenhum bloqueio, será que era pra ter? será que algum sem noção tirou o bloqueio? Como faço pra saber? Vi que tinha uma espécie de roda fônica junto a coroa do diferencial alinhado a um sensor preso na carcaça. Imagino que faça parte dos sensores do módulo GEM para sincronizar o eixo dianteiro ao traseiro para engatar a tração. Ou estou viajando?

2- Será que não seria possível controlar a roda livrea vácuo com a instalação de uma solenóide pra ela? Sem usar o sinal do módulo para isso. Assim teríamos controle da RL independente do 4x4 ou 4x2.


1- essa roda é o sensor do ABS traseiro. Não é preciso sincronizar os eixos p/ acionar a tração.

2 - Ja existe o solenoide, chama-se hub-lock no diagrama que eu postei, e eu nunca soube de nenhum problema nele. O problema da R/L é sempre nas mangueiras de vacuo, ou nas peças plasticas dentro dos cubos. E não existe razão (pelo menos eu nao vejo) para desacoplar a R/L estando em 4x4....:pensativo:
Só faria sentido em um sistema que foi trocado por alavanca, ou reles independentes, e o GEM nao é mais o responsável por acionar a R/L, ficando isso a cargo do novo sistema.

brunobotosso
13/04/2010, 21:34
2 - Ja existe o solenoide, chama-se hub-lock no diagrama que eu postei, e eu nunca soube de nenhum problema nele. O problema da R/L é sempre nas mangueiras de vacuo, ou nas peças plasticas dentro dos cubos. E não existe razão (pelo menos eu nao vejo) para desacoplar a R/L estando em 4x4....:pensativo:
Só faria sentido em um sistema que foi trocado por alavanca, ou reles independentes, e o GEM nao é mais o responsável por acionar a R/L, ficando isso a cargo do novo sistema.


4x4 com roda livre desacoplada não fdaz sentido mesmo, mas eu pensei em reduzida com RL desacoplada. Poderíamos usar reduzida num piso aderente em algum momento sem desgastar nem forçar os componentes.

dudas_308w
14/04/2010, 17:26
4x4 com roda livre desacoplada não fdaz sentido mesmo, mas eu pensei em reduzida com RL desacoplada. Poderíamos usar reduzida num piso aderente em algum momento sem desgastar nem forçar os componentes.
Melhor nao.
Nos Jeep Willis, a reduzida so entra com a 4x4 engrenada. Segundo a documentaçao, a reduzida imprime muita força, e é prudente que seja distribuida sobre 2 eixos.
É claro que em condições de solo escorregadio, as rodas patinam e a potencia pode acabar ido somente a um eixo, mas isso é momentaneo, nao um regime de trabalho.
Entao desaconselho o uso da reduzida em somente 1 eixo.
abs

Fábio.F
14/04/2010, 18:34
A Ranger não tem bloqueio no diferencial. As 2.8 vieram com o LSD apenas.

Qual a diferença do bloqueio no diferencial para esse LSD?

Grato!

Edintruder
14/04/2010, 18:38
Dudas, o uso da reduzida em 1 eixo é útil para manobrar em locais como ladeiras, aonde a 1a marcha acaba por puxar muito da embreagem, porém como alertasses, esse sistema sobrecarrega o torque sobre um único eixo, o que pode gerar inclusive quebras.

brunobotosso
17/04/2010, 19:20
Hoje desmontei o painel do carro, cheguei no módulo GEM, vi os conectores com seus devidos pinos, só não soube bem como testar.

Não sei se testo a carga nos pinos com todos os conectores plugados. Não sei se a ignição deve estar ligada ou motor funcionando.

Pelo pouco que pude testar, achei estranho que os pinos 16 e 17 do C223 estavam energizados ao mesmo tempo. Pelo que entendi, deveria funcionar ou um ou outro, assim mudam o sentido de rotação do motor.

Chequei os fusíveis e parece que estão em ordem.

Então decidi desmontar o motor pra ver se encontrava alguma coisa. Tirei a tampa de PVC com chave torx e tive acesso ao sistema de rosca sem fim. aparentemente tudo em ordem.

Fui testar o motor mandando um sinal positivo direto da bateria do carro para os fios amarelo e depois laranja. Não funcionou! Será que o motor está com problema?

Decidi testar o chicote do motor pra ver se chegava força até o plugue. Não consegui, mesmo girando a engrenagem com a mão pra ver se dependendo da posição...

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado
Abraço a todos.
Bruno

Walter L. L. Casitta
17/04/2010, 20:34
Não da para diagnosticar o módulo da tração só com um voltímetro. Ele comanda o motor e recebe pulsos de volta gerados pela chave de posição. Dessa forma ele consegue reconhecer ao mesmo tempo se o motor esta respondendo aos comandos, a direção em que gira e até a velocidade do motor.

Então, esse sistema leva em 99,999% da vezes o pobre eletricista a fazer o diagnóstico errado, acreditando como sempre que o módulo é o culpado e não esta enviando tensão para o motor.

Funciona assim:
Quando a chave da ignição é ligada, o módulo verifica através da chave de posição se o motor esta em uma das posições 4x2, 4x4H, ou 4x4L. Se não estiver em nenhuma, ele tenta posicionar o motor corretamente conforme o seletor do painel. Isso é o suficiente para que saiba se existe algum problema e se for o caso ele pisca as luzes no painel ou então não faz mais nada se julgar que não existe um motor conectado. Nos dois casos ele se desliga e fica praticamente morto. Como ele faz isso tudo em poucos segundos, o eletricista viaja.

Tem que retirar o motor levar para a bancada e ir girando aos pouco e confirmando passo a passo com o auxilio de um omímetro ou medidor de continuidade, todos os interruptores da chave de posição que são 5 ao todo. O motor propriamente dito não estraga, ele trabalha muito pouco e ainda é protegido pelo sistema. Ao contrário a chave de posição tem 5 contatos, basta um mau contatozinho num dos 5 contatos para parar tudo.

O que eu recomendo é tirar o escorpião do bolso e comprar um novo. A um ano atrás a Ford reduziu o preço do motor para em torno de R$600,00. Na época o vendedor de uma concessionária me confirmou isso, mas ele só poderia vender por esse preço depois que renovasse o estoque.

Com já relatei num outro tópico o meu motorzinho que nunca deu problema foi roubado. Então comprei um outro remanufaturado no USA por U$110,00. Funcionou bem mas outro dia passou a ter a resposta lenta. Normalmente ele leva 2 a 3 segundos para engatar o 4x4H e as vezes estava levando 10 segundos ou mais. Não deu outra, era a chave de posição, mas ela estava limpa e novinha, porem os contatos estavam relaxados. Apena dei uma leve entortada para que eles ficassem com mais pressão sobre as pistas de contato e ficou tudo novo de novo...

