PDA

Ver Versão Completa : Buggy 4x4 motor a ar



douguebr
23/02/2005, 02:19
Estou reformando um buggy, já fiz o motor, funilaria, e coloquei rodas aro 15 com pneus 255/75 R15. Ele ficou 10, mas eu gostaria de adaptar uma tração 4x4 nele, lembrando que o motor é um 1500 a ar. Por favor, se alguém puder me dar uma dica de como transferir tração para as rodas dianteiras. Alguém já viu um 4x4 desses? Falow...

Edintruder
27/02/2005, 21:40
Vende e compra um Jeep. Buggy é só isso aí mesmo, se for 4x4 não é buggy. O Buggy na areia é melhor que muito 4x4 por ser leve, para barro nem mete! Mas se quiser insistir na loucura...

Diego Durigon
27/02/2005, 22:02
Você usará o buggy na lama?

[]'s

Marcelo A. Marchiodi
28/02/2005, 01:09
Olha estes sites:

http://www.vwbroukklub.cz (clica no link à esquerda escrito em azul por nome "Autosalon", tem muitas fotos de um Fusca 4x4 sendo restaurado, não é um buggy mas a mecânica é a mesma, pode ajudar!)

http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_notas103.asp sobre um buggy 4x4 que estava em SP.

http://www.planetabuggy.com.br/feitoemcasa/4x4.htm sobre o mesmo buggy de cima.

Uma vez fiz um tópico sobre Fusca 4x4 em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1651 , como eu disse antes pode ajudar, a mecânica é a mesma, dá uma olhada lá pois tem a idéia básica de como levar a tração à frente!
Uma vez escrevi um email pra esse cara do buggy 4x4, o nome dele é Ivan, muito gente boa, vendeu o buggy por R$ 8000,00. É complicado comparar um buggy com um Jeep, cada um tem suas particularidades, o buggy 4x4 do Ivan por exemplo ia em muitos lugares que um Jeep não ia, afinal tinha a grande vantagem de ser muito leve, mas um Jeep também tem suas vantagens: torção de suspensão por exemplo, maior força... entre outras!
Por essas e outras digo que não se deve comparar um buggy com um Jeep, certo! :wink:
Se você quer fazer, manda ver! Quando eu quis fazer meu Fusca 4x4, várias pessoas disseram que não precisa e tal... ele já é bom 4x2... se já é bom assim, imagina 4x4!!! Um buggy então, nem se fala, bem mais leve!!!
Minha dica é que você faça amizade com um mecânico especializado em VW e tenha um bom torneiro, fica mais fácil! Acredite!

LuizCabral
28/02/2005, 20:03
Cara, tem um pessoal aqui no brasil que fabrica uma caixa para 4x4.

Sendo que o problema eh que o capô do buggy eh muito baixo e não caberia a estrutura. Eles so recomendam colocar no minimo em gurgel por ter o capo mais alto.

Agora se quiser colocar mesmo vc vai ter que modificar a frente do carro.

[]'s

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2005, 01:06
Cara, tem um pessoal aqui no brasil que fabrica uma caixa para 4x4.

Sendo que o problema eh que o capô do buggy eh muito baixo e não caberia a estrutura. Eles so recomendam colocar no minimo em gurgel por ter o capo mais alto.

Agora se quiser colocar mesmo vc vai ter que modificar a frente do carro.

[]'s

Como é que é!??? Que caixa é essa, passa mais informações aí Luís! Qual seria o custo???
Fala aí!

du
01/03/2005, 07:45
Marcelo,

Se o objetivo for trilha, de uma pesquisada sobre levantar a suspensão, acho que não é fácil não. Acho que o ideal seria uma combinação vão livre na parte inferior, mais tração.

Abraços Du.

