PDA

Ver Versão Completa : Ranger não liga...

Moisés S.M
11/04/2010, 21:27
O pessoal,tive um probleminha,sabado indo pra praia parei dpois do pedagio pra pegar uma agua,apos retornar pra ranger fui bater o arranque e ela num ligo,detalhe ,imagina tentar ligar ela sem pisar na embreagem,é a mesma coisa,liga td no painel injetou gasolina e num pego,fiquei pensando se podia ser o dispositivo de segurança do pedal da embregem q tem q pisar pra ela ligar,o cilindro auxiliar de embragem é novo tem uns 5 meses...tive um problema na chave de igniçao,pode ser ela?dpois de uns 3 min ela ligou e foi embora,hj cheguei de viajem,tirei as malas,fui ligar e a mesma coisa,não bate o arranque,não faz barulho nenhum...dpois d muito pisar na embreagem e virar a chave de ignição ela ligou...q MERDA!!!!alguem tem alguma idéia do q pode ser?

eduardo1968
11/04/2010, 21:41
Moises

Já tive 2 vezes na minha ranger, sintomas semelhantes:

1) No miolo da chave, internamente, tem umas pecinhas (carvãozinhos) que se soltaram. Resolvi, colando com superbonder e nunca mais incomodou.

2) O sensor da embreagem localizado acima do pedal, aquele q aciona qdo liga, pegou umidade e começou a falhar = a sua, na partida.
Resolvi, mandando isolar (desligar) aquele sensor e a ranger liga = aos outros carros, sem precisar acionar a embreagem e nunca mais incomodou.

Espero q ajude
Boa sorte

Eduardo

Deivid/silveira
11/04/2010, 21:45
Fala Missio!

OLha cara, isso tá com cara de M Arranque, principalmente se tu gira a chave e dá um estralo, se for, e tiveres em alta estrada ou na rua é só dar uma batidas nela que ela gira, mas presisa de outra pessoa lá para girar a chave, mas claro em ultimo caso que não pegue.

Mas está na hora de trocar o arranque ou dar uma olhada.

Abração

Moisés S.M
11/04/2010, 21:51
Moises

Já tive 2 vezes na minha ranger, sintomas semelhantes:

1) No miolo da chave, internamente, tem umas pecinhas (carvãozinhos) que se soltaram. Resolvi, colando com superbonder e nunca mais incomodou.

2) O sensor da embreagem localizado acima do pedal, aquele q aciona qdo liga, pegou umidade e começou a falhar = a sua, na partida.
Resolvi, mandando isolar (desligar) aquele sensor e a ranger liga = aos outros carros, sem precisar acionar a embreagem e nunca mais incomodou.

Espero q ajude
Boa sorte

Eduardo
O miolo da chave ando entrando areia dentro hehe dpois d uma trilha ,chave ficou presa e não virava mais,dpois q chamei um chaveiro ele resolveu,mas não ficou a mesma coisa,ela meio q tranca na hora de bater o arranque,comprei um cilindro novo com 2 chaves novas,mas não instalei pq não tive mais problemas até hj...mesmo virando a chave e as luzes no painel o cilindro pode ter defeito?
o sensor q tu fala no pedal,acho q pode ser ele,deve té com o osmar...vou dar uma olhada,valeu pelas dicas

Dieselboy
11/04/2010, 21:52

Esse sensor é funcional e, DEVE ter saído de fábrica, pq o modo correto de ligar o veículo - pelo menos as picapes - é acionando a embreagem! porque?

Por 1 simples motivo, dessa maneira o câmbio trabalha acoplado, evitando que o tranco inicial venha eventualmente danificar alguma parte do sistema.

:concordo:

Moisés S.M
11/04/2010, 21:52
Fala Missio!

OLha cara, isso tá com cara de M Arranque, principalmente se tu gira a chave e dá um estralo, se for, e tiveres em alta estrada ou na rua é só dar uma batidas nela que ela gira, mas presisa de outra pessoa lá para girar a chave, mas claro em ultimo caso que não pegue.

Mas está na hora de trocar o arranque ou dar uma olhada.

Abração

Valeu pela dica Deivid,vou dar uma olhada.