Abaixo o esquema elétrico verdadeiro do sistema de acionamento da tração nas 4 Rodas da Ranger Argentina.

klemba
18/04/2010, 11:36
bacana o esquema, assim que der vou desmontar o meu motor para ver como estão estes contatos e ver se consigo melhorar a vedação pra garantir.

brunobotosso
19/04/2010, 14:37
Obrigado pelo atenção Walter.

Eu até estava pensando em comprar outro motor, me disseram que geralmente é ele que da problema. Imagino que venda o conjunto inteiro do motor + circuito + chicote. Talvez resolvesse o meu problema sem maiores dores de cabeça.

Estava com dó de traocar meu motor, pois ele está muito novo aparentemente. Mas resolvi ligar na Ford pra ver quanto sai um novo e tomei um susto: R$ 1.500,00, com desconto: R$ 1.300,00

Até compraria se tivesse certeza que resolveria meu problema. E se eu troco o motor e não resolve nada. R$ 1.300,00 no lixo.

Aceito sugestões.
Abraço

Walter L. L. Casitta
19/04/2010, 17:20
Obrigado pelo atenção Walter.

Eu até estava pensando em comprar outro motor, me disseram que geralmente é ele que da problema. Imagino que venda o conjunto inteiro do motor + circuito + chicote. Talvez resolvesse o meu problema sem maiores dores de cabeça.

Estava com dó de traocar meu motor, pois ele está muito novo aparentemente. Mas resolvi ligar na Ford pra ver quanto sai um novo e tomei um susto: R$ 1.500,00, com desconto: R$ 1.300,00

Até compraria se tivesse certeza que resolveria meu problema. E se eu troco o motor e não resolve nada. R$ 1.300,00 no lixo.

Aceito sugestões.
Abraço

Como eu disse. O preço de baixou para menos R$1100,00 (preço de lista) ou um pouco menos R$803,00 com desconto.

Procura em outra concessionária pelos códigos: 5L5Z7G360AA ou 1L5Z7G360B

O motor que custa R$1500,00 é o 1L5Z7G360A que a Ford decontinuou, mas muitas concessionárias ainda têm em estoque...

Abaixo a lista de algumas concessionárias que têm o motor com o preço novo nesta data:

Slaviero Curitiba (Curitiba-PR) 0xx41,3025-3600 1 1.093,00 MOTOR
Metropolitana Ford (Curitiba-PR) 0800 600 3673 1 1.093,08 MOTOR
Caoa Osasco (Osasco-SP) 0800-17-22-62 1 1.093,00 MOTOR
Avante Leste (Sao Paulo-SP) 11,2030-7000 1 1.093,00 MOTOR

dudas_308w
19/04/2010, 21:10
Abaixo o esquema elétrico verdadeiro do sistema de acionamento da tração nas 4 Rodas da Ranger Argentina.

Nossa, totalmente diferente do meu...:pensativo: reparem que nesse esquema, o modulo aciona diretamente o motor. Na minha Ranger, existe uma caixa de reles com 2 reles entre o mudulo e o motor. O modulo nao aciona diretamente o motor...

dudas_308w
19/04/2010, 21:21
Não sei se testo a carga nos pinos com todos os conectores plugados. Não sei se a ignição deve estar ligada ou motor funcionando.

Motor funcionando!



Pelo pouco que pude testar, achei estranho que os pinos 16 e 17 do C223 estavam energizados ao mesmo tempo. Pelo que entendi, deveria funcionar ou um ou outro, assim mudam o sentido de rotação do motor.


humm.. Repare que a Ranger trabalha entregando ao motor negativo normalmente, ficando o positivo p/quando o modulo aciona algo, mas isso para a caixa de reles. Se o motor esta ligado, a chave esta na posiçao 4x2 vc nao deveria ter "+" nos dois contatos do motor. Porem, precisa confirmar isso. Os pinos p16 e p17 por sua vez, sao ao contrario do motor. Eles tem + quando em repouso, e ao serem acionados, viram "-" pois o outro lado da caixa de reles esta ligado no +...



Fui testar o motor mandando um sinal positivo direto da bateria do carro para os fios amarelo e depois laranja. Não funcionou! Será que o motor está com problema?
Alguém tem alguma sugestão?

Sim, retire o motor e olhe cuidadosamente o disco com contatos. Os contatos devem estar firmes. Teste o motor na bancada, não no carro. Se vc nao tiver como usar uma fonte 12v externa, use a propria bateria do carro, desconectando-a e retirando do carro.

brunobotosso
19/04/2010, 23:12
Vou mexer no carro no feriado de quarta-feira depois escrevo as novidades.

Vou seguir as dicas.

Abraços

brunobotosso
21/04/2010, 13:02
Pessoal, estou com o motor desmontado fora do carro. Parece bem inteiro, um pouco sujo, mas ta bom.

Não consigo desmontar mais para poder limpar os contatos do circuito do motor. Estou com medo de forçar e quebrar alguma coisa.

Alguém pode me ajudar?

Anexei as fotos do motor. Posso tirar mais fotos.

Vou aproveitar para testar o motor fora do carro e tenatr engatar 4x4 e reduzida no alicate.

Abraços.

brunobotosso
21/04/2010, 15:17
Acabei de testar o motor direto na bateria e não consegui fazer ele girar. Tenho que aterrar a carcaça e mandar positivo no fio amarelo ou laranja (os dois que vão pro motor), não é isso?

Será que o motor é que tá fodido?

Rogerrm
21/04/2010, 18:57
Bruno na 3ª foto que postou ali em cima , tem que quebrar mesmo pra poder chegar no disco de contatos...com alguma ferramenta vc vai quebrando aquela beiradinha de plástico...

Ta marcado com a setinha vermelha...

brunobotosso
22/04/2010, 23:32
Bruno na 3ª foto que postou ali em cima , tem que quebrar mesmo pra poder chegar no disco de contatos...com alguma ferramenta vc vai quebrando aquela beiradinha de plástico...

Ta marcado com a setinha vermelha...
Obrigado pela ajuda Roger!

Vou tentar fazer o motor funcionar na bancada antes de abrir a peça que você indicou com as setas vermelhas. Se o problema for no motor, talvez nem precise abrir. Mas obrigado pela dica.

Abraço

brunobotosso
25/04/2010, 19:00
Consegui fazer o motor funcionar, montei tudo e finalmente funcionou perfeitamente. Engatou 4x4 e reduzida e não pisca mais as luzes do painel. Nem sei o que fiz, apenas desmontei e montei novamente.

Como "resetei"o módulo, talvez isso tenha feito funcionar, vamos ver por quanto tempo.

O problema agora é a roda livre que não quer engatar. Tirei a mangueira da roda com o motor ligado e vi que não está fazendo vácuo. Vou pesquisar aqui no fórum pra ver se consigo arrumar ou então coloco uma RL AVM manual mesmo e não tenho mais dor de cabeça.