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2005, 14:23
Carlos,
Já que o dono do tópico não aparece...
Levantar a suspensão do VW não parece tão difícil, nunca fiz na prática mas tenho lido muito a respeito: atrás pode ser usada a suspensão da Variant 2 (com homocinética) e uns bons pneus se consegue um vão livre de pelo menos 40 cm, procure no site do Jipe Clube Gurgel Guerreiro um Tocantins com quase 50 cm de vão livre e pneus BFGoddrich 31”. Na frente é que nem imagino o pode ser feito, mas trocar uma idéia com um bom mecânico de VW e um torneiro resolve o negócio!
Num site chamado Blind Chicken tem um “guia” para montar a IRS nos Bajas, mas eles usam a da Kombi (me parece) e nada de usar aquela caixa de redução na ponta de eixo, nõa dá certo e ninguém aconselha.
Com o 4x4 seria ideal! Abaixo colei o texto de uma notícia sobre o buggy 4x4 do Ivan:

" Ivan e seu terrível Buggy

Carlos Auricchio, piloto de 4X4, numa de suas passeadas fazendo trilha conheceu o Ivan e seu Buggy com tração nas quatro rodas. Carlos disse em sua matéria que achou o Buggy incrível, valentíssimo, passava por trechos onde os outros atolavam.

Confesso que fiquei encafifado. Se dava pra fazer um Buggy traçado pra andar na terra, também daria pra fazer um Fusca 4X4 pra andar no asfalto, e aí... quem sabe? O bicho seria bem danado pra arrancar e curvar.

Fui atrás, liguei para o Ivan Markic e marcamos uma olhada na sua criação.
Logo de cara fomos dar uma volta no Buggy e o Ivan cismou de subir uma tremenda escada. Eu, pra escapar do perigo, sugeri que ele fosse sozinho, enquanto eu tiraria umas fotos. E, engatando a tração 4X4, não é que o Buggy subiu numa só, sem muitos trancos e sem patinar? Fiquei bobo. Quis fazê-lo dirigindo. Subi na boa... incrível.
Isto provado, restava arrancar do Ivan como é que ele montou essa traquitana. Aqui vai o que entendi:
1 — Pra começar, ele levantou todo o Buggy em
15 cm. Para tanto, usou a suspensão traseira da Variant II. Que é diferente da usada pelo Fusca e pode ser erguida sem que “feche” as rodas.
2 — Usou amortecedores do Monza na suspensão dianteira, já que esta foi distanciada em suas partes inferior e superior.
3 — Colocou uma segunda caixa de marchas na dianteira e esta é acionada por um eixo Cardan que é acoplado ao eixo piloto da caixa normal, traseira. O eixo-piloto da caixa traseira foi trocado por outro mais comprido, para que sobrasse uma ponta dele para fora e essa ponta foi frezada para ser encaixada à luva do Cardan.
4 — O Cardan aciona a caixa de marchas dianteira e esta, ao ser engatada, engrena a terceira marcha, e ele trocou as engrenagens da terceira para dar uma relação de 1:1. Assim, ao engatarmos
por exemplo uma 1ª, o eixo-piloto dará ao Cardan uma rotação que fará as rodas dianteiras rotacio-narem iguais às traseiras.

Bem, até aí beleza! Mas há um porém nessa história: numa curva, o raio percorrido pelas rodas dianteiras são ligeiramente diferentes do das rodas traseiras, e isso, no asfalto, é problema. Na terra ou na lama, não há maiores esforços, pois há patinações e escorregadas do pneu, mas no asfalto a coisa força.

Então, para Ivan, que só liga a tração na terra, ou quando ele está com preguiça e resolve subir alguma escada, “no problems”, mas eu tenho outras, e má- intenções, quero ver um Fusca endemoniado comendo todo mundo nas arrancadas e curvas asfálticas.
Solução: colocar um diferencial no meio desse Cardan acima descrito, assim ele compensa essas diferenças. O Niva tem esse diferencial, assim como todos os veículos traçados.
Bem, só sei que estou cismado com a coisa.

O Ivan vai vender este Buggy porque já cansou de fazer trilha com ele e esnobar TODOS os outros veículos lameiros que encontra pelo caminho. Seu Buggy é muito leve — pesa 550 kg — e enquanto os outros chafurdam, ele flutua na lama. Agora o Ivan está começando um Fusca Baja e espera humilhar ainda mais os colegas enlameados, sem dó, e depois partir para sua comercialização!"

retirado de http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_veneno99.asp

Edintruder
25/03/2005, 22:27
Retiro o que escrevi lá no início do tópico!!! :shock:

nilaraujo
17/06/2012, 09:42
Heheheh, foi nessa época que fiz um buggy 4x4. O marcelo marchiodi me ajudou muito.... Com suas pesquisas.

fc racing
17/06/2012, 10:23
E ja esta saindo outro tb::::hehhe