PDA

Ver Versão Completa : Eixo cardan não cabe após modificação!!



Elcy CJ5
08/04/2010, 23:41
Olá, galera!!
Mais um problema me aparece nesta fase de finalização do meu possante!
Uma das primeiras coisas que fiz após comprar meu cj foi desmonta-lo e reforçar o chassi, comprei jumelos lontos e só agora pude perceber o tal problema. Já havia notado que os jumelos ficaram na posição vertical e não na diagonal como vejo em fotos , achei que se posicionariam da forma correta com o peso do motor e da carroceria , mas isso não ocorreu.
A situação é a seguinte: os jumelos estão na vertical e o diferencial traseiro está apontando para cima , encurtando o espaço do cardan até a caixa (este nem entra) e o dianteiro está apontando para baixo, aumentando esta distância e fazendo com que a ponta do eixo fique com parte das estrias de fora. Já me falaram para cortar o eixo traseiro e aumentar o dianteiro , isso seria correto??? Há outra forma de resolver este problema ??? Ou deixei de fazer alguma coisa???
Grato,

Elcy

SAPO-BOMBA
09/04/2010, 07:57
Seria bom vc colocar fotos pra gente ter idéia do que vc está querendo fazer e dos problemas que está enfrentando...

edgar
09/04/2010, 08:38
alem das fotos,
tem que informar se passou as molas para cima do eixo,
se trocou os eixos por de outro carro,
se trocou a molas usando algum kit ou esta usando molas originais
se mandor rebater/arquear as molas
que ano é o CJ

DANIEL BALES
09/04/2010, 12:52
No meu jipe ocorreu a mesma coisa, coloquei jumelos maiores, arquei as molas e na hora de montar o cardan traseiro não entrava
Tive que encurtar o cardan em 15mm ficou muito bom !!!

André Luiz Rossetim
09/04/2010, 13:22
Cuidado com o cardã dianteiro, pois ao aumentar os jumelos o angulo de caster muda, e fica com a direção comprometida.

Se Vc SPOou o carro, teve problemas no posicionamento das sapatas (calço das molas), caso não tenha SPOAdo, seria uma boa oportunidade para faze-lo, pois a mão de obra é praticamente a mesma, para ajustar os angulos do diferencial cortar a capa do eixo e mudar angulo do munhão.

Elmer_Jeep
09/04/2010, 15:28
Melhor jogar fora esses jumelos e colocar os de tamanho original, pra suspensão funcionar corretamente eles tem que ficar inclinados próximos de 45 graus e com isso vc não prejudica os angulos do cardan.

Pablo.pinto2007
10/04/2010, 12:51
COmo disse o Elmer, a melhor coisa a se fazer é essa mesmo destrocar os jumelos... mas se o amigo quiser continuar assim, poderá também, achar o local exato dos suportes de mola (onde vão o jumelo e o outro lado (sem jumelo)), a ponto de deixar a posição do jumelo em 45º... assim ele trabalhará da forma correta e quem sabe ajuste esse problema dos diferenciais e evite o caster desregulado... e os cardãs seria a ultima coisa a se fazer, pois esses sempre dão diferença quando se meche em algo associado (câmbio, reduzida, suspensão).
Se falei alguma besteira, me corrijam, por favor.

Penso em instalar uns espaçadores nas molas, tipo da S-10, será que perderei em altura? Sei que ganharei em conforto e as molas terão menos desgaste.

Abraços!