Obrigado pela ajuda de todos.

Rogerrm
25/04/2010, 19:40
Antes de queimar 600 latas, olha aqui o que eu e alguns Rangeiros usamos pra driblar este problema... Tem fotos e tudo mais!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69517

LeoLeone
25/04/2010, 20:53
O problema agora é a roda livre que não quer engatar. Tirei a mangueira da roda com o motor ligado e vi que não está fazendo vácuo. Vou pesquisar aqui no fórum pra ver se consigo arrumar ou então coloco uma RL AVM manual mesmo e não tenho mais dor de cabeça.

Obrigado pela ajuda de todos.


Ola Bruno
O vácuo não fica contínuo na roda. Embaixo do paralama direito tem uma valvula elétrica que aciona o vácuo para a roda ao acionar o 4x4, por um breve momento, e volta a acionar ao desligar o 4x4. O sistema é similar ao de caneta esferográfica de apertar em cima, aperta aciona, aperta novamente desaciona.

Boa sorte
Abs

brunobotosso
25/04/2010, 23:39
Ola Bruno
O vácuo não fica contínuo na roda. Embaixo do paralama direito tem uma valvula elétrica que aciona o vácuo para a roda ao acionar o 4x4, por um breve momento, e volta a acionar ao desligar o 4x4. O sistema é similar ao de caneta esferográfica de apertar em cima, aperta aciona, aperta novamente desaciona.

Boa sorte
Abs
Eu pensei que o vacuo ficasse direto na RL, bom saber disso.

E como faço pra testar onde está o problema, se é na válvula solenóide, na mangueira ou no módulo?

LeoLeone
26/04/2010, 18:46
Eu pensei que o vacuo ficasse direto na RL, bom saber disso.

E como faço pra testar onde está o problema, se é na válvula solenóide, na mangueira ou no módulo?

Bruno
Eu iniciaria verificando os tubinhos que levam o vacuo até as rodas. Ele sai de cima do cabeçote, ao lado da magueira de vacuo do servofreio (cuica de freio), atravessa o baú do motor até proximo ao filtro do AC, vai até próximo ao farol esquerdo, entra na valvula e distribui dali para as duas rodas. Observe atentamente que tem varias conexões como luvas e joelhos e "Y" de borracha. Ramifica tb para um depósito de vácuo em forma de cilindro por baixo do filtro de ar. Se tudo estiver correto, sem entrada de ar, desmonta as RLs, lava com óleo diesel e lubrifica com óleo de motor e monta novamente. Atenção especial para nao quebrar as garrinhas que prende a tampa no cubo. Para tirar a tampa com a telinha, o correto não é duas chaves de fenda como alavanca e sim girar a tampinha no sentido anti horário com umas pancadinhas com auxilio de uma chave de fenda. A tampa gira e solta das travas. Olhando vc vai entender. Após a tampa da telinha tem uma tampa de borracha. Ela tem que estar perfeita para não dar entrada de ar, assim como o oringe em volta do cubo onde encaixa o conjunto completo da RL.

qq dúvida estou por aqui

abs

brunobotosso
27/04/2010, 13:39
Obrigado Leo.

Estou achando que o problema é no sistema de vácuo mesmo, porque o ar condicionado do carro também está com problemas, fica trocando a saída de ar sozinho.

Eu coloco pra sair ar na frente do painel, de repente muda pro vidro e volta pro painel sozinho.

Alguém sabe me dizer se o ar condicionado usa o mesmo sistema de vácuo da RL pra mudar a posição do vento.

abraço

carmopadua
27/04/2010, 17:07
Bruno vc esta com os mesmos problemas que eu a minha roda livre nao ta funcionando e o meu ar quando eu afundo o pé no acelerador tbem muda de frontal para o vidro .Mas acho que esse problema do ar nao tem a ver com o vacuo e sim com algo tipo um fusivel que fica junto com o motor do ar ... vou procurar a materia que li sobre ele e posto aqui .

dudas_308w
27/04/2010, 19:49
procurem uns tubinhos finos, tipo uns 4 ou 5mm pretos e de plastico semi-rigido. Esses tubos ressecam e quebram. Sao os tubos que transportam o vacuo dos acionadores para peças moveis dos difusores de ar.
A minha tava travada no "desembaçador" por conta do tubo ressecado.

LeoLeone
28/04/2010, 19:49
Obrigado Leo.

Estou achando que o problema é no sistema de vácuo mesmo, porque o ar condicionado do carro também está com problemas, fica trocando a saída de ar sozinho.

Eu coloco pra sair ar na frente do painel, de repente muda pro vidro e volta pro painel sozinho.

Alguém sabe me dizer se o ar condicionado usa o mesmo sistema de vácuo da RL pra mudar a posição do vento.

abraço

Ola Bruno
Desconheço o funcionamento das saidas de ar.
Abs

brunobotosso
04/05/2010, 14:46
Pessoal, infelizmente a minha tração parou de funcionar novamente, apresentando os mesmos defeitos de antes: luzes piscando no painel e não engata tração.

Resolvi levar o carro na ford pra passar no scaner deles. Gostei muito do aparelho, mostrava tudo do carro, cada componente, diferente dos outros scaners que passei que não mostravam informações tão detalhadas e nem mostravam informações de abs, airbag, tração, todos os módulos, painel, sensores, atuadores, etc.

O computador acusou um monte de erros no carro, pena que o cara da ford ou não entedia direito o que estava fazendo ou não estava a fim de conversar comigo. Ele não sabia responder nada do que eu perguntava. Enfim tive que pagar R$150,00 para passar pelo scaner.

Alguns dos erros apresentados no carro:

- Descrição - P1832: falha do circuito do solenoide 4WD da caixa de transferencia da transmissao

- Descrição - B1428: falha no circuito da luz do cinto de segurança

- Descrição - B1410: falha no circuito do motor do vidro elétrico dianteiro esquerdo

- Descrição - B1352: chave de ignição em avaria de circuito

- Descrição - P1878: falha no circuito do solenoide desengatado da caixa de transferencia da transmissão

- Descrição - P1838: falha do circuito do motor de mudança da caixa de transferencia de transmissão

Além disso o módulo do ABS não tem comunicação. Na tela do computador dizia que talvez algum cabo estivesse desconectado.

Tenho que sair agora, depois vou postar algumas fotos de coisas que mexi no carro neste final de semana e fiquei cheio de duvidas.

Obrigado e abraço a todos.

felipealmeida
05/05/2010, 18:11
Olá Bruno, pq vc nao poe um acionamento mecanico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9655&highlight=acionamento+eletrico+tra%E7ao

Walter L. L. Casitta
05/05/2010, 18:19
Olá Bruno, pq vc nao poe um acionamento mecanico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9655&highlight=acionamento+eletrico+tra%E7ao

O problema dessas modificações é na hora de revender. Isso acaba desvalorizando a viatura...

brunobotosso
05/05/2010, 21:28
Olá Bruno, pq vc nao poe um acionamento mecanico?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9655&highlight=acionamento+eletrico+tra%E7ao
Eu concordo com o Walter.

