Ver Versão Completa : Placa Dianteira TR4 vs. Riacho
fernandotf
11/04/2010, 17:18
Pessoal, já li algumas mensagens sobre placas dianteiras de TR4 voando por aí ao passar em rios e riacho, mas depois do que eu vi no MMS em São Pedro (10-abr-2010), AMARREM AS PLACAS DIANTEIRAS DAS TR4!!!
Larguei um dos últimos na categoria Turismo Light, e ao chegar em uma travessia de riacho, fiz uma breve contagem (no olhometro, sem sair do carro) e tinha umas 20 PLACAS DIANTEIRAS!!!
Seguem as fotos:
220258
220259
Então, ficam algumas sugestões para aqueles que gostam de passar rápido em rios, riachos, e no caso de São Paulo, enchentes:
1) Coloque 4 parafusos para prender a placa dianteira (dois na parte inferior);
2) Utilize uma duplaface de boa qualidade;
3) Prenda com uma braçadeira de plástico a parte inferior da placa com a grade do parachoque localizado logo abaixo da placa;
4) Improvise com SilverTape um reforço durante as trilhas ou provas.
Tio Eddie
11/04/2010, 18:22
fernando,
Infelizmente este não é um privilégio das TR4. Várias outras viaturas jugam uma grande quantidade de água pra cima junto ao para-choques, literalmente arrancando as placas.
Tuas sugestões foram muito boas!
Na minha F-1000, o guaicabo roletado do guincho fica abaixo da placa, servindo de proteção.
[]s
Sempre passo o Silver Tape senao a placa fica la no Rio .... Em Sao Pedro nao ficou pois a fita tava la...... mas nao impede da placa amassar.....
NetDiver
12/04/2010, 08:49
Salvem salve Galera do Bem!!!
Comigo também aconteceu...
E o pior é que eu sabia que acontecerai, mas, na adrenalina da prova, acabei esquecendo de retirar a placa... :parede:
Sorte o pessoal da organização fazer o "limpa trilha" e recuperar a maioria das placas perdidas (a minha foi recuperada). :palmas:
O Jorge, da 4WD Brasil, está desenvolvendo um suporte de placa.
Quando tiver novidades eu aviso :concordo:
Por enquanto as dicas postadas aqui pelos foristas são as melhores alternativas.
Abraços a todos...
Carro 277, 47o colocado na Turismo Light...
Boa sugestão!
Eu não sabia deste problema, mas dei sorte pois no riacho eu estava "no tempo" e deu para passar com um pouco mais de tranquilidade... mas é verdade, se eu estivesse atrasado eu teria largado a minha placa lá!
Fiquei em 48 na categoria light, o meu carro era o 264.
Marcos Paiva
12/04/2010, 16:48
Perdi a minha numa das enchentes aqui no Rio de Janeiro. Fiquei surpreso com a perda pois a TR4 é um carro alto e com meus carros anteriores, que não eram 4x4, mas já tinha enfrentado ruas alagadas, isso nunca tinha acontecido. Quando fui colocar a nova, perguntei se era comum a perda de placas em enchentes e funcionária disse que naquela semana tinha feito 120 placas para carros que perderam suas placas com as enchentes.
A solução que encontrei foi amarrar a placa com um arame de cobre, assim mesmo que a bucha não aguente o tranco, a placa ficará presa pelo arame. O arame passa por trás da placa e do para-choque e por dentro das buchas, dando duas voltas nos buracos da placa. Não ficou muito à vista e acho que dará conta do recado.
Uma solução simples e que talvez minimize o problema é alterar a posição da placa dianteira, fixando-a pelos orifícios inferiores, ao invés de usar os superiores (posição normal). A figura anexa, feita em Excel, talvez esclareça o que eu quero explicar.
Não é só por mais 2 parafusos embaixo? !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!
Perdi 2 placas em 2 meses por causa de riachos, agora colei a bendita c fita dupla face, ams to pensando em por um fio de arame por tras c disseram os colegas...
Marcio Medina
28/07/2010, 01:37
3) Prenda com uma braçadeira de plástico a parte inferior da placa com a grade do parachoque localizado logo abaixo da placa;
4) Improvise com SilverTape um reforço durante as trilhas ou provas.
5) Retirar a placa quando for fazer trilhas ou coisas do tipo. Afinal, são apenas 2 parafusos.
O NetDiver sempre faz isso. Hahahahaha. E eu tb! (no meu caso, são dois "enforca-gatos" presos a guia de roletes do guincho).
Grande abraço,
GPA-Airborne
16/08/2010, 21:38
Falou.... tá falado! E feito!
Dupla face 3m e 4 parafusos...
E na TR4 2011, tem um ligeiro rebaixamento na frente, onde a placa se encaixa. Acho que agora não sai!
Valeu pelas dicas!
Acho que um assunto desta complexidade merece mais uma "solução" ao nosso dispor então gostaria de dar minha contribuição.
Vamos lá : Primeiramente a placa é deslocada de sua posição original devendo ao forte fluxo de água provocado pelo passar do carro por locais com água que, com o movimento do carro, ficam acima da posição da dita peça, a placa. Juntamente com a falta de algo que fixe a parte inferior da placa, com a força (acredite, é forte!) da agua com o movimento do carro, entorta a placa para cima e em alguns casos (no meu caso 2 vezes e não foi em trilha, foi no centro de Joinville SC) a placa vira barquinho para barata.
Fixando a placa em mais 2 lugares na parte inferior. Material necessário. 2 parafusos bem "cabeçudos"....
+ uma chave para parafusar os parafusos (redundante!)....+
...+ uma broca para transpassar a placa e parte do parachoque....+
...+ uma parafusadeira. Nem precisa de furadeira.:stop:
Escolha uma região o mais inferior e externa na placa para não ficar uma área que sob a pressão ascendente do líquido movimentado não acabe entortando as beiradas dela nem fazendo uma alavanca e arrancando tudo.
Momento de tensão....:putz:
Perfuração de um lado.....:pipoca:
Os dois lados já parafusados....
Trabalho concluido!:palmas:
macostr4
25/08/2010, 01:53
bom trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=hFwlhD5D5s0
Se ele fosse forista do 4x4Brasil, não perderia a placa dianteira, com pode ser visto no final do vídeo...:-?
Mas o cara foi corajoso, isso foi. E a L200 nem pra ir na frente...:pipoca:
germanoterios
19/11/2010, 00:37
Já perdi dua splacas da minha VT!!!!
Não cheguei a parafusar em baixo, só coloquei fita dupla face em baixo e em cima.
Já fiz várias travessias e nunca mais caiu.
germanoterios
19/11/2010, 00:39
Uma foi nesse dia... numa travessia anterior a do vídeo....
http://www.youtube.com/user/germanobombril#p/u/9/2YkWc-4PTKk
Uma foi nesse dia... numa travessia anterior a do vídeo....
http://www.youtube.com/user/germanobombril#p/u/9/2YkWc-4PTKk
Olha. Foi muita coragem atravessar aquela correnteza. Eu certamente não iria!!!!!!!!!!!!!!!:parede::???:
Valeu pelas dicas pessoal, pena que pra mim não deu tempo e lá se foi uma placa na enchente...
O jeito agora é amarrar melhor a nova, rsrs
ClarkkentTurbo
11/12/2010, 20:35
A minha não tem parafuso nenhum, só consegui fazer aquela placa menor q fica certinho no parachoque e meti fita dupla face 3m....
Varios Riachos e muitas corridas no jipe cross e nada da placa nem amassar