Moisés S.M
11/04/2010, 22:12
Bom,fui ali na garagem da uma olhada,negocio é o seguinte,entrei,fui virar a chave nada,acende td no painel,funciona td q tem q funcionar com a bateria,ai td bem...pisei na embreagem e virei o arranque,fiquei segurando,uns 10 seg segurando ela ligou...dpois voltou ao normal,sera q é o cilindro da chave?ou é o motor de arranque?to achando q é o cilindro da chave,amanha vou ligar pro chaveio vir trocar e colocar o novo q tenho em casa,oq não dá é ficar na rua...mas q voltou a funcionar voltou,a minha ranger é muito temperamental hehe.

rogeriomasih
11/04/2010, 23:03
Em função da dúvida, manda dar logo uma geral no motor de arranque. Não é nada caro e vai evitar que ele te deixe na mão em uma situação mais complicada no futuro.

o arranque do samurai andava dando problema - incomodando bastante - e era apenas a mola da escova (carvão) se pressão.

Moisés S.M
11/04/2010, 23:22
desculpe a ignorancia,mas o motor de arranque quanto tá com problema não faz nenhum barulho?fica mortinho?

Deivid/silveira
11/04/2010, 23:29
Missio! é arranque;-)

rogeriomasih
12/04/2010, 00:29
desculpe a ignorancia,mas o motor de arranque quanto tá com problema não faz nenhum barulho?fica mortinho?

Depende do problema...ele pode ficar dando apenas aquele ´plec´ - sem girar o motor, ficar deslizando (fazendo um barulho apenas do motor elétrico) ou completamente morto.

Na minha ranger anterior, 2002 2.8, certo dia passei por uma água relativamente funda e no dia seguinte nada do carro pegar. Óbvio que conclui que era o arranque.

Levei em uma elétrica e o cara falou que era a bateria - ela parecia estar perfeita. Teimei que o problema era no arranque...bom, depois de dar uma geral no arranque e trocar a bateria e dar certo, tive que acreditar nele. :)

Moisés S.M
12/04/2010, 10:15
Depende do problema...ele pode ficar dando apenas aquele ´plec´ - sem girar o motor, ficar deslizando (fazendo um barulho apenas do motor elétrico) ou completamente morto.

Na minha ranger anterior, 2002 2.8, certo dia passei por uma água relativamente funda e no dia seguinte nada do carro pegar. Óbvio que conclui que era o arranque.

Levei em uma elétrica e o cara falou que era a bateria - ela parecia estar perfeita. Teimei que o problema era no arranque...bom, depois de dar uma geral no arranque e trocar a bateria e dar certo, tive que acreditar nele. :)

É verdade,vou falar agora com o meca...mas oq me deixa mais atucanado,é q ele não quis ligar dpois do pedagio como relatei na primeira msg,e na praia andei sabado e domingo e não deu nada d problema,só foi dar quando parei na minha garagem pra descarrega-lá,deslguei e quando fui ligar nada...sera q tem a ver quando o motor tá quente...bom vou desvendar o mistério agora...dpois falo oq era.abraço e obrigado a todos pela ajuda.

Moisés S.M
12/04/2010, 17:20
Levei a ranger no mecanico,fizemos alguns testes,o primeiro foi ver se o sistema de segurança do pedal de embreagem estava funcionando corretamente,ele fez uma ligaçao na qual não é nescessario pressiona-lo pra bater o arranque,ela ligou mas dpois apareceu o defeito e não ligou mais,então descartamos o pedal,dpois d um tempinho ela ja ligou normalmente,então ele me recomendou um profissional pra olhar o alternador,como ja era meio dia fui almoçar,estacionei ela em casa,tirei a chave,quando coloquei e fui bater o arranque nada d ligar...pois bem,chamei um chaveiro q colocou um cilindro de chave novo com 2 chaves okm,ela ligou e até agora não deu mais problemas...resumindo se o problema voltar posso descartar o sensor da embreagem e o cilindro da chave,ambos novos,sobra o motor de arranque,q ao meu ver não faz nenhum barulho estranho e liga d primeira,e um sensor q fica atrás do cilindro da chave,esse eu nem sabia q tinha,o chaveiro q me falou...agora é testar e ver no q vai dar,Por enquanto é isso pessoal.