Esses problemas de engate me irritam profundamente. Meus irmãos sempre tiveram toyota bandeirante, willys, rural, nunca tivemos que esquentar a cabeça com isso.

Apesar de tudo eu gosto da minha ranger do jeito que ela é. Não tenho coragem de furar um assoalho pra colocar uma alavanca por exemplo. Prefiro ter paciência e arrumar o problema (pelo menos por enquanto).

Numa emergência eu engato a tração na raça mesmo (no alicate).

Até pra colocar uma RL manual eu estou pensando 2 vezes. Quero usar reduzida sem 4x4, mas tenho dó de cortar a calota pra colocar uma RL manual.

Pequeno jr
06/05/2010, 09:17
Bruno .. na minha eu estava nesse dilema tbm... se colocava ou não a AVM.

O que optei foi colocar o sistema travado direto e assim, na teoria, fica igual as Ranger 2001 em diante. (Tem essa dica de como fazer aqui no fórum num tópico criado pelo Daniel Shimomoto)

Já está assim a uns 5.000km/rodados e até agora não tive problema algum.

brunobotosso
06/05/2010, 23:09
Bruno .. na minha eu estava nesse dilema tbm... se colocava ou não a AVM.

O que optei foi colocar o sistema travado direto e assim, na teoria, fica igual as Ranger 2001 em diante. (Tem essa dica de como fazer aqui no fórum num tópico criado pelo Daniel Shimomoto)

Já está assim a uns 5.000km/rodados e até agora não tive problema algum.
Vou pensar... por enquanto não vou mesmo gastar dinheiro com RL, antes preciso arrumar o acionamento da CT.

Valeu pela dica.

lcdalzoc
10/05/2010, 17:16
Olá pessoALL ...

To com um probleminha (acho:oops: que é na CT) desde sexta passada...

Estava eu subindo um morro em 4x4 low com lama escorregadia, e de repente escuto um barulho, tipo assim, um "cluc", e aí começava a patinar só a traseira, parecendo que a dianteira ficava sem tração.

Aí eu tentei fazer o seguinte: retornei o botão p/ 4x2, e depois colocava em 4x4 low novamente. Se eu saísse devagarinho em 1ª marcha, quase sem acelerar, ia numa boa. Se eu saísse em 2ª marcha p/ embalar um pouco, aí ouvia "cluc" de novo e não saía do lugar, só patinando a traseira...

Alguém pra me dar uma luz :idea::idea::idea: ???
To desconfiado de alguma coisa na CT... porém gostaria de uma idéia dos mais experientes antes de levar no meu meca...

AbraçoSS

lcdalzoc
11/05/2010, 08:34
:arrow: Ninguém ???

lucasam
11/05/2010, 16:54
Acha que o barulho vem da roda?
Tem boa change de ser roda livre.

brunobotosso
11/05/2010, 21:29
Olá pessoALL ...

To com um probleminha (acho:oops: que é na CT) desde sexta passada...

Estava eu subindo um morro em 4x4 low com lama escorregadia, e de repente escuto um barulho, tipo assim, um "cluc", e aí começava a patinar só a traseira, parecendo que a dianteira ficava sem tração.

Aí eu tentei fazer o seguinte: retornei o botão p/ 4x2, e depois colocava em 4x4 low novamente. Se eu saísse devagarinho em 1ª marcha, quase sem acelerar, ia numa boa. Se eu saísse em 2ª marcha p/ embalar um pouco, aí ouvia "cluc" de novo e não saía do lugar, só patinando a traseira...

Alguém pra me dar uma luz :idea::idea::idea: ???
To desconfiado de alguma coisa na CT... porém gostaria de uma idéia dos mais experientes antes de levar no meu meca...

AbraçoSS
Para ver se o problema é na roda livre, engate 4x4, levante a roda dianteira no macaco e veja se ao girar a roda com a mão o cardã dianteiro gira junto (tem que girar).

Faça o teste nas duas rodas dianteiras, pois se uma das rodas não engatar, o sistema não funciona, toda a força do eixo será direcionada para a roda que está desacoplada.

Se acontecer isso só quando você exige do sistema, aí é mais fácil pedir pra alguém deitar no chão (na lama mesmo) pra ver se o cardã dianteiro gira sincronizado com o traseiro (tem que girar sempre, com roda livre funcionando ou não).

Faça um teste e conte pra gente.

Abraço

lcdalzoc
12/05/2010, 09:09
Na roda-livre o problema não é pq deixei tudo em lock permanente, como nas Ranger pós 2001.
Acho que o problema está na CT, pois se saio em 1ª reduzida, sem forçar, a tração é uniforme. Se acelero um pouco mais, aí ouço o "cluc" e aí perde tração, patina só atrás.
O problema é tentar simular esse "cluc" com a viatura suspensa, pois só aparece em regime de maior solicitação.
E, pra variar, faz nem 3 meses que dei uma geral e troquei o óleo da CT...

lcdalzoc
12/05/2010, 09:12
Esqueci de frisar: quase só a casca é da Explorer, o resto é praticamente tudo da Ranger (motor, diferenciais, CT Borg Warner 1354, câmbio M5R1,...)

brunobotosso
13/05/2010, 01:51
Na roda-livre o problema não é pq deixei tudo em lock permanente, como nas Ranger pós 2001.
Acho que o problema está na CT, pois se saio em 1ª reduzida, sem forçar, a tração é uniforme. Se acelero um pouco mais, aí ouço o "cluc" e aí perde tração, patina só atrás.
O problema é tentar simular esse "cluc" com a viatura suspensa, pois só aparece em regime de maior solicitação.
E, pra variar, faz nem 3 meses que dei uma geral e troquei o óleo da CT...
Tente tirar o motor elétrico do engate da tração e girar o eixo da CT no alicate para engatar a tração. Talvez o motor não esteja parando na posição adequada para um engate preciso da CT.

lcdalzoc
13/05/2010, 08:49
Tente tirar o motor elétrico do engate da tração e girar o eixo da CT no alicate para engatar a tração. Talvez o motor não esteja parando na posição adequada para um engate preciso da CT.

Tb não está aqui o problema, pois o acionamento da tração pelo botão na minha viatura não usa o GEM, é feito por relés, e verifiquei a posição no motorzinho e sincroniza certinho na posição correta.

Tenho q tirar um tempinho e internar no mecânico, pq tá muito estranho isso.

Mesmo assim agradeço a ajuda.
[]´s

fabaumm
14/05/2010, 12:42
Meus amigos...

Parabéns pela boa vontade de todos, esse forum aqui posso dizer que realmente um ajuda o outro.