mauro cesar trannin
12/04/2010, 18:49
Quando a bateria fica com falta de agua em seus vasos ocorre aquecimento ao receber carga fazendo com que as placas se isolem cortando assim sua corrente.Após alguns minutos de espera a carga tende a enfraquecer e volta ao normal.Aconteceu comigo,bateria grudando as placas.Desculpe se estou enganado.:palmas::palmas::palmas:

Moisés S.M
12/04/2010, 19:46
Quando a bateria fica com falta de agua em seus vasos ocorre aquecimento ao receber carga fazendo com que as placas se isolem cortando assim sua corrente.Após alguns minutos de espera a carga tende a enfraquecer e volta ao normal.Aconteceu comigo,bateria grudando as placas.Desculpe se estou enganado.:palmas::palmas::palmas:

Concerteza Mauro,isso acontece,mas a bateria da ranger é nova 80Ah,acho dificil ser isso...mas até agora voltou ao normal,espero q o problema esteja resolvido.

NGDaniel
12/04/2010, 21:15
Vc liga a chave, acende todas as luzes normalmente mas nao da partida.. a bateria ta normal e etc..

Isso deve ser escova de motor de arranque ou o automático..
Aconteceu isso comigo e, no meu caso, foram as escovas do motor de arranque...

Se for, é coisa atoa... no meu caso ficou em 60k... se for automatico, salvo engano, ficaria entre 130 e 170...

Moisés S.M
12/04/2010, 21:38
Isso ai,aconte bem isso q vc falow,mas agora tá boa...é q eu andei atolando ela e na função de ir pra baixo dela e tirar o barro,areia etc...não me liguei no estado q ficou a chave q estava na minha bermuda,ai coloquei na ignição e a chave trancou nem virava,apos muita porrada na chave contra o cilindro ela ligou,mas cheio d areia lá dentro,acho q foi gastando e perdeu o contato,com o cilindro novo tá outra coisa.

Deivid/silveira
12/04/2010, 22:32
Tomara que tenha resolvido Missio! mas cara, não fica de bobeira, manda dar uma olhada no arranque cara! eu sei que ficar indo no Meca é fod@, mas não vai ficar na mão na estrada ou na trilha, é melhor prevenir.

Abração

NGDaniel
13/04/2010, 09:26
Tomara que tenha resolvido Missio! mas cara, não fica de bobeira, manda dar uma olhada no arranque cara! eu sei que ficar indo no Meca é fod@, mas não vai ficar na mão na estrada ou na trilha, é melhor prevenir.

Abração

x2!

Tive muita sorte qndo tive esse problema... apareceu qndo estava numa longa viagem com a familia...

Cheguei a achar que fosse bateria ou alternador, pq coincidentemente dava pau so qndo pegava estrada com o ac ligado, depois que o motor esfriava, ligava..

foi chegar em casa ai ela deu pau geral....

Moisés S.M
19/04/2010, 18:02
Aconteceu d novo,morreu d vez,chamei o meca e teve q pegar no tranco..era o motor d partida!

Moisés S.M
26/04/2010, 13:41
Dpois d trocar algumas peças do motor de partida...q nem sei direio oq foi trocado,o cara me falou q tenho q trocar a cremalheira,vai se f... ja to de saco cheio,todo mes é um gasto a mais...alguem pode me explicar como eu sei q a cremalheira está ruim,faz barulho etc...

eduardo1968
26/04/2010, 19:21
Dpois d trocar algumas peças do motor de partida...q nem sei direio oq foi trocado,o cara me falou q tenho q trocar a cremalheira,vai se f... ja to de saco cheio,todo mes é um gasto a mais...alguem pode me explicar como eu sei q a cremalheira está ruim,faz barulho etc...

Moises
Seu mexanico olhou o automático do motor de partida?
O que mais estraga nesses casos é o automático (ou Bendix) que na ranger tá custando uns R$ 130,00. Na minha quando estragou começou a dar uns tec, tec, ao ligar, cada vez mais e principalmente com o motor quente, até que não pegou mais. Troquei o automático e nunca mais negou.