Tenho um Ranger tambem com Roda livre e percebi que um dos canos que leva o vacuo proximo a Roda estava cortado...

comprei ela faz pouco tempo, agora fico imaginando pq sera que o antigo dono cortou esse cano? alguem saberia me dizer?

ai fiz uma emenda, levantei as rodas trazeiras com o macaco e engatei 4x4, ai ela puxou para frente, aparentemente resolveu...

antes de emendar o cano, tinha feito o mesmo teste com a trazeira no "ar" engatei a tração mas ela não puxou para frente...

Esse seria o teste correto?

mais uma vez, parabéns a todos vocês.

um grande abraço

brunobotosso
14/05/2010, 21:32
Meus amigos...

Parabéns pela boa vontade de todos, esse forum aqui posso dizer que realmente um ajuda o outro.

Tenho um Ranger tambem com Roda livre e percebi que um dos canos que leva o vacuo proximo a Roda estava cortado...

comprei ela faz pouco tempo, agora fico imaginando pq sera que o antigo dono cortou esse cano? alguem saberia me dizer?

ai fiz uma emenda, levantei as rodas trazeiras com o macaco e engatei 4x4, ai ela puxou para frente, aparentemente resolveu...

antes de emendar o cano, tinha feito o mesmo teste com a trazeira no "ar" engatei a tração mas ela não puxou para frente...

Esse seria o teste correto?

mais uma vez, parabéns a todos vocês.

um grande abraço
É, parece que a RL está engatando...
Para completar o teste, veja se ela está desengatando quando desliga a tração. Para verificar, desengate a tração, levante uma das rodas dianteiras e gire-a com a mão. O cardã dianteiro não pode girar. Faça o teste do outro lado para garantir que as duas RL estão desengatadas.

Abraço

brunobotosso
15/06/2010, 20:55
Oi pessoal,

Faz tempo que não posto, mas só pra atualizar:

- Eu coloquei a RL manual AVM e estou muito satisfeito. O único problema é que eu estou com dó de cortar as calotas pra poder girar o engate da RL, e como eu uso muito pouco 4x4 estou deixando as calotas por cima mesmo e quando qeuro engatar eu as tiro.

- O engate da tração milagrosamente voltou a funcionar e já estou usando a um bom tempo sem problemas. Acredito que o antigo dono ficou muito tempo sem usar e deve ter sujado ou oxidado algum contato. Não sei, só sei que está funcionando.

Obrigado pela ajudade todos.

Abraços

etamura
21/06/2010, 08:21
Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..:dance:

Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!

Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:

- motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
- chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
- sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
- rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
- saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.

Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.

Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).

Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.

Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.

No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.

Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
att

Caro amigo dudas,
vi que é expert em tração de ranger, mas poderia me dar uma ajuda, tenho um Troller Rf 2000 que usa o mesmo sistema das ranger´s, e´realmente o sistema adotado é muito problemático e não poderia ser dieferente comigo.
Mas como tudo no Troller que tenho é adaptado e os locais não são padrão, sabe me dizer por fotos ou especificações como é este rele de acionamento?
Abs.
Edu

eduardo1968
22/01/2011, 19:21
Pessoal
De férias, andei utilizando a tração da ranger (00 com RL), todos os dias, por uns 15 dias. Acionava a high para colocar um reboque com barco num rio e depois desacionava, ficou funcionando normal por um tempo, nos últimos dias a tração acionava e desacionava normalmente, mas sem aparecer a luzinha no painel. Ontem, quando fui viajar de volta pra casa a tração ficou acionada na high sem a luz no painel e não desacionou mais, mesmo eu tentando em baixa velocidade, acionando a embreagem e o freio consecutivamente.
Alguém já enfrentou esse problema, ou sabe por onde posso começar a resolver, ou como faço pra desacionar a high. Qualquer ajuda será bem vinda:concordo:.

Abs

eduardo1968
22/01/2011, 20:30
nenhuma ajuda?

Edintruder
22/01/2011, 20:38
Olha os contatos do motor. Solta o chicote e usa um desengripante pra limpar. Depois testa novamente.

NGDaniel
22/01/2011, 21:47
Da ré e boot/resset no sistema desligando a bateria por 10 segundos..
abs,

eduardo1968
22/01/2011, 22:27
Daniel, obrigado pelas dicas, mas resetei o sistema e não adiantou.
Edin, amanhã vou fazer uma limpeza geral nos cabos e depois conto o resultado, obrigado tb.
Abs
Eduardo

PY5KJ
23/01/2011, 08:04
Prezado, as luzes indicadoras no painel obedecem o sensor de posição na caixa. Este por sua vez envia o sinal via este chicote que o Edintruder mencionou. Faça isso, remova limpe use um WD40, etc.

Caso isso não for suficiente, faça um teste: Tente acionar o sistema e você fica junto a caixa de câmbio e observe algum ruído característico do motor elétrico. Caso você não escute nada, bom...procure uma boa autoelétrica pois provavelmente não está chegando nenhum comando no motor.

Boa sorte

Marco

eduardo1968
23/01/2011, 10:39
Justamente PY5KJ, antes a tração gerava um ruido, junto com a luz no painel. Agora não dá sinal de vida e não sai da high. amanhã vou num eletrecista. O problema é ir até lá, pois aqui é tudo asfalto e daqueles bem aderentes, pobre homocinética da minha ranger...:???:

PY5KJ
24/01/2011, 07:22
Olha, se ela estiver engatada 4x4, você pode amenizar o problema retirando o cardã dianteiro, e na pior das hipóteses, rodará somente com a caixa engatada. Acredito que não causará problemas.

Saudações

Marco

eduardo1968
24/01/2011, 12:00
Pessoal
Aproveitei uma chuva que caiu aqui e fui num eletrecista com a ranger tracionada mesmo. Resultado, já na revisão dos fusíveis apareceu o nº 7/11 com mau contato. Não estava queimado, mas foi só dar uma lixada nos polos que tudo voltou ao normal, a tração, as luzes da tração no painel e tudo mais. Apesar da RL a tração está com + de 10 anos de uso e em perfeito estado.
Custou R$ 10,00 o serviço. Estou feliz da vida...
Muito agradecido pelas dicas dos amigos aqui do forum.
Abs

Eduardo:mrgreen:

Edintruder
24/01/2011, 23:50
Então fica a dica dos fusíveis para o próximo Rangeiro com problemas que aparecer por aqui... rsrsrsr

PY5KJ
25/01/2011, 07:14
Que legal amigo, de fato um típico problema de "FUSIL", como falam por aqui... eheheheh

Saudações

Marco

Edson Zanelli
25/01/2011, 07:51
Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..:dance:

Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!

Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:

- motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
- chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
- sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
- rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
- saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.

Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.

Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).

Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.

Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.

No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.

Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
att
Parabens ..foi a resposta mais técnica que ja li..parabens..