Moisés S.M
26/04/2010, 19:47
Sim,ele trocou,to com a peça velha aki em casa,agora tá td nos conformes...só q o cara vm me dizer q a cremalheira está ruim.....fala sério!!!por isso pergunto,QUAIS OS SINTOMAS DA CREMALHEIRA RUIM

Moisés S.M
30/09/2010, 17:30
Pessoal,negocio é o seguinte,dpois q troquei o motor de partida,cilindro de ignição etc...a camiona...tá dando uma arranhada sempre q viro a chave,e não liga,na 2 ou 3 tentativa vai tranquilo,mas isso vem acontecendo desde q troquei o motor de partida,isso é sintoma de cremalheira??sabe pq pergunto,sempre q chego em casa e desligo ela,posso ligar 100x q ela não arranha,to desconfiado q o cara fez merda quando trocou o motor de partida,pq antes não fazia esse barulho,outra coisa,olhei a cremalheira custa em torno de 400 reais,preciso retirar toda caixa de cambio pra troca-la???abraço
ahhh só pra vcs terem uma ideia do barulho,é aquele q quando o carro tá ligado e agente vira a chave da ignição mesmo assim, rsrs dá aquele barulhão q todo mundo olha pra ti!hehehe

Walter L. L. Casitta
30/09/2010, 17:36
Pessoal,negocio é o seguinte,dpois q troquei o motor de partida,cilindro de ignição etc...a camiona...tá dando uma arranhada sempre q viro a chave,e não liga,na 2 ou 3 tentativa vai tranquilo,mas isso vem acontecendo desde q troquei o motor de partida,isso é sintoma de cremalheira??sabe pq pergunto,sempre q chego em casa e desligo ela,posso ligar 100x q ela não arranha,to desconfiado q o cara fez merda quando trocou o motor de partida,pq antes não fazia esse barulho,outra coisa,olhei a cremalheira custa em torno de 400 reais,preciso retirar toda caixa de cambio pra troca-la???abraço
ahhh só pra vcs terem uma ideia do barulho,é aquele q quando o carro tá ligado e agente vira a chave da ignição mesmo assim, rsrs dá aquele barulhão q todo mundo olha pra ti!hehehe

Motor de arranque com problema mesmo...

Moisés S.M
30/09/2010, 18:08
Bom,vindo d vc Walter acredito q seja então rsrsrsrs,a cremalheira faz algum ruido quando está ruim??

Walter L. L. Casitta
30/09/2010, 20:38
Bom,vindo d vc Walter acredito q seja então rsrsrsrs,a cremalheira faz algum ruido quando está ruim??

Essa arranhada é típica do motor de arranque mesmo. A única vês que vi uma cremalheira desgastada foi divido a um motor de arranque mau adaptado.

eduardo1968
30/09/2010, 22:09
A minha ranger incomodou no motor de partida, troquei o automático e resolveu, depois recomeçou a falhar, pois o automático parece que não tinha força e às vezes arranhava. Resolvi tudo faz quase 01 ano, colocando uma relé antes do automático.
É só uma consideração, mas acho q não é o seu caso.

Abs

Eduardo

Moisés S.M
01/10/2010, 14:43
Levei a Ranger hj pela manha no meca...falei do problema,como não foi ele q fez o serviço e sim uma oficina q ele manda os carros dos clientes,me perguntou se poderia leva-la nessa oficina pra fazer uma revisão no q foi trocado,como não tinha tempo hj,vou deixar pra semana q vem,mas parece brincadeira,ligamos ela umas 15x e nada d arranha,deixamos um tempo desligada e quando liguei nada de arranhar rsrsrsrsrs ela gosta d curtir com a minha cara!!paciencia...faz parte.
Mas eles estão bem na duvida se é cremalheira ou o motor de partida,quero v quem acerta essa...semana q vem digo oq era.abs...