F. Andrade
26/01/2011, 19:48
Já li diversos post´s sobre a tração ( funcionamento ) mas ainda tenho algumas dúvidas no que concerne a uma ranger 99 4x4 com RL:
a) em 4x2 RL obviamente desacionada cardan dianteiro não gira?
b) ainda em 4x2 se RL estiver(em) travadas- por não ter desacionado automaticamente o eixo correspondente gira e consequentemente o DD está trabalhando? Se positivo pode provocar ruído mesmo em baixa vel.?
c) meu cardan diant detonou a homocinética, comprei outro com Sergio Super peças (preço campeão) vou instalar e tentar colocar uma sobre-coifa de outro veículo.
d) preciso revisar sist. de vácuo, chave seletora painel e motor da CT pois já fazem diversos meses que as luzes da tração piscam ( 5 vezes seguidas ) de quando em quando o dia todo
e) qdo dou partida pela manha escuto os reles trabalhando, depois começa a piscação
f) apenas resetar desligando a bat resolveria? fusíveis queimados não tem, nem com ¨osmar contato¨

:pensativo: :parede:

Vou seguir as sugestões do Dudas
Obrigado.

F. Andrade
07/02/2011, 20:16
Começei a achar algumas respostas.

Troquei o cardan pois estava com a coifa detonada, aliás tem pra vender separada no Bareta -RS.

Removi as RL, limpei e lubrifiquei, faltava um anel oring em um dos cubos, RL com graxa e areia. Depois de limpa só WD. Para não atrapalhar o vácuo.

Se o sistema de vácuo está perfeito e o motor da tração com defeito ao acionar a chave seletora o vácuo atua e engata as RL. Resultado RL engatada, cardan girando porém desconectado da CT.
Isto poderia forçar o DD e a coifa do cardan que ¨ foram projetados para trabalhar até uma certa veloc. ¨ < 60 km/h talvez > ??
Um retentor do eixo dianteiro está vazando, vou ver o suspiro.

Mangueiras do sist de vácuo podem ser substituídas por magueiras lonadas de 5 mm - isto na porção que desce do chassi ao cubo. Verificar se tubo no cubo não está entupido assoprando a mangueira nova. O ar tem que passar, apesar de não ter orificio de saída visível no interior do cubo.

Agora vou desmontar o motor junto com um eletricista.

F. Andrade
11/02/2011, 13:48
Testei junto com o eletricista e tava indo corrente para o motor da tração porém nada de funcionar. Desmontamos a chave seletora do painel e limpamos os contatos, retiramos o motor da tração e abrimos o disco seletor, um pouco de zinabre nas trilhas provocando erro de leitura e interpretação errada pelo modulo GEM fazendo as luzes piscarem no painel. Limpo com gasolina, depois uma lixa fina e spray limpa-contato. Tampa colada com araldite e vedada com silicone. Motor testado na bancada ok, girando pra os dois lados invertendo a polarização de entrada da corrente. Problema elétrico resolvido, tracionando certo, tanto em L como em H. Teste feito com a viatura suspensa em 4 cavaletes. :concordo:
Agora falta corrigir os sist. de vácuo para a RL ou comprar as AVM, ou fazer o pituto, o problema são as calotas cromadas. :pensativo:

dudas_308w
19/03/2011, 10:56
Tb não está aqui o problema, pois o acionamento da tração pelo botão na minha viatura não usa o GEM, é feito por relés, e verifiquei a posição no motorzinho e sincroniza certinho na posição correta.

Tenho q tirar um tempinho e internar no mecânico, pq tá muito estranho isso.

Mesmo assim agradeço a ajuda.
[]´s
LCDalzoc, se vc puder contribuir, mande o esquema eletrico do seu acionamento por reles. Sera bem util, pois eu ainda nao consegui arrumar tempo para desenvolver um...:parede:
abs

dudas_308w
19/03/2011, 11:02
Já li diversos post´s sobre a tração ( funcionamento ) mas ainda tenho algumas dúvidas no que concerne a uma ranger 99 4x4 com RL:
a) em 4x2 RL obviamente desacionada cardan dianteiro não gira?
b) ainda em 4x2 se RL estiver(em) travadas- por não ter desacionado automaticamente o eixo correspondente gira e consequentemente o DD está trabalhando? Se positivo pode provocar ruído mesmo em baixa vel.?
c) meu cardan diant detonou a homocinética, comprei outro com Sergio Super peças (preço campeão) vou instalar e tentar colocar uma sobre-coifa de outro veículo.
d) preciso revisar sist. de vácuo, chave seletora painel e motor da CT pois já fazem diversos meses que as luzes da tração piscam ( 5 vezes seguidas ) de quando em quando o dia todo
e) qdo dou partida pela manha escuto os reles trabalhando, depois começa a piscação
f) apenas resetar desligando a bat resolveria? fusíveis queimados não tem, nem com ¨osmar contato¨

:pensativo: :parede:

Vou seguir as sugestões do Dudas
Obrigado.

Andrade,
a) nao gira. Se esta girando, a RL nao desacoplou. Possivel sujeira nas RL
b) gira o diferencial, mas vc n'ao conseguira ouvir d e dentro do carro. E baixo o ruido. E como sao as Rangers + novas.
C) vc resolveu...
D, E, F) tudo causa do zinabre/mal contato...

abs

lcdalzoc
19/03/2011, 16:01
LCDalzoc, se vc puder contribuir, mande o esquema eletrico do seu acionamento por reles. Sera bem util, pois eu ainda nao consegui arrumar tempo para desenvolver um...:parede:
abs


Dudas, não tenho esquema elétrico, até porque o autor da proeza foi meu eletricista, que diga-se de passagem, é excelente...

Funciona da seguinte forma: o botão original fica parado sempre no meio, girando (e segurando) no sentido anti-horário, o motor da tração gira pro sentido 4x2, girando o botão no sentido horário, o motor da tração gira pro sentido contrário (ou seja, 4x4 > 4x4low). O eletricista instalou 3 sensores no motorzinho, que determinam quando o eixo da CT está nas posições 4x2, 4x4 e 4x4low. Funciona +/- como um vidro elétrico, por exemplo.
Não sei se consegui explicar ou confundi mais ainda... Mas qualquer coisa, estamos aí...
:concordo:

fabaumm
19/03/2011, 21:07
Amigo consulte o Roberto Cardoso ele teve varios problemas e conseguiu resolver.

abraço

dudas_308w
20/03/2011, 10:52
Dudas, não tenho esquema elétrico, até porque o autor da proeza foi meu eletricista, que diga-se de passagem, é excelente...

Funciona da seguinte forma: o botão original fica parado sempre no meio, girando (e segurando) no sentido anti-horário, o motor da tração gira pro sentido 4x2, girando o botão no sentido horário, o motor da tração gira pro sentido contrário (ou seja, 4x4 > 4x4low). O eletricista instalou 3 sensores no motorzinho, que determinam quando o eixo da CT está nas posições 4x2, 4x4 e 4x4low. Funciona +/- como um vidro elétrico, por exemplo.
Não sei se consegui explicar ou confundi mais ainda... Mas qualquer coisa, estamos aí...
:concordo:
ajudou sim. O que ele fez eh uma ligacao da chamada "chave H-H" onde vc cruza os fios para inverter a alimentacao. Essa eh uma solucao bastante simples, pois vc transfere a logica do sistema para a cabeca do motorista. O motorista sabe em qual tracao esta e qual quer ir. Vc sabe se ele fez um limite de curso? Ou seja, se esses sensores desarmam a chave apos atingir a posicao desejada? Ele respeitou as chaves de embreagem e freio para o engate da reduzida?

Bom, eu ja desenhei um esquema eletrico para a chave ficar na posicao do meio, da forma que esta montado no seu carro, e agora estou quebrando a cabeca para conseguir montar uma logica usando a chave nas 3 posicoes normais.

Vou ver se consigo fazer uma foto decente do esquema e posto aqui. Ou arrumar um tempo e desenhar num formato eletronico...:lol:

Pequeno jr
20/03/2011, 11:52
Depois que eu falo que só tem professor pardal aqui ninguém aceita !

lcdalzoc
21/03/2011, 09:08
ajudou sim. O que ele fez eh uma ligacao da chamada "chave H-H" onde vc cruza os fios para inverter a alimentacao. Essa eh uma solucao bastante simples, pois vc transfere a logica do sistema para a cabeca do motorista. O motorista sabe em qual tracao esta e qual quer ir. Vc sabe se ele fez um limite de curso? Ou seja, se esses sensores desarmam a chave apos atingir a posicao desejada? Ele respeitou as chaves de embreagem e freio para o engate da reduzida?


Dudas,
O eletricista acho que não colocou limitador de posição, apenas os 3 sensores que acendem as respectivas luzinhas marcando a posição em que a tração está. Usou tb os sensores de freio e embreagem, ou seja, 4x4low, só parado pisando no freio e embreagem.

Vi por aqui no fórum, acho que foi na área dos Troller, um rapaz que fabrica um acionamento mecânico pras nossas CT, que consiste em 2 cabos de aço, roldanas e manopla de acionamento dentada, com as posições definidas. Até contatei o cara, mas achei o preço salgado...R$ mil e uns quebrados...

dudas_308w
21/03/2011, 18:33
Sr.,
Segue o esquema para solução de emergencia do acionamento da tração. Isto funciona para as Rangers sem R/L.
Isto funciona para problemas no disco de ceramica (posicionador), erro no modulo GEM, falha do sinal de velocidade.
Não funciona para: Motor do acionamento queimado, rele de acionamento queimado, e chicote avariado.

Material necessario:
- uma chave de 6 polos e 3 posições
- um metro de fio
- 3 fusiveis. (somente para proteger o modulo, se ja não estiver ruim)
Lembrando que o limitador do motor é o ouvido do motorista... ou seja, solução emergencia mesmo. Não deve ser adaptado para uso continuo.:discordo:

Se alguem achar algum erro, favor reportar.
Att
Dudas

chico_stertz
16/02/2014, 22:39
Amigos! preciso de dicas/ajuda.

Comprei uma ranger 99 v6 4x4 e coloquei ela na trilha.
Foi constado que o motor que aciona a tração estava com problemas, pois bem... resolvi deixar sem e engatar manualmente com uma alicate direto na caixa....

Fui fazer a primeira trilha e tudo certo, até que em um certo momento engatado 4x4 reduzida, estava em primeira marcha, fiz segunda marcha e simplesmente "escapou" e não tracionou mais...

coloquei em 4x2 e ai voltou a tracionar, porém se coloca em 4x4 a camionete fica totalmente sem tração, porém da pra escutar que as marchas estão engatando....

alguém pra ajudar?

Pedro Eduardo Patussi
16/02/2014, 22:53
Amigos! preciso de dicas/ajuda.

Comprei uma ranger 99 v6 4x4 e coloquei ela na trilha.
Foi constado que o motor que aciona a tração estava com problemas, pois bem... resolvi deixar sem e engatar manualmente com uma alicate direto na caixa....

Fui fazer a primeira trilha e tudo certo, até que em um certo momento engatado 4x4 reduzida, estava em primeira marcha, fiz segunda marcha e simplesmente "escapou" e não tracionou mais...

coloquei em 4x2 e ai voltou a tracionar, porém se coloca em 4x4 a camionete fica totalmente sem tração, porém da pra escutar que as marchas estão engatando....

alguém pra ajudar?

sem o motorzinho lá no lugar dele...o 4x4high pula sozinho pra NEUTRO...(não tenho certeza no 4x4low) ....
precisa do motorzinho no lugar...msm q sem estar ligado na eletrica...pra manter a posição q deseja acionada...(eu parti pro Easy-Traction)

chico_stertz
16/02/2014, 23:22
sem o motorzinho lá no lugar dele...o 4x4high pula sozinho pra NEUTRO...(não tenho certeza no 4x4low) ....
precisa do motorzinho no lugar...msm q sem estar ligado na eletrica...pra manter a posição q deseja acionada...(eu parti pro Easy-Traction)

amigo mas andei um tempão com ela... sera que porque molhou ou entrou sujeira vai para o neutro?

jardels
12/12/2015, 17:40
A imagem do chicote é invertida, ou seja vista pelo lado do motor.
Os conectores do GEM podem ser acessados removendo-se o painel central.
att
Dudas

Duda,

Sem mais, tu é o cara!!!

BRAVOECONOVEMBER
12/12/2015, 21:03
O eixo da caixa até tem um pequeno retém que segura ele nas posições certas, mas trepidou, forçou, torceu, ele pode pular de posição, e se não estiver na posição certa a CT vai para neutro.
Interessante o sistema descrito anteriormente. Sabem dizer qual foi o tipo de sensor que o eletricista usou? Acionamento mecânico é ótimo, mas não to podendo gastar mais de mil reais só nisso...

gmrlivre
12/02/2016, 10:26
Olá amigos, tenho uma ranger 2.8, xlt, 4x4, ano 2003. O motor do acionamento elétrico da tração estava engatando, porém fazia um barulho imenso, parecia que tinha algo agarrando, deixando pesado. Retirei o motor elétrico e desmontei tanto o motor quanto, aquele disco de contatos. O motor estava imundo por dentro: cheio de ferrugem e com aparência toda ressecada. Fiz uma boa limpeza, lubrificando as partes que necessitam de graxa, limpei os contatos elétricos daquele disco com trilhas, limpa contato nos conectores e montei novamente. Ao ligar a caminhonete e engatar o 4x4 high , a luz correspondente do painel acendia indicando o high e dava para ouvir o barulho normal do relé. Ao mudar para 4x4 low, acendia a luz correspondente, porém a caminhonete ficava em ponto morto, mesmo colocando marcha. Ao voltar o seletor de 4x4 low ou 4x4 high para 4x2, a luz indicadora não indicava a mudança. Ela só apaga e volta ao normal desligando e ligando a caminhonete. Tirei o cabo da bateria e encostei um no outro por alguns minutos, mas não adiantou.... Por baixo da Ranger , quando altero os botoes do 4x4 lá no painel, ouço o motor elétrico trabalhando, mas parece que algo impede o completo giro dele e as posições tomadas não são precisas. Existe alguma marcação que devo obedecer ao montar esse motor? Parece que ele está desorientado. O que faço???? obrigado