Moisés S.M
31/05/2011, 19:23
Dpois de muito tempo com o problema,o problema finalmente foi resolvido.Foi feita a retifica da cremalheira no local mesmo,2 dentes desgastados,e foi trocada a escova do motor de partida,valor 140 reais.Obrrigado a todos pela ajuda.abraços

weiss
31/01/2012, 16:03
A minha 2.8 também deu problema de partida.O eletrecista falou que ela tinha descodificado devido ter ficao muito tempo com pouca carga na bateria e precisava levar para chaveiro.Não me convenceu.Troquei a bateria e pús a mão na massa.No fio que chega no automático havia uma gambiarra com 3 fios emendados em menos de 20 cm tudo cheio de zinabre e queimado provavelmente devido a mau contato.Só troquei alí e tudo voltou ao normal.

weiss
31/01/2012, 16:14
Aproveitando:qual a função ?330515

Pedro Eduardo Patussi
31/01/2012, 16:37
Aproveitando:qual a função ?330515

se esta perguntando desse "plug" ai... é para "plugar" o scanner pra fazer leituras da pickup...

q q aconteceu com a pickup q ta td desmontada? hehe

weiss
31/01/2012, 17:40
se esta perguntando desse "plug" ai... é para "plugar" o scanner pra fazer leituras da pickup...

q q aconteceu com a pickup q ta td desmontada? hehe

è esse plug aí mesmo.Só tirei essa parte de baixo aí pra ter acesso ao cilindro da chave.Ela deu problema na partida e como não acreditei no eletrecista resolví dar uma de mexanico também.Resolví um problema de chave e um de "codificação"segundo o eletrecista,quase sem custo,á não ser uns raladinhos no braço.

RafaelTx
22/02/2012, 23:32
Senhores, eu tive o mesmo problema. Estou a pouco tempo com uma Ford Ranger 2.5 TD, logo em fase de adaptação. No início fiquei com receio de pegar o carro, mas depois andando, tenho gostado dele, apesar de alguns pormenores de todo e qualquer carro usado. Inicialmente precisei trocar o sensor de combustível que foi bem trabalhoso encontrá-lo. Em seguida tive problema com o acionamento contínuo do sensor de porta o que deixava a luz interna ligada direto, ainda não resolvi este, então apenas desliguei a luz. A solução que pretendo é desligar o acionamento da luz do sensor de portas e ligar a mesma luz aqueles modelos de sensores antigos, de pressão. Recentemente ela me veio com uma novidade, ao acelerar, após os 2.500 giros ela faz barulho de sopro muito forte, diferente do normal, alguma dica? Mas o que me trouxe a este forum foi que assim como a do colega, a minha hoje resolveu não ligar. Rodei com ela hoje cerca de 100 Km, dentro da cidade, não passei dos 80Km/h, cheguei em casa tudo bem, e cerca de 30 minutos depois ia sair, mas ela não deu sinal de vida. Painel funcionando perfeitamente, o barulho da porta aberta funcionando perfeitamente, recursos que precisam da bateria funcionando perfeitamente, motor de arranque não da o estralo que outros ja falaram aqui, simplesmente não está dando solo. Após ver no forum fui tentar conferir o sensor de embreagem e percebi umidade nele, possa ser esse o problema. Ja marquei com eletricista de auto para vir ate aqui amanhã.

Edintruder
23/02/2012, 11:57
Rafael, experimenta segurar a chave no ponto de ignição e "pedalar" a embreagem, pois a minha ex Ranger perdia sinal desse sensor se pisasse muito fundo na embreagem. Eu tinha que aliviar um pouco o curso para dar contato.

RGamaJr_4x4
23/02/2012, 12:06
Além do sensor, confira o fusível do sensor também.

alesimples
28/04/2016, 13:00
tambem estou com problemas com a partida... Explorer 97 mecânica.
Viro a chave e acende todas as luzes, contudo não gira o motor, testei o sensor do pedal e ele ta mandando sinal. fazendo uma direta na chave que fica do lado da caixa de fusiveis no corpartimento do motor ela liga normal, suspeito que seja ali o problema! Também estou com problemas no alternador, que será substituido hoje.

RafaelGama
05/04/2017, 10:37
Estou com problema na partida, que acontece as vezes. Meu caso é o seguinte:

Em determinadas situações, ao girar a chave, o motor gira, mas não pega, como se não estivesse sendo alimentado com combustível e como se eu não estivesse pisando na embreagem (Ranger 2.8 Diesel 2003 Diesel). Dei uma "mexidinha' no sensor que fica no pedal da embreagem e consegui fazer o motor pegar. Creio que esse sensor esteja com defeito. As duvidas são?

Posso desativar esse sensor?

ou

Quanto custa e onde encontro esse sensor para trocar?