Melo1188
22/03/2016, 20:28
Boa Noite senhores,

Minha ranger estava com falha no 4x4. Eu vi um post aqui de amigo mostrando a placa da micro de identificação de localização do motor do 4x4. A mesma na minha ranger estava com um desgaste exatamente no 4x2, assim o sistema entra em conflito. No meu caso a micro era blindada, fiz a remoção e fabriquei uma placa de cobre fenolite de eletronica e aplicamos um banho de níquel para não oxidar. Vou incluir mais informações futuramente. Peço que me ajudem a passar essa experiencia. Estou aprendendo ainda aqui no forum.

Melo1188
22/03/2016, 20:34
Boa Noite senhores,

Minha ranger estava com falha no 4x4. Eu vi um post aqui de amigo mostrando a placa da micro de identificação de localização do motor do 4x4. A mesma na minha ranger estava com um desgaste exatamente no 4x2, assim o sistema entra em conflito. No meu caso a micro era blindada, fiz a remoção e fabriquei uma placa de cobre fenolite de eletronica e aplicamos um banho de níquel para não oxidar. Vou incluir mais informações futuramente. Peço que me ajudem a passar essa experiencia. Estou aprendendo ainda aqui no forum.


Essa é a solução para o desgaste da micro de acionamento da ranger 4x4. Custo de 5 reais e muita paciencia. Até mais.

Edintruder
22/03/2016, 21:46
Melo, vai postando que pegas o jeito. O intuito é esse mesmo, ajudar com nossas experiências e inexperiências também. kkk

GustavoSC
20/04/2016, 09:13
Olá Melo, pode postar este vídeo? Acho que estou com o mesmo problema! Obrigado.

Melo1188
22/06/2016, 20:31
Desculpa o atraso. Não fiz um video com o procedimento de fabricação, mas tenho uma plaquinha usada para mostrar como ela é e vcs poderão fabricar em casa tbm.

rafaelz
22/06/2016, 22:33
Você refez a placa com as trilhas??

Se for isso, é bem o que preciso, abri o meu pra limpar e deixei a placa original de louça cair no chão, se partiu em vários pedaços...:???:

GustavoSC
23/06/2016, 07:43
Desculpe a ignorância, mas esta placa fica dentro do motorzinho? Se for então não é este o problema da minha pois eu testei com outro motor...

Valeu Melo!

Melo1188
04/07/2016, 21:03
532046 Boa Noite, Essa placa era a minha original, ela está acabada pois eu tentei arrumar e a liga de prata derreteu. Daí fiz uma placa igualzinha feita de fenolite e logo após pedir para um colega dar um banho de níquel ou cromar, depois travei ela novamente no mesmo lugar do eixo que foi devidamente marcado. Assim a tração voltou a funcionar perfeitamente, sabendo que todas as informações estavam batendo. Sensor da embreagem, sensor do freio que é duplo, sensor de movimento no diferencial, botoeira do painel com resistências padrao, fusiveis e reles. Exatamente a placa fica na lateral do motorzinho. E geralmente ficam gastas por causa da vibração. A minha ficou indestructível pois o níquel é super resistente, outra coisa, tive que refazer os "ski" de contato que vai em cima da plaquinha, fiz uma curva neles. Boa Sorte!!!

Edintruder
05/07/2016, 09:13
Melo, infelizmente a foto não carregou. E mais uma vez, infelizmente é complicado encontrar quem faça esse tipo de serviço a um valor pagável, pois se considerarmos que a grande maioria não tem habilidade para fazer essa plaquinha, a saída para muitos ainda será comprar um motor novo.

Na minha ex ranger, essa plaquinha de louça havia se soltado e eu penei até concluir qual era a posição correta. Daí colei com bonder e ficou 100%.

Para quem tem coragem e um mínimo de habilidade, eu indico sempre abrir a capa plástica, ajustar a tensão dos "skis" e trocar a graxa. Normalmente volta a funcionar.

Grenrick
09/04/2018, 17:42
Boa tarde, amigos.
Tenho uma ranger 2.5 maxion HS 2001 4x4. Tive que trocar o eixo piloto e uma engrenagem do eixo carretel da caixa de marcha, pois essas engrenagens foram danificadas por um vazamento de óleo da caixa de marcha.

Depois de montar o conjunto, a 4x4 não funciona mais. Quando dá a partida no carro, as indicações “4x4 hi e 4x4 lo” acendem no painel e depois apagam. Quando muda o seletor da tração, não acende no painel 4x4 hi, e muito menos 4x4 lo. Quando anda com o carro, ele parece estar preso na reduzida.

Já troquei o motor da caixa, o mecânico já abriu a caixa de transferência ( trocou o garfo e a engrenagem cubo que vai no eixo-luva por conta de uma folga), e aí colocou pra funcionar, mas não deu certo.
Já não sei o que fazer, pois o mecânico quer abrir a caixa de transferência novamente ou pedir para eu arrumar uma caixa de transferência nova.
O que eu faço? Como solucionar esse problema?
Obrigado!!!

Grenrick
09/04/2018, 17:59
Alguém tem alguma recomendação de mecânico 4x4 em Belo Horizonte?

Saulo magalhaes silva
07/01/2021, 21:46
Boa noite pessoal estou com uma ranger 3.0 quando engata 4x4 ela arrasta as rodas traseiras alguem poderia me ajudar

wcas
24/02/2021, 15:09
Boa tarde amigos, precisava de um help para tentar descobrir um problema no motor de acionamento da tração da minha ranger. Meu cachorro comeu alguns fios do motor q aciona o 4x4, eu refiz as conexões testei ele estava enganando belezinha, andei algumas vezes e parecia estar funcionando, porém qdo testei na estrada de terra começou a piscar a luz indicativa do 4x4Hi como se tivesse enganando e saindo da posição. Qdo usei o 4x4Low funcionou e consegui voltar ao 4x2 normalmente. Alguem sabe se tem algum jeito de testar os fios pra saber se focou algum mal contato? Eu soldei todas as emendas com estanho. Será q pode ser a posição q encaixe o motor no eixo q pode estar milimetricamente fora ? Porque qdo tiro ele do carro e testo funciona normal, acende a luz corretamente e